Vous êtes sur la page 1sur 16

SIAFI SEGUNDA PARTE Caros estudantes! No nosso encontro de hoje daremos prosseguimento ao estudo do SIAFI.

. Na aula anterior abordamos acerca do conceito, objetivos, principais documento etc. Antes porm, uma pausa para reflexo! Se voc acha que merece uma vaga no concurso que vai realizar, faa por merecer; Cuide de sua sade realizando atividades fsicas e se alimentando bem; Tenha pensamentos positivos. Tudo comea no pensamento, no se fixe em coisas negativas; O mundo nossa volta aquilo em que acreditamos; s vezes o caminho que surge a nossa frente no o mais conveniente, mas o melhor. Sucesso a todos e bom estudo! 1. Principais atribuies do SIAFI O SIAFI um sistema informatizado que processa e controla, por meio de terminais instalados em todo o territrio nacional, a execuo oramentria, financeira, patrimonial e contbil dos rgos da administrao pblica direta federal, das autarquias, fundaes e empresas pblicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas nos oramentos fiscal e da seguridade social da Unio. Importante! Empresas pblicas e sociedades de economia mista que exercem atividade econmica no movimentam seus recursos atravs do siafi. Essas entidades, quando utilizam o siafi, o fazem por meio da conta nica institucional. Exemplo: o BB exerce atividade econmica e no movimenta seus recursos atravs da conta nica do tesouro nacional, ou seja, o BB no 1

participa dos oramentos fiscal e da seguridade social, haja vista que suas despesas operacionais (de custeio) e seus servidores no so pagos pela Unio, mas sim, pela prpria instituio, atravs de seus ganhos, suas receitas. Assim, o BB utiliza a conta nica institucional, atravs do siafi, para fins de recolhimento de receitas federais (tributos arrecadados) e recebimento de recursos da Unio para emprstimos de fomento agricultura. Essas regras esto estabelecidas nos artigos 18, 19 e 20 da Instruo Normativa IN/STN n 04/98, conforme transcrito abaixo:
Art. 18. A Conta nica Institucional tem por finalidade acolher disponibilidades financeiras de Entidades participantes do Sistema Integrado da Administrao Financeira do Governo Federal - SIAFI, na modalidade on-line, que no movimentam seus recursos por meio da Conta nica do Tesouro Nacional. Art. 19. A operacionalizao da Conta nica Institucional ser efetuada por intermdio do Banco do Brasil S.A. Art. 20. A Conta nica Institucional ser movimentada pelos mesmos mecanismos da Conta nica do Tesouro Nacional.

O sistema siafi pode ser utilizado pelas entidades pblicas federais, estaduais e municipais apenas para receberem, pela conta nica do Governo Federal, suas receitas (taxas de gua, energia eltrica, telefone, etc) dos rgos que utilizam o sistema. Entidades de carter privado tambm podem utilizar o SIAFI, desde que autorizadas pela STN. No entanto, essa utilizao depende da celebrao de convnio ou assinatura de termo de cooperao tcnica entre os interessados e a STN, que o rgo gestor do siafi. Todos os recursos arrecadados, com rarssimas excees, a exemplo de determinadas receitas dos fundos especiais, so recolhidas ao caixa nico do Tesouro Nacional, mantido junto a Banco Central atravs de uma conta matriz com a seguinte codificao: 1.1.1.1.2.01.00 Conta nica do Tesouro Nacional. A partir dessa conta existem as contas filiais, com as seguintes codificaes; 1.1.1.1.2.01.01 Banco Central do Brasil e 1.1.1.1.2.01.02 Banco do Brasil. Observe que na codificao s mudam os dois ltimos dgitos.

A Conta nica do Tesouro Nacional no uma conta movimento, mas sim, de acolhimento das disponibilidades de caixa. As outras contas so de movimento e so gerenciadas pela STN e BB. So muitas as atribuies e facilidades que o siafi oferece a toda administrao pblica. Pode-se mencionar, simplificadamente, que essas atribuies e facilidades foram desenvolvidas para registrar as informaes pertinentes s trs tarefas bsicas da gesto pblica federal relativas arrecadao dos recursos da sociedade, s quais podemos mencionar:
Execuo oramentria; Execuo financeira; Elaborao das demonstraes contbeis.

Para melhor entendimento do que sejam essas tarefas abordaremos individualmente cada uma delas. 1.1. Execuo oramentria Primeiramente cabe esclarecer a diferena entre execuo oramentria e financeira. normal haver interpretao equivocada do que seja execuo oramentria e financeira, mesmo porque essas execues ocorrem concomitantemente. Tanto a execuo oramentria quanto a financeira esto interligadas uma a outra. Execuo oramentria a utilizao dos crditos consignados no oramento ou Lei Oramentria Anual LOA e a execuo financeira, por sua vez, representa a utilizao de recursos financeiros, visando atender realizao dos projetos ou atividades atribudas s unidades oramentrias ou gestoras. Ateno! A execuo financeira envolve diversas fases e procedimentos, a exemplo da programao financeira envolvendo a STN, os rgos setoriais de programao financeira OSPF e as unidades oramentrias, transferncias de recursos atravs do siafi etc. 3

Na linguagem tcnica oramentria devemos fazer distino entre as palavras crdito e recursos. O termo crdito designa o lado oramentrio e recursos, o lado financeiro. Assim, crdito e recurso so duas faces de uma mesma moeda. O crdito oramentrio, significa dotao ou autorizao de gasto ou sua descentralizao, e recurso o lado financeiro, representa, portanto, dinheiro ou saldo de disponibilidade bancria. Todo o processo oramentrio tem sua obrigatoriedade estabelecida na CF/88, art.165, onde determina a necessidade do planejamento das aes de governo por meio dos seguintes instrumentos de planejamento:
Plano Plurianual PPA; Lei de Diretrizes Oramentrias LDO; Leio Oramentria Anual LOA;

Depois de publicada a LOA e observadas as normas de execuo oramentria e de programao financeira da Unio para o exerccio financeiro so lanadas as informaes oramentrias fornecidas pela Secretaria de Oramento Federal, no SIAFI , por intermdio da gerao automtica do documento Nota de Dotao ND. A partir da, gera-se o crdito oramentrio e, em conseqncia, o incio da execuo oramentria propriamente dita. Executar o Oramento , portanto, realizar as despesas pblicas nele fixadas, uma vez que, para que haja realizao de despesa, a primeira condio que esse gasto tenha sido legal e oficialmente fixado na LOA e autorizado, por lei, pelo Congresso Nacional. A execuo oramentria da despesa exige-se que sejam seguidos risca os estgios da execuo das despesas previstos na Lei n 4.320/64: fixao, empenho, liquidao e pagamento. Importante! Atualmente encontra-se em aplicao a sistemtica do prempenho. Este no considerado um estgio da despesa, apenas um procedimento administrativo que antecede os estgios de execuo da despesa.

Esse procedimento foi adotado porque aps o recebimento do crdito oramentrio e antes do seu comprometimento existe uma fase geralmente demorada de licitao obrigatria junto a fornecedores de bens e servios que impe a necessidade de se assegurar o crdito at o trmino do processo licitatrio. Continuando a execuo oramentria, o empenho o primeiro estgio da despesa e pode ser conceituado como o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado a obrigao de pagamento, pendente ou no, de implemento de condio. Esse primeiro estgio efetuado no SIAFI utilizando-se o documento denominado Nota de Empenho NE. Ateno! No confundir empenho da despesa com nota de empenho. Esta (nota de empenho), na verdade, a materializao daquele, embora, no dia-a-dia haja a juno dos dois procedimentos em um nico. Uma vez legalmente empenhada a despesa, mesmo assim o Estado no est, em tese, obrigado a efetuar o pagamento, posto que o implemento de condio poder estar ou no concludo. Isso ocorre porque a Lei 4.320/64 determina que o pagamento de qualquer despesa pblica, seja ela de que importncia for, passe pelo crivo da liquidao. nesse segundo estgio da execuo da despesa que ser cobrada a prestao dos servios ou a entrega dos bens, ou ainda, a realizao da obra, evitando, dessa forma, o pagamento sem o implemento de condio. Portanto, o segundo estgio da despesa pblica a liquidao, que consiste na verificao do direito adquirido pelo credor, tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito, ou seja, na liquidao deve-se verificar se o credor cumpriu todas as obrigaes constantes do empenho. A fase de liquidao da despesa tem por finalidade reconhecer ou apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, a importncia exata a pagar e a quem se deve pagar para extinguir a obrigao e efetuado no siafi atravs do documento Nota de Lanamento NL, tambm denominado de Nota de Liquidao de Despesa. 5

Assim, esse estgio envolve todos os atos de verificao e conferncia, desde a entrega do material ou a prestao do servio at o reconhecimento da despesa. Ao fazer a entrega do material ou a prestao do servio, o credor dever apresentar a nota fiscal, fatura ou conta correspondente, acompanhada da primeira via da nota de empenho, devendo o funcionrio competente atestar o recebimento do material ou a prestao do servio correspondente, no verso da nota fiscal, fatura ou conta. O ltimo estgio da despesa o pagamento. Este consiste na entrega de numerrio ao credor do Estado, extinguindo, dessa forma, o dbito ou obrigao. O pagamento da despesa normalmente efetuado por tesouraria, mediante registro no siafi de uma Ordem Bancria OB, que deve ter como favorecido o credor do empenho. Efetua-se esse pagamento mediante crdito em conta bancria do favorecido, uma vez que a OB especifica o domiclio bancrio do credor a ser creditado pelo agente financeiro do Tesouro Nacional, ou seja, o Banco do Brasil. Caso haja importncia paga a maior ou indevidamente, sua restituio aos rgos pblicos dever ocorrer dentro do prprio exerccio, mediante crdito conta bancria da UG que efetuou o pagamento. Quando a reposio se efetuar em outro exerccio, o seu valor dever ser restitudo por DARF ao Tesouro Nacional. 1.2. Execuo financeira O Art. 34 da Lei 4.320/64 determina que o exerccio financeiro coincidir com o ano civil, e o art. 35 dispe que pertencem ao exerccio financeiro as receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas. Interpretando os artigos da norma supramencionada pode-se concluir que no Brasil o exerccio financeiro o espao de tempo compreendido entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de cada ano, no qual a administrao promove a execuo oramentria e demais fatos relacionados com as variaes qualitativas e quantitativas pertinentes aos elementos patrimoniais da entidade ou do rgo pblico.

O dispndio de recursos financeiros oriundos do Oramento Geral da Unio OGU, realiza-se por meio de Ordem Bancria OB, atravs da Conta nica do Tesouro Nacional (princpio da unidade de caixa ou unificao dos recursos do Tesouro nacional). Deve-se entender que a movimentao de recursos do Governo Federal destina-se tanto ao pagamento de compromissos, quanto transferncia de recursos entre as Unidades Gestoras, tais como liberao de recursos para fins de adiantamento, suprimento de fundos, cota, repasse, sub-repasse e afins. O ingresso dos recursos financeiros (estgio da arrecadao) se d quando o contribuinte efetua o pagamento de seus tributos junto rede bancria. Esta dever efetuar o recolhimento dos recursos arrecadados ao BACEN, no prazo de um dia. Atravs do DARF Eletrnico e da GRPS Eletrnica os usurios do sistema podem efetuar o recolhimento dos tributos contribuies previdencirias federais diretamente conta nica do Tesouro Nacional, sem trnsito pela rede bancria. De forma concomitante, a Secretaria da Receita Federal recebe informaes da receita bruta arrecadada, esse valor deve corresponder ao mesmo montante registrado no BACEN. Uma vez tendo recursos em caixa, comea a fase de sada desses recursos para os diversos pagamentos. O pagamento entre Unidades Gestoras ocorre mediante a transferncia de limite de saque, que a disponibilidade financeira da UG on-line, existente na Conta nica. No caso de pagamento de credores no integrantes do SIAFI, a Unidade Gestora efetua o registro de OB no siafi. Ao final do dia gerado um arquivo de OB, que encaminhado ao Banco do Brasil para processamento. Este (BB) comunica ao Banco Central o limite da reserva bancria a ser disponibilizada. At o dia seguinte ao da emisso da OB, a Unidade Gestora deve encaminhar ao Banco do Brasil, a relao de ordens bancrias para pagamento junto a ele ou a outros bancos.

Ocorre que a entrada das receitas que o governo arrecada dos contribuintes nem sempre coincide, no tempo, com as necessidades de realizao de despesas pblicas, j que a arrecadao de tributos e outras receitas no se concentra apenas no incio do exerccio financeiro, mas est distribuda ao longo de todo o ano civil. por essa razo que existe um conjunto de atividades objetivando ajustar o ritmo da execuo do oramento ao fluxo provvel de entrada de recursos financeiros para assegurar a realizao dos programas anuais de trabalho e, conseqentemente, impedir eventuais insuficincias de tesouraria. Esse conjunto de atividades denomina-se programao financeira. As atividades de programao financeira do Tesouro Nacional foram organizadas sob a forma de sistema, cabendo Secretaria do Tesouro Nacional, unidade do Ministrio da Fazenda, o papel de rgo Central dessas aes. O rgo central de programao financeira a Coordenao-Geral de Programao Financeira - COFIN, da Secretaria do Tesouro Nacional STN. Os rgos Setoriais de Programao Financeira - OSPF so as Subsecretarias de Planejamento e Oramento e unidades equivalentes das Secretarias da Presidncia da Repblica e dos Poderes Legislativo e Judicirio Os rgos Setoriais de Programao Financeira - OSPF so os responsveis pelo registro diretamente no siafi, por meio de transao especfica, de suas propostas de programao financeira - PPF at o dia 28 de cada ms. Para tal utilizam o documento Nota de Programao Financeira - PF, que se destina ao registro da proposta de programao financeira e da programao financeira aprovada, pelas unidades gestoras executoras, pelas unidades gestoras setoriais de programao financeira e pelo rgo central de programao financeira (COFIN/STN). A elaborao de uma programao financeira requer muita habilidade e conhecimento tcnico de finanas e comportamento da arrecadao dos tributos federais que compem a receita, bem como da estrutura do Estado. Infelizmente a programao financeira est submetida vontade poltica do Governo, uma vez que o oramento uma lei autorizativa (ela no 8

obriga; apenas autoriza a execuo dos programas de trabalho nela contidos). Lamentavelmente fica a critrio do Governo executar este ou aquele projeto, sem obedecer a qualquer hierarquia ou prioridade oramentria. Diante desse cenrio, tem sido quase uma regra constante a utilizao dos recursos pblicos em situaes emergenciais ou paliativas, conforme os reclames da sociedade, divulgao na mdia, denncias etc. Quem no se lembra da operao tapa buracos de 2006! Portanto, pelo menos conforme as normas e para fins de concursos, a execuo oramentria deve estar interligada ao real ingresso de recursos. medida que esses recursos vo ingressando nos cofres do Governo, paulatinamente sero liberados para as unidades setoriais dos Ministrios ou rgos, com base em suas programaes financeiras para a execuo dos seus programas de trabalho. Geralmente cada ministrio ou rgo tem um prazo determinado para a elaborao de seu prprio cronograma de desembolso (planejamento das sadas de recursos financeiros). Cabe Secretaria do Tesouro Nacional, na condio de rgo Central, a consolidao e aprovao de toda a programao financeira de desembolso para o Governo Federal, procurando, sempre que possvel, ajustar as necessidades da execuo do oramento ao fluxo de caixa do Tesouro, a fim de obter um fluxo de caixa realista e consentneo com as polticas fiscal e monetria do governo. Todo o processamento da execuo financeira ocorre dentro do siafi, que foi desenvolvido para que cada UG possa elaborar sua programao financeira, submet-la ao seu rgo setorial de programao e este, por sua vez, realiza os ajustes necessrios e encaminha ao rgo central de programao financeira. Dessa forma o Sistema permite um acompanhamento preciso do cronograma de desembolso dos recursos financeiros de cada UG. 1.3. Elaborao das demonstraes contbeis As demonstraes contbeis que devero ser elaboradas a partir do siafi so:

Balano geral da Unio BGU; Balano oramentrio - BO; Balano financeiro - BF; Balano patrimonial - BP; Demonstrao das variaes patrimoniais - DVP.

Balano geral da Unio BGU: O siafi , alm de processar e controlar toda a execuo oramentria e financeira do Governo Federal, tambm desempenha importante papel na tarefa de elaborao das demonstraes das contas consolidadas no Balano Geral da Unio BGU. Ateno! No BGU contabilizam-se os atos e fatos praticados pelos gestores pblicos ao longo do exerccio financeiro, mesmo que no estejam relacionados exclusivamente a entrada e sada de recursos ou a movimentao de crditos. O BGU representa a posio esttica do patrimnio dos rgos e entidades que compem a administrao pblica federal e elaborado a partir de diversas informaes extradas do siafi. Essas informaes contbeis ou administrativas, com nveis diferenciados de detalhamento, passam a compor as demonstraes contbeis obrigatrias e que o Presidente da Repblica deve apresentar anualmente ao Congresso Nacional, conforme disposio constitucional. Assim sendo, o Balano Geral da Unio BGU de cada exerccio financeiro tem por objetivo demonstrar as principais aes governamentais executadas pelos rgos e entidades que compem a administrao pblica federal, vinculadas ao Poder Executivo, bem como a execuo dos oramentos fiscal e da seguridade social e de investimento das empresas estatais. A prestao de contas elaborada em acordo com as diretrizes bsicas estabelecidas pelo Tribunal de Contas da Unio para o exerccio financeiro compe-se de 4 volumes:
Volume I : Relatrio de Atividades do Poder Executivo Federal;

10

Volume II : Balanos e Demonstrativos da Execuo dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social; Volume III : Balanos da Administrao Indireta; e Volume IV : Demonstrativos da Execuo do Oramento de Investimento das Empresas Estatais.

A organizao do contedo desses volumes, em sua quase totalidade, fica a cargo da Coordenao-Geral de Contabilidade CCONT, que utiliza as informaes registradas no siafi e outras compartilhadas com os rgos centrais de contabilidade e de controle. As demonstraes contbeis constantes do BGU so as seguintes:
Balano oramentrio demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas (art. 102, Lei 4.320/64); Balano financeiro - O balano financeiro demonstrar a receita e a despesa oramentrias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraoramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte (art. 103, Lei 4.320/64). Balano patrimonial - O balano patrimonial demonstrar: O Ativo Financeiro; O Ativo Permanente; O Passivo Financeiro; O Passivo Permanente; O Saldo Patrimonial; As Contas de Compensao. O ativo financeiro compreender os crditos e valores realizveis independentemente de autorizao oramentria e os valores numerrios. O ativo permanente compreender os bens, crditos e valores, cuja mobilizao ou alienao dependa de autorizao legislativa. O passivo financeiro compreender as dvidas flutuantes e outras cujo pagamento independa de autorizao oramentria. O passivo permanente compreender as dvidas fundadas e outras que dependam de autorizao legislativa para amortizao ou resgate. Nas contas de compensao sero registrados os bens, valores, obrigaes e situaes no compreendidas nos pargrafos anteriores e que, mediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimnio. (art. 105, Lei 4.320/64). Demonstrao das variaes patrimoniais - a demonstrao das variaes patrimoniais evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar o resultado patrimonial do exerccio (art. 104, Lei 4.320/64)

11

2. Segurana do SIAFI O SIAFI apresenta uma srie de mtodos e procedimentos para disciplinar o acesso e assegurar a manuteno da integridade dos dados e do prprio sistema. Essa proteo se d tanto contra utilizaes indevidas ou desautorizadas, quanto a eventuais danos que podem ser causados aos dados do sistema. A segurana do Sistema tem por base os seguintes princpios e instrumentos: Sistema de Segurana, Navegao e Habilitao do SIAFI SENHA que permite a autorizao de acesso aos dados do SIAFI, estabelecendo diferentes nveis desse acesso s suas informaes; Instrumentos de segurana: Senha. Conformidade Diria. Conformidade Contbil. Conformidade de Operadores. Conformidade de Documental. Identificao das Operaes do Usurio. Integridade e Fidedignidade dos Dados. Inalterabilidade dos Documentos. Senha: Para utilizar o SIAFI os usurios so habilitados formalmente por meio do cadastramento de uma senha, quando ento so especificados os perfis e nveis de acesso de cada usurio. Perfil o conjunto de determinadas transaes atribudas a cada operador para atender s necessidades de execuo e consulta ao Sistema; enquanto o nvel de acesso determina o grau de incluso de dados e a abrangncia das consultas feitas pelo usurio no sistema SIAFI.

12

Cabe sempre lembrar que o usurio responde integralmente pelo uso do sistema sob a sua senha e obriga-se a cumprir os requisitos de segurana institudos pela STN, sujeitando-se s conseqncias das sanes penais ou administrativas cabveis em decorrncia do mau uso. Conformidade diria: A conformidade diria de documentos no sistema SIAFI a conferncia feita pela prpria Unidade Gestora (UG), que consiste na confrontao diria da documentao comprobatria com o registro correspondente no SIAFI, atestando que, para todos os lanamentos efetuados existe documentao hbil exigida pela legislao que disciplina a execuo oramentria, financeira e patrimonial. Conformidade contbil: A conformidade contbil a conferncia efetuada pelas Unidades Setoriais Contbeis de UG e de rgo, tendo como objetivo assegurar o fiel e tempestivo registro dos dados contbeis registrados pelas UG no SIAFI, relativos aos atos e fatos de sua gesto financeira, oramentria e patrimonial. Em outras palavras, conformidade contbil o registro promovido pelo rgo de contabilidade, certificando a legalidade do fato praticado e a sua adequada classificao contbil. Conformidade de operadores: A conformidade de operadores ou circularizao de senhas tem por objetivo automatizar a rotina peridica de confirmao ou desativao de usurio pela prpria Unidade Gestora (UG), atravs de seu operador habilitado a proceder a confirmao. A no execuo da conformidade de operadores no ms implica na suspenso dos usurios da UG. Conformidade documental: A conformidade de suporte documental consiste na certificao da existncia de documento hbil que comprove a operao e retrate a transao efetuada dentro do SIAFI. Ela dever ser registrada, diariamente, por um servidor designado da Unidade Gestora. Para maior segurana, h a necessidade de que seja mantida a segregao entre a funo de emitir documentos e a de registrar a conformidade. Nessa conformidade os documentos registrados no sistema impressos, conferidos e arquivados para fins de auditoria. so

13

Conformidade de registro: Conformidade a ser realizada pelas Unidades Gestoras, "off line", aos registros dirios efetuados por sua unidade, "POLO SIAFI". Ateno! A diferena entre conformidade contbil e documental sutil. A conformidade contbil realizada por um servidor, que confere os registros no sistema siafi e os imprime para fins de conformidade documental. Assim, a conformidade documental posterior contbil e a conferncia dos documentos impressos que foram registrados no siafi no dia anterior. Podemos considerar todas essas conformidades como uma espcie de auditoria de sistema. 3. Identificao das operaes do usurio: Quando o usurio entra no sistema, automaticamente so registrados o seu CPF, a hora e qual terminal foi realizado o acesso. Esta medida tem por objetivo monitorar a execuo das tarefas dos usurios e, em conseqncia, identificar e detectar aes danosas ou fraudulentas executadas no sistema. Da mesma forma, a incluso ou modificao de dados no sistema tambm registrada com a identificao do CPF, a hora e o nome do autor da operao.

4. Integridade e fidedignidade dos dados: Uma vez registrado um documento no sistema, no permitida a sua alterao. A imutabilidade dos documentos permite que sejam acompanhadas todas as modificaes nos dados do sistema e para a correo ou anulao de um documento j registrado necessrio que seja includo um novo documento de forma a retificar o anterior. 5. Forma de acesso: O SIAFI permite que as UG, na efetivao dos registros da execuo oramentria, financeira e patrimonial o acessem de forma "on line" ou "off line".

14

A forma de acesso "on line" caracteriza-se pelo fato de: Todos os documentos oramentrios, financeiros e patrimoniais das UGs serem emitidos diretamente pelo sistema; A forma de acesso "off line" caracteriza-se pelo fato de: As disponibilidades financeiras da Unidade serem individualizadas em conta corrente bancria e no compem a conta nica; A UG emitir seus documentos oramentrios, financeiros e patrimoniais previamente introduo dos respectivos dados no sistema; A UG no introduzir os dados relativos a seus documentos no sistema, o que feito atravs de outra unidade, denominada Plo de Digitao. Exemplo de uma Unidade Gestora que possui acesso off line: Unidades Gestores ligadas ao Ministrio da Defesa, basicamente as unidades de fronteira do Exrcito, localizadas em regies inspitas e com poucos recursos tecnolgicos. Nessa situao, a UG off line utiliza um terminal on line mais prximo de outra UG, denominada de unidade plo de digitao. Cabe a Secretaria do Tesouro Nacional definir qual a forma de acesso de cada UG, ouvido o respectivo ministrio ou rgo. A alterao da forma de acesso de determinada UG ser efetuada pela Secretaria do Tesouro Nacional, por solicitao do respectivo ministrio ou rgo. 6. Nvel de acesso Define o grau de consultas dos usurios no Sistema.

Nvel 1 Acessa dados da unidade na qual est cadastrado Nvel 2 Acessa dados da unidade na qual est cadastrado, e da UG off-line pelas quais realize entrada de dados Nvel 3 Acessa dados de qualquer UG que pertena ao mesmo Ministrio, rgo ou Entidade daquela em que est cadastrado Nvel 4 Acessa dados de qualquer UG das quais a UG do operador seja setorial de contabilidade, auditoria ou oramento. 15

Nvel 5 Acessa dados de qualquer UG que pertena ao mesmo Ministrio, acessa ainda os dados de qualquer UG que pertena s Entidades vinculadas a este Ministrio. Nvel 6 Acessa dados de qualquer UG que pertena a mesma UF da UG do usurio. Nvel 7 Acessa dados das UG que esto na tabela de vinculao da UG do usurio. Nvel 8 Acessa dados de um determinado Estado da Federao. Nvel 9 Acessa dados de qualquer UG, Ministrio, rgo ou Entidade.

Obrigado pela ateno e at a prxima! Um forte abrao! Prof. Deusvaldo Carvalho

16

Vous aimerez peut-être aussi