Vous êtes sur la page 1sur 10

A Finana, de novo, a bola da vez?

Antnio Carlos Viard

Os homens fazem a sua prpria histria, mas no a fazem como querem; no a fazem sob as circunstncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se 1 defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado

Causa espcie que, tanto direita quanto esquerda do espectro poltico, pouco se comente a respeito da relao causal entre a derrocada da Unio Sovitica e a avassaladora hegemonia do capital financeiro que se lhe seguiu. Relembremos: em 1909, Rudolf Hilferding publicou O Capital Financeiro, no qual comprovava como o mundo da produo e o mundo das finanas haviam entrado em simbiose, na virada dos sculos XIX e XX, gerando uma economia fundada em cartis e monoplios. Embora o criticasse por outros motivos, Lnin reconheceu o valor da contribuio de Hilferding, neste se baseando para fixar, em 1916, a seguinte cronologia do capitalismo2:

PERODO 1860-1870 Crise de 1873 Crise de 1900 a 1903

FASE DE DESENVOLVIMENTO O grau culminante, superior, de desenvolvimento da livre concorrncia. Longo perodo de desenvolvimento dos cartis, ainda apenas uma exceo Os cartis passam a ser uma das bases de toda a vida econmica. O capitalismo transformou-se em imperialismo.

Karl Marx. O XVIII Brumrio de Napoleo Bonaparte. Rio: Editorial Vitria, 1961. Marx & Engels. Obras escolhidas, v.1, p.203 2 O Imperialismo, fase superior do capitalismo. S. Paulo: Editora Alfa-Omega, 1979, Obras escolhidas, v. 1, p. 591. Note-se que Lnin falava em fase superior e no em fase final, como mais tarde foi vulgarizado.

O fenmeno foi contemporneo e intimamente ligado consolidao dos imprios coloniais, por parte das grandes potncias que entre si dividiram o mundo. Da porque esse perodo da histria econmica foi chamado de imperialismo. O truste mais emblemtico da poca foi a Standard Oil of America, cujo poder tornou-se to avassalador, a ponto de ser desmembrada pelo governo estadunidense. Nos primeiros anos de operao dessa empresa, que nasceu gigantesca, cerca de 70% de seus lucros foram distribudos aos acionistas, sob a forma de dividendos, destinando-se somente 30% ao reinvestimento3. De acordo com a mesma fonte, inusitada a taxa de retorno de suas aes preferenciais: Standard Oil of America Dividendos de Aes Preferenciais ANOS 1900 1901 1902 1903 1904 1905 1906 1907 % 48 48 45 44 36 40 40 40

Como se v, a palavra-de-ordem criar valor para o acionista nada tem de nova: estava em pleno vigor no incio do sculo XX. Assim como hoje, tornou-se fonte de sucessivas crises e instabilidades: complicado gerir uma empresa com um olho voltado para a oscilao diria de suas cotaes em bolsa e, outro, voltado para criar vnculos com fornecedores e distribuidores, desenvolver tecnologias e gerir vultosos investimentos em capital fixo, de lenta maturao.

Lnin, op. cit, p 592.

3 A respeito, cabe reler o que disse Keynes, em 1936:


as bolsas de valores reavaliam todos os dias seus investimentos e estas reavaliaes proporcionam oportunidades freqentes a cada indivduo, embora isto no ocorra para a comunidade como um todo, de rever suas aplicaes. como se um agricultor, tendo examinado seu barmetro aps o caf da manh, pudesse retirar seu capital da atividade agrcola entre dez e onze da manh para reconsiderar se deveria investi-lo mais tarde... Assim, certas categorias de investimento so reguladas pelas expectativas mdias dos que negociam nas bolsas, tal como se manifestam nos preos das aes, em vez das expectativas 4 genunas do empresrio profissional .

A contradio entre o empresrio profissional e os que negociam na bolsa evidente para aqueles que tenham lido um pouco de Marx. Para o empresrio profissional, vale o esquema, mediante o qual determinado valor em mercadorias (M), convertido em dinheiro (D), gere mais valor, igualmente em mercadorias (M): M D M Quer dizer, para o empresrio profissional referido por Keynes, a mercadoria no o meio; o fim da acumulao produtiva. Para o financista, o crucial o dinheiro aplicado na produo, a converter-se em mais dinheiro: D M D No caso especfico do acionista ou do especulador, daquela poca ou de hoje, importa, to-somente, o paroxismo D D, ou seja, que o dinheiro gere mais e mais dinheiro. Ao se considerar que tal desligamento entre a Produo e Finana ocorreu no contexto de economias nacionais, interligadas por projees assimtricas de poder, parece plausvel consider-lo como a causa de sucessivas instabilidades econmicas e polticas, que desembocaram em duas conseqncias de suma importncia, no incio do sculo XX:

J. M. Keynes. A Teoria Geral do Emprego, do Juro e do Dinheiro (1936). S. Paulo: Atlas, p. 126.

4 a primeira delas, poltica, a quebra do elo mais fraco, que era o imprio tzarista, com a revoluo russa de 1917; a segunda, econmica, o crack da Bolsa de Nova Iorque em 1929 e a depresso mundial que s desapareceu, de fato, com a II Guerra Mundial.

Fala-se muito na diviso das esquerdas. A direita tambm tem as suas: aps a II Guerra Mundial, conter o avano do socialismo era algo muito srio para ser deixado na mo de financistas e especuladores. O quadro, em 1945, era preocupante para o futuro do capitalismo: foram as tropas soviticas que primeiro chegaram em Berlim, revertendo a situao desesperadora de 1942, no cerco de Stalingrado. O Exrcito Vermelho, ao final da II Guerra Mundial, tornara-se a mais poderosa mquina de guerra que o mundo conhecera. Em 1949, com a exploso de sua primeira bomba nuclear, a URSS iniciara sua equiparao aos EUA, em termos de poder destrutivo. Em outubro de 1957, o Sputnik I entrou em rbita; um ms depois, foi a vez do Sputnik II, levando a bordo a cadela Laika, cujo fim trgico comoveu as gentis senhorinhas que lideravam as sociedades protetoras dos animais. Em 1961, disse Gagrin que a Terra azul. Nesse mesmo ano, a URSS detonara uma bomba nuclear com o poder, inacreditvel poca, de 57 quilotons5.

SPUTNIK I

No quadro de competio estabelecido no ps-guerra, entre sistemas sociais diferentes, consolidou-se no campo capitalista o compromisso

Um quiloton equivalente ao poder destrutivo de 1.000 toneladas de TNT.As bombas que destruram Hiroshima e Nagasaki tinham 15 quilotons.

5 entre o capital e o trabalho, fundado sobre a diviso negociada dos ganhos de produtividade6. Nessa diviso negociada, sob inspirao keynesiana, as piores caractersticas da Finana exigiam estrita conteno. Este foi o esprito do sistema estruturado em Bretton Woods, em 1944, no qual a Finana foi colocada sob a gide da Produo. Foram dcadas sucessivas de prosperidade e bem-estar, sobre as quais o ento chamado mundo livre construiu a paz social em seus pases, bem como a crtica ao socialismo, em mbito mundial. No incio dos anos 1960, a URSS era uma economia pujante, com notvel liderana em tecnologias de ponta. Entre os economistas do campo socialista, era claro o desafio: reorientar os macios investimentos realizados na indstria de bens de capital para satisfazer todas as demandas das massas populares e tornar possvel a revelao da pessoa humana em toda sua plenitude7. Tal desafio foi colocado de maneira cristalina pelo economista sovitico Yevsei Liberman, em 1962, assinalando o incio de uma acirrada luta ideolgica e poltica que no ficou restrita Unio Sovitica: Como colocar o Departamento I (Bens de Capital) a servio do Departamento II (Bens de Consumo)?

Esse foi o fracassado intento do Regulamento da Empresa Produtora Estatal Socialista, aprovado pelo Conselho de Ministros da URSS, no final de 19658. A incapacidade de reformar a si mesmo foi o incio do fim do socialismo real. No campo poltico e militar, o primeiro sinal do fracasso foi a invaso da Tchecoslovquia, em 1968. O pior fracasso do socialismo real ainda carece de anlise: a frustrao dos anseios da juventude que se levantou, nos mais diversos recantos
6

Dominique Plihon. As grandes empresas fragilizadas pela finana. A finana mundializada (Franois Chesnais, org.). S. Paulo: Boitempo Editorial, 2005, p. 133. 7 Pravda, 14/01/1966, transcrito in Liberman y otros. URSS: la actual reforma econmica. Buenos Aires: Agencia Novosti, Jurez Editor S.A., 1968, p.7. 8 Op. cit, pp. 25-54.

6 do planeta, em busca de um mundo melhor, no ano emblemtico de 1968. Naquele ano, alm dos jovens, o socialismo real perdeu tambm a liderana sobre as camadas mdias mais avanadas e, em particular, sobre a intelectualidade mundial. Foi um dano irreparvel, sobre o qual os segmentos mais retrgrados do capitalismo engendraram sua reao. Nos anos seguintes, em vez de dinamismo econmico, o que se teve na URSS foi a represso poltica e a aventura militar do Afeganisto. Fala-se muito a respeito da vitria do capitalismo. O que ocorreu foi a imploso do socialismo real, por conta de sua incapacidade de promover a realizao da pessoa humana em toda sua plenitude. Em 1977, por ocasio dos 60 anos da Revoluo Russa, o clima era de tragdia. Dez anos depois, o clima era de velrio... O movimento comunista internacional, nesse meio tempo, se esfacelou. Com riscos inerentes a qualquer personalizao, Brejnev matou o sonho do socialismo; Gorbachev foi um reles coveiro. Interessante reter essa sucesso de governos: Governante Brejnev Thatcher Reagan Gorbachev Perodo 1964-1982 1979-1990 1981-1989 1985-1991

Com a falncia do socialismo real, era s questo de tempo esperar pela reao das foras mais retrgradas do capitalismo, contidas durante o perodo de coexistncia pacfica.

7 Todos aqueles, mais lcidos, dos mais diversos segmentos esquerda do espectro poltico, sabiam que tal reao, alm de inevitvel, seria feroz. Assim fora em 1815, com a derrota de Napoleo. Em 1848, aps a derrota das revolues francesa e alem. Em 1870, com o morticnio que se seguiu Comuna de Paris. Em 1918, com a derrota dos espartaquistas de Rosa de Luxemburgo e Karl Liebknecht. A partir de Thatcher e Reagan, rompeu-se o acordo entre o Capital e o Trabalho, que vigorara nos pases capitalistas avanados e, de certo modo, em sua periferia, aps o trmino da II Guerra Mundial. Marx ensinou9 que a Histria s se repete como farsa. o que se est a ver, nessa nova tentativa do capital financeiro em comandar a economia mundial. Assim como ocorreu no passado, a insnia de extrair das empresas mais valor do que estas possam produzir continua e continuar a gerar novas crises. Bolhas sucessivas tm explodido. Em seu rastro, mostram a fragilidade intrnseca do esquema D D: as pessoas dependem da economia real para manter-se vivas. Dinheiro no comestvel. Livre, solta de qualquer regulamentao, a Finana se vale da gerao de capital fictcio para concentrar renda e poder. Esse esquema j se viveu, como tragdia, nas primeiras dcadas do sculo passado... Hoje, parece uma farsa, que teve seu incio com Milken e suas junk bonds, no incio dos anos 1980, at chegar ao escndalo da ENRON. Segundo a revista Exame, de 24.07.2008, mais de 12 trilhes de dlares evaporaram dos mercados de capitais em todo o mundo nos ltimos 12 meses. Um trilho de perdas mensais: riqueza puramente fictcia, com dolorosa contrapartida real: o empobrecimento de milhes de pessoas que, certo tempo, se acreditaram milagrosamente mais ricas. Perdas muito menores, mas significativas, esto a ocorrer na BOVESPA desde o incio de 2008.

op. cit, p. 243

8 Conter os excessos dessa gente irresponsvel tem sido uma constante, desde a bolha das tulipas na Holanda, em 1636-1637, passando pela perdas de Isaac Newton, que investiu grande parte de sua fortuna na falida Companhia dos Mares do Sul. Pattico, Newton confessou que seu poder de prever o movimento dos astros no o habilitara a prever a insanidade dos homens. Durante dcadas, falou-se que governo s atrapalhava. Desde a bolha das empresas de informtica, da bolha das hipotecas e da bolha das commodities, a atuao do poder pblico tem sido fundamental para depois de privatizados os ganhos socializar as perdas. A desregulamentao revelou-se um blefe monumental. Como disse Delfim Netto, em artigo publicado em Carta Capital de 31.01.2008:
A desconfiana e a descrena generalizada que substituram a falsa "credibilidade" vo transportando a crise "financeira" para a economia real dos EUA e dela em maior ou menor grau para a economia real de todos os pases. Deve ser evidente que o capitalismo (ou seja, o "mercado") no sobreviver sem a regulao derivada de um imperativo moral categrico, internalizado pelos agentes e reforado pela obrigao legal imposta pelo Estado.

Diz-nos o ditado ingls: o pudim s-lo prova comendo. Diante do pudim indigesto que a Finana tem oferecido ao mundo, parece chegado o momento de criar-se uma nova aliana para, mais uma vez, cont-la.
No se trata, esse fenmeno, de algo estranho aos brasileiros. Sobretudo queles que conviveram com os capites de indstria, em sua maioria desaparecidos, que lideraram durante dcadas o vigoroso crescimento de nossa economia. Para esses lderes empresariais, embora acionistas majoritrios, o desafio nunca foi auferir dividendos, mas capitalizar suas empresas e torn-las mais produtivas. Notveis os embates ocorridos entre esses lderes e os acionistas minoritrios, muitos deles seus familiares, que pressionavam por dividendos mais gordos. Hoje em dia, o que as famlias desses capites de indstria se reduziram ao papel de rentistas, ou de refns de investidores institucionais apenas comprometidos em gerar maior valor para o acionista. Isso tudo atrelado a um discurso que tece loas a uma tal de governana corporativa.

triste ter-se Jack Welch como o grande guru dos novos tempos que esto a tornar-se velhos: em sua gesto, o valor de mercado da GE pulou de US$ 14 bilhes para US$ 410 bilhes. Ocorre que parte substancial dessa valorizao foi meramente fictcia e parcela significativa de o que foi criado, em vez de capitalizar a GE, engordou sua fortuna pessoal. A Finana no gera gnios; apenas, aproveitadores. Emblemtico o fato de se cogitar da falncia da General Motors, depois de seus sucessivos prejuzos bilionrios, causados por gente que nada entende de produzir automveis, mas, to-somente, de maximizar o valor para os acionistas. A propsito, buscando tomar carona na farra da distribuio do dinheiro pblico no final da Era Bush, a GM j solicitou uma ajuda oficial de US$ 23 bilhes para livrar-se da falncia. Conforme disse Marx, um regime social s acaba quando exaure suas potencialidades. Esse momento est longe de chegar para o capitalismo. Embora aos trancos e barrancos, como sua caracterstica, tem ele encontrado, ao Sul deste planeta, novas e surpreendentes oportunidades de desenvolvimento. A atestar tais oportunidades, veja-se a abertura das Olimpadas, em Pequim. Entretanto, o novo ciclo de desenvolvimento, a envolver os chamados BRIC Brasil, Rssia, ndia e China precisa de condies mais estveis para que os benefcios da mais nova expanso capitalista contribuam para a melhoria das condies de vida nos pases ditos emergentes. O grande desafio para o amplo arco de foras que se encontra esquerda do espectro poltico forjar alianas com aqueles segmentos do status quo que, nos pases desenvolvidos ou em desenvolvimento, estejam conscientes da premente necessidade de, mais uma vez, reprimir os desvarios da Finana. Tal desafio poder ser facilitado, ao se considerar que no seio das grandes empresas j deve estar acerba a luta entre aqueles que vivem o presente das cotaes em bolsa e os que esto comprometidos

10 com o futuro da tecnologia, da produtividade, da produo e da sobrevivncia dessas mesmas empresas. Como se diz nos EUA, Bush um pato manco. Todavia, embora abalada e desorientada, a Finana ainda conserva grande e destrutivo poder. A comear pela socializao de suas perdas.

Vous aimerez peut-être aussi