Vous êtes sur la page 1sur 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECNICA

Bloco 1M Campus Santa Mnica 38400-902 Uberlndia MG

EDITAL FEMEC 01/2011 - PROCESSO SELETIVO


A FACULDADE DE ENGENHARIA MECNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA ABRIR INSCRIES AO PROCESSO SELETIVO PARA O II CURSO DE PS-GRADUAO LATO SENSU EM ENGENHARIA DA SOLDAGEM, A REALIZAR-SE NO PERODO DE 01 DE AGOSTO DE 2011 A 31 DE JULHO DE 2013.

1. Do Curso O curso, de contedo terico e prtico, se destina aos profissionais em nvel de formao de cursos superior, que atuem de forma direta e indiretamente em soldagem, sendo oferecido pela Faculdade de Engenharia Mecnica da Universidade Federal de Uberlndia, com a coordenao do Prof. Dr. Louriel O. Vilarinho. Este curso, estruturado sob a gide da resoluo 01/2007 do CNE, exigir frequncia mnima de 75% s aulas e nota final, por disciplina, mnima de 70 pontos. O curso tambm proposto ao credenciamento para a candidatura do profissional ao ttulo de International Welding Engineer (Engenheiro Internacional de Soldagem), de acordo com as diretrizes do IIW - International Institute of Welding (Instituto Internacional de Soldagem), pela ANB-ABS (Autorized National Board da Associao Brasileira de Soldagem). Com durao de 493 horas-aula, tem uma estrutura baseada em mdulos (Processos e Equipamentos, Materiais, Projeto e Construo e Fabricao e Aplicao), complementada por prticas orientadas de estudo de casos, uma disciplina de Metodologia para Solues de Problemas e Inovaes Tecnolgicas e Monografia. Funcionar nas dependncias da UFU, com aulas no perodo noturno de sextas-feiras e perodos matutino e vespertino de sbados.

2. Perodo Realizao e de Inscrio para o Processo Seletivo O curso ser realizado de Agosto de 2011 Julho de 2013. As inscries para o processo seletivo ocorrero de 30 de Maio de 2011 a 10 de junho de 2011, na Secretaria da Faculdade de Engenharia Mecnica, Bloco 1M, Campus Santa Mnica da UFU, no perodo das 8:00 s 11:00 e das 14:00 s 16:00 horas. As inscries podero ser feitas por terceiros, atravs de procurao escrita, ou por correio com carta registrada, valendo o carimbo de postagem.

3. Da Candidatura e Nmero de Vagas Os candidatos necessitam ter curso superior completo, com graduao em cursos de Engenharia ou serem Tecnlogos de nvel superior em reas afins. Candidatos com outra formao podero realizar o curso desde que demonstrarem aptido. Entretanto, para se habilitar tambm ao ttulo de IWE (Engenheiro Internacional de Soldagem), a ser

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECNICA


Bloco 1M Campus Santa Mnica 38400-902 Uberlndia MG

outorgado pelo ANB-ABS de forma totalmente independente, o curso superior do candidato dever ser em engenharia plena ou em Tecnologia. Se em Tecnologia, devem ter no mnimo 2 (dois) anos de experincia na rea de soldagem e operaes afins. Sero oferecidas at o mximo de 32 vagas, de acordo com a capacitao infraestrutural de salas de aulas e laboratrios. A UFU reserva-se o direito de no oferecer o curso caso o nmero de vagas no seja preenchido.

4. Das Especificaes do Processo Seletivo Simplificado O processo seletivo constar de trs etapas, a saber: Inscrio, Anlise Documental e Avaliao da Candidatura.

4.1. Documentao a Ser Apresentada no Ato da Inscrio Ficha de Inscrio preenchida (modelo obtido a pedido em seclaprosolda@mecanica.ufu.br) ou em pessoa na Secretaria da Faculdade de Engenharia Mecnica, Bloco 1M, Campus Santa Mnica da UFU, no perodo das 8:00 s 11:00 e das 14:00 s 16:30 horas; Carta de indicao emitida por um profissional da rea de soldagem ou chefia superior (modelo obtido a pedido em seclaprosolda@mecanica.ufu.br); Cpia do Diploma de graduao ou declarao de concluso (com data anterior matrcula do curso) fornecida por uma Instituio reconhecida: - No ser admitida a inscrio de egressos cujo grau mximo seja de cursos de curta durao, sequenciais e assemelhados; Curriculum Vitae com detalhamento da formao e atividades profissionais; Cpia do Ttulo de eleitor com o ltimo comprovante de votao ou justificativa de no comparecimento; Duas fotos 3x4 recentes e iguais; Cpia da Certido de Nascimento e/ou Casamento; Cpia do Documento de Identidade; Cpia do CPF; Cpia do Certificado Militar ( para maiores de 18 anos do sexo masculino). Se estrangeiro, prova de situao regular no pas, se permanente, comprovante de revalidao do diploma de graduao ou equivalente, ou documento de protocolamento da referida exigncia em instituio credenciada;

4.2. Anlise Documental e Avaliao da Candidatura Aps a certificao da documentao exigida, a avaliao dos candidatos ser feita pela anlise curricular (banca nomeada pela coordenao do curso) e entrevista com o coordenador ou profissional habilitado indicado por ele (presencial ou por telefone e/ou email, para no residentes em Uberlndia). A entrevista ter a funo apenas de

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECNICA


Bloco 1M Campus Santa Mnica 38400-902 Uberlndia MG

esclarecimentos de pontos curriculares. No ser analisada documentao incompleta. Para fins de classificao pelo processo de seleo, o critrio de pontuao mostrado na Tabela 1 ser utilizado. Sero reprovados os candidatos com pontuao igual ou inferior a 20 pontos. Se o nmero de inscritos for superior ao nmero de vagas, e havendo empate na pontuao, sero levadas em considerao as pontuaes obtidas, por ordem, nos itens 5, 9, 1, 8, 7, 6, 11, 10, 12, 2, 3 e 4. Tabela 1. Anlise de currculos Aspectos avaliados Pontuao Formao em Engenharia Mecnica, Naval, Metalrgica ou afins 40 Formao em outros cursos de engenharia 25 Formao em cursos em cincias exatas 15 Formao em outros cursos 10 Profissional que atuam ou comprovem que vo atuar em atividades 40 na rea de soldagem ou operaes afins com o curso, em Empresas ou Instituio de Ensino e/ou Pesquisa; Profissional com curso de Especializao concludo em rea afim 15 com o curso Profissional com curso Mestrado concludo em rea afim com o 20 curso Profissional com curso Doutorado concludo em rea afim com o 30 curso Tempo de experincia profissional em rea de soldagem e/ou 5 operaes afins, por semestre de atuao (mximo 10 semestres) Publicao de trabalhos tcnico-cientficos completos em anais de 5 eventos (at 10 trabalhos) em rea afim com o curso Publicao de trabalhos tcnico-cientficos completos em revistas 10 com corpo editorial (at 10 trabalhos) em rea afim com o curso Tempo de experincia profissional em rea afim com o curso 3 (metal-mecnica) (mximo 10 semestres)

Item 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

4.3. Datas - Anlise de Currculos: 13 a 17 de Junho de 2011 - Entrevista Individual: de 20 a 24 de Junho de 2011, das 14:00 s 19:00 h, na sala de aula do bloco 5H, campus Santa Mnica, com agendamento prvio. - Divulgao dos resultados: 27 de junho de 2011, atravs de lista afixada no mural da Faculdade de Engenharia Mecnica, bloco 1M do Campus Santa Mnica, e no site www.mecanica.ufu.br.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECNICA


Bloco 1M Campus Santa Mnica 38400-902 Uberlndia MG

4.4. Recurso Prazo de 5 (cinco) dias a partir da data do resultado, instncias em grau sucessivo: Direo da Unidade, Conselho da FEMEC e Conselho de Pesquisa e Ps-Graduao da UFU.

5. Financiamento do Curso e Responsabilidade Social O valor do investimento de 18 parcelas de R$ 820,00 (oitocentos e vinte reais), cujo preo poder ser reajustado aps 12 meses, no caso dos ndices oficiais indicarem uma inflao no perodo superior a 10%. Obedecendo Resoluo 03/2002 do Conselho Universitrio da UFU, sero ofertadas duas bolsas, caso o curso venha a ter 25 pagantes e a partir de 26 pagantes, sero ofertadas trs bolsas, cuja regulamentao, observando os aspectos acadmicos e socioeconmicos e incluindo aspectos funcionais para o pblico interno, pode ser encontrada a pedido em seclaprosolda@mecanica.ufu, ou pessoalmente na Secretaria da Faculdade de Engenharia Mecnica, Bloco 1M, Campus Santa Mnica da UFU, no perodo das 8:00 s 11:00 e das 14:00 s 16:00 horas. Bolsas extras podero advir de apoio de empresas ou entidades, as quais definiro a regulamentao.

6. Matrcula Os alunos selecionados devero requerer sua matrcula na secretaria da FEMEC no perodo de 04 a 08 de julho de 2011, das 8:00 s 11:00 e das 14:00 s 16:00 horas, quando ser assinado o contrato com a fundao administradora FAU, demonstrando a quitao da primeira mensalidade, no valor de R$820,00 (oitocentos e vinte reais). As demais 17 mensalidades tero incio no dia 1 de Setembro prximo, vencendo a cada dia 10 dos meses subsequentes. Aps esta data haver cobrana de multa e mora legais.

Uberlndia, 10 de maio de 2011.

Prof. Ricardo Fortes de Miranda Diretor da FEMEC

Vous aimerez peut-être aussi