Vous êtes sur la page 1sur 23

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS 1

A DOUTRINA DO MEDO E A ICM


O Uso de Infortnios Alheios e Distores Para Amedrontar
No devemos ter medo dos confrontos, at os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas. Charles Chaplin

Neste artigo queremos abordar um assunto um tanto quanto absurdo, tanto a nosso ver, quanto do ponto de vista social, jurdico, psico-medicinal, e, principalmente, espiritual. Este ltimo, no entanto, alm de absurdo, inclina-se, verdadeiramente, para caractersticas malignas, perversas, avarentas e herticas. fato, e aqueles que so ou foram membros da ICM comprovam que o medo (ou terror) a coluna principal, a essncia que permeia o sistema da ICM como fonte de organizao e manuteno. Essa ardilosa tcnica de recrutamento, mediante a coao do terrorismo mental, utilizada igualmente pela ICM e pelas demais seitas totalitrias, causa ao homem um grau de infantilismo irresponsvel e perigosssimo, de maneira a deixar seu raciocnio inerte, aptico e imprudente para com o que diz respeito ao Reino de Deus. O que ocorre um tipo de presso psicolgica, uma espcie de terrorismo mental que lanam, quase sempre com xito, sobre seus incautos adeptos, apontando desgraas e tragdias advindas sobre pessoas que saram da Obra ou falaram mal da Obra (nesse caso ex-membros da ICM), ou mesmo sobre membros diligentes que, ao se depararem com as contradies doutrinrias, interpelaram pastores e membros. Tudo avarentamente articulado de modo a transformar as pessoas em verdadeiras e sonmbulas marionetes, amarrando suas bocas, desligando seus crebros, e, por fim, enjaulando-as numa priso psicolgica angustiante, levando a massa aptica, para um comportamento de manada. Por outro lado, para um cauteloso, sbrio e diligente servo de Cristo, aps anlises, pesquisas na internet, leituras de livros, artigos, dilogos com especialistas e o idneo exame das Sagradas Escrituras, invariavelmente conclui que tal tcnica de manipulao cerebral por demais engendrada por todos os grupos religiosos de carter sectrio-exclusivista, a saber, os Mrmons, Adventistas, Congregao do Brasil (CCB), Testemunhas de Jeov (TJ), Igreja Deus Amor, Universal (IURD), Opus Dei, enfim, as seitas mais conhecidas que esto hoje escravizando e oprimindo pessoas no Brasil. Ademais, isso no coaduna, de forma alguma, com os doces, leves e suaves ensinos do Senhor Jesus, seja no mbito do Evangelho (Nova Aliana), seja nos propsitos misericordiosos de Deus, seja no real conceito de Justia divina. Com a Doutrina do Medo, a inteno sempre dar uma conotao trgica, punitiva, aterrorizante, resultado de um castigo para todo e qualquer fato ou episdio desagradvel na vida do dissidente ou desobediente do sistema Obra,
OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


cujo objetivo do articulador dessa doutrina velar e proteger o sistema doutrinrio de eventuais questionamentos, denncias e propaganda negativa - derramando chantagens terroristas na cabea dos ingnuos. Como o sistema de um grupo sectrio-exclusivista frgil, ou seja, no possui alicerce, fundamento slido para embasar os seus dogmas e doutrinas nas Escrituras Sagradas, seno por evasivas revelaes injustificadas, as quais se inclinam, portanto, a constantes distores das verdades bblicas, o mecanismo do medo que atua sobre os membros o melhor trunfo a ser utilizado, incutindo terror, culpa e ardente receio nas mentes dos asfixiados membros da ICM. O medo utilizado como combustvel ou anabolizante para impelir a manada OBDC s opinies e caprichos unilaterais do PES (Presbitrio). O medo a argamassa que robustece e sustenta a estrutura da Obra. Para tanto, jeitosamente, recrutam os membros a associarem a instituio sectria (ICM) ao mesmo patamar espiritual de Deus, nivelando a devoo e a fidelidade espiritual entre o prprio Altssimo e a Instituio. Em princpio, este assunto pode parecer um pouco sem sentido, mas a elucidao vir de acordo com a leitura.

1) INFORTNIOS ALHEIOS
Primeiramente, comearemos falando a respeito das ameaas terroristas que realizam nos membros, utilizando desgraas de terceiros, comumente ex-membros, a fim de apagar qualquer sentimento de dissidncia ou oposio ao que se ensina na ICM. Consideremos meu prprio exemplo: Quando ainda na Obra eu estive empregado. Emprego secular, celetista, trabalhando como tantas outras pessoas. Tempos depois, ainda fazendo parte da ICM, tive o dissabor de entrar para a fatdica estatstica de desempregados que assombra qualquer brasileiro. Gozei de boa sade, como tambm adoeci; por muitas vezes sorri e chorei. Enfim, o que quero dizer com isso que passei por DIVERSAS situaes, algumas boas, outras no, porque fazem parte do curso natural de nossas vidas. Na Obra, entretanto, QUALQUER adversidade pela qual QUALQUER dissidente da ICM vier a passar, ser tratada sempre, infantilmente, por uma perspectiva espiritual, como que fosse uma punio divina, um castigo, porque, segundo eles, o sinh pesou mo. Sim. Constantemente sabemos que destilam rogos negativos nesse sentido, sobretudo em seminrios, onde isolam seus membros do contato social em stios, normalmente fora dos grandes centros metropolitanos, afastando os membros da civilizao durante dias para facilitao do recrutamento intenso e exaustivo, a fim de aplicar, claro, uma melhor reconstruo cognitiva.
OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


A subverso se d, geralmente, em desfavor dos ex-membros incisivos, aqueles que por amor a Jesus refutam e desmistificam (atravs da Palavra de Deus) a Doutrina da Obra que tanto anos estiveram submetidos, muitos dos quais podem ser encontrados, inclusive, na internet, principalmente no tenebroso Orkut o meio que o adversrio usa para enganar os servos desta Obra Maravilhosa. Subjetivam-nos toda sorte de infortnios, pois, segundo eles, ao criticarmos a ICM ou ensino de um pastor (ainda que hertico), estamos blasfemando contra a prpria pessoa do Esprito Santo, ferindo o Corpo de Cristo ou tocando naquela Obra Preciosa, de tal forma que, conforme a autoridade que esse deus Obra lhes concedeu de julgar as pessoas no lugar de Cristo, ns somos agora, rus do corpo. Isto , se somos ru, porque devemos ser julgados, e certamente condenados pelo corpo de membros da ICM. E falam, e sonham, e profetizam, e revelam, e vem... Enfim, sempre nesse vis negativo e pessimista em relao aos vadios e cados da Obra como nos rotulam. Uns, maliciosamente, arquitetam dons para se mostrarem espirituais; outros, apenas pelo modismo; outros mais, ainda, por estarem presos a uma mentalidade formatada, qualquer idia surgida, baseada, de antemo, na antipatia que tem sobre um dissidente, j consideram como uma exata manifestao de um dom espiritual. E por isso facilmente passam forjar dons de forma impulsiva e padronizada... Apenas confirmando o sentimento que est preexistente em seu corao, presumindo e especulando culpa e desgraa sobre a vida alheia s pelo fato de no ser mais da Obra. Vejamos as seguintes situaes:
Eu ando de carro constantemente. Se um dia me acidentar (o que provvel acontecer no s comigo, mas com qualquer condutor de veculos nesse trnsito cada vez mais catico), diro: Viu, a? Foi sair da Obra e... ou ento Foi falar mal da Obra, e deu no que deu!... O sinh pesou a mo! A mo do sinh pesada...

Outra:
Eu posso de uma hora pra outra descobrir ou desenvolver em mim algum tipo de doena, desde a mais simples a mais letal. Se isso acontecer, com certeza diro o mesmo que j citei acima.

E mais:
Hoje trabalho, mas se um dia vier a ficar desempregado com certeza atribuiro isso a esses fatos exemplificados aqui.

Esquecem-se que benesses ou reveses esto sujeitos a QUALQUER INDIVDUO, esteja ele l, entre eles, ou no; seja cristo ou no!
OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


algo que excede os limites denominacionais. A Palavra de Deus, na sua perfeio, vai ao mago da questo - classifica o ser humano no em membros de Instituies Religiosas, mas em duas categorias distintas: o justo e o mpio, e mostra que tanto um quanto outro podem estar propensos s mesmas situaes.
Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao mpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que no sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. Eclesiastes 9:2

Logo, TODOS NS, sem distino, estamos sujeitos as mais diversas situaes dessa vida. Conhecemos na ICM pessoas que morreram de cncer, de diabetes, de infarto, de acidentes, de infeces e de velhice, assim como conhecemos ricos, pobres, muito ricos, muito pobres em TODO LUGAR por onde passamos e passaremos ainda. Diremos ns, portanto, infantilmente, que qualquer situao adversa que tais pessoas enfrentaram foi pelo fato de estarem emembradas numa seita? Soaria ridculo, no ? O problema que muitos dessa Obra ficam com um apetite doentio, obcecados por desejo mesquinho e perverso de tripudiar dos cados, procurando DIFICULDADE (jargo icemita) na vida de ex-adeptos, para usarem como argumento discursivo, e, assim, amedrontarem psicologicamente os incautos, desencorajando qualquer tipo de ruptura com eles (sistema). Isso avareza, egosmo, idolatria ICM. Perverso! Maligno! Usam tais exemplos como trofu, numa ovao ridcula Obra e deleitando-se com o suposto infortnio do ex-membro! Manipulam a massa plida e boquiaberta com meno de desgraas alheias, ora nos bastidores, ora publicamente (comumente em reunies fechadas e seminrios), deixando-a refm, cada vez mais, dos aguilhes do sistema Obra. Uns ficam realmente contentes e aliviados (por induo de seus lderes) porque Fulano estava feliz, mas finalmente caiu. Do at gargalhada sarcstica. Realmente cultivam a torcida para o dissidente se dar mal... Conhecemos, verdadeiramente, gente com esse corao perverso e impiedoso. E olha, no muito difcil encontrarmos algum assim, at porque os prprios pastores do exemplos em plpito, jactando-se e deliciando-se, pegando gosto, quando tomam conhecimento de alguma notcia no muito positiva do exmembro, de modo a emular, naturalmente, o mesmo sentimento sedicioso nos membros. A maldade reinante, tudo em funo deles venerar e gravitar em funo desse dolo em forma de sistema institucional (bojo doutrinrio) que a ICM, vulgo A Obra, que corrompe os coraes das pessoas para lhe servir. Vimos, ouvimos, relatamos pessoalmente. Diziam para ns: Fulano falou mal da Obra e agora est a , desempregado. Foi escutar as vozes das serpentes, o que falavam os cados da Obra no Opressut, e acabou sendo assaltado.

OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


Esses mesmos no eram capazes de notar que ALI DENTRO da congregao havia vrios com mentalidade de Obra que se encontravam ou se encontram desempregados e que foram assaltados tambm. Logo, estar desempregado ou ter sido assaltado no era apenas uma prerrogativa de quem estava fora da Obra ou que tenha falado mal da Obra. O mesmo j ouvimos em relao enfermidade fsica, a crises conjugais, problemas concernentes educao de filhos, como se isto no existisse por l em abundncia, como consequncia da submisso ao escravismo do sistema marantico que destri esses desdobramentos da vida familiar humana. Quando no h uma desgraa para se apontar na vida de um exadepto, quando o ex-adepto encontra-se at muito bem espiritualmente e em outras reas, mesmo assim desdenham dele. E o pior que isso ENTRE ELES at cola! Vejamos exemplo em pessoas da minha prpria famlia, ainda sob tal dominao icemita e que ficam at meio que extasiadas em face desses temores... Ilustrando: Suponha que tua famlia v muito bem, teu casamento, teus filhos, teus negcios, teu emprego, tua sade, at mesmo tua f, ainda assim dizem, com todo esprito faco, com suas lnguas de fogo, salivando mesquinhez, rogando maldies: Vamos ver at onde isso vai durar. Daqui a pouco ... Ou ento: O inimigo d tudo de bandeja, s para pessoa no voltar pra Obra, mas depois ele vai cobrar... Ento, como resultado, muitos ali (principalmente os mais radicais) ficam na expectativa de que algo acontea conosco ou com algum cado, como queiram, ou com algum que saiu da Obra. E assim, pressionados (pela famlia, amigos, scios que so membros da ICM) alguns at acabam voltando ao sistema obral por causa de alguns motivos: Medo - de perder emprego ou sade, por insegurana (conjugal ou material); Por culpa (remorso) - forado assim por terceiros; Por Ignorncia bblica - acha, realmente, que Jesus est condicionado ICM, que, por isso, servir ao Senhor s l mesmo, bem como a Salvao e as bnos s so garantidas na Obra; Dependncia do sistema - com a f totalmente dependente e atrelada ao sistema Obra, e com a mente condicionada rotina e ao legalismo por anos a fio, no conseguem se adaptar a outros sistemas e retornam ICM, pois, inconscientemente, o dolo Obra prticas, dogmas, usos e costumes no saiu do corao engessado;

OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


Interesse - em manter ou expandir o patrimnio pessoal, pois o sistema de clientes ou pacientes so todos ligados ICM-Obra; Insegurana Social - por falta de convico e em busca de aceitao social, uma vez que muitos anos ali dentro da Obra o grupo de relacionamento de um indivduo passa a ser praticamente exclusivo de componentes de tal Sistema, ento, para fugir da depresso retornam ao convvio com aquelas pessoas.

Sinceramente, acreditamos que em muitos casos esses fatores, acima elencados, acabam sendo primordial deciso de determinadas pessoas a voltarem a comungar com esses abusos psicolgicos e aberraes doutrinrias, que geram, seriamente, danos mentais, emocionais e espirituais terrveis, levando a pessoa, a permanecer ali, cativa ao sistema, desenvolvendo uma f e um carter (personalidade) totalmente distorcidos dos que Jesus nos legou. Por isso encontramos em tais pessoas comportamentos to espantosos como os que exemplificam esse artigo, que s podemos reputar serem procedentes de um corao perverso e gelado, corrompido por uma idolatria. Todavia reconhecemos que esse tipo de atitude repugnante sob a tica crist. Tanto da parte de quem pressiona, quanto da parte de quem cede. Ambos, no nosso entendimento, isolam Cristo da equao, do fundamento para Salvao, pondo o sistema Obra como a rocha de sua vida, como o principal e primrio, e Cristo apenas como acessrio e secundrio; e visam somente os interesses pessoais (individuais e/ou coletivos). O PASTOR PROIBIDO DE ADENTRAR AO MAANAIM Antes de encerramos esse tpico, cabe aqui comentar um caso que bastante conhecido por todos aqueles que esto ou j foram da ICM. Ele contado sempre nesse sentido de impedir discrdias e desencorajar as pessoas de se retirarem da ICM, que o caso de um suposto pastor que saiu da ICM, criticou-a l fora, mas para ela retornou. Esse caso sempre era contado em seminrios, hoje, certamente, no tanto assim, devido s propores absurdas do assunto que gerou, ao contrrio do que pretendiam que era a alienao total aos membros da ICM. O fato que esse suposto pastor saiu da Obra e criticou a instituio ICM. Segundo os narradores dessa histria, passado alguns anos, aquele homem arrependeu-se do que falou e, quando a beira da morte, fez tipo que um ltimo pedido, o qual consistia em de voltar a assistir uma reunio no maanaim. Pedido feito e negado. Morreu e no foi. Uma punio, um castigo. Segundo o apresentador que contou, eles (os lderes da ICM) at consentiram, bonzinhos que so. Mas sabe quem foi vingativo, perverso, revanchista e mal nessa histria? Deus! Isso mesmo! Segundo eles, Deus, cuja misericrdia dura para sempre (Sal 106:1), foi o carrasco desse pastor.
OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


O Deus Todo-Poderoso, Prncipe da Paz, que entregou seu prprio Filho ao sacrifcio da Cruz como propiciao dos nossos pecados, se ofendeu tanto de um ser humano imperfeito ter criticado uma Instituio religiosa, prepotente e de doutrinas absurdas, que se auto-intitula de a Obra, que o puniu severamente, proibindo-o de ir a um seminrio da ICM. O prprio Deus ignorou a graa dAquele que de maneira nenhuma lana fora o que vai at a Ele (Joa 6:37). Ignorou a obra daquele que convence o homem do pecado da justia e do juzo (Joa 16:8), porque se o mesmo errou em falar e se arrependeu se esse fosse o caso o arrependimento vem com a obra do Esprito Santo, e mesmo arrependido, esse deus no o aceitou, e o homem no pode usufruir dos privilgios do perdo, da graa, da misericrdia. Incrvel! Que contradio, no? Bom, como ns no cramos em tudo o que eles diziam l, ento resolvemos ignorar essa histria, que difcil de um cristo engolir, e preferimos ficar com o Deus Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade e Prncipe da Paz! O Misericordioso, Benigno, o Amor em pessoa! Aquele que no condenou Pedro que o negou publicamente, pelo contrrio, o amou demais, ainda que trado, negado. Aquele que perdoou Paulo, por perseguir e matar, literalmente, seus filhos. Ele ama incondicionalmente. Ficamos pensando em ns. Ns que criticamos com tanta veemncia as heresias e casos como esse, proveniente dessa mentalidade sovina da ICMObra. Ser que se um dia encontrssemos algum desses deuses ainda estariam nesse comportamento, nessa mentalidade odiosa e revanchista como nesse caso? Por que repetem essa histria sempre que podem? Para amedrontar as pessoas? Para desencorajar aqueles que desejam sair de l? Por insegurana, fragilidade e falta de contedo bblico, e tendem a reter as pessoas pelo medo? Para inibir, a quem saiu da Obra, a no combat-los, a no question-los, a no denunci-los sobre as heresias? Olha a presuno dessa gente: falou mal deles, Deus castiga com uma punio imperdovel! Absurdo! Se algum acreditar nessa histria, at questiona: Se esse homem foi punido por Deus a no entrar no sagrado (idolatrado) maanaim aqui na terra, quanto mais no cu! Est condenado, est no inferno! um cado! J virou um defunto! Tudo por que blasfemou contra o Esprito Santo - o pecado imperdovel? No! Falou mal da santa - a ICM-Obra. Discordou da administrao, das doutrinas, dos pastores, dos homens que lideram essa organizao. Concluindo: renegamos a esse deus que nos apresentaram naquele seminrio dessa seita e fico com o Senhor da Glria, da Bblia, o meu Melhor Amigo! E voc leitor, acha que esse deus o mesmo da Palavra?

OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


Ante o exposto, por isso que ns voltamos ao cristianismo bblico. Poder ver homens e mulheres que independentemente da situao, mantinham a f, a esperana e o amor. A convico em Cristo e Seu Evangelho era algo inabalvel. Vemos isso na dureza da vida que Paulo levava, a ponto de depender do favor de outrem (Flp 4:15; 2Co 11:8), e tambm na abastana de quila e Priscila, que no obstante terem para si, recebiam prazerosamente na sua casa a Igreja de Cristo e os irmos necessitados, dando-lhes, inclusive, pousada (e duvidamos que cobravam inscrio para dormir ou comer alm de cobrarem, indiretamente, o dzimo judaico, em conversas particulares ou em ameaas de perder a funo). E por isso que esse tipo de presso psicolgica, de terrorismo, no nos amedronta. No nos espanta nem um pouco, antes nos regozijamos com eles, pois bem-aventurados so os que sofrem perseguio por causa da justia, porque deles o Reino dos cus (Mat 5:10). Sei que em Cristo podemos todas as coisas ter fartura ou padecer necessidade. Ter alegrias ou tristezas (Flp 4:12), de acordo com o que Lhe apraz. Sei que neste mundo teremos aflies, mas, quanto ao bom nimo? (Joa 16:33). Sabemos que por muitas tribulaes, ns somos edificados e ensinados tanto em prol de nossas vidas, como tambm em favor da dos irmos:
Que nos consola em toda a nossa tribulao, para que tambm possamos consolar os que estiverem em alguma tribulao, com a consolao com que ns mesmos somos consolados por Deus. Mas, se somos atribulados, para vossa consolao e salvao; ou, se somos consolados, para vossa consolao , a qual se opera suportando com pacincia as mesmas aflies que ns tambm padecemos; 2 Corntios 1:4/6

De repente, voc que l j se viu perturbado com o sentimento descrito acima. Pois . Condicionam mentalmente (lavagem cerebral) a pessoa a ser assim, a ter essas paranias. Ns que estivemos por l muito tempo em princpio ficamos, de fato, meio que desconfiados de que qualquer adversidade pudesse traduzir uma punio por termos sado. No incio, acontecia conosco, hoje no mais. E o que nos motivou a escrever foi ler na Palavra do nosso Deus que nenhum desses argumentos, pertinentes a seitas, tem endosso do Livro Sagrado. Na verdade, toda essa falcia amedrontadora oriunda de mentes perversas, vidas a deterem poder e mando sobre a vida alheia, na tentativa de dominarem sobre o rebanho de Deus, utilizando-o como gado de corte, na contagem de cabeas, a fim de utilizarem como serviais da Instituio, massa de manobra e causa de ganho; isso porque, com o passar desses quarenta anos, por

OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


edificarem um mente fraca em Cristo Jesus, inclinaram seu corao aos objetivos das cifras institucionais. Por isso tm que ser refutados! Alguns exemplos de execues sumrias e juzo repentino da parte do Deus Vivo:
Herodes (Atos 12:23 e 23) No glorificou a Deus e expirou comido de bichos. Caso serssimo! Deixar de atribuir a honra devida ao Senhor Jesus para direcion-la ao homem ou a feitos dos mesmos atrai juzo. Muitos ENALTECEM esta Obra. Glorificam seus grandes feitos expansivos (mediante estatsticas), reverenciam seus idealizadores, adoram e veneram e sacralizam seus patrimnios, espiritualizam plpitos e arranjos de flores, glorificam sua organizao, se medem com outros grupos... Ananias e Safira (Atos 5:1 a 10) Tentaram ludibriar o Esprito Santo. Segundas intenes. Interesses obscuros. Mscara, hipocrisia, ao levada a cabo debaixo dos panos. O Esprito Santo no poltico, no empresrio, no negociante, no fundador de denominao, no lobista, no marqueteiro e tampouco possui preferncias denominacionais. O Esprito Santo Deus! E Deus no se deixa escarnecer... Judas Iscariotes (Atos 1:18) Traiu o Senhor Jesus devido a seus interesses pessoais. Numa atitude total de descrena de que Jesus venceria a morte, o mesmo precipitou-se, tirando a prpria vida, num ato suicida. Tipificando aqueles que apesar de parecerem to prximos do Senhor, no absorvem Seus ensinamentos e no crem na Suas palavras, antes O substituem por privilgios e poderes oriundos de religiosos, e que s se aproveitam nesta vida. No caso de Judas, nem isso.

Chegamos seguinte concluso: na Bblia vemos que sair da presena do Senhor Jesus que fatal (s vezes para o corpo, e SEMPRE para a alma). Ele a Vida. Se algum abandona a vida, s lhe restar a morte. A morte eterna. Eis aqui o pior juzo, a pior punio que um ser humano pode sofrer. Um sistema doutrinrio, com particularidades reveladas no a vida, e muito menos possui a vida. Quem tem a vida Deus, e Deus, para operar, no se condiciona ao pr-requisito de somente operar na vida de algum que esteja filiado ICM, ou a outra instituio religiosa. Propomos, com este artigo, uma reflexo sobre o assunto, para que assim deixemos de lado, efetivamente, essas lendas maranticas, essa mitologia icemita e apeguemo-nos mais ao Evangelho. Ignoremos os agouros e rogos negativos. Sejamos maduros e adultos no entendimento, e meninos na malcia (1Cor 14:20), para administrar as bnos e encarar os problemas. Um dia, fatalmente iremos morrer (se Cristo no nos arrebatar antes, conforme declaram as Escrituras) seja por acidente, doena ou velhice. Se ainda assim quiserem assimilar morte a castigo divino, ento no temos mais o que fazer seno permanecer firmes na Palavra, afinal, no buscamos glria ou reconhecimento de homens (Joa 12:43; 1Tes 2:6).
OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


As adversidades da vida acontecero sempre, e as podemos aguardar, mas isso no motivo de apavoramento. Apenas, no temamos!
Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e tudo far. Salmo 37:5 Se Deus por ns, quem ser contra ns? Romanos 8:31 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflies, mas tende bom nimo, eu venci o mundo. Joa 16:33

10

Por enquanto, estamos aqui. Expostos a toda sorte de situaes, boas ou no. Em mente, sempre o conselho bblico de em tudo darmos graas a Deus (1Tes 5:18), seja no dia de sol ou de tempestade, na esperana de que o que nos est reservado no porvir no se compara a essas nossas leves, pesadas e momentneas aflies (2Co 4:17; Rom 8:18).
Porque para mim o viver Cristo, e o morrer ganho. Filipenses 1:21

2) RACIOCINAR BLASFMIA CONTRA O ESPRITO


Todo sistema sectrio pautado em mentiras e contradies bblicas, isso fato, e no tem como negar. s ver, buscar, examinar (biblicamente) e concluir. As Escrituras, em sua perfeio, so, para as seitas, um grande encalo, porque por causa delas que os cautelosos cristos so direcionados, inspirados pelo Esprito Santo, a questionarem os seus sistemas. A fragilidade de um sistema sectrio patente aos olhos de qualquer pessoa, principalmente se essa, ainda que conhea superficialmente as Escrituras, intimamente, sabe que determinada prtica no possui apoio bblico. por isso que todas as seitas tendem a inferiorizar, de certa forma, a autoridade das Escrituras em favorecimento de seu governo. As lideranas das seitas roubam a autoridade da Bblia e avoca para si tal poder, afirmando que toda ordenana e determinao estigmatizada, agora, como revelao do prprio Deus. As palavras dos lderes ficam no mesmo patamar ou pouco acima do que a Bblia nos ensina; porque a Bblia preconizada como um texto obscuro e incompreensvel, perigoso inclusive, de modo que ela s entendida pela tica da liderana, daquilo que a liderana decreta como verdade ou no bblica. Mas um cristo que, acima de tudo, estima devidamente o valor das Sagradas Escrituras, rejeita essa artimanha de um grupo sectrio e obscurantista. A primeira atitude de um cauteloso servo de Jesus, ento, interpelar do porqu de prticas contraditrias. Alguns questionam, e logicamente, no obtm respostas concretas na Palavra de Deus, por conseqncia, saem do grupo. Outros,
OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


inocentes, geralmente, pessoas smplices de conhecimento cultural, admiradas com a aparncia pretensamente sacro-santa dos membros e lderes, e pela simpatia da estrutura e liturgia, engolem inteiramente os ensinos sem aferir nada na Bblia. E outros, at questionam a princpio, obtm respostas evasivas, tais como, foi revelao, ou so ameaados com jarges de no-pensamento, impedindo o desenvolvimento do mrito da questo. Esses ltimos - em especial os que so fracos em personalidade, inseguros, necessitados de aceitao social, ingnuos e carentes espirituais -, acabam aceitando tais falcias, e por outras razes (por comodismo e pela rotina de amizade estabelecida), acabam filiando-se seita; de sorte que, paulatinamente, esto a se tornar indivduos estreis acerca do conhecimento do Reino de Deus, e engravidados de apostilas, circulares, bordes religiosos e ensinamentos da seita. O MEDO DA BLASFMIA ESCRAVIZA Uma das manipulaes que mais escravizam na ICM o medo da blasfmia contra o Esprito Santo. A grande artimanha praticada pelos idealizadores e defensores do dolo Obra, bem como por outros arquitetos de doutrinas herticas, a de levar os adeptos a acreditarem que pelo simples fato desses mesmos exercerem o senso crtico racional - para quem no sabe, componente da faculdade natural de um ser humano (cuja capacidade nos dada como uma ddiva de Deus, nos diferenciando, inclusive, das demais espcies sobre a face da Terra) -, tais pessoas estariam incorrendo ao pecado imperdovel a blasfmia contra o prprio Esprito Santo. Raciocinar seria, ento, pecado. Ao menor sinal de questionamento, discordncia ou contestao (seja em relao rotina revelada ou as decises absurdas), percebe-se logo uma imediata utilizao desse argumento por parte daqueles que no toleram sob nenhuma hiptese serem confrontados e discordados. Frases do tipo: Irmo, cuidado... Voc est se levantando contra o Esprito Santo, hein!?, ou: TUDO nessa Obra revelado, rapaz. Como voc se atreve a questionar o Esprito Santo, a discordar de um ungido do sinh, que alcanou a revelao? Temos que apenas OBDC!, so muito comuns de serem proferidas e ouvidas na ICM. Ou mesmo em reunies e aulas de recrutamento, sempre atiram tal pergunta: O que blasfmia contra o Esprito Santo?, de pronto, o coro de inocentes profere: falar mal da Obra!, se levantar contra o ungido do sinh! raciocinar!, ter dvidas! etc. Aulas sobre raciocinar vem do inimigo (Limites do Esprito Santo) ministrada pelo terror ou mesmo, ventilam tal doutrina, em tempo, quando apregoando heresias e impondo obrigaes e servios, a ttulo de chantagens e ameaas.

11

OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


Ao justificarem que todas as doutrinas, todas as atitudes, todas as decises, todas as orientaes so reveladas pelo Esprito de Deus, logo, por esse raciocnio deduz-se que: Questionar qualquer coisa seria como questionar o Esprito Santo; No cumprir qualquer determinao seria desOBDCer ao prprio Esprito Santo; Discordar de determinadas doutrinas, infligir o prprio Esprito; Criticar a Instituio (ICM=Obra) como blasfemar, ou seja, ofender o prprio Esprito Santo. Usam da chantagem, utilizando, de forma absurda, em todos os sentidos, a pessoa do Esprito Santo, para velar pelo particular sistema institucional. Quem que quer desobedecer a Deus? Quem que quer sofrer um juzo de Deus? Ningum! Por isso, aplicam o medo, distorcem o sentido original da blasfmia contra o Esprito Santo, enganando, o povo com essa heresia, a impelir os membros a ser verdadeiros bonecos marionetados nas mos dos lderes. E dessa forma recrutam seus adeptos. Pelo medo! dessa forma que condicionam mentalmente aqueles que passam anos ouvindo de forma programtica as repetidas pregaes Aula Limites do Esprito Santo e outras - cujo contedo s vem a reforar e perpetuar tal prtica de dominao da massa. E a grande maioria fica com isso impregnado na mente, talvez pela vida toda. Muitos que se desligam do Sistema Obra temem falar os motivos reais da sada, com medo de estarem tocando no Esprito Santo. Muitos permanecem anos e anos em silncio, tentando criar coragem para dizer aos outros o porqu de ter sado de tal faco religiosa, pois em seus coraes encontra-se alojado ainda esse sentimento de medo, plantado pelas doutrinas autlatras (idolatrar a si mesma enquanto instituio religiosa) da ICM. Afinal, pelo medo de no ser perdoado por Deus, ou de acordar comido por bichos, ou de ser atropelado e sofrer acidentes que lhe deixariam aos pedaos, ou ser comido por urubus, ou adquirir um cncer, muitos ficam calados com os abusos emocionais e apticos com erros doutrinrios da Obra. Sabemos que alguns poucos irmos ex-adeptos so os que conseguem entender esse ardil ao estilo cala-boca utilizada por essa seita. Prova disso que um reduzido nmero de pessoas quem os contesta (em relao s doutrinas e prticas de usos e costumes). A grande maioria sai e prefere se calar, prefere deixar pra l. E isso, com certeza, tudo o que os lderes da ICM querem. Pensemos: se todos os que sarem, vierem a pblico e expuserem seus motivos, suas razes, com certeza haver pessoas em diferentes localidades que constataro que tal situao semelhante ou idntica que ela vive. Sendo assim, ser desmistificada a infalibilidade da Obra, pois quando h problemas que
OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

12

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


vm a pblico eles gostam de tratar apenas como algo isolado. E ns bem sabemos que no se trata de casos isolados, antes, os motivos que levam uma pessoa a sair de l como membro comum em todas as partes do Brasil em que h uma ICM por perto heresias, autoritarismo, arrogncia, servido, mesquinhez, abusos morais religiosos, sectarismo, discriminao, obscuratismo, soberba, prepotncia, cinismo, futilidade, frieza, aspereza, juzos, dissimulao, subservincia, alienao, contradies, hipocrisia, fanatismo, escravido etc. Por isso, para eles o ideal a pessoa sair quietinha. Alguns at tem o disparate de dizer: Quer ir, vai. Mas no fala mal da Obra, no. Ento, j sabe o que pode acontecer... E nada melhor que um cala-boca como fundir na mente dos adeptos o seguinte conceito: Obra do Esprito Santo = Igreja Crist Maranata; ou, Esprito Santo = Presbitrio (PES); Nesse joguete neuro-lingstico, eles induzem as pessoas a deduzirem por si s que s eles (ICM) vivem Obra como forma de vida. Em suas aulas da particular Teologia, denominadas de Seminrios, so muito comuns ensinos que enfatizem de que h um diferencial entre a Obra do Esprito Santo (ICM) e a Religio (composta pelos seguintes segmentos: Tradio, Movimento e Mescla). H trechos, inclusive, disposio no youtube e net vdeos e udios atravs dos quais podemos ouvi-los dizendo que as Assemblias de Deus tinham a Obra, mas perderam para a ICM. Enfim, so muitas evidncias dessa doutrina extica, cujo cerne nos d o entendimento de que tal Obra seja uma entidade que habita entre eles, uma deidade particular da ICM. Uma vez as pessoas concluindo que Obra=ICM, so dominadas por esse sentimento que opor-se s diretrizes da ICM ou do PES (rgo mximo que governa essa Instituio), caracteriza subverte-se ao Esprito Santo. Uma ttica covarde para se evitar respostas, evitar justificativas, dominar sem contestao. A massa, no auge da alienao, como um comportamento de manada, apenas absorve tudo, muitas vezes at em silncio discordando, e pe em prtica certas ordenanas sem querer, devido a essa doutrina de que, por no cumprirem ou estarem duvidando/examinando/discordando/avaliando esto blasfemando contra o Esprito Santo. Esperamos, agora, com a seguinte explanao, ajudar ao prezado leitor na real compreenso desse assunto to melindroso, usado de forma avarenta e ardilosamente distorcida por alguns sistemas para alienar ou mesmo emburrecer pessoas, tornando-as fiis ao sistema, no pelo amor, mas pelo medo, com o senso do raciocnio bloqueado, castrado.

13

OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


DESMISITIFICANDO A BLASFMIA CONTRA O ESPRITO SANTO O QUE DIZ A BBLIA? Poucos tpicos bblicos geram mais discusso do que a blasfmia contra o Esprito Santo. Todos parecem saber que esse pecado imperdovel, mas as opinies diferem amplamente quanto ao que ele , e como ele se configura. Alguns dizem que suicdio, outros que adultrio, e ainda outros pensam que se refere rejeio do Evangelho depois que o Esprito Santo veio no dia de Pentecostes. Quase ningum se detm para examinar os contextos das referncias blasfmia contra o Esprito Santo. Como acontece com todos os outros assuntos, a anlise disciplinada e cuidadosa do texto esclarece a confuso, cessa a dvida. No entanto, infelizmente, muitas pessoas religiosas desenvolveram o hbito de resolver os assuntos sem nem mesmo olhar para o texto, muito menos estud-lo atentamente, mas apenas us-lo como arma chantagista, baseado nas falas de falsos mestres. Os textos relevantes so encontrados nos trs primeiros evangelhos. Em Mateus 12, as afirmaes de Jesus sobre blasfemar contra o Esprito Santo ocorreram quando ele curou um homem cuja possesso pelo demnio o havia feito cego e mudo. Em Marcos 3, a cura no mencionada, mas a maioria do que Jesus disse na ocasio, . Lucas registra a cura no captulo 11 e menciona a blasfmia contra o Esprito Santo em Lucas 12:10:
E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe- perdoada, mas ao que blasfemar contra o Esprito Santo no lhe ser perdoado.

14

O CONTEXTO
Ento, lhe trouxeram um endemoninhado, cego e mudo; e ele o curou, passando o mudo a falar e a ver. E toda a multido se admirava e dizia: este, porventura, o Filho de Davi? Mas os fariseus, ouvindo isto, murmuravam: Este no expele demnios seno pelo poder de Belzebu, maioral dos demnios. Mateus 12:22-24

Notemos trs coisas. Primeiro: Jesus curou um homem que era cego e mudo. H simplicidade impressionante no modo como Mateus registrou o milagre: ele simplesmente disse que o homem falou e viu. Segundo, a multido viu o que Jesus fez e comeou a concluir que ele poderia ser o Filho de Davi; isto , o Messias. Terceiro, os fariseus ouviram o que o povo estava dizendo e decidiram que eles tinham que descobrir algum plano radical para calar a influncia de Jesus. Eles o acusaram de expelir demnios pelo poder de Satans. Eles estavam tentando neutralizar o efeito dos milagres de Jesus e impedir os outros de crerem nEle. Esta era uma manobra ou falcia subversiva ardilosamente astuta por parte dos inimigos de Jesus, porque no somente tentavam explicar o motivo de suas

OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


grandes obras, mas lanava uma sombra de suspeita sobre Ele. Em funo disso, era imperativo que o Senhor respondesse convincentemente acusao deles. A Defesa de Jesus:
Jesus, porm, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo ficar deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma no subsistir. Se Satans expele a Satans, dividido est contra si mesmo; como, pois, subsistir o seu reino? E, se eu expulso demnios por Belzebu, por quem expulsam os vossos filhos? Por isso, eles mesmos sero os vossos juzes. Se, porm, eu expulso demnios pelo Esprito de Deus, certamente chegado o reino de Deus sobre vs. Ou como pode algum entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarr-lo? E, ento, lhe saquear a casa. Mateus 12:25-29

15

Jesus respondeu com trs pontos. Primeiro, ele mostrou que era ilgico pensar que Satans estava lutando consigo mesmo. difcil imaginar que o diabo pudesse ser to tolo. Poucos procuram ferir a si mesmos, e aqueles que o fazem, provavelmente no sobrevivero por muito tempo. Se, de fato, o diabo tivesse comeado a atacar a si mesmo e aos seus prprios servos, ento todos poderiam deixar de se preocupar com ele, porque seu reino logo desapareceria. Jesus explanou isso. Segundo, o Senhor Jesus questionou os fariseus sobre os outros que estavam expelindo demnios. Ele estava, provavelmente, se referindo a pessoas a quem ele tinha dado o poder de expelir demnios:
E, CHAMANDO os seus doze discpulos, deu-lhes poder sobre os espritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. Mateus 10:1 E, respondendo Joo, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demnios, e lho proibimos, porque no te segue conosco. Lucas 9:49 E Jesus lhes disse: No o proibais, porque quem no contra ns por ns. Lucas 9:50

Muitos destes eram, provavelmente, filhos dos prprios fariseus. Conquanto eles pudessem levianamente acusar Jesus de expelir demnios em aliana com o diabo, certamente eles no estariam querendo dizer o mesmo de seus prprios filhos. Finalmente, Jesus mostrou como sua expulso de demnios era parte do programa do Reino. A misso de Jesus era tirar pessoas do domnio de Satans. Antes dele vir, Satans podia, por causa do pecado, declarar que todos os homens eram sua propriedade. Jesus veio para perdoar os pecados e assim roubar do diabo aquelas almas que ele tinha considerado como suas possesses. Afinal, para poder roubar a casa de um valente, contudo, precisa-se primeiro amarr-lo, antes de tirar seus bens. Isto o que Jesus estava fazendo ao expelir demnios. Ele estava amarrando Satans para que ele pudesse tomar as almas
OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


que tinham estado sob o controle do diabo. Este era um conflito entre dois reinos. Jesus, libertando os homens do domnio demonaco, estava demonstrando que Sua Soberania era superior de Satans. A ADVERTNCIA DE JESUS
Quem no por mim contra mim; e quem comigo no ajunta espalha. Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfmia sero perdoados aos homens; mas a blasfmia contra o Esprito no ser perdoada. Se algum proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe- isso perdoado; mas, se algum falar contra o Esprito Santo, no lhe ser isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir. Mateus 12:30-32

16

Aqui, Jesus advertiu sobre a necessidade de decidir em que lado estar. A guerra torna a neutralidade impossvel. Temos que servir a Jesus ou a Satans. Jesus tambm advertiu sobre o perigo de blasfemar contra o Esprito Santo. Sabemos que Jesus expelia demnios pelo poder do Esprito Santo:
Se, porm, eu expulso demnios pelo Esprito de Deus, certamente chegado o reino de Deus sobre vs. Mateus 12:28

Ento, quando eles estavam acusando o Senhor de expelir demnios por Belzebu, o prncipe dos demnios, eles estavam blasfemando contra o Esprito Santo, o verdadeiro poder atravs do qual estas grandes coisas estavam sendo executadas. Eles no somente testemunharam a forma humana de Jesus, mas viram a demonstrao do Esprito Santo. Pode ter sido perdovel terem deixado de reconhec-lo como um homem, mas desde que Deus tinha posto seu Esprito dentro dele (Mat 12:18), eles no tinham desculpa. Liguemos estas afirmaes sobre o perigo de blasfemar contra o Esprito Santo com o prximo ponto que Jesus afirmou:
Ou fazei a rvore boa e o seu fruto bom ou a rvore m e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a rvore. Raa de vboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que est cheio o corao. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas ms. Digo-vos que de toda palavra frvola que proferirem os homens, dela daro conta no Dia do Juzo; porque, pelas tuas palavras, sers justificado e, pelas tuas palavras, sers condenado. Mateus 12:33-37

Jesus estava mostrando que o problema da blasfmia muito mais srio do que meras palavras por si mesmas. O que dizemos revela o que somos. Se algum examina o contedo do balde, sabe o que est no fundo do poo. Se algum examina as palavras que so faladas, esse algum saber o que est no corao. Palavras so sinais de carter. E isto no verdade somente quanto a

OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


palavras de blasfmia, verdadeiro tambm quanto a palavras de confisso. Paulo escreveu:
Se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu corao, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, sers salvo. Porque com o corao se cr para justia e com a boca se confessa a respeito da salvao. Romanos 10:9-10.

17

No que as palavras, em si mesmas, tenham algum poder mgico, supersticioso, mas que as palavras mostram algo mais profundo sobre ns. Quando os acusadores de Jesus o acusaram de expelir demnios pelo diabo, mostraram uma profunda dureza de corao. Assim como o homem falou e viu, assim os inimigos viram o Esprito expelir demnios e falaram contra ele. Estavam to empedernidos contra a Verdade que podiam realmente testemunhar os maravilhosos milagres e santidade de Jesus e, ainda assim, acus-lo, sem hesitar, de estar aliado ao diabo. Eles estavam extremamente cegos, arrogantes, soberbos, obstinados, fanticos e corrompidos. Enquanto outras blasfmias podiam ser perdoadas, a blasfmia deles contra Jesus demonstrava um grau de dureza espiritual que poderia tornar impossvel para eles se arrependerem. No entanto, alguns religiosos em seu exibicionismo de sumidade espiritual em se ostentar como grandes sacro-zeladores da reta doutrina, inclinam para o fundamentalismo de que palavras por si mesmas j configuram uma prpria Blasfmia contra o Esprito Santo. Se inclinssemos para tal concluso simplista, certamente, estaramos j condenando ao inferno vrios cristos fiis que outrora eram ateus, macumbeiros e esotricos, ou mesmo inimigos declarados do cristianismo, como os mulumanos. Se assim fosse, jamais um ateu, um incrdulo, algum contrrio a Jesus e ao Esprito Santo, pudesse se converter. Por essa interpretao fundamentalista, estaramos condenando o prprio Apstolo Paulo, que disse: A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericrdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade. (1Tm 1.13) No so palavras ditas de boca que tem valor em si mesmas para condenar o homem, afinal, o Senhor Jesus havia dito aos fariseus: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lbios, mas o seu corao est longe de mim. (Mat 15:8). Deus coerente, acima de tudo justo, e sabe que assim como uma pessoa pode ador-lo apenas de boca, tambm pode blasfemar do Esprito Santo no tempo da ignorncia (Ato 17:30), como o Apstolo Paulo, que reputava Jesus e suas obras como embuste. Longe de ns aqui tornar irrelevante a blasfmia, como alguns podem entender. Jamais! Mas estamos aqui honestamente expondo o que nos ensina as Escrituras sobre o real conceito de tal pecado e que muitos religiosos utilizam tal expresso imperdovel, de modo convenientemente maligno para liderar uma igreja de forma autoritria e dominadora, abusando e escravizando as ovelhas sob
OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


a batuta de uma pseudo blasfmia do Esprito Santo. Questionar doutrinas, desobedecer lderes autoritrios e errticos, discordar de pseudo revelaes, vises e profecias, no pecado. At porque Paulo mesmo assevera que tudo deva ser provado (1Ts 5:20-21), inclusive, lderes devam ser testificados, para no incorremos no erro e zelarmos pelo Evangelho. (Gal 1:10; Gal 2:4-5; 2Co 11:4; 1 Jo 4:1) Portanto, blasfmia contra o Esprito Santo uma condio de dureza extrema do corao, da alma, que gera uma cegueira absoluta, irreversvel, uma condio tal que o hipcrita religioso ou incrdulo no consegue perceber o quo ofensivo ele est sendo contra Deus, que mesmo diante de maravilhas de Deus, operaes patentes da BONDADE do Esprito Santo, ele, completamente arrogante e cego, no acredita que foi a Verdade que operou. O problema no so as palavras em si, elas apenas confirmam o que j existe no corao. Porque o que condena o homem no so os lbios, mas o que existe no corao. Afinal, Deus olha para o corao (1Sm 16:7). No nem Deus que destina o homem ao pecado imperdovel, seno o prprio homem, por causa de si mesmo, de sua soberba, arrogncia e cegueira irremedivel. Falar contra o Esprito Santo apenas uma das vrias maneiras de constatar a blasfmia que existe no corao do arrogante religioso ou do soberbo incrdulo, ateu, mulumano, esotrico, macumbeiro etc. O problema aqui o problema deles, religiosos e incrdulos, e no de Deus. Deus tem capacidade ilimitada para perdoar a qualquer que o busque (vide o currculo de Paulo), mas estas pessoas no tinham corao para busc-lo. Portanto, eles nunca seriam perdoados. LIES PRTICAS Considere trs pensamentos prticos. Primeiro, Jesus demonstrou uma admirvel capacidade para superar objees. Ele calmamente respondeu a cada acusao e combinou a resposta com um importante ensinamento. Ele nunca ficava frustrado, mas sempre respondia perfeitamente. Segundo, presenciar at mesmo milagres, a olho n, no mudava os objetores de Jesus. Eles estavam incorrigveis. Ns tambm podemos desenvolver coraes endurecidos. Hoje, alguns pensam que creriam se apenas pudessem ver Jesus vivo fisicamente na terra, novamente, e testemunhar alguma grande demonstrao de poder. Estes o viram, mas isso no teve efeito. O fato que muitos hoje recusam o Senhor Jesus por causa de seus coraes endurecidos, arrogantes, no por causa de evidncia insuficiente. Finalmente, considere a importncia das coisas que dizemos. Somos responsveis por nossas palavras e atos. O que dizemos e fazemos reflete nossa verdadeira natureza. No h nada que saia de nossa boca que no estivesse antes em nossa mente. Precisamos vigiar nossa lngua... e nosso corao.

18

OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


Portanto, um cristo que diligente, cauteloso, prudente, racional, enfim (caractersticas que compem uma vida crist, de servo), afere nas Escrituras o real sentido da blasfmia contra o Esprito Santo - ao contrrio de apenas balanar a cabea, em sinal de afirmao, quando est em recrutamento sectrio, por algum dominador. Logo, diante de tudo que foi exposto, percebe que o pecado imperdovel da blasfmia contra o Esprito de Deus , em suma, atribuir as obras do Esprito Santo s obras de Satans, por causa de um corao endurecido e uma alma cega, obstinada e fria, que mesmo deparando com uma escancarada operao da glria de Deus curas -, acusaram dessa forma. Enfim, blasfmia colocar o Maligno no lugar do Deus dentro do seu corao de modo que, de to engessado, impossvel a converso. O evangelho de Marcos, nesse sentido, foi expresso, enquanto nos outros, ficou subtendido:
Qualquer, porm, que blasfemar contra o Esprito Santo, nunca obter perdo, mas ser ru do eterno juzo. (Porque diziam: Tem esprito imundo). Marcos 3:29-30 (conferir o texto integral)

19

A DVIDA Ou ainda, se a referida blasfmia fosse, de fato, ter dvida, questionar ou raciocinar sobre a idoneidade de palavras, ensinos e dons, como a ICM reiteradas vezes esbraveja em seminrios (no qual percebemos, de novo, o mecanismo de cala boca sobre os membros), Paulo jamais elogiaria os irmos de Beria quando eles, alimentando uma dvida a respeito da pregao do apstolo e de Silas, conferiam cada palavra deles nas Escrituras se tudo se procedia daquela forma (Ato 17:11); ou tampouco Paulo impeliria aos corntios a avaliao de suas palavras (1Co 10:15), ou nem mesmo promoveria o culto racional cauteloso, sbrio e atento (Rm 12:1). Afinal, se os discpulos de Paulo conferiram porque previamente dvida eles tinham sobre a procedncia das palavras e racionais eles foram a conferir se aqueles homens estavam do lado da Verdade. A mesma forma vale para a mulher srio-fencia que interpelou, insistindo com Jesus, mesmo depois dEle a t-la dispensado, para que o Senhor lhe desse ateno. Ora, at porque, se nem o prprio Jesus ao afirmar que mesmo algum blasfemando, uma agresso verbal ou fsica, contra a pessoa dEle (O qual fora concebido por obra do Esprito Santo) no seria pecado imperdovel; por que, ento, seria blasfmia questionar meros humanos, contestar lderes de instituies, discordar de dogmas religiosos de autoritrios pregadores, se opor a heresias, a distores, a palavras duvidosas, ao escravismo e a idolatria? muita presuno, e avarento estratagema por partes dessas pessoas. Se aos calculistas senhores da Doutrina Revelada alegam que desagrada ao Senhor Deus alimentar dvida a respeito de suas palavras, mesmo

OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


que sejam sob a capa de o Senhor revelou..., vale ventilar um versculo extremamente esclarecedor, auto-explicativo:
Pea-a, porm, com f, em nada duvidando; porque o que duvida semelhante onda do mar, que levada pelo vento, e lanada de uma para outra parte. Tiago 1:6

20

A dvida a respeito das coisas do Reino de Deus est inerente f, ou seja, a confiana que o servo deposita em Deus, ao entendimento do Reino de Deus (Hb 11:1), de maneira que no tem absolutamente nada a ver com a prudncia e a racionalidade em relao a ensinos supostamente bblicos. Deus, na realidade, no se agrada quando alimentamos um corao incrdulo, no temos f, duvidamos do poder de Deus para determinada causa que Ele possa resolver ou buscamos presunosamente, por nosso limitado entendimento humano, explicaes acerca da Divindade, o que nunca conseguiremos, seno por meio da f. Em toda passagem escriturstica est a reprovao da dvida atrelada a esses sentidos falta de confiana, incredulidade e insegurana em relao a Deus. Totalmente diferente do que as seitas, como a ICM, preconizam a respeito de outra dvida; pois introduzem um insuportvel complexo de culpa e terrorismo psicolgico na alma de suas subalternas ovelhas a no alimentarem qualquer dvida a respeito das suas doutrinas, de tal sorte que seria a mesma coisa que se expressar contrariamente ao que o Reino de Deus estabelece nas Sagradas Escrituras. A dvida, tambm, est ligada desobedincia a Deus, quando, por exemplo, Eva, recebendo instruo face-a-face de Deus, ser imaculado, perfeito, que no mente, deu ouvidos ao canto da serpente. Assim devemos ser no zelo das Escrituras, porque elas so o querer de Deus para nossas vidas, e duvidar, distorcer e negar seus ensinamentos, que provm de Deus, para dar ouvidos a ensinamentos esdrxulos em detrimento do Evangelho, isso que um verdadeiro pecado do comodismo e da falta de zelo s Escrituras, de forma a d mais crdito quilo que lderes dizem do que confiar na conferncia das Escrituras pela dependncia da inspirao do Esprito Santo.
Mas aquele que tem dvidas, se come est condenado, porque no come por f; e tudo o que no de f pecado. Romanos 14:23

A dvida, no sentido da racionalidade, no sentido da cautela, , na realidade, uma grande arma para um cristo. Todo cristo deve ser prudente, racional e cauteloso. O Senhor se aprazera com isso. Tanto que Ele sempre estimulou a prudncia, a cautela, a sobriedade em todo relato da Escritura. E a prudncia uma bela expresso de obedincia e zelo por Deus. Zelo em sempre seguir e buscar a Verdade. Por isso, tampouco o cristo deve ser emotivo, ingnuo, uma folha a merc de toda determinao doutrinria que dizem, e somente dizem,

OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


sem uma fundamentao bblica sequer, que Deus disse, quando Ele, na verdade, no falou. Afinal, o Senhor Jesus nos asseverou:
Acautelai-vos, porm, dos falsos profetas, que vm at vs vestidos como ovelhas, mas, interiormente, so lobos devoradores. Mateus 7:15

21

Ora, francamente, para exercitar a cautela, h de se pr dvida em algo anteriormente. A cautela, por si s, precedida da dvida. uma coisa inerente a outra. Pressupe, de antemo, uma testificao antes de abraar algo como pertinente. Dessa maneira, no podemos ser folha para onde [supostamente] o Esprito (revelaes e ordenaes de pastores) mandar (destaque nosso) - como diz o louvor tendencioso da ICM. At porque na ICM, ainda que digam que os pastores no so sacerdotes, a verdade, que so, sim, postos como mediadores fossem, isto , so usados como um canal (em nome de Deus), em sede revelao, que determina e impe, aquilo que ele bem aprouver (afinal, o ministrio est acima dos dons dogma hertico da ICM) na vida de determinado membro - negando a Nova Aliana, onde o Esprito atua individualmente, j que todos ns somos sacerdotes, reis e profetas, logo, no se precisando de mediadores entre Deus e os homens (1Tm 2:5; Apo 1:6). Pedro, exatamente nesse prumo sobre a cautela, disse:
E j est prximo o fim de todas as coisas; portanto sede sbrios e vigiai em orao. 1Pedro 4:7 Sede sbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversrio, anda em derredor, bramando como leo, buscando a quem possa tragar; 1Pedro 5:8

As prprias profecias foram estimuladas por Paulo a serem julgadas, questionadas, averiguadas pelos cristos a fim de colher o que bom. Paulo foi categrico! Tampouco estimulou a obedincia cega e obstinada a qualquer determinao com a capa de lnguas, revelaes ou vises. At porque, Deus nem sempre estar a endossar ou corroborar com tudo, e pode muito bem o homem falar de seu corao ou por um esprito enganador.
Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra no se cumprir, nem suceder assim; esta palavra que o Senhor no falou; com soberba a falou aquele profeta; no tenhas temor dele. Deuteronmio 18:22

Ainda mais, Paulo complementou que no devemos, abruptamente, extinguir o Esprito de Deus, antes devemos, de antemo, ouvir, examinar e discernir, para reter o que bom. Exercitando o poder do Esprito tanto na profecia quanto no uso do discernimento de espritos em examin-la.

OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


No extingais o Esprito. No desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. 1 Tessalonicenses 5:19-21

22

Portanto, raciocinar no vem do inimigo (clich de icemitas), vem, sim, de Deus (at porque Ele nos deu essa capacidade). Seria um paradoxo a blasfmia contra o Esprito configurar-se por causa de uma dvida precedida, a fim de, nobremente, um servo de Deus averiguar a idoneidade e procedncia de um dom, doutrina ou orientao (leia-se ordenana). um ensinamento bblico, de Jesus e dos discpulos exercitarem a cautela, testificar palavras, ensinos e supostos carismas do Esprito. Doutrinar seus membros a no exercerem o senso racional, crtico, a cautela, para se entregarem subitamente a todo tipo de ordenana e doutrina, , evidentemente, um ensino avarento, maligno, diablico, porque coloca o lder na posio de um deus, infalvel e imaculado; e tendencioso e calculista, acobertado de intenes escusas e interesseiras. At porque a Verdade no vive em temor, temendo subverses, contestaes ou questionamentos, mas sim a mentira.
Porque nada podemos contra a verdade, seno pela verdade. 2 Corntios 13:8 Retendo firme a fiel palavra, que conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a s doutrina, como para convencer os contradizentes. Tito 1:9

A ignorncia pressupe a falta de conhecimento. E pela falta de conhecimento, leva o ignorante a abraar todo tipo de verdade, levando-o a perecer.
O meu povo est sendo destrudo, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, tambm eu te rejeitarei, para que no sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, tambm eu me esquecerei de teus filhos. Osias 4:6

3) CONCLUSO
Portanto, o Esprito Santo Deus. Ele nunca pode ser tratado como uma Instituio Religiosa, uma construo de alvenaria, um apanhado de doutrinas, personificado em um sistema religioso, em tijolos, em arranjos de flores, em doutrinas, em homens ou coisas assim. Ele um ser pessoa, e no est sob a tutela de nenhuma agremiao religiosa, nem de homem algum. No h patente de exclusividade sobre o mesmo, a fim de que Ele esteja confinado dentro de quatro paredes de um grupo religioso qualquer. Nas Escrituras encontraremos vrios trechos em que podemos avalizar esse pargrafo. Todavia, esses lderes da Obra bem sabem que isso que est dito aqui nesse texto, que toda a nossa contestao procede da f crist, das Escrituras. fato. Contudo, no cessam de praticar tal
OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

OBRA MARANATA SEITA E HERESIAS

A DOUTRINA DO MEDO NA ICM


doutrinamento anti-bblico, porque o amor instituio ICM e o poder que ele atrai e proporciona os cega, os seduz de modo a produzirem e aplicarem esses estratagemas para manipular de forma obstinada e irreversvel, na sede de mantlo e em funo dele viv-lo. Por isso, dizemos, novamente, raciocinar no pecado. Deus nos deu um crebro para o utilizarmos. Um crebro diferente de seres irracionais que agem apenas pelo instinto. Deus no criou o homem para no poder ser homem, para se igualar a um animal irracional (pois que no raciocina, irracional) nas mos de outros homens que se dizem mediadores de ordenanas e vontades de Deus, em benefcio dessa Obra Maravilhosa. Questionar ou discordar no pecado. O prprio Senhor Jesus por muitas vezes foi questionado, seja pelos religiosos de seu tempo, seja pelos prprios discpulos. Ele nunca desencorajou o dilogo, o debate, Ele nunca disse que era proibido algum contestar algo. Exemplos esto aos montes nos quatro evangelhos. As Instituies religiosas com carter de seita, essas sim, que desestimulam as pessoas a question-las. Essas que se sentem com o status de Divindade, se ofendem por qualquer tipo de crtica, e no aceitam mesmo terem que se retratar contra quem eles erraram. Antes, dizem que se retratar falta de carter. Afinal, isso no passa de uma demonstrao de fragilidade. So inseguros porque no conseguiro jamais justificar mentiras (embora no as enxerguem), ento partem para falcias ardilosas, intolerncia e gritaria. Orgulho, jactncia, presuno, arrogncia, vingana, ira, fanatismo, maldade, revanchismo, petulncia, prepotncia, injustia, sede de poder, falta de humildade, entre outras, so as caractersticas que afloram explicitamente desses corpos deformados que arrogam ser exclusivamente o Corpo de Cristo.
No amor no h temor, antes o perfeito amor lana fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme no perfeito em amor. 1 Joo 4:18

23

Perseverem no Esprito Santo.

OBRAMARANATA.WORDPRESS.COM

Vous aimerez peut-être aussi