Vous êtes sur la page 1sur 2

Trabalho sobre Balanced Scorecard Ramn L.

Serpa

O Balanced Scorecard ou BSC uma tcnica que visa a integrao e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos at os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funes e nveis relevantes dentro da organizao, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas, traduzindo a misso e a estratgia de uma empresa em objetivos e medidas tangveis. As medidas representam o equilbrio entre os diversos indicadores externos (voltados para acionistas e clientes), e as medidas internas dos processos crticos de negcios (como a inovao, o aprendizado e o crescimento). O BSC sinaliza em quais segmentos de mercado se deve competir e que clientes conquistar. Oferece uma viso do futuro e um caminho para chegar at ele e no uma ferramenta destinada a contadores, pois muitos tem essa idia, que est ligada a contabilidade da organizao, o BSC deve ser utilizado pelos executivos que precisam tomar uma srie de decises: a respeito de suas operaes, de seus processos de produo, de seus objetivos, produtos e clientes, ou seja, visando o atingimento do Planejamento Estratgico da organizao Atravs da metodologia do BSC monta-se o Mapa de Objetivos durante o processo inicial de estabelecer objetivos para cada rea, discriminando todas as metas importantes da empresa e de suas reas, e estabelecendo-se relaes de causa e efeito entre elas. A partir do Mapa de Objetivos consegue-se definir todos os procedimentos da empresa que iro afetar a satisfao dos clientes, e estabelecer indicadores quantitativos para cada um deles. Com estes indicadores definidos, atravs de clculos ponderados consegue-se, por exemplo, chegar concluso que em um determinado ms uma empresa teve 88% de clientes satisfeitos, ao invs de 92% que era a meta. E principalmente saber tambm porque ficou abaixo, e o que deve ser feito para atingir seus objetivos.
A implantao do BSC se divide em trs partes: Definir claramente os objetivos e estratgias da empresa, e alinhar resto da organizao com os objetivos propostos; Revisar os processos internos ineficazes para o atendimento destes objetivos; Definir indicadores controlveis e quantificveis, e efetuar seu controle sistemtico. Bibliografia:

Trabalho sobre Balanced Scorecard Ramn L. Serpa


http://www.contabeis.ufba.br/materialprofessores/JSROCHA/PAGINA/UTILIZANDO %20O%20BALANCED%20SCORECARD%20PARA%20GERENCIAR%20PEQUENAS %20E%20%C3%A0.pdf http://www.resolvenet.com.br/cons_balance.asp http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/3949/o-que-ebalanced-scorecard http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-o-balanced-scorecard-parte-ii/ http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-o-balanced-scorecard-parte-i/

Vous aimerez peut-être aussi