Vous êtes sur la page 1sur 8

NOES DE TICA E TICA NO SERVIO PBLICO

TICA: Conjunto de normas e princpios que norteiam a boa conduta do ser humano. MORAL: Conjunto de regras de conduta ou hbitos julgados vlidos, quer de modo absoluto, quer para grupo ou pessoa determinada. Deontologia: estudo dos cdigos de condutas considerados vlidos entre grupos e classes (profissionais) de pessoas. TICA NO SERVIO PLICO Decreto n 1.171, de 22 de junho de 1994.

Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil Federal. As Regras Deontolgicas, presentes no Captulo I, desse ordenamento cita que a dignidade, o decoro, o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico federal. O inciso II traz a seguinte regra: O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e 4, da Constituio Federal. O agente pblico tem o dever de buscar o equilbrio entre a legalidade e a finalidade na tentativa de proporcionar a consolidao da moralidade do ato administrativo praticado. Entre os deveres do servidor pblico federal temse que o mesmo deve ser probo, reto, leal e justo.
O Agente deve ter a conscincia que seu trabalho regido por princpios ticos que se materializam na adequada prestao dos servios pblicos. Outro dever fundamental do servidor pblico resistir a todas as presses de superiores hierrquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes imorais, ilegais ou aticas e denunci-las.

Esse cdigo estabelece, tambm, algumas vedaes, presentes na Seo III, inciso XV, que devem ser observadas pelos servidores pblicos ederais. Destacamos algumas condutas proibidas, quais sejam: a) o uso do cargo ou funo, facilidades, amizades, tempo, posio e influncias, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem; d) usar de artifcios para procrastinar ou dificultar o exerccio regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificao, prmio, comisso, doao ou vantagem de qualquer espcie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua misso ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim; j) desviar servidor pblico para atendimento a interesse particular; m) fazer uso de informaes privilegiadas obtidas no mbito interno de seu servio, em beneficio prprio, de parentes, de amigos ou de terceiros; p) exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso. O cdigo serve para estimular o comportamento tico do servidor pblico, j que o mesmo de livre adeso. Assim o descumprimento desse cdigo no acarreta nenhuma responsabilidade administrativa do agente pblico que violar os seus preceitos. A penalidade prevista nele a de censura. Por outro lado, o cdigo serve para estimular o comportamento tico do servidor pblico, j que o mesmo de livre adeso. Urge que se divulgue, amplamente, os deveres e as vedaes previstas atravs de um trabalho de cunho educativo com os agentes pblicos federais.

O Decreto n 6.029/07, possui 26 artigos, norteando o Sistema de Gesto da tica do Poder Executivo Federal bem como a criao e composio da comisso de tica pblica que segundo o Art. 3o ser integrada por sete brasileiros que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputao ilibada e notria experincia em administrao pblica, designados pelo Presidente da Repblica, para mandatos de trs anos, no coincidentes, permitida uma nica reconduo. Destacando que os membros da CEP no possuem qualquer remunerao, sendo considerado apenas um trabalho de relevante funo pblica. Outro ponto importante o artigo art. 5 que regula as comisses de tica, disciplinadas no decreto n. 1171, de 1994, ser integrada por trs membros titulares e trs suplentes, escolhidos entre servidores e empregados do seu quadro permanente, e designados pelo dirigente mximo da respectiva entidade ou rgo, para mandatos no coincidentes de trs anos. Salientando que cada comisso contar com uma secretaria executiva.

Os integrantes da Rede de tica se reuniro sob a coordenao da Comisso de tica Pblica, pelo menos uma vez por ano, em frum especfico, para avaliar o programa e as aes para a promoo da tica na administrao pblica. Destacando o artigo 10 do presente Decreto: Os trabalhos da CEP e das demais Comisses de tica devem ser desenvolvidos com celeridade e observncia dos seguintes princpios: I - proteo honra e imagem da pessoa investigada; II - proteo identidade do denunciante, que dever ser mantida sob reserva, se este assim o desejar; e III - independncia e imparcialidade dos seus membros na apurao dos fatos, com as garantias asseguradas neste Decreto. Ainda, conforme determina o artigo 11 qualquer cidado ou agente pode procurar as comisses de tica para apurao de fatos. Informando que o processo de apurao de prtica ser instaurado, de ofcio ou em razo de denncia fundamentada, respeitando-se, sempre, as garantias do contraditrio e da ampla defesa, pela Comisso de tica Pblica ou Comisses de tica, conforme o caso, que notificar o investigado para manifestar-se, por escrito, no prazo de dez dias. Aps a concluso e deciso da comisso poder ser o agente: I - encaminhamento de sugesto de exonerao de cargo ou funo de confiana autoridade hierarquicamente superior ou devoluo ao rgo de origem. II - encaminhamento, conforme o caso, para a Controladoria-Geral da Unio ou unidade especfica do Sistema de Correio do Poder Executivo Federal de que trata o Decreto n o 5.480, de 30 de junho de 2005, para exame de eventuais transgresses disciplinares; III - recomendao de abertura de procedimento administrativo, se a gravidade da conduta assim o exigir. Portanto ser tico, como atitude na gesto, significa, em essncia: reconhecer necessidades, reconhecer o desempenho funcional, propiciar participao nos resultados, estimular o compromisso social e favorecer a educao continuada.

Os cdigos no deixam dvidas quanto s questes que envolvem interesses particulares, as quais, jamais, devem ser priorizadas em detrimento daquelas de interesses pblicos, ainda mais se forem caracterizadas como situaes ilcitas. Dentre as proibies elencadas, tem-se o uso do cargo para obter favores, receber presentes, prejudicar algum atravs de perseguies por qualquer que seja o motivo, a utilizao de informaes sigilosas em proveito prprio e a rasura e alterao de documentos e processos. Todas elas evocam os princpios fundamentais da administrao pblica: legalidade, impessoalidade, publicidade e moralidade este ltimo princpio intimamente ligado tica no servio pblico. Alm desses, tambm se podem destacar os princpios da igualdade e da probidade. REGIME JURDICO NICO O Regime Jurdico nico dos servidores civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais, institudo pela Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, em pouco mais de doze meses, foram alterados 58 dos seus 253 artigos originais e ainda, revogados outros 7 artigos e 13 alneas, incisos e pargrafos. bom frisar que essas reformulaes - de grande impacto cultural sobre os gestores e sobre a administrao de recursos humanos no setor pblico foram orientadas por uma constante preocupao de preservar os direitos adquiridos. Regime Jurdico nico visou produzir cinco efeitos prticos imediatos: gerar economias nas despesas de pessoal; corrigir distores e privilgios sem similares no mercado de trabalho; aprimorar e flexibilizar a gesto de recursos humanos; apoiar a implementao da administrao gerencial no processo de reforma do Estado, e promover adequaes de redao para a melhor compreenso e aplicao da norma.

Servidor pblico pessoa fsica que mediante prvia aprovao em concurso pblico de provas ou provas e ttulos, ingressa nos quadros da administrao pblica, para mediante o pagamento de uma remunerao mensal, prestar seus servios por prazo indeterminado, e sob o regramento do regime estatutrio.

A prpria Lei 8112/90 cuidou em definir, em seu artigo 2 o conceito de servidor pblico: Art. 2 Para os efeitos desta Lei, servidor a pessoa legalmente investida em cargo pblico.
Portanto aps a aprovao oficial em concurso deve ocorrer a investidura em cargo pblico que ocorrer com a posse do servidor (ato formal de nomeao do candidato) que, neste sentido, dever assinar pessoalmente ou mediante procurador com procurao especfica.

Os Direitos e vantagens do servidor:


Vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei.

Remunerao o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. O menor salrio pago na administrao pblica ser o salrio mnimo. que tal como ocorre para o trabalhador celetista, vedado que o servidor receba importncia inferior ao salrio mnimo. O servidor perder a remunerao do dia em que faltar ao servio, sem motivo justificado. Destacando que o servidor beneficirio de gratificaes, adicionais insalubridade, periculosidade, servio extraordinrio, noturno, frias, adicional de frias, licenas. Ser concedido horrio especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horrio escolar e o da repartio, sem prejuzo do exerccio do cargo. Tambm ser concedido horrio especial ao servidor portador de deficincia, quando comprovada a necessidade por junta mdica oficial, independentemente de compensao de horrio.

Note-se que neste caso, o estabelecimento de jornada especial independe de compensao de horrio. Ao servidor que tenha cnjuge, filho ou dependente portador de deficincia fsica, tambm ser concedido horrio especial, exigindo-se, porm, neste caso, a compensao de horrio A apurao do tempo de servio ser feita em dias, que sero convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias. contado para todos os efeitos o tempo de servio pblico federal, inclusive o prestado s Foras Armadas.

O direito de petio assegurado a todos os servidores que, em defesa de direito ou interesse legtimo, desejem requerer aos Poderes Pblicos. Para garantir o exerccio do direito de petio, assegurada vista do processo ou documento, na repartio, ao servidor ou a procurador por ele constitudo.

Dos deveres dos servidores


Os deveres do servidor foram estabelecidos no artigo 116 da Lei 8112/90. Esse um ponto bem pedido nos concursos pblicos.

So deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicao as atribuies do cargo; II - ser leal s instituies a que servir; III - observar as normas legais e regulamentares; IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; V - atender com presteza: a) ao pblico em geral, prestando as informaes requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; b) expedio de certides requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situaes de interesse pessoal; c) s requisies para a defesa da Fazenda Pblica; VI - levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo; VII - zelar pela economia do material e a conservao do patrimnio pblico; VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartio; IX - manter conduta compatvel com a moralidade administrativa; X - ser assduo e pontual ao servio; XI - tratar com urbanidade as pessoas; XII - representar contra ilegalidade, omisso ou abuso de poder. Pargrafo nico. A representao de que trata o inciso XII ser encaminhada pela via hierrquica e apreciada pela autoridade superior quela contra a qual formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa

Das responsabilidades O servidor pblico responder civil, penal e administrativamente pelos atos irregulares que praticar em razo do cargo. Neste caso, como se pode perceber, a responsabilidade civil decorrer de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, praticado por servidor pblico no desempenho do cargo ou funo pblica que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. O no cumprimento ou o cumprimento irregular das normas estatutrias sujeitam a aplicao de sanes disciplinares aos servidores pblicos, ou melhor, conforme muito bem estabeleceu o artigo 127 da Lei n 8.112/90, sujeitam os servidores aplicao das penalidades disciplinares.
Existem sete tipos de penalidades disciplinares: I - advertncia; II - suspenso; III - demisso; IV - cassao de aposentadoria ou disponibilidade; V - destituio de cargo em comisso; VI - destituio de funo comissionada. A advertncia a mais branda das penalidades e poder ser verbal ou escrita. A suspenso ser cabvel nos casos de reincidncia das faltas punidas com advertncia e de violao das demais proibies que no tipifiquem infrao sujeita a penalidade de demisso. Em nenhum caso poder ultrapassar o prazo de 90 (noventa) dias. Quando houver interesse da administrao poder ser convertida em multa, na base de 50% (cinqenta por cento) por dia de vencimento ou remunerao, ficando o servidor obrigado a permanecer em servio. Tanto a penalidade de advertncia, quanto a penalidade de suspenso tero seus registros cancelados, aps o decurso de 03 (trs) e 05 (cinco) anos de efetivo exerccio. A demisso do servidor pblico representa o fim de sua carreira e, neste sentido, uma das penalidades mais duras que pode ser aplicadas ao servidor, ressalvado, claro, os caos de responsabilizao criminal.

O prazo de prescrio da ao disciplinar


Quase todo concurso tem. O prazo de prescrio comea a correr da data de ocorrncia do fato ou do dia em que o fato tornou-se conhecido. Entretanto, a abertura de sindicncia ou a instaurao de processo disciplinar interrompe a prescrio, at a deciso final proferida por autoridade competente, que neste caso, somente comear a correr a partir do dia em que cessar a interrupo. As infraes punveis com pena de demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade e destituio de cargo em comisso prescrevem em 05 (cinco) anos. J as infraes punveis com pena de suspenso prescrevem em dois anos. Por fim, as infraes punveis com pena de advertncia prescrevem em 180 (cento e oitenta) dias.

O Servidor Pblico como Agente do Desenvolvimento Social Desenvolvimento social se resume ao crescimento da satisfao dos interesses e na qualidade de vida da sociedade. , portanto a evoluo dos competentes que compem a sociedade. Assim o Estado pea primordial nesse desenvolvimento, razo que torna o servidor pblico que age em prol da sociedade e em nome do Estado, fazer com que seus atos sejam revestidos do carter de desenvolvimento social. Portanto aquele que exerce a funo pblica, fica com o papel fundamental de prestar os servios com eficcia e qualidade, fazendo com que o papel social, transforme seu trabalho num instrumento capaz de fazer a atividade publica em favor da maioria, desenvolvendo assim todo o ESTADO, sempre atendendo os princpios ticos e morais. Sade e Qualidade de Vida no Servio Pblico Como em todo o trabalho para que ocorra um bom rendimento e produo, e primordial que a sade dos empregados estejam em perfeitas condies, no diferente para os servidores pblicos. Lembrando que a sade o maior recurso para o desenvolvimento social, econmico e pessoal. Assim os servidores possuem ateno especial determinados programas especficos de sade, que visam: PROMOO, PROTEO, PREVENO E RECUPERAO DA SADE.

Vous aimerez peut-être aussi