Vous êtes sur la page 1sur 38

A SEGURANA E A SADE DO TRABALHADOR

O direito de viver e trabalhar em um ambiente sadio deve ser considerado um dos direitos fundamentais do homem.

HISTRICO
O marco inicial da moderna industrializao teve origem com o aparecimento da 1 mquina de fiar na Inglaterra, na poca da Revoluo Industrial (1760/1830). A mo-de-obra era constituda por homens, mulheres e crianas sem quaisquer restries quanto sade e a segurana do trabalhador. Outro aspecto importante era o excesso de mode-obra desqualificada, gerando a improvisao na indstria, e conseqentes riscos. Nessa poca os trabalhadores tiveram que suportar sem nenhum amparo as conseqncias dos acidentes e das doenas ocupacionais. Os primeiros problemas ocupacionais eram: Mquinas sem proteo; Ambientes sem ventilao; Rudo; Trabalhos sem limites de horas. A primeira preocupao com Segurana deu-se quando o Parlamento Britnico aprovou a 1 Lei de Proteo aos Trabalhadores, que estabeleceu, entre outras coisas, a Lei de Sade Moral dos Aprendizes, que alterava sobre: O limite de 12 horas de trabalho por dia; Proibio de trabalho noturno; A obrigao dos patres de lavar as paredes das fbricas duas vezes ao ano; A obrigatoriedade da ventilao. Em 21 de junho de 1958, na 42 Conferncia Internacional do Trabalho em Genebra foi estabelecido o Servio de Sade Ocupacional. No Brasil a industrializao tomou impulso a partir da 2 Guerra Mundial, a situao dos trabalhadores no foi diferente: nossas condies de trabalho mataram e mutilaram mais pessoas que a maioria dos pases industrializados do mundo. Com o objetivo de melhorar as condies de sade e trabalho no Brasil, na dcada de 40, vrias leis sociais foram criadas, dentre elas, ressalta-se a obrigatoriedade da formao da CIPA Comisso Interna de Preveno de Acidentes, hoje regulamentada pela Lei n 3.214, de 08/06/1978, do Ministrio do Trabalho.
1

ACIDENTE DO TRABALHO
CONCEITO LEGAL (LEI 6367/76 e 8.213/91) Art. 19 -Acidente do trabalho aquele que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional que causa a morte ou perda, ou reduo permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. Art. 20 - Equiparam-se ao acidente do trabalho, para os fins desta lei: A doena profissional ou do trabalho, assim entendida a inerente ou peculiar a determinado ramo de atividade e constante da relao organizada pelo Ministrio da Previdncia e Assistncia Social. Art. 21 - O acidente, que ligado ao trabalho, embora no tenha sido a causa nica, haja contribudo diretamente para a morte, ou perda, ou reduo da capacidade para o trabalho.

CARACTERIZAO DO ACIDENTE DO TRABALHO


Acidente Tpico do Trabalho Ocorre no local e durante o horrio do trabalho, considerado como um acontecimento sbito, violento e ocasional, que provoca no trabalhador incapacidade para a prestao do servio. Acidente de Trajeto Ocorre na ida ou na volta do trabalho, ou ocorrido no mesmo trajeto quando o trabalhador efetua suas refeies em casa. Deixa de ser caracterizado o acidente quando o empregado tenha por interesse prprio, interrompido ou alterado o percurso normal. Ato de Terceiro Esse ato de terceiro pode ser culposo ou doloso. Ser considerado culposo quando a pessoa que deu ensejo ao mesmo no tinha inteno de que o fato acontecesse. Foi um ato de imprudncia, negligncia, impercia que resultou num dano de outrem. J o ato doloso consciente, e a pessoa que o pratica age de m f com vontade dirigida para a obteno de um resultado criminoso. Acidente de Fora Maior Ocorre caso o funcionrio se acidente por causa de inundao, incndio e fatores que no podem ser previsveis. (dentro do horrio de trabalho). Acidente fora do local de horrio de trabalho Ocorre fora do local e horrio de trabalho, quando no cumprimento de ordem ou na realizao de servios sob a autorizao da empresa. Ex: Quando o empregado se acidenta realizando uma viagem a servio da empresa. Causas de Incapacidade Associadas ao acidente do Trabalho
2

Pode acontecer que o empregado j tivesse condies que facilitassem o acontecimento ou resultado. Se um indivduo tem certa fraqueza ssea e sofre uma pancada que para outro traria como conseqncia apenas uma zona dolorida, mas para ele resulta em fratura, suas condies pessoais no afastam a aplicao da legislao acidentria pela totalidade do acontecimento. Se uma leso como ferimento atinge um diabtico, que em face de suas condies de sade vem a sofrer amputao de uma perna ou brao, a legislao acidentria cobre a conseqncia total. So dois elementos que caracterizam o acidente: a Leso Corporal e a Perturbao Funcional. Leso Corporal: Por Leso Corporal deve ser entendido qualquer dano anatmico, por exemplo, uma fratura, um machucado e at mesmo a perda de um membro. Perturbao Funcional: Por Perturbao Funcional deve ser entendido o prejuzo como uma perturbao mental devida a algum ficar atrapalhando tanto verbal, visual e fsico. DOENAS PROFISSIONAIS E DO TRABALHO Doena Profissional entendida como produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho peculiar de determinada atividade. Assim o saturnismo (intoxicao provocada em quem trabalha com chumbo) uma doena tipicamente profissional. Doena do Trabalho entendida como adquirida ou desencadeada em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relacione diretamente. Assim, por exemplo, podemos citar a surdez como doena do trabalho, tendo em conta o servio executado em local extremamente ruidoso.

CONCEITO PREVENCIONISTA
O acidente do trabalho no conceito legal s caracterizado quando dele decorre uma leso fsica, perturbao funcional ou doena, levando morte, perda total ou parcial, permanente ou temporria da capacidade para o trabalho. Os prevencionistas, em especial os CIPEIROS, no devem se basear somente ao conceito legal, mas procurar conhecer o acidente do trabalho em toda a sua extenso e principalmente em suas possibilidades de preveno.

Os acidentes que no causem ferimentos pessoais devem ser considerados acidente do trabalho do ponto de vista tcnico prevencionista, visando evitar os danos fsicos que possam por eles ser provocados. Assim, o conceito prevencionista caracteriza o acidente de trabalho como toda ocorrncia no programada, estranha ao andamento normal do trabalho, da qual possa resultar dano fsico e/ou funcionais, morte do trabalhador e/ou danos materiais e econmicos empresa. TODO ACIDENTE DEVE SER CONSIDERADO IMPORTANTE, POIS NO POSSVEL PREVER SE ELE PROVOCAR OU NO LESES NO TRABALHADOR. Esta conceituao ampla leva ao registro de todos os acidentes do trabalho ocorridos, permitindo a explorao de suas causas e conseqente preveno, que caracterize a verdadeira atuao da CIPA. Um exemplo seria o caso de uma ferramenta que cai do alto de um andaime. Fica caracterizado sob o enfoque prevencionista, mesmo que este no atinja ningum.

RISCOS AMBIENTAIS
Consideram-se riscos ambientais os agentes qumicos, fsicos, biolgicos, existentes nos ambientes de trabalho. Os riscos ambientais so capazes de causar danos sade e integridade fsica do trabalhador devido a sua natureza, concentrao, intensidade, suscetibilidade e tempo de exposio. Para que sejam considerados fatores de riscos ambientais estes agentes precisam alm de estarem presentes no ambiente do trabalho, porm em determinadas concentraes ou intensidade, e o tempo mximo de exposio do colaborador a eles determinado por limites pr-estabelecidos (conforme NR9 e NR 15).

CLASSIFICAO DOS RISCOS AMBIENTAIS: GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPO 3 GRUPO 4 VERDE VERMELHO MARROM AMARELO
RISCOS FISICOS RISCOS QUMICOS RISCOS BIOLGICOS RISCOS ERGONOMICOS

GRUPO 5 AZUL
RISCOS DE ACIDENTES

Rudos

Poeiras

Vrus
4

Esforo fsico intenso

Arranjo fsico inadequado

Vibraes Radiaes Ionizantes Radiaes no Ionizantes Frio Calor Presses Anormais

Fumos

Nvoas

Levantamento Bactrias transporte manual de peso Exigncia de Protozorios postura inadequada Fungos Parasitas Bacilos Controle rgido de produtividade Imposio de ritmos excessivos Iluminao inadequada Jornadas de trabalho prolongadas Monotonia e repetitividade

Mquinas e equipamentos sem proteo Ferramentas inadequadas e defeituosas Eletricidade Probabilidade de incndio ou exploso Armazenamento inadequado Animais peonhentos Outras situaes de risco que podero contribuir para a ocorrncia de acidentes

Neblinas Gases Vapores Substancia composto ou produtos qumicos em geral -

Umidade

Os riscos ambientais esto divididos em cinco grupos principais: 1) Riscos fsicos: so efeitos gerados por mquinas, equipamentos e condies fsicos caractersticas do local de trabalho, que podem causar prejuzos sade do trabalhador. 2) Riscos qumicos: estes riscos so representados pelas substncias qumicas que se encontram nas formas lquida, slida e gasosa. Quando absorvidos pelo organismo, pode produzir reaes txicas e danos sade. H trs vias de penetrao no organismo: via respiratria, via cutnea, via digestiva. 3) Riscos biolgicos: causados por microrganismos invisveis a olho nu, como bactrias, fungos, vrus, bacilos e outros. So capazes de desencadear doenas devido contaminao e pela prpria natureza do trabalho. 4) Riscos ergonmicos: so contrrios s tcnicas de ergonomia, que propem que os ambientes de trabalho se adaptem ao homem, propiciando bem estar fsico e psicolgico. Os riscos ergonmicos esto ligados tambm a fatores externos (do ambiente) e a fatores internos (do plano emocional). Em sntese: ocorrem quando h disfuno entre o indivduo, seu posto de trabalho e seus equipamentos. 5) Riscos de acidentes: ocorrem em funo das condies fsicas de ambiente fsico e do processo de trabalho e tecnolgicas imprprias capazes de provocar leses integridade fsica do trabalhador.

EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL


CONCEITO: O equipamento de Proteo Individual (E.P.I.) um instrumento de uso pessoal, cuja finalidade neutralizar a ao de certos acidentes, que poderiam causar leses ao trabalhador, e proteg-lo contra possveis danos sade, causados pelas condies de trabalho. O E.P.I. Deve ser usado como medida de proteo quando: No for possvel eliminar o risco com proteo coletiva; For necessrio complementar a proteo individual; Em trabalhos eventuais e em exposio de curto-perodo; A seleo deve ser feita por pessoal competente, conhecedor no s do equipamento como, tambm das condies em que o trabalho executado. CARACTERSTICAS E CLASSIFICAO DOS EPI Podem-se classificar os EPI, agrupando-se segundo a parte do corpo que devem proteger: Crnio - Capacete de segurana Face - Mscara de solda e protetor com viseira Ouvidos - Protetor tipo concha, plug ou insero. Olhos - culos contra impacto, para manuseio de cido e para soldadores. Vias respiratrias Respirador Tronco - Jaquetas e aventais Mos e braos - Luvas e mangas Ps - Botas de borracha, PVC e sapatos de segurana. Cintos de segurana: No tem finalidade de proteger esta ou aquela parte do corpo. Destinam-se a proteger o homem que trabalha em lugares altos, prevenindo quedas; Ex.: Cinto com travesso e Cinto com corda; Cremes de Proteo: So cremes protetores para a pele que, quando aplicados formam uma pelcula de proteo contra o ataque agressivo de produtos tais como: leos, graxas, solventes e substncias similares, sem que o usurio perca a sensibilidade do tato. OBRIGAES LEGAIS Obrigaes do empregador (item 6.6.1 da NR 06): a) Adquirir o tipo adequado atividade do empregado; b) fornecer ao empregado somente EPI aprovado pelo MTb, com certificado de Aprovao CA; c) treinar o trabalhador sobre o seu uso adequado; d) tornar obrigatrio o uso; e) substitu-lo, imediatamente, quando danificado ou extraviado; f) responsabilizar-se pela sua higienizao e manuteno peridica;
6

g) comunicar ao MTb, qualquer irregularidade observada no EPI. Obrigaes do empregado (item 6.7.1 da NR 06): a) us-lo apenas para a finalidade a que se destina; b) responsabilizar-se por sua guarda e conservao; c) comunicar o empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso; Nota: Art. 158 da CLT - Pargrafo nico: Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada ao uso dos equipamentos de proteo individual fornecidos pela empresa; PROTEO COLETIVA (EPC): So recursos aplicados com a finalidade de neutralizar, isolar ou sinalizar os riscos de acidentes. Exemplos de EPC: Guarda-corpo, tapetes de borracha, sistema de exausto e ventilao, placas cones - bandeiras de sinalizao, escoramento de valas, proteo s partes de mveis, mquinas e equipamentos, pra-raios, extintor de incndio e outros. Existem umas sries de medidas de controle utilizadas no meio ambiente e/ou no homem, e cabe a CIPA a tarefa de encontrar solues para situaes perigosas. A CIPA deve fazer a identificao dos riscos e ter como prioridade s medidas de Proteo Coletiva. Medidas de Proteo Coletiva Neste sentido trs alternativas podem ser adotadas: Eliminao do Risco Os acidentes se previnem com a aplicao de medidas especficas de segurana, selecionadas de forma a estabelecer maior eficcia na prtica. Como primeira opo deve-se analisar a viabilidade tcnica da eliminao do risco. Ex.: Uma escada com piso escorregadio apresenta um srio risco de acidente. Este risco poder ser eliminado com a adaptao de uma faixa emborrachada e antiderrapante em cada degrau. Com essa medida, o risco foi definitivamente eliminado e os trabalhadores protegidos. Neutralizao do Risco Existem problemas que impedem a eliminao do risco existente. Como por exemplo, podemos citar as partes mveis de uma mquina: polias, engrenagens etc. No possvel suprir tais partes do equipamento, o que possvel fazer neutralizar o risco com uma proteo coletiva (anteparos protetores). Sinalizao do Risco A sinalizao do risco o recurso que se usa quando no h alternativas que se apliquem s duas medidas anteriores: eliminao do risco e neutralizao do risco atravs de proteo individual e coletiva.
7

A sinalizao deve ser usada como alerta de determinados perigos e riscos ou em carter temporrio, enquanto tomam medidas definitivas. Como por exemplo: quando o cho est molhado por algum motivo, deve-se colocar uma placa com os dizeres cuidado piso molhado. NOES SOBRE AS LEGILAES TRABALHISTAS E PREVIDENCIRIAS A garantia de proteo integral ao trabalhador deve ser alcanada fundamentalmente atravs do estmulo s aes de preveno do dano e a promoo de condies no ambiente de trabalho. CONSTITUIO FEDERAL (1988) So direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio. So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: - Reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana. - Adicional de remunerao para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei. CDIGO PENAL BRASILEIRO. Perigo de vida ou sade de outrem Expor a vida ou a sade de outrem a perigo direto ou iminente. Pena - deteno de trs meses a um ano se o fato no constitui crime mais grave. ASPECTOS CRIMINAIS DO ACIDENTE DO TRABALHO. Para caracterizao de crime, torna-se necessria a existncia do elemento subjetivo- dolo ou culpa, e, alm disso, que o fato praticado seja tpico, anti jurdico e culpvel. imprescindvel provar-se que o acidente ocorreu em virtude de manifesta negligncia em observar as normas mnimas de segurana do trabalho. Assim, o empregador que distribui servios sem as mnimas condies de segurana responder pelo acidente que venha ocorrer. A responsabilidade ser sempre: do superior que tinha poderes para alterar a situao, daquele que tinha o dever de informar as irregularidades existentes, bem como fornecer equipamento de proteo, de fiscalizar o trabalho e dar treinamento. Deve necessariamente haver o nexo causal para atribuio de responsabilidade. No havendo o nexo causal no h que se cogitar de responsabilidade penal. CONSOLIDAO DAS LEIS TRABALHISTAS (CLT). Art. 157 Cabe s empresas:
8

I cumprir e fazer cumprir as normas de segurana e medicina do trabalho; II instruir os empregados, atravs de ordens de servio, quanto s precaues a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenas ocupacionais; III adotar as medidas que lhe sejam determinadas pelo rgo regional competente; IV facilitar o exerccio da fiscalizao pela autoridade competente. Art. 158 Cabe aos empregados: I observar as normas de segurana e medicina do trabalho, inclusive as instrues de que trata o item II do artigo anterior; II colaborar com a empresa na aplicao dos dispositivos deste Captulo. Pargrafo nico Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada: a) observncia das instrues expedidas pelo empregador na forma do item II do artigo anterior; b) ao uso dos equipamentos de proteo individual fornecidos pela empresa. CONSOLIDAO DAS LEIS PREVIDENCIRIAS As prestaes relativas aos acidentes do trabalho so devidas: Ao empregado, exceto o domstico; Ao trabalhador avulso; Ao segurado especial; Ao mdico-residente, de acordo com a Lei n 8.138, de 28 de Dezembro de 1990. A empresa dever comunicar o acidente do trabalho previdncia social at o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, imediato, a autoridade competente, sob pena de multa varivel entre o limite mnimo e o limite mximo do salrio-de-contribuio, sucessivamente aumentada nas reincidncias, aplicada e cobrada na forma do art. 109 do Regulamento da Organizao e do Custeio da Seguridade Social ROCSS. Devero ser comunicadas aos INSS, as seguintes ocorrncias: Ocorrncias tipos de CAT: a . Acidente do trabalho, tpico ou de trajeto, ou doena profissional ou CAT inicial do Trabalho. b. Reinicio de tratamento ou afastamento por agravamento de leso de CAT reabertura; acidentes do trabalho ou doena profissional ou do trabalho, j comunicado anteriormente ao INSS. c. Falecimento decorrente de acidente ou doena profissional ou do CAT comunicao de bito trabalho, ocorrido aps a emisso da CAT inicial.
9

COMUNICAO DE ACIDENTE A Comunicao do Acidente de Trabalho (CAT) obrigao prevista em lei, conforme dispe o artigo 134 do decreto 2172/97. A CAT dever ser feita at o dia til aps o acidente, sob pena de multa. A inexatido das declaraes da CAT implicar em sanes previstas nos artigos 171 e 299 do Cdigo Penal. COMUNICAO DE REABERTURA As reaberturas devero ser comunicadas ao INSS pela empresa ou beneficirio, quando houver reincio de tratamento ou afastamento por agravamento de leso de acidente do trabalho ou doena ocupacional comunicado anteriormente ao INSS. Na CAT de reabertura devero constar as mesmas informaes da poca do acidente, exceto quanto ao afastamento, ltimo dia trabalhado, atestado mdico e data da emisso, que sero relativos data da reabertura. COMUNICAO DE BITO O bito decorrente de acidente ou doena ocupacional, corrido aps a emisso da CAT inicial ou da CAT reabertura, ser comunicado ao INSS atravs da CAT comunicao de bito, constando a data do bito e os dados relativos ao acidente inicial. Anexar a Certido de bito e, quando houver, o laudo de necropsia. Auxlio doena Acidentrio Tem direito o segurado empregado rural ou urbano (exceto o domstico), o avulso, o especial, e o mdico residente que exerce trabalho remunerado, quando sofrem acidente de trabalho e so considerados incapazes para o exerccio de suas atividades. Obs.: Tambm considerado acidente do trabalho a doena que o segurado adquirir em conseqncia do Trabalho. A concesso do auxlio-doena por acidente do trabalho independe do nmero de contribuies pagas pelo segurado. Tem inicio a partir do 16 dia seguinte ao do acidente at a alta da percia mdica, cabe empresa a remunerao do dia do acidente e dos 15 (quinze) dias seguintes. Esse auxlio conhecido popularmente como seguro. um beneficio mensal, em dinheiro, que corresponde a 91% do salrio a mdia aritmtica simples dos 36 ltimos salrios imediatamente anteriores ao afastamento da atividade. O auxlio-doena acidentrio ser pago pelo INSS at a alta definitiva ou aposentadoria, respeitando o limite do valor do salrio beneficio. Aposentadoria por invalidez
10

Tem direito o segurado empregado rural ou urbano (exceto o domstico), o avulso, o especial, e o mdico residente que exerce trabalho remunerado. O segurado que, estando ou no em gozo de auxlio-doena acidentrio, for considerado, mediante exame mdico-pericial a cargo do INSS, incapaz para o trabalho, sem condies de reabilitao profissional que lhe permita o exerccio de atividade que possa garantir a sua subsistncia. Obs.: A concesso de aposentadoria por invalidez por acidente de trabalho independe do nmero mnimo de contribuies pagas pelo segurado. Tem inicio no dia seguinte data da cessao do auxlio-doena acidentrio. Obs.: Se a incapacidade total e definitiva para o trabalho for reconhecida imediatamente aps o acidente, a aposentadoria por invalidez ser concedida desde logo, a partir da data que teria incio o auxlio-doena acidentrio. O valor corresponde a 100% do salrio de benefcio. Obs.: Segurado especial: um salrio mnimo. Caso esteja contribuindo facultativamente ter o benefcio concedido com base no salrio de contribuio do dia do acidente. Se o segurado necessitar de assistncia permanente de outra pessoa, a critrio da percia mdica, o valor da aposentadoria por invalidez ser aumentada em 25%. Auxilio-Acidente Tem direito empregado (urbano e rural); trabalhador avulso; segurado Especial e quem tem sofrido acidente de trabalho ou de qualquer natureza; o mdico-residente, somente quando decorrente de acidente de trabalho; Ter direito ao beneficio quando a percia mdica do INSS concluir que, aps a consolidao das leses decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultar seqela que implique reduo da capacidade funcional. Obs.: A concesso de auxlio-doena independe do nmero mnimo de contribuies pagas pelo segurado. A partir do dia seguinte ao da cessao do auxlio-doena, ter inicio independentemente de qualquer remunerao ou rendimento auferido pelo segurado. O auxlio-doena mensal e vitalcio corresponder a 50% do salrio de benefcio do segurado. Obs.: Segurado especial: receber 50% do salrio mnimo. Caso esteja contribuindo facultativamente ter o benefcio concedido com base no salrio de contribuio.

INSPEO DE SEGURANA
OBJETIVOS E IMPORTNCIA

11

A inspeo de segurana consiste na observao cuidadosa dos ambientes de trabalho e condies de trabalho, objetivando descobrir e identificar os riscos de acidentes e/ou doenas ocupacionais, possibilitando assim, a neutralizao e/ou amenizao dos mesmos. Tem como objetivo: Determinar os meios preventivos antes da ocorrncia dos acidentes; Criar conscincia prevencionistas aos funcionrios da empresa; Desenvolver em cada trabalhador o conceito de agente de mudana nas condies de trabalho; Estabelecer parceria entre segurana e demais departamentos da empresa; Divulgar e consolidar, nos trabalhadores, o interesse da empresa pela segurana sobre; A legislao sobre Inspeo de segurana no trabalho trata sobre inspeo na NR-5, - A CIPA ter as seguintes atribuies:quando houver denncia de risco ou por iniciativa prpria e mediante prvio aviso ao empregador e ao SESMT, inspeo nas dependncia da empresa, dando conhecimento dos riscos encontrados ao responsvel pelo setor, ao SESMT e ao empregador. Da porque o CIPEIRO deve compreender e utilizar a inspeo de segurana durante sua atuao na empresa. A base de toda inspeo de segurana e anlise dos riscos sob os aspectos j citados deve envolver indivduos, grupos, operaes e processos. Dentro do objetivo de anlise dos vrios fatores, de riscos de acidentes, a proposta metodolgica mais aceita envolve a identificao do agente da leso. O agente da leso todo fator humano, fsico ou ambiental que provoca perdas. Controlar ou neutralizar o agente muito mais importante do que simplesmente atribuir a culpa a este ou quele fato ou pessoa. Nesta questo da culpa, um aspecto importante a considerar a presena do fator humano, direta ou indiretamente, em mais de 90% dos acidentes. Esta caracterstica, freqentemente, desestimula a adoo das medidas de preveno necessrias. H vrios modos de analisar as causas dos acidentes. Dentre eles o mapeamento de situaes de risco tem sido um instrumento eficiente. O mapeamento permite uma anlise mais visvel e objetiva dos riscos potenciais. O mapeamento pode ser feito atravs da representao grfica o local de trabalho. CONCEITO E TIPO DE INSPEO DE SEGURANA A inspeo de segurana permite detectar riscos de acidentes possibilitando a determinao de medidas preventivas. As inspees podem ser: INSPEO GERAL:
12

So aquelas feitas em todos os setores da empresa e que se preocupam com todos os problemas relativos Segurana e Medicina do Trabalho. Dessas inspees podem participar engenheiros, tcnicos em segurana, mdicos, assistentes sociais e membros da CIPA. Essas inspees devem ser repetidas a intervalos regulares e, onde no existirem Servios Especializados em Segurana e Medicina do Trabalho, a tarefa caber a CIPA da empresa. INSPEO PARCIAL: Quando feita: Alguns setores da empresa Certos tipos de trabalho Certos equipamentos Certas mquinas Elas podem limitar-se em relao s reas, sendo inspecionados apenas determinados setores da empresa, e podem limitar-se em relao s atividades sendo inspecionados certos tipos de trabalho, certas mquinas ou certos equipamentos. INSPEO DE ROTINA: Cabem aos encarregados dos setores de segurana, aos membros da CIPA, ao pessoal que cuida da manuteno de mquinas, equipamentos e condutores de energia. muito importante que os prprios trabalhadores faam inspees em suas ferramentas, nas mquinas que operam e nos equipamentos que utilizam. Naturalmente, em inspees de rotina, so mais procurados os riscos que se manifestam com mais freqncia e que constituem as causas mais comuns do acidentes. Lembrando que os prprios funcionrios podem fazer somente as inspees e no mexerem nos maquinrios, pois para isso existem os mecnicos que esto aptos para este servio. INSPEO PERIDICA: Como natural que ocorram desgastes dos meios materiais utilizados na produo, de tempos em tempos devem ser marcadas, com regularidade, inspees destinadas a descobrir riscos que o uso de ferramentas, de mquinas, de equipamentos e de instalaes energticas podem provocar. Os setores de manuteno e de produo normalmente se ocupam dessas inspees peridicas. Algumas dessas inspees so determinadas por lei, principalmente as de equipamentos como caldeiras e elevadores e mesmo as de equipamentos de segurana como extintores, mangueiras e outros. Materiais mveis de maior uso e desgaste devem merecer inspees peridicas. INSPEO EVENTUAL:

13

No tem datas ou perodos determinados. Podem ser feitas por tcnicos, mdicos, e engenheiros, e se destinam a controles especiais de problemas importantes dos diversos setores da empresa. O mdico pode, por exemplo, realizar inspees em ambientes ligados sade do trabalhador, como refeitrios, cozinhas, instalaes sanitrias, vestirios e outros. INSPEO OFICIAL: So realizadas por agentes dos rgos Sanitrio e oficiais do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), sem dia e hora marcada. INSPEO ESPECIAL: Destinam-se a fazer controles tcnicos que exigem profissionais especializados, aparelhos de teste e de medio. Pode-se dar exemplo de medio do rudo ambiental para Elaborao de PPRA, PCMCO e LTCAT. A presena de representantes da CIPA na inspeo ambiental sempre recomendvel, pois a assimilao de conhecimentos cada vez mais ampla sobre as questes de Segurana e Medicina do Trabalho vai tornar mais produtivo, mais completo, o trabalho educativo que a comisso desenvolve. Este trabalho geralmente executado pelo SESMT (Servio Especializado em Segurana e Medicina do Trabalho). LEVANTAMENTO DOS RISCOS DE ACIDENTES Mas como proceder numa inspeo de segurana? Existem alguns passos que devem ser seguidos para o desenvolvimento dessa atividade que so cinco. So eles: observao, informao, registro, encaminhamento e acompanhamento. Observao: tanto dos atos como das condies inseguras; Informao: a irregularidade deve ser registrada na hora para que a soluo do problema ocorra antes de qualquer ocorrncia desagradvel; Registro: os itens levantados na inspeo devem ser registrados em formulrio prprio, para que fique claro o que foi observado, em local, as recomendaes e as sugestes; Encaminhamento: os pedidos e recomendaes provenientes da inspeo de segurana devem ser enviados aos setores e/ou pessoas envolvidas seguindo os procedimentos prprios da empresa; Acompanhamento: verificar se as medidas propostas esto sendo executadas. RELATRIO DE INSPEO

14

Toda inspeo de segurana implica na emisso de um Relatrio, que objetiva descrever minuciosamente as situaes de risco a integridade fsica do trabalhador e propor recomendaes para sanar a irregularidade. Dados 1. O que feito? 2. Como feito? Anlise dos riscos Deve ser feito isso que est sendo observado ou existe algum risco que sugere alterao? A tcnica desenvolvida correta? Contm riscos que podem ser eliminados com pequenas alteraes? O objetivo da atividade ser alcanado corretamente em segurana? Quando so eliminados os riscos, o porqu feito? Justificar de modo lgico tudo o que feito?

3. Porque feito?

Priorizao A partir da anlise de riscos, priorizar os problemas de forma a atender aqueles mais graves e ou iminentes. Implantao Nesta fase, os relatrios com as medidas corretivas definidas devero ser encaminhados ao departamento responsvel para sua efetivao. A operacionalizao das medidas dever ser negociada no prprio setor responsvel, em prazos determinados com prioridade. Acompanhamento Consiste na verificao e cobrana das medidas preventivas propostas. Devem ser realizados junto unidade responsvel e setores afins. COMUNICAO E INVESTIGAO DE ACIDENTES REGISTRO DE ACIDENTES Indicam o grau de segurana do trabalho na empresa e a eficincia das medidas destinadas a prevenir acidentes. DEFINIES: O acidente de trabalho, quanto a sua conseqncia se classificar em: Acidente sem afastamento: Aquele em que o acidentado retorna ao local de trabalho no mesmo dia em que ocorreu o acidente e/ou dia seguinte (menos de 24 horas). Acidente sem afastamento: Aquele em que o acidentado fica mais de um dia afastado do servio (mais de 24 horas). Do acidente com afastamento pode resultar: Incapacidade Temporria, Incapacidade Permanente (parcial ou total) ou morte. Acidente Interno: So aqueles ocorridos no exerccio da funo a servio da empresa, ou seja, no trabalho, podendo ser sem ou com afastamento. Acidente de trajeto: So aqueles que ocorrem no trajeto habitual de casa para o servio e vice-versa, podendo ser sem e com afastamento.

15

Horas-homem trabalhadas: So as horas efetivamente trabalhadas num determinado perodo. Dias perdidos: Trata-se dos dias em que o empregado no teve condio de trabalho. Dias debitados: Representa uma perda, um prejuzo econmico que toma como base uma mdia de vida ativa do trabalhador, calculada em vinte anos ou 6.000 (seis) mil dias. Estatsticas: Com o nmero de acidentes, de dias perdidos, de dias debitados e horas-homem trabalhadas, podem ser calculados dois valores: Coeficientes de freqncia: representa o nmero de acidentes, com afastamento que podem ocorrer em cada milho de homens-hora trabalhadas. A frmula a seguinte:

N. de acidentes com afastamento x 1.000.000 CF = -----------------------------------------------------------Homens horas trabalhadas Coeficientes de gravidade: representa a perda de tempo (dias perdidos + dias debitados), que ocorre em conseqncia de um acidente em cada milho de homens-horas trabalhada. A frmula a seguinte:

Dias perdidos + dias debitados x 1.000.000 CG = --------------------------------------------------------Homens horas trabalhadas

COMUNICAO E INVESTIGAO DE ACIDENTES COMUNICAO DO ACIDENTE: Toda empresa deve ter um sistema padronizado de comunicao do acidente. NA EMPRESA - Encaminhar o funcionrio acidentado para Assistncia Mdica; (Hospital Publico) - Comunicar ao Departamento pessoal e Segurana do Trabalho; - Se for ao Hospital (Publico), preencher CAT (Comunicao de Acidente do Trabalho) - O mdico da empresa (caso tenha) que atendeu o acidentado emite a Ficha de Comunicao e Anlise de Acidente e encaminhar Segurana do Trabalho; - A Segurana do Trabalho e CIPA faro anlise e a concluso da investigao. INVESTIGAO DO ACIDENTE

16

Na investigao dos acidentes, toda informao essencial para se classificar como Fator de Acidente. O AGENTE: o objeto ou equipamento que provocou a leso. Exemplos: Mquinas, Equipamentos, Ferramentas utilizadas, Matria prima empregada, Etc. VERIFICAO DOS ACIDENTES As causas dos acidentes esto distribudas em 2 grupos: _ Grupo I Prtica Insegura CONDIO INSEGURA: So aquelas que, presentes no ambiente de trabalho, colocam em risco a integridade fsica e mental do trabalhador devido possibilidade de o mesmo acidentar-se. 1) Aspecto da Construo e Instalaes: 2) Espao fsico, pisos irregulares, excesso de rudo, falta de ordem e limpeza, instalaes eltricas imprprias ou com defeitos, falta de sinalizao. 3) Quanto aos Equipamentos: 4) Localizao imprpria das mquinas, falta de proteo em partes mveis e pontos de agarramento, mquinas com defeito. 5) Quanto Proteo do Trabalhador: 6) Proteo insuficiente ou totalmente ausente, roupas no apropriadas, calados imprprios, equipamentos de proteo com defeito. Grupo II Condio Ambiente de Insegurana. ATO INSEGURO So geralmente definidos como causas de acidentes do trabalho que residem exclusivamente no fator humano. a condio pela qual o funcionrio consciente ou inconsciente se expe ao risco de acidentes. 1. Desconhecimento ou desrespeito as regras de segurana; 2. Desconhecimento dos riscos da funo e/ou da forma de evit-los: 3. Falta de habilidade para o desempenho das atividades; 4. No utilizao dos EPIs (equipamentos de proteo individual); 5. Excesso de confiana, exibicionismo; 6. Ritmo excessivo; 7. Improvisao; 8. Brincadeiras; 9. Manuteno de mquinas em movimento; 10. Uso de ferramentas com defeitos;
17

11. Inadaptao entre homem e funo: OBS: A palavra ambiente inclui, aqui, tudo o que se refere ao meio, desde a atmosfera do local de trabalho at as instalaes, equipamentos, substncia utilizadas e mtodos de trabalho empregados. Exemplo: Material estocado em prateleiras muito altas e partes mveis de mquinas sem proteo FATOR PESSOAL DE INSEGURANA: Esto relacionados aos problemas pessoais do trabalhador, influenciando diretamente seu comportamento, podendo resultar em acidentes, como por exemplo: _ Problemas sociais e/ou psicolgicos; _ Tenso, estresse; _ Adaptao a mudana; _ Uso de substncias txicas; _ Alcoolismo; _ Conflitos familiares, etc... O acidente do trabalho um processo evolutivo e acumulativo dos grupos de Fator Pessoal, Ato Inseguro e Condio Insegura. Para que ocorra um acidente do trabalho necessrio que aja pelo menos um dos grupos j apontados. (Causando efeito domin) NATUREZA DA LESO: Conseqentemente est relacionada com o tipo de Acidente e as providncias mdicas (tratamento para recuperao) e tem repercusso dentro dos aspectos legais. Exemplo: contuso Entorse Luxao Fratura Ferimento Queimadura, Etc. PROCEDIMENTO PARA INVESTIGAO E ANLISE: Procura das causas do acidente Como roteiro bsico na investigao podemos nos valer das seguintes perguntas: O que fazia o trabalhador no momento imediatamente anterior ocorrncia? Como aconteceu? Quais foram s conseqncias? Quais as causas que contriburam direta ou indiretamente para a ocorrncia do acidente?
18

Quando ocorreu? (Data e hora) Onde ocorreu? (Especificando o setor ou seo) Quanto tempo de experincia na funo tinha o acidentado?

Responsabilidade
Supervisores imediatos: Encaminhar o acidentado para atendimento mdico, comunicar Segurana do Trabalho e participar da Investigao. Mdico do trabalho: Atendimento mdico e emisso da ficha de Comunicao e Anlise de Acidente. Tcnico de segurana: Coordenar a investigao e efetuar relatrio de anlise. Membro da CIPA: Participar da investigao e comentar a aplicao das medidas recomendadas na reunio da CIPA. Empregado acidentado e testemunhas: Prestar informaes corretas sobre a ocorrncia. Conseqncias A ocorrncia de acidentes do trabalho acarreta prejuzos sociedade, atingindo dados alarmantes. As conseqncias dos acidentes so fceis de serem apontadas. Porm predomina ainda em algumas indstrias o sentido de que tais acontecimentos so inevitveis em sua maioria, quando exatamente o inverso que ocorre. Relao de conseqncias diretas e indiretas surgidas a partir de um acidente, com a finalidade de modificar as idia erradas sobre o assunto. _ A incapacidade permanente do homem para o trabalho; _ O salrio do dia em que o homem de acidentou; _ O salrio dos demais empregados que pararam o trabalho por causa do acidente; _ O salrio dos acompanhantes do acidentado no hospital; _ A salrio dos dias de afastamentos do acidentado; _ A indenizao devida ao acidentado; _ A morte do acidentado. muito importante que a descrio do acidente seja apresentada de forma clara e objetiva. A falta de fidelidade no relato de um acidente acarretar falhas na investigao e a causa real no ser apurada. Investigao e anlise dos acidentes A preveno de acidentes deve obedecer a um processo dinmico e constante que se caracterize por aes efetivamente prevencionistas que devem ser tomadas no sentido de

19

evitar, eliminar, controlar ou impedir a evoluo e consolidao dos riscos no ambiente de trabalho. Assim, a ao prevencionista correta e ideal aquela que procura eliminar ou minimizar as causas dos acidentes antes que os mesmos aconteam, proporcionando aos trabalhadores condies eficazes de sobrevivncia no exerccio do trabalho. No entanto, mesmo dentro deste sistema, os acidentes podero ocorrer e caber a CIPA estudar suas causas, circunstncias e conseqncias. Anlise dos acidentes A cuidadosa investigao de um acidente oferece elementos valiosos para anlise que deve ser feita, concluindo-se sobre suas causas e suas conseqncias. Tal trabalho provoca a adoo de uma srie de medidas ou providencias administrativa, tcnicas, psicolgicas ou educativas dentro da empresa. A CIPA deve participar dos vrios aspectos relacionados com o estudo dos acidentes, preocupando-se em analis-los e elaborando relatrios, registros, comunicaes e sugestes entre providencias. A anlise do acidente correspondente a uma viso geral da ocorrncia, e as suas informaes devem ser elementos de estudo e no um simples registro burocrtico. O estudo dos acidentes no deve limitar-se queles considerados graves. Pequenos acidentes podem revelar riscos grandes, acidentes sem leso podem transformar-se em ocorrncia com vtimas. A CIPA deve investir na identificao de perigos que parecem sem gravidades, mas que podero tornar-se fontes de acidentes graves. A anlise dos acidentes fornece dados que se acumulam e possibilitam uma viso mais correta obre a condies de trabalho da empresa, com indicaes sobre os tipos de acidentes mais comuns, sobre as causas mais atuantes, medindo a gravidade das conseqncias e revelando os setores que necessitam de maior ateno da CIPA. Considerando-se a dimenso das conseqncias do acidente (fsicas, econmicas, psicolgicas, sociais, etc.) para o trabalhador e analisando de forma real os benefcios devidos, os efetivados pela legislao, e a real perspectiva de reabilitao profissional, reintegrao social e familiar, revela-se necessidade de realizar com seriedade e competncia a investigao e anlise dos acidentes, como trabalho prevencionista. Cuidados a serem tomados numa investigao: Antes da investigao A CIPA dever nomear um grupo de anlise e investigao da doena ou acidente do trabalho.

20

Este grupo dever ser constitudo por pessoas com conhecimento no processo que gerou a situao analisada. Pessoas que presenciaram o acidente e prprio doente ou acidentado podero fazer parte do grupo, desde que isso no cause constrangimentos. O grupo dever buscar, de forma ordenada, todas as informaes disponveis sobre a doena ou acidente, tais como: - Uma avaliao do local onde ocorreu o acidente, sempre que possvel antes que as condies do local sejam alteradas; - As funes desenvolvidas na hora do acidente; - Dados sobre os produtos, mquinas, equipamentos ou processos ligados direta ou indiretamente situao objeto de anlise. Durante a investigao _ Respeitar a hierarquia do setor onde se proceder investigao; _ Apresenta-se a cada envolvido, dando-lhe uma idia dos objetivos da investigao; _ No comentar os depoimentos de um envolvido com outro; _ No tornar a investigao um interrogatrio, e sim uma conversa informativa; _ Solicitar aos envolvidos que apresentem sugestes para solucionar o caso; _ No emitir opinies prprias sobre o acidente, mas sim a opinio do grupo da CIPA. Depois da investigao _ Manter sigilo sobre os dados obtidos, informando apenas a CIPA e a chefia imediata do empregado; _ Acompanhar a execuo das medidas preventivas adotadas; _ Elaborar relatrio de investigao. _ Todo acidente traz informaes teis para aqueles que se dedicam sua preveno. _ Revela a existncia de causas ainda no conhecidas, ou seja, causas que permaneciam ocultas e que no haviam sido notadas. Sendo um acidente comum, ou seja, um infortnio j ocorrido, pode revelar possvel falha de preveno que, por alguma razo a ser determinada, esto impedindo a adoo das medidas corretivas. Cadastro de acidentados Assim como na empresa existem preocupaes com controle de qualidade, de produo, de estoque e de outros aspectos da atividade produtiva, tambm com relao aos acidentes deve existir igual ou maior interesse. Devido variao dos tipos de infortnio que se apresentam, necessrio que se faam registros cuidadosos sobre os acidentados, com relatrios completos. Tais registros podem
21

colocar em destaque a situao dos acidentes por reas da empresa, por causas, por tipos de leso, por dias da semana, por idade dos acidentados e por muitos outros fatores. Esse cadastro poder ser de grande utilidade para o estudo das medidas de preveno de acidentes. A.I.D.S. - SNDROME DA IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA O que significa a Sigla A.I.D.S Esta sigla representa as iniciais de Sindrome de Imunodeficincia Adquirida que em ingls, se escreve: Adquired Immune Deficiency Syndrome (AIDS). O que isto quer dizer: uma doena infecciosa do sistema de defesa (imunolgico), provocada por um vrus especfico. Esse vrus pode ser contrado durante o desenvolvimento fetal ou ao longo da vida, nas relaes sexuais com um (a) parceiro (a) contaminado (a), ou ainda atravs de contaminao sangnea. A doena no se transmite atravs dos genes, portanto no tem carter hereditrio e sim, adquirido. A ao deste vrus sobre as clulas de defesa que fazem parte do corpo humano, provoca uma falha na vigilncia do organismo, causadora das infeces oportunistas. O que vrus da AIDS. um vrus denominado HIV, que quer dizer, em Ingls, Human Imunodeficiency Vrus, ou seja, vrus da Imunodeficincia Humana, previamente conhecido como HTL III (vrus linfotrpico da clula T do tipo III) ou LAV (Lynfhoadenopathy Associated Vrus). Sempre que o vrus est presente ele causa doena? O vrus pode permanecer hospedado nas clulas de defesa que compem a imunidade celular, sem que nenhum efeito danoso a elas ocorra. Esse perodo de latncia que contado atravs da diferena entre a data da ecloso da AIDS propriamente dita e a data do diagnstico varia de pessoa para pessoa, mas a mdia de 5 anos, aps a data da contaminao. Ainda est para ser determinado se toda pessoa contaminada pelo HIV com certeza desenvolver a doena da AIDS. Fatores que provocam a ativao do vrus: Os fatores que desencadeiam esta ativao viral no so ainda bem conhecidos. Mas algumas condies como: m alimentao, infeces repetidas, tanto por tipos diferentes do HIV, quanto por outros microrganismos, oportunistas ou no, como, por exemplo, as infeces causadas pelo vrus do Herpes, pelas bactrias causadoras da Sfilis e da Gonorria, entre outras, so consideradas fatores agravantes da infeco HIV, precipitando o incio da doena. O que acontece clinicamente quando o vrus da AIDS se ativa dentro de uma pessoa?
22

No h correlao clnica imediata entre a ativao viral e o aparecimento de sinais ou sintomas clnicos, mas na medida em que o tempo passa, a ao do vrus no sistema de defesa se aprofunda , aparecem os primeiros sintomas decorrentes de sua ao danosa no organismo como, por exemplo: falta de apetite, fadiga, dores nas juntas, dores musculares generalizadas, dor nas pernas, emagrecimento, candidase oral (sapinho na boca) e infeces herpticas, que ocorrem desde que haja uma disfuno imunolgica importante. Tempo aps a contaminao pelo vrus pelo qual possvel detectar a presena de anticorpos na circulao sangnea. Nos estudos realizados, at o momento, verificou-se que este perodo bastante varivel. Detectou-se a soroconverso, ou seja, a passagem de um soronegativo para a condio de soropositivo, em um perodo que variou entre a oitava semana, at o terceiro ano, aps a contaminao. No momento a grande maioria das soroconverses se d entre o terceiro e o oitavo ms, aps a contaminao. O fato de apresentar um exame positivo significa dizer que a pessoa est contaminada? Um exame anti-HIV positivo no quer dizer necessariamente que a pessoa est contaminada. preciso confirmar o resultado, atravs da repetio do exame, por mais de um dos mtodos disponveis. Se existir dvida, necessrio realizar um terceiro teste, por um mtodo diferente dos dois primeiros. O resultado s positivo, quando todos os exames forem positivos. Nos casos duvidosos, a interpretao do resultado deve ser feita pelo mdico assistente. Formas de transmisso sexual: As relaes homossexuais podem transmitir o vrus, tanto para o parceiro passivo (receptivo) quanto para o parceiro ativo (insertivo). Tambm nas relaes heterossexuais o vrus pode ser transmitido do homem para a mulher ou da mulher para o homem. Existem, entretanto variaes de infectabilidade de acordo com as prticas sexuais, o nmero de contatos sexuais e a presena de co-fatores adicionais Apesar do coito anal ser uma das formas mais importantes de transmisso do HIV, devido provavelmente pela existncia, no intestino de uma clula que faz o transporte das partculas virais para as clulas de defesa existentes naquela regio, o que facilitaria a contaminao, o sexo vaginal mais arriscado quando feito sem preservativo, porque a prtica sexual mais comum, e estatisticamente represente o de maior perigo de contaminao. Fatores que facilitam a transmisso sexual do HIV: As doenas venreas so consideradas como co-fatores, porque aumentariam a susceptibilidade do indivduo a contrair a infeco do HIV, por provocarem leses genitais.
23

Entre essas doenas citamos: As lceras genitais, (cancro mole), sfilis e herpes simples genital, consideradas condies facilitadoras da transmisso sexual do HIV. Outros co-fatores adicionais so: a falta de circunciso nos homens, a promiscuidade, a multiplicidade de parceiros (as), o trauma genital durante o coito e a exposio ao sangue (menstruao). Contaminao com o uso de drogas endovenosas: O uso de drogas endovenosas uma das formas de contaminao do HIV, quando feito atravs de uso compartilhado de seringas e agulhas. Contaminao por transfuso sangnea: A transfuso de sangue uma outra forma, menos comum, mas no menos importante, da transmisso do HIV. Ocorre quando uma pessoa, por razes mdicas necessita de uma transfuso e o sangue transfundido no foi devidamente testado, na unidade coletora, que chamamos de banco de sangue. Deve-se levar em considerao que existe entre a infeco e a produo de anticorpos que so detectados no exame anti-HIV, um perodo que chamamos de janela imunolgica, no qual a pessoa est contaminada e no apresenta o exame positivo. Nesse caso ocorre falha da testagem e o sangue, se infundido numa pessoa ir contamin-la. Como o vrus no transmitido: Beijando ou abraando; Compartilhando copos e talheres; Utilizando as mesmas roupas, lenis ou toalhas; Usando o mesmo banheiro; Em piscinas; Atravs de espirros, tosse, suor ou lgrimas; Atravs da picada de insetos; Atravs de prticas sexuais com preservativos (camisinha)

Comportamentos ou atitudes de risco: a) Relaes homossexuais - mais precisamente o homossexualismo masculino, haja visto que no homossexualismo feminino a ausncia tanto de penetrao genital como tambm do smen, no predispe as parceiras contaminao pelo HIV. b) Relaes bissexuais - aqui entendido pela relao bissexual com pessoas do mesmo sexo quanto de sexo diferente. Principalmente pelo bissexualismo masculino, devido a fator de penetrao, onde por vezes o parceiro assume a funo ativa (insertiva) ou passiva (receptiva).

24

c) A Toxicomania - Quando o uso de drogas endovenosa e se compartilha a seringa com um grupo, no qual algum portador de HIV, mesmo que numa experincia nica, haver contaminao. d) Hemotransfundidos - O sangue transfundido obtido atravs de mistura do sangue de uma dezena de doadores. Se um s doador estiver infectado, ele capaz de infectar um lote inteiro de sangue e, por via de conseqncia, os hemoflicos ou pacientes que receberem esse sangue. e) Parceiros sexuais dos indivduos contaminados - Estas pessoas se caracterizam por ser sexualmente ativas e por manterem relaes sexuais com um indivduo portador do vrus, sem tomar nenhuma cautela. Transmisso de me para filho: A transmisso de me para filho pode acontecer durante o parto, pela amamentao ou via vertical (da me para o feto), durante a gravidez. No caso de mes portadoras do vrus da AIDS, a possibilidade de contaminao do feto de mais ou menos 30 por cento, uma em cada trs crianas contaminada. Portanto, 70 por cento dos bebes podem nascer sem HIV. Os mdicos recomendam que as mes que tem o vrus no amamentem e no doem o seu leite. TRATAMENTO DA AIDS At o momento no foi divulgada nenhum cura para a infeco por HIV, mas j existe tratamento de forma a permitir que a pessoa contaminada se sinta bem e possa continuar o seu desenvolvimento pessoal, prximo do habitual. O melhor mesmo se prevenir. Os preservativos masculinos e femininos so a nica barreira comprovadamente efetiva contra o HIV, e o uso correto e consistente deste mtodo pode reduzir substancialmente o risco de transmisso do HIV e das outras DST (doena sexualmente transmissvel). No se deixe enganar, a primeira fase da infeco pelo vrus HIV no apresenta sintomas. O individuo tem aparncia saudvel, mas est contaminado e pode transmitir para outras pessoas. NR 09 PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS Esta Norma Regulamentadora NR estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao, por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA. Visa preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e conseqente controle da ocorrncia de riscos ambientais
25

existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais. As aes do PPRA devem ser desenvolvidas no mbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participao dos trabalhadores, sendo sua abrangncia e profundidade dependentes das caractersticas dos riscos e das necessidades de controle. O PPRA parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional- PCMSO, previsto na NR 7. Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais de trabalho que, em funo de sua natureza, concentrao ou intensidade e tempo de exposio, so capazes de causar danos sade do trabalhador. DA ESTRUTURA DO PPRA - Planejamento anual com estabelecimento em metas, prioridades e cronograma; Estratgia e metodologia de ao; - Forma de registro, manuteno e divulgao dos dados; - Periodicidade e forma de avaliao do desenvolvimento do PPRA. Dever ser efetuada, sempre que necessrio e pelo menos uma vez ao ano, uma anlise global do PPRA para avaliao do seu desenvolvimento e realizao dos ajustes necessrios e estabelecimentos de novas metas e prioridades. O documento-base e suas alteraes e complementaes devero ser apresentados e discutidos na CIPA (anualmente), quando existe na a empresa, de acordo com a NR 5, sendo sua cpia anexada ao livro de atas desta comisso. O documento base e suas alteraes devero estar disponveis de modo a proporcionar o imediato acesso s autoridades competentes. DO DESENVOLVIMENTO DO PPRA - Antecipao e reconhecimento dos riscos; - Estabelecimento de prioridades e metas de avaliao e controle; - Avaliao dos riscos e da exposio dos trabalhadores; - Implementao de medidas de controle e avaliao de sua eficcia; - Monitoramento da exposio aos riscos; - Registro e divulgao dos dados; A elaborao , implementao , acompanhamento e avaliao do PPRA podero ser feitas pelo Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho26

SESMT ou por pessoas ou equipe de pessoas que, a critrio do empregador, sejam capazes de desenvolver o dispositivo nesta NR. O registro de dados dever ser mantido pelo empregador ou instituio um registro de dados, estruturando de forma a constituir um histrico tcnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA. Os dados devero ser mantidos por um perodo mnimo de 20 ( vinte ) anos. Responsabilidades Do empregador: - Estabelecer , implementar e assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa ou instituio. Dos trabalhadores: - Colaborar e participar na implantao e execuo do PPRA; - Seguir as orientaes recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PPRA; - Informar ao seu superior hierrquico direto ocorrncia que, a seu julgamento, possam implicar sade dos trabalhadores. O conhecimento e a percepo que os trabalhadores tm do processo de trabalho e dos riscos ambientais presentes, incluindo os dados consignados no Mapa de Riscos, previsto na NR 5, devero ser considerados para fins de planejamento e execuo do PPRA em todas as suas faces. MAPA DE RISCOS OBJETIVOS: Reunir as informaes necessrias para estabelecer o diagnstico da situao de segurana e sade no trabalho e na empresa; Possibilitar durante a sua elaborao, a troca e divulgao de informaes entre os trabalhadores, bem como estimular sua participao nas atividades de preveno; LEGISLAO: A Portaria n5 de 18/04/94 da Secretaria e Segurana no Trabalho, do Ministrio do Trabalho, estabelece a obrigatoriedade da elaborao do Mapa de Riscos Ambientais. O Mapa de Riscos ser executado pela CIPA, atravs de seus membros aps ouvidos os trabalhadores de todos os setores produtivos da empresa e com a colaborao dos Profissionais de Segurana e Medicina do Trabalho. O QUE MAPEAMENTO DE RISCOS? O Mapeamento de Risco consiste na identificao e no reconhecimento dos riscos existentes nos diversos locais de trabalho, cuja representao grfica o Mapa de Risco.
27

Algumas Medidas de Controle dos Riscos de Acidentes no Mapa de Risco - Mudana de layout; - Proteo das partes mveis das mquinas; - Treinamentos; - Equipamentos para isolamento dos riscos; - Aterramento e sistema e proteo contra as descargas eltricas. Critrio de execuo para o mapeamento de risco _ Levantamento dos riscos ambientais _ Tarefa inicial - Elaborar e analisar previamente, para cada setor, um roteiro de abordagem, relatando os riscos ambientais encontrados, atravs da aplicao de um questionrio; - Dialogar com os empregados do setor, de modo a obter o mximo de informaes possveis, sobre sua atividade, sem contudo induzi-los e/ou direcion-los; ETAPAS DE ELABORAO: Conhecer o processo de trabalho no local analisado: - os trabalhadores: nmero, sexo, idade, treinamentos profissionais e segurana e sade; - os instrumentos e materiais de trabalho; - as atividades exercidas; - o ambiente; Identificar os riscos existentes no local analisado, conforme classificao e tabela; identificar as medidas preventivas existentes e sua eficcia: - medidas de proteo coletiva; - medidas de organizao no trabalho; - medidas de proteo individual; - medidas de conforto e higiene, banheiros, lavatrios, vestirios, armrios, ebedouros, refeitrios, etc.; Identificar os indicadores de sade: - queixas mais freqentes e comuns entre os trabalhadores expostos aos mesmos riscos; - acidentes de trabalho ocorridos; - doenas profissionais e diagnsticos; - causas mais freqentes de ausncia ao trabalho; Conhecer os levantamentos ambientais j realizados no local; Elaborar o MAPA DE RISCOS, sobre o LAY-OUT da empresa, indicando atravs de crculos:
28

- o grupo que pertence o risco, de acordo com a padronizao na tabela; - o nmero de trabalhadores expostos ao risco o qual deve ser anotado dentro ou ao lado do circulo; - a especificao do agente (por exemplo, qumico - slica, hexano, cidos ou ergonmicos repetitividade, ritmo excessivo) que devem tambm ser anotados dentro do circulo; - intensidade de risco de acordo com a percepo dos trabalhadores que devem ser representados por tamanhos proporcionalmente diferentes de crculos; Aps discutido e aprovado pela C.I.P.A., o MAPA DE RISCOS completo ou setorial dever ser fixado em local analisado, em forma claramente visvel, e de fcil acesso para os trabalhadores. Elaborao do mapa de risco - A apresentao grfica dos riscos ambientais dever ser feita de maneira fcil e de modo a permitir a rpida identificao. - Para tanto se convencionou atribuir uma COR para cada tipo de risco e represent-los em forma de CIRCULOS. O nmero de trabalhadores expostos ao risco dever ser anotado dentro do circulo. - A especificao do agente (qumico ou ergonmico) tambm dever ser anotada dentro do crculo. - No caso das empresas de construo civil, o mapa de risco das diversas frentes de trabalho deve ser realizado no canteiro de obras, por etapas de desenvolvimento dos trabalhos, e deve ser revisto sempre que um fato novo modifique a sua situao de risco estabelecida. Simbologias Cor/Riscos - Verde/Riscos Fsicos. - Vermelho/Riscos Qumicos. - Marrom/Riscos Biolgicos. - Amarelo/Riscos Ergonmicos. - Azul/Riscos de Acidente. Observao: - Vale lembrar que a existncia de agentes com gravidade mxima caracteriza a necessidade de solues imediatas para os problemas imediatos - Quando no local de trabalho existir mais de um agente com gravidade diferente, identifica-se de acordo com o grau de risco

A CIPA E SEU FUNCIONAMENTO ANEXO PORTARIA N. 8, DE 23 DE FEVEREIRO DE 1999


29

NR-5 CIPA O que C.I.P.A.? Comisso: grupo de pessoas conjuntamente encarregadas de tratar de um determinado assunto. Interna: seu campo de atuao est restrito prpria empresa. Preveno: o que define claramente o papel da Comisso Interna de Preveno de Acidentes. sua meta principal. Acidente: qualquer ocorrncia imprevista e sem inteno que possa causar danos ou prejuzos propriedade ou pessoa. uma Comisso Interna de Preveno de Acidentes formada por funcionrios da empresa, composta por representantes do empregador e dos empregados, cujo objetivo principal a preveno de acidentes no trabalho. Conforme Portaria 3214 de 08 de junho de 1978, todas as empresas privadas e pblicas so obrigadas a organizar e manter em funcionamento, por estabelecimento, uma CIPA. Surgiu como uma recomendao da O.I.T. em 1921 e transformou-se em determinao legal no Brasil em 1944 . DO OBJETIVO 5.1 A Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA - tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador. DA CONSTITUIO 5.2 Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mant-la em regular funcionamento as empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, rgos da administrao direta e indireta, instituies beneficentes, associaes recreativas, cooperativas, bem como outras instituies que admitam trabalhadores como empregados. 5.3 As disposies contidas nesta NR aplicam-se, no que couber, aos trabalhadores avulsos e s entidades que lhes tomem servios, observadas as disposies estabelecidas em Normas Regulamentadoras de setores econmicos especficos. 5.4 A empresa que possuir em um mesmo municpio dois ou mais estabelecimentos, dever garantir a integrao das CIPA e dos designados, conforme o caso, com o objetivo de harmonizar as polticas de segurana e sade no trabalho. 5.5 As empresas instaladas em centro comercial ou industrial estabelecero, atravs de membros de CIPA ou designados, mecanismos de integrao com objetivo de promover o
30

desenvolvimento de aes de preveno de acidentes e doenas decorrentes do ambiente e instalaes de uso coletivo, podendo contar com a participao da administrao do mesmo. DA ORGANIZAO 5.6 A CIPA ser composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alteraes disciplinadas em atos normativos para setores econmicos especficos. 5.6.1 Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes, sero por eles designados. 5.6.2 Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, sero eleitos em escrutnio secreto, do qual participem, independentemente de filiao sindical, exclusivamente os empregados interessados. 5.6.3 O nmero de membros titulares e suplentes da CIPA, considerando a ordem decrescente de votos recebidos, observar o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alteraes disciplinadas em atos normativos de setores econmicos especficos. 5.6.4 Quando o estabelecimento no se enquadrar no Quadro I, a empresa designar um responsvel pelo cumprimento dos objetivos desta NR, podendo ser adotados mecanismos de participao dos empregados, atravs de negociao coletiva. 5.7 O mandato dos membros eleitos da CIPA ter a durao de um ano, permitida uma reeleio. 5.8 vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direo de Comisses Internas de Preveno de Acidentes desde o registro de sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato. 5.9 Sero garantidas aos membros da CIPA condies que no descaracterizem suas atividades normais na empresa, sendo vedada a transferncia para outro estabelecimento sem a sua anuncia, ressalvado o disposto nos pargrafos primeiro e segundo do artigo 469, da CLT. 5.10 O empregador dever garantir que seus indicados tenham a representao necessria para a discusso e encaminhamento das solues de questes de segurana e sade no trabalho analisadas na CIPA. 5.11 O empregador designar entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolhero entre os titulares o vice-presidente. 5.12 Os membros da CIPA, eleitos e designados sero, empossados no primeiro dia til aps o trmino do mandato anterior.

31

5.13 Ser indicado, de comum acordo com os membros da CIPA, um secretrio e seu substituto, entre os componentes ou no da comisso, sendo neste caso necessria a concordncia do empregador. 5.14 Empossados os membros da CIPA, a empresa dever protocolizar, em at dez dias, na unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho, cpias das atas de eleio e de posse e o calendrio anual das reunies ordinrias. 5.15 Protocolizada na unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho e Emprego, a CIPA no poder ter seu nmero de representantes reduzido, bem como no poder ser desativada pelo empregador, antes do trmino do mandato de seus membros, ainda que haja reduo do nmero de empregados da empresa, exceto no caso de encerramento das atividades do estabelecimento. DAS ATRIBUIES 5.16 A CIPA ter por atribuio: a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participao do maior nmero de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver; b) elaborar plano de trabalho que possibilite a ao preventiva na soluo de problemas de segurana e sade no trabalho; c) participar da implementao e do controle da qualidade das medidas de preveno necessrias, bem como da avaliao das prioridades de ao nos locais de trabalho; d) realizar, periodicamente, verificaes nos ambientes e condies de trabalho visando identificao de situaes que venham a trazer riscos para a segurana e sade dos trabalhadores; e) realizar, a cada reunio, avaliao do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situaes de risco que foram identificadas; f) divulgar aos trabalhadores informaes relativas segurana e sade no trabalho; g) participar, com o SESMT, onde houver, das discusses promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alteraes no ambiente e processo de trabalho relacionados segurana e sade dos trabalhadores; h) requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisao de mquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente segurana e sade dos trabalhadores; i) colaborar no desenvolvimento e implementao do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados segurana e sade no trabalho; j) divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como clusulas de acordos e convenes coletivas de trabalho, relativas segurana e sade no trabalho;
32

l) participar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador, da anlise das causas das doenas e acidentes de trabalho e propor medidas de soluo dos problemas identificados; m) requisitar ao empregador e analisar as informaes sobre questes que tenham interferido na segurana e sade dos trabalhadores; n) requisitar empresa as cpias das CAT emitidas; o) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho SIPAT; p) participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Preveno da AIDS. 5.17 Cabe ao empregador proporcionar aos membros da CIPA os meios necessrios ao desempenho de suas atribuies, garantindo tempo suficiente para a realizao das tarefas constantes do plano de trabalho. 5.18 Cabe aos empregados: a) participar da eleio de seus representantes; b) colaborar com a gesto da CIPA; c) indicar CIPA, ao SESMT e ao empregador situaes de riscos e apresentar sugestes para melhoria das condies de trabalho; d) observar e aplicar no ambiente de trabalho as recomendaes quanto preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho. 5.19 Cabe ao Presidente da CIPA: a) convocar os membros para as reunies da CIPA; b) coordenar as reunies da CIPA, encaminhando ao empregador e ao SESMT, quando houver, as decises da comisso; c) manter o empregador informado sobre os trabalhos da CIPA; d) coordenar e supervisionar as atividades de secretaria; e) delegar atribuies ao Vice-Presidente; 5.20 Cabe ao Vice-Presidente: a) executar atribuies que lhe forem delegadas; b) substituir o Presidente nos seus impedimentos eventuais ou nos seus afastamentos temporrios; 5.21 O Presidente e o Vice-Presidente da CIPA, em conjunto, tero as seguintes atribuies: a) cuidar para que a CIPA disponha de condies necessrias para o desenvolvimento de seus trabalhos;

33

b) coordenar e supervisionar as atividades da CIPA, zelando para que os objetivos propostos sejam alcanados; c) delegar atribuies aos membros da CIPA; d) promover o relacionamento da CIPA com o SESMT, quando houver; e) divulgar as decises da CIPA a todos os trabalhadores do estabelecimento; f) encaminhar os pedidos de reconsiderao das decises da CIPA; g) constituir a comisso eleitoral. 5.22 O Secretrio da CIPA ter por atribuio: a) acompanhar as reunies da CIPA e redigir as atas apresentando-as para aprovao e assinatura dos membros presentes; b) preparar as correspondncias; e c) outras que lhe forem conferidas. DO FUNCIONAMENTO 5.23 A CIPA ter reunies ordinrias mensais, de acordo com o calendrio preestabelecido. 5.24 As reunies ordinrias da CIPA sero realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado. 5.25 As reunies da CIPA tero atas assinadas pelos presentes com encaminhamento de cpias para todos os membros. 5.26 As atas ficaro no estabelecimento disposio dos Agentes da Inspeo do Trabalho AIT. 5.27 Reunies extraordinrias devero ser realizadas quando: a) houver denncia de situao de risco grave e iminente que determine aplicao de medidas corretivas de emergncia; b) ocorrer acidente do trabalho grave ou fatal; c) houver solicitao expressa de uma das representaes. 5.28 As decises da CIPA sero preferencialmente por consenso. 5.28.1 No havendo consenso, e frustradas as tentativas de negociao direta ou com mediao, ser instalado processo de votao, registrando-se a ocorrncia na ata da reunio. 5.29 Das decises da CIPA caber pedido de reconsiderao, mediante requerimento justificado. 5.29.1 O pedido de reconsiderao ser apresentado CIPA at a prxima reunio ordinria, quando ser analisado, devendo o Presidente e o Vice-Presidente efetivar os encaminhamentos necessrios.

34

5.30 O membro titular perder o mandato, sendo substitudo por suplente, quando faltar a mais de quatro reunies ordinrias sem justificativa. 5.31 A vacncia definitiva de cargo, ocorrida durante o mandato, ser suprida por suplente, obedecida ordem de colocao decrescente registrada na ata de eleio, devendo o empregador comunicar unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho e Emprego as alteraes e justificar os motivos. 5.31.1 No caso de afastamento definitivo do presidente, o empregador indicar o substituto, em dois dias teis, preferencialmente entre os membros da CIPA. 5.31.2 No caso de afastamento definitivo do vice-presidente, os membros titulares da representao dos empregados, escolhero o substituto, entre seus titulares, em dois dias teis. DO TREINAMENTO 5.32 A empresa dever promover treinamento para os membros da CIPA, titulares e suplentes, antes da posse. 5.32.1 O treinamento de CIPA em primeiro mandato ser realizado no prazo mximo de trinta dias, contados a partir da data da posse. 5.32.2 As empresas que no se enquadrem no Quadro I, promovero anualmente treinamento para o designado responsvel pelo cumprimento do objetivo desta NR. 5.33 O treinamento para a CIPA dever contemplar, no mnimo, os seguintes itens: a) estudo do ambiente, das condies de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; b) metodologia de investigao e anlise de acidentes e doenas do trabalho; c) noes sobre acidentes e doenas do trabalho decorrentes de exposio aos riscos existentes na empresa; d) noes sobre a Sndrome da Imunodeficincia Adquirida AIDS, e medidas de preveno; e) noes sobre as legislaes trabalhista e previdenciria relativas segurana e sade no trabalho; f) princpios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; g) organizao da CIPA e outros assuntos necessrios ao exerccio das atribuies da Comisso. 5.34 O treinamento ter carga horria de vinte horas, distribudas em no mximo oito horas dirias e ser realizado durante o expediente normal da empresa. 5.35 O treinamento poder ser ministrado pelo SESMT da empresa, entidade patronal, entidade de trabalhadores ou por profissional que possua conhecimentos sobre os temas ministrados.
35

5.36 A CIPA ser ouvida sobre o treinamento a ser realizado, inclusive quanto entidade ou profissional que o ministrar, constando sua manifestao em ata, cabendo empresa escolher a entidade ou profissional que ministrar o treinamento. 5.37 Quando comprovada a no observncia ao disposto nos itens relacionados ao treinamento, a unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho e Emprego, determinar a complementao ou a realizao de outro, que ser efetuado no prazo mximo de trinta dias, contados da data de cincia da empresa sobre a deciso. DO PROCESSO ELEITORAL 5.38 Compete ao empregador convocar eleies para escolha dos representantes dos empregados na CIPA, no prazo mnimo de 60 (sessenta) dias antes do trmino do mandato em curso. 5.38.1 A empresa estabelecer mecanismos para comunicar o incio do processo eleitoral ao sindicato da categoria profissional. 5.39 O Presidente e o Vice Presidente da CIPA constituiro dentre seus membros, no prazo mnimo de 55 (cinqenta e cinco) dias antes do trmino do mandato em curso, a Comisso Eleitoral CE, que ser a responsvel pela organizao e acompanhamento do processo eleitoral. 5.39.1 Nos estabelecimentos onde no houver CIPA, a Comisso Eleitoral ser constituda pela empresa. 5.40 O processo eleitoral observar as seguintes condies: a) publicao e divulgao de edital, em locais de fcil acesso e visualizao, no prazo mnimo de 45 (quarenta e cinco) dias antes do trmino do mandato em curso; b) inscrio e eleio individual, sendo que o perodo mnimo para inscrio ser de quinze dias; c) liberdade de inscrio para todos os empregados do estabelecimento, independentemente de setores ou locais de trabalho, com fornecimento de comprovante; d) garantia de emprego para todos os inscritos at a eleio; e) realizao da eleio no prazo mnimo de 30 (trinta) dias antes do trmino do mandato da CIPA, quando houver; f) realizao de eleio em dia normal de trabalho, respeitando os horrios de turnos e em horrio que possibilite a participao da maioria dos empregados. g) voto secreto; h) apurao dos votos, em horrio normal de trabalho, com acompanhamento de representante do empregador e dos empregados, em nmero a ser definido pela comisso eleitoral;
36

i) faculdade de eleio por meios eletrnicos; j) guarda, pelo empregador, de todos os documentos relativos eleio, por um perodo mnimo de cinco anos. 5.41 Havendo participao inferior a cinqenta por cento dos empregados na votao, no haver a apurao dos votos e a comisso eleitoral dever organizar outra votao, que ocorrer no prazo mximo de dez dias. 5.42 As denncias sobre o processo eleitoral devero ser protocolizadas na unidade descentralizada do MTE, at trinta dias aps a data da posse dos novos membros da CIPA. 5.42.1 Compete a unidade descentralizada do Ministrio do Trabalho e Emprego, confirmadas irregularidades no processo eleitoral, determinar a sua correo ou proceder a anulao quando for o caso. 5.42.2 Em caso de anulao a empresa convocar nova eleio no prazo de cinco dias, a contar da data de cincia, garantidas as inscries anteriores. 5.42.3 Quando a anulao se der antes da posse dos membros da CIPA, ficar assegurada a prorrogao do mandato anterior, quando houver, at a complementao do processo eleitoral. 5.43 Assumiro a condio de membros titulares e suplentes, os candidatos mais votados. 5.44 Em caso de empate, assumir aquele que tiver maior tempo de servio no estabelecimento. 5.45 Os candidatos votados e no eleitos sero relacionados na ata de eleio e apurao, em ordem decrescente de votos, possibilitando nomeao posterior, em caso de vacncia de suplentes. DAS CONTRATANTES E CONTRATADAS 5.46 Quando se tratar de empreiteiras ou empresas prestadoras de servios, considera-se estabelecimento, para fins de aplicao desta NR, o local em que seus empregados estiverem exercendo suas atividades. 5.47 Sempre que duas ou mais empresas atuarem em um mesmo estabelecimento, a CIPA ou designado da empresa contratante dever, em conjunto com as das contratadas ou com os designados, definir mecanismos de integrao e de participao de todos os trabalhadores em relao s decises das CIPA existentes no estabelecimento. 5.48 A contratante e as contratadas, que atuem num mesmo estabelecimento, devero implementar, de forma integrada, medidas de preveno de acidentes e doenas do trabalho, decorrentes da presente NR, de forma a garantir o mesmo nvel de proteo em matria de segurana e sade a todos os trabalhadores do estabelecimento

37

5.49 A empresa contratante adotar medidas necessrias para que as empresas contratadas, suas CIPA, os designados e os demais trabalhadores lotados naquele estabelecimento recebam as informaes sobre os riscos presentes nos ambientes de trabalho, bem como sobre as medidas de proteo adequadas. 5.50 A empresa contratante adotar as providncias necessrias para acompanhar o cumprimento pelas empresas contratadas que atuam no seu estabelecimento, das medidas de segurana e sade no trabalho. DISPOSIES FINAIS 5.51 Esta norma poder ser aprimorada mediante negociao, nos termos de portaria especfica.

38

Vous aimerez peut-être aussi