Vous êtes sur la page 1sur 4

Laboratrio 01

Avaliando desempenho de computadores

Organizao e Arquitetura de Computadores-turma B 2/2011


Professor: Flvio Vidal Alunos: Joo Augusto Martins de Santana 100049567 joaoaug@gmail.com Bruno Dantas Guedes 090137337 brunokdg@gmail.com

Resumo Esse experimento tem por objetivo encaminhar o aluno as diretivas de avaliao e otimizao de desempenho de arquiteturas computacionais. Tais como a utilizao de benchmarks, otimizao de cdigos, utilizao da lei de Amdalh e avaliao dos componentes da arquitetura utilizada. Palavras Chaves: desempenho,arquiteturas computacionais,benchmarks,lei de Amdalh. Abstract: This experiment aims to direct the student assessment policies and optimizing performance computing architectures. Such as the use of benchmarks, code optimization, use of law Amdalh and evaluation of architectural components used. Keywords: performance, computing architectures, benchmarks, Amdalh law.

INTRODUO

Nesse experimento obtido um programa em linguagem C com funo especifica e tomando como proposta avaliar e otimizar esse programa sem alterar sua funcionalidade. Para tanto necessrio conhecimento bsico em linguagem C e estrutura de dados. Pois para a melhoria do programa nos iremos tratar de vetores, ponteiros e filas. Benchmarks so uma serie de programas ou pedaos de programas que so utilizados para avaliar o desempenho de um computador, nos utilizamos um programa escrito em linguagem C, que nos foi disponibilizado no ambiente Moodle, junto com este relatrio sera encaminhado nossa versao otimizada do programa. .

METODOLOGIA

Dados dos computadores utilizados para calculo dos tempos: SYSTEM INFORMATION Running Ubuntu Linux, the Ubuntu 10.04 (lucid) release. GNOME: 2.30.2 (Ubuntu 2010-06-25) GCC: 4.4.3 (x86_64-linux-gnu) CPU INFORMATION AuthenticAMD, AMD Turion(tm) II P520 Dual-Core Processor Number of CPUs: 2 CPU clock currently at 800.000 MHz with 1024 KB cache MEMORY INFORMATION Total memory: 3706 MB Total swap: 254 MB STORAGE INFORMATION SCSI device - scsi2 Vendor: ATA Model: SAMSUNG HM500JJ MOTHERBOARD Host bridge Advanced Micro Devices [AMD] K10 [Opteron, Athlon64, Sempron] Link Control

Subsystem: Hewlett-Packard Company Device 144e

2.1

O Quadro de Ttulo

Na primeira pgina, colocado um quadro com o ttulo do artigo, seguido de uma ou mais linhas com os nomes dos autores. Termina o quadro, uma ou mais linhas com os endereos dos autores. Este quadro delimitado por dois conjuntos de linhas horizontais. Este quadro no tem nenhuma restrio de altura. Esta ir depender do tamanho do ttulo, do nmero e nome dos autores e dos endereos dos mesmos.

2.1.1 Dimenses do conjunto de linhas horizontais do quadro do ttulo.


So duas linhas horizontais espaadas entre si de 10pt. A linha superior, mais grossa, tem a espessura de 6pt. A linha inferior, mais fina, tem espessura de pt. Este conjunto de linhas implementada com uma linha de texto em branco no estilo normal, mas com borda superior e inferior, nas espessuras especificadas acima.

ESTILOS

Neste gabarito so definidos os seguintes estilos: normal parasba titulo autores endereco heading1 heading2 heading3 equacoes legenda refbiblio tit1semnum tit2semnum tit3semnum footer_impar footer_par As subsees a seguir descrevem cada um destes estilos. Na tabela 2 feito um resumo de todos os estilos definidos pelo gabarito.

3.1

Normal

O estilo normal utilizado em tabelas, figuras, listas e outros objetos contidos no texto. Utiliza fonte Times New Roman 10pt, em pargrafos ajustados na coluna com espaamento simples entre linhas e sem espaamento anterior e posterior. Neste estilo o controle de linhas viuvas e orfs est ligado, de forma que se um pargrafo comear com uma nica linha numa pgina (linha viva), o comeo do pargrafo mudado para a prxima pgina e se um pargrafo terminar com uma nica linha (linha orf) na pgina seguinte ao seu comeo, a penltima linha enviada para aquela pgina. Por default, neste estilo usada a lngua portuguesa.

3.2

parasba

Este estilo utilizado em todos os pargrafos do corpo do texto. Ele baseado no estilo normal, tendo as mesmas definies. As nicas diferenas so os valores do espaamento anterior e posterior. No estilo parasba o espaamento anterior igual a 6pt e o espaamento posterior igual a 3pt. Isto permite estabelecer um espaamento uniforme entre os pargrafos sem o uso do caracter novalinha (enter). Aps um final de pargrafo neste estilo, o pargrafo seguinte continuar no estilo parasba.

3.3

Titulo

Estilo utilizado para definir o ttulo do artigo. Utiliza fonte Arial 14pt em negrito, com todos caracteres em maiusculo. O pargrafo neste estilo centrado na pgina com indentaes iguais na direita e esquerda de 5mm. O espaamento entre linhas simples e no tem espaamento anterior e posterior. Aps um final de pargrafo neste estilo, o pargrafo seguinte continuar no estilo titulo.

3.4

Autores

Este estilo usado para identificar os autores do artigo. Utiliza fonte Times New Roman 12pt em negrito, em pargrafos centrados na pgina, com espaamento simples entre linhas e sem espaamento anterior e posterior. 2 SBA Controle & Automao Vol. 00 no. 00 / Jan., Fev., Mar, Abril de 0000

Aps um final de pargrafo neste estilo, o pargrafo seguinte continuar no estilo autores.

3.5

Endereco

Este estilo usado para informar o endereo postal e eletrnico dos autores do artigo. Utiliza fonte Times New Roman 10pt, em pargrafos centrados na pgina, com espaamento simples entre linhas e sem espaamento anterior e posterior. Aps um final de pargrafo neste estilo, o pargrafo seguinte continuar no estilo endereco. Observao: Apesar da existncia dos estilos autores e endereco, deixado livre o formato da apresentao dos autores e de seus endereos, considerando que o nmero de autores pode variar muito e que os nomes podem ter comprimentos variados. Nestes casos, a nica regra que dever ser mantida a fonte Times Roman 12 pt em negrito para o nome dos autores e a fonte Times Roman 10 pt sem negrito para o endereo.

3.6

Titulo1 ou heading1

Este estilo utilizado para encabear o incio de uma nova seo. Utiliza fonte Arial 12pt em negrito com todos os caracteres em maisculo, em pargrafos alinhado a esquerda com uma indentao de linha com 12mm, com espaamento simples entre linhas. O espaamento anterior de 12pt e no tem espaamento posterior. Este estilo inerente do MSWORD, o seu nome pode variar em funo da lngua do MSWORD (ingls ou portugus). Usa autonumerao de primeiro nvel. O estilo seguinte default aps um final de pargrafo neste estilo o parasba.

3.7

Titulo2 ou heading2

Este estilo, como o anterior, inerente ao MSWORD, tem basicamente a mesma formatao do anterior com diferena que neste estilo o pargrafo fica em capital, ou seja somente as primeira letras das palavras ficam em maiscula. Usa autonumerao de segundo nvel, aninhada ao nvel anterior.

3.8

Titulo3 ou heading3

Este estilo, como o anterior, inerente ao MSWORD, tem basicamente a mesma formatao do anterior com diferena que neste estilo o pargrafo utiliza a mesma fonte Arial s que em 10pt. Usa autonumerao de terceiro nvel, aninhada ao nvel anterior.

3.9

Equacoes

Este estilo utilizado para alinhar o objeto MS EQUATION e a numerao de equao. O seu formato baseado no estilo normal. Com a diferena que tem a definio de dois pontos de tabulao: o primeiro para o objeto MSEQUATION e o segundo ajustado na margem direita da coluna, para alinhar a numerao de equaes.

3.10 Legenda
Este estilo usado para legendar figuras e tabelas. baseado no estilo normal, com a diferena que o texto centrado e est em negrito.

3.11 Refbiblio
Este estilo usado para formatar cada item das referncias bibliogrficas do artigo. baseado no estilo parasba, com a diferena que as linhas so indentadas em 12mm.

3.12 Tit1semnum
O mesmo formato do estilo heading1, s que no tem autonumerao

3.13 Tit2semnum
O mesmo formato do estilo heading2, s que no tem autonumerao

3.14 Tit3semnum
O mesmo formato do estilo heading3, s que no tem autonumerao

3.15 Footer_impar
Este estilo aplicado ao rodap das pginas impares da revista. Usa fonte Arial 8pt em negrito, sem espaamento anterior e posterior. Este pargrafo alinhado a direita. O estilo seguinte default aps um final de pargrafo neste estilo permanece sendo footer_impar.

3.16 Footer_par
Este estilo se aplica ao rodap das pginas pares da revista. Possue as mesma definies do estilo anterior, com a diferena que o seu alinhamento a esquerda. O estilo seguinte default aps um final de pargrafo neste estilo permanece sendo footer_par.

COMO USAR ESTE GABARITO.

Os passos listados a seguir definem um exemplo de procedimento para diagramar o texto do seu artigo. Procuramos detalhar todos os passos necessrios, mas usurios mais experientes podem ser simplificar alguns deles. Nesta listagem, consideramos o trabalho em Windows 95, ou Windows NT 4.0. Os termos utilizados so aqueles da verso em portugus do MS WORD. A cada um dos termos, quando houver diferena, colocamos entre parnteses o correspondente termo na vero inglsa do MSWORD. 1. Carregar em seu computador o arquivo rsbasty.dot 2. coloc-lo no diretrio de modelos (template) do Microsoft Office do seu computador. Tipicamente c:/arquivos de programa/Microsoft Office/modelos (c:/program files/Microsoft Office/templates). 3. Abrir o seu arquivo no MS Word 4. Se o seu arquivo estiver escrito em colunas, neste ponto voc deve retirar a definio de colunas em todo seu arquivo. Isto pode ser feito atravs do comando de menu: Formato>colunas (Format> columns) 5. Selecione todo o seu texto posicionando o cursor a esquerda do primeiro caracter do seu texto e clicando o boto esquerdo do mouse, em seguida leve o cursor at a direita do ltimo caracter do seu texto e enquanto aperta o boto do teclado maisculo (shift) clique o boto esquerdo do mouse. Desta forma voc selecionou somente o texto. Evite usar o comando de teclado control t (control a) pois este seleciona tambm toda a informao de formatao. 6. Copie todo o texto selecionado para o clipboard, atravs do comando de teclado control c. 7. Crie um novo arquivo, atravs do comando de menu : arquivo>novo> (file>new>) 8. aberta uma janela com os diversos modelos de texto, disponveis em seu computador. Dentre eles dever estar o rsbasty.dot. Neste passo, voc deve selecion-lo. 9. O novo documento ter todo este texto na diagramao dos artigos publicados na revista. 10. Cole (paste) o texto copiado logo aps o final deste texto, atravs do comando de teclado control v. 11. O seu texto ficar todo em duas colunas. 12. Neste ponto voc dever selecionar todo o texto gerado pelo gabarito, a menos do quadro de ttulo e apag-lo atravs da tecla delete. Restar no arquivo, somente o seu texto e o quadro de ttulo gerado pelo gabarito. 13. Recorte (cut) o pargrafo correspondente ao ttulo do seu trabalho, atravs de control x. Leve-o para o quadro de ttulo gerado pelo gabarito na posio do ttulo, atravs de control v. 14. Faa o mesmo com o pargrafo de autores e endereo, levando-os para as posies correspondentes no quadro do gabarito. 15. Neste ponto, interessante salvar o arquivo com um novo nome, atravs do comando de menu: arquivo>salvar como>. (File>save as>.) 16. A partir daqui, voc deve aplicar os estilos correspondentes em cada pargrafo do seu artigo. Para isto, simplesmente posicione o cursor no pargrafo e selecione na barra de ferramentas (toolbar) de formatao o estilo a ser aplicado no pargrafo. Referncia Bibliogrfica Huang, H. S. and Lu, C. N (1994). Efficient Storage Scheme and Algorithms for W-matrix Vector Multiplication on Vector Computers. IEEE Transactions on Power Systems, Vol.9, No. 2; pp. 10831094. Kostenko, M. and Piotrovsky, 1970, L., Electrical Machines, part 2, Mir, Russia. Lin, S.L. and Van Ness J.E (1994). Parallel Solution of Sparse Algebraic Equations. IEEE Transactions on Power Systems, Vol.9, No. 2, pp. 743799. Marquadt, D.W., June 1963, "An Algorithm for Least-squares Estimation of Nonlinear Parameter" - J. Soc. Indust. Appl. Math., vol. 11, n 2, pp. 431-441. Monticelli, A. (1983). Fluxo de Carga em Redes de Energia Eltrica. Edgar Blucher, Rio de Janeiro RJ. Morelato, A; Amaro,M. and Kokai,Y (1994). Combining Direct and Inverse Factors for Solving Sparse Network Equations in Parallel. IEEE Transactions on Power Systems, Vol. 9, No. 4, pp. 19421948. Cortar tudo at aqui>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

4 SBA Controle & Automao Vol. 00 no. 00 / Jan., Fev., Mar, Abril de 0000

Vous aimerez peut-être aussi