Vous êtes sur la page 1sur 3

Governo do Estado do Cear Hospital Geral Dr Waldemar Alcntara HGWA Instituto de Sade e Gesto Hospitalar-ISGH Organizao Social de Sade

PROCEDIMENTO POP N: 360 OPERACIONAL PADRO Data de Emisso: 01/02/2005 Reviso N: 01

LAVAGEM E SECAGEM DE MATERIAL DE LABORATRIO Local de execuo: Setor de esterilizao TAREFA Executante Farmacutico-Bioqumico. Auxiliares de laboratrio. Auxiliares laboratoristas.

Resultados Esperados: Todo material do laboratrio como provetas, beckers, bales volumtricos, erlenmyers, pipetas graduadas, lminas, lamnulas, ponteiras, placas de petri, cubetas de amostras e de reagentes dos equipamentos, etc estarem bem lavados e esterilizados. Material Necessrio: Estufas Sabo neutro Hipoclorito de sdio 2% Escovas Esponjas Bacias plsticas Baldes plsticos Toalhas Estantes para tubos Cestos Bandejas plsticas e outras. Atividades:

6. Todo material (vidrarias e plsticos) que vem do laboratrio p/ o setor de esterilizao, j vem de molho na gua com hipoclorito de sdio a 2%. -Todos os tubos contendo sangue, soro, plasmas so colocados em uma lixeira com pedal contendo saco branco para ser em seguido levados para o local de descartes do lixo biolgico e em seguida ser encinerados. -O contedo dos frascos de urina so desprezados da seguinte maneira: para cada litro de urina corresponde 10ml de hipoclorito de sdio 2%, deixando por aproximadamente 30minutos e depois desprezados como lixo comum na pia do expurgo.O de fezes so jogados no saco branco para ser levado para o lixo biolgico e l ser incinerados. -Ao chegar no setor de esterilizao o material para ser lavado colocado em uma bacia contendo hipoclorito de sdio 2% por um perodo de 20 a 60 minutos. -Em seguida o mesmo material colocado numa bacia contendo sabo neutro por 20 minutos. -Depois enxaguado com bastante gua corrente. -Colocar de molho em 3 diferentes guas destiladas. -Retirar o excesso de gua, colocar para secar na estufa 60 C. Cuidados Especiais:

Ao retirar os materiais de vidro da estufa de secagem, o responsvel deve realizar uma verificao visual na vidraria, onde se detecta sujeira, vidro trincado ou quebrado. Sinais visveis de sujeira indica que o material no foi bem lavado. Ento devemos realizar testes de controle de limpeza de vidraria , que so:teste da mancha, teste da gota e teste do pH. Teste da mancha: Ao inspecionar a vidraria deve-se verificar se existem manchas na parede interna ou externa da vidraria. Havendo manchas de gua pode-se concluir que a secagem do material no est sendo realizada de forma adeguada. Teste da gota: Aps a retirada do material da estefu de secagem, a pea de vidro deve ser rinsada com gua tipo II. Ao retirar a gua deve-se observar se h formao de pelcula ou gotcula. A formao de pelcula indica que a pea foi lavada adequadamente, porm , a formao de gotculas indica que a pea ainda retm sujeira. Teste do pH: -Verificar o pH da gua tipo II dentro do frasco de onde ela foi recolhida para laver o material. -Selecionar um frasco recm-lavado e colocar gua tipo II, agitando bastante. Medir novamente o pH. -Comparar o resultado das duas leituras de pH, se houver discrepncia entre os resultados todas as peas devem ser novamente rinsadas. *Os testes de verificao geral, da mancha e da gota devem ser realizadas em 10 peas de vidros escolhidas ao acaso diariamente, j o teste de pH realizado em uma amostra. Todos os resultados devem ser anotados no mapa de controle de limpeza de vidraria. Aes em caso de No-Conformidade: Caso os teste no forem positivos,repetir toda a lavagem. Elaborado por: Neila Maria Rocha de Lima Data: 01/02/2005 Data: ____/____/2007 Aprovao da CCIH: Revisado por: Neila Maria Rocha de Lima Data: 25/05/2007

Vous aimerez peut-être aussi