Vous êtes sur la page 1sur 11

1 LABORATRIO DE TRANSFERNCIA DE CALOR Prof. Jlia M. G.

Rocha

TERMOMETRIA
1- Fundamentao terica necessria para o desenvolvimento do experimento:
Termopares e resistncia de platina: princpio de funcionamento, vantagens e limitaes. 2- Objetivo: aferir um termmetro a termopar tipo K, um termopar tipo T e uma resistncia de platina PT 100. 3- Materiais e Mtodos: listagem completa da instrumentao e equipamentos utilizados e do procedimento experimental adotado. 4- Resultados Experimentais Medida Padro (oC) 1 2 3 4 5 6 PT 100 ( ) Termmetro K (oC) Termopar T E (mV) (oC)

Tamb = ---------

5- Anlise dos Resultados: trace as curvas de aferio para cada instrumento (incluir equao resultante da regresso linear e fator de correlao r2) 6- Concluses 7- Bibliografia Consultada

CONDUTIVIDADE TRMICA
1- Fundamentao terica necessria para o desenvolvimento do experimento: Leis de conservao. Conduo do calor (Lei de Fourier, condutividade trmica). 2- Objetivo Determinar experimentalmente a condutividade trmica do cobre. 3- Materiais Barra de cobre cilndrica com dimetro de 22 mm e comprimento de 120 mm, isolada lateralmente com cortia. Termopares tipo T fixados ao longo do comprimento da barra, gerador de vapor eltrico, cuba de vazo constante, milivoltmetro, chave seletora, proveta e cronmetro. 4- Procedimento Experimental Ligar o vapor numa das extremidades da barra e a gua fria na extremidade oposta Aguardar o sistema entrar em regime permanente e efetuar as medidas constantes nas tabelas 1, 2 e 3. Medida 1 2 3 Tempo (s) Tabela 1 Vazo da gua Volume (ml) Vazo (ml/s)

Mdia aritmtica = Tabela 2 Distribuio de temperatura na barra Coordenada espacial Fora eletromotriz Temperatura x (m) mV T (oC) 0,00 0,03 0,06 0,09 0,12 Tabela 3 Temperaturas ambiente e da gua Temp. da gua entrada Temp. da gua sada Temp. ambiente Te (oC) Ts (oC) Tamb (oC) 5- Tratamento dos dados a) Faa o desenho esquemtico do dispositivo experimental. b) Calcule a taxa de variao da entalpia da gua de refrigerao (taxa de conduo do calor na barra). c) Trace a reta T versus x e determine a sua inclinao. d) Calcule a condutividade trmica do cobre atravs da Lei de Fourier. e) Compare o valor da condutividade trmica do cobre obtida neste experimento com o valor tabelado e discuta o resultado.

ISOLAMENTO TRMICO

1- Fundamentao terica necessria para o desenvolvimento do experimento: Conduo radial e estacionria em cilindros, sem gerao de energia trmica. Resistncia trmica, paredes cilndricas compostas, espessura crtica de isolamento. Caractersticas importantes para a seleo de um isolante trmico.

2- Objetivos Determinar experimentalmente a condutividade trmica do polietileno expandido, o coeficiente de transferncia de calor entre a superfcie externa do isolante e o ambiente e o raio crtico do isolamento. 3- Materiais Tubo de cobre com dimetro externo de 28 mm e comprimento de 1000 mm, no interior do qual est inserida uma resistncia eltrica. Isotubo de polietileno expandido com espessura de 10 mm, sobreposto ao tubo de cobre. Termopares tipo T fixados nas superfcies interna e externa do polietileno. Voltmetro, ampermetro, milivoltmetro, chave seletora.

4- Procedimento Experimental Verificar a posio dos termopares. Ligar o aquecimento eltrico. Medir a temperatura ambiente: Tamb = ------------ oC. Aguardar o sistema entrar em regime permanente e efetuar as medidas constantes nas tabelas 1 e 2. Tabela 1 Temperaturas no isolante Posio dos termopares Fora eletromotriz (mV) Temperatura (oC)

Diferena de potencial(V)

Tabela 2 Potncia eltrica Corrente eltrica (A)

Potncia eltrica (W)

5a) b) c) d)

Tratamento dos dados Faa o desenho esquemtico do dispositivo experimental. Calcule a taxa de conduo do calor no polietileno. Calcule a condutividade trmica do polietileno atravs da Lei de Fourier. Calcule o coeficiente de transferncia convectiva de calor entre a superfcie externa do isolante e o ar ambiente atravs da Lei do Resfriamento de Newton. e) Compare o valor da condutividade trmica do polietileno obtida neste experimento com o valor tabelado e discuta o resultado. f) Calcule o raio crtico do isolamento e discuta o resultado.

ALETA

1- Fundamentao terica necessria para o desenvolvimento do experimento: Transferncia de calor em superfcies expandidas: anlise geral, aletas com a rea da seo reta uniforme, eficincia trmica da aleta. 2- Objetivos Medir os perfis de temperatura em regime permanente, em trs barras metlicas cilndricas, de materiais e dimetros diferentes. Ajustar equaes propostas na literatura aos dados experimentais e obter os valores dos coeficientes mdios de transferncia de calor entre cada barra e o ar. Determinar a eficincia trmica de cada barra (aleta). 3- Materiais Barras cilndricas de alumnio e ao inoxidvel, isoladas numa extremidade, aquecidas eletricamente na extremidade oposta e com a superfcie cilndrica ( DL) exposta ao ar ambiente. Termopares tipo T fixados ao longo do comprimento das barras. Sistema de aquecimento eltrico. Milivoltmetro. Chave seletora. Termmetro.

4- Procedimento Experimental Verificar se o sistema se encontra em regime permanente e efetuar as medidas constantes nas tabelas 1, 2 e 3. Medir a temperatura do ar ambiente: T = Tamb = ------- oC

Tabela 1 Perfil de temperatura na barra de alumnio (D = , L = 0,96 m) Coordenada espacial x (mm) 20 40 60 80 100 120 150 180 210 250 300 350 450 550 700 850 945 Fora eletromotriz (mV) Temperatura T(x) (oC) Excesso de temperatura (x) = T (x) - T (oC)

5 Tabela 2 Perfil de temperatura na barra de ao inoxidvel(D = , L=0,96 m) Coordenada espacial Fora x eletromotriz (mm) (mv) 10 20 30 50 70 90 106 120 160 170 180 200 250 300 350 400 600 800 900 Temperatura T(x) (oC) Excesso de temperatura (x) = T(x)-T (oC)

Tabela 3 Perfil de temperatura na barra de ao inoxidvel(D=1 ,L=0,96 m) Coordenada espacial Fora x eletromotriz (mm) (mv) 10 20 30 50 70 90 106 120 145 170 213 250 302 350 500 700 900 Temperatura T(x) (oC) Excesso de temperatura (x) = T(x)-T (oC)

5- Tratamento dos dados a) Faa o desenho esquemtico do dispositivo experimental. b) Para cada aleta, trace a curva (x) versus x e determine a sua inclinao em x = 0. c) Calcule a taxa de conduo do calor em cada aleta, atravs da Lei de Fourier. d) Para cada aleta, calcule a rea sob a curva (x) versus x. e) Atravs do balano de energia na aleta, calcule o coeficiente de transferncia convectiva de calor entre cada aleta e o ar ambiente. f) Calcule a eficincia de cada aleta e discuta os resultados.

CONDUO TRANSIENTE - MTODO DA CAPACITNCIA GLOBAL


1- Fundamentao terica necessria para o desenvolvimento do experimento: Conduo em regime transiente: mtodo da capacitncia global. conveco natural.

2- Objetivo Determinar experimentalmente os coeficientes de transferncia convectiva de calor em corpos submersos. 3- Materiais Corpos de prova com um termopar tipo T fixado em seus centros (esferas e cilindros de alumnio e de cobre) Estufa Cronmetro Milivoltmetro Paqumetro Termmetro

4- Procedimento Experimental Aquecimento no ar Coloca-se o corpo de prova no interior da estufa e registra-se simultaneamente a temperatura do slido T(t) e o tempo t. A temperatura T neste caso a do ar na estufa, longe do slido.

4.1- Corpo de prova 1 Geometria: --------------------------------------------------Dimenses: -------------------------------------------------Material: ------------------------------------------------------Propriedades do material: = --------- kg/m3, cp = -----------J/kg.oC, k = --------------- W/m.oC Temperatura do ar no interior da estufa: T = ------- mV = --------- oC Temperatura ambiente: Tamb = ------------ oC

Tempo t (s) 0

Tabela 4.1 Temperaturas do slido (corpo de prova 1) Fora Temperatura Dif. de temperatura - Ln [ (t)/ i ] eletromotriz T(t) (t) = [T(t) - T ] (mV) (oC) (oC)

4.2- Corpo de prova 2 Geometria: --------------------------------------------------Dimenses: -------------------------------------------------Material: -------------------------------------------------------

Propriedades do material: = ------------ kg/m , c = ----------- J/kg. C, k = --------------- W/m. C Temperatura do ar no interior da estufa: T = ---------- mV = ------- C Temperatura ambiente: T = ------------ C
3 p o o o amb o

Tempo t (s) 0

Tabela 4.2 Temperaturas do slido (corpo de prova 2) Fora Temperatura Dif. de temperatura - Ln [ (t)/ i ] eletromotriz T(t) (t) = [T(t)-T ] E (mV) (oC) (oC)

5- Tratamento dos dados a) Faa o desenho esquemtico do dispositivo experimental. b) Para cada corpo de prova, trace a reta - Ln [ (t)/ i] versus t e determine a sua inclinao, m. c) Calcule o coeficiente mdio de transferncia convectiva de calor entre cada slido e o ar atravs da equao resultante do balano de energia global no slido: h = m cp V/A. d) Verifique se a hiptese de Biot < 0,1 satisfeita para todos os ensaios. e) Calcule a quantidade de calor (J), trocada por conveco entre cada corpo de prova e o ar, transcorridos 10 minutos da colocao do corpo de prova no interior da estufa. f) Para cada ensaio, calcule o coeficiente de transferncia convectiva de calor, atravs das correlaes para a conveco natural, propostas na literatura, compare com os valores obtidos experimentalmente e discuta os resultados.

RESERVATRIO TRMICO
1- Fundamentao terica necessria para o desenvolvimento do experimento: Lei da conservao da energia. Transferncia de calor em regime transiente.

2- Objetivos Medir o coeficiente de perda de calor ( Us), do reservatrio trmico. Calcular a perda percentual de energia diria (24 h), do reservatrio trmico. Estimar a perda mensal de energia do reservatrio (kWh/ms), nas seguintes condies: Ti = 50oC e Tamb = 21oC 3- Materiais Reservatrio trmico Bomba para circulao da gua Resistncia de platina (Pt 100) para registrar a temperatura ambiente. Resistncia de platina (Pt 100) para registrar a temperatura da gua sada do reservatrio. Tubulaes e vlvulas 4- Procedimento Experimental 4.1- Obteno da temperatura inicial uniforme: Ti Aquecer a gua no reservatrio a uma temperatura maior que 60oC. Ligar a bomba e circular a gua. Observar a variao da temperatura da gua sada do reservatrio, at que a gua no reservatrio tenha temperatura uniforme (considerar que a gua no reservatrio tem temperatura uniforme quando a temperatura da gua sada do reservatrio variar menos que 1oC por um perodo de 15 minutos). Ti a temperatura mdia da gua durante estes 15 minutos e deve ser maior que 60oC 4.2- Resfriamento do reservatrio Ao terminar a circulao, fechar todas as vlvulas e deixar o reservatrio resfriar por um perodo compreendido entre 12 e 24 horas. Durante o perodo de resfriamento, registrar a temperatura ambiente de hora em hora (Tamb a mdia aritmtica destas temperaturas). 4.3- Obteno da temperatura final uniforme: Tf Aps o resfriamento, ligar a bomba e circular a gua. Observar a variao da temperatura da gua sada do reservatrio, at que a gua no reservatrio tenha temperatura uniforme (considerar que a gua no reservatrio tem temperatura uniforme quando a temperatura da gua sada do reservatrio variar menos que 1oC por um perodo de 15 minutos). Tf a temperatura mdia da gua durante estes 15 minutos.

5- Tratamento dos dados a) Faa o desenho esquemtico do dispositivo experimental. b) Calcule o coeficiente de perda de calor do reservatrio(Us), em W/oC, atravs da equao:

9 Us = V cp / t {ln [(Ti Tamb)/(Tf Tamb)]}

= massa especfica da gua, em kg/m3 avaliada temperatura mdia (Ti +Tf)/2 cp = calor especfico da gua presso constante = 4180 J/kg oC V = volume da gua contida no reservatrio = ------------- m3 t = perodo de resfriamento do reservatrio trmico, em segundos, (intervalo de tempo compreendido entre o final do procedimento descrito em 4.1 e o incio do procedimento descrito em 4.3). c) Calcule a da equao: perda percentual de energia diria do reservatrio (Q/Qi), atravs Q/Qi = 1 exp (-24x3600xUs / V cp)

d) Estime a perda de energia diria do reservatrio (Q), para Ti = 50oC e Tamb = 21oC, atravs da expresso: Q = (Q/Qi) x Qi Onde Qi = V cp (50 21)

10

ANLISE DE UM TROCADOR DE CALOR BITUBULAR GUA-GUA OPERANDO EM CONTRA-CORRENTES E EM CORRENTES PARALELAS


1- Fundamentao terica necessria para o desenvolvimento do experimento: Tipos de trocadores de calor. Coeficiente global de transferncia de calor. Mtodo da Mdia Logartmica das Diferenas de Temperaturas (DTML). Mtodo da Efetividade NUT 2- Objetivos Determinar a taxa de transferncia de calor, a DTML, o coeficiente global de transferncia de calor e a efetividade para cada modo de operao do trocador de calor. 3- Materiais Aquecedor eltrico Trocador de calor de tubo duplo gua-gua Termopares tipo T Termmetro Cronmetro Milivoltmetro Variador de tenso (fonte Vca) 4- Procedimento experimental 4.1 Abrir os 02 registros de gua fria. 4.1 Ligar a bomba dgua no painel de controle. 4.3 - Ajustar as vazes da gua aos valores desejados. 4.4 - Ligar a resistncia do aquecedor eltrico no painel de controle, ajustando a potncia eltrica desejada (temperatura de entrada da gua quente no trocador de calor) atravs da fonte Vca. 4.5 Operar o trocador de calor em correntes paralelas, aguardar o regime permanente e efetuar as medidas constantes nas tabelas 1 e 2. 4.6 Operar o trocador de calor em contra - correntes, aguardar o regime permanente e efetuar as medidas constantes nas tabelas 3 e 4. Tabela 1 Vazes mssicas operao em correntes paralelas gua fria gua quente Altura H, (mm) Intervalo de tempo, t(min) Vazo Volumtrica, V (m3/s) V = Asr H / t Vazo mssica, m (kg/s) m = V Tabela 2 Temperaturas - operao em corrente paralelas Temp. de entrada Temp. de entrada Temp. de sada Temp. de sada da da gua fria da gua quente da gua fria gua quente Tef Teq Tsf Tsq o o o o mV C mV C mV C mV C

11

Tabela 3 Vazes mssicas operao em contra-correntes gua fria gua quente Altura H, (mm) Intervalo de tempo, t (min) Vazo Volumtrica, V (m3/s) V = Asr H / t Vazo mssica, m (kg/s), m = V Tabela 4 Temperaturas - operao em contra-correntes Temp. de entrada Temp. de entrada da Temp. de sada da gua fria gua quente da gua fria Tef (canal 4) Teq Tsf o o o mV C mV C mV C

Temp. de sada da gua quente Tsq o mV C

- Dados Dimetro do recipiente cilndrico para medida de vazo: D Comprimento do trocador de calor: L = 2,4 m Dimetro interno do tubo interno do trocador de calor: di Dimetro externo do tubo interno do trocador de calor: de Dimetro interno do tubo externo do trocador de calor: Di Dimetro externo do tubo externo do trocador de calor: De Material dos tubos: cobre

= 123 mm = = = = 10 12 20 22 mm mm mm mm

6- Tratamento dos dados 6.1 Para cada modo de operao do trocador de calor, calcular a taxa de transferncia de calor, a mdia logartmica das diferenas de temperaturas (DTML), o coeficiente global de transferncia de calor e a efetividade. 6.2 Discutir os resultados.

Vous aimerez peut-être aussi