Vous êtes sur la page 1sur 11

JHON RAMICE RICARDO REZENDE RODRIGO FABIANO WILLIAN MARCEL

BELM/PAR 2011

ATIVIDADE FSICA E SADE DO IDOSO

Trabalho apresentado a Disciplina Fisiologia das Prticas Corporais, como requisito de avaliao, sob a orientao da professora Isabel Fagury Videira.

BELM/PAR 2011

INTRODUO O envelhecimento vem acompanhado de uma srie de efeitos nos diferentes sistemas do organismo que, de certa forma, diminuem a aptido e a performance fsica. No entanto, muitos destes efeitos deletrios so secundrios a falta de atividade fsica. O que atividade fsica? Atividade fsica definida como um conjunto de aes que um indivduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alteraes do organismo, por meio de exerccios que envolvam movimentos corporais, com aplicao de uma ou mais aptides fsicas, alm de atividades mental e social, de modo que ter como resultados os benefcios sade. Fazer exerccios traz benefcios em qualquer idade, melhorando muito a qualidade de vida. Longevidade e qualidade de vida tem tudo a ver, pois todos desejam viver muito, mas com sade, bem estar, um bom condicionamento fsico e se possvel no seu peso ideal. Se voc no fizer exerccio fsico nem mantiver uma dieta alimentar balanceada, provavelmente no ter alguns benefcios e no desfrutar de uma boa qualidade de vida. O envelhecimento fisiolgico no acompanha necessariamente a idade cronolgica, pois isto varia de pessoa para pessoa, levando em conta muitos fatores, mas principalmente o estilo de vida de cada um.

DESENVOLVIMENTO

H pessoas de 60 anos com um condicionamento fsico e qualidade de vida melhor do que algumas de 30 anos. O sedentarismo sem dvida, um poderoso inimigo para quem deseja uma vida saudvel.

Com o passar dos anos, voc vai perdendo massa muscular, flexibilidade, fora, equilbrio, massa ssea, alm de aumentar a gordura corporal. H uma srie de modificaes nos diferentes sistemas do organismo, seja na composio corporal, muscular, cardiovascular, pulmonar, neural ou de outras funes orgnicas que sofrem efeitos deletrios, alm do declnio das capacidades funcionais e modificaes no funcionamento fisiolgico.

Quais so os benefcios da atividade fsica? Melhora da velocidade ao andar e do equilbrio; Melhora da auto-eficcia; Contribuio para a manuteno e/ou o aumento da densidade ssea; Auxlio no controle do diabetes, da artrite, das doenas cardacas e dos problemas com colesterol alto e hipertenso; Melhora da ingesto alimentar; Diminuio da depresso; Reduo da ocorrncia de acidentes, pois os reflexos e a velocidade ao andar ficam melhores; Manuteno do peso corporal e melhora da mobilidade do idoso.

Prescrio de Atividade Fsica para idosos Antes de iniciar um programa de exerccios o indivduo deve passar por uma avaliao mdica cuidadosa, e para isso deve-se levar em considerao as alteraes j mencionadas, prprias da idade.

Principais Atividades Recomendadas Exerccios fsicos aerbicos de baixa moderada intensidade e impcto. Prevenindo desta forma quedas, leses musculares, sobrecarga articular e cardaca. Ex: Natao, Hidroginstica, Caminhada...

A prtica regular de exerccios fsicos acompanha-se de benefcios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista msculoesqueltico, auxilia na melhora da fora e do tnus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulaes.

O envelhecimento, processo inexorvel aos seres vivos, conduz a uma perda progressiva das aptides funcionais do organismo, aumentando o risco do sedentarismo. Essas alteraes, nos domnios biopsicossociais, pem em risco a qualidade de vida do idoso, por limitar a sua capacidade para realizar, com vigor, as suas atividades do quotidiano e colocar em maior vulnerabilidade a sua sade. O sedentarismo, que tende a acompanhar o envelhecimento e vem sofrendo importante presso do avano tecnolgico ocorrido nas ltimas dcadas, um importante fator de risco para as doenas crnico-degenerativas, especialmente as afeces cardiovasculares, principal causa de morte nos idosos. A prtica de exerccio fsico, alm de combater o sedentarismo, contribui de maneira significativa para a manuteno da aptido fsica do idoso, seja na sua vertente da sade como nas capacidades funcionais. Entretanto, os exerccios fsicos podem apresentar algumas limitaes para os idosos, devido s modificaes fisiolgicas impostas com o processo de envelhecimento. A prtica regular de exerccios fsicos acompanha-se de benefcios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista msculoesqueltico, auxilia na melhora da fora e do tnus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulaes. No caso de crianas, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras. Com relao sade fsica, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, reduo da presso arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuio do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefcios auxiliam na preveno e no controle de doenas, sendo importantes para a reduo da mortalidade associada a elas. Veja, a pessoa que deixa de ser sedentria e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenas do corao em 40%! Isso mostra

que uma pequena mudana nos hbitos de vida capaz de provocar uma grande melhora na sade e na qualidade de vida. J no campo da sade mental, a prtica de exerccios ajuda na regulao das substncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o crebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Alm disso, auxilia tambm na manuteno da abstinncia de drogas e na recuperao da auto-estima. H reduo da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depresso. A atividade fsica pode tambm exercer efeitos no convvio social do indivduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar. Interessante notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades fsicas habituais, maiores sero os benefcios para a sade. Porm, as maiores diferenas na incidncia de doenas ocorrem entre os indivduos sedentrios e os pouco ativos. Entre os ltimos e aqueles que se exercitam mais, a diferena no to grande. Assim, no necessria a prtica intensa de atividade fsica para que se garanta seus benefcios para a sade. O mnimo de atividade fsica necessria para que se alcance esse objetivo de mais ou menos 200Kcal/dia. Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor freqncia, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizadas por mais tempo e/ou mais frequente. Antes do incio da prtica de exerccios, o idoso deve passar por uma avaliao mdica cuidadosa e realizao de exames. Isso permitir ao mdico indicar a melhor atividade, que pode incluir: caminhada, exerccio em bicicleta ergomtrica, natao, hidroginstica e musculao. Algumas recomendaes so importantes, e valem tambm para as outras faixas etrias: Uso de roupas e calados adequados. Ingesto de grandes quantidades de lquidos, antes do exerccio. Praticar atividades apenas quando estiver se sentindo bem. Iniciar as atividades lenta e gradualmente.

Evitar o cigarro e medicamentos para dormir. Alimentar-se at duas horas antes do exerccio. Respeitar seus limites pessoais. Informar qualquer sintoma. O exerccio fsico , com certeza um grande aliado e pode prevenir e retardar este processo de envelhecimento. Assim, sendo, principalmente os idosos devem se manter ativos visando principalmente:

Aumento da autonomia e sensao de bem-estar

Maior coordenao motora e equilbrio Maior sociabilidade Controle do peso corporal Diminuio da ansiedade e depresso Maior independncia pessoal Ajuda no tratamento e preveno de doenas, entre outros.

A hora agora! No deixe para depois. Invista em voc e num futuro cheio de alegria. Para isto um fator se torna essencial. importante que o idoso escolha uma atividade que ele sinta prazer, para no abandonar a atividade. Desta forma se torna mais fcil, manter uma regularidade. Vale a pena, experimentar vrias atividades fsicas at encontrar a que melhor se adapta ao seu perfil.

Dentre os exerccios, ele dever fazer: Exerccios aerbios de baixo impacto como caminhadas, mas poder fazer tambm bicicleta ou hidroginstica de 5x a 6x por semana de 30 a 60 minutos; Exerccios com peso como a musculao 3x a 5x por semana; Alongamentos, Yoga, Pilates entre outras atividades que tambm promovam uma maior flexibilidade e mobilidade articular, de 3x a 6x por semana.

Entendemos, ento, que o papel do Educador Fsico apresentar o mundo cientfico do treinamento fsico, com o objetivo da melhora da aptido fsica e performance, seguindo seus princpios e definies de forma segura e continuada. o treinador exigente. Porm, no podemos esquecer que o educador fsico tambm um educador humano. o que nunca esquece que o homem vem sempre antes de cada mtodo cientfico e assim - entende o sucesso da sua profisso. Portanto, o educador fsico tambm uma fora motriz que impulsiona e dissemina com suas idias e prticas o movimento do corpo como um remdio. Seja para um corpo cansado, um corao apertado, para o descrente imvel, o fraco de f ou o ativado incorrigvel.

a sensatez pedaggica na hora de indicar uma pausa, uma respirao profunda, recuperadora. o porto seguro na hora da dvida. O apoio moral quando o cansao se aproxima. o conselheiro improvvel quando sugere a troca da corrida de 5km pelo passeio despreocupado ao sol, a troca da aula de alongamento por uma longa e manhosa espreguiada logo ao acordar pela manh. Decidir pelo silncio do cio aula de dana. Enfim, o amigo que fica feliz quando, afinal, voc escolhe e incorpora na sua rotina diria o exerccio, a atividade fsica orientada que mais lhe convm para que se faa com prazer e dedicao.

CONCLUSO Conclui-se que a atividade fsica regular tem um papel fundamental na preveno e controle das doenas crnicas no transmissveis, melhor mobilidade, capacidade funcional e qualidade de vida durante o envelhecimento. importante enfatizar, que to importante quanto estimular a prtica regular da atividade fsica aerbica, de fortalecimento muscular, do equilbrio, as mudanas para a adoo de um estilo de vida ativo so parte fundamental de um envelhecer com sade e qualidade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

http://www.scielo.br/pdf/rbme/v10n1/03.pdf http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4772&ReturnCatID=17 74 http://www.assinaturasdigitais.com.br/guiaidoso/46_2.htm http://www.academiaathletica.com.br/site/index.asp?tipo=fiquesabendo&id=4 http://cyberdiet.terra.com.br/atividade-fisica-para-terceira-idade-3-1-2-165.html

Vous aimerez peut-être aussi