Vous êtes sur la page 1sur 2

Dez mandamentos da Observao Participante a partir da leitura do livro: Sociedade de esquina: a estrutura social de uma rea urbana pobre

e degradada. William Foote WHYTE.


1. A observao participante implica, necessariamente, um processo longo. Muitas

vezes o pesquisador passa inmeros meses para negociar sua entrada na rea. Uma fase exploratria , assim, essencial para o desenrolar ulterior da pesquisa. O tempo tambm um pr-requisito para os estudos que envolvem o comportamento e a ao de grupos: para se compreender a evoluo do comportamento de pessoas e de grupos necessrio observ-los por um longo perodo e no num nico momento.
2. O pesquisador no sabe de antemo onde est aterrissando, caindo geralmente de

pra-quedas no territrio a ser pesquisado. No esperado pelo grupo, desconhecendo muitas vezes as teias de relaes que marcam a hierarquia de poder e a estrutura social local. Equivoca-se ao pressupor que dispe do controle da situao. 3. A observao participante supe a interao pesquisador/pesquisado. As informaes que obtm, as respostas que so dadas s suas indagaes, dependero, ao final das contas, do seu comportamento e das relaes que desenvolve com o grupo estudado. Uma auto-anlise faz-se, portanto, necessria e convm ser inserida na prpria histria da pesquisa. A presena do pesquisador tem que ser justificada e sua transformao em nativo no se verificar, ou seja, por mais que se pense inserido, sobre ele paira sempre a curiosidade quando no a desconfiana.
4. Por isso mesmo o pesquisador deve mostrar-se diferente do grupo pesquisado. Seu

papel de pessoa de fora ter que ser afirmado e reafirmado. No devem enganar os outros, nem a si prprio. Aprendi que as pessoas no esperavam que eu fosse igual a elas. Na realidade estavam interessadas em mim e satisfeitas comigo porque viam que eu era diferente. Abandonei, portanto, meus esforos de imerso total 5. Uma observao participante no se faz sem um Doc, intermedirio que abre as portas e dissipa as dvidas junto s pessoas da localidade. Com o tempo, de informante-chave, passa a colaborador da pesquisa: com ele que o pesquisador

esclarece algumas das incertezas que permanecero ao longo da investigao. Pode mesmo chegar a influir nas interpretaes do pesquisador, desempenhando, alm de mediador, a funo de assistente informal. 6. O pesquisador quase sempre desconhece sua prpria imagem junto ao grupo pesquisado. Seus passos durante o trabalho de campo so conhecidos e muitas vezes controlados por membros da populao local. O pesquisador um observador que est sendo todo o tempo observado. 7. A observao participante implica saber ouvir, escutar, ver, fazer uso de todos os sentidos. preciso aprender quando perguntar e quando no perguntar, assim como que perguntas fazer na hora certa. As entrevistas formais so muitas vezes desnecessrias, devendo a coleta de informaes no se restringir a isso. Com o tempo os dados podem vir ao pesquisador sem que ele faa qualquer esforo para obt-los.
8. Desenvolver uma rotina de trabalho fundamental. O pesquisador no deve recuar

em face de um cotidiano que muitas vezes se mostra repetitivo e de dedicao intensa. Mediante notas e manuteno do dirio de campo (Field notes), o pesquisador se autodisciplina a observar e anotar sistematicamente. Sua presena constante contribui, por sua vez, para gerar confiana na populao estudada.
9. O pesquisador aprende com os erros que comete durante o trabalho de campo e deve

tirar proveito deles, na medida em que os passos em falso fazem parte do aprendizado da pesquisa. Deve, assim, refletir sobre o porqu de uma recusa, o porqu de um desacerto, o porqu de um silncio. 10. O pesquisador , em geral, cobrado, sendo esperada uma devoluo dos resultados do seu trabalho. Para que serve esta pesquisa? Que benefcios ela trar para o grupo ou para mim? Mas s uns poucos consultam e se servem do resultado final da observao. O que fica so as relaes de amizade pessoais desenvolvidas ao longo do trabalho de campo.

Vous aimerez peut-être aussi