Vous êtes sur la page 1sur 3

GFEIC - Perguntas e Respostas Emmanuel

OBSESSO
1 Existe relao entre obsesso e correntes mentais? Quem se refere obsesso h de reportar-se, necessariamente, a correntes mentais. O pensamento a base de tudo. 2 Todos temos desafetos do passado? Inegvel que todos carreamos ainda, do pretrito ao presente, enorme carga de desafetos. 3 Qual a nossa posio, depois de desencarnados, quando no somos integralmente bons, nem integralmente maus? Quando desencarnados, em condies de relativamente felizes, guardadas as justas excees, somos equiparados a devedores em refazimento, habilitando-nos, pelo trabalho e pelo estudo, ao prosseguimento do resgate dos compromissos de retaguarda. 4 Onde somos defrontados com mais freqncia pelos desafetos do passado, na Terra ou no Plano Espiritual? compreensvel que seja na esfera fsica que mais direta e freqentemente nos abordem aqueles mesmos espritos a quem ferimos ou com quem nos acumpliciamos na delinqncia. 5 Como poderemos classificar aqueles que em outras existncias nos foram inimigos ou de quem fomos adversrios e que, no presente, desempenham, na base da profisso ou da famlia, o papel de nossos companheiros ou parentes? So eles as testemunhas de nosso aperfeioamento, experimentando-nos as energias morais, quando no lhes suportamos o permanente convvio, por fora das provas regenerativas que trazemos ao renascer. Acompanham-nos por instrumentos do progresso a que aspiramos, vigiam-nos as realizaes e policiam-nos os impulsos. 6 Quando estaremos realmente em paz com todos aqueles que ainda so para ns averses naturais ou pessoas difceis? Um dia, chegaremos a agradecer-lhes a colaborao, imitando o aluno que, incomodado na escola, se rejubila, mais tarde, por haver passado sob ateno de professor exigente. 7 Como se transformam os nossos adversrios do passado? Nos processos de obsesso, urge reconhecer que os nossos opositores

file:///D|/clotildes/documentos/temp/emann2.html (1 of 3) [11/04/2001 11:54:21]

GFEIC - Perguntas e Respostas Emmanuel

ou adversrios se transformam para o bem, medida que, de nossa parte, nos transformaremos para melhor. 8 As sesses de desobsesso tem valor? Em que condies? Toda recomendao verbal e todo entendimento pela palavra, atravs das sesses de desobsesso, se revestem de profundo valor, mas somente quando autenticados pelo nosso esforo de reabilitao ntima, sem a qual todas as frases enternecedoras passaro, infrutferas, qual msica emocionante sobre a vasa do charco. 9 Em que tempo e situao nos podem atingir os fenmenos deprimentes da obsesso? Salientando-se que o pensamento alavanca de ligao, para o bem ou para o mal, muito fcil perceber que os fenmenos deprimentes da obsesso podem atingir-nos, em qualquer condio e em qualquer tempo. 10 preciso que o obsidiado observe a prpria vida mental para contribuir para as prprias melhoras? Sim. As correntes mentais so to evidentes quanto as correntes eltricas, expressando potenciais de energias para realizaes que nos exprimem direo, propsito ou vontade, seja para o mal ou para o bem. 11 Qual o papel do desejo, da palavra, da atividade e da ao no fenmeno obsessivo? Cada um de ns um acumulador por si, retendo as foras construtivas ou destrutivas que geramos. Desejo, palavra, atitude a ao representam eletroims, atravs dos quais atramos foras iguais quelas que exteriorizamos, no rumo dos semelhantes. 12 Quais as conseqncias para algum que se detm em qualquer aspecto do mal? Deter-se, em qualquer aspecto do mal, aumentar-lhe a influncia, sobre ns e sobre os outros. 13 Qual a relao entre as manifestaes do sentimento aviltado e os desequilbrios da personalidade? Todas as manifestaes de sentimento aviltado, quais sejam a calnia e a maledicncia, a clera e o cime, a censura e o sarcasmo, a intemperana e a licensiociosidade, estabelecem a comunicao espontnea com os poderes que representam, nos crculos inferiores da natureza, criando distonias e enfermidades, em que se levantam fobias e fixaes, desequilbrios e psicoses, a evolurem para alienao mental declarada. 14 O que nos acontece moralmente quando emitimos um pensamento? Emitindo um pensamento, colocamos um agente energtico em circulao no organismo da vida agente esse que retornar fatalmente a ns, acrescido do bem ou do mal de que o revestimos.

file:///D|/clotildes/documentos/temp/emann2.html (2 of 3) [11/04/2001 11:54:21]

GFEIC - Perguntas e Respostas Emmanuel

15 Qual a relao entre nossos pontos vulnerveis e o retorno do mal que praticamos? Compreendendo-se que cada um de ns possui pontos vulnerveis, no estado evolutivo deficitrio que ainda nos encontramos, toda vez que o mal se nos associe a essa ou aquela idia, teremos o mal de volta a ns mesmos, agravando-se doenas e fraquezas, obsesses e paixes. 16 O que recebemos dos outros? Assimilamos dos outros o que damos de ns. 17 Que imagens reflete o espelho da mente? A mente pode ser comparada a espelho vivo, que reflete s imagens que procura. 18 Qual o nexo existente entre a obsesso e os interesses da criatura? A obsesso, em qualquer tipo pelo qual se expresse, est fundamente vinculada aos processos mentais em que se baseiam os interesses da criatura. 19 As companhias tem influncia na obsesso? Assevera o Cristo Busca e achars. Encontraremos, sim , os companheiros que buscamos, seja para o bem ou para o mal. 20 Qual a soluo mais simples ao problema da obsesso? Consagremo-nos construo do bem de todos, cada dia e cada hora, porquanto caminhar entre espritos nobres ou desequilibrados, sejam eles encarnados e desencarnados, ser sempre questo de escolha e sintonia.

EMMANUEL
extrado do livro "Leis de Amor", tem V - Francisco C. Xavier e Waldo Vieira - pelo esprito de Emmanuel - 3 ed. FEESP

file:///D|/clotildes/documentos/temp/emann2.html (3 of 3) [11/04/2001 11:54:21]

Vous aimerez peut-être aussi