Vous êtes sur la page 1sur 7

26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

I-083 A EXPERINCIA DA COPASA NA OPERAO DA UNIDADE DE TRATAMENTO DE RESIDUOS (UTR) DA ETA RIO MANSO
Gilberto Jos Costa(1) Formado em Administrao de Empresas, pela Faculdade Newton de Paiva BH MG, Supervisor de Tratamento de gua da COPASA Companhia de Saneamento de Minas Gerais. Max Demattos Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, Analista Mster da COPASA Companhia de Saneamento de Minas Gerais. Mauro Diniz Carneiro Formado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da FUMEC Fundao de Educao e Cultura Mineira, Ps-Graduado em Saneamento Ambiental pelo Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais, Gerente da Diviso de Produo do Rio Manso e Ibirit COPASA Companhia de Saneamento de Minas Gerais. Endereo(1): Rua Joo Fernandes do Carmo, 355-Estela Passos Brumadinho-MG- CEP 35460.000-Brasil Tel: (31) 3571-8012 - email: gilberto.costa1@copasa.com.br RESUMO No Sistema Produtor do Rio Manso, desde 1.997, o lodo da Estao de Tratamento de gua (ETA) conduzido at a Unidade de Tratamento de Resduos (UTR). Nesta unidade, o lodo concentrado e adensado de forma qumica e fsica. Aps estes processos, o lodo direcionado s Lagoas, nas quais passa por um perodo em secagem e posteriormente transportada para o aterro. A UTR do Rio Manso, alm de tratar os Lodos, apresenta, tambm, como resultado uma recuperao superior a 90 % das guas provenientes das descargas dos Decantadores e das lavagens dos Filtros da ETA. Tendo em vista a crescente necessidade de informaes sobre o tratamento do lodo das ETA's e de quais tecnologias devero ser adotadas em projetos especficos, a experincia e os dados acumulados na operao da UTR da ETA Rio Manso, ao longo dos ltimos 10 (dez) anos, uma vez repassados aos profissionais interessados no assunto, dever trazer melhorias significativas, principalmente, na escolha adequada das tecnologias a serem empregadas no tratamento dos lodos. PALAVRAS-CHAVE: Resduos slidos, Lodo de ETA/UTR, Secagem de lodo.

INTRODUO O trabalho apresenta a operao das unidades que constituem o tratamento do lodo, os resultados obtidos, as limitaes e dificuldades, principalmente na secagem de lodo em lagoas, cujo principal processo seria a evaporao. A operao da Unidade de Tratamento de Resduos (UTR) da ETA Rio Manso a mais de 10 anos, com certeza traz dados que ajudaram na otimizao do processo de adensamento e desaguamento de lodo e ajudar na adequao dos procedimentos qumicos, visando obter um melhor rendimento das tecnologias existentes. Apresentamos tambm as tecnologias testadas para secagem do lodo (Filtro Prensa, Centrifuga, Prensas Rotativas e Bags - tecidos em polipropileno) e de como temos aplicado produto qumico para adensamento e desge do lodo.

DESCRIO DO SISTEMA O Sistema Produtor do Rio Manso responsvel pelo abastecimento de 28% da Regio Metropolitana de Belo Horizonte, produzindo em mdia 3,8 m /s. A Estao de Tratamento de gua do Sistema do tipo convencional, constituda basicamente de Mistura Rpida, Floculadores Mecanizados, Decantadores do tipo piscina, com remoo de lodo atravs de removedores do tipo ponte rolante com descargas automatizadas e Filtros Rpidos, com leito filtrante duplo composto de areia e antracito.
3

A ETA do Rio Manso teve seu incio de operao no ano de 1.991 e a sua UTR, em junho de 1997. O principal objetivo de sua implantao tem como referncia os cuidados com o Meio Ambiente e secundariamente,

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

tambm visava a recuperao e reutilizao das guas provenientes das descargas dos decantadores e das lavagens de Filtros. A UTR dotada de decantadores denominados Secundrios, tipo piscina, e so responsveis pelo recebimento e tratamento das guas utilizadas na lavagem dos Filtros. As guas recuperadas por estes decantadores retornam ao incio do tratamento da ETA. O lodo sedimentado e acumulado nestas unidades enviado aos adensadores, que tambm recebem as guas provenientes das descargas dos decantadores da ETA. Os lodos afluentes aos adensadores recebem as dosagens de polmero e as guas recuperadas nestes adensadores, tambm, retornam ao incio do tratamento da ETA. O lodo adensado direcionado para as Lagoas de Secagem.

O fluxograma-1 a seguir ilustra a concepo do tratamento na UTR.

DECANTADORES DA ETA

FILTROS DA ETA
POLMERO

ADENSADORES

DECANTADORES SECUNDRIOS

ELEVATRIA DE LODO ADENSADO

ELEVATRIA DE LODO SEDIMENTADO

ELEVATRIA DE GUA RECUPERADA LAGOAS DE SECAGEM P A RA ATERRO PARA ETA

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

Figura 1: Vista da UTR e ao fundo a ETA

A Unidade de Tratamento de Resduos (UTR) foi projetada para tratar 3% (120 L/s) do volume produzido pela ETA, e as suas unidades possuem as seguintes caractersticas: Decantador Secundrio 2 unidades de 1000 m3 Elevatria de lodo decantado 216 m3/h Elevatria de gua recuperada 432 m3/h Adensador 2 unidades de 170m3 Elevatria de lodo adensado 90m3/h Lagoa de Secagem 5 unidades de 2.000 m3 Casa de Qumica 2 tanques de preparo de polmeros de 2.000 litros e 3 unidades de bombas dosadoras (1 de 600L/H e 2 de 1200L/H), Laboratrio para determinao de slidos e controle da qualidade da gua recuperada.

DIFICULDADES OPERACIONAIS NOS PRIMEIROS ANOS DE OPERAO Nos primeiros anos de operao da UTR, os problemas operacionais apresentados eram relacionados aos inesperados e elevados volumes de lodos, com baixa concentrao de slidos, que eram produzidos pelas unidades de adensamento. Em determinadas pocas do ano, o volume mensal de lodo bombeado para as Lagoas eram to expressivos (equivalentes ao volume de quatro das cinco lagoas existentes), que praticamente inviabilizava a sua secagem. Como conseqncia, as lagoas existentes ficaram saturadas, impossibilitando a retirada do lodo, de forma mecanizada. De forma emergencial e paliativa, na tentativa de solucionar os problemas, foram construdas duas novas Lagoas, em terreno natural prximo da ETA, que tambm no foram suficientes para acumular todo o lodo produzido. Diante desta situao iniciaram-se diversos testes visando melhorias na desidratao do lodo, conforme apresentado a seguir.

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

TCNOLOGIAS DE DESIDRATAO TESTADAS NA UTR (Relatrios especficos e detalhados foram elaborados em conjunto com as empresas fornecedoras dos equipamentos) Filtro Prensa Os testes com Filtro Prensa apresentaram em mdia os seguintes resultados: Produo de torta com concentrao de slidos variando de 28,6% a 48,6%; Consumo de Polmeros variando de 1,25 a 2,10 kg/Ton. de slidos. Centrifuga Os testes com Centrifuga apresentaram em mdia os seguintes resultados: Produo de torta com concentrao de slidos variando de 18% a 24%; Consumo de Polmeros variando de 2,5 a 4,5 kg/Ton. de slidos. Prensa Rotativas, tipo Contipress Os testes com a prensa rotativa, tipo-Contipress apresentaram os seguintes resultados: Produo de torta com concentrao de slidos variando de 15% a 24%; Consumo de Polmeros variando de 2,0 a 4,0 kg/ Ton. de slidos. Bags em tecido de polipropileno Os testes com os bags apresentaram os seguintes resultados: Produo de torta com concentrao de slidos variando de 21% a 33%; Consumo de Polmeros variando de 2,0 a 5,0 kg/ Ton. de slidos. Bacia de conteno com manta Os testes na bacia de conteno apresentaram os seguintes resultados: Produo de torta com concentrao de slidos variando de 15% a 20%; Consumo de Polmeros variando de 1,0 a 2,0 kg/ Ton. de slidos. Recuperao do coagulante por acidificao Os testes para a recuperao do coagulante (no caso cloreto frrico), presente no lodo adensado apresentaram os seguintes resultados: Recuperao de at 95% do coagulante utilizado no processo de potabilizao da gua; Consumo de at 0,7 litros de cido clordrico para recuperao de 1 litro de coagulante. A reduo do volume de lodo na ordem de 50%. Consideraes sobre os testes efetuados: Dentre os equipamentos testados para secagem mecnica do lodo, o Filtro Prensa, apresentou a melhor concentrao de slidos na torta; A Centrfuga e o Contipress apresentaram baixa qualidade do filtrado e no produziram concentrao homognea de slidos, ao longo dos testes; Foram testados os Bag's de dois fornecedores, sendo que as concentraes de slidos ao final do enchimento de cada um deles foram semelhantes; O processo de recuperao de lodo em escala piloto foi feita durante a aplicao de cloreto frrico na estao de tratamento. Posteriormente este coagulante foi substitudo pelo sulfato de alumnio e este fato tornou a recuperao do coagulante, invivel economicamente. As bacias de conteno com manta podem ser a soluo tcnica para estaes de tratamento de pequeno porte, pelo baixo custo. medida que os testes com as diversas tecnologias utilizadas para desaguamento de lodo estavam sendo realizadas, verificamos que em todas elas o lodo adensado da UTR, era acrescentado mais uma alta dose de polmero e que assim bons resultados de secagem do lodo eram obtidos. A partir de 2008 foi instalado um ponto de aplicao de polmero na sada do adensador.

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

DESENVOLVIMENTO OPERACIONAL DA UTR Ao longo dos ltimos 13 anos de operao da UTR; muito se aprendeu e foi desenvolvido no processo da busca pela melhoria no desempenho operacional da referida unidade. A tabela 1, a seguir, apresenta um resumo dos principais dados da operao da UTR e sua evoluo aps a instalao do novo ponto de aplicao de polmero, na sada do adensador. Tabela 1: Dados da Operao - 2001 a 2010 Ano Descarga gua de lavagem Decantador dos Filtros ETA Volume S.T Volume S.T (m3/ms) (%) (m3/ms) (%) 2001 41.538 0,46 74.217 0,11 2002 43.126 0,40 74.111 0,10 2003 38.823 0,46 68.387 0,11 2004 23.256 0,56 66.309 0,15 2005 19.588 0,58 69.915 0,11 2006 14.967 0,49 76.805 0,08 2007 14.499 0,90 76.411 0,08 2008 10.538 1,08 76.427 0,10 2009 10.954 1,52 81.331 0,07 2010 8.946 1,32 75.684 0,08

Lodo Decantado
Dec. Secundrio UTR

Lodo Adensado

Polmero

Volume (m3/ms) 2.268 2.193 2.326 2.705 3.657 3.566 3.714 3.845 3.922 3.434

S.T (%) 1,00 1,14 1,20 1,09 1,10 0,98 1,10 1,11 1,12 1,30

Volume (m3/ms) 5.058 3.493 3.876 3.037 2.653 2.813 3.724 2.866 3.513 4.460

S.T (%) 3,07 3,67 3,23 4,23 4,86 3,96 5,00 6,10 6,52 7,24

Dosagem (Kg/Ton) 1,54 2,79 3,12 2,06 2,18 3,00 2,47 2,44 3,51 3,52

As principais modificaes operacionais aplicadas, ao longo dos ltimos anos, que contriburam para melhoria do desempenho da UTR foram: Reduo de descarga de lodo do decantador da ETA No incio de operao da UTR, as descargas eram efetuadas a cada ciclo do raspador de lodo do decantador da ETA, ou seja, a cada 1 hora, ocorria uma descarga. A partir de equaes empricas que estimam a quantidades de slidos gerados pela ETA e da melhoria do acompanhamento da concentrao de slidos nas descargas, estas passaram a ser efetuadas com menor freqncia (entre trs e nove ciclos). Isto proporcionou um aumento da concentrao de slidos presentes no lodo de descarga do decantador da ETA, sem provocar o seu atolamento, alm de desafogar a operao dos adensadores. O volume foi reduzido em quatro vezes (Grfico1). necessrio o desenvolvimento e a melhoria de projeto, no que tange a descarga de lodo de decantadores de ETA.

Grfico1- Reduo do Volume de descarga de Lodo do Decantador da ETA

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

gua de lavagem dos filtros e o lodo do decantador secundrio da UTR Desde o inicio de operao da UTR, a gua de lavagem dos filtros e o lodo decantado apresentam pequenas variaes de volume e de concentrao de slidos (observa-se tambm uma boa distribuio de slidos durante todo o tempo de descarga) isto independente das variaes na qualidade da gua bruta ou das dosagens de produtos qumicos. Isto indica que o processo de concentrar os slidos e de retirada de lodo do decantador secundrio da UTR funciona adequadamente, o que totalmente diferente das descargas do descantador da ETA, onde observado deposio de material nas paredes dos troncos de pirmide; formao de fluxo preferencial e variaes na concentrao dos slidos ao longo das descargas. Aumento da concentrao de slidos presentes no lodo adensado. O aumento da concentrao de slidos (Grfico 2) deve-se melhora no preparo das solues de polmeros, testes fsicos de resistncia especifica que indicaram a necessidade de aumento das dosagens de polmeros e a reduo da vazo de bombeamento que eliminou a formao de vrtice, durante a retirada de lodo para as lagoas de secagem.

Grfico2: Aumento da concentrao de slidos no lodo adensado em funo da melhora das dosagens de polmeros e a instalao de 2 ponto de aplicao.

RESULTADOS OBTIDOS NA OPERAO DA UTR Os testes e desenvolvimentos operacionais realizados, mais recentemente, na UTR da ETA do Sistema Produtor Rio Manso, tm como resultado a indicao da necessidade de se implantar um novo ponto para aplicao de polmero, especificamente, no lodo adensado a ser lanado nas lagoas. Este novo ponto possibilitar um aumento imediato na concentrao de slidos dos atuais 6% para 9% e, principalmente, promovera realmente o desaguamento do lodo, reduzindo o tempo de secagem do lodo e melhorando o desempenho das Lagoas, existentes.

NOVO FLUXOGRAMA PROPOSTO Apresentamos o novo fluxograma 2, do processo da UTR da ETA Rio Manso, com nfase no novo ponto de aplicao de polmero.

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

Fluxograma 2: Novo ponto de aplicao de polmero

DECANTADORES DA ETA

FILTROS DA ETA
POLMERO

ADENSADORES

DECANTADORES SECUNDRIOS

ELEVATRIA DE LODO ADENSADO

ELEVATRIA DE LODO SEDIMENTADO

2 ponto POLMERO

ELEVATRIA DE GUA RECUPERADA

LAGOAS DE SECAGEM P A RA ATERRO PARA ETA

CONSIDERAES FINAIS As informaes relativas s experincias e desenvolvimentos operacionais, aplicados na UTR da ETA Rio Manso, uma vez divulgados e se observadas, podero contribuir com novas premissas para a elaborao de projetos, auxiliaro na escolha correta da tecnologia mais adequada ao tratamento dos lodos e podem acrescentar fatos e dados literatura existente sobre o assunto, que atualmente considerada escassa, sendo que na sua maioria retratam aplicaes especficas; alm de contribuir com aqueles profissionais que tm interesse no assunto aqui apresentado.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS REALI, M.A.P.. Noes gerais de tratamento e disposio final de lodos de estaes de tratamento de gua. Rio de Janeiro: ABES; 1999. 2. DI BERNARDO, Luiz; DANTAS, ngela Di BernardoM. T.. Mtodos e tcnicas de tratamento de gua. 2. ed. So Carlos: RIMA 2005. 3. DEMATTOS, Max ET al.. Reduo do volume de lodo gerado em estaes de tratamento de gua A proposta de recuperao do coagulante pelo processo de acidificao no Sistema Rio Manso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL, 21, 2001, Joo Pessoa. Anais... Rio de Janeiro: ABES; 2001 1.

ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

Vous aimerez peut-être aussi