Vous êtes sur la page 1sur 12

'TRIBUTRIO

www.sitedomazza.com.br Indicao de livros: Leandro Paulsen para pesquisa de jurisprudncia Ricardo Alexandre Direito Tributrio Esquematizado Muita nfase em jurisprudncia NFASE NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL 1. PP. DA LEGALIDADE: art. 150, I da CF/88 A instituio e a majorao de tributos dependem de lei.
Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea;

Sempre dever ser analisado com o art. 97 do CTN criao, aumento, reduo e extino do tributo tem que ser por meio de lei ordinria. PP. do Paralelismo das formas o veculo normativo que introduz uma novidade na ordem jurdica deve ser o mesmo que retira esse algo. Se a lei cria, s a lei pode tirar, se a lei majora s ela pode reduzir.
Art. 97. Somente a lei pode estabelecer: I - a instituio de tributos, ou a sua extino; II - a majorao de tributos, ou sua reduo, ressalvado o disposto nos artigos 21, 26, 39, 57 e 65; III - a definio do fato gerador da obrigao tributria principal, ressalvado o disposto no inciso I do 3 do artigo 52, e do seu sujeito passivo; IV - a fixao de alquota do tributo e da sua base de clculo, ressalvado o disposto nos artigos 21, 26, 39, 57 e 65; V - a cominao de penalidades para as aes ou omisses contrrias a seus dispositivos, ou para outras infraes nela definidas; VI - as hipteses de excluso, suspenso e extino de crditos tributrios, ou de dispensa ou reduo de penalidades. 1 Equipara-se majorao do tributo a modificao da sua base de clculo, que importe em orn-lo mais oneroso. 2 No constitui majorao de tributo, para os fins do disposto no inciso II deste artigo, a atualizao do valor monetrio da respectiva base de clculo.

So institudos por LC: emprstimos compulsrios, IGF, impostos residuais e novas fontes de custeio da seguridade IGF s pode ser institudo por LC, de competncia da Unio, respeito anterioridade comum (anual e nonagesimal): Ex: IGF criado pela LC em 30/07/08 poder ser cobrado a partir de 01/01/09. Criado em 30/12/08 + 90 dias 30/03/09 Competencia tributria incaducvel a Unio no tem prazo para criar o IGF. Grandes fortunas. EXCEES AO PP. DA LEGALIDADE: admite que um ato do executivo altere (a lei fixa o mximo e o mnimo) as alquotas:
1

IOF decreto e MP podem modificar a alquota. A instituio da alquota por lei (que fixa o patamar mnimo e o mximo). IPI decreto e MP podem modificar a alquota. A instituio da alquota por lei (que fixa o patamar mnimo e o mximo). II decreto, portaria, ou MP podem modificar a alquota. A instituio da alquota por lei (que fixa o patamar mnimo e o mximo). IE decreto, portaria, ou MP podem modificar a alquota. A instituio da alquota por lei (que fixa o patamar mnimo e o mximo). CIDE combustveis decreto e MP podem reduzir (restabelecer ao patamar anterior) as alquotas. Tem que baixar a alquota e devolver ao patamar anterior. ICMS combustveis convnio pode fixar alquota.

Segundo o STF: art. 97 CTN, a lei deve definir: define o FG BC e alquota Cominao de penalidades Excluso, extino e suspenso do crdito tributrio ATENO: A data para pagamento do tributo no depende de lei. A mera atualizao monetria da BC tambm dispensa lei. SMULA 160 STJ E DEFESO, AO MUNICIPIO, ATUALIZAR O IPTU, MEDIANTE DECRETO, EM PERCENTUAL SUPERIOR AO INDICE OFICIAL DE CORREO MONETARIA. 2. PP. ANTERIORIDADE: Temos trs grupos: Tributos de cobrana imediata - aqueles que podem ser exigidos no dias seguintes. Ex: IOF, II, IE, IEG, Emp. Compulsrio de calamidade pblica e de Guerra Externa. Tributos cobrados no ano seguinte no precisam respeitar os 90 dias, apenas a anualidade. Ex: IR, e alteraes na BC do IPTU e do IPVA (alteraes que superam o ndice oficial de correo monetria). Tributos que respeitam somente os 90 dias podem ser cobrados no mesmo ano, desde que contados os 90 dias. Ex: IPI, ICMS combustveis, CIDE combustveis e contribuies sociais. STF ADIN 3694/AM: discusso da natureza das custas judiciais e emolumentos tm natureza de taxas, devendo respeitar, portanto a anterioridade. CUIDADO: A anterioridade s se aplica quando um tributo criado ou majorado. Reduo e extino de tributos valem imediatamente. A anterioridade o intervalo entre a publicao da lei E a exigncia concreta. 3. PP. DA NO LIMITAO: art. 150, V da CF/88 Impede que o tributo seja usado para restringir o transito de pessoas e bens. EXCEO pedgio.
Art. 150 V - estabelecer limitaes ao trfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrana de pedgio pela utilizao de vias conservadas pelo Poder Pblico;
2

Qual a natureza jurdica do pedgio? Depende da forma de prestao do servio. Prestao direta a feita pelo prprio poder pblico. A prestao indireta a feita por meio de concessionrios e permissionrios (a prestao delegada). Quando o servio de pedgio prestado de forma direta, a natureza jurdica de TAXA (parte final do inciso V vias conservadas pelo Poder Pblico), devendo ser observados o PP. da Legalidade e da Anterioridade. S poder ser criado e majorado por lei. Quando o servio de pedgio prestado de forma indireta, a natureza ser de TARIFA ou PREO PBLICO (so a mesma coisa tarifa chamada pelo direito administrativo e preo pblico chamado pelo direito financeiro). Aqui no h necessidade de respeito legalidade e a anterioridade. Pode ser criada por decreto e exigida imediatamente Na jurisprudncia do STF a diferena entre taxa e tarifa est na obrigatoriedade do servio; servios de fruio obrigatria so remunerados por taxa; servios de fruio facultativa (natureza contratual) so remunerados por tarifa. ADIN 395/SP: Apreenso de mercadorias sem nota fiscal constitucional, representando atribuio inerente ao Poder de Polcia tributrio. SMULA 70 STF INADMISSVEL A INTERDIO DE ESTABELECIMENTO COMO MEIO COERCITIVO PARA COBRANA DE TRIBUTO. SMULA 323 STF INADMISSVEL A APREENSO DE MERCADORIAS COMO MEIO COERCITIVO PARA PAGAMENTO DE TRIBUTOS. SMULA 547 STF NO LCITO AUTORIDADE PROIBIR QUE O CONTRIBUINTE EM DBITO ADQUIRA ESTAMPILHAS, DESPACHE MERCADORIAS NAS ALFNDEGAS E EXERA SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS. 4. PP. DA VEDAO AO CONFISCO art. 150, IV da CF/88
Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: IV - utilizar tributo com efeito de confisco;

Tambm vale para multas tributrias, podem ser confiscatrias. No se aplica diretamente s obrigaes tributrias acessrias. Obrigaes acessrias: podem ser positivas (de fazer) ou negativas (no fazer). Se houver algum exagero nas obrigaes acessrias haver ofensa ao PP. da Proporcionalidade (art. 2 da Lei 9784/99 LPA). No se aplica a tributos extrafiscais (tributo institudo sem a finalidade de arrecadao). Ex: IPI sobre cigarro objetiva desestimular o consumo por isso no existe limitao na alquota do IPI sobre o cigarro. 5. PP. DA SELETIVIDADE ICMS e IPI Devem ser graduados conforme a essencialidade do produto. ICMS o imposto poder ser seletivo ( uma faculdade). Portanto poder ter a mesma alquota para todos os produtos. IPI o imposto ser seletivo. Tem o carter de dever. 6. PP DA UNIFORMIDADE GEOGRFICA art. 151, I da CF/88 Os tributos federais devem ter a mesma alquota em todo o territrio nacional.
Art. 151. vedado Unio: I - instituir tributo que no seja uniforme em todo o territrio nacional ou que implique distino ou preferncia em relao a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio, em detrimento de outro, admitida a concesso de incentivos fiscais destinados a promover o equilbrio do desenvolvimento scio-econmico entre as diferentes regies do Pas;

EXECO: a concesso de incentivos fiscais para estimular o desenvolvimento scio-econmico de uma regio. Ex: art. 40 ADCT (Zona Franca de Manaus). Para o STF regio uma rea do territrio nacional definida por critrios sociais ou econmicos que nunca poder coincidir com a fronteira exata de um estado-membro. ANLISE DA JURISPRUDNCIA COM RELAO AOS PRINCPIOS Questo 01: A apreenso de mercadorias desacompanhadas de nota fiscal fere o PP da no limitao? A apreenso de mercadorias no viola o princpio, para o STF a apreenso somente ser inconstitucional se no forem observados os procedimentos prprios fixados em lei para a cobrana de tributos. A garantia fundamental do livre exerccio de profisso deve ser compreendida levando-se em conta a necessidade de recolher tributos para o desempenho da atividade profissional. Ateno: Para o STJ a pena de perdimento de bens constitucional. Questo 02: A reduo da base de clculo do ICMS nas sadas de caf, produzido em estabelecimento de certo Estado viola o PP. da No Discriminao quanto origem (art. 152 da CF/88)?
Art. 152. vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios estabelecer diferena tributria entre bens e servios, de qualquer natureza, em razo de sua procedncia ou destino. um desdobramento do PP. da Uniformidade Geogrfica. o PP.

da no discriminao quanto origem.


A previso de base reduzida do ICMS, na sada de produto do estabelecimento situado em determinado Estado viola o PP. da No Discriminao. A regra geral de que os incentivos fiscais (isenes, anistias, reduo de base de clculo, alquota zero) relativos a um tributo, s podem ser concedidos pela prpria entidade competente para o tributo. Ex: IR - s a Unio; IPVA s os Estados; IPTU s os Municpios. EXCEES: ICMS. A regra de que incentivos fiscais s podem ser outorgados pela prpria entidade competente para o tributo sofre algumas excees, especialmente no caso do ICMS (art. 155, 2,XII, g da CF/88), pois incentivos fiscais relativos ao tributo s podem ser outorgados por convnio entre os Estados, conhecido como CONFAZ. O objetivo evitar a guerra fiscal. Art. 155, 2, XII, g da CF/88:
Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: 2. O imposto previsto no inciso II atender ao seguinte: XII - cabe lei complementar: g) regular a forma como, mediante deliberao dos Estados e do Distrito Federal, isenes, incentivos e benefcios fiscais sero concedidos e revogados.

A constituio exige uma LC federal para disciplinar como os convnios concedero incentivos fiscais. ATENO O STF tem declarado inconstitucionais as manobras para concesso disfarada de incentivos como base reduzida, crdito presumido, e prazos especiais para pagamento. Questo 03: A exigncia de depsito prvio constitucional? Entende o STF que a obrigatoriedade de depsito prvio inconstitucional por ofensa aos PP. do livre acesso ao judicirio, da ampla defesa, e do contraditrio. Contra argumento Prova PFN: o que dizer para rebater esse entendimento? O direito de ao condicionado e a interposio de recursos tambm. Visa impedir que o contribuinte use um recurso somente para adiar o pagamento de um tributo, carter protelatrio. Se tiver razo depois poder levantar esse valor. Questo 04: constitucional iseno de custas judiciais, notariais, cartorrias e quaisquer taxas ou emolumentos em favor de membros do MP, inclusive inativos? Tal iseno conferida em carter pessoal a membros do MP viola o PP. da Isonomia Tributria. IMPORTANTE: O art. 150, 6 da CF/88 exige a edio de lei especfica para a concesso de benefcios tributrios (a lei no pode ser multitemtica). O objetivo constitucional impedir a introduo oportunista de norma tributria no contexto de lei que cuide de matria de natureza diversa. Art. 150, 6 da CF/88:
Art. 150
4

6 Qualquer subsdio ou iseno, reduo de base de clculo, concesso de crdito presumido, anistia ou remisso, relativos a impostos, taxas ou contribuies, s poder ser concedido mediante lei especfica, federal, estadual ou municipal, que regule exclusivamente as matrias acima enumeradas ou o correspondente tributo ou contribuio, sem prejuzo do disposto no art. 155, 2., XII, g.

Questo 05: Custas judiciais e emolumentos sujeitam-se a anterioridade nonagesimal? Sendo taxas, a lei que institui custas judiciais e emolumentos deve respeitar a anterioridade anual e nonagesimal.

ATENO O PP. da anterioridade no impede a imediata entrada em vigor da lei tributria. Relaciona-se apenas com a produo de efeitos quanto aos artigos da lei que instituem ou aumentam tributos. A anterioridade um intervalo entre a publicao e a cobrana. Questo 06: O fisco pode proibir a impresso de documentos fiscais para empresas em dbito com a fazenda, exigindo o requerimento de nota fiscal avulsa? No, por violao ao PP. da Livre Atividade Econmica (art. 170, pargrafo nico da CF/88):
Art. 170 Pargrafo nico. assegurado a todos o livre exerccio de qualquer atividade econmica, independentemente de autorizao de rgos pblicos, salvo nos casos previstos em lei.

ANLISE DA JURISPRUDNCIA COM RELAO S ESPCIES TRIBUTRIAS Os impostos no Brasil no tributos DESVINCULADOS. Isso significa que o imposto independe de atuao estatal. No imposto o contribuinte age e o contribuinte paga, por isso os impostos so chamados de unilaterais. O valor arrecadado no pode ser afetado (vinculado) a fundo ou despesa especfica (art. 167, IV da CF/88):
Art. 167. So vedados: IV - a vinculao de receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, ressalvadas a repartio do produto da arrecadao dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinao de recursos para as aes e servios pblicos de sade, para manuteno e desenvolvimento do ensino e para realizao de atividades da administrao tributria, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, 2, 212 e 37, XXII, e a prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao de receita, previstas no art. 165, 8, bem como o disposto no 4 deste artigo; PP. da No Afetao.

Com as taxas a situao diferente. As taxas so tributos VINCULADOS porque pressupe a atuao estatal. Na taxa o Estado age, o contribuinte paga. As taxas decorrem de atividade estatal de: Servio pblico (especfico e divisvel) e Poder de Polcia (fiscalizao) Para as taxas no aplicvel o PP. da No Afetao pois esse princpio aplica-se somente a impostos. OBS: Segundo o STF o PP. da No Afetao dos Impostos impede que o legislativo elimine a liberdade do executivo para decidir onde ser aplicado o valor dos impostos. No fundo, a regra serve para preservar a independncia do executivo. Questo 07: A destinao do valor arrecadado como taxa a fundo especial viola o artigo 167, IV da CF/88? No, pois o PP. da No Afetao s vale para impostos. (art. 167, IV da CF/88). MUITO CUIDADO: Atualmente temos quatro excees ao PP. da No Afetao: Ensino e garantias a operaes de crdito (texto original da CF). A EC 29/00 acrescentou tambm a sade. A EC 42/03 acrescentou a administrao tributria
5

ADIN 1750/DF o STF firmou o entendimento de que impostos no podem ter o valor vinculado a receitas, ainda que de interesse pblico. Questo 08: constitucional taxa de fiscalizao (de polcia) dos mercados, ttulos e valores mobilirios cobrada pela CVM? A CVM, autarquia com regime especial, pode cobrar taxa de fiscalizao pelas atividades que exerce. Parafiscalidade extrafiscalidade (no tem aplicao da vedao ao confisco, s para tributos fiscais). O que o fenmeno da parafiscalidade? Vem disciplinado no art. 7 do CTN. a delegao legal de capacidade ativa (possibilidade de cobrana do tributo).

Capacidade

tributria: (capacidade para COBRANA) delegvel. Ex: taxa para CVM. Quem criou foi a Unio e delegou a cobrana para CVM.

Competncia tributria: (habilitao para CRIAR o tributo) indelegvel. Quem tem competncia tributria a Unio, Estados, DF e Municpios. IMPORTANTE A parafiscalidade pode beneficiar qualquer tipo de pessoa jurdica desde que no seja puramente empresarial. O art. 7 do CTN fala apenas em delegao em favor de pessoa jurdica de direito pblico, mas pode ocorrer tambm em favor de pessoa de direito privado. Ex: OAB, SESI, SENAI, Sindicatos, etc.
Art. 7 A competncia tributria indelegvel, salvo atribuio das funes de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, servios, atos ou decises administrativas em matria tributria, conferida por uma pessoa jurdica de direito pblico a outra, nos termos do 3 do artigo 18 da Constituio.

OBSERVAO: O art. 145, 1 da CF/88 trata do PP. da Capacidade Contributiva apenas em relao aos impostos, mas o STF admite tambm sua aplicao sobre as taxas. Questo 09: constitucional a lei que amplia os casos de gratuidade na prestao de servios previstos na constituio (art. 5, LXXVI da CF)? Segundo o STF a constituio estabelece apenas um mnimo a ser observado pela lei, no impedindo que a gratuidade seja estendida a outros casos.
Art. 5 imunidade de taxas LXXVI - so gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei: a) o registro civil de nascimento; b) a certido de bito;

ANLISE DA JURISPRUDNCIA COM RELAO S IMUNIDADES TRIBUTRIAS Imunidades tributrias: Tema muito cobrado nas provas!!! Ateno com ele! So normas constitucionais. Todo benefcio dado pela constituio imunidade. Art. 195, 7 da CF/88:
7 - So isentas de contribuio para a seguridade social as entidades beneficentes de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei. esse benefcio no

iseno, tem natureza jurdica de IMUNIDADE.


Limitam o alcance da norma de competncia tributria Em regra afastam apenas impostos. Excees: 1) Art. 195, 7 (contribuio) e 2) Art. 5, LXXXVI (taxas) IMUNIDADE

ISENO
6

Constituio Federal Atinge somente impostos Limita a competncia Interpretao ampliativa

Lei Atinge qualquer tributo Dispensa o pagamento Interpretao de modo literal ou restritivo

Art. 150, VI, a da CF/88 imunidade recproca O 2 do mesmo art. 150 e ampliou essa imunidade em favor das autarquias e das fundaes pblicas + associaes pblicas (criadas pela lei de consrcios). A constituio no fala de imunidade das empresas pblicas (EP) e das sociedades de economia mista (SEM). Ex; Petrobrs (SEM), BB (SEM), CEF (EP), Correios (EP), BNDS (EP), INFRAERO (EP). Questo 10: A INFRAERO imune a impostos? Sim, pois empresas pblicas e sociedades de economia mista prestadoras de servio pblico possuem regime tributrio similar s autarquias. J as exploradoras de atividade econmica no tm imunidade. Ex: Petrobrs (no servio pblico atividade econmica sob o monoplio do Estado). Banco do Brasil. Questo 11: Correios tm imunidade? Sendo empresa pblica, prestadora de servio pblico, os correios tem imunidade a todos os impostos. Imunidade: No caso relativo a CODESP (sociedade de economia mista) exploradora de atividade econmica, o STF negou a imunidade. Na prestao de servio pblico no h concorrncia por isso a imunidade ... ver o que o prof. falou.... LIMITAO AO ALCANCE DAS IMUNIDADES (para PFN importantssimo!!!) Na defesa do fisco muito comum ser necessrio sustentar que uma imunidade tributria no se aplica em favor do contribuinte. Existem alguns caminhos para diminuir o alcance de imunidades tributrias, tais como: 1) No enquadramento da situao concreta na hiptese de imunidade. Basta sustentar que a situao do contribuinte no se enquadra na descrio da norma de imunidade. Ex: na imunidade dos templos, entidade filosfica no se encaixa. A idia fazer uma interpretao literal da constituio, mas nunca afirmar que uma interpretao literal, pois segundo a doutrina e a jurisprudncia a imunidade interpreta-se de modo ampliativo. 2) Afirmar que o contribuinte no preencheu os requisitos para fruio da imunidade. Ex: art. 14 CTN. Lembrar que para gozo da imunidade das entidades assistenciais (art. 150, VI, c, CF/88) necessrio preencher trs requisitos do artigo 14 do CTN: a) no havendo distribuio de receita b) aplicao integral de recursos no Brasil c) escriturao revestida de formalidades adequadas.
Art. 14. O disposto na alnea c do inciso IV do artigo 9 subordinado observncia dos seguintes requisitos pelas entidades nele referidas: I no distriburem qualquer parcela de seu patrimnio ou de suas rendas, a qualquer ttulo; II - aplicarem integralmente, no Pas, os seus recursos na manuteno dos seus objetivos institucionais; III - manterem escriturao de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatido.

3) Defender a ocorrncia de alguma das limitaes que a prpria constituio estabelece ao alcance das imunidades. Exemplificando a partir da imunidade recproca: Uma primeira linha de defesa deve levar em conta que imunidade s de imposto. Depois pode-se dizer que no so todos os impostos que se afastam pela imunidade, pois a alnea a fala em patrimnio, renda e servios(Sobre o patrimnio incidem IPTU e ITR; sobre renda o IR; sobre servios o ISS). O ISS e o IPTU so municipais e no interessam para Unio. O ITR tem valores nfimos ento restou o IR.
7

Alm disso, o 3 do art. 150 da CF/88 condiciona a imunidade s atividades vinculadas a prestao do servio pblico, afastando o benefcio do caso de atividades econmicas. O mesmo 3 pode ser usado para sustentar a tese segundo a qual se houver contraprestao (taxa ou tarifa) pelo uso do servio, no haveria imunidade. Pela mesma razo prestao de servio pblico realizada de modo indireto (via concesso ou permisso) no tem imunidade. ANLISE DOS JULGADOS DO STF Questo 12: Empresa privada que detm concesso de uso de imvel da Unio imune? Quando a Unio empresa privada o uso de imvel federal (ex: galpo em aeroporto concedido VARIG), pelo fato do imvel ser pblico no so devidos IPTU e ITR. Porque um bem federal e est abrangido pela imunidade (O IPTU pela imunidade recproca e o ITR pela confuso Unio seria credora e devedora). Porm todos os outros impostos so devidos pela empresa concessionria. O STF considerou que em relao ao ITR e IPTU a posse desdobrada do imvel no afasta a imunidade. Questo 13: Servios notariais e de registros tm imunidade? A LC 116 (ISS) define no item 21 da lista anexa que os servios notariais e de registro so fato gerador do ISS. Contra essa norma foi proposta a ADIN sustentando que esses servios so servios pblicos. Na deciso final da ADIN 3089/DF, o STF concluiu que os servios notariais e de registro so atividades tpicas do Estado, mas no constituem propriamente servios pblicos, pois se exercem em carter privado. Portanto cartrios devem todos os tributos. Questo 14: Outra imunidade muito controvertida na jurisprudncia do STF a prevista no artigo 150, VI, d da CF/88 imunidade dos livros, jornais, peridicos e o papel. Na CF/88 existem dois tipos de imunidade: IMUNIDADE SUBJETIVA: aquela conferida em favor de pessoas. Ex: imunidade recproca, imunidade dos templos, e a imunidade assistencial. Segundo a doutrina, a imunidade subjetiva, em regra afastaria todos os impostos. IMUNIDADE OBJETIVA: aquela prevista para beneficiar produtos. Ex: imunidade dos livros. Imunidade objetiva s afasta impostos diretamente vinculados ao produto, no atingindo impostos da pessoa que produz o item.

A discusso mais recente no STF diz respeito a interpretao da SMULA 657 STF A IMUNIDADE PREVISTA NO ARTIGO 150, VI, d ABRANGE OS FILMES E PAPIS FOTOGRFICOS NECESSRIOS PUBLICAO DE JORNAIS E PERIDICOS. A controvrsia est em saber se os servios de impresso grfica de jornais para terceiro so abrangidos ela imunidade (essa discusso est pendente). Por enquanto o tribunal tem se posicionado por afastar a imunidade no caso de servio de impresso grfica (a tese usada pelo tribunal que o servio de impresso grfica no indispensvel para as entidades que exercem atividade de imprensa). Questo 15: Outro debate recente (maio/2008) sobre imunidade no STF envolve a explorao comercial de cemitrios e a inteligncia do art. 150, VI, b. Nos termos da SMULA 724, o STF entende que a imunidade de templos afasta o IPTU ainda quando o imvel estiver locado a terceiros, sempre que a renda obtida seja empregada nas atividades essenciais da entidade. No caso dos cemitrios, muitas empresas exploradoras do setor pretendem afastar o IPTU argumentando que no local do sepultamento so realizadas atividades de culto. A discusso ainda no foi concluda, mas o tribunal se inclina por afastar a imunidade na hiptese. Questo 16: Pode a Unio recusar-se a repassar verbas de compensao previdenciria dos Estados referente a regime previdencirio prprio dos servidores estaduais (Lei 9.717/98)? Segundo o STF os regimes prprios de previdncia tm carter supletivo e devem observar os requisitos atuariais mnimos previstos na lei 9.717/98. Apesar de a discusso estar pendente, o STF comeou a se posicionar considerando inconstitucional a reteno pela Unio do repasse de compensao previdenciria como punio aplicada a entidades que desatendam a Lei 9.717/98. Contribuies especiais esto previstas no art. 149 CF/88. Eram chamadas pela doutrina de contribuies parafiscais porque eram arrecadas por pessoas distintas da Unio, quem cobrava no tinha competncia para criao. Porm, HOJE, esse nome
8

deve ser evitado. Com a criao da Super Receita tudo foi concentrado na administrao direta por isso a nomenclatura parafiscais tornou-se inapropriada. So criadas por lei ordinria. Em relao s contribuies especiais no se aplica o artigo 4 do CTN, pois elas so definidas pela sua destinao. Nada impede que contribuies tenham a base de clculo e fato gerador prprios de impostos. Competncia exclusiva da Unio o que diz a CF/88 no art. 149 caput. Apesar disso a competncia PRIVATIVA (nas provas CESPE falam em competncia exclusiva com excees) conforme a doutrina e a jurisprudncia, diante do 1 do art. 149 e art. 149-A da CF/88. Competncia Exclusiva aquela sem excees. Ex: emprstimos compulsrios. Competncia Privativa aquela que tem excees. EXCEES: 1 EXCEO CIP ou COSIP (art. 149-A). O DF e os Municpios podem cobrar facultada a arrecadao (cobrana) na fatura da energia residencial. ATENO Estado no pode cobrar COSIP. No autorizao para bi-tributao ou bis in idem, mas cobrana por meio de um nico boleto. Bi-tributao cobranas simultneas sobre uma base de clculo ou um fato gerador originadas de entidade diferentes. Ex: ICMS e ISS sobre o mesmo servio. afastada por consignao em pagamento. Bis in idem exigncias simultneas sobre o mesmo fato gerador ou a mesma base de clculo originadas de uma s entidade Federativa. Ex: IPTU e taxa de lixo sobre o valor venal do imvel. No cabe a consignao em pagamento. Se afasta com a impetrao de Mandado de Segurana. A COSIP no passa da antiga taxa de iluminao pblica. A denominao legal irrelevante para definio do tributo. Em defesa do contribuinte posso dizer que ela chama contribuio, mas ela remunera servio pblico ento taxa. Em favor do fisco posso dizer que no se aplica o art. 4 porque no definio legal, mas sim definio constitucional. 2 EXCEO Estados, DF e Municpios podem cobrar de seus servidores para custeio do regime previdencirio prprio art. 149, 1 da CF/88. Na CF/88 existem TRS REGIMES DE INCIDNCIA DAS CONTRIBUIES: Ex: COFINS que tem os trs regimes. a) Regime monofsico aquela em que o tributo incide uma nica vez sobre a mercadoria. Ex: COFINS importao. b) Regime plurifsico cumulativo vrias incidncias na cadeia produtiva ou circulatria. Aqui se admite a incidncia em cascata. No aceita o sistema de compensao de dbito/crdito. Ex: COFINS sobre papel imune. CURIOSIDADE Qual o porqu da cumulatividade? Porque um instrumento de extrafiscalidade. s vezes o Poder Pblico deseja inibir o consumo de um determinado produto. uma finalidade social ou poltica. c) Regime plurifsico no-cumulativo aqui a incidncia no em cascata. uma incidncia com compensao de crdito/dbitos. Temos CINCO ESPCIES DE TRIBUTOS NA CF/88: Impostos Taxas Contribuies de Melhoria Emprstimos Compulsrios Contribuies Especiais possui subespcies. A classificao antiga das contribuies visualizava trs subespcies: (art. 149) a) CIDEs b) Contribuies sociais (chamavam de previdencirias hoje devemos evitar esse nome)
9

c) Contribuies de Interesse das categorias profissionais ou econmicas Hoje essa diviso tripartida no d mais conta da atualidade. Ex: salrio-educao e COSIP no se encaixam nessa classificao. Portanto, a classificao moderna - dada pelo STF tem cinco subespcies: a) CIDEs b) Contribuies sociais c) Contribuies de Interesse das categorias profissionais ou econmicas d) Outras contribuies (COSIP e as contribuies residuais) e) Contribuies gerais (salrio-educao) Questo 17: IMPORTANTSSIMA Tratado internacional pode estipular iseno de tributo estadual? (art. 151, III da CF/88). O art. 151, III da CF/88 probe que a Unio conceda a iseno de tributos estaduais e municipais. Porm para o STF essa norma limita-se a impedir que a Unio institua isenes no mbito de sua competncia interna. Assim, quando a Unio celebra Tratado Internacional atua como sujeito de direito internacional no se submetendo a proibio do art. 151, III.
Art. 151. vedado Unio: III - instituir isenes de tributos da competncia dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios.

Questo 18: constitucional o pargrafo nico do artigo 38 da Lei 6.830/80? A referida norma afirma que o contribuinte, ao discutir judicialmente a dvida, deve desistir do recurso administrativo ou renunciar ao poder de recorrer. O STF considerou a norma constitucional, sob os seguintes argumentos: 1 argumento: em razo da unidade de jurisdio, a deciso do judicirio sempre prevalece sobre a administrativa, o que tornaria ineficaz a prpria deciso administrativa. 2 argumento: a norma do artigo 38 estabelece preceito de economia processual. Para que dois processos tramitando se no fundo a deciso que pesa a do judicirio? 3 argumento: Sempre se admitiu no processo civil que a prtica de alguns atos incompatveis com a vontade de recorrer implica a renuncia ao direito de recurso.
Art. 38 - A discusso judicial da Dvida Ativa da Fazenda Pblica s admissvel em execuo, na forma desta Lei, salvo as hipteses de mandado de segurana, ao de repetio do indbito ou ao anulatria do ato declarativo da dvida, esta precedida do depsito preparatrio do valor do dbito, monetariamente corrigido e acrescido dos juros e multa de mora e demais encargos. Pargrafo nico - A propositura, pelo contribuinte, da ao prevista neste artigo importa em renncia ao poder de recorrer na esfera administrativa e desistncia do recurso acaso interposto.

Questo 19: A CF/88 admite dao de bens mveis? No, a nica dao em pagamento admitida no direito brasileiro a dao de bens imveis (causa de extino do crdito prevista no artigo 156, XI do CTN). Para o STF a dao de bens mveis viola o dever de licitao. (ADIN 1917/DF) Dao em pagamento: uma forma de extino das obrigaes. a oferta de um bem em troca de uma dvida em dinheiro. Questo 20: Cabe restituio do ICMS pago antecipadamente no regime de substituio para frente nas hipteses em que a base de clculo for inferior presumida? (votao incompleta Min. Carlos Aires Britto ainda no votou). Apesar da discusso pendente o STF se inclina por no aceitar essa restituio ao argumento de que na base presumida da substituio para frente, a presuno absoluta. O STJ aceita essa restituio. Lembrar que o STF e o STJ consideram constitucional o sistema da substituio tributria para frente. Ex: O ICMS cobrado da montadora, sendo que a concessionria substituda.
10

O instituto da substituio para frente fundamenta-se em dois valores relacionados com o princpio da praticabilidade da tributao: Necessidade de evitar evaso. Necessidade de assegurar recursos com alto grau de previso (certeza fiscal). Questo 21: A lei pode autorizar o chefe do executivo a conceder por regulamento, remisso, anistia, transao, moratria ou dao? No (s houve por enquanto deciso cautelar), o STF considerou uma violao ao PP. da Legalidade essa delegao. Entende-se que decises do Poder Executivo, sendo unilaterais, possuem dficit democrtico. Questo 22: MAIS IMPORTANTE DECISO DOS LTIMOS CINCO ANOS (IPI PRESUMIDO matria-prima com entrada isenta, NT ou com alquota zero / sada tributada). PP. da No-cumulatividade na CF/88 um sistema desenvolvido para evitar a tributao em cascata nos tributos plurifsicos (ICMS/IPI/COFINS). O IPI incide antes do produto estar acabado por isso se fala em cadeia produtiva, onde se vai agregando elementos ao produto final. A no-cumulatividade produz efeitos gerando um crdito do valor pago na entrada do produto (creditamento) que ser descontado na sada do produto (tais tributos so pagos compensando-se em cada operao o montante recolhido na etapa anterior). A grande discusso envolve o IPI, pois ao contrrio do que ocorreu no ICMS, a CF no esclarece se o valor que seria pago sobre m insumo no tributado geraria direito a creditamento. O debate em torno no IPI envolve trs tipos de insumos (matria-prima):

Insumos isentos Esse debate pressupe a diferenciao entre esses trs institutos: 1) No tributao: no ocorre o fato gerador. 2) Iseno: existe o fato gerador, nasce a obrigao mas no h crdito tributrio. 3) Alquota zero: existe o fato gerador, nasce a obrigao, surge o crdito mas o crdito nulo pela sua multiplicao por um valor vazio (alquota zero). Linha do tempo: HI NT FG OT L iseno CT DA alquota zero CDA EF

Insumos no tributados (conhecidos como insumos NT) Insumos com alquota zero

O STF negou direito a esse creditamento em relao aos insumos NT e com alquota zero (no permitem creditamento). Sobre os insumos isentos no houve manifestao recente do tribunal, de modo que prevalece o entendimento anterior de que eles continuam gerando o crdito. No mesmo julgado o tribunal decidiu aplicar efeitos ex tunc de modo que a Unio poder reaver o IPI da empresas que se creditaram de valores originados de operaes NT ou com alquota zero. Argumentos favorveis Unio: a) O reconhecimento ao direito de crdito sem recolhimento na etapa anterior seria a concesso de crdito presumido sem lei especfica. b) A no-cumulatividade pressupe existncia de montante recolhido na etapa anterior. c) Esse creditamento importaria ampliao do benefcio operao diversa daquela a que o mesmo est vinculado. Questo 23: Segundo o prprio STF, o IPI no deve ser recolhido sobre importao realizada por pessoas fsicas, sob pena de violao do PP. da No-cumulatividade.
11

Questo 24: Recentemente o STF editou a SMULA VINVULANTE 8 SO INCONSTITUCIONAIS O PARGRAFO NICO DO ART. 5 DO DECRETO-LEI 1569/77 E OS ARTIGOS 45 E 46 DA LEI 8.212/91, QUE TRATAM DE PRESCRIO E DECADNCIA DE CRDITO TRIBUTRIO. A base da argumentao relaciona-se com o fato de que prescrio e decadncia so temas reservados lei complementar.

12

Vous aimerez peut-être aussi