Vous êtes sur la page 1sur 5

DIREITOS HUMANOS

01

Introduo aos Direitos Humanos

Direitos Humanos Fundamentais


Noes Gerais
Noes Iniciais:
O estudo dos Direitos Humanos o estudo integrado dos direitos individuais, sociais, econmicos e polticos fundamentais. Os termos direitos humanos e direitos fundamentais so utilizados como sinnimos. mais freqente o uso de direitos humanos e direitos do homem entre autores angloamericanos e latinos enquanto a expresso direitos fundamentais preferida pelos publicistas alemes.

Conceito de Direitos Humanos (Louis Henkin):


Direitos Humanos constituem um termo de uso comum, mas no categoricamente definido. Esses direitos so concebidos de forma a incluir aquelas reivindicaes morais e polticas que, no consenso contemporneo, todo o ser humano tem ou deve ter perante sua sociedade ou governo, reivindicaes estas conhecidas como de direito e no apenas por amor, graa ou caridade.

Conceito de Direitos Humanos (Antnio Henrique Perez Luo):


Os direitos humanos surgem como um conjunto de faculdades e instituies que, em cada momento histrico, concretizam as exigncias de dignidade, liberdade e igualdade humanas, as quais devem ser reconhecidas positivamente pelos ordenamentos jurdicos, nos planos nacional e internacional.

Conceito de Direitos Humanos (Sampaio Dria):


Direito humanos so aqueles direitos inerentes personalidade humana, a ausncia de constrangimento para toda atividade que no destrua, nem embarace a conservao do homem e da sociedade.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 1

Conceito de Direitos Humanos (Alexandre de Moraes):


o conjunto institucionalizado de direitos e garantias do ser humano que tem por finalidade bsica o respeito sua dignidade, por meio de sua proteo contra o arbtrio do poder estatal e o estabelecimento de condies mnimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana.

Direitos Humanos Formais e Materiais:


Os direitos humanos apresentam dois aspectos: um aspecto formal, onde eles aparecem como direitos propriamente ditos, garantidos numa constituio e um aspecto material, onde so valores pr-constitucionais, produtos de culturas civilizadas, determinando o contedo desses direitos nas constituies.

Caractersticas dos Direitos Humanos


So caractersticas dos direitos humanos:
Inalienabilidade Imprescritibilidade Irrenunciabilidade Historicidade So direitos intransferveis e inegociveis porque no so de contedo econmico patrimonial. O exerccio de boa parte dos direitos fundamentais ocorre s no fato de existirem reconhecidos na ordem jurdica e nunca deixam de ser exigveis. No se renunciam direitos fundamentais, alguns deles podem at no ser exercidos, pode-se deixar de exerc-los, mas no se admite sejam renunciados. So decorrentes do processo histrico da humanidade, eles nascem, se ampliam e se modificam com o correr dos tempos.

O Poder de Polcia
Noes Iniciais:
Os direitos fundamentais no sofrem limitaes seno na medida da reciprocidade, isto , cada um pode exerc-los at onde todos o puderem sem desagregao social ou contrrio ao interesse coletivo. S h dois limites ao direito fundamental de um indivduo: o respeito a igual direito de seus semelhantes e o respeito s condies da sociedade organizada. Para efetivar a harmonia dos direitos de todos os membros da coletividade e garantir a convivncia pacfica de todos os cidados, de tal maneira que o exerccio dos direitos de cada um no se transforme em abuso e no perturbe o exerccio dos direitos alheios, o Estado se utiliza do poder de polcia.

Conceito:
Poder de polcia pode ser concebido como a atividade do Estado consistente em limitar o exerccio dos direitos individuais em benefcio do interesse pblico. A finalidade do poder de polcia no destruir os direitos fundamentais individuais, mas, ao contrrio, assegurar o seu exerccio, condicionando-o ao bem-estar social; s poder reduzi-los quando em conflito com interesses maiores da coletividades e na medida estritamente necessria consecuo dos fins estatais.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 2

Limites ao Poder de Polcia:


Com o objetivo de no agredir os direitos fundamentais individuais, o poder de polcia deve atender aos seguintes limites:

1) Necessidade: a medida de polcia s deve ser adotada para evitar ameaas reais ou provveis de perturbaes ao interesse pblico. 2) Proporcionalidade: significa a exigncia de uma relao necessria entre a limitao ao direito individual e o prejuzo a ser evitado. 3) Eficcia: a medida deve ser adequada para impedir o dano ao interesse pblico.

Evoluo dos Direitos Humanos


Origem:
Pode-se dizer que os Direitos Humanos nascem com o homem. As razes do conceito se fundem com a origem da Histria e a percorrem em todos os sentidos. Muitos princpios de convivncia, de justia, e a prpria idia de dignidade da pessoa humana, aparecem em circunstncias muito diversas, coincidindo entre povos separados pelo tempo.

Etapas de Evoluo:
A histria dos direitos humanos apresenta etapas que assinalam a progressiva extenso do contedo do conceito: a) uma grande etapa que vem das origens da histria e chega at o sculo XVIII, em que se formularam princpios e reivindicaes que constituem as razes do conceito; b) a organizao dos direitos de primeira gerao, que consagram as liberdades civis e os direitos polticos; c) a conquista dos direitos sociais, econmicos e culturais, denominados direito de segunda gerao ou direito de igualdade; d) a etapa de formulao dos direitos dos povos, que constituem terceira gerao de direitos humanos.
Direitos de Liberdade So aqueles que tem por titular o indivduo. So oponveis ao Estado, traduzem-se como faculdades ou atributos da pessoa e ostentam uma subjetividade que o seu trao mais marcante. So direitos de oposio em face do Estado. O ponto de convergncia a liberdade, sendo que estes direitos so relativos vida, liberdade, propriedade, segurana e igualdade. Compreendem os direitos sociais, os direitos relativos sade, educao, previdncia e assistncia social, lazer, trabalho, segurana e transporte. Estes direitos requerem uma prestao positiva do Estado que deve agir no sentido de oferecer estes direitos que esto a proteger interesses da sociedade, ou sociais propriamente ditos. Foram remetidos chamada esfera programtica, em virtude de no conterem para sua concretizao as garantias habitualmente ministradas pelos instrumentos processuais de proteo aos direitos da liberdade. Os direitos econmicos so aqueles direitos que esto contidos em normas de contedo econmico, que viabilizaro uma poltica econmica. Abrangem o direito de pleno emprego transporte integrado produo direito ambiental e direitos do

Direitos Sociais

Direitos Econmicos

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 3

consumidor. Direitos Polticos So direitos de participao popular no Poder do Estado, que resguardam a vontade manifestada individualmente por cada eleitor, sendo que a sua diferena essencial para os outros direitos que, para estes ltimos no se exige nenhum tipo de qualificao em razo da idade e nacionalidade para o seu exerccio, enquanto que para os direitos polticos, determina a Constituio requisitos que o indivduo deve preencher.

Crtica s Geraes de Direitos Humanos:


Antonio Augusto Canado Trindade considera as geraes de direito uma fantasia. Segundo ele, a noo simplista das chamadas geraes de direitos, histrica e juridicamente infundada, tem sido negativa para a evoluo do Direito Internacional dos Direitos Humanos. Distintamente do que a infeliz invocao da imagem analgica da sucesso generacional pareceria supor, os direitos humanos no se sucedem ou substituem uns aos outros, mas se expandem, se acumulam e fortalecem, interagindo os direitos individuais e sociais.

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 4

Bibliografia
Direitos Humanos Fundamentais Manoel Gonalves Ferreira Filho So Paulo: Editora Saraiva, 2 ed., 1998 Direito Constitucional A. de Sampario Dria Direitos Humanos Jos Luiz Quadros de Magalhes So Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2000

www.concursosjuridicos.com.br
Copyright 2003 Todos os direitos reservados CMP Editora e Livraria Ltda. proibida a reproduo total ou parcial desta apostila por qualquer processo eletrnico ou mecnico.

pg. 5

Vous aimerez peut-être aussi