Vous êtes sur la page 1sur 6

1

Introduo O Proficy iFIX um aplicativo de software HMI/SCADA responsvel pela coleta de dados no cho de fbrica e pela sua distribuio s pessoas e aplicativos por todas as redes conectadas. Ele utilizado em muitos setores industriais para visualizar o que est acontecendo no cho de fbrica, permitindo ao pessoal de operao avaliar as condies atuais, melhorar o desempenho, manter a segurana e evitar problemas dispendiosos ou perigosos em processos industriais. Os aplicativos de software HMI/SCADA cumprem de maneira geral dois papis abrangentes de processo: O SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition) tem a funo de coletar ou obter dados de controle de processo, bem como de permitir o controle automtico ou manual dos equipamentos ou dispositivos do processo. O componente SCADA tambm pode administrar informaes para outros usurios da rede. Essa administrao geralmente consiste na avaliao de condies e gerao de alarmes, no fornecimento de dados de amostragem para um Historian local ou fbrica, bem como na gerao de relatrios e na interao com outros aplicativos que utilizam dados de cho de fbrica. O SCADA baseado em servidor. A HMI (Human Machine Interface) oferece ao usurio uma interface grfica que mostra as condies atuais de operao e segurana. Ela tambm aceita instrues de controle e atuao do usurio. Ela recebe e envia todas essas informaes atravs do SCADA. A HMI baseada em cliente.

Perguntas: 1) Qual funo do SI Alvo? Estabelece diretrizes e orientaes para execuo da manuteno no Sistema de Superviso, visando facilitar a atuao dos Tcnicos / Analistas de Automao, documentando o conhecimento adquirido, reduzindo o tempo de

atuaes/intervenes. Hoje os sistemas de superviso oferecem trs funes bsicas: Funes de superviso: inclui todas as funes de monitoramento do processo tais como: sinticos animados, grficos de tendncia de variveis analgicas e digitais, relatrios em vdeo e impressos, etc. Funes de operao: atualmente os sistemas SCADA substituram com vantagens as funes da mesa de controle. As funes de operao incluem: ligar e desligar equipamentos e seqncia de equipamentos, operao de malhas PID, mudana de modo de operao de equipamentos, etc. Funes de controle: alguns sistemas de superviso possuem uma linguagem que permite definir diretamente aes de controle, sem depender de um nvel intermedirio de controle representado por remotas inteligentes. Todas as operaes de entrada e sada so executadas diretamente atravs de cartes de I/O ligados diretamente ao barramento do micro, ou por remotas mais simples. Os dados so amostrados, um algoritmo de controle como um controlador PID, por exemplo, executado, e a sada aplicada ao processo (ao direta sobre uma varivel manipulada). Isto, entretanto s possvel quando a velocidade do processo assim o permite. Em alguns casos requisitos de confiabilidade tornam desaconselhvel este tipo de soluo. 2) Que etapas de desenvolvimento de SI foram executadas, baseadas no modelo tradicional? Descreva um pouco cada etapa. Mostre as facilidades, dificuldades encontradas.

As principais etapas para que o desenvolvimento do SI fosse aceito pela vale foram estas: Investigao se o SI visa a estabelecer se o projeto de Software gerar lucro, e se a receita gerada ser o suficiente para cobrir os custos. Este processo acompanha todas as demais etapas de desenvolvimento do Software.

A extrao dos requisitos de um desejado produto de software a primeira tarefa na sua criao. Embora o cliente, provavelmente, acredite saber o que o software deva fazer, esta tarefa requer habilidade e experincia em engenharia de software para reconhecer a incompletude, ambigidade ou contradio nos requisitos. Projeto e sua Documentao, uma importante tarefa a documentao do projeto interno do software para propsitos de futuras manutenes e aprimoramentos. As documentaes mais importantes so das interfaces externas. A especificao a tarefa de descrever precisamente o software que ser escrito, preferencialmente de uma forma matematicamente rigorosa. Na prtica, somente especificaes mais bem sucedidas foram escritas para aplicaes bem compreendidas e afinadas que j estavam bem desenvolvidas, embora sistemas de software de misso crtica sejam freqentemente bem especificados antes do desenvolvimento da aplicao. Especificaes so mais importantes para interfaces externas que devem permanecer estveis. A manuteno e melhoria de software lidam com a descoberta de novos problemas e requisitos. Ela pode tomar mais tempo que o gasto no desenvolvimento inicial do mesmo. No somente pode ser necessrio adicionar cdigos que combinem com o projeto original, mas determinar como o software trabalhar em algum ponto depois da manuteno estar completa, pode requerer um significativo esforo por parte de um engenheiro de software. Cerca de de todos os engenheiros de software trabalham com a manuteno, mas estas estatsticas podem estar enganadas. Uma pequena parte destes trabalha na correo de erros. A maioria das manutenes para ampliar os sistemas para novas funcionalidades, as quais, de diversas formas, podem ser consideradas um novo trabalho. Analogamente, cerca de de todos os engenheiros civis, arquitetos e construtores trabalham com manuteno de uma forma similar.

3) Foram utilizados prottipos? Por qu?

Foram usados em relao a estrutura de como seria melhor a implantao com relao a servidores, como atenderia a redundncia do SI.

4) Houve algum tipo de treinamento para utilizar o novo SI? Como ocorreu?

Uma grande porcentagem dos projetos de software falham pelo fato de o desenvolvedor no perceber que no importa quanto tempo a equipe de planejamento e desenvolvimento ir gastar na criao do software se ningum da organizao ir us-lo. As pessoas ocasionalmente resistem mudana e evitam aventurar-se em reas pouco familiares. Ento, como parte da fase de desenvolvimento, muito importante o treinamento para os usurios de software mais entusiasmados, alternando o treinamento entre usurios neutros e usurios favorveis ao software. Usurios iro ter muitas questes e problemas de software os quais conduziro para a prxima fase. Quando foi implantado o SI, a empresa fornecedora desse SI primeiramente treinou os funcionrios que seriam administradores do SI, para que eles tivessem a oportunidade de serem capacitados devidamente. Logo, veio a implantao do SI nas mquinas clientes e os funcionrios que utilizariam o SI para gerar comandos ao processo foram treinados para a sua utilizao e impactos que causariam se no soubessem operar o SI devidamente.

5) Os usurios foram consultados neste processo de desenvolvimento? Como?

No. Como o SI SCADA um software que possui uma influncia no mercado muito grande , e sua robustez j atinge nveis de conhecimento elevado no houve a necessidade. Sendo tambm a Vale uma empresa de porte muito grande no seria muito vivel.

6) Foi realizado alguma anlise de viabilidade? Como aconteceu?

7) O SI foi documentado? Existe algum guia de ajuda (HELP) funcional no mesmo?

Todo SI utilizado pelo devidamente documentado e registrado, o SI que foi abordado no trabalho no poderia ser diferente j que a sua diferena em relao aos outros SI que a empresa utiliza devido a cada licenciamento para utilizao ser por chave. Com cada aplicao sendo administrador ou cliente com guia de ajuda e help.

8) Houve algum tipo de modelagem para desenvolver o SI? Qual foi?

9) Foi praticada alguma forma de incentivo para que o novo SI fosse aceito pelos empregados? Qual? Como?

10) Foi empregado algum mtodo de converso para efeito da implantao do novo sistema? Qual?

11) O SI selecionado apresenta algum tipo de recurso para garantir dados seguros e ntegros? Cite pelo menos dois recursos e explique os mesmos brevemente. Recursos necessrios Chave/Licena de Desenvolvimento do iFix ou 2 horas em modo demo. Estao de Desenvolvimento Engenharia Rede Definies Backup: Ou cpia de segurana a cpia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupo de dados. Database Manager: Corresponde base de dados do supervisrio iFIX. Dynamo: Objetos previamente animados. Servem como biblioteca de animao. Mapa de memria: No mapa, os equipamentos possuem uma estrutura indexada onde cada um configurado de acordo com as suas palavras de estados, defeitos, comandos e intertravamentos. Temos ainda uma planilha para cada tipo de informao como analgicas, totalizadores, alarmes e ajustes. Esto includos no mapa: endereamento do plc, tags dos equipamentos e mneumnicos. OPC Power Tool: Cliente OPC utilizado pelo iFIX. PLC (Programmable Logic Controller): O Controlador Lgico Programvel, ou simplesmente PLC, pode ser definido como um dispositivo de estado slido - um Computador Industrial, capaz de armazenar instrues para implementao de funes de controle (seqncia lgica, temporizao e contagem, por exemplo), alm de realizar operaes lgicas e aritmticas, manipulao de dados e comunicao ern rede, sendo utilizado no controle de Sistemas Autornatizados.

Tag Group: O ambiente Tag Group Editor utilizado para gerar arquivos com extenso tgd. Esses arquivos so compreendidos de uma relao entre um conjunto de variveis e seus respectivos smbolos. Esses TGD's visam a simplificao de lgicas e programaes e so utilizados no modo Run Time do aplicativo. Workspace: um ambiente de desenvolvimento, representando o projeto sob forma de rvore.

Vous aimerez peut-être aussi