Vous êtes sur la page 1sur 8

As vitaminas compostos orgnicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar

a doenas. No podem ser digeridas pelo ser humano, exceto em quantidades no suficientes. A disfuno de vitaminas no corpo chamada de hipovitaminose ou avitaminose. O excesso pode trazer problemas, no caso das vitaminas lipossolveis, de mais difcil eliminao, chamado de hipervitaminose. Atualmente reconhecido que os seres humanos necessitam de 13 vitaminas diferentes ,sendo que o nosso corpo s consegue produzir vitamina D. O nome vitamina foi criado pelo bioqumico polons Casimir Fuks em 1912, baseado na palavra latina vita (vida) e no sufixo -amina (aminas vitais ou aminas da vida). Foi usado inicialmente para descrever estas substncias do grupo funcional amina, pois naquele tempo pensava-se que todas as vitaminas eram aminas. Apesar do erro, o nome se manteve. As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos de acordo com sua solubilidade. Quando solveis em gorduras, so agrupadas como vitaminas lipossolveis e sua absoro feita junto da gordura, podendo acumular-se no organismo alcanando nveis txicos. So as vitaminas A, D, E e K. J as vitaminas solveis em gua so chamadas de hidrossolveis e consistem nas vitaminas presentes no complexo B e a vitamina C. Essas no so acumuladas em altas doses no organismo, sendo eliminada pela urina. Por isso se necessita de uma ingesto quase diria para a reposio dessas vitaminas. Algumas vitaminas do Complexo B podem ser encontradas como co-fatores de enzimas, desempenhando a funo de coenzimas. Apesar de precisarem ser consumidas em pequenas quantidades, se houver deficincia de algumas vitaminas, estas podem provocar doenas especficas, como: beribri, escorbuto, raquitismo e xeroftalmia. So encontradas em derivados do leite, folhas verdes, frutas e leos. As vitaminas atualmente consideradas essenciais aos humanos so as seguintes: Hidrossolveis As vitaminas hidrossolveis so absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatrio para os tecidos em que sero utilizadas. Como o organismo no tem capacidade para as armazenar, o excesso desse tipo de vitaminas secretado (principalmente na urina). Deste modo, as vitaminas hidrossolveis necessitam de reposio diria. Sendo que a vitamina A boa para a pele, e sua ao diretamente ligada a catalizao de quatro hemoglobinas do sangue para auxiliar na ventilao do corpo. Veja tambm: Vitamina hidrossolvel.

tiamina (vitamina B1) riboflavina (vitamina B2) cido pantotnico (vitamina B5) piridoxina, piridoxamina e piridoxal (Vitamina B6) cido flico (vitamina B9) cobalamina (vitamina B12) cido ascrbico (vitamina C) biotina (vitamina B8) niacina (vitamina B3)

Lipossolveis Este tipo de vitaminas necessita do auxlio de gorduras para serem absorvidas. . As vitaminas lipossolveis mais importantes so: A, D, E, K. As vitaminas A e D so armazenadas principalmente no fgado, a vitamina E nos tecidos gordurosos e nos rgos reprodutores. O organismo consegue armazenar pouca quantidade de vitamina K. Ingeridas em excesso, algumas vitaminas lipossolveis podem alcanar nveis txicos no interior do organismo. Veja tambm: Vitamina lipossolvel.

Vitamina A Vitamina D Vitamina E Vitamina K

[editar] Vitaminas com letra


Antigamente, no era possvel denominar cientificamente uma vitamina. Sendo assim, para no dar nomes cientficos a essas substncias que, quando fosse possvel estudlas, fossem considerados errneos, decidiu-se dar a cada vitamina uma letra. Chegaram a ir de A a U (pulando o jota). Algumas, todavia, mudaram de nome, como a Vitamina B, que virou um complexo vitamnico, ou a vitamina M (B9). A actual lista :

A: Retinol B: Tiamina Riboflavina Nicotinamida/Niacina Adenina cido pantotnico Piridoxina Biotina Colina cido flico 10. ranitina 11. pitolamina 12. Cobalamina 13. cido ortico 15. cido pangmico 17. Amigdalina x. cido para-aminobenzico

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

C: cido ascrbico D: o forma adquirida via alimentcia: Ergocalciferol o forma hormonal: Colecalciferol o forma metabolizada armazenvel: 25-hidroxicalciferol

o forma metabolizada activa: Calcitriol E: Tocoferol F: cido graxo K: Naftoquinona L: Carboxianilina P: Rutina T: Somatotrofina U: Lactucina

[editar] Dose Diria Recomendada (DDR)


Segundo o Food and Drug Administration (FDA)[1] Riboflavina (B2): um pigmento fluorescente amarelo esverdeado que forma cristais de agulhas amarelo amarronzadas. solvel em gua relativamente instvel ao calor, mas facilmente destruda pela luz e irradiao. Funes: Disponibiliza a energia dos alimentos, crescimento em crianas, restaurao e manuteno dos tecidos. Carncia: Queilose (rachaduras nos cantos da boca), glossite (edema e vermelhido da lngua), viso turva, fotofobia, descamao da pele e dermatite seborrica. Excesso: No existe toxicidade conhecida. Fontes alimentares: Iogurte, leite, queijo, fgado, rim, corao, grmen de trigo, cereais matinais vitaminados, gros, peixes oleosos, levedura, ovos, siri, amndoa, semente de abbora e vegetais. Necessidades dirias: 1,3mg para homens e 1,1mg para mulheres.

Niacina (B3): A niacina (cido nicotnico) convertida para nicotinamida, que solvel em gua, estvel em cido e ao calor. Funes: Necessrio para a produo de energia nas clulas. Est envolvida nas aes das enzimas, incluindo o metabolismo dos cidos graxos, respirao dos tecidos e para expelir toxinas. Carncia: Fraqueza, pelagra, anorexia, indigesto, erupes na pele, confuso mental, apatia, desorientao e neurite. Excesso: No existe toxicidade conhecida. Fontes alimentares: Carnes magras, fgado, peixes oleosos, amendoim, cereais matinais vitaminados, leite, queijo cogumelo, ervilha, vegetais folhosos verdes, ovos, alcachofra, batata e aspargos. Necessidades dirias: 16mg para homens e 14 mg para mulheres. Devido ao importante papel no metabolismo como um todo, necessrio que recebamos uma gota mnima de vitaminas diariamente. De acordo com o FDA, os valores dirios recomendados para uma pessoa adulta so:

Vitamina A:5000 IU Vitamina C (cido Ascrbico):60 mg Vitamina D:400 IU (5 mcg) Vitamina E:30 IU (15 mg) Vitamina K :Homens 120 mcg e Mulheres 90 mcg Vitamina B1 (Tiamina): 1.5 mg Vitamina B2 (Riboflavina): 1.7 mg Niacina: 20 mg Vitamina B6 (Piridoxina): 2 mg Folato: 400 mcg (0.4 mg) Vitamina B12 (Cianocobalamina): 6 mcg Biotina: 300 mcg (0.3 mg) Vitamina B5 (cido Pantotnico): 10 mg

Polivitamnicos e suplementos de vitaminas


Especialistas em nutrio e medicina concluiram que a suplementao de vitaminas e sais minerais em quantidades balanceadas pode evitar carncias nutricionais e ainda mais: prevenir doenas crnicas como o cncer. O segredo est na utilizao de doses balanceadas para proteger a sade

Composio - GEROVITAL
cada drgea contm: ginseng (na forma deextrato seco) 100 mg; vitamina A (retinol) 2.000 U.I.; vitamina B1 (tiamina mononitrato) 1,30 mg; vitamina B2 (riboflavina) 1,30 mg; vitamina B6 (piridoxina cloridrato) 0,50 mg; vitamina B12 (cianocobalamina) 4,00 mg; vitamina C (cido ascrbico) 65,00 mg; vitamina D3 (colecalciferol) 400 U.I; vitamina E (acetato de dl- alfa-tocoferol) 10,00 mg; biotina 0,01 mg; nicotinamida 13,00 mg; pantotenato de clcio 5,00 mg; rutina 10,00 mg; fluoreto de sdio 0,10 mg; clcio (fosfato de clcio) 30,00 mg; sulfato ferroso 10,00 mg; iodeto de potssio 0,15 mg; sulfato de magnsio 6,00 mg; sulfato de mangans 1,50 mg; sulfato de potssio 5,00 mg; fsforo (fosfato de clcio 22,00 mg; excipientes (lactose, dixido de silcio coloidal, croscarmilose, celulose microcristalina, lactose, fosfato de clcio, talco, estearato de magnsio, polmero aninico do cido metacrlico, polmero catinico do cido metacrlico, lcool isoproplico, acetona, dixido de titnio, polietilenoglicol, leo de rcino, dibutilftalato PA, corante vermelho 40 solvel) q.s.p. 1 drgea.

Posologia e Administrao - GEROVITAL


administrado por via oral, com o auxlio de qualquer lquido. Recomenda- se uma drgea, 3 vezes ao dia. Observao: a colorao amarela da urina aps a administrao do produto provocada pela riboflavina (vitamina B2).

Precaues - GEROVITAL
so desconhecidas precaues com o uso de Gerovital por pacientes gestantes, porm no se recomenda a administrao por motivo de segurana.

Reaes adversas - GEROVITAL


no apresenta relato de reaes adversas. Em caso de hipersensibilidade a um dos componentes da frmula podero aparecer os sinais e sintomas de processo alrgico (irritao da pele, coceira e outros). aconselhvel suspender o uso do medicamento.

Contra-Indicaes - GEROVITAL
pacientes com hipersensibilidade aos componentes da frmula, no apresentando outra contraindicao quando administrado de acordo com o recomendado.

Indicaes - GEROVITAL
indicado como revitalizador, energtico fsico e mental, antiestresse, combatendo o cansao fsico e mental.

Apresentao - GEROVITAL
caixa com 30, 60 e 100 drgeas.

INFORMAES AO PACIENTE GEROVITAL um polivitamnico associado a minerais e ao Ginseng. O incio e a intensidade de sua ao so caracterizados por fatores individuais, por isso seu efeito pode ser imediato ou somente ser sentido aps algumas tomadas. GEROVITAL deve ser conservado em local seco, fresco e ao abrigo da luz. O nmero de lote e as datas de fabricao e validade de GEROVITAL esto carimbados no cartucho do produto. No utilize GEROVITAL com o prazo de validade vencido, sob o risco do efeito esperado no ocorrer. GEROVITAL no apresenta cuidados na administrao nem cuidados na interrupo do tratamento, porm no deve ser administrado por pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes da frmula. Informe ao mdico a ocorrncia de gravidez na vigncia do tratamento ou aps o seu trmino. Informe ao mdico se estiver amamentando. Siga a orientao posolgica respeitando sempre os horrios, doses e durao do tratamento. INFORMAR O MDICO O APARECIMENTO DE REAES DESAGRADVEIS. NO TOME REMDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SADE. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANAS. INFORMAO TCNICA Ao GEROVITAL apresenta em sua frmula o GINSENG, que indicado como afrodisaco, nos estados de depresso e senilidade, age comprovadamente como anti-stress e atua sobre os sintomas do esgotamento fsico e psquico, tais como insnia, irritabilidade, dificuldade de concentrao e transtornos da memria. As vitaminas do Complexo B participam dos sistemas enzimticos que regulam vrias fases do metabolismo dos glicdios, dos lipdios e das protenas. Tem sido demonstrado que as vitaminas do Complexo B estimulam a regenerao hematopotica e que so elementos reconstituintes das perturbaes funcionais e leses orgnicas do sistema nervoso, dos distrbios mentais, de fenmenos dermatolgicos e das grandes alteraes nutritivas da pelagra. A Vitamina A tem a funo de manuteno da integridade do tecido epitelial. Na falta da mesma, o epitlio normal substitudo por um epitlio seco, mais susceptvel a infeces. A deficincia grave de Vitamina C produz o escorbuto. Estas perdas so particularmente notadas, pois ela desempenha um papel importante na reao do organismo ao "stress". A absoro do Clcio principalmente controlada pela dieta alimentar e pela presena de Vitamina D. Vitamina E essencial a reproduo, age como anti-radical livre, retardando o envelhecimento das clulas humanas mantendo a pessoa com aspecto jovem. INDICAO GEROVITAL indicado como revitalizador, energtico fsico e mental, "anti-stress", combatendo o cansao fsico e mental. CONTRA-INDICAO GEROVITAL contra-indicado para os pacientes com hipersensibilidade aos componentes da frmula, no apresentando outra contra-indicao quando administrado de acordo com o recomendado.

PRECAUES So desconhecidas precaues com o uso de GEROVITAL por pacientes gestantes, porm no se recomenda a administrao por motivo de segurana. REAES ADVERSAS GEROVITAL no apresenta relato de reaes adversas. Em caso de hipersensibilidade a um dos componentes da frmula podero aparecer os sinais e sintomas de processo alrgico (irritao da pele, coceira e outros). aconselhvel suspender o uso do medicamento imediatamente. POSOLOGIA E MODO DE USO GEROVITAL administrado por via oral, com o auxlio de qualquer lquido. Recomenda-se uma cpsula, 3 vezes ao dia. Obs.: A colorao amarela da urina aps a administrao do produto provocada pela riboflavina (Vitamina B2).
Vitaminas, aminocidos e minerais no possuem na sua composio calorias e portanto, no podem engordar. O que pode haver seria um aumento do metabolismo com ganho de massa magra, que muito saudvel para o organismo.

Se voc carece dos conhecimentos mnimos sobre o poder que as vitaminas possuem e os riscos que representam quando tomadas em excesso, o melhor se informar antes de ir farmcia, pegar uma cesta e a encher de vidros coloridos que prometem o cu e a terra em suas etiquetas. Introduo Tomar vitaminas no um assunto to simples quanto parece, pois no se trata de entrar na farmcia e comprar uma dzia de potes cujas etiquetas indicam os benefcios das A,B,C,D,E, e centenas de combinaes destas com minerais, que as fazem apropriadas para esta ou aquela carncia ou circunstncia que o organismo sofra. Antes de empreender esta cruzada, que pode trazer mais danos do que benefcios ao corpo, o melhor consultar um especialista e seguir as suas indicaes. Angel Gabet venezuelano e nutricionista, especializado no assunto e idneo para analisar o tema dos suplementos vitamnicos a partir da viso de uma pessoa que sabe o que diz. Exerce a sua especialidade nas cidades de Puerto la Cruz estado de Anzotegui e Caracas. - As pessoas tendem a acreditar que sabem o que esto fazendo quando tomam vitaminas. Isto resulta em visitas a farmcia para comprar o suplemento da moda "este que me fez to bem para..." e acabam com pelo menos dez ou mais frascos, um mais atraente do que o outro, e decidem modificar as suas preferncias porque, ao final, so vitaminas, no? As perguntas que surgem so: que vitaminas realmente valem o preo pago na farmcia? o mesmo para Joana do que para Jos tomar este ou aquele suplemento? Definitivamente no. Multiplicidade de Valores "Falemos dos complexos multi-vitamnicos: em princpio, e antes de se pensar em dependncias de frascos coloridos, as pessoas devem estar conscientes de que o mais saudvel para o seu organismo seguir uma dieta balanceada com todas as necessidades energticas requeridas para as atividades dirias. Mas se a idia escolher um complexo multi-vitamnico, declara Gabet, os estudos tm mostrado que em casos de mulheres grvidas o cido flico previne defeitos de nascena.

Consumido por qualquer outra pessoa, colabora para a manuteno dos nveis de aminocidos (freqentemente associados com enfermidades do corao) no organismo. Se algum quiser tomar um complexo multi-vitamnimco diariamente, o melhor que escolha aqueles que ofeream 100 a 150% dos valores vitamnicos requeridos das vitaminas A a E, incluindo, com certeza, o cido flico", explica Gabet. dio ao Leite? Para evitar enfermidades como a osteoporose durante a idade adulta (especialmente para as mulheres), as pessoas devem consumir clcio desde a sua fase infantil. O problema que nem todo o mundo gosta de leite, e neste grupo se encontram includos os que no gostam de seus derivados, como queijos, iogurte, ou manteiga, por exemplo. "Estes so casos, comenta Gabet, nos quais necessrio consumir a vitamina D, a qual ajudar a manter os nveis de clcio que o esqueleto necessita para se fortificar". Com o passar dos anos, o corpo humano perde a sua habilidade de criar esta vitamina, processo que ocorre em declive e alcana o seu ponto crtico durante o incio da quinta dcada. A melhor maneira de suprir esta carncia o consumo dirio de um suplemento de clcio, adicionado a 200 IU de vitamina D. Resfriados Constantes Pessoas que vivem espirrando e carregam um leno na mo por causa de freqentes resfriados, provavelmente tenham deficincias de vitamina E. Aqueles cujas famlias possuam antecedentes de enfermidades cardacas, deveriam estar alertas e orientar a sua famlia para o consumo desta vitamina. Mas qual a sua forma correta de administrao? O especialista responde: - A recomendao o consumo dirio de 30 IU. Um complexo multi-vitamnico qualquer geralmente no atinge esta quantidade, por isso necessrio tomar uma pastilha de vitamina E adicional para alcanar uma porcentagem maior ao estabelecido. Estudos recentes demonstram que doses entre 300 a 600 IU ao dia reduzem a possibilidade de sofrer ataques do corao. No Passe dos Limites Frutas ctricas, como a laranja, so portadoras de vitamina C, mas se voc uma dessas pessoas que se mantm afastadas das frutas (erro grave), ento voc deve pensar em tomar um comprimido dirio que contenha esta vitamina. "A recomendao diria de 60 mg, mas atualmente (aps as concluses derivadas de estudos recentes), foi determinado que o organismo necessita mais do que isso para que se possa reduzir o risco do desenvolvimento do cncer de pulmo, estmago ou clon. O melhor consumir 250 mg de vitamina C por dia, no vale a pena tomar mais do que isso porque o resto ser evacuado pelo corpo. Que Fazer dos Minerais? Vitaminas e minerais caminham de mo dadas. Ento melhor incluir algumas informaes ao seu respeito. Segundo o nutricionista consultado, minerais como o selnio, ferro e potssio, so necessrios para prevenir algumas enfermidades. O risco de desenvolver cncer de pulmo, clon e prstata, se reduz de forma sensvel se a pessoa consome ao dia pelo menos 200 microgramas de selnio. Diversos complexos multi-

vitamnicos oferecem uma pequena quantidade deste mineral, mas para manter a sade, bom adquirir um suplemento adicional sem chegar ao exagero, j que mais de 800 microgramas dirios podem gerar nuseas, vmitos, fadiga e queda do cabelo. Quanto ao ferro, geralmente os complexos multi-vitamnicos incluem 18 mg (suficiente) mas, por exemplo, as mulheres grvidas o que estejam amamentando requerem muito mais. No caso do potssio, as pessoas que padecem de presso alta necessitam de uma maior quantidade de potssio do que o encontrado nos complexos multi-vitamnicos. Neste caso, o ideal tomar duas plulas adicionais de 500 mg ao dia. Antes de se lanar a consumir complexos multi-vitamnicos desvairadamente, o melhor consultar um mdico ou nutricionista especialmente porque as misturas de suplementos ingeridos diariamente que somam mais de 600 IU podem produzir enxaquecas, clculos renais, calcificao das vlvulas cardacas e fadiga. Em todo o caso, o melhor no se automedicar.

Preo sugerido R$ 31,99

Vous aimerez peut-être aussi