Vous êtes sur la page 1sur 2

Ar Comprimido Para realizar um trabalho temos que utilizar energia.

Atualmente comenta-se muito sobre energia primria, como por exemplo, petrleo, hidreltrica, carvo, nuclear entre outras formas de energia. Neste tpico iremos nos preocupar com uma forma de energia final: ar comprimido. Em diversos processos industriais a melhor opo o ar comprimido, principalmente por apresentar inmeras vantagens como fcil armazenamento, fcil controle, uso diversos, no apresenta grandes quando tem-se desperdcios. Os principais elementos que constitui o sistema de ar comprimido so: - ar - compressores - secadores - reservatrio - rede de distribuio - filtros - lubrificadores - reguladores de presso Esquema de instalao bsico de um sistema de ar comprimido:

Figura 1 Compressores Hoje existem vrios tipos de compressores que atenda a necessidade das industrias no que tange nos requisitos de presses e volumes. Podendo ser classificados como tipo de tecnologia, gama de debito, presso de descarga, tipo de refirgerao, lubrificao,etc. E dois grupos bsicos de compressores: - dinmicos em que o ar acelerado at uma determinada velocidade e conduzido para um difusor que converte a energia cintica em presso. Volumtricos em que o ar armazenado num espao e a compresso realizada por intermdio da reduo do volume do espao. Figura abaixo os tipos de compressores para cada grupo:

Figura 2 Alguns equipamentos auxiliares do sistema de ar comprimido so importantes destacar: arrefecedores, drenos e secadores. As suas funes impactam diretamente na vida til do sistema. O arrefecedor diminui a temperatura do ar comprimido e provocando condensao de vapor de gua e drenagem de condensados com o uso de purgadores automticos ou manuais. Enquanto os secadores tem a funo de reduzir o ponto de orvalho para valores compatveis com a temperatura ambiente, reduzindo o umidade no sistema de ar comprimido proporcionando seguintes vantagens: reduo do custo da instalao pela no necessidade de dispositivos de eliminao de gua, gastos com manuteno da rede, vlvulas devido a menor corroso, perdas por rompimento da tubulao por causa corroso e arraste de lubrificante. Alguns requisitos para rentablizar o processo de secagem requer um tratamento prvio do ar comprimido, como: temperatura inferior a 35, iseno de leo e particulas slidas. A escolha de secadores , em primeiro

lugar, realizada de acordo com as caractersticas do ar comprimido entrada do secador e com o ponto de orvalho que se deseja atingir, tendo em conta os seus posteriores utilizadores. As caractersticas primordiais para esta primeira escolha so: Dbito em ar livre, perda de carga introduzida, temperatura ambiente e de entrada do ar comprimido mais desfavorveis, presso de servio, ponto de orvalho desejado. Aps esta primeira anlise necessrio realizar uma outra quanto aos custos de utilizao e de instalao para cada soluo entretanto encontrada, como sejam: consumos energticos, necessidade ou no de servios auxiliares (eletricidade, vapor, ar comprimido do prprio caudal principal e ar externo), consumos energticos e perdas de caudal de ar comprimido provocadas por estes servios, custo da manuteno, investimento necessrio. Reservatrio de ar comprimido como mostra na figura 1 instalado logo aps arrefecedor posterior com as seguintes funes: armazenar para suprir as pontas de consumo, aumentar o arrefecimento do ar comprimido e recolher condensados e leo, amortecer as variaes de presso na rede de distribuio, evitar ciclos de carga a vazio e paradas desnecessrias do compressor. Um dos pontos mais importante para que se evite grandes disperdcios a rede de distribuio. Deve levar em considerao para no ocorra grandes perdas de carga e fugas a minima extenso, a quantidade suficiente de acessorios e o diametro das tubulaes adequado. As mesmas devem ser dimensionadas de modo as perdas no ultrapasse 0,3 bar. Sendo que em reas maiores no ultrapasse 0,5 bar. Essas perdas ao longo da rede de distribuio afeta consideravelmente o rendimento da instalao. Essa perda facilmente calculada atravs de formula simples que representa o acrescimo de energia a ser consumida pelo compressor: ( )

Onde: P1 - Presso absoluta de descarga do compressor para uma perda de carga mnima P2 - Presso absoluta de descarga do compressor para uma perda de carga Excessiva A seleo do compressor deve ser realizada de um modo criterioso em virtude de ser o equipamento que, numa instalao de produo de ar comprimido, apresenta custos de explorao muito elevados, principalmente energticos. Verifica-se frequentemente que os compressores instalados esto sobredimensionados para as necessidades reais de ar comprimido provocando um acrscimo no consumo de energia. Outro ponto que pode ser tratado recuperao trmica que pode chegar at 80% da energia consumida em forma de gua quente ou ar quente aplicando em outras rea da empresa. Tambm podemos adequar os equipamentos que sero usados a uma presso abaixo da rede, o que pode provocar uma economia de energia bem como produzir ar comprimido presso minima necessaria ao funcionemento dos equipamentos penumaticos. Tratar dos pontos da rede que apresenta algum tipo de perda como pequenos orificios na tubulao poder reduzir de forma significativa na conta de energia. Por exemplo: 1 furo de 1 mm pode requerer do compressor uma potencia de 0,3 KW, ou 1 furo de 10 mm pode requerer do compressor uma potencia de 33KW. Outras aes ajudam a tornar o sitema de ar comprimido mais eficiente, so: sobredimensionamento do diametro das tubulaes, reservatorios junto a grandes consumidores instantaneos, aplicao de inversores de frequencia , sistema de controle de aes

Vous aimerez peut-être aussi