Vous êtes sur la page 1sur 46

ERGONOMIA APLICADA ERGONOMIA APLICADA

Aulas V a VII

AS TRES ERGONOMIAS E A QUARTA

Os problemas de qualidade de vida, segurana e produtividade em um processo de produo so: Ergonomia Fsica Preocupaes da Ergonomia Cognitiva

Ergonomia Organizacional
2

VISO AMPLA DA ERGONOMIA


- Teoria e Prtica - Introduo e Histrico - Conceitos Essenciais - As Trs Ergonomias - Os aspectos e impactos do trabalho sobre o homem - As formas de ao ergonmica - Anlise Funcional e Anlise Ergonmica - Tcnicas, Ferramentas e Metodologias - Avaliao, Relatrio e Comunicao - Cases

ASPECTOS FSICOS Limites de Exposio e Fundamentos de Higiene Ocupacional


Sade Ocupacional - Estudos sistemticos em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho, visando promover a sade e proteger a integridade fsica do trabalhador no local de trabalho.

ASPECTOS FSICOS
Sade Estado de completo de completo bem estar fsico, mental e social. (OMS) Segurana do Trabalho Estudo atravs de metodologias e tcnicas prprias das possveis causas de acidentes do trabalho, objetivando a preveno das suas conseqncias. Medicina do Trabalho Estudo da causa das doenas ocupacionais, objetivando a preveno das mesmas.
5

ASPECTOS FSICOS

Insalubridade = Atividade em que o trabalhador est exposto acima do limite de tolerncia a um agente nocivo sua sade.
6

ASPECTOS FSICOS
Riscos Ocupacionais Fsicos; Qumicos; Biolgicos; Ergonmicos; De acidentes.
7

ASPECTOS FSICOS
Ergonmicos Esforo fsico intenso; Posturas inadequadas; NNOO!!! O risco decorrente PRINCIPALMENTE de posturas foradas por imposio da tarefa!!!! Imposio de ritmos excessivos; Jornadas de trabalho prolongadas; Monotonia e repetitividade.
8

ASPECTOS FSICOS Conforto Trmico


Fisiologia das trocas trmicas O homem um ser homeotrmico, isto , a sua temperatura central estvel, apesar das variaes da temperatura exterior. O corpo busca o equilbrio trmico entre a produo de calor pelo corpo (termogenese), e a troca de energia com o entorno (termlise). O centro de regulao trmica se encontra na regio cerebral do hipotlamo.
9

ASPECTOS FSICOS Conforto Trmico


A Termogenese resultado do somatrio das energias produzidas ou liberadas atravs dos seguintes mecanismos: Metabolismo basal o gasto energtico do organismo temperatura de neutralidade trmica. O seu valor de cerca de 100 kcal/h para um homem de 70 kg, em jejum, em repouso, 18oC. Exerccio muscular- o rendimento muscular pequeno, em torno de 20%, o restante liberado como calor. Metabolismos associados em particular a alimentao. A quantificao da carga metablica do corpo em funo do tipo de atividade exercida, se encontra indicada no quadro no3 10 da norma NR 15.

ASPECTOS FSICOS Conforto Trmico


A termlise a troca de energia do corpo com o ambiente ir se dar por intermdio de quatro mecanismos: Conduo trmica transferncia trmica entre a superfcie de um corpo em contato com uma outra superfcie no entorno. Conveco troca trmica que se d entre a superfcie externa do corpo e um meio fluido envolvente (ar) que se encontra em circulao forada ou natural. Radiao trmica- transferncia de energia entre a superfcie do corpo e o meio exterior atravs de ondas eletromagnticas. Evaporao s - udao a forma mais eficaz que tem o corpo 11 de perder energia para o meio ambiente.

ASPECTOS FSICOS Conforto Trmico


A norma brasileira NR 15, fixa com relao s atividades insalubres os limites de tolerncia para exposio ao calor. Deve ser avaliado o problema da exposio ao calor atravs do ndice IBTUG "ndice de bulbo mido termmetro de globo" . A NR 17.5.2 (*), fixa os limites de conforto ambiental conforme os subitens: b) ndice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte graus centgrados) e 23oC (vinte e trs graus centgrados); c) velocidade do ar no superior a 0,75m/s; d) umidade relativa do ar no inferior a 40%.
(*) Trabalho de Escritrio, Laboratrio, Salas de Controle, Projetos.
12

ASPECTOS FSICOS Conforto Trmico


A Insatisfao com relao a um ambiente. pode se dar de uma forma global (fora da neutralidade trmica). ou pode ser causado pelo desconforto (calor ou frio) na superfcie corporal ou numa rea restrita do corpo. O ambiente trmico aceitvel estar dentro dos limites do ndice PMV(*), observado-se a combinao de parmetros pessoais (nvel da atividade, vestimentas) e ambientais (temperatura do ar, temperatura radiante, velocidade do ar, umidade e insolao).
PMV Predicted mean value
13

CONFORTO TRMICO EFEITOS DO CALOR SOBRE O CORPO HUMANO


Golpe de calor- ocorre aps uma sudao forte por insuficincia das glndulas sudorparas ou carncia central com relao aos mecanismos de termo-regulao. Traz seqelas do tipo de insuficincia renal, insuficincia heptica ou de sndrome da musculatura lisa, com mioglobunemia. A temperatura central sobe para 41C, com acelerao do pulso. O rosto fica ciantico, a pele vermelha, quente e arroxeada. H uma dispnia com vertigens e perturbaes visuais e aumento do ndice cardaco para cobrir as necessidades circulatrias. Insolao - decorrente da exposio excessiva ao calor pela cabea e pescoo. Os sinais neurolgicos so predominantemente as cefalias, convulses e perda progressiva de conscincia acompanhada de uma sndrome meningtica e possveis alucinaes. Prostrao ou esgotamento - A pele apresenta-se mida e plida, o indivduo fica sonolento e gradualmente confuso, com vertigens, vmitos e rigidez muscular. A presso arterial tende abaixar at ao colapso.
14

CONFORTO TRMICO EFEITOS DO CALOR SOBRE O CORPO HUMANO

Acidentes gerais da desidratao - Associados desidratao intra e extra celular com sede intensa, enrugamento cutneo, baixa de presso arterial, reduo da diurese, lngua seca e perturbao da conscincia. Sncope de calor - Reduo da circulao venosa perifrica com hipotenso arterial e perda de conscincia, sem a elevao da temperatura central. O arrefecimento e repouso so suficientes para restabelecer a conscincia. Cibras pelo calor - So contraes espasmdicas involuntrias dos msculos. A boca se deforma em contrao circular como se o indivduo estivesse assobiando. Dores mais ou menos violentas e ocorrncia de taquicardias. Os acessos duram de 2 a 3 minutos e se reproduzem aps uma pausa de alguns minutos. A rigidez deve-se carncia de sdio e potssio. O tratamento consiste em se administrar cloreto de sdio. Ocorre sobretudo em operadores de caldeiras e operrios de minas.
15

CONFORTO TRMICO

16

CONFORTO TRMICO TRABALHO NO FRIO


A temperatura cutnea das mos, dos ps e da regio lombar no deve descer abaixo de 100C. Quando a temperatura do corpo cai abaixo de 350C, o risco para o indivduo aumenta e quando a temperatura chega abaixo dos 250C podem ocorrer leses irreversveis na pele e outros rgos. Para lutar contra o frio o organismo pode e deve aumentar a sua produo de calor e diminuir as perdas energticas.

17

CONFORTO LUMNICO

18

Breve histrico
Luz eltrica comercial 1880/1890; Inicio das fbricas sem janelas em 1911); Iluminao ganha status a partir dos anos 30. Dobra dos nveis de iluminamento recomendados em poucos anos; UK: obrigatoriedade da prevalncia da iluminao natural. Os padres variam entre paises, o menor sendo Sucia e o maior sendo USA.
19

Taxonomia
Quanto ao local

Publica Interiores Objetos especiais Artificial Natural Geral Local


20

Quanto fonte

Quanto ao destino

Unidades luminotcnicas

1 Candela 1 lumen 1 Lux Fluxo 1 lumen/m2

rea

21

Claridade
Densidade Luminosa = medida da claridade de uma superfcie; Se mede em candela/m2

Exemplos de claridades
Lua cheia = 2.500 cd/m2 Cu claro = 4.000 cd/m2 Lmpada = 700.000 Fluorescente = 5.000
22

Contraste I
Diferena de brilhos entre as partes de uma tarefa visual Brilho = fator de ateno induzido pela iluminao de um objeto C = (B1 B2) / B1
(em %)

23

Efeitos visuais
Ofuscamento = exposio sbita a uma claridade superior ; Deslumbramento = presena de brilhos no campo visual; Sombreamento = efeito visual decorrente de obstculos na trajetria da luz

24

Percepo lumnica
Visibilidade = capacidade de ver Legibilidade = capacidade de interpretar o visvel Temperatura da cor = capacidade de produzir sensao trmica

25

Iluminao: fator de segurana Iluminao: fator de segurana


A iluminao confortvel em geral bastante A iluminao confortvel em geral bastante superior iluminao mnima; superior iluminao mnima; A iluminao fraca causa irritabilidade; A iluminao fraca causa irritabilidade; 15 a 25% dos acidentes ocorrem em situao 15 a 25% dos acidentes ocorrem em situao de dficit de claridade; de dficit de claridade; A luz deve ser equilibrada entre claridade e A luz deve ser equilibrada entre claridade e obscuridade para evitar cegueira ou obscuridade para evitar cegueira ou deslumbramento deslumbramento
26

Regras Bsicas da boa Iluminao


1. 1.

2. 2. 3. 3.

4. 4.

No vemos as coisas, mas sim o reflexo da luz No vemos as coisas, mas sim o reflexo da luz sobre as coisas; sobre as coisas; A luz cega, o iluminamento possibilita a viso; A luz cega, o iluminamento possibilita a viso; A iluminao depende da tarefa e da pessoa que A iluminao depende da tarefa e da pessoa que a executa; a executa; Como em tudo, boa iluminao um casamento Como em tudo, boa iluminao um casamento entre quantidade e qualidade entre quantidade e qualidade
27

Sete regras para a iluminao


1.

2.

3. 4. 5. 6. 7.

O brilho deve ser homogneo e de grandezas equivalentes; No campo central a relao de brilhos deve ser de 3:1 Na periferia 10:1 Partes mais claras no centro Piores contrastes: laterais e inferior Fonte e fundo com equilibro de no max 15:1 Evitar escurecimento (acima de 20:1)
28

Tres grandes lutas do iluminador ergonomista


Luta contra arquitetos Luta contra engenheiros Luta contra designers

29

Principios de dimensionamento de iluminao natural


Def: Fator de luz do dia = Quantidade de luz
proveniente de um cu claro. De iluminao conhecida e no obstrudo por nuvens, prdios, etc.

Componente de luz celeste

FLD = CLC + CREd

Componente de luz Componente de luz Refletida nos Refletida nos edifcios edifcios
30

Dimensionamento de Luz natural I


Nvel necessrio = FLD x 5.000 => FLD = [Nvel necessrio] 50 (em %) Exemplo: Para obter 100 lux devemos ter um FLD de 100 / 50 = 2%; O componente de luz celeste disponvel no Brasil varia entre 8.000 e 12.000 lux
31

Dimensionamento

32

ISO 8995

Caractersticas da iluminao Reflexo luz de luminrias ou janelas excessiva <=> interior


desconforto progressivo dificuldade de leitura

Flicker flutuaes na luz <=> frequncias baixas


efeito estroboscpico irritao dor de cabea

Caractersticas da viso
Viso auto ajustada <=> luz da informao transmitida
acomodao x convergncia dos eixos visuais <=> stress

Idade reduo do alcance da acomodao


Luz adequada e sem reflexos => mais importante p/mais velhos

ISO 8995

Nvel de iluminao <=> atividade


20 50 100 200 300 500 750 1000 30 100 150 300 500 750 1000 1500 50 150 200 500 750 1000 1500 2000 reas de circulao interna/externa reas de circulao,visitas temporrias salas no usadas contnuamente para trabalho Tarefas <=> requisitos visuais simples Tarefas <=> requisitos visuais mdios Tarefas <=> requisitos visuais maiores Tarefas <=> requisitos visuais difceis Tarefas <=> requisitos visuais especiais Tarefas <=> requisitos visuais muito precisos
34

Acima de 2000

CONFORTO ACSTICO
Som e rudos
fenmeno fsico do som, sua deturpao em rudos seus efeitos no ser humano.

Medio acstica
Grandezas acsticas Avaliao do perfil sonoro dos lugares de trabalho

Engenharia acstica
Proteo acstica Preveno acstica

35

Som vs. Ruidos


Som = fenmeno acstico Rudo = som indesejvel

36

O fenmeno acstico
Som grave

Som agudo

37

Como escutamos

38

Como escutamos

39

Como escutamos

40

Efeitos do som no ser humano


Direto
Surdez temporria requerendo recuperao Surdez progressiva Aumento cumulativo de penosidade Distrbio de ateno e de memria Comunicaes perturbadas Isolamento profissional

Indireto

Estado geral Fisiolgico

Aumento da sensao de fadiga Ansiedade. agressividade Perturbaes do sono Hipertenso arterial Vertigens Problemas digestivos Tenso muscular Perda da imunidade das clulas auditivas

Vida social

Dificuldade de relacionamento e perodo de recuperao Isolamento progressivo do circulo familiar


41

Niveis recomendados
Lugares
Hospitais

Dependncia --tipo
Apartamentos, Enfermarias, Berrios Laboratrio, Recepo Servios

dB(A)
35-45 40--50 45=55 30-40 35-35 45-65 35-45 40-50
42

Escritrios

Sala de reunio Salas de projeto Baias

Residncias

Dormitrios Sala de estar

Mensurao acstica
dB ( C )

Rudo emitido

dB ( A )

Rudo percebido

90

dB

70

50

30

10

Hz

31,5

63

125

250

500

1000

2000

43

4000

A luta contra os rudos


IGNIO
Meio de propagao : O Processo de Trabalho

VTIMA

Ao 5 Treinamento

Propagao

Ao 1 Prevenir Ignio

Ao 2: Isolamento na fonte

Ao 3 Barreiras Intermedirias

Ao 4 ltima barreira : EPI


44

A importncia dos rudos

45

OUTROS TEMAS DE HIGIENE OCUPACIONAL


Vibrao Influncia sobre o corpo comprovada e sem comprovao sobre a mente. Sinestesia fenmeno sensorial do que se origina em uma parte do corpo diferente da que sofre o efeito. Contrantes de Ambincia (Cores, Presso corprea, Magnetismo, Olfato, etc) Stress e Fadiga

46

Vous aimerez peut-être aussi