Vous êtes sur la page 1sur 13

Controladores Lgicos Programveis (CLPs)

Uma empresa fabrica clipes em trs tamanhos: grande, mdio e pequeno. Seus clientes consomem os produtos dos trs tamanhos, mas a empresa nunca conseguiu determinar qual deles consumido em maior quantidade, j que ms a ms os pedidos variam. A gerncia de produo sabe que suas mquinas so capazes de produzir apenas um tipo de clipe de cada vez e que as alteraes necessrias para produzir clipes nos trs tamanhos so demoradas. J tomou algumas providncias, que no surtiram o efeito desejado at agora. Por exemplo:

devido dificuldade de alterar a produo dos clipes, adotouse um sistema em que as trs mquinas so ajustadas para produzir, cada uma delas, um tamanho diferente de clipe; decidiu-se que as trs mquinas produziriam simultaneamente, por dez dias, clipes grandes; nos dez dias seguintes, clipes mdios, e nos ltimos dez dias do ms, clipes pequenos. Por que essas tentativas no tiveram xito? Este um problema tpico de produo, que abrange vrios aspectos da automao, conforme veremos nesta aula.

O mercado atual

120

Devido s necessidades atuais de aumentar a produtividade, reduzir custos e aumentar a flexibilidade, o mercado vem se organizando de forma a atender a estas exigncias. Os profissionais buscam conhecimentos para se tornarem mais eclticos, adequando-se a vrias ocupaes no mercado de trabalho; por sua vez, as empresas buscam maior variedade de produo para atender ao cliente, que se torna mais exigente.

Automatizao No incio, os processos produtivos utilizavam ao mximo a fora da mo-de-obra. A produo era composta por estgios nos quais as pessoas desenvolviam sempre as mesmas funes, especializando-se numa certa tarefa ou etapa da produo. o princpio da produo seriada. O mesmo ocorria com as mquinas, que eram especficas para uma dada aplicao, o que impedia de utiliz-las em outras etapas da produo. Por exemplo, uma determinada mquina s fazia furos e de um s tipo. Com o passar do tempo e a valorizao do trabalhador, foi preciso fazer algumas alteraes nas mquinas e equipamentos, de forma a resguardar a mo-de-obra de algumas funes que no se adequavam estrutura fsica do homem. A mquina passou a fazer o trabalho mais pesado e o homem, a supervision-la. A fim de conseguir uma boa integrao entre o operador e seu instrumento de trabalho, foram colocados sensores nas mquinas, para indicar a situao da produo, e tambm atuadores, para melhorar a relao entre o homem e a mquina. O processo da produo era controlado diretamente pelo operador, o que caracteriza um sistema automtico.

121

Sistemtica automtico: sistema no qual o resultado definido previamente e o sistema se encarrega de atingi-lo sem que haja interferncia de um controlador externo (operador). Automatizar um sistema tornou-se bastante vivel quando a eletrnica passou a dispor de circuitos eletrnicos capazes de realizar funes lgicas e aritmticas com os sinais de entrada, e gerar sinais de sada. Assim, o controlador uniu-se aos sensores e aos atuadores para transformar o processo num sistema automatizado.

Sistemas rgidos e flexveis de automao Na automatizao faz-se distino entre sistemas rgidos e sistemas flexveis. Sistema rgido de automao: o controle automtico, mas no permite alteraes do processo depois da definio do sistema e de seus componentes. Sistema flexvel de automao: permite fazer algumas alteraes no sistema e em seus componentes, como incluir ou retirar entradas e sadas. Os primeiros sistemas de automao operavam por meio de componentes eletromecnicos, como rels e contatores. Os sinais de sensores acoplados mquina ou equipamento a ser automatizado acionam circuitos lgicos a rels que disparam cargas e atuadores.

122

As mquinas de tear so bons exemplos da transio de um sistema de automao para outro. As primeiras mquinas de tear eram acionadas manualmente. Depois passaram a ser acionadas por algum tipo de comando automtico. Entretanto, esse comando s produzia um modelo de tecido, de padronagem, de desenho ou estampo. A introduo de um sistema automtico flexvel no mecanismo de uma mquina de tear tornou possvel produzir diversos padres de tecidos num mesmo equipamento. Uma mquina de tear com esta caracterstica composta de:

um sistema de entrada para informaes sobre o tipo de


tecido; um sistema de acionamento; bobinas ou solenides que se movimentam para obedecer seqncia definida no sistema de entrada.

123

A fita perfurada continha a combinao referente ao padro de tecido desejado. A perfurao permitia que alguns receptores de luz fossem sensibilizados e atuassem sobre os solenides. Os solenides entrelaam os fios para gerar o modelo desejado. A fita perfurada corresponde unidade de memria que armazena o modelo de tecido a ser produzido; os sensores e receptores de luz so as entradas; os solenides, as sadas. Com o avano da eletrnica, as unidades de memria ganharam maior capacidade, permitindo armazenar mais informaes. Os circuitos lgicos tornaram-se mais rpidos, compactos e capazes de receber mais informaes de entrada, atuando sobre um maior nmero de dispositivos de sada. Chegamos, assim, aos microprocessadores (UCPs), responsveis por receber informaes da memria, dos dispositivos de entrada, e a partir dessas informaes desenvolver uma lgica para acionar sadas.

Controladores lgicos programveis Os controladores lgicos programveis (CLPs ) so

equipamentos eletrnicos de ltima gerao, utilizados em sistemas de automao flexvel. Permitem desenvolver e alterar facilmente a lgica para acionamento das sadas em funo das entradas. Desta forma, pode-se utilizar inmeros pontos de entrada de sinal para controlar pontos de sada de sinal (cargas).
124

As vantagens dos controladores lgicos programveis em relao aos sistemas convencionais so: ocupam menos espao; requerem menor potncia eltrica; podem ser reutilizados;

so programveis, permitindo alterar os parmetros de


controle; tm maior confiabilidade; sua manuteno mais fcil; oferecem maior flexibilidade;

permitem interface de comunicao com outros CLPs e


computadores de controle;

permitem maior rapidez na elaborao do projeto do sistema.


O controlador lgico programvel nasceu na indstria

automobilstica americana, devido grande dificuldade que havia para mudar a lgica de controle de painis de comando ao se alterar a linha da montagem. Essa mudana exigia muito tempo e dinheiro. Para resolver essa dificuldade, foi preparada uma especificao das necessidades de muitos usurios de circuitos e rels, tanto da indstria automobilstica como de toda a indstria manufatureira. Nascia assim um equipamento bastante verstil e de fcil utilizao, que vem se aprimorando constantemente.

125

Desde seu aparecimento at hoje, muita coisa evoluiu nos controladores lgicos. Esta evoluo est ligada diretamente ao desenvolvimento tecnolgico da informtica, principalmente em termos de software e de hardware. Controlador Lgico Programvel Segundo a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), um equipamento eletrnico digital com hardware e software compatveis com aplicaes industriais. Segundo a NEMA (National Electrical Manufactures Association), um aparelho eletrnico digital que utiliza uma memria programvel para armazenar internamente instrues e para implementar funes especficas, tais como e lgica, seqenciamento, temporizao, contagem aritmtica,

controlando, por meio de mdulos de entradas e sadas, vrios tipos de mquinas ou processos. Princpio de funcionamento Podemos dizer que o CLP um microcomputador aplicado ao controle de um sistema ou de um processo.

126

O CLP composto de mdulos de entradas digitais ou analgicas. As entradas digitais so agrupadas em conjuntos de 8 ou 16 (cada uma delas um bit), de forma que a unidade central de processamento possa tratar as informaes como bytes ou words.

Recordar aprender! Bit dgito binrio (cdigo 0 ou 1). Byte conjunto de 8 bits que compe uma infomao. Word conjunto de 16 bits que compe uma informao. As entradas analgicas tm seu valor convertido para binrio, para que a UCP possa consider-las e trat-las.

A lgica a que so submetidas as entradas para gerar as sadas programada pelo usurio do sistema. As sadas tambm podem ser digitais ou analgicas. A exemplo das entradas, as sadas digitais so tratadas em conjuntos de 8

127

ou 16; e as analgicas so resultado da converso de um valor digital gerado pela UCP.

Programao de um CLP A lgica desenvolvida pelo CLP com os sinais de entrada para acionar as suas sadas programvel. possvel desenvolver lgicas combinatrias, lgicas

seqenciais e tambm uma composio das duas, o que ocorre na maioria das vezes. Como o CLP veio substituir elementos/componentes

eletroeletrnicos de acionamento, a linguagem utilizada na sua programao similar linguagem de diagramas lgicos de acionamento, desenvolvidos por eletrotcnicos, tcnicos eletricistas ou profissionais da rea de controle.

Principais smbolos de programao

Para acionar uma lmpada a partir de um boto liga/desliga, os sistemas seriam assim:

128

Lgicas combinacionais bsicas desenvolvidas pelo CLP Exemplo 1: a lmpada L1 deve ser acesa apenas se os dois interruptores B1 e B2 forem acionados. Corresponde operao lgica E, apresentada na Aula 9, sobre Circuitos digitais.

Exemplo 2: ligar a lmpada L1 se os interruptores B1 ou B2 forem acionados. Corresponde operao lgica OU, apresentada na Aula 9, sobre Circuitos digitais.

129

Lgica seqencial desenvolvida pelo CLP A lgica seqencial desenvolvida a partir de elementos temporizadores, capazes de disparar uma sada ou acionar um interruptor aps um tempo previamente determinado. Exemplo 3: desejamos ligar uma lmpada L1, 3 segundos aps acionarmos o interruptor B1.

O CLP pode desenvolver qualquer composio das lgicas seqencial e combinacional. Basta fazer a programao adequada.
130

Os circuitos eltricos e eletrnicos no permitem alteraes com tanta facilidade. Para adequar um Controlador Lgico Programvel (CLP) a um sistema ou a uma mquina necessrio verificar o nmero de pontos de entrada, o nmero de pontos de sada, a velocidade de processamento e os tipos de entradas e sadas (sensores e atuadores). Os controladores de lgicos programveis, vivem como em todas as

ferramentas

automao,

constante

desenvolvimento, no sentido da reduo de custos e da dimenso fsica, do aumento da velocidade e da facilidade de comunicao e tambm para que se possa aperfeioar interfaces mais amigveis. Teste sua aprendizagem. Faa os exerccios e confira suas respostas com as do gabarito.

Exerccios Marque com X a resposta correta. 1. A automao rgida pode ser definida como sendo composta por: a) ( ) sistemas automticos que no permitem alteraes em sua lgica de funcionamento; b) ( ) sistemas automticos versteis que permitem todas as alteraes na lgica de programao; c) ( ) sistemas automticos que exigem incluso de outros parmetros para a sua alterao.

131

2. Os CLPs so dispositivos eletrnicos que: a) ( ) executam lgicas exclusivamente combinacionais com os sinais de suas entradas; b) ( ) executam lgicas combinacionais e seqenciais com os sinais de suas entradas; c) ( ) copiam os sinais em suas entradas e sadas, exclusivamente. 3. As lgicas executadas pelos CLPs podem ser alteradas do seguinte modo: a) ( ) com alterao fsica do circuito; b) ( ) com alterao dos dispositivos ligados ao CLP; c) ( ) com alterao do programa do CLP.

Gabarito 1. a 2. b 3. c

132

Vous aimerez peut-être aussi