Vous êtes sur la page 1sur 3

IDG Now!

Segurana

Avies-rob da Fora Area americana so infectados por vrus


Por Redao do IDG Now!
Publicada em 07 de outubro de 2011 s 16h39
Atualizada em 08 de outubro de 2011 s 21h14

E-mail Imprima Comente Erros? a a a

inShare20

De acordo com reportagem da revista Wired, drones Predator e Reaper foram contaminados com um malware que registrou os comandos enviados pelos militares.
Um vrus de computador infectou o cockpits dos avies no-tripulados (drones) Predator e Reaper, registrando todos os comandos enviados para essas naves, usadas em misses de combate no Afeganisto, Iraque e outros lugares. Segundo reportagem da Wired, o vrus, detectado h quase duas semanas pelos militares, no impediu as operaes no exterior. Tambm parece no ter havido vazamento de dados. No entanto, o malware tem resistido ao esforo para limp-lo do computadores da base da Fora Area Creech, em Nevada (EUA).

Avio-rob Predator, controlado remotamente

"A gente o remove, mas ele continua voltando", disse uma fonte familiarizada com a infeco revista. "Achamos que benigno, mas simplesmente no sabemos." Especialistas em segurana de redes militares no tm certeza se o vrus foi introduzido intencionalmente ou por acidente pode tratar-se de um malware comum que se infiltrou pela rede. Eles tambm no sabem o quo longe a praga se espalhou. Mas certo que a infeco atingiu mquinas que guardam dados comuns e outras com informaes secretas. Logo, em tese, pode ser que segredos militares tenham sido enviados para o exterior. Os chamados drones so controlados distncia, e permitem atacar e espionar inimigos sem arriscar soldados. Desde que Obama assumiu a presidncia dos EUA, uma frota com cerca de 30 avies destes, dirigida pela CIA, atacou alvos no Paquisto mais de 230 vezes; ao todo, mataram mais de 2.000 supostos militantes e civis, de acordo com o jornal Washington Post. Leia tambm: "Aplicativos do Facebook tm falha grave de segurana", afirmam hackers Mais de 150 Predator e Reaper, sob controle da Fora Area, voam no Afeganisto e no Iraque. Drones foram usados em 92 ataques na Lbia, entre meados de abril e final de agosto. Mas, apesar dessa importncia estratgica, os sistemas dos drones so conhecidos por falhas de segurana. Muitos no codificam o vdeo enviado para as tropas em terra. Em 2009, os EUA descobriram "dias e dias e horas e horas" de filmagens em laptops de insurgentes iraquianos. Um software de 26 dlares permitiu a eles gravar as transmisses. Drives externos A maioria das misses dos drones so comandadas na base de Creech, no deserto de Nevada, a partir de salas chamadas GCS - Estao de Controle em Terra.

Teoricamente, nenhuma das naves est conectada Internet pblica, portanto, imune s ameaas da rede. No entanto, o uso de drives removveis acabou resultando na infeco de redes militares por vrus. Em 2008, por exemplo, milhares de mquinas do Departamento de Defesa foram contaminadas com o worm agent.btz, introduzido por um pendrive contaminado. Trs anos depois, o Pentgono ainda est limpando o malware. As equipes dos drones usam HDs externos para fazer updates nas naves e transportar os vdeos. Ao que tudo indica, foi por a que o vrus entrou. Agora, esto todos proibidos de usar esses drives removveis. Tcnicos esto tentando se livrar do vrus, mas no tem sido fcil, diz a reportagem. No incio, seguiram instrues de remoo publicadas no site da Kaspersky. "Mas sempre volta", disse uma fonte revista. O jeito foi usar uma ferramenta para formatar os HDs dos controladores, e recomear tudo do zero. A Fora Area dos EUA no quis comentar o assunto. "Est dando muita ateno a ele", disse a fonte. "Mas ningum est em pnico. Ainda. "

inShare20

LTIMAS NOTCIAS DO IDG NOW!:


Opinio: Quem precisa de um iPhone 5? Smartphone japons mede sua fome e ajuda voc a comer na hora certa Software acelera carregamento de vdeos d

Vous aimerez peut-être aussi