Vous êtes sur la page 1sur 4

Influncia Cultura-afro no Brasil

Esse texto abordar a influncia da cultura negra africana no Brasil, como o samba, a capoeira, o candombl, a contribuio dos negros para a cultura brasileira.

O samba Gnero musical binrio, que representa a prpria identidade musical brasileira. De ntida influncia africana, o samba nasceu nas casas de baianas que emigraram para o Rio de Janeiro no princpio do sculo. O primeiro samba gravado foi Pelo telefone, de autoria de Donga e Mauro de Almeida, em 1917. Inicialmente vinculado ao carnaval, com o passar do tempo o samba ganhou espao prprio. A consolidao de seu estilo verifica-se no final dos anos 20, quando desponta a gerao do Estcio, fundadora da primeira escola de samba. Grande tronco da MPB, o samba gerou derivados, como o samba-cano, o samba-de-breque, o sambaenredo e, inclusive, a bossa nova.

A Escola de Samba Uma coisa o samba. Outra, a escola de samba. O samba nasceu em 1917. A primeira escola surgiu uma dcada mais tarde. Expresso artstica das comunidades afro-brasileiras da periferia do Rio de Janeiro, as escolas existem hoje em todo o Brasil e so grupos de canto, dana e ritmo que se apresentam narrando um tema em um desfile linear. Somente no Rio, mais de 50 agremiaes se dividem entre as superes colas e os grupos de acesso. O desfile das 16 super escolas cariocas se divide em dois dias (domingo e segunda-feira de carnaval), em um megashow de mais de 20 horas de durao, numa passarela de 530 metros de comprimento, onde se exibem cerca de 60 mil sambistas. Devido enorme quantidade de trabalho annimo que envolve, impossvel estimar o custo de sua produo. Uma grande escola gasta cerca de um milho de dlares para desfilar, mas este valor no inclui as fantasias pagas pela maioria dos componentes, nem as horas de trabalho gratuito empregadas na concretizao do desfile (carros alegricos, alegorias de mo, etc.). Com uma mdia de quatro mil participantes no elenco, cada escola traz aproximadamente 300 percursionistas, levando o ritmo em sua bateria, alm de outras figuras obrigatrias: o casal de mestre-sala e porta-bandeira (mestre de cerimnias e porta-estandarte), a ala das baianas, a comisso de frente e o abre-alas. Primeira escola de samba: Deixa falar, fundada em 12 de agosto de 1928, no Estcio, Rio de Janeiro, por Ismael Silva, Bid, Armando Maral, Mano Eli, Mano Rubens e outros sambistas (foi extinta em 1933). Primeiro desfile oficial: Carnaval de 1935, vencido pela Portela. Capoeira A capoeira uma dana de luta, ritualizada e estilizada, que tem sua prpria msica e praticada principalmente na cidade de Salvador, estado

da Bahia. uma das expresses caractersticas da dana e das artes marciais brasileiras. Evoluiu a partir de um estilo de luta originrio de Angola. Nos primeiros anos da escravido havia lutas permanentes entre os negros e quando o senhor de escravos as descobria, castigava ambos os bandos envolvidos. Os escravos consideravam essa atitude injusta e criavam "cortinas de fumaa" por meio da msica e das canes, para esconder as verdadeiras brigas. Ao longo dos anos, essa prtica foi sendo refinada at se converter em um esporte sumamente atltico, no qual dois participantes desfecham golpes entre si, usando apenas as pernas, ps calcanhares e cabeas, sem utilizar as mos. Os lutadores deslizam com grande rapidez pelo solo fazendo estrelas e dando espcies de cambalhotas. O conjunto musical que acompanha a capoeira inclui o berimbau, um tipo de instrumento de madeira em forma de arco, com uma corda metlica que vai de uma extremidade outra. Na extremidade inferior do berimbau h uma cabaa pintada, que funciona como caixa de som. O msico sacode o arco e, enquanto ressoam as sementes da cabaa, toca a corda tensa com uma moeda de cobre para produzir um tipo de som nico, parecido com um gemido. Candombl Festa religiosa dos negros jeje-nags na Bahia, mantida pelos seus descendentes e mestios, um culto africano introduzido no Brasil pelos escravos. Algumas de suas divindades so: Xang, Oxum, Oxumar e Iemanj, representando esta, por si s, um verdadeiro culto. As cerimnias religiosas do Candombl, so realizadas de um modo geral em terreiros, que so locais especialmente destinados para esse fim, e recebem os seguintes nomes: Macumba no Rio de Janeiro, Xang em Alagoas e Pernambuco. As cerimnias so dirigidas pela me-de-santo, ou pai-de-santo. Cada orix tem uma aparncia especial e determinadas preferncias. O toque de atabaque, uma espcie de tambor e a dana, individualizam um determinado orix. Os orixs so divindades, santos do

candombl, cada pessoa protegida por um dos orixs e pode ser possuda por ele, quando, ento ela se transforma em cavalos de santo. Pratos No Nordeste a marca africana profunda, sobretudo na Bahia, em pratos como vatap, caruru, ef, acaraj e bob, com largo uso de azeite-dedend, leite de coco e pimenta. So ainda dessa regio a carne-de-sol, o feijo-de-corda, o arroz-de-cux, as frigideiras de peixe e a carne-seca com abbora, sempre acompanhados de muita farinha de mandioca. A feijoada carioca, de origem negra, o mais tipicamente brasileiro dos pratos.

Vous aimerez peut-être aussi