Vous êtes sur la page 1sur 9

GONALVES, Williams da Silva, A Segunda Guerra Mundial. In: FILHO, Daniel Aaro. FERREIRA, Jorge. ZENHA, Celeste (org).

O sculo XX. 3 Edio. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. 2005, p. 165-193.

Apontamentos sobre a escrita da histria: a Segunda Guerra Mundial em questo

Luiz Fernando Rodrigues Lopes Estudante de Graduao em Histria Departamento de Artes e Humanidades - UFV1.

Priscila Maria Weber Estudante de Graduao em Histria pela Universidade de Santa Cruz do Sul RS (UNISC). 2

O artigo A Segunda Guerra Mundial de Williams da Silva Gonalves, presente no livro O sculo XX, um tanto quanto elucidativo para o entendimento da lgica, dos problemas, e da dinmica da maior guerra da histria da humanidade. No nos limitaremos descrio dos fatos e dos acontecimentos relatados pelo autor no texto, mas buscaremos perceber o que de mais relevante a obra apresenta para a compreenso do tema estudado, principalmente o que diz respeito s mudanas

Bolsista de Iniciao Cientfica/FAPEMIG com o projeto Vigias da F - A presena dos Familiares do Santo Ofcio nas Minas setecentistas ( orientao do Prof. Dr. ngelo Adriano Faria de Assis).
2

Bolsista do CNPq com o projeto Identidade, Etnicidade e Educao no Vale do Rio Pardo (coordenao do Prof. Dr. Mozart Linhares da Silva). E-mail: priscilamariaweber@yahoo.com.br

historiogrficas que influenciaram na compreenso dos estudos referentes Segunda Grande Guerra. Segundo Williams, a viso sobre este conflito, at fins da dcada de 1950, foi marcada pelo consenso entre os historiadores sobre o que ou melhor, quem foi o responsvel por desencade-lo. Ningum objetava afirmao de que aquela tinha sido a guerra de Hitler. Seu desejo de tornar a Alemanha a nao mais poderosa do mundo, subjugando todas as demais, havia se combinado perversamente com a covardia dos demais estadistas europeus, que no souberam conte-lo no momento certo, tornando ento a guerra inevitvel (GONALVES, op. Cit).

Soldados durante a II Guerra Mundial

O autor ressalta ainda, que dentro desse consenso havia duas correntes interpretativas: a Liberal, que dava mais nfase questo do totalitarismo desumano e antidemocrtico, e a Marxista, que atentava para a face mais agressiva e autoritria do imperialismo capitalista. Estas primeiras mudanas certamente foram muito importantes, pois j colocavam o historiador ou estudioso da temtica a par de reflexes dos fatores sociais envolvidos.

Entretanto, ainda se tinha uma concepo um tanto maniquesta dos acontecimentos, sendo aos poucos superado por novos pensadores que se propunham trabalhar diretamente com uma nova forma de interrogar a realidade com os estudos sobre a cultura e representao de uma comunidade, ou um pas, uma nao, como se propunha A. J. P. Taylor, que passa a questionar uma viso fatalista, como passa em 1961 com a publicao de The Origen Of the Second War. O autor percebe os grandes homens de Estado no to autnomos, mas defensores dos interesses nacionais de seus respectivos estados. Desta perspectiva, segundo Gonalves, parte da sustica, s camisas pardas e outros emblemas do regime nazista, Hitler deu continuidade a uma estratgia que j se havia definido anteriormente. Tal idia segue esteira de novas perspectivas historiogrficas que surgiram no mesmo momento histrico, vises estas menos dicotomizantes nas quais tambm o povo ganharia sua parcela de responsabilidade pelos acontecimentos.

Quebra da Bolsa de NY em 1929

Assim sendo, os mecanismos de produo cultural, ou nesse caso, mecanismos de formao de um discurso que fomentasse ou no a guerra e a maneira como ela seria estudada, autoriza-nos a pensar que a produo historiogrfica de at ento no dava mais conta de satisfazer todos os questionamentos. Os objetos culturais e sua construo e difuso, como tambm os meios de recepo no mais isolados ou separados em duas classes, interagem. Dessa forma, a pretenso de estabelecer em definitivo relaes culturais exclusivas de culturas especficas ou de grupos sociais particulares refutada. As prticas culturais ou as normas de convivncia, em todos os sentidos, formam padres de vida cotidiana, ou discursos, e, por sua vez, todas as significaes e smbolos que as prticas tencionam, formam as representaes (CHARTIER, 2002). Prticas e representaes culturais esto sempre se complementando, interagindo e esto numa via de mo dupla: representaes geram prticas e prticas geram representaes. Os smbolos, extremamente subjetivos, h muito j esto amadurecidos entre as Cincias Humanas, seja na Histria, na Antropologia, na Sociologia ou na Psicologia. Para a Cincia Histrica, a validao de empregar esse conceito deve ser considerada quando remetido a um sistema de valores subjacentes, remetidos comunidades praticantes de algo comum. Vale salientar que os smbolos podem ser, e na maioria das vezes os so, polivalentes. Ou seja, representam mais do que parecem representar, como metforas. Mesmo que de uma forma abstrata dem consistncia s prticas e representaes culturais nas sociedades.

Todavia, no , ou no mais possvel pensar o saber histrico, instalado na ordem do verdadeiro, nas categorias do paradigma galileano, matemtico e dedutivo. O caminho ento forosamente estreito para quem pretende recusar, ao mesmo tempo, a reduo da histria a uma atividade literria de simples curiosidade, livre e aleatria, e a definio de sua cientificidade a partir apenas do modelo de conhecimento do mundo fsico. Em um texto ao qual se deve sempre retornar, Michel de Certeau formulara essa tenso fundamental da histria. Ela uma prtica cientfica, produtora de conhecimentos, mas uma prtica cujas modalidades dependem das variaes de seus procedimentos tcnicos, das restries que lhe impem o lugar social e a instituio de saber onde exercida, ou ainda, das regras que necessariamente comandam sua escritura (CHARTIER, 2002: 99).

Todos estes caracteres esto diretamente ligados s relaes de poder, coletivas ou individuais, estabelecidas por ns, indivduos agentes histricos, logo sociais (BARROS, 2005). Dessa maneira, tencionamos verdadeiras guerras de representaes mais do que imaginamos, sendo constantemente travadas no nosso universo de sociabilidade e mobilidade, onde muitas culturas so fundidas, difundidas ou transformadas devido apropriao que fazemos dos elementos culturais existentes ao nosso redor. Argumentos um tanto complexos, mas que embasaram a nova maneira de conceber a histria por pesquisadores de todo o mundo, que no se contentavam mais com os velhos paradigmas e modelos que no subsumem as categorias sociais presentes na contemporaneidade. interessante afirmar que pensamos as coisas inseridas em um modelo, e, igualmente interessante entender que esses modelos modificam-se. Assim, no limiar de um novo modelo historiogrfico, Williams Gonalves se posiciona na discusso ressaltando que a guerra foi resultado perverso de uma conjuno de fatores, e que uma resposta objetiva no contempla a realidade.

Desta forma, o autor abre para uma interpretao acumulativa, no concentrando a causalidade do conflito em apenas um fator, partindo desde a crise econmica de 1929 e os ressentimentos despertados pela destruio causada pela mesma, at as mudanas polticas nos pases europeus e nos EUA. A partir da, o autor passa a fazer uma descrio densa sobre os eventos que marcaram o conflito: as alianas, os debates polticos, as diferenas ideolgicas, as batalhas, as crises econmicas, os problemas sociais vividos pelos pases envolvidos no conflito, dentre outros. Descrevendo os acontecimentos desde a quebra da bolsa de valores de Nova York em outubro de 1929, at a exploso das bombas atmicas sobre Hiroshima e Nagasaki e a conseqente rendio japonesa em agosto/setembro de 1945 por meio do pronunciamento de imperador Hirohito. Williams apresenta uma rica anlise e ampla gama de informaes daquele que foi o maior conflito blico da histria, como os historiadores perceberam este marcante acontecimento do sculo XX. Por esse motivo a escolha desta obra para nortear o estudo.

Hitler em passeata na Alemanha durante segunda guerra

Apesar de pontos importantes ressaltados pelo autor no texto, percebemos alguns problemas no mbito terico. Ao se ocupar prioritariamente em descrever os acontecimentos do perodo estudado e apontar as mudanas historiogrficas no sculo XX, o autor no faz uma anlise aprofundada nem os problematiza. Elege alguns marcos histricos (como a quebra da bolsa como marco inicial, e as bombas atmicas como marcos finais) e os toma como causa dos que seriam os desdobramentos da Segunda Guerra Mundial. Assim, o texto se restringe apenas a dar um panorama do contexto histrico da poca e apontar quais as conjunturas que permitiram a Segunda Guerra Mundial em vrias partes do mundo, assim como o contexto historiogrfico e suas mudanas.

Bomba atmica disparada contra Hiroshima e Nagasaki, em 1945

Acreditamos que uma abordagem menos causalista, que ao menos permitisse uma abertura macro para se compreender os acontecimentos histricos, e que se amarrasse menos nos grandes acontecimentos, seria mais interessante e contemplaria melhor o objeto de estudo em questo. O historiador que se limita a ver a histria por meio dos grandes feitos e da ao dos grandes homens certamente faz uma histria amputada pela metade. Ressaltamos, ainda, que seria importante complementar a leitura do texto de Gonalves com outros estudos referentes a esta mesma temtica, como os do historiador ingls Eric Hobsbawm. Uma leitura plural pode trazer novas vises e perspectivas para a reflexo do que foi a Segunda Guerra Mundial, contribuindo para o pensar, para o questionar, para a desconstruo e construo do saber histrico no sculo XX, sculo esse que marca a crise paradigmtica pela qual passamos e at hoje estamos, originadas por diversas transformaes sociais e culturais.

Referncias Bibliogrficas BARROS, Jos DAssuno, A histria Cultural Francesa Caminhos para investigao. In. Revista de histria e estudos culturais FNIX. Out. nov. dez. 2005, vol. 2, ano II, n. 4. www.revistafenix.pro.br CHARTIER, Roger. beira da falsia: a histria entre certezas e inquietudes. Porto Alegre: Ed. Universidade UFRGS, 2002. HOBSBAWM, Eric, A Era dos Extremos. So Paulo: Cia das Letras, 1996.

Vous aimerez peut-être aussi