Vous êtes sur la page 1sur 50

CARTILHA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS SUBSTITUIO TRIBUTRIA NO ESTADO DE SO PAULO (Elaborada pelo Departamento Jurdico da FIESP e atualizado at 02/04/08)

I. NOES GERAIS 1) Quais os principais dispositivos legais que prevem o regime de substituio tributria? R.: A substituio tributria est prevista na Constituio Federal, em seu artigo 150, 7, a qual dispe que: a lei poder atribuir a sujeito passivo da obrigao tributria a condio de responsvel pelo pagamento de imposto ou contribuio, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituio da quantia paga, caso no se realize o fato gerador presumido. A CF determina, ainda, que cabe lei complementar dispor sobre substituio tributria do ICMS (art. 155, 2, XII, b). Nesse sentido, a Lei Complementar n 87, de 13.09.1996, em seu artigo 9, estabelece que para a adoo do regime de substituio tributria em operaes interestaduais faz-se necessria a celebrao de acordo especfico celebrado pelos Estados interessados. O Convnio ICMS n 81, de 10.09.1993, foi aprovado para disciplinar as normas gerais a serem observadas nesses acordos firmados entre os Estados. Importante ressaltar que, no obstante as polmicas geradas por este regime para a cobrana do ICMS antecipadamente, esta sistemtica j foi objeto de diversas batalhas judiciais, cujo resultado foi o reconhecimento de sua constitucionalidade.

2) Qual o conceito de Substituio Tributria? R.: Substituio Tributria um regime que consiste em obrigar algum a pagar, atravs de lei, no apenas o imposto atinente operao por ele praticada, mas tambm, o relativo operao ou operaes posteriores, ou seja, a lei altera a responsabilidade pelo cumprimento da obrigao tributria, conferindo a terceiro, que no aquele que praticou o fato gerador diretamente, mas que possui vinculao indireta com aquele que deu causa ao fato. 1

3) Quais os tipos de substituio tributria? R.: De acordo com a Lei Complementar n 87/96 (Lei Kandir), o legislador de cada Unidade Federada competente para atribuir ao contribuinte a responsabilidade pelo pagamento do imposto devido nas operaes ou prestaes, sejam (i) antecedentes, (ii) concomitantes ou (iii) subseqentes. Desta feita, podemos entender que h trs tipos de substituio tributria: (i) para trs, onde o legislador atribui a determinado contribuinte a responsabilidade pelo pagamento do ICMS em relao s operaes anteriores. Nessa espcie, encontra-se o DIFERIMENTO; concomitante, que caracteriza-se pela atribuio da responsabilidade pelo pagamento do ICMS a outro contribuinte, e no quele que esteja realizando a operao/prestao, concomitante ocorrncia do fato gerador. Nessa espcie, encontra-se a substituio tributria dos Servios de Transportes; e, finalmente, para frente, na qual o sujeito passivo recolhe os dois impostos: o devido pelas operaes prprias e o devido pelas operaes subseqentes anteriores ocorrncia do fato gerador.

(ii)

(iii)

4) Qual a conceituao de contribuinte substituto e contribuinte substitudo? R.: Contribuinte substituto aquele ao qual a legislao determina que torne-se o responsvel pelo recolhimento do imposto, embora no tenha ligao direta com a ocorrncia do fato gerador. J contribuinte substitudo aquele que d causa ao fato gerador, mas fica dispensado do recolhimento do imposto, visto que a legislao o dispensa desta obrigao, atribuindo-a ao substituto.

5) A substituio tributria confunde-se com sujeio passiva? R.: Sim. A substituio tributria reveste-se de sujeio passiva, ou seja, a responsabilidade pelo cumprimento da prestao pecuniria (pagamento) e das obrigaes acessrias (escriturao dos livros fiscais, emisso de documentos fiscais, etc) no do contribuinte, mas sim de uma terceira pessoa que no tem relao direta com o fato gerador, sendo, provavelmente, a primeira da cadeia econmica, nos termos preceituados pelo Cdigo Tributrio Nacional, em seu artigo 121, pargrafo nico, incisos I e II. 2

Determina, ainda, o CTN, no artigo 128 que sem prejuzo do disposto neste captulo, a lei pode atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crdito tributrio a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigao, excluindo a responsabilidade do contribuinte ou atribuindo-a a esta em carter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigao.. Nesse contexto que deve ser examinada a substituio tributria para frente, que se apia na figura do fato gerador presumido, devidamente referido no pargrafo 7 do artigo 150 da Constituio Federal, retro transcrito.

6) Qual o objetivo de se instituir esse regime por parte dos Estados? R.: A substituio tributria, tambm conhecida por substituio tributria para frente, visa facilitar e tornar mais eficiente a arrecadao do ICMS, pois, considerando-se que a cadeia econmica composta por sucessivas operaes relativas circulao de mercadorias e que apenas na primeira delas fica o contribuinte obrigado a efetuar o recolhimento por todas as operaes posteriores, o controle da fiscalizao torna-se mais simples e eficaz. Este instituto surgiu quando ficou consignada pelos Estados a desigualdade quantitativa entre revendedores e fabricantes, ou seja, verificou-se que havia muitos revendedores e poucos fabricantes para circulao de determinadas mercadorias, tais como: cigarros, refrigerantes, sorvetes, veculos, etc. Com o intuito de garantir o recolhimento do ICMS, em todas as operaes ocorridas desde o momento da fabricao at o consumidor final, os Estados-membros da Federao instituram para alguns produtos o regime de substituio tributria, atribuindo ao fabricante, importador ou distribuidor, conforme o caso, o recolhimento do imposto das operaes subseqentes a serem realizadas.

7) Qual o conceito de Antecipao Tributria em So Paulo? R.: um instrumento de poltica tributria visando preservar o errio paulista da perda de arrecadao por conta das mercadorias advindas de outra unidade da Federao, e gerar isonomia em relao aos mesmos produtos que quando fabricados internamente tem reteno na fonte.

8) A antecipao tributria tem alguma relao com o imposto devido na entrada de mercadorias de outro Estado por diferenas de alquotas interna e interestadual? R.: Esta exigncia no se confunde com a equalizao de carga tributria que So Paulo e alguns Estados exigem do adquirente enquadrado no Simples Nacional, quando se busca apenas igualar a carga tributria, como se a compra fosse feita dentro do Estado. Na antecipao, os Estados querem garantir do comerciante o pagamento antecipado do ICMS da sua operao seguinte.

II. PRODUTOS SUJEITOS AO REGIME DE SUBSTITUIO TRIBUTRIA EM SO PAULO 1) Quais os produtos objeto da sistemtica da substituio tributria nas operaes interestaduais, em cujos acordos So Paulo figure como um dos Estados signatrios? R.: Quando as operaes ou prestaes forem interestaduais, faz-se necessria a celebrao de acordo entre os Estados interessados, nos termos do artigo 9 da Lei Kandir, sendo que no Regulamento do ICMS de So Paulo, o Anexo VI elenca o rol de mercadorias e servios sujeitos a este regime, bem como relaciona os Estados signatrios dos acordos j celebrados: Tabela I - Cimento de qualquer espcie (artigo 291, II); Tabela II - Refrigerante, cerveja, inclusive chope e gua - (artigo 293, II); Tabela III - Sorvete de qualquer espcie - (artigo 295, II); Tabela IV - Veculos - (artigo 301); Tabela V - Petrleo, combustveis ou lubrificantes, dele derivados, e lcool carburante - (artigos 412, IV, 413, 414, 1, 2, e 418, II); Tabela VI - Veculos de duas rodas motorizados - (artigo 299); Tabela VII - Cigarros e outros produtos derivados do fumo - (artigo 289, 1, 1); Tabela VIII - Tintas, vernizes e outros produtos da indstria qumica - (artigo 312, II); Tabela IX - Venda realizada porta-a-porta ("marketing" direto) ou em banca de jornal - (artigo 288, II); Tabela X - Pneumticos e afins - (artigo 310).

2) Quais os produtos tributados pelo regime da substituio tributria para as operaes internas (realizadas dentro do Estado de So Paulo)? R.: Se as operaes objeto da substituio tributria forem internas, ou seja, ocorrerem dentro do territrio paulista, no h que se falar na necessidade da celebrao de Convnios ou Protocolos, sendo a sua instituio uma faculdade do Governo Estadual prevista em lei complementar e esto devidamente listadas no RICMS/SP, a partir do artigo 289, sendo: Artigo 289 - fumo e seus sucedneos manufaturados; Artigo 291 - cimento; Artigo 293 - refrigerante, cerveja, inclusive chope e gua; Artigo 295 - sorvete; Artigo 297 - fruta (amndoa, avel, castanha, noz, pra ou maa); Artigo 299 - veculo automotor de duas rodas; Artigo 301 - demais veculos automotores; Artigo 310 - pneumticos e afins; Artigo 312 - tintas, vernizes e outros produtos da indstria qumica; Artigo 313-A - medicamentos; Artigo 313-C - bebidas alcolica, exceto cerveje a chope; Artigo 313-E - produtos de perfumaria; Artigo 313-G - produtos de higiene pessoal; Artigo 313-I rao animal (pet); Artigo 313-K produtos de limpeza; Artigo 313-M produtos fonogrficos; Artigo 313-O autopeas; Artigo 313-Q pilhas e baterias; Artigo 313-S lmpadas eltricas; Artigo 313-U papel; Artigo 412 gasolina; Artigo 418 lcool carburante.

3) Quais os produtos recentemente includos no regime da substituio tributria? R.: Recentemente, o Governo do Estado de So Paulo, com o objetivo de simplificar os mecanismos de arrecadao e fiscalizao, implementou este regime para novos setores, ampliando o rol de contribuintes considerados sujeitos passivos por substituio tributria, atravs da Lei n 6.374/89 e, posteriormente, pelas Leis n 12.681/07 e n 12.785/07. 5

Foram includos neste rol os setores de: bebidas alcolicas, medicamentos, perfumaria, higiene pessoal, alimentos, rao animal (pet), produtos de limpeza, produtos fonogrficos, materiais de construo e congneres, autopeas, pilhas e baterias, lmpadas eltricas e papel (exclusivamente cut size) no territrio paulista.

4) H regulamentao sobre a substituio tributria para todos os produtos inseridos pela Lei n 12.681/07? R.: Evidencia-se que os setores de materiais de construo civil e congneres e produtos da indstria alimentcia carecem de regulamentao sobre o regime em tela, no tendo sido inseridos no rol de substituio tributria do RICMS/SP, pois, para estes o incio da modalidade da substituio tributria ser em 1 de maio de 2008. Para os demais produtos, a nova sistemtica j foi implementada, conforme disposto nos artigos 313-A a 313-V do RICMS/SP. O Decreto n 52.364/07 regulamentou a substituio tributria para bebidas alcolicas, medicamentos, perfumaria, higiene pessoal, cujo regime iniciou-se em 1 de fevereiro de 2008. Para os setores de rao animal (pet), produtos de limpeza, produtos fonogrficos, autopeas, pilhas e baterias, lmpadas eltricas e papel (exclusivamente cut size), iniciar-se em 1 de abril, e a regulamentao foi dada pelo Decreto n 52.804/07. Neste sentido, a Lei do ICMS tem o condo legal necessrio para estabelecer que as sadas internas com determinados produtos devero ser tributadas atravs do regime de substituio tributria.

III. DO CLCULO 1) Qual a base de clculo no regime de substituio tributria? R.: A base de clculo do ICMS est prevista nos artigos 378 e ss. do RICMS/SP, sendo que o artigo 40-A dispe, in verbis: Artigo 40-A No caso de sujeio passiva por substituio com reteno antecipada do imposto, a base de clculo ser o preo 6

final a consumidor, nico ou mximo, autorizado ou fixado por autoridade competente. E complementa o artigo 41 abaixo transcrito: Artigo 41 Na falta de preo final a consumidor, nico ou mximo, autorizado ou fixado por autoridade competente, a base de clculo do imposto para fins de substituio tributria com reteno antecipada do imposto ser o preo praticado pelo sujeito passivo, includos os valores correspondentes a frete, carreto, seguro, impostos e outros encargos transferveis ao adquirente, acrescido do valor resultante da aplicao de percentual de margem agregado estabelecido conforme disposto pela legislao em cada caso. Cumpre-nos destacar que a Secretaria da Fazenda do Estado de So Paulo, com o objetivo de determinar a base de clculo do ICMS para as operaes com substituio tributria institudas atravs da Lei n 12.681/07 e, conseqentemente, a margem de valor agregado a ser aplicada, colocou-se a disposio dos setores envolvidos para receber estudos elaborados por entidades de inquestionvel reputao, com os respectivos levantamentos de preos e ndices.

2) Como dever ser calculado o imposto devido por substituio tributria? R.: O imposto a ser recolhido dever ser calculado, em se tratando de mercadoria cuja base de clculo da sujeio passiva por substituio seja: a) o preo final a consumidor, nico ou mximo, autorizado ou fixado por autoridade competente, ou o sugerido pelo fabricante ou importador, aprovado e divulgado pela Secretaria da Fazenda, mediante a multiplicao dessa base de clculo pela alquota interna aplicvel, deduzindo-se o valor do imposto cobrado na operao anterior, constante no documento fiscal relativo entrada: ___________________________________________________________________ (Preo final x alquota interna aplicvel) valor do ICMS da operao anterior

b) determinada por margem de valor agregado, pela aplicao da seguinte frmula: IA = VA x (1 + IVA-ST) x ALIQ - IC, 7

Onde: i) IA o imposto a ser recolhido por antecipao; ii) VA o valor constante no documento fiscal relativo entrada, acrescido dos valores correspondentes a frete, carreto, seguro, impostos e outros encargos suportados pelo contribuinte; iii) IVA-ST o ndice de Valor Adicionado; iv) ALQ a alquota interna aplicvel; v) IC o imposto cobrado na operao anterior. Nota: No ser admitida a deduo do ICMS cobrado na operao anterior quando a aquisio for de remetente enquadrado no Simples Nacional. (art. 426-A, 3 do RICMS/00).

3) Qual a legislao que define os IVA-ST a ser aplicado no clculo do imposto? O IVA-ST varia de acordo com o tipo de produto: MEDICAMENTOS

O Decreto n 52.364/07 incluiu os artigos 313-A e 313-B ao RICMS/SP e estabeleceu ST para medicamentos. A Portaria CAT n 126/07 determinou o IVA-ST aplicvel at 31.03.2008 e a Portaria CAT n 20/08 trata sobre o IVA-ST aplicvel a partir de 1.04.2008: 1 - 38,24%, se a mercadoria constar na lista positiva da incidncia do PIS/PASEP e COFINS; 2 - 33,00%, se a mercadoria constar na lista negativa da incidncia do PIS/PASEP e COFINS; 3 - 41,38%, se a mercadoria constar na lista neutra da incidncia do PIS/PASEP e COFINS. Nota: As listas positiva, negativa e neutra so diretamente ligadas ao modo de tributao do PIS/PASEP e COFINS do industrial e do importador desses produtos. A legislao estadual obriga-os a mencionar, na nota fiscal de venda, em qual lista o medicamento se enquadra, conforme art. 127, 25, do RICMS/SP. 8

A definio se um medicamento faz parte da lista positiva, negativa ou neutra realizada pelo industrial ou importador de acordo com a Lei Federal n 10.147/2000. Eles tm a obrigatoriedade de indicar em sua nota fiscal, no campo Informaes Complementares, a identificao e a subtotalizao dos itens, por agrupamento, conforme segue: a) LISTA NEGATIVA, relativamente aos produtos classificados nas posies 3002 (soros e vacinas), exceto nos itens 3002.30 e 3002.90, 3003 (medicamentos), exceto no cdigo 3003.90.56, e 3004 (medicamentos), exceto no cdigo 3004.90.46, nos itens 3306.10 (dentifrcios), 3306.20 (fios dentais), 3306.90 (enxaguatrios bucais) e nos cdigos 3005.10.10 (ataduras, esparadrapos, gazes, sinapismos, pensos etc.), 3006.60.00 (preparaes qumicas contraceptivas base de hormnios) e 9603.21.00 (escovas dentifrcias), todos da Nomenclatura Brasileira de Mercadorias/Sistema Harmonizado - NBM/SH; b) LISTA POSITIVA, relativamente aos produtos classificados nas posies 3002 (soros e vacinas), exceto nos itens 3002.30 e 3002.90, 3003 (medicamentos), exceto no cdigo 3003.90.56, e 3004 (medicamentos), exceto no cdigo 3004.90.46, e nos cdigos 3005.10.10 (ataduras, esparadrapos, gazes, sinapismos, pensos etc.) e 3006.60.00 (preparaes qumicas contraceptivas base de hormnios), todos da Nomenclatura Brasileira de Mercadorias/Sistema Harmonizado - NBM/SH, quando beneficiados com a outorga do crdito para o PIS/PASEP e COFINS prevista no art. 3 da Lei Federal n 10.147/2000; c) LISTA NEUTRA, relativamente aos produtos classificados nos cdigos e posies relacionados na Lei n 10.147/2000, exceto aqueles de que tratam as alneas a e b, desde que no tenham sido excludos da incidncia das contribuies previstas no inciso I do caput do art. 1 da referida lei, na forma do 2 desse mesmo artigo. (art. 127, 25, do RICMS/SP) Nota: O Decreto n 52.804/08, em seu artigo 1 atribuiu substituio tributria interna, alm dos medicamentos (3003 e 3004), para preparaes qumicas contraceptivas base de hormnios ou de espermicidas (3006.60) e informa que este regime no se aplica a medicamentos e contraceptivos exclusivamente de uso veterinrio.

BEBIDAS ALCOLICAS

O Decreto n 52.364/04 incluiu os artigos 313-C e 313-D ao RICMS/SP e estabeleceu ST para bebidas alcolicas, exceto cerveja e chope.

A Portaria CAT n 128/07, com a alterao da Portaria CAT n 09/08, traz uma pauta de preo final ao consumidor, que tem validade at 31.03.2008, motivo pelo qual no est inserida nesta cartilha. A Portaria CAT n 6/08, que vigorar at 31.03.2008 e a Portaria CAT n 19/08, que vigorar a partir de 1.04.2008, determinaram que na ausncia de preo final a consumidor divulgado pela Secretaria da Fazenda, dever ser utilizado o IVA-ST de 44,72%. Nota.: Alterao da redao da Portaria CAT 128/07, pela Portaria CAT-42/08.

PERFUMARIA E HIGIENE PESSOAL

O Decreto n 52.364/07 incluiu os artigos 313-E a 313-H ao RICMS/SP e estabeleceu ST para produtos de perfumaria e higiene pessoal, com os acrscimos trazidos pelo Decreto n 52.804/08: 1 xampus para cabelo, 3305.10.00; 2 dentifrcios, 3306.10.00; 3 fios utilizados para limpar os espaos interdentais (FIO DENTAL), 3306.20.00; 4 outras preparaes para higiene bucal ou dentria, 3306.90.00; 5 - preparaes para barbear (antes, durante e aps), 3307.10.00; 6 desodorantes corporais e antiperspirantes, lquidos, 3307.20.10; 7 outros desodorantes corporais e antiperspirantes, 3307.20.90; 8 sais perfumados e outras preparaes para banhos, 3307.30.00; 9 outros produtos de perfumaria ou de toucador preparados, 3307.90.00; 10 outros sabes, produtos e preparaes, em barras, pedaos ou figuras moldados, 3401.19.00; 11 sabes de toucador em barras, pedaos ou figuras moldados, 3401.11.90; 12 sabes de toucador sob outras formas, 3401.20.10; 13 produtos e preparaes orgnicos tensoativos para lavagem da pele, na forma de lquido ou de creme, acondicionados para venda a retalho, mesmo contendo sabo, 3401.30.00; 14 papel higinico, 4818.10.00; 15 lenos (includos os de maquilagem) e toalhas de mo, 4818.20.00; 16 fraldas, 4818.40.10; 17 tampes higinicos, 4818.40.20; 18 absorventes higinicos externos, 4818.40.90; 19 escovas de dentes, includas as escovas para dentaduras, 9603.21.00.

10

A Portaria CAT-15/08 determinou o IVA-ST para as operaes internas com estes produtos: 1 - 71,60%, nas operaes com mercadorias sujeitas alquota de 25%; 2 - 38,90%, nas operaes com mercadorias sujeitas alquota de 12% ou de 18%; 3 165,55%, nas operaes realizadas entre estabelecimentos de empresas interdependentes. Nota: Consideram-se estabelecimentos de empresas interdependentes se: (a) uma delas, por si, seus scios ou acionistas, e respectivos cnjuges e filhos menores, for titular de mais de 50% (cinqenta por cento) do capital da outra; (b) uma delas tiver participao na outra de 15% (quinze por cento) ou mais do capital social, por si, seus scios ou acionistas, bem assim por intermdio de parentes destes at o segundo grau e respectivos cnjuges, se a participao societria for de pessoa fsica (Lei federal n 4.502/1964, art. 42, I, e Lei federal n 7.798/1989, art. 9); (c) de ambas, uma mesma pessoa fizer parte, na qualidade de diretor, ou scio com funes de gerncia, ainda que exercidas sob outra denominao (Lei federal n 4.502/1964, art. 42, II); (d) uma tiver vendido ou consignado outra, no ano anterior, mais de 20% (vinte por cento), no caso de distribuio com exclusividade em determinada rea do territrio nacional, e mais de 50% (cinqenta por cento), nos demais casos, do volume das vendas dos produtos tributados, de sua fabricao ou importao (Lei federal n 4.502/1964, art. 42, III); (e) uma delas, por qualquer forma ou ttulo, for a nica adquirente, de um ou de mais de um dos produtos industrializados ou importados pela outra, ainda quando a exclusividade se refira padronagem, marca ou tipo do produto (Lei federal n 4.502/1964, art. 42, pargrafo nico, a); (f) uma vender outra, mediante contrato de participao ou ajuste semelhante, produto tributado que tenha fabricado ou importado (Lei federal n 4.502/1964, art. 42, pargrafo nico, b);

11

(g) uma delas locar ou transferir outra, a qualquer ttulo, veculo destinado ao transporte de mercadoria; (h) uma mesma pessoa fizer parte de ambas, na qualidade de diretor ou scio com funes de gerncia, ainda que exercidas sob outra denominao. No caracteriza a interdependncia referida, itens (d) e (e) anteriores, a venda de matriaprima ou produto intermedirio, destinados exclusivamente industrializao de produtos do comprador. Na hiptese de entrada de mercadoria proveniente de outra unidade da Federao cuja sada interna seja tributada com alquota superior a 12% (doze por cento), o estabelecimento destinatrio paulista dever utilizar o IVA-ST ajustado, calculado pela seguinte frmula: ___________________________________________________________________ IVA-ST ajustado = [(1+IVA-ST original) x (1 - ALQ inter) / (1 - ALQ intra)] -1 onde: 1 - IVA-ST original o IVA-ST aplicvel na operao interna, conforme previsto no 1 da Portaria CAT 15/2008; 2 - ALQ inter a alquota interestadual aplicada pelo remetente localizado em outra unidade da Federao; 3 - ALQ intra a alquota aplicvel mercadoria neste Estado.

PRODUTOS DE LIMPEZA

O Decreto n 52.804/08 incluiu os artigos 313-K e 313-L ao RICMS/SP e elencou a lista de produtos de limpeza, com os acrscimos trazidos pelo Decreto n 52.804/08. A Portaria CAT-26/08 determinou o IVA-ST, sendo: 1) 56,29% p/ gua sanitria, branqueador ou alvejante, 2828.9011, 2828.90.19, 3206.41.00; 2) 67,87% p/ odorizantes/desorizantes de ambiente e superfcie, 3307.41.00, 3307.49.00, 3307.90.00; 3) 20,39 p/ sabes em barras, pedaos ou figuras moldados, 3401.19.00;

12

4) 12,72% p/ sabes ou detergentes em p, flocos, palhetas, grnulos ou outras formas semelhantes, 3401.20.90 e 3402.20.00; 5) 12,62% p/ detergentes lquidos, 3402.20.00; 6) 16,05% p/ preparaes tensoativas para lavagem e limpeza (inclusive multiuso e limpadores), 3402.20.00; 7) 78,68% p/ pomadas, cremes e preparaes semelhantes, para calados e outros couros, 3405.10.00; 8) 60,78% p/ pastas, ps, saponceos e outras preparaes para arear, 3405.40.00; 9) 74,54% p/ facilitadores e goma para passar roupa, 3505.10.00, 3506.91.20 e 3905.12.00; 10) 38,74% p/ inseticidas, rodenticidas, fungicidas, raticidas e outros produtos semelhantes, apresentados em formas e embalagens exclusivamente para uso domissanitrio direto, 3808.50.10, 3808.91.10, 3808.92.10 e 3808.99.10; 11) 48,43% p/ desinfetantes apresentados em formas ou embalagens exclusivamente para uso domissanitrio direto, 3808.40.10, 3808.94.10 e 3808.94.29; 12) 34,60% p/ amaciante/suavizante, 3809.91.90; 13) 80,85% p/ esponjas para limpeza, 3924.10.00, 3924.90.00, 6805.30.10 e 6805.30.90.

PAPEL

O Decreto n 52.804/08 incluiu os artigos 313-U e 313-V ao RICMS/SP e estabeleceu a aplicabilidade da ST apenas para papel do tipo utilizado para escrita, impresso ou outros fins grficos, em folhas, de peso igual ou superior a 40 g/m2 mas no superior a 150 g/m2, nas quais um lado no seja superior a 435 mm e outro a 297 mm, quando no dobradas, classificado na subposio 4802.56 da Nomenclatura Brasileira de Mercadorias Sistema Harmonizado NBM/SH, excludos os papis para impresso de papel moeda. A Portaria CAT-27/08 (com retificao em 20/03/2008) determinou o IVA-ST de 17,32%. 13

LMPADAS ELTRICAS

O Decreto n 52.804/08 incluiu os artigos 313-S e 313-T ao RICMS/SP e elencou a lista de produtos, sendo: 1 lmpadas e tubos eltricos de incandescncia ou de descarga, includos os artigos denominados faris e projetores, em unidades seladas e as lmpadas e tubos de raios ultravioleta ou infravermelhos; lmpadas de arco (excludos os automotivos), 85.39; 2 lmpadas, tubos e vlvulas, eletrnicos, de ctodo quente, ctodo frio ou fotoctodo (por exemplo, lmpadas, tubos e vlvulas, de vcuo, de vapor ou de gs, ampolas retificadoras de vapor de mercrio, tubos catdicos, tubos e vlvulas para cmeras de televiso), 85.40; 3 reatores para lmpadas ou tubos de descargas, 8504.10.00; 4 starter, 8536.50.30. A Portaria CAT-29/08 determinou o IVA-ST de 40,00%;

PILHAS E BATERIAS

O Decreto n 52.804/08 incluiu os artigos 313-Q e 313-R ao RICMS/SP e estabeleceu o regime de ST para pilhas e baterias novas classificadas no NBM/SH 85.06. A Portaria CAT-30/08 determinou o IVA-ST de 40,00%.

PRODUTOS FONOGRFICOS:

O Decreto n 52.804/08 incluiu os artigos 313-M e 313-N ao RICMS/SP e elencou a lista de produtos, sendo: 1- fitas magnticas de largura no superior a 4mm, em cassetes, 8523.29.21; 2- fitas magnticas de largura superior a 4mm mas inferior ou igual a 6,5 mm, 8523.29.22; 3- fitas magnticas de largura superior a 6,5mm mas inferior ou igual a 50,8mm (2), em rolos ou carretis, 8523.29.23; 4- fitas magnticas de largura superior a 6,5mm, em cassetes para gravao de vdeo8523.29.24; 5- outras fitas magnticas no gravadas, 8523.29.29; 14

6- fitas magnticas para reproduo de fenmenos diferentes do som ou da imagem, 8523.29.31; 7- fitas magnticas de largura no superior a 4mm, em cartuchos ou cassetes, exceto as do subitem 8523.29.31 e 8523.29.32; 8- fitas magnticas de largura superior a 6,5mm, exceto 8523.29.31 e 8523.29.33; 9- outras fitas magnticas gravadas, 8523.29.39; 10- outros suportes magnticos para reproduo ou gravao de som e imagem, 8523.29.90; 11- discos para sistema de leitura por raios laser com possibilidade de serem gravados uma nica vez, 8523.40.11; 12- outros suportes pticos para gravao de som e imagem, 8523.40.19; 13- outros suportes pticos para reproduo apenas do som, 8523.40.21; 14- outros suportes pticos para reproduo de fenmenos diferentes do som ou da imagem, 8523.40.22; 15- outros suportes pticos para reproduo de som ou da imagem, 8523.40.29; 16- discos fonogrficos, 8523.80.00. A Portaria CAT-31/08 determinou o IVA-ST de 25,00%.

AUTOPEAS

O Decreto n 52.804/08, com as alteraes do Decreto n 52.837/08, incluiu os artigos 313O e 313-P ao RICMS/SP e elencou a lista de produtos. 1 - catalizadores em colmia cermica ou metlica para converso cataltica de gases de escape de veculos - 3815.12.10 ou 3815.12.90; 2 - tubos e seus acessrios (por exemplo, juntas, cotovelos, flanges, unies), de plsticos, para uso automotivo - 39.17; 3 - protetores de caamba de uso automotivo - 3918.10.00; 4 - reservatrios de leo para uso automotivo - 3923.30.00; 5 - frisos, decalques, molduras e acabamentos para uso automotivo - 3926.30.00; 6 - partes de veculos automveis ou tratores e de mquinas ou aparelhos, no domsticos, dos Captulos 84, 85 ou 90 - 4016.10.10; 7 - tapetes prprios para automveis, nibus ou caminhes; outros tapetes e revestimentos para pavimentos (pisos), de matrias txteis, mesmo confeccionados, para uso automotivo 4016.99.90 ou 5705.00.00; 8 - tecidos impregnados, revestidos, recobertos ou estratificados, com plstico, exceto os da posio 59.02, para uso automotivo - 5903.90.00; 9 - encerados e toldos para uso automotivo - 6306.1; 15

10 - capacetes e artefatos de uso semelhante, de proteo, para uso em motocicletas, includos ciclomotores - 6506.10.00; 11 - guarnies de frico (por exemplo, placas, rolos, tiras, segmentos, discos, anis, pastilhas), no montadas, para freios, embreagens ou qualquer outro mecanismo de frico, base de amianto, de outras substncias minerais ou de celulose, mesmo combinadas com txteis ou outras matrias, para uso automotivo - 68.13; 12 - vidros de dimenses e formatos que permitam aplicao automotiva - 7007.11.00 ou 7007.21.00; 13 - espelhos retrovisores para veculos - 7009.10.00; 14 - lentes de faris, lanternas e outros utenslios - 7014.00.00; 15 - cilindro de ao para GNV (gs natural veicular) - 7311.00.00; 16 - molas e folhas de molas, de ferro ou ao, para uso automotivo - 73.20; 17 - obras moldadas, de ferro fundido, ferro ou ao, para uso automotivo - 73.25, exceto 7325.91.00 18 - Fechaduras e partes de fechaduras para uso automotivo - 8301.20 ou 8301.60; 19 - chaves apresentadas isoladamente, para uso automotivo - 8301.70; 20 - outras guarnies, ferragens e artigos semelhantes de metais comuns, para uso automotivo - 8302.30.00; 21 - tringulo de segurana - 8310.00; 22 - motores de pisto alternativo dos tipos utilizados para propulso de veculos do Captulo 87 - 8407.3; 23 - motores dos tipos utilizados para propulso de veculos do Captulo 87 - 8408.20; 24 - partes reconhecveis como exclusiva ou principalmente destinadas aos motores das posies 84.07 ou 84.08 (excludas as da posio 8409.10.00 - para motores da aviao) 84.09; 25 - bombas para combustveis, lubrificantes ou lquidos de arrefecimento, prprias para motores de ignio por centelha ou por compresso - 84.13.30; 26 - turbocompressores de ar para uso automotivo - 8414.80.2; 27 - partes das bombas e turbocompressores dos itens 25 e 26 - 8414.90.39; 28 - mquinas e aparelhos de ar condicionado para uso automotivo - 8415.20; 29 - aparelhos para filtrar leos minerais nos motores de ignio por centelha ou por compresso - 8421.23.00; 30 - filtros de entrada de ar para motores de ignio por centelha ou por compresso 8421.31.00; 31 - depuradores por converso cataltica de gases de escape de veculos - 8421.39.20; 32 - macacos para uso automotivo - 8425.42.00; 33 - vlvulas redutoras de presso, para fins automotivos - 8481.10.00; 34 - vlvulas para transmisso leo-hidrulicas ou pneumticas, para fins automotivos 8481.20.90; 35 - vlvulas solenides, para fins automotivos - 8481.80.92; 16

36 - rvores de transmisso (includas as rvores de "cames" e virabrequins) e manivelas; mancais e "bronzes"; engrenagens e rodas de frico; eixos de esferas ou de roletes; redutores, multiplicadores, caixas de transmisso e variadores de velocidade, includos os conversores de torque; volantes e polias, includas as polias para cadernais; embreagens e dispositivos de acoplamento, includas as juntas de articulao, para uso automotivo 84.83; 37 - acoplamentos, embreagens, variadores de velocidade e freios, eletromagnticos 8505.20; 38 - acumuladores eltricos de chumbo, do tipo utilizado para o arranque dos motores de pisto - 8507.10.00; 39 - aparelhos e dispositivos eltricos de ignio ou de arranque para motores de ignio por centelha ou por compresso (por exemplo, magnetos, dnamosmagnetos, bobinas de ignio, velas de ignio ou de aquecimento, motores de arranque); geradores (dnamos e alternadores, por exemplo) e conjuntores-disjuntores utilizados com estes motores - 85.11; 40 - aparelhos eltricos de iluminao ou de sinalizao (exceto os da posio 85.39), limpadores de pra-brisas, degeladores e desembaadores (desembaciadores) eltricos, para uso automotivo - 8512.20 ou 8512.40 ou 8512.90; 41 - telefones mveis, para uso automotivo -8517.12.13; 42 - alto-falantes, amplificadores eltricos de audiofreqncia e partes, para uso automotivo - 85.18; 43 - aparelhos de reproduo de som, para uso automotivo - 85.19.81.90; 44 - aparelhos transmissores (emissores) de radiotelefonia ou radiotelegrafia (rdio receptor/transmissor) para uso automotivo - 8525.10.10; 45 - aparelhos receptores de radiodifuso que s funcionam com fonte externa de energia, para uso automotivo - 8527.2; 46 - antenas para uso automotivo - 8529.10.90; 47 - selecionadores e interruptores no automticos, para uso automotivo - 8535.30.11; 48 - fusveis e corta-circuitos de fusveis, para uso automotivo - 8536.10.00; 49 - disjuntores, para uso automotivo - 8536.20.00; 50 - rels, para uso automotivo - 8536.4; 51 - partes reconhecveis como exclusivas ou principalmente destinados aos aparelhos dos itens 47, 48, 49 e 50 - 8538; 52 - interruptores, seccionadores e comutadores, para uso automotivo - 8536.50.90; 53 - partes reconhecveis como exclusivas ou principalmente destinados aos aparelhos das posies 8535, 8536.50.90, para uso automotivo - 8538; 54 - faris e projetores, em unidades seladas, para uso automotivo - 8539.10; 55 - lmpadas e tubos de incandescncia, exceto de raios ultravioleta ou infravermelhos, para uso automotivo - 8539.2; 56 - jogos de fios para velas de ignio e outros jogos de fios para uso automotivo 8544.30.00; 57 - chassis com motor para os veculos automveis das posies 87.01 a 87.05.-8706.00; 17

58 - carroarias para os veculos automveis das posies 87.01 a 87.05, includas as cabinas - 87.07; 59 - partes e acessrios dos veculos automveis das posies 87.01 a 87.05.-87.08; 60 - partes e acessrios de motocicletas (includos os ciclomotores) - 8714.1; 61 - medidores de nvel, para uso automotivo - 9026.10.19; 62 - manmetros, para uso automotivo - 9026.20.10; 63- contadores, indicadores de velocidade e tacmetros, suas partes e acessrios, para uso automotivo - 90.29 64 - ampermetros utilizados em veculos automveis - 9030.33.21; 65 - aparelhos digitais, de uso em veculos automveis, para medida e indicao de mltiplas grandezas tais como: velocidade mdia, consumos instantneo e mdio e autonomia (computador de bordo) - 9031.80.40; 66 - controladores eletrnicos para uso automotivo - 9032.89.2; 67 - relgios para painis de instrumentos e relgios semelhantes, para uso automotivo 9104.00.00; 68 - assentos e partes de assentos para uso automotivo - 9401.20.00 ou 9401.90.90; 69 - acendedores para uso automotivo - 9613.80.00.

A Portaria CAT-32/08, com nova redao dada pela Portaria CAT-45/08, determinou o IVA-ST de: - 26,50% p/ sada de estabelecimento de fabricante de veculos automotores, para atender ndice de fidelidade de compra, conforme artigo 8 da Lei Federal n 6.729/79; - 40% p/ os demais casos.

RAO TIPO PET PARA ANIMAIS DOMSTICOS:

O Decreto n 52.804/08 incluiu os artigos 313-I e 313-J ao RICMS e estabeleceu ST para raes tipo pet classificadas no NBM/SH 23.09. A Portaria CAT-33/08 determinou o IVA-ST de 46%.

4) Para que finalidade foi criado o IVA-ST Ajustado? R.: Para que as mercadorias adquiridas de outros Estados tenham o mesmo resultado econmico daquela adquirida no mercado interno. O dispositivo somente interfere quando a 18

mercadoria tenha sada interna superior a 12%, como o caso dos produtos de perfumaria e higiene pessoal, nos termos da Portaria CAT n 15/2008, alterada pela Portaria CAT n 17/2008.

5) Para quais produtos se aplica o IVA-ST Ajustado? R.: O IVA-ST Ajustado aplicado para os casos previstos na legislao, portanto, para todos os produtos implantados na sistemtica da substituio tributria no ano de 2008. Entretanto, no se utiliza o IVA-ST Ajustado quando a carga tributria interna, para aquela operao, for de 12% (exemplo: artigo 34 do Anexo II do RICMS/SO). Tambm no se utiliza o IVA-ST Ajustado no clculo para pagamento do ICMS-ST sobre os estoques. Importante lembrar, ainda, que as Portarias CAT 22 e 23 de 2008 determinaram, ao alterarem a Portaria CAT 15/08, que, NO se aplica o IVA-ST ajustado nas operaes com produtos de perfumaria e higiene pessoal. Foi criado o IVA-ST-Ajustado para medicamentos (Portaria CAT n 20/08) e bebidas alcolicas, exceto cerveja e chope (Portaria CAT n 19/08) que entraro em vigor a partir de 1.04.2008. Nota: No levantamento de estoque desses produtos no se aplica o IVA-ST ajustado.

6) Como se dar a resoluo da frmula para clculo do IVA-ST Ajustado? R.: A resoluo da frmula ser a seguinte: a) quando o produto tiver a alquota interna de 25 % IVA-ST Ajustado = [(1 + IVA-ST original) x (1 - ALQ inter) / (1 - ALQ intra)] -1 IVA-ST Ajustado = [(1 + 71,60%) x (1 12%) / (1 25%)] 1 IVA-ST Ajustado = [(1 + 0,7160) x 0,88 / 0,75] 1 IVA-ST Ajustado = [ 1,7160 x 0,88 / 0,75 ] 1 IVA-ST ajustado = 2,0134 1 IVA-ST ajustado = 1,0134 ou 101,34%

19

b) quando o produto tiver a alquota interna de 18 % IVA-ST Ajustado = [(1 + IVA-ST original) x (1 - ALQ inter) / (1 - ALQ intra)] -1 IVA-ST ajustado = [(1 + 38,90%) x (1 12%) / (1 18%)] 1 IVA-ST ajustado = [(1 + 0,3890) x 0,88 / 0,82] 1 IVA-ST ajustado = [ 1,3890 x 0,88 / 0,82 ] 1 IVA-ST ajustado = 1,4906 1 IVA-ST ajustado = 0,4906 ou 49,06% Onde: IVA-ST original: o IVA-ST aplicvel na operao interna, conforme previsto no 1 das respectivas Portarias que definem o IVA-ST; ALQ inter: a alquota interestadual aplicada pelo remetente localizado em outra unidade da Federao; ALQ intra: a alquota aplicvel mercadoria neste Estado.

IV. ANTECIPAO E SUBSTITUIO TRIBUTRIA - AQUISIO DE OUTRO ESTADO 1) Na aquisio de produtos sujeitos ao regime de antecipao e substituio tributria de outro Estado, por estabelecimentos comerciais, qual o procedimento a ser adotado nas seguintes situaes: (i) Clculo do imposto; (ii) Prazo e forma de recolhimento; (iii) Escriturao fiscal; (iv) Emisso de documentos fiscais por ocasio das sadas. Para determinao desses procedimentos, devemos considerar o regime de apurao do adquirente e do fornecedor, que passaremos a discorrer nos exemplos a seguir: 20

a) FORNECEDOR: REGIME NORMAL DE APURAO ADQUIRENTE: ATACADISTA - RPA Produto Perfume Valor da mercadoria R$ 100,00 Valor do IPI R$ 10,00 Valor da Nota fiscal R$ 110,00 Alquota interestadual - 12% ICMS NF de aquisio - 12,00 Alquota interna do produto - 25% IVA-ST Ajustado - 101,34% Frmula para clculo: IA = VA x (1 + IVA-ST) x ALQ IC Onde: a) IA o imposto a ser recolhido por antecipao; b) VA o valor constante no documento fiscal relativo entrada, acrescido dos valores correspondentes a frete, carreto, seguro, impostos e outros encargos suportados pelo contribuinte; c) IVA-ST o ndice de Valor Adicionado; d) ALQ a alquota interna aplicvel; e) IC o imposto cobrado na operao anterior; ( 2, item 1 do art. 426-A do RICMS/00) Imposto da Substituio Tributria: = 110,00 x (1 + 1,0134) x 0,25 - 12,00 = 110,00 x (2,0134) x 0,25 - 12,00 = (221,47 x 0,25) - 12,00 = 55,37 - 12,00 Dessa forma, o valor a ser recolhido ser de R$ 43,37. O recolhimento ser efetuado no ato da entrada da mercadoria em territrio paulista, por meio de GAREICMS, com o cdigo 063-2 e no campo Informaes Complementares, o 21

nmero da Nota Fiscal a que se refere o recolhimento e do CNPJ do estabelecimento do remetente. Admitir-se- tambm o seu recolhimento em momento anterior ao da entrada da mercadoria em territrio paulista, ainda que por meio de Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais - GNRE, com a indicao: 1 - do cdigo de receita 10008-0 (recolhimentos especiais); 2 - do CNPJ e demais dados cadastrais do estabelecimento do contribuinte destinatrio paulista; 3 - no campo Informaes Complementares, do nmero da Nota Fiscal a que se refere o recolhimento e do CNPJ do estabelecimento remetente. (Portaria CAT n 16/2008) Nota: No exemplo, foi utilizado o IVA-ST ajustado. (Art. 1, 5, da Portaria CAT n 15/2008) A nota fiscal de aquisio ser escriturada no Livro Registro de Entradas, utilizando-se o CFOP 2.403 e as colunas de Valor Contbil e Outras. Na coluna de Observaes, na mesma linha do registro anterior, com utilizao de colunas distintas sob o ttulo comum Substituio Tributria: a) o valor pago antecipadamente a ttulo de imposto incidente sobre sua prpria operao e a base de clculo; b) o valor do imposto retido incidente sobre as operaes subseqentes e o da sua base de clculo. (Art. 277, incisos I e II, alneas a e b, do RICMS/SP)

Valores: a1) o valor pago antecipadamente a ttulo de imposto incidente sobre sua prpria operao: R$ 14,30 = [ 110,00 x (25% - 12%)] a2) a base de clculo = R$ 110,00 (Art. 277, inciso II, a, e art. 426-A, 5, item 1)

22

b1) o valor do imposto retido incidente sobre as operaes subseqentes = R$ 29,07, sendo: 43,37 (imposto recolhido por antecipao e retido) 14,30 (imposto da operao prpria) b2) base de clculo do imposto retido - R$ 221,47 (Art. 277, inciso II, b, e art. 426-A, 5, item 2)

Alm das informaes citadas acima, sero mencionados na coluna de Observaes do Livro Registro de Entradas, na mesma linha do registro relativo respectiva entrada, com utilizao de colunas distintas sob o ttulo Recolhimento Antecipado - Art. 426-A, indicando: a) a data do recolhimento; b) o cdigo de receita utilizado; c) o valor recolhido - R$ 43,37 (Inciso III do art. 277 do RICMS/SP, na redao dada pelo Decreto n 52.742/2008)

No livro Registro de Apurao, os valores sero escriturados da seguinte forma: O imposto recolhido antecipadamente pelas operaes prprias: - No quadro dbito do imposto - outros dbitos o valor de R$ 14,30 - art. 277, 2, item 1, a, do RICMS/SP - com a expresso Pagamento Antecipado - Art. 277 do RICMS - No quadro crdito do imposto - outros crditos, o valor de R$ 14,30 - art. 277, 3, item 1, do RICMS/SP - com a expresso Recolhimento Antecipado - Art. 426-A do RICMS Em folha subseqente, o imposto referente s operaes subseqentes: - No campo por sadas com dbito do imposto, o valor de R$ 29,07 - art. 277, 2, item 1, b, c/c art. 281, I, do RICMS/SP

23

- No quadro credito do imposto - outros crditos, o valor de R$ 29,07 - art. 277, 3, item 2, c/c art. 281 do RICMS/SP - com a expresso: Recolhimento antecipado - Art. 426A do RICMS/SP Considerando o disposto no art. 313-E, 2, item 2, na sada interna do estabelecimento comercial a nota fiscal dever ser emitida na forma do art. 274 do RICMS/SP, sem destaque do valor do imposto, utilizando-se o CFOP 5.405 e contendo, alm dos demais requisitos, a indicao Imposto Recolhido por Substituio Artigo _____. do RICMS. Caso a operao seja com a finalidade de comercializao subseqente, ser necessrio informar, no campo Informaes Complementares do documento fiscal, a base de clculo sobre a qual o imposto foi retido e o valor da parcela do imposto retido cobrvel do destinatrio relativamente a cada mercadoria.

b) FORNECEDOR: REGIME NORMAL DE APURAO ADQUIRENTE: VAREJISTA RPA Produto - Perfume Valor da mercadoria R$ 100,00 Valor do IPI R$ 10,00 Valor da Nota fiscal R$ 110,00 Alquota interestadual - 12% ICMS NF de aquisio - 12,00 Alquota interna do produto - 25% IVA-ST Ajustado - 101,34% Frmula para clculo: IA = VA x (1 + IVA-ST) x ALQ IC a) IA o imposto a ser recolhido por antecipao; b) VA o valor constante no documento fiscal relativo entrada, acrescido dos valores correspondentes a frete, carreto, seguro, impostos e outros encargos suportados pelo contribuinte; c) IVA-ST o ndice de Valor Adicionado; d) ALQ a alquota interna aplicvel; e) IC o imposto cobrado na operao anterior; 24

( 2, item 1, do art. 426-A do RICMS/00) Imposto de Antecipao e Substituio Tributria: = 110,00 x (1 + 1,0134) x 0,25 - 12,00 = 110,00 x (2,0134) x 0,25 - 12,00 = (221,47 x 0,25) - 12,00 = 55,37 - 12,00 = 43,37 Dessa forma, o valor a ser recolhido ser de R$ 43,37. O recolhimento ser efetuado no ato da entrada da mercadoria em territrio paulista, por meio de GAREICMS, com o cdigo 063-2 e, no campo Informaes Complementares, o nmero da Nota Fiscal a que se refere o recolhimento e do CNPJ do estabelecimento do remetente. (Portaria CAT n 16/2008). Admitir-se- tambm o seu recolhimento em momento anterior ao da entrada da mercadoria em territrio paulista, ainda que por meio de Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais - GNRE, com a indicao: 1 - do cdigo de receita 10008-0 (recolhimentos especiais); 2 - do CNPJ e demais dados cadastrais do estabelecimento do contribuinte destinatrio paulista; 3 - no campo Informaes Complementares, do nmero da Nota Fiscal a que se refere o recolhimento e do CNPJ do estabelecimento remetente. Nota: No exemplo, foi utilizado o IVA-ST ajustado. (Art. 1, 5, da Portaria CAT n 15/2008) A nota fiscal de aquisio ser escriturada no Livro Registro de Entradas, utilizando-se o CFOP 2.403 e as colunas de Valor Contbil e Outras. Na coluna de Observaes, com utilizao de colunas distintas sob o ttulo comum Substituio Tributria: a1) o valor pago antecipadamente a ttulo de imposto incidente sobre sua prpria operao R$ 43,37 (imposto recolhido por antecipao) 25

a2) a base de clculo - R$ 221,47. (Art. 277, inciso II, a, e art. 426-A, 5) Alm das informaes citadas acima, sero mencionados na coluna de Observaes do Livro Registro de Entradas, na mesma linha do registro relativo respectiva entrada, com utilizao de colunas distintas sob o ttulo Recolhimento Antecipado - Art. 426-A, indicando: a) a data do recolhimento; b) o cdigo de receita utilizado; c) o valor recolhido - R$ 43,37. (Inciso III do art. 277 do RICMS/00, na redao dada pelo Decreto n 52.742/2008) No livro Registro de Apurao, os valores sero escriturados da seguinte forma: O imposto recolhido antecipadamente pelas operaes prprias: - No quadro dbito do imposto - outros dbitos, o valor de R$ 43,37 - art. 277, 2, item 2, do RICMS/00 - com a expresso Pagamento Antecipado - Art. 277 do RICMS - No quadro crdito do imposto - outros crditos, o valor de R$ 43,37 - art. 277, 3, item 1 do RICMS/00 - com a expresso Recolhimento Antecipado - Art. 426-A do RICMS Nota: Considerando que o adquirente um estabelecimento varejista (venda a consumidor), no teremos os lanamentos referentes s operaes subseqentes. Considerando o disposto no art. 313-E, 2, item 2, na sada interna do estabelecimento comercial a nota fiscal dever ser emitida na forma do art. 274 do RICMS/00, sem destaque do valor do imposto, utilizando-se o CFOP 5.405 e contendo, alm dos demais requisitos, a indicao Imposto Recolhido por Substituio Artigo ... do RICMS. Caso a operao seja com a finalidade de comercializao subseqente, ser necessrio informar, no campo Informaes Complementares do documento fiscal, a base de clculo sobre a qual o imposto foi retido e o valor da parcela do imposto retido cobrvel do destinatrio relativamente a cada mercadoria. 26

c) FORNECEDOR: SIMPLES NACIONAL ADQUIRENTE: ATACADISTA RPA Produto - Perfume Valor total da Nota fiscal R$ 110,00 Alquota interna do produto - 25% IVA-ST Ajustado - 101,34% Frmula para clculo: IA = VA x (1 + IVA-ST) x ALQ a) IA o imposto a ser recolhido por antecipao; b) VA o valor constante no documento fiscal relativo entrada, acrescido dos valores correspondentes a frete, carreto, seguro, impostos e outros encargos suportados pelo contribuinte; c) IVA-ST o ndice de Valor Adicionado; d) ALQ a alquota interna aplicvel; e) IC o imposto cobrado na operao anterior. ( 2, item 1, do art. 426-A do RICMS/SP) Nota: No clculo, no foi considerado para efeito de abatimento o imposto que seria devido na operao interestadual por ser o fornecedor enquadrado no Simples Nacional. Imposto de Antecipao e Substituio Tributria: = 110,00 x (1 + 1,0134) x 0,25 = 110,00 x (2,0134) x 0,25 = (221,47 x 0,25) = 55,37 Dessa forma, o valor a ser recolhido ser de R$ 55,37. O recolhimento ser efetuado no ato da entrada da mercadoria em territrio paulista, por meio de GAREICMS, com o cdigo 063-2 e, no campo Informaes Complementares, o nmero da Nota Fiscal a que se refere o recolhimento e do CNPJ do estabelecimento do remetente. (Portaria CAT n 16/2008) 27

Admitir-se- tambm o seu recolhimento em momento anterior ao da entrada da mercadoria em territrio paulista, ainda que por meio de Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais - GNRE, com a indicao: 1 - do cdigo de receita 10008-0 (recolhimentos especiais); 2 - do CNPJ e demais dados cadastrais do estabelecimento do contribuinte destinatrio paulista; 3 - no campo Informaes Complementares, do nmero da Nota Fiscal a que se refere o recolhimento e do CNPJ do estabelecimento remetente. Nota: No exemplo, foi utilizado o IVA-ST ajustado. (Art. 1, 5, da Portaria CAT n 15/2008). A nota fiscal de aquisio ser escriturada no Livro Registro de Entradas, utilizando-se o CFOP 2.403 e as colunas de Valor Contbil e Outras. Na coluna de Observaes, na mesma linha do registro anterior, com utilizao de colunas distintas sob o ttulo comum Substituio Tributria: a) o valor pago antecipadamente a ttulo de imposto incidente sobre sua prpria operao e a base de clculo; b) o valor do imposto retido incidente sobre as operaes subseqentes e o da sua base de clculo. (Art. 277, incisos I e II, alneas a e b, do RICMS/SP) Valores: a1) o valor pago antecipadamente a ttulo de imposto incidente sobre sua prpria operao: R$ 27,50 = (110,00 x 25%) a2) a base de clculo - R$ 110,00 (Art. 277, inciso II, a, e art. 426-A, 5, item 1) b1) o valor do imposto retido incidente sobre as operaes subseqentes = R$ 27,87, sendo: Valor total recolhido, menos o da operao prpria definido acima:

28

55,37 (imposto recolhido por antecipao e retido) - 27,50 (imposto da operao prpria) = =27,87 b2) base de clculo do imposto retido = R$ 221,47 (Art. 277, inciso II, b, e art. 426-A, 5, item 2) Alm das informaes citadas acima, sero mencionados na coluna de Observaes do Livro Registro de Entradas, na mesma linha do registro relativo respectiva entrada, com utilizao de colunas distintas sob o ttulo Recolhimento Antecipado - Art. 426-A, indicando: a) a data do recolhimento; b) o cdigo de receita utilizado; c) o valor recolhido - R$ 55,37. (Inciso III do art. 277 do RICMS/SP, na redao dada pelo Decreto n 52.742/2008) No livro Registro de Apurao, os valores sero escriturados da seguinte forma: O imposto recolhido antecipadamente pelas operaes prprias: - No quadro dbito do imposto - outros dbitos, o valor de R$ 27,50 - art. 277, 2, item 1, a, do RICMS/SP - com a expresso Pagamento Antecipado - Art. 277 do RICMS - No quadro crdito do imposto - outros crditos, o valor de R$ 27,50 - art. 277, 3, item 1, do RICMS/SP - com a expresso Recolhimento Antecipado - Art. 426-A do RICMS Em folha subseqente, o imposto referente s operaes subseqentes: - No campo Por sadas com dbito do imposto, o valor de R$ 27,87 - art. 277, 2, item 1, b - art. 281, inciso I - art. 426-A, 5, item 2 - No quadro crdito do imposto - outros crditos, o valor de R$ 27,87 - art. 277, 3, item 2 - art. 281 - art. 426-A, 5, item 2 - com a expresso: Recolhimento Antecipado Art. 426-A do RICMS 29

Considerando o disposto no art. 313-E, 2, item 2, na sada interna do estabelecimento comercial a nota fiscal dever ser emitida na forma do art. 274 do RICMS/SP, sem destaque do valor do imposto, utilizando-se o CFOP 5.405 e contendo, alm dos demais requisitos, a indicao Imposto Recolhido por Substituio Artigo ___ do RICMS. Caso a operao seja com a finalidade de comercializao subseqente, ser necessrio informar, no campo Informaes Complementares do documento fiscal, a base de clculo sobre a qual o imposto foi retido e o valor da parcela do imposto retido cobrvel do destinatrio relativamente a cada mercadoria.

d) FORNECEDOR: SIMPLES NACIONAL ADQUIRENTE: VAREJISTA RPA Produto - Perfume Valor total da Nota fiscal R$ 110,00 Alquota interna do produto - 25% IVA-ST Ajustado - 101,34% Frmula para clculo: IA = VA x (1 + IVA-ST) x ALQ a) IA o imposto a ser recolhido por antecipao; b) VA o valor constante no documento fiscal relativo entrada, acrescido dos valores correspondentes a frete, carreto, seguro, impostos e outros encargos suportados pelo contribuinte; c) IVA-ST o ndice de Valor Adicionado; d) ALQ a alquota interna aplicvel; e) IC o imposto cobrado na operao anterior. ( 2, item 1, do art. 426-A do RICMS/00) Nota: No clculo, no foi considerado para efeito de abatimento o imposto que seria devido na operao interestadual por ser o fornecedor enquadrado no Simples Nacional. Imposto da Substituio Tributria; = 110,00 x (1 + 1,0134) x 0,25 30

= 110,00 x (2,0134) x 0,25 = (221,47 x 0,25) = 55,37 Dessa forma, o valor a ser recolhido ser de R$ 55,37. O recolhimento ser efetuado no ato da entrada da mercadoria em territrio paulista, por meio de GAREICMS, com o cdigo 063-2 e no campo Informaes Complementares, o nmero da Nota Fiscal a que se refere o recolhimento e do CNPJ do estabelecimento do remetente. (Portaria CAT n 16/2008) Admitir-se- tambm o seu recolhimento em momento anterior ao da entrada da mercadoria em territrio paulista, ainda que por meio de Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais - GNRE, com a indicao: 1 - do cdigo de receita 10008-0 (recolhimentos especiais); 2 - do CNPJ e demais dados cadastrais do estabelecimento do contribuinte destinatrio paulista; 3 - no campo Informaes Complementares, do nmero da Nota Fiscal a que se refere o recolhimento e do CNPJ do estabelecimento remetente. Nota: No exemplo, foi utilizado o IVA-ST ajustado. (Art. 1, 5, da Portaria CAT n 15/2008). A nota fiscal de aquisio ser escriturada no Livro Registro de Entradas, utilizando-se o CFOP 2.403 e as colunas de Valor Contbil e Outras. Na coluna de Observaes, com utilizao de colunas distintas sob o ttulo comum Substituio Tributria: a1) o valor pago antecipadamente a ttulo de imposto incidente sobre sua prpria operao R$ 55,37 (imposto recolhido por antecipao) a2) a base de clculo - R$ 221,47 (Art. 277, inciso II, a, e art. 426-A, 5) Alm das informaes citadas acima, sero mencionados na coluna de Observaes do Livro Registro 31

de Entradas, na mesma linha do registro relativo respectiva entrada, com utilizao de colunas distintas sob o ttulo Recolhimento Antecipado - Art. 426-A, indicando: d) a data do recolhimento; e) o cdigo de receita utilizado; f) o valor recolhido - R$ 55,37. (Inciso III do art. 277 do RICMS/SP, na redao dada pelo Decreto n 52.742/2008) No livro Registro de Apurao, os valores sero escriturados da seguinte forma: O imposto recolhido antecipadamente pelas operaes prprias: - No quadro dbito do imposto - outros dbitos, o valor de - R$ 55,37 - art. 277, 2, item 2 - art. 426-A, 5 - com a expresso: Pagamento Antecipado - Art. 277 do RICMS - No quadro crdito do imposto - outros crditos, o valor de - R$ 55,37 - art. 277, 3, item 1 - art. 426-A, 5 - com a expresso: Recolhimento Antecipado - Art. 426-A do RICMS Nota: Considerando que o adquirente um estabelecimento varejista (venda a consumidor), no teremos os lanamentos referentes s operaes subseqentes. Considerando o disposto no art. 313-E, 2, item 2, na sada interna do estabelecimento comercial a nota fiscal dever ser emitida na forma do art. 274 do RICMS/SP, sem destaque do valor do imposto, utilizando-se o CFOP 5.405 e contendo, alm dos demais requisitos, a indicao Imposto Recolhido por Substituio Artigo _____. do RICMS. Caso a operao seja com a finalidade de comercializao subseqente, ser necessrio informar, no campo Informaes Complementares do documento fiscal, a base de clculo sobre a qual o imposto foi retido e o valor da parcela do imposto retido cobrvel do destinatrio relativamente a cada mercadoria.

e) FORNECEDOR: REGIME NORMAL DE APURAO ADQUIRENTE: ATACADISTA - SIMPLES NACIONAL Produto - Perfume Valor da mercadoria R$ 100,00 32

Valor do IPI R$ 10,00 Valor da Nota fiscal R$ 110,00 Alquota interestadual - 12% ICMS NF de aquisio - 12,00 Alquota interna do produto - 25% IVA-ST Ajustado - 101,34% Frmula para clculo: IA = VA x (1 + IVA-ST) x ALQ IC a) IA o imposto a ser recolhido por antecipao; b) VA o valor constante no documento fiscal relativo entrada, acrescido dos valores correspondentes a frete, carreto, seguro, impostos e outros encargos suportados pelo contribuinte; c) IVA-ST o ndice de Valor Adicionado; d) ALQ a alquota interna aplicvel; e) IC o imposto cobrado na operao anterior. Imposto de Antecipao e Substituio Tributria: = 110,00 x (1 + 1,0134) x 0,25 - 12,00 = 110,00 x (2,0134) x 0,25 - 12,00 = (221,47 x 0,25) - 12,00 = 55,37 - 12,00 = 43,37 Dessa forma, o valor a ser recolhido ser de R$ 43,37. O recolhimento ser efetuado no ato da entrada da mercadoria em territrio paulista, por meio de GAREICMS, com o cdigo 063-2 e no campo Informaes Complementares, o nmero da Nota Fiscal a que se refere o recolhimento e do CNPJ do estabelecimento do remetente. (Portaria CAT n 16/2008) O contribuinte enquadrado no Simples Nacional somente ter o prazo diferenciado previsto no 4 do artigo 277 do RICMS/00 para os casos previstos no 6 do Artigo 426-A do RICMS/00. Nota: No exemplo, foi utilizado o IVA-ST ajustado. (Art. 1, 5, da Portaria CAT n 15/2008) 33

A nota fiscal de aquisio ser escriturada no Livro Registro de Entradas, utilizando-se o CFOP 2.403 e as colunas de Valor Contbil e Outras. Na coluna de Observaes, na mesma linha do registro anterior, com utilizao de colunas distintas sob o ttulo comum Substituio Tributria: a) o valor pago antecipadamente a ttulo de imposto incidente sobre sua prpria operao e a base de clculo; b) o valor do imposto retido incidente sobre as operaes subseqentes e o da sua base de clculo. (Art. 277, incisos I e II, alneas a e b, do RICMS/SP) Valores: a1) o valor pago antecipadamente a ttulo de imposto incidente sobre sua prpria operao 14,30 (110,00 x (25% - 12%) a2) a base de clculo - R$ 110,00 (Art. 277, inciso II, a, e art. 426-A, 5, item 1) b1) o valor do imposto retido incidente sobre as operaes subseqentes - R$ 29,07 Valor total recolhido, menos o da operao prpria definido acima: 43,37 (imposto recolhido por antecipao e retido) - (14,30) (imposto da operao prpria) 29,07

b2) base de clculo do imposto retido - R$ 221,47 (Art. 277, inciso II, b, e art. 426-A, 5, item 2) Alm das informaes citadas acima, sero mencionados na coluna de Observaes do Livro Registro de Entradas, na mesma linha do registro relativo respectiva entrada, com utilizao de colunas distintas sob o ttulo Recolhimento Antecipado - Art. 426-A, indicando: g) a data do recolhimento; 34

h) o cdigo de receita utilizado; i) o valor recolhido - R$ 43,37. (Inciso III do art. 277 do RICMS/SP, na redao dada pelo Decreto n 52.742/2008) Quanto escriturao do Livro Registro de Apurao de ICMS a ttulo de antecipao e substituio tributria, embora as operaes realizadas estejam excludas do regime do Simples Nacional, devendo o imposto ser recolhido por antecipao e substituio separadamente do clculo do Simples Nacional, a legislao do ICMS, em seu 4, item 2 do art. 277 do RICMS/SP, dispensa o preenchimento do referido livro. Considerando o disposto no art. 313-E, 2, item 2, na sada interna do estabelecimento comercial a nota fiscal dever ser emitida na forma do art. 274 do RICMS/SP, sem destaque do valor do imposto, utilizando-se o CFOP 5.405 e contendo, alm dos demais requisitos, a indicao Imposto Recolhido por Substituio Artigo ___ do RICMS. Caso a operao seja com a finalidade de comercializao subseqente, ser necessrio informar, no campo Informaes Complementares do documento fiscal, a base de clculo sobre a qual o imposto foi retido e o valor da parcela do imposto retido cobrvel do destinatrio relativamente a cada mercadoria.

f) FORNECEDOR: REGIME NORMAL DE APURAO ADQUIRENTE: VAREJISTA - SIMPLES NACIONAL Produto - Perfume Valor da mercadoria R$ 100,00 Valor do IPI R$ 10,00 Valor da Nota fiscal R$ 110,00 Alquota interestadual - 12% ICMS NF de aquisio - 12,00 Alquota interna do produto - 25% IVA-ST Ajustado - 101,34% Frmula para clculo: IA = VA x (1 + IVA-ST) x ALQ IC a) IA o imposto a ser recolhido por antecipao;

35

b) VA o valor constante no documento fiscal relativo entrada, acrescido dos valores correspondentes a frete, carreto, seguro, impostos e outros encargos suportados pelo contribuinte; c) IVA-ST o ndice de Valor Adicionado; d) ALQ a alquota interna aplicvel; e) IC o imposto cobrado na operao anterior.

Imposto de Antecipao e Substituio Tributria: = 110,00 x (1 + 1,0134) x 0,25 - 12,00 = 110,00 x (2,0134) x 0,25 - 12,00 = (221,47 x 0,25) - 12,00 = 55,37 - 12,00 = 43,37 Dessa forma, o valor a ser recolhido ser de R$ 43,37. O recolhimento ser efetuado no ato da entrada da mercadoria em territrio paulista, por meio de GAREICMS, com o cdigo 063-2 e no campo Informaes Complementares, o nmero da Nota Fiscal a que se refere o recolhimento e do CNPJ do estabelecimento do remetente. (Portaria CAT n 16/2008) O contribuinte enquadrado no Simples Nacional somente ter o prazo diferenciado previsto no 4 do artigo 277 do RICMS/00 para os casos previstos no 6 do Artigo 426-A do RICMS/00. Nota: No exemplo, foi utilizado o IVA-ST ajustado. (Art. 1, 5, da Portaria CAT n 15/2008). A nota fiscal de aquisio ser escriturada no Livro Registro de Entradas, utilizando-se o CFOP e as colunas de Valor Contbil e Outras. Na coluna de Observaes, com utilizao de colunas distintas sob o ttulo comum Substituio Tributria: a1) o valor pago antecipadamente a ttulo de imposto incidente sobre sua prpria operao 43,37 (imposto recolhido por antecipao) 36

a2) a base de clculo - R$ 221,47 (Art. 277, inciso II, a, e art. 426-A, 5) Alm das informaes citadas acima, sero mencionados na coluna de Observaes do Livro Registro de Entradas, na mesma linha do registro relativo respectiva entrada, com utilizao de colunas distintas sob o ttulo Recolhimento Antecipado - Art. 426-A, indicando: a) a data do recolhimento; b) o cdigo de receita utilizado; c) o valor recolhido - R$ 43,37. (Inciso III do art. 277 do RICMS/SP, na redao dada pelo Decreto n 52.742/2008) Quanto escriturao do Livro Registro de Apurao de ICMS a ttulo de antecipao e substituio tributria, embora as operaes realizadas estejam excludas do regime do Simples Nacional, devendo o imposto ser recolhido por antecipao e substituio separadamente do clculo do Simples Nacional, a legislao do ICMS, em seu 4, item 2 do art. 277 do RICMS/SP, dispensa o preenchimento do referido livro. Considerando o disposto no art. 313-E, 2, item 2, na sada interna do estabelecimento comercial a nota fiscal dever ser emitida na forma do art. 274 do RICMS/SP, sem destaque do valor do imposto, utilizando-se o CFOP 5.405 e contendo, alm dos demais requisitos, a indicao Imposto Recolhido por Substituio Artigo do RICMS. Caso a operao seja com a finalidade de comercializao subseqente, ser necessrio informar, no campo Informaes Complementares do documento fiscal, a base de clculo sobre a qual o imposto foi retido e o valor da parcela do imposto retido cobrvel do destinatrio relativamente a cada mercadoria.

g) FORNECEDOR: SIMPLES NACIONAL ADQUIRENTE: ATACADISTA - SIMPLES NACIONAL Produto - Perfume Valor total da Nota fiscal R$ 110,00 Alquota interna do produto - 25% 37

IVA-ST Ajustado - 101,34% Frmula para clculo: IA = VA x (1 + IVA-ST) x ALQ a) IA o imposto a ser recolhido por antecipao; b) VA o valor constante no documento fiscal relativo entrada, acrescido dos valores correspondentes a frete, carreto, seguro, impostos e outros encargos suportados pelo contribuinte; c) IVA-ST o ndice de Valor Adicionado; d) ALQ a alquota interna aplicvel; e) IC o imposto cobrado na operao anterior. Imposto de Antecipao e Substituio Tributria: = 110,00 x (1 + 1,0134) x 0,25 = 110,00 x (2,0134) x 0,25 = (221,47 x 0,25) = 55,37 O recolhimento ser efetuado no ato da entrada da mercadoria em territrio paulista, por meio de GAREICMS, com o cdigo 063-2 e no campo Informaes Complementares, o nmero da Nota Fiscal a que se refere o recolhimento e do CNPJ do estabelecimento do remetente. (Portaria CAT n 16/2008) O contribuinte enquadrado no Simples Nacional somente ter o prazo diferenciado previsto no 4 do artigo 277 do RICMS/SP para os casos previstos no 6 do Artigo 426-A do RICMS/SP. A nota fiscal de aquisio ser escriturada no Livro Registro de Entradas, utilizando-se o CFOP 2.403 e as colunas de Valor Contbil e Outras. Na coluna de Observaes, na mesma linha do registro anterior, com utilizao de colunas distintas sob o ttulo comum Substituio Tributria: a) o valor pago antecipadamente a ttulo de imposto incidente sobre sua prpria operao e a base de 38

clculo; b) o valor do imposto retido incidente sobre as operaes subseqentes e o da sua base de clculo. (Art. 277, incisos I e II, alneas a e b, do RICMS/SP) Valores: a1) o valor pago antecipadamente a ttulo de imposto incidente sobre sua prpria operao 27,50 (110,00 x 25%) a2) a base de clculo - R$ 110,00 (Art. 277, inciso II, a, e art. 426-A, 5, item 1) b1) o valor do imposto retido incidente sobre as operaes subseqentes - R$ 27,87 Valor total recolhido, menos o da operao prpria definido acima: 55,37 (imposto recolhido por antecipao e retido) - (27,50) (imposto da operao prpria) 27,87

b2) base de clculo do imposto retido - R$ 221,47 (Art. 277, inciso II, b, e art. 426-A, 5, item 2) Alm das informaes citadas acima, sero mencionados na coluna de Observaes do Livro Registro de Entradas, na mesma linha do registro relativo respectiva entrada, com utilizao de colunas distintas sob o ttulo Recolhimento Antecipado - Art. 426-A, indicando: a) a data do recolhimento; b) o cdigo de receita utilizado; c) o valor recolhido - R$ 55,37. (Inciso III do art. 277 do RICMS/SP, na redao dada pelo Decreto n 52.742/2008) 39

Quanto escriturao do Livro Registro de Apurao de ICMS a ttulo de antecipao e substituio tributria, embora as operaes realizadas estejam excludas do regime do Simples Nacional, devendo o imposto ser recolhido por antecipao e substituio separadamente do clculo do Simples Nacional, a legislao do ICMS, em seu 4, item 2, do art. 277 do RICMS/SP, dispensa o preenchimento do referido livro. Considerando o disposto no art. 313-E, 2, item 2, na sada interna do estabelecimento comercial a nota fiscal dever ser emitida na forma do art. 274 do RICMS/00, sem destaque do valor do imposto, utilizando-se o CFOP 5.405 e contendo, alm dos demais requisitos, a indicao Imposto Recolhido por Substituio Artigo ___ do RICMS. Caso a operao seja com a finalidade de comercializao subseqente, ser necessrio informar, no campo Informaes Complementares do documento fiscal, a base de clculo sobre a qual o imposto foi retido e o valor da parcela do imposto retido cobrvel do destinatrio relativamente a cada mercadoria.

h) FORNECEDOR: SIMPLES NACIONAL ADQUIRENTE: VAREJISTA - SIMPLES NACIONAL Produto - Perfume Valor total da Nota fiscal R$ 110,00 Alquota interna do produto - 25% IVA-ST - Ajustado - 101,34% Frmula para clculo: IA = VA x (1 + IVA-ST) x ALQ a) IA o imposto a ser recolhido por antecipao; b) VA o valor constante no documento fiscal relativo entrada, acrescido dos valores correspondentes a frete, carreto, seguro, impostos e outros encargos suportados pelo contribuinte; c) IVA-ST o ndice de Valor Adicionado; d) ALQ a alquota interna aplicvel; e) IC o imposto cobrado na operao anterior.

40

Imposto de Antecipao e Substituio Tributria: = 110,00 x (1 + 1,0134) x 0,25 = 110,00 x (2,0134) x 0,25 = (221,47 x 0,25) = 55,37 Dessa forma, o valor a ser recolhido ser de R$ 55,37. O recolhimento ser efetuado no ato da entrada da mercadoria em territrio paulista, por meio de GAREICMS, com o cdigo 063-2 e no campo Informaes Complementares, o nmero da Nota Fiscal a que se refere o recolhimento e do CNPJ do estabelecimento do remetente. (Portaria CAT n 16/2008) O contribuinte enquadrado no Simples Nacional somente ter o prazo diferenciado previsto no 4 do artigo 277 do RICMS/SP para os casos previstos no 6 do Artigo 426-A do RICMS/SP. Nota: No exemplo, foi utilizado o IVA-ST ajustado. (Art. 1, 5, da Portaria CAT n 15/2008). A nota fiscal de aquisio ser escriturada no Livro Registro de Entradas, utilizando-se o CFOP e as colunas de Valor Contbil e Outras. Na coluna de Observaes, com utilizao de colunas distintas sob o ttulo comum Substituio Tributria: a1) o valor pago antecipadamente a ttulo de imposto incidente sobre sua prpria operao 55,37 (imposto recolhido por antecipao) a2) a base de clculo - R$ 221,47 (Art. 277, inciso II, a, e art. 426-A, 5) Alm das informaes citadas acima, sero mencionados na coluna de Observaes do Livro Registro de Entradas, na mesma linha do registro relativo respectiva entrada, com utilizao de colunas distintas sob o ttulo Recolhimento Antecipado - Art. 426-A, indicando: a) a data do recolhimento; 41

b) o cdigo de receita utilizado; c) o valor recolhido - R$ 55,37. (Inciso III do art. 277 do RICMS/00, na redao dada pelo Decreto n 52.742/2008) Quanto escriturao do Livro Registro de Apurao de ICMS a ttulo de antecipao e substituio tributria, embora as operaes realizadas estejam excludas do regime do Simples Nacional, devendo o imposto ser recolhido por antecipao e substituio separadamente do clculo do Simples Nacional, a legislao do ICMS, em seu 4, item 2 do art. 277 do RICMS/SP, dispensa o preenchimento do referido livro. Considerando o disposto no art. 313-E, 2, item 2, na sada interna do estabelecimento comercial a nota fiscal dever ser emitida na forma do art. 274 do RICMS/00, sem destaque do valor do imposto, utilizando-se o CFOP 5.405 e contendo, alm dos demais requisitos, a indicao Imposto Recolhido por Substituio Artigo ___ do RICMS. Caso a operao seja com a finalidade de comercializao subseqente, ser necessrio informar, no campo Informaes Complementares do documento fiscal, a base de clculo sobre a qual o imposto foi retido e o valor da parcela do imposto retido cobrvel do destinatrio relativamente a cada mercadoria.

2) Como dever proceder o adquirente que efetuar devoluo de mercadorias de fornecedor que tenha recolhido o imposto por antecipao, nos termos do art. 426-A? R.: O contribuinte que efetuar devoluo de mercadoria adquirida dever emitir nota fiscal de devoluo, sem destaque de imposto, com todos os requisitos regulamentares exigidos, bem como os dados indicados na nota fiscal do fornecedor.

3) Qual o procedimento a ser adotado pelo fornecedor de mercadoria sujeito antecipao do art. 426-A, no recebimento desta em devoluo? R.: Considerando que o imposto j foi recolhido antecipadamente por toda a cadeia, at chegar ao consumidor final, no ser cabvel o crdito do imposto, devendo o contribuinte lanar o documento de devoluo no livro registro de entradas nas colunas Valor Contbil e Outras, tendo em vista que a devoluo tem por objetivo anular os efeitos da operao anterior, nos termos do artigo 4, IV do RICMS/SP.

42

De fato, no final do perodo, este valor total do imposto retido e recuperado em razo da devoluo da mercadoria dever ser somado, para efeitos de apurao final do imposto, conforme lanamentos a serem realizados no livro Registro de Apurao do ICMS, nos moldes do artigo 276 do RICMS/SP.

V. LEVANTAMENTO DE ESTOQUE O Decreto n 52.665/08 estabeleceu o procedimento a ser adotado pelas empresas comerciais que possuam estoque das mercadorias previstas nos artigos 313-A ao 313-H do RICMS/SP, em 31.01.2008, quanto ao levantamento do mesmo para apurao e recolhimento do imposto, tendo em vista que, a partir de 01.02.2008, tais mercadorias passaram a ser sujeitas ao regime de substituio tributria. O Decreto n 52.847/08 disciplina o recolhimento do ICMS relativo ao estoque, existente em 31.03.2008, dos produtos includos no rol da substituio tributria pelo Decreto n 52.804/08, para incio em 1 de abril de 2008. 1) No levantamento do estoque, de produtos de perfumaria e higiene pessoal, qual o IVA-ST a ser utilizado? R.: O IVA-ST a ser utilizado o que consta na Portaria CAT n 15/2008, conforme seu artigo 2.

2) No levantamento de estoque, de produtos de perfumaria e higiene pessoal, dever ser utilizado o IVA-ST Ajustado para o clculo quando o estabelecimento possuir em seu estoque mercadorias provenientes de outro Estado? R.: No, de acordo com a Portaria CAT n 23/08.

3) Qual o procedimento para o clculo do ICMS de substituio tributria referente ao estoque de medicamentos, bebidas alcolicas (exceto cerveja e chope), perfumaria e higiene pessoal existente no final do dia 31 de janeiro de 2008? E para os demais setores com estoque existente em 31 de maro de 2008? R.: O Decreto n 52.665/2008 dispe sobre os procedimentos para o clculo do ICMS referente ao levantamento do estoque. 43

Primeiramente, deve-se analisar se existe preo final a consumidor divulgado pela Secretaria da Fazenda para o produto em questo. Segue abaixo exemplo dos clculos: QUANDO O CLCULO FOR COM BASE NO IVA-ST

Nota: Nesse caso, no existe preo final a consumidor. a) Contribuinte enquadrado no RPA Produto: Outras marcas nacionais - 600 a 900 ml (Vermute - NCM 2205) Valor da entrada mais recente da mercadoria (base de clculo): R$ 4,00 Alquota interna: 25% Quantidade de produtos em estoque: 10 IVA-ST: 44,72% Imposto devido: (base de clculo x alquota interna) + (base de clculo x IVA-ST x alquota interna) Imposto devido: (R$ 4,00 x 25%) + (R$ 4,00 x 44,72% x 25%) Imposto devido: (R$ 1,00) + (R$ 1,79 x 25%) Imposto devido: (R$ 1,00) + (R$ 0,45) Imposto devido: R$ 1,45 Como temos 10 produtos em estoque, o imposto devido total ser de: = R$ 1,45 x 10 = R$ 14,50 Como se trata de contribuinte enquadrado no RPA, ele poder deduzir do valor encontrado acima, no todo ou em parte, o saldo credor existente em 31 de janeiro de 2008.

44

Dessa forma, o valor a recolher ser o resultado de R$ 14,50, subtrado do valor do saldo credor.

b) Contribuinte enquadrado no Simples Nacional Produto: Outras marcas nacionais - 600 a 900 ml (Vermute - NCM 2205) Valor da entrada mais recente da mercadoria (base de clculo): R$ 4,00 Alquota interna: 25% Quantidade de produtos em estoque: 10 IVA-ST: 44,72% Imposto devido: base de clculo x IVA-ST x alquota interna Imposto devido: R$ 4,00 x 44,72% x 25% Imposto devido: R$ 1,79 x 25% Imposto devido: R$ 0,45 Como temos 10 produtos em estoque, o imposto devido total ser de: = R$ 0,45 x 10 = R$ 4,50 Como se trata de contribuinte sujeito ao Simples Nacional, este no ter saldo credor para deduzir.

QUANDO EXISTIR PREO FINAL A CONSUMIDOR DIVULGADO PELA SECRETARIA DA FAZENDA:

a) Contribuinte enquadrado no RPA Produto: Cinzano - 900 ml (Vermute - NCM 2205) 45

Preo Final sugerido a consumidor: R$ 8,17 Alquota interna: 25% Quantidade de produtos em estoque: 10 Frmula: Imposto devido = base de clculo x alquota interna Imposto devido = R$ 8,17 x 25% Imposto devido = 2,04 Como temos 10 produtos em estoque, o imposto devido total ser de: = R$ 2,04 x 10 = R$ 20,40 Como se trata de contribuinte enquadrado no RPA, ele poder deduzir do valor encontrado acima, no todo ou em parte, o saldo credor existente em 31 de janeiro de 2008. Dessa forma, o valor a recolher ser o resultado de R$ 20,40, subtrado do valor do saldo credor.

b) Contribuinte enquadrado no Simples Nacional Produto: Cinzano - 900 ml (Vermute - NCM 2205) Preo Final sugerido a consumidor: R$ 8,17 Alquota interna: 25% Valor da entrada mais recente da mercadoria: R$ 4,00 Quantidade de produtos em estoque: 10 Frmula: Imposto devido = (base de clculo da sada - base de clculo da entrada) x alquota interna 46

Imposto devido = (R$ 8,17 - R$ 4,00) x 25% Imposto devido = R$ 4,17 x 25% Imposto devido = R$ 1,04 Onde: - base de clculo da sada: o preo final a consumidor divulgado pela Secretaria da Fazenda. - base de clculo da entrada: o valor da entrada mais recente da mercadoria. Como temos 10 produtos em estoque, o imposto devido total ser de: = R$ 1,04 x 10 = R$ 10,40 Como se trata de contribuinte sujeito ao Simples Nacional, este no ter saldo credor para deduzir.

4) O estabelecimento industrial ou importador dever efetuar o levantamento do estoque em relao s mercadorias que produziu e foram inseridas na substituio tributria? R.: No. O estabelecimento industrial ou importador no ter que levantar o estoque, conforme disposto nos artigos 1, 2, 3 e 4 do Decreto n 52.665/08 e artigo 1 do Decreto n 52.847/08. Esses estabelecimentos calcularo o ICMS de substituio tributria no momento da sada da mercadoria do estabelecimento. J os estabelecimentos comerciais que adquiriram as mercadorias sem a substituio tributria devero efetuar o levantamento do estoque existente em 31.01.2008 e em 31.03.2008, respectivamente, e calcular o ICMS de substituio tributria dessas mercadorias.

5) No levantamento do estoque, o contribuinte dever realizar algum tipo de relatrio?

47

R.: Sim. Conforme o Decreto n 52.665/2008, alterado pelo Decreto n 52.835/2008, o estabelecimento comercial dever efetuar a contagem do estoque e elaborar relao, referente a cada item, com as seguintes informaes: a) o valor das mercadorias em estoque e a base de clculo para fins de incidncia do ICMS, considerando a entrada mais recente da mercadoria; b) a alquota interna aplicvel; c) o valor do imposto devido; d) o correspondente cdigo na Nomenclatura Brasileira de Mercadorias - Sistema Harmonizado (NBM/SH). Quando se tratar de contribuinte enquadrado no Regime Peridico de Apurao - RPA, dever ser informado, ao final da relao, o valor do saldo credor utilizado para pagar o imposto da substituio tributria. Na hiptese de o contribuinte estar sujeito ao Regime Peridico de Apurao - RPA, este dever transmitir, at 15 de maio de 2008, arquivo digital Secretaria da Fazenda, conforme leiaute por ela estabelecido, com a relao acima. Nota: At esta data (1 de abril de 2008) no havia sido disponibilizado pela SEFAZ o referido leiaute. Na hiptese de estar sujeito ao Regime Especial Unificado de Arrecadao de Tributos e Contribuies devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - Simples Nacional, este dever manter a relao acima em arquivo, pelo prazo de 5 (cinco) anos, para apresentao ao Fisco, quando solicitado.

6) Existe a possibilidade de utilizao de saldo credor para abatimento do valor apurado com o levantamento do estoque? R.: No caso de contribuinte sujeito ao Regime Peridico de Apurao possuir saldo credor de ICMS nessa data, poder utiliz-lo para deduzir, no todo ou em parte, o imposto apurado com o levantamento do estoque, devendo esse saldo ser discriminado no final da relao das mercadorias. (Decretos n 52.665/08 e n 52.847/08) 48

7) Qual o prazo e a forma de recolhimento do ICMS apurado por ocasio do levantamento do estoque? R.: O recolhimento do valor do imposto devido dever ser efetuado por meio de guia de recolhimentos especiais, conforme disciplina estabelecida pela Secretaria da Fazenda. O valor do imposto devido poder ser recolhido em at 6 (seis) parcelas mensais, iguais e sucessivas, com vencimento no ltimo dia til de cada ms, e a primeira parcela dever ser recolhida at o dia 31 de maro de 2008 e at 30 de maio de 2008, respectivamente. Nota: Utilizar a GARE-ICMS com o cdigo de receita 063-2 (outros recolhimentos especiais). (Decreto n 52.665/2008, alterado pelo Decreto n 52.835/2008)

8) O valor do saldo credor utilizado pelo contribuinte enquadrado no Regime Normal de Apurao - RPA para deduzir do valor devido de ICMS referente ao levantamento de estoque dever ser estornado na apurao de ICMS? R.: Sim. O valor do saldo credor utilizado para pagamento do imposto devido referente ao levantamento do estoque ser lanado no Livro Registro de Apurao do ICMS - RAICMS, na folha destinada apurao das operaes e das prestaes prprias do perodo em que ocorrer o aludido levantamento de estoque, no campo Estornos de Crdito do quadro Dbito do Imposto, com a indicao da expresso Liquidao (parcial ou total) do imposto devido por substituio tributria relativo ao estoque existente em ___/___/____ Decreto __________. (Decreto n 52.665/08, alterado pelo Decreto n 52.835/08 e Decreto n 52.847/08)

9) As mercadorias recebidas aps 31.01.2008 e aps 31.03.2008, respectivamente, mas cuja efetiva sada do estabelecimento fornecedor tenha ocorrido at as mesmas datas, devero ser includas no levantamento do estoque? R.: Sim. O 5 do artigo 1 do Decreto n 52.665/08 e do Decreto n 52.847/08 esclarece que as mercadorias recebidas nessa condio tambm devero ser includas no levantamento do estoque.

49

10) Qual IVA-ST a ser aplicado no clculo do levantamento do estoque de bebidas alcolicas, exceto cerveja e chope, para os produtos que no tm preo final ao consumidor divulgado pela Secretaria da Fazenda? R.: O IVA-ST a ser aplicado de 44,72%, com base na Portaria CAT n 6, de 31.01.2008.

VI. SUBSTITUIO TRIBUTRIA ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL OU IMPORTADOR 1) A prorrogao do prazo de recolhimento da substituio tributria, dos produtos previstos nos artigos 313-A ao 313-V do RICMS/SP, aplica-se a contribuinte enquadrado no RPA e no Simples Nacional? R.: A prorrogao do prazo de recolhimento da substituio tributria para o ltimo dia do segundo ms subseqente ao da ocorrncia do fato gerador, pelo Decreto n 52.761, de 29.02.2008, ser aplicada tanto para o contribuinte enquadrado no RPA como para aquele enquadrado no Simples Nacional, pois o Decreto no faz distino.

FONTES DE PESQUISA:

IOB SEFAZ 50

Vous aimerez peut-être aussi