Vous êtes sur la page 1sur 9

CENTRAL JURDICA

REGRAS PARA HOMOLOGAO DE RESCISO DE CONTRATO DE TRABALHO

INTRODUO

As entidades sindicais possuem vrias atribuies que esto consagradas na Constituio Federal, na Consolidao das Leis do Trabalho, no prprio Estatuto das entidades, bem como, nos acordos e convenes coletivas de trabalho. Dentre as inmeras atribuies que poderemos encontrar nos instrumentos normativos mencionados cabe destacar a defesa dos direitos dos

trabalhadores. No tocante a defesa dos direitos dos trabalhadores, trataremos mais especificamente da assistncia nas homologaes de resciso de contrato de trabalho, que uma atribuio legal destinada exclusivamente para as entidades sindicais profissionais. A assistncia ao empregado na resciso de contrato de trabalho compreende os atos de informar os direitos e deveres aos interessados, conciliar as controvrsias, conferir os reflexos financeiros decorrentes da extino do contrato e zelar pela quitao dos valores especificados no termo de resciso de contrato de trabalho. O objetivo central deste informativo demonstrar aos empregados, empregadores e contabilistas que existem requisitos que devem ser observados no que tange uma assistncia de homologao de resciso de contrato de trabalho. Num primeiro momento trataremos da obrigatoriedade da participao da entidade sindical profissional para acompanhar o ato rescisrio, em seguida dos requisitos essenciais, tais como documentao, partes, prazos e por fim dos impedimentos. Cabe ressaltar que as consideraes que sero apresentadas a seguir no esgotam o assunto, sempre que houver alguma dvida inerente formalizao de uma homologao de resciso de contrato de trabalho, um profissional habilitado dever ser consultado.

1 COMPETNCIA E PARTICIPAO OBRIGATRIA DO SINDICATO O pedido de demisso ou recibo de quitao de resciso do contrato de trabalho, firmado por empregado com mais de um ano de servio, s ser vlido quando feito com a assistncia do respectivo sindicato, restando ao Ministrio do Trabalho e Emprego competncia para atender os trabalhadores quando a categoria no tenha representao sindical na localidade. Quando no existir na localidade nenhum dos rgos mencionados anteriormente, a assistncia ser prestada pelo representante do Ministrio Pblico ou, onde houver, pelo Defensor Pblico e, na falta ou impedimento destes, pelo Juiz de Paz.

PRESENA

OBRIGATRIA

DAS

PARTES

PREPOSTO,

PROCURADOR E REPRESENTANTE LEGAL DO TRABALHADOR No ato da homologao de resciso de contrato de trabalho junto a entidade sindical profissional ser exigida a presena do empregado e do empregador. O empregador que no puder comparecer pessoalmente poder ser representado por preposto formalmente credenciado. J no caso do empregado, se este no puder comparecer, excepcionalmente, poder ser representado por procurador legalmente constitudo, com poderes expressos para receber e dar quitao nas verbas rescisrias constantes do termo de resciso de contrato de trabalho. Tratando-se de empregado menor, ser obrigatria, tambm, a presena e a assinatura do pai ou da me, ou de seu representante legal, que comprovar essa qualidade. Se porventura surgirem outras situaes aconselhvel consultar um profissional habilitado.

3 APRESENTAO DE TODOS OS DOCUMENTOS NECESSRIOS Neste trabalho no ser possvel apresentar todas as formas de resciso de contrato de trabalho com os respectivos documentos que devem acompanhar os procedimentos de conferncia. Ser considerada para avaliao uma dispensa sem justa causa promovida pelo empregador. No caso especfico os documentos obrigatrios para que seja prestada assistncia de resciso de contrato de trabalho pela entidade sindical so:

1. Termo de Resciso de Contrato em 5 vias; 2. Carteira de Trabalho (devidamente atualizada); 3. Livro de Registro de empregados ou fichas; 4. Comprovante do Aviso Prvio; 5. Extrato de FGTS (atualizado e constando todo perodo laboral do funcionrio); 6. Chave de Conectividade para que o empregado possa sacar o saldo do FGTS; 7. Guia de recolhimento do FGTS dos ltimos 6 meses; 8. CD/SD - Requerimento do Seguro Desemprego; 9. Atestado Mdico Demissional; 10. Recolhimento da Multa Rescisria do FGTS 40%; 11. Guia de Contribuio Sindical dos Empregados; 12. Guia de Contribuio FAA dos Empregados; 13. O pagamento das verbas dever ser feito em cheque administrativo, dinheiro ou depsito j compensado, neste ltimo caso o empregado dever apresentar o extrato bancrio comprovando que os valores esto liberados; 14. Carta de preposto ou procurao quando necessrio; 15. Relao de mdia de horas extras, comisses e adicionais se for o caso;

16. Cpia da conveno ou acordo coletivo de trabalho, ou sentena normativa, quando for necessrio; 17. Ato constitutivo do empregador acompanhado das alteraes, quando houver.

4 LIMITES DE PRAZOS PARA PROCEDER COM A HOMOLOGAO DE RESCISO Ressalvada disposio mais favorvel prevista em acordo, conveno coletiva de trabalho ou sentena normativa, a formalizao de uma homologao de resciso de contrato de trabalho no poder exceder: ao 1 dia til imediato ao trmino do contrato, quando o aviso prvio tinha sido trabalhado; ao 10 dia subseqente data da comunicao da demisso, no caso de ausncia do aviso prvio, indenizao deste ou dispensa do seu cumprimento. Havendo o cumprimento parcial do aviso prvio, o prazo para pagamento das verbas rescisrias ser de at 10 dias, contados a partir da dispensa do seu cumprimento, desde que no ocorra primeiro o termo final do aviso prvio. A inobservncia dos prazos ora referidos, salvo quando, comprovadamente, o trabalhador tiver dado causa, sujeitar o empregador no pagamento de multa, em favor do empregado, do valor equivalente ao seu salrio. Outro ponto relevante a ser destacado no sentido de que, quando os prazos recarem em sbados, domingos e feriados, a nova regra imposta pelo Ministrio do Trabalho e Emprego reza que poder se proceder com a resciso no dia til imediatamente seguinte.

Por fim, cabe salientar que o simples depsito das verbas rescisrias na conta bancria do empregado, no dilata os prazos e no exime o empregador de adimplir com os prazos disposto no art. 477 da CLT. 5 - MEIOS DE PROVA DOS PAGAMENTOS Observada a natureza jurdica do ato de assistncia de uma homologao de resciso de contrato de trabalho, o assistente somente deve admitir como meio de prova de quitao aqueles previstos em lei ou normas administrativas. O pagamento das verbas salariais e indenizatrias constantes do Termo de Resciso do Contrato de Trabalho ser efetuado no ato da assistncia junto a entidade sindical profissional, preferencialmente em moeda corrente (dinheiro) ou cheque visado/administrativo (cheque emitido pelo banco), ou mediante comprovao de depsito bancrio em conta corrente do empregado, ordem bancria de pagamento ou ordem bancria de crdito, desde que o estabelecimento bancrio esteja situado na mesma cidade do local de trabalho. 6 A ASSISTNCIA O assistente responsvel para conduzir a homologao de resciso de contrato de trabalho dever verificar se no h impedimento legal para praticar o ato e se no h divergncias ou erros quanto as parcelas vencidas e valores constantes do Termo de Resciso do Contrato de Trabalho. No que tange o TRCT tambm imprescindvel que observe os dados inerentes ao CNPJ e razo social do empregador, nome, numerao de PIS, data de nascimento e nome da me do trabalhador, as causas e cdigos de desligamento, a mdia de remunerao para fins rescisrios, as datas de admisso, de aviso prvio e afastamento e por fim os proventos e descontos. No caso de ficar constatado algum impedimento o assistente dever informar ao trabalhador sobre a irregularidade e poder tentar solucionar a controvrsia. No sanada a questo e o trabalhador concordando com a resciso, o assistente no poder obstar a concluso, mas dever ressalvar de forma especfica as controvrsias.

Para finalizar o trabalho veremos em seguida que h circunstncias que se no sanadas no ato da assistncia, impedem o assistente de homologar a resciso, mesmo que o empregado com ela concorde. 7 IMPEDIMENTOS De acordo com portaria ministerial so impedimentos para homologao de resciso de contrato de trabalho: I A irregularidade na representao das partes; II A existncia de garantia de emprego, no caso de dispensa sem justa causa (a gestao da empregada desde a confirmao da gravidez at o quinto ms aps o parto, a candidatura do empregado para o cargo de direo de Comisses Internas de Preveno de Acidentes (CIPA), desde o registro da candidatura e, se eleito, at um ano aps o final do mandato, a candidatura do empregado sindicalizado, a partir do registro da candidatura, a cargo de direo ou representao sindical e, se eleito, ainda que suplente, at um anos aps o final do mandato, a do trabalhador que sofreu acidente de trabalho e recebeu auxlio doena acidentrio); III A suspenso contratual; IV A inaptido do trabalhador declarada no atestado de sade ocupacional; V A fraude caracterizada; VI A falta de apresentao de todos os documentos necessrios; VII A falta de apresentao de prova idnea dos pagamentos rescisrios.

Por : Joel de Paula Pereira Vieira, Advogado Fontes: BRASIL, CLT, 37 ed. LTR, 2010. Assistncia e Homologao de Resciso de Contrato de Trabalho. _ Braslia: MTE, SRT, 2002. <http://www. guiatrabalhista.com.br/guiatrabalhista.com.br/guia/homologacao.htm> SINDECOM - SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMRCIO DE VARGINHA E REGIO

CONTATOS

www.sindecomvga.com.br sindecomvga.tumblr.com sindecomvga@yahoo.com.br @sindecomvga www.facebook.com/sindecomvga

Vous aimerez peut-être aussi