Vous êtes sur la page 1sur 2

AINDA POSSVEL SALVAR O REFIS DA CRISE PARA QUEM PERDEU O PRAZO DA CONSOLIDAO?

Postado em | 31 maio, 2011 Equipe Leite Melo & Camargo Tendo em vista as inmeras perguntas e lamentaes (!) que recebemos nos ltimos dias, vindas de pessoas fsicas que perderam o prazo do dia 25/05/2011 para consolidarem seus dbitos no parcelamento especial da Lei n 11.941.2009, fomos forados a buscar alguma alternativa para corrigir essa perda de prazo. claro que a principal expectativa a renovao amigvel desse prazo pela PGFN e RFB. No entanto, preciso informar que essa prorrogao bastante remota, e nem tem sido cogitada pelo Fisco Federal. Dessa forma, aps algumas pesquisas doutrinrias, legais e jurisprudenciais e, principalmente, debates internos aqui no nosso escritrio, chegamos tese do erro de fato que, talvez, ajude essas pessoas fsicas que perderam seus prazos. Enfim, uma alternativa para se tentar buscar JUDICIALMENTE essa prorrogao ou convalidao desse prazo expirado no dia 25/05/2011. Neste sentido, encontramos um precedente do Superior Tribunal de Justia que ratifica essa alternativa s pessoas fsicas. Trata-se do RESP n 982.630, cuja ementa segue abaixo. A complexidade, demora e falta de divulgao por parte do Fisco, de um lado; e a dificuldade e falta de assessoria e acompanhamento por parte do contribuinte pessoa fsica, reforam a existncia desse erro de fato a justificar a perda do prazo. Tudo isso aliado aos princpios da razoabilidade, da proporcionalidade, e da equidade. Enfim, um alternativa que colocamos para os contribuintes que se encaixem nesta hiptese! Ementa: RECURSO ESPECIAL N 982.630 ES (20070207316-6)

RELATORA : MINISTRA ELIANA CALMON 1. Comprovado nos autos que a recorrente visava optar pelas regras do REFIS, tanto que procedeu ao recolhimento de vrias parcelas com cdigo de receita prprio e compatvel com esta modalidade de parcelamento, patente a existncia de erro na opo pelas regras do REFIS alternativo. 2. O erro de fato o que traduz a falsa percepo da realidade e autoriza a invalidao do negcio jurdico ou sua confirmao, a critrio das partes. 3. Recurso especial provido pela alnea c do permissivo constitucional.

Virgnia Cotrim Nery Novo prazo para aderir ao Refis da Crise: direito das empresas Em 29 de julho restou findo o prazo para as Pessoas Jurdicas prestarem informaes Receita Federal acerca da consolidao do REFIS da CRISE. Ao longo das etapas regulamentadas pela Portaria Conjunta PGFN/RFB 2/11 (clique aqui) tantos as Empresas, quanto o contribuinte Pessoa Fsica, encontraram dificuldades em relao consolidao dos dbitos, haja vista s inconsistncias apresentadas pelo sistema eletrnico da Receita Federal. Os problemas foram inmeros, a exemplo de impossibilidade de modificao da modalidade de referido parcelamento e da forma de pagamento, bem como a individualizao dos dbitos. Ante a considervel perda de prazo em razo dos obstculos apresentadas pelo sistema eletrnico, a Receita Federal em conjunto com a Procuradoria da Fazenda Nacional editou nova Portaria - PGFN/RFB 5/11 (clique aqui) prorrogando at 31/8/2011, apenas para as Pessoas Fsicas, o prazo para prestao de informaes necessrias consolidao do parcelamento. Mesmo partilhando das mesmas dificuldades que os contribuintes pessoa fsica as pessoas jurdicas no foram abarcadas por qualquer prorrogao de prazo, e, para estas j comeam a chegar despachos decisrios da Receita Federal determinando a excluso do regime de parcelamento conferido pela lei 11.941/09 (clique aqui). Desarrazoada a conduta da Receita, vez que a perda do prazo de determinada etapa de consolidao do regime de parcelamento, no gera qualquer prejuzo administrao fazendria, que na maioria dos casos, j tinha cincia da inteno do contribuinte em finalizar o parcelamento, seja pela prpria adeso, seja pela desistncia de todos os recursos e aes judiciais correspondentes aos dbitos que se pretendia parcelar, ou, seja ainda pelo pagamento das parcelas mensais exigidas pela SRF desde a adeso do referido parcelamento. Sobre a questo o Judicirio j comea a se posicionar pela manuteno do REFIS da CRISE. Recentemente, a Justia Federal de So Paulo deferiu pedido liminar em favor da Empresa VINORTE/S.A., determinando Receita Federal o restabelecimento "da condio de optante do parcelamento previsto pela lei 11.941/09, com as conseqncias legais pertinentes (especialmente, a suspenso da exigibilidade de todos os crditos tributrios da impetrante que atendam os requisitos da lei 11.941/09)". Reservada a anlise casustica individual, certo que todas as empresas devem recorrer ao Judicirio na tentativa de reverter a excluso do regime do parcelamento, ante os incontveis prejuzos que a cobrana imediata da dvida trar para o regular desenvolvimento das atividades da pessoa jurdica. __________ *Virgnia Cotrim Nery scia do escritrio Brando e Tourinho Dantas Advogados Associados

Vous aimerez peut-être aussi