Vous êtes sur la page 1sur 4

DISTRBIOS METABLICOS DURANTE A GESTAO

1. Acetonemia
Fatores predisponentes

Jejum prolongado (cerca de 1 semana) Alimentao deficiente em carboidratos Alimentao gordurosa (no balanceada) Alteraes hepticas (dificuldade demetabolizao e armazenamento) Aumento da demanda (gestao e alta produo lctea)

A alimentao do animal gestante deve conter carboidratos, protenas e gorduras que sero metabolizadas pelo fgado. Parte ser armazenada sob a forma de glicognio (quebrado em glicose quando o organismo necessita de E). Se a glicose sofre uma queda em seus nveis, o organismo passa a metabolizar as gorduras gerando os cidos graxos que iro para a circulao, leite e urina., sendo transformados em corpos cetnicos. O aumento dos corpos cetnicos na circulao causa cetose e acetonemia, acetonria em bovinos (febre vitular) e toxemia gravdica em pequenos ruminantes e caninos.

1. Bovinos
Etiologia: geralmente esto ligadas a altas produes leiteiras e alimentao deficiente. Ocorrncia: perodo ps-parto de pico de produo leiteira (2 a 6 semanas) Sintomatologia: apatia, emagrecimento e com a evoluo do quadro inapetncia e queda da produo de leite. Diagnstico: Baseado nos sintomas clnicos, histrico de puerprio, alta produo lactea, indigesto e sintomas nervosos. Exames laboratoriais: Dosagem de corpos cetnicos, cetonria, acetonemia e hipoglicemia. Valores normais para corpos cetnicos:

no leite: 1 a 2 mg/100ml na urina: 3 a 5 mg/100ml no sangue: 5mg/100ml

Glicose: menos que 50mg/100ml. Prognstico: Bom, baixa mortalidade. Tratamento: Correo alimentar e glicose (aumentar a E).

2. Pequenos ruminantes e ces.


Ocorrncia: no ltimo ms de gestao, onde o crescimento do feto mais rpido. Sintomatologia: espasmos musculares, anorexia, taquipnia, atonia, ataxia, coma e morte. Nos pequenos ruminantes mais freqente - apatia. Ces - O quadro nervoso freqente inclusive com quadros convulsivos provocados talvez pela maior sensibilidade desta espcie aos corpos cetnicos. Prognstico: A taxa de mortalidade alta Diagnstico: Laboratorial - corpos cetnicos em urina. A glicose pode estar baixa ou normal (neste caso sempre nos limites mnimos). Tratamento:

Correo alimentar Glicose IV Interrupo da gestao por meios medicamentosos ou cirrgicos.

2. Hipocalcemia
Patologia erroneamente chamada de eclampsia. A mobilizao do clcio pelo organismo feita atravs do paratormnio, produzido pelas paratireides: A queda nos nveis de clcio sangneo estimula a secreo de PTH que aumenta a reabsoro ssea corrigindo os nveis sricos do clcio.

Quando estes nveis esto altos, as paratireides so inibidas e param de secretar o paratormnio aumentando a secreo de calcitonina que diminui a reabsoro ssea Importncia do clcio

coagulao sangnea (est ligado produo de fibrina) permeabilidade da membrana celular excitabilidade neuro muscular transmisso de impulsos nervosos ativao de determinados sistemas enzimticos ao inotrpica (age na contrao cardaca)

O equilbrio clcio, fsforo e magnsio deve estar sempre mantido. Quando isto no ocorre, a reduo dos nveis de clcio sanguneo quebra a estabilidade da clula, aumentando sua permeabilidade ao Na+ o que aumenta o limiar de excitabilidade do tecido nervoso, ocasionando descarga espontnea dos impulsos nervosos. O animal apresenta sinais de tetania e convulso. Obs.: Quedas nos nveis de clcio srico ocasionam paralisia em bovinos (pelo bloqueio na liberao de ACTH) enquanto que em caninos causam tetania (favorecimento da sada de ACTH). No corao, a presena do clcio causa contrao e a sua falta o relaxamento (fraqueza cardaca). A hipocalcemia tem um efeito inotrpico negativo que pode levar o animal morte por insuficincia cardaca. J a hipercalcemia tem sobre o rgo um efeito inotrpico positivo, que pode produzir arritmias fatais e aumento da durao da contrao do msculo cardaco.

Fatores predisponentes

perda de clcio pelo leite aumento de demanda ao final da gestao deficincia de clcio na alimentao reabsoro intestinal deficiente alteraes em glndulas paratireides (mobilizao insuficiente do clcio do tecido sseo - rara).

A hipocalcemia pode ocorrer antes ou depois do parto, sendo que em bovinos mais comum a ocorrncia no ps parto.

Sintomas

Hipotermia ou normotermia (bovinos) Hipertermia (nos ces pela contrao muscular) Anorexia Queda na produo de leite Tremores musculares Incordenao Coma Morte

Nos bovinos presena de paresia, resfriamento de extremidades e timpanismo, porque tendem a permanecer muito tempo e decbito. Nos caninos tetania e alteraes na freqncia respiratria.

Diagnstico
baseado nos sintomas e na dosagem de clcio (valores normais esto por volta de 9mg/dl).

Tratamento

Gluconato de clcio 10 a 20%, com administrao lenta e dosagem dependente do quadro (geralmente 1ml/kg de PV). Diminuio na ordenha Alimentao rica em clcio Nos caninos preconiza-se a retirada dos filhotes e sua alimentao com sucedneos.

Vous aimerez peut-être aussi