Vous êtes sur la page 1sur 12

Segurana Online O que os decisores polticos deveriam saber e no sabem!

Francisco Pereira*

2011

*Consultor

em

Segurana da Internet

Introduo A facilidade com que se acede Internet, veio trazer ao mundo uma necessidade premente de instituir regras concretas no que concerne utilizao segura das redes e gesto da informao, o mundo em que vivemos move-se velocidade do nanosegundo1, e as fraudes, burlas, esquemas maliciosos, riscos e ameaas2 que a utilizao da Internet sem a devida percepo desses riscos, movem-se mesma velocidade. Este artigo, um alerta para a necessidade urgente, de reformular esta questo e trazer discusso que estratgias e que metodologias implementar para que a questo da segurana na Internet, comece a ser seriamente encarada pelos decisores polticos e que essa discusso seja passada a actos concretos que passam por criar desde cedo nas crianas uma conscincia cvica e uma preocupao securitria sempre que utilizem os vrios dispositivos, ferramentas e aplicaes que o mundo informtico hoje nos coloca ao dispor para nosso grande benefcio. Cabe aos decisores polticos a tarefa de construir edifcios legislativos e colocarem em prtica mtodos que confiram populao competncias que lhes permitam fazer face ao crescente grau de ameaa, essas medidas passam indubitavelmente pela instituio de uma disciplina curricular a partir do 1 Ciclo do Ensino Bsico, podendo inclusivamente no pr-escolar serem fomentadas actividades sobre o tema, disciplina que dever acompanhar os alunos no seu percurso acadmico, estendo essa oferta formativa aos professores de todos os graus de ensino, bem como insistir na formao da sociedade como um todo, atravs de actividades de sensibilizao e de formao.
Abstract The ease with which we access the Internet, has brought the world an urgent need to establish specific rules regarding the safe use of networks and information management, the world we live in moves at the speed of a nanosecond, so do all the frauds, scams, malicious schemes, virus and malware in general, joint with a poor level of competences in the use of the Internet and without the proper perception and technological knowhow of these risks, in a potentially hazardous cocktail. This article is a reminder of the urgent need to address and reframe this issue and bring to the general discussion how and what strategies and methodologies should be implement regarding Internet security. We urge politicians and policy makers to begin, to seriously consider this question and initiate themselves the public discussion bringing forward concrete measures concerning the need of as early as it can be achieved, create in the children the sense of civic responsibility and a concern about Web security issues, when using the various devices, tools and applications that the IT world provide us, to our greater benefit.

Keywords: Internet, security, children, online, Web, virus, malware, school, Web, frauds, cyberbullying

O que a segurana online? Os meios informticos para cumprirem os critrios de segurana ptimos devem manter ntegros trs pressupostos bsicos, que so: 1. Confidencialidade 1.1 Significa que toda a informao existente num sistema informtico, deve ser confidencial, devendo apenas ser acedida por pessoas credenciadas para lhe ter acesso. 2. Integridade 2.1 - Significa que toda a informao existente num sistema informtico, deve estar isenta de danos, protegida para no ser danificada por terceiros. 3. Disponibilidade 3.1 - Significa que toda a informao existente num sistema informtico, deve estar sempre disponvel a todas as pessoas credenciadas para lhe aceder. Sempre que algum destes pressupostos comprometido, temos uma falha de segurana, por isso que se implementam uma srie de protocolos de segurana, que vo da encriptao, codificao, s ligaes seguras e aos sistemas antivrus at s contra-medidas de combate cibercriminalidade.

Modelo simplificado da Segurana da Internet

Protocolos de Segurana de servidores e de redes Firewall dos sistemas de comunicao Segurana do cliente final
Grafico 1

O que o cibercrime? O crime ciberntico, ou crime informtico, abarca actualmente um grande espectro de actividades criminosas com maior ou menor incidncia e dano, que causam transtornos a uma fluida e segura utilizao dos meios informticos e da Internet, podemos de forma simplificada, escolher trs grandes campos de actuao do crime informtico: Roubos e burlas a instituies financeiras Economia Roubos de segredos industriais Roubos e burlas ao e-commerce

Ciberterrorismo Estado Ciberguerra Ciberactivismo Hacker

Roubos e burlas, violao de direitos de autor Pessoas Roubos de dados e informaes pessoais Ameaas contra crianas, abuso e pedofilia

Existem muitas outras ameaas que transtornam a actual vida online das pessoas, das instituies e at dos pases, os exemplos acima citados sero apenas os mais gravosos e que maior alarme social podem causar, podendo perspectivar ameaas concretas que podem colocar em causa aspectos de segurana nacional.

Podemos confiar no Estado? A resposta a esta pergunta ter de ser no! Os vrios Estados, parecem ter muitas dificuldades em promover uma utilizao segura dos meios informticos, a ttulo de exemplo em 2009 informaes pertencentes ao nosso pas apareceram em servidores da rede GhostNet (Walton et all 2009), facto sintomtico da fraca proficincia em termos de segurana dos servidores estatais portugueses. Prova dessa falta de preocupao o facto de em Portugal, no sector da Educao, essa questo no ter at agora merecido a devida ateno por parte dos decisores polticos, enquanto tal persistir, continuaremos a ter problemas nesta rea, contando com a actual escalada dos

problemas que diariamente surgem, de crer que o Estado ter de divisar novas polticas que coloquem esta matria, como uma das matrias prioritrias para o pas. Como dever ento o Estado intervir a este nvel? Seguindo os melhores exemplos de interveno o Estado necessita de implementar polticas credveis que conduzam a mais elevados padres de segurana dos meios informticos.

Instalar redes seguras em todos os organismos da Administrao pblica central e local.

Eixos de Interveno prioritria

Medidas legislativas adequadas s crescentes ameaas contra as pessoas e patrimnio.

Grfico 2

Incluir nos currculos dos vrios nveis do sector da Educao, uma disciplina sobre segurana da Internet

A segurana online na Educao atravs da educao que se podem instilar novos comportamentos, novas mentalidades e mudanas de hbitos despreocupados, que interessa desde bem cedo modificar. As crianas, os ditos nativos digitais por oposio aos migrantes digitais tal como descrito por (Prensky 2001), so os vidos e mais bvios utilizadores de um mundo que ser seu, o mundo das tecnologias da informao. A apropriao do mundo faz-se hoje por intermdio de interfaces grficos que intermitentemente redefinem a percepo do mundo, que, oscila entre um real virtualizado e um virtualmente real, ocupado por quimeras e sonhos que se realizam em plataformas de comunicao online que trouxeram as novas cambiantes de um universo para muitos de ns irrealizvel, porque no percepcionado como realidade inteligvel ou palpvel mas que estruturam j a capacidade cognitiva dos mais novos.
5

As redes sociais, cavalos de batalha dessa legio de bites e bytes, invade cada um dos nossos lares interagindo com a nossa realidade de formas nunca antes exploradas, a velocidade, o alcance e a facilidade com que comunicamos com o mundo, fascina. A extenso da nova memria da humanidade o computador a Web, os heris Gregos precisam de ser cantados para que sua memria persistisse, isso era to importante na Grcia antiga como hoje, essa pretensa imortalidade est hoje ao alcance de todos, no s dos heris, distncia de um clique abrimos ao mundo as nossas dvidas anseios e questes. No entanto cada vez mais precisamos de perceber que tal como o mundo, esse outro mundo que desponta em cada lar e que cada vez mais prende as nossas existncias, esconde perigos que interessa ensinar a percepcionar. Com tal necessidade em mente, aconselhvel promover e elevar as questes da segurana da Internet, da segurana online, a uma necessidade sria que ter de ser encarada com o maior dos cuidados, em suma necessrio estimular essa aprendizagem, estimular o conhecimento sobre as tcnicas e mtodos de que se socorrem os criminosos, que ameaas e formas de as combater e ou mitigar, que estratgias utilizar para as novas realidades do ciberbullying, do sexting, do smishing e do phishing, apenas para citar alguns exemplos. Infelizmente, no sector da Educao, esta questo tem passado ao lado das preocupaes, sendo raras as iniciativas que colocam esta temtica e a enquadram, como necessidade real de qualquer que seja o nvel de ensino da pessoa que utiliza a informtica e as suas muitas ferramentas, do pr-escolar aos nveis mais elevados da gradao acadmica, o vazio indigente de propostas nesta rea de uma confrangedora e atroz esterilidade, parece que ainda no se percebeu que esta uma questo central de qualquer actividade educativa, dado que mais cedo ou mais tarde alunos, professores e demais actores do processo educativo, se vem confrontados para a necessidade de utilizar ferramentas para as quais lhes falham as competncias, e se a falha de competncias tcnicas se pode traduzir por limites proficincia e comprometer o desempenho de uns e de outros, a falta de competncias no captulo da segurana, pode fazer perigar as instituies a que pertencem, num tempo em que se fazem novas experincias no ensino, ensino online, o elearning que parece advir de uma busca de uma nova panaceia tecnolgica que salve o cada vez mais difcil e comprometido acto de ensinar, bem como o torne financeiramente mais sustentvel, mesmo essa nova abordagem parece no contemplar, uma realidade indesmentvel, estar seguro online, hoje to necessrio como estar seguro em casa, no trabalho a conduzir ou em qualquer outra actividade humana, dito de outra forma e de um modo muito estranho, as ameaas segurana da Internet, tornam o mundo virtual em algo muito real. Numa situao ptima, as escolas deveriam possuir equipas multidisciplinares que envolvam, tcnicos, terapeutas e mediadores de conflitos que consigam mitigar as ocorrncias de
6

comportamentos violentos, directamente relacionados com o bullying e o ciberbulying, trabalhando directamente as famlias, os agressores, as vtimas e os restantes elementos da escola, para a resoluo dos conflitos.

Eixos de Interveno na Educao

Formao

Disciplina Curricular

Professores

Assistentes Operacionais
Quando directamente envolvidos em locais na escola onde se pode aceder internet, saber e perceber as ameaas, vigiar a utilizao de dispositivos mveis.

Pais

Alunos

Conhecimentos tcnicos sobre o funcionamento e problemtica da utilizaodas ferramentas online, reconhecer as ameaas, perceber o ciberbullying.

Contextualizao da realidade do estar online, ameaas, riscos e implicaes legais para as crianas e para os prprios.

Comear desde cedo a construir uma conscincia cvica online.

Grfico 3

A segurana online na famlia A utilizao de computadores veio trazer ao mundo uma nova realidade e contribuir para um novo rol de preocupaes que as famlias parecem no ter ainda percepcionado. Os contextos online, trazem a necessidade de construir uma conscincia online, o estar online, o utilizar de forma correcta e segura a Internet, passou a ser outro factor a juntar aos vrios factores presentes na educao de uma criana. Neste captulo, que por desconhecimento, quer por qualquer outro motivo, as famlias de um modo geral, esto a enfrentar um mundo, para uma grande maioria novo, que no dominam, que no conseguem percepcionar de forma correcta e que pode conduzir a situaes menos agradveis. As famlias necessitam de claramente perceber que o acesso sem regras e sem noes de segurana bsicas pode conduzir a problemas graves, as famlias tm de perceber que a o estar online tem de ser educado, e que a utilizao dos computadores e dos acessos
7

Internet, vieram para ficar e ser necessrio um esforo suplementar para educar as crianas nesse sentido. No existindo receitas milagrosas, o factor da segurana online passa pela mudana de hbitos e mentalidades, passa pela aquisio de competncias num esforo continuado e colaborativo que ter de envolver vrios sectores da sociedade, desde logo as famlias individualmente, as associaes de pais colaborando com as escolas, o poder autrquico e por fim e no menos importante os governos e ministrios em especial o ministrio da educao, que dever reestruturar objectivamente esta questo, ouvindo e aconselhando-se com equipas

multidisciplinares que trataro de conceber estratgias e metodologias para que seja posta em prtica uma verdadeira educao do que estar online, sem a ntegra relao de todos estes rgos dificilmente se conseguir algo de profcuo que efectivamente proporcione s crianas as competncias que devem adquirir neste campo. Este um esforo continuado, que exige tempo e dedicao, exige acima de tudo a preocupao natural que a famlia deve ter na educao das crianas, tal como noutras questes que se levantam no processo de educar uma criana, tambm este no fcil, no ser isento de conflitos, de avanos e recuos e de pequenas e grandes conquistas, por isso que o empenho nas famlias, ser um factor crucial na optimizao dos conhecimentos e no trazer desta problemtica discusso pblica, no trazer desta problemtica para a sociedade questionando os decisores para a necessidade de equacionar estratgias que de forma objectiva encarem a realidade daquilo que hoje significa estar online, com todos os benefcios, riscos e ameaas que essa utilizao possa trazer. No ser de todo despiciendo falar portanto na criao de uma conscincia cvica online, que traduza a aplicao de regras de segurana a um universo que at aqui tem funcionado um pouco ad hoc, sem uma efectiva poltica integrada dos mltiplos factores que podem contribuir para a degradao dessa presena online, traduzida nos muitos riscos que se podem correr e nas muitas ameaas a que todos esto expostos. Facultar tais competncias aos mais novos investir na criao de cidados mais activos e ciberconscientes, que poro essa competncia tecnolgica ao servio da sociedade, no significa que as ameaas iro desaparecer como que eclipsadas pela luz do saber, no de todo, por sabermos que as ameaas vo persistir que importa que os utilizadores da Web, estejam despertos para elas, que as conheam, que as saibam reconhecer e que promovam esse conhecimento atravs das suas redes sociais que de forma colaborativa ajudaram a mitigar as ocorrncias. O futuro da utilizao das ferramentas Web, passar por sistemas mais seguros, sistemas que escudem de forma mais aceitvel os utilizadores das tentativas maliciosas que os podem afectar, nisso que apostamos, para isso que trabalhamos para criar uma sociedade ciberconsciente.
8

Motivar a discusso nas associaes de pais, entre amigos, conhecidos e nos locais de trabalho.

Ter conscincia dos riscos e das ameaas online.

Implementar regras de utilizao em casa.

Questionar as instituies; escolas, autarquias e orgos governamentais, sobre medidas implementadas sobre esta temtica.

Questionar os locais que fornecem acesso Internet, sobre que polticas de segurana esto implementadas

Assumir as responsabilidades enquanto cuidadores e educadores dos mais novos, assumindo tambm comportamentos seguros online.

Procurar formao sobre esta temtica, assistir aaces de formao, colquios, seminrios e promover essas aces.

Grfico 4

O esforo ter de ser conjunto, envolvendo tambm as operadoras que prestam servios de acesso internet, as famlias devem ter presente que a utilizao de dispositivos mveis com acesso Web tambm motivo de preocupao, esses dispositivos, cada vez mais poderosos, so eficazes mini computadores, ainda mais disseminados e populares que os computadores tradicionais, o mesmo se passa com as consolas de jogos com acesso internet, no h muito tempo a consola Xbox Kinect3, viu a sua credibilidade afectada quando um adolescente concebeu um programa de malware que permite controlar algumas das caractersticas dessa consola.
9

Como facilmente se percebe o mundo da informtica e da Internet, que nos rodeia por completo, traz inmeros benefcios e possibilidades mas tambm acarreta muitos riscos e ameaas que podem fazer perigar a segurana das crianas e dos adultos, que desse facto no tenham conscincia, a prpria Unio Europeia tem tentado colmatar algumas dessas brechas no entanto a transposio dessa legislao para as diversas legislaes nacionais tem sido lenta e a prpria EU, no tem dado a devida relevncia a esta temtica, apesar do muito bom trabalho executado, pela ENISA4, a agncia europeia que coordena a segurana das redes e da informao no espao comunitrio. Uma ateno muito especial solicitada s famlias sobre o bullying, na definio do mais importante investigador sobre o fenmeno, bullying acontece quando "Uma pessoa intimidada ou exposta, repetidamente e ao longo do tempo, a aces negativas por parte de uma ou mais pessoas, tendo dificuldade em defender a si mesma. (Olweus 1993). Devendo neste caso ser dada particular ateno ao ciberbullying, que partindo do mesmo principio do bullying utiliza as facilidades de comunicao que os dispositivos mveis e a Internet oferecem para desferir os seus golpes de humilhao sobre as crianas, sobre os adolescentes e sobre todos ns afinal.

10

Concluso Actualmente vivemos, num deslumbramento tecnolgico sem precedentes, onde as crianas e os adolescentes assumem um papel primordial, como actores, criadores e motivadores de um mercado de bilies, esse mundo pode ser resumido da seguinte forma brilhante Voc v-los por toda a parte. A adolescente com o iPod, sentada sua frente no metro, freneticamente digitando mensagens no telemvel. O estagirio adolescente que trabalha no seu escritrio e que sabe sempre o que fazer quando a sua caixa de e-mail falha e voc no sabe. O mido de oito anos, que o bate em qualquer jogo de vdeo que exista no mercado e que digita teclas tambm mais rpido do que voc. (Palfrey & Gasser 2008). Esta nova realidade trouxe porm uma pliade de ameaas5 configuradas no apenas sob a forma de vrus e de malware em geral mas tambm todo o tipo de burlas e fraudes, de exposio a contedos imprprios e a redes de pedofilia, que ameaam diariamente a segurana das crianas e a nossa prpria segurana. No entanto essas ameaas em crescendo parecem no estar a receber por parte dos decisores polticos a devida ateno, a complexidade que alguns dos componentes desta temtica possuem, parecem estar a afastar os decisores polticos de encarar esta temtica com a devida ateno e urgncia que lhe devida. As prprias famlias, escolas e demais actores do processo educativo, falham igualmente ao no percepcionarem a importncia capital que assumir, comportamentos mais defensivos na utilizao das ferramentas informticas, possui. O limbo assim criado, de ignorncia, de colocar de lado e de relativizar, conduz as mais das vezes a situaes complicadas e desagraveis que bem poderiam ser evitadas, caso os decisores polticos optassem por encarar esta problemtica envidando todos os esforos para produzirem legislao e estratgias de interveno que promovam uma maior consciencializao sobre a questo da segurana da Internet. A segurana da Internet no utilizador domstico deve ser uma prioridade a assumir pelos decisores polticos, legislao tem de ser elaborada para que, os ISP6, os fabricantes de equipamentos, os organismos da administrao pblica central e local, as escolas, os alunos, os professores e a sociedade em geral, desenvolvam conjuntamente as competncias necessrias para fazer face s crescentes e cada vez mais sofisticadas ameaas que surgem no contexto online, promover uma utilizao segura destas ferramentas, baixa os custos de operatividade das mesmas, comporta menos riscos para crianas, adolescentes e restante sociedade bem como promove a uma conscincia cvica online que do interesse de todos fomentar. Est na mo do poder poltico encarar esta situao como uma prioridade, est no seu poder de deciso, suscitar a discusso e a participao da sociedade civil, dele se espera que opte por continuar omisso numa matria to sensvel e relevante.

11

Referncias Walton, Greg et all, 2009, Tracking Ghostnet Investigating a Cyber Espionage Network, Information Warfare Monitor 29 March 2009, Toronto Palfrey, Jonh & Gasser, Urs, 2008, Born Digital Understanding the first generation of Digital Natives, Basic Books, New York Prensky, Marc. 2001, Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon - NCB University Press, Vol.9 number 6, December 2001 Olweus, Dan. 1993, Bullying at School: What We Know and What We Can Do. Blackwell Publishing Ltd. United Kingdom

Notas
1

http://pt.wiktionary.org/wiki/nano-segundo

2 http://ecommerce.hostip.info/pages/464/Fraud-Internet.html 3 http://thehackernews.com/2011/10/malware-for-xbox-kinect-created-by-15.html

http://www.enisa.europa.eu/

5 https://buildsecurityin.us-cert.gov/swa/presentations_032011/CharlesHenderson-

2011GlobalSecurityStatsAndTrends.pdf
6 http://pt.wikipedia.org/wiki/Fornecedor_de_acesso_%C3%A0_Internet

Imagem de capa: http://www.silverf0x.com/internet/internet-security-and-vpn-network-design.htm

Este artigo de Francisco Pereira est licenciado sob uma Licena Creative Commons. Atribuio - Uso no comercial Vedada a criao de obras derivadas 3.0 Unported.

12

Vous aimerez peut-être aussi