Vous êtes sur la page 1sur 36

Materiais cermicos

Grupo Farinha Crua

Sumrio
Aspectos Gerais Revestimento cermico Cermica branca Cermica Vermelha

Aspectos Gerais

Histria
A indstria da cermica uma das mais antigas do mundo, dados histricos relatam o aparecimento do uso da cermica desde a prhistria. A prpria Bblia registra o uso de tijolos de adobe na construo da torre de babel. Seu uso depois da descoberta da queima foi amplamente diversificado para outros fins.

Definio
Compreende todos os materiais inorgnicos,no metlicos,obtidos geralmente aps tratamento trmico em temperaturas elevadas.

Aspectos Gerais
Classificao
O setor cermico amplo e heterogneo o que induz a dividi-lo em subsetores ou segmentos em funo de diversos fatores, como matrias-primas, propriedades e reas de utilizao. Dessa forma, a seguinte classificao, em geral, adotada.

Cermica Branca Materiais de revestimentos (placas cermicas) Cermica vermelha

Aspectos gerais
Materiais refratrios
Este grupo compreende uma diversidade de produtos, que tm como finalidade suportar temperaturas elevadas nas condies especficas de processo e de operao dos equipamentos industriais, que em geral envolvem esforos mecnicos, ataques qumicos, variaes bruscas de temperatura e outras solicitaes. Para suportar estas solicitaes e em funo da natureza das mesmas, foram desenvolvidos inmeros tipos de produtos, a partir de diferentes matrias-primas ou mistura destas. Dessa forma, podemos classificar os produtos refratrios quanto a matria-prima ou componente qumico principal em: slica, slico-aluminoso, aluminoso, mulita, magnesianocromtico, cromtico-magnesiano, carbeto de silcio, grafita, carbono, zircnia, zirconita, espinlio e outros.

Aspectos gerais
Isolantes Trmicos
Os produtos deste segmento podem ser classificados em: a) refratrios isolantes b) isolantes trmicos no refratrios at 1100 C c) fibras ou ls cermicas at 2000 C

Papel fibra cermica

Manta de fibra cermica

Aspectos gerais
Fritas e Corantes Frita (ou vidrado fritado) um vidro modo, fabricado por indstrias especializadas a partir da fuso da mistura de diferentes matriasprimas. aplicado na superfcie do corpo cermico que, aps a queima, adquire aspecto vtreo e melhora a resistncia mecnica.

Corantes constituem-se de xidos puros ou pigmentos inorgnicos sintticos obtidos a partir da mistura de xidos ou de seus compostos. cuja obteno envolve a mistura das matrias-primas, calcinao e moagem.

Aspectos gerais
Abrasivos Parte da indstria de abrasivos, por utilizarem matrias-primas e processos semelhantes aos da cermica, constituem-se num segmento cermico. Entre os produtos mais conhecidos podemos citar o xido de alumnio eletrofundido e o carbeto de silcio.

Vidro, Cimento e Cal So trs importantes segmentos cermicos e que, por suas particularidades, so muitas vezes considerados parte da cermica.

Aspectos gerais
Cermica de Alta Tecnologia/ Cermica Avanada O aprofundamento dos conhecimentos da cincia dos materiais proporcionaram ao homem o desenvolvimento de novas tecnologias e aprimoramento das existentes nas mais diferentes reas, como aeroespacial, eletrnica, nuclear e muitas outras e que passaram a exigir materiais com qualidade excepcionalmente elevada. Tais materiais passaram a ser desenvolvidos a partir de matrias-primas sintticas de altssima pureza e por meio de processos rigorosamente controlados. Estes produtos, que podem apresentar os mais diferentes formatos, so fabricados pelo chamado segmento cermico de alta tecnologia ou cermica avanada.

Aspectos gerais
MATRIAS-PRIMAS naturais so aquelas utilizadas como extradas da natureza ou que foram submetidas a algum tratamento fsico para eliminao de impurezas indesejveis.

sintticas so aquelas que individualmente ou em mistura foram submetidas a um tratamento trmico, que pode ser calcinao, sinterizao, fuso e fuso/reduo e as produzidas por processos qumicos.

Aspectos gerais
Matrias-Primas Naturais Agalmatolito Andalusita - Cianita - Silimanita Argila Bauxito Calcita Cromita Dolomita Feldspato Filitos Cermicos Grafita Magnesita Materiais Fundentes Diversos Pirofilita Quartzo Talco Wollastonita Zirconita Matrias-Primas Sintticas Alumina Alumina Calcinada para Cermica Alumina Eletrofundida Marrom (xido de alumnio eletrofundido marrom) Alumina eletrofundida branca (oxido de alumnio eletrofundido branco) Alumina Tabular Carbeto de Silcio Cimento Aluminoso Mulita - Zircnia Espinlio Slica Ativa Magnsia Mulita Sinttica

Aspectos gerais
Propriedades Cermicas
Peso Resistncia mecnica Resistncia ao desgaste Absoro de gua Durao

Argilas
Plasticidade Retrao Efeito de calor

Cermica Branca

Este grupo bastante diversificado, compreendendo materiais constitudos por um corpo branco e em geral recobertos por uma camada vtrea transparente e incolor e que eram assim agrupados pela cor branca de massa, necessria por razes estticas e/ou tcnicas. Com o advento dos vidrados opacificados, muitos dos produtos enquadrados neste grupo passaram a ser fabricados , sem prejuzo das caractersticas para uma dada aplicao, com matrias primas com certo grau de impurezas, responsveis pela colorao NBR 6698/83 e NBR 6699/85 Trata das normas para lavatrios e bacias sanitrias.

Louas Sanitrias

Cermica Branca
Esmalte feito com frita

Composies de cores Peas cermicas com esmaltao branca

Cermica branca
PROCESSO DE FABRICAO

Preparaao dos moldes feito de gesso Preparao da Matria-Prima- barbotina

Moinho pequeno

Cermica branca
PROCESSO DE FABRICAO

Passa em um moinho industrial

Formao das peas

Processo de sinterizao forno a 1100 C

Fase de esmaltao e depois forno 1100 C

Materiais de revestimentos (placas cermicas)


compreende aqueles materiais usados na construo civil para revestimento de paredes, piso e bancadas tais como azulejos, placas ou ladrilhos para piso e pastilhas.

REVESTIMENTOS CERMICOS Matrias-primas: Naturais de dois tipos: argilosas e no argilosas Para esmaltes e corantes, utilizam-se tambm matrias-primas no naturais Fabricao: processo de queima a 1100 C

REVESTIMENTOS CERMICOS Caractersticas tcnicas dos revestimentos cermicos Absoro de gua Muitas das caractersticas fsicas e qumicas dos revestimentos cermicos dependem da sua porosidade. Caractersticas dimensionadas Curvatura: Empeno

REVESTIMENTOS CERMICOS Ortogonalidade Retitude

Resistncia mecnica

Resistncia ao impacto: caracterstica importante em locais onde circulam cargas pesadas Resistncia compresso: de forma geral, materiais de baixa porosidade apresentam boa resistncia compresso, desde que perfeitamente assentados sem ocos.

Resistncia flexo:

Existem duas resistncias. Primeira intrseca ao material, chamada mdulo de carga flexo. A segunda a carga de ruptura da pea, que depende da resistncia intrseca do material e da espessura da pea

REVESTIMENTOS CERMICOS
Abraso: Representa a resistncia ao desgaste de superfcie, causado pelo movimento de pessoas e objetos

Dilatao: Reversvel: Dilatao trmica, Dilatao higroscpica Irreversvel: EPU Expanso por Umidade at 6mm/m Choque trmico: Segundo a ISO, os revestimentos devem aguentar variaes bruscas de at 80 C Resistncia ao manchamento e limpabilidade
Deslizamento (Coeficiente De Atrito): Ambientes onde h presena constante de gua e de pessoas, como em sadas de emergncia, escadas, recomendvel o uso de pisos com coeficiente de atrito ( mido), superior a 0,40u

REVESTIMENTOS CERMICOS

Sistema de revestimento cermico

REVESTIMENTOS CERMICOS Classificao de revestimentos

REVESTIMENTOS CERMICOS

Cermica vermelha
compreende aqueles materiais com colorao avermelhada empregados na construo civil (tijolos, blocos, telhas, elementos vazados, lajes, tubos cermicos e argilas expandidas) e tambm utenslios de uso domstico e de adorno. As lajotas muitas vezes so enquadradas neste grupo porm o mais correto em Materiais de Revestimento.

Cermica vermelha
Telhas Como primeiro material de contato com o exterior, as telhas devem garantir a segurana das residncias contra a ao do vento, poeira, rudos, sol, chuva, granizo e outras intempries. Por isso, telhas de qualidade so fundamentais. A telha cermica, uma das mais antigas e acessveis opes de telha disponveis, ainda uma opo muito popular, adequando-se muito bem ao clima tropical e oferecendo uma tima relao de custo-benefcio. oferecida em uma variedade de formas, que variam quanto ao tipo de encaixe, rendimento por m, inclinao exigida dos panos do telhado, proporcionando assim uma considervel variedade de alternativas arquitetnicas possveis com o uso do material.

Cermica vermelha
Qualidade As telhas devem apresentar um som metlico, parecido ao de um sino, quando suspensas por uma extremidade e devidamente percutidas (suavemente com cabo do martelo).
As principais exigncias que devem ser atendidas so:

ausncia de fissuras, esfoliaes, quebras ou rebarbas que prejudiquem o perfeitacoplamento entre as telhas; - queima adequada e uniforme; - peso reduzido; - fraca absoro de gua e impermeabilidade; - regularidade de forma, dimenses e colorao; - superfcie sem rugosidade; - arestas finas; - baixa porosidade; - resistncia a flexo.

Cermica vermelha
As telhas no :
devem apresentar:

- Esfoliao, defeito em forma de escamao ou desagregao da massa cermica em partes da telha. - Fissura, abertura estreita que atravessa total ou parcialmente o corpo da telha na direo de sua espessura. - Rebarba, no pode apresentar, sobra de material presente nas bordas de uma telha prejudicando o encaixe ou as condies especificadas. - Quebrado, se faltar alguma parte que prejudique seu encaixe ou as condies especificadas. Caractersticas - Isolamento Trmico ou cozida tem bom comportamento trmico, atuando como isolante tanto para o frio como para o calor. - Isolamento Acstico: Inibe a propagao externa de sons areos. - Difuso do Vapor: Graas sua porosidade, a argila cozida absorve a umidade interior das coberturas nos dias midos e chuvosos, eliminando-a em condies mais adequadas sob a ao do calor ou vento. - Variao de Volume: A expanso por umidade e a expanso trmica so reduzidas ao mnimo quando se usa argilas convenientemente processadas e submetidas queima em condies controladas. - Resistncia ao Fogo: Produtos concebidos da argila, por sua natureza, no so inflamveis.

Cermica vermelha

tijolos
Desde que o homem iniciou esta perturbante aventura que a sua vida na Terra, o barro foi lhe companheiro constante e dedicado; protegeu-o das intempries, permitiu aos poderosos a iluso de vencerem a sua fragilidade humana atravs de colossais edificaes.

Cermica vermelha
O tijolo um produto cermico, avermelhado, geralmente em forma de paraleleppedo e amplamente usado na construo civil, artesanal ou industrial. um dos principais materiais de construo. O tijolo tradicional fabricado com argila e de cor avermelhada devido cozimento e pode ser macio ou furado. Atualmente, por motivos ecolgicos, est se voltando a ateno para o adobe e bloco de terra, por no precisarem de cozimento e poderem ser feitas no local.

Cermica vermelha
Tijolos de solo-cimento Uma boa alternativa aos blocos de concreto, tima soluo para habilitaes populares. Construes feitas com solocimento resulta em ambientes com timo conforto trmico, devido grande massa da parede que lhe confere inrcia trmica, ou seja, demora a esquentar durante o dia, com o sol, e demora a esfriar durante a noite, deixando mais estvel a temperatura interna. Tijolo de barro cru Tambm conhecido como Adobe, j foi muito utilizado na antiguidade mas hoje praticamente caiu em desuso, pois precisa de cuidados especiais para resistir s intempries, no entanto, por motivos ecolgicos esta voltando.

Tijolo de barro cozido Tambm chamados de Tijolinho ou Tijolo comum. uma evoluo do tijolo de barro cru

Cermica vermelha
Tijolo furado Tambm chamados de Tijolo baiano, tm na parte externa uma srie de rachaduras para facilitar a aderncia da argamassa de revestimento e seu interior tem pequenos canais prismticos ou, como se diz popularmente, furos. Em geral se encontra os de 6 furos e de 8 furos, mas h uma grande variedade de tijolos furados. Suas vantagens so a rapidez na execuo, baixo peso e preo acessvel. No toa que a paisagem tpica dos bairros de periferia so as casas inacabadas, mas com suas paredes de tijolo furado mostra

Cermica vermelha Fabricao de tijolos


Olaria um local onde se fabricam peas de cermica. No Brasil existem diversos tipos de olarias, sendo algumas prprias para a fabricao de tijolos A cermica dever ser localizada em terreno preferencialmente plano e o mais prximo possvel da jazida de argila. Caixa de alimentao (onde se faz o deposito das diversas matrias primas); Misturador (mistura os tipos de argila); Laminador; Esteira automtica; Maromba; Caldeira + exaustor (utilizados no processo de secagem artificial); Fornos; Retroescavadeira + caminho basculante (podem ser terceirizados); Mveis e materiais de expediente.

Cermica vermelha

Terreno da olaria o barro fica exposto para posterior utilizao

forno

Prateleiras para secagem

Agradecimentos

Aos Alunos do grupo Farinha crua: Aos Professores entrevistados E a associao brasileira de cermica Dados pesquisados : L.A. Falco Bauer Materiais de construo Internet de onde tiramos as fotos

Vous aimerez peut-être aussi