Vous êtes sur la page 1sur 7

A Operao de Prensagem: Consideraes Tcnicas e sua Aplicao Industrial. Parte V: Descrio da Etapa de Prensagem.

J.L. Amors Albaro


Resumo: No desenvolvimento do tema se aborda primeiramente a preparao do p para prensagem e os aditivos usualmente empregados (lubrificantes, plastificantes e ligantes). A seguir so analisados os fenmenos e processos que ocorrem nas distintas etapas da prensagem: preenchimento do molde, compactao e extrao das peas prensadas. Na etapa da compactao, so estudados os estados e mecanismos de compactao, que relacionam a reduo da porosidade da camada de aglomerados com a presso de compactao. Posteriormente se estuda a influncia das distintas variveis de operao (em especial as caractersticas do p) sobre a evoluo da operao de compactao e as propriedades das peas. So abordadas as influncias dos aditivos, a compacidade dos grnulos, o tamanho mdio e a distribuio de tamanhos dos aglomerados e a estrutura dos grnulos. Finalmente se estuda a transmisso da presso na camada de p e, na prensagem uniaxial, o efeito de parede.
Tambm so estudadas as relaes entre a resistncia mecnica e as caractersticas das peas prensadas, analisando o efeito dos ligantes e da umidade; da compacidade das peas e da plasticidade e tamanho dos grnulos do p granulado. Na parte final so detalhados os dois tipos de prensagem, o uniaxial e o isosttico, apresentando as diferenas das tcnicas e dos programas de compactao usualmente empregados na indstria assim como os principais defeitos e problemas associados s tcnicas de prensagem.

Palavras-chaves: p de prensagem, aditivos, fases da prensagem, equao de compactao, resistncia mecnica de peas prensadas, prensagem de revestimentos cermicos

A Prensagem Uniaxial:
Atualmente, a prensagem uniaxial a tcnica de conformao de peas mais empregada no processamento de materiais cermicos. Ela consiste na compactao de uma massa aglomerada contida em uma cavidade rgida, mediante a aplicao de presso em apenas uma direo axial atravs de um ou vrios punes rgidos. A cavidade rgida composta pela base mvel denominada puno inferior e pelas paredes, que podem ser mveis ou fixas, chamadas de matriz do molde. As diferentes tcnicas de prensagem se diferenciam pela movimentao destes elementos bsicos do molde: o puno superior, o puno inferior e a matriz, bem como pelo nmero de elementos responsveis pela aplicao da presso. Na prensagem uniaxial de ao simples (Figura 48) a presso aplicada atravs do puno superior, que introduzido na cavidade que contm a massa, formada pela matriz e pelo puno inferior, os quais permanecem imveis nesta etapa. Uma vez compactada a pea, o puno superior retirado e o deslizamento do puno inferior

permite a extrao da pea do molde. Devido frico entre os aglomerados e entre estes e a parede do molde, surgem

Figura 48. Prensagem uniaxial de ao simples.

26

Cermica Industrial, 6 (3) Maio/Junho, 2001

gradientes de densidade na pea (Parte III). A prensagem uniaxial de ao simples empregada quando se necessita obter peas de geometria simples e de espessura reduzida. A prensagem uniaxial de dupla ao (Figura 49) empregada quando a espessura da pea muito grande para o emprego da tcnica de ao simples. Nestes casos, tanto o puno superior como o inferior exercem presso sobre a massa contida no molde. Uma vez finalizada a aplicao da carga, a retirada do puno superior e o movimento ascendente do puno inferior permitem a extrao da pea. Neste caso a distribuio de densidades ao longo da pea simtrica, como pode ser visto na Figura 50. Nos casos em que a frico entre os grnulos e as paredes do molde provoca uma excessiva heterogeneidade

na densidade da pea e/ou a formao de trincas durante a extrao da pea, recomendvel que a matriz tambm seja mvel. Nesta tcnica, durante a fase de compactao, a matriz acompanha, parcialmente, o movimento do puno superior, e, na fase de extrao, enquanto o puno superior removido, a matriz desce ainda mais, para facilitar a extrao da pea. Esta tcnica denominada prensagem uniaxial (por ao simples ou dupla) com molde ou matriz mvel (Figura 51). Para a obteno de peas de geometrias mais complexas, faz-se necessrio o emprego de vrios punes, superiores e/ou inferiores, que se movimentam de forma sincronizada em funo do programa de compactao previamente estabelecido (Figura 52).

A Prensagem de Revestimentos Cermicos. Equipamento e Programas de Compactao.


Dada a importncia atual da fabricao de revestimentos cermicos atravs da prensagem, tanto a nvel mundial (cerca de 3,5 bilhes de m2/ano aproximadamente 45 bilhes de peas/ano) como no entorno scio-econmico da Universidade Jaume I (385 milhes/m2 ano, 14% da produo mundial), neste trabalho trataremos das prensas e programas de prensagem habitualmente empregados nestas indstrias para ilustrar os equipamentos industriais e seu funcionamento. Prensas e Moldes Atualmente, so utilizadas prensas do tipo hidrulicas, isto , a presso que chega aos punes transmitida mediante um fludo pressurizado, normalmente um leo (Figura 53). Os principais componentes de uma prensa hidrulica so os seguintes:

Figura 49. Prensagem uniaxial de dupla ao.

Figura 50. Distribuio da densidade aparente em peas obtidas por prensagem uniaxial. Efeito do tipo de prensagem utilizado.

Figura 51. Prensagem uniaxial de ao simples com matriz mvel.

Cermica Industrial, 6 (3) Maio/Junho, 2001

27

Figura 54. Sistema de alimentao e distribuio da massa.

Figura 52. Esquema de um molde para a obteno de peas de forma complexa atravs de prensagem uniaxial.

Figura 53. Prensa hidrulica para a fabricao de revestimentos cermicos.

i. Sistema de alimentao (Figura 54), cuja finalidade preencher as cavidades do molde com a massa (normalmente obtida mediante secagem por atomizao), nivela-la e extrair a pea compactada no ciclo anterior. Consiste em um recipiente metlico retangular, em cujo interior existem barras (normalmente transversais direo de preenchimento), que funcionam como separadores, usualmente chamados de rguas. So dispostas convenientemente com o fim de se obter a distribuio mais homognea possvel da massa nas cavidades do molde. O sistema alimentado por um distribuidor, que pega a massa granulada, previamente armazenada (peneirada, misturada, etc...), de um silo de recepo (Figura 53). ii. Sistema hidrulico, composto por: Reservatrio de leo, normalmente localizado no interior da estrutura da prensa.

Sistema hidrulico, capaz de bombear o leo necessrio para realizar as distintas operaes que compe o ciclo de prensagem. O sistema hidrulico consiste em um motor eltrico, uma bomba de pisto e um trocador de calor que mantm o leo no intervalo de viscosidade de trabalho (2.0 - 3.2 E). Sistema multiplicador da presso que aumenta a presso na regio do sistema que transmite a presso ao puno superior. iii. Sistema de prensagem (Figura 53), composto dos elementos mecnicos que realizam a compactao da massa e, posteriormente, a extrao da pea. Estes elementos se encontram inseridos na estrutura rgida da prensa. Os principais so: a travessa mvel, que se adere magneticamente ao puno, ou punes, dependendo do nmero e tamanho das peas que se deseje obter (Figura 55). A matriz que contm as cavidades, cujo nmero e tamanho dependem do nmero e formato das peas que se deseje obter, e os punes inferiores mveis, que se localizam nas cavidades da matriz (Figura 55). iv. Sistema automatizado de controle, que regula eletronicamente o ciclo de prensagem. Ciclo de prensagem ou programa de compactao. Ciclo de prensagem ou programa de compactao a denominao referente ao conjunto de aes sincronizadas efetuadas pelos elementos principais da prensa que intervem nas distintas etapas que compreendem a prensagem. O ciclo de prensagem ou programa de compactao normalmente empregado na conformao de revestimentos cermicos constitudo pelas seguintes etapas: preenchimento do molde ciclo da primeira prensagem perodo de desaerao ciclo da segunda prensagem, e extrao da pea

28

Cermica Industrial, 6 (3) Maio/Junho, 2001

Figura 56. Programa de compactao. Figura 55. Molde de prensas para a fabricao de revestimentos cermicos.

O programa todo, que dura cerca de 3.5 segundos, pode ser acompanhado com a ajuda das Figuras 56, 57 e 58. O ciclo comea com o avano do sistema de alimentao (A), prvia e convenientemente carregado com a massa, que se desloca at a cavidade da prensa. (Neste instante, a travessa e o puno inferior esto em suas posies mais altas e no existe presso no sistema hidrulico principal) (Figura 57). Quando se encontra em uma determinada posio sobre a cavidade (B), ocorre o primeiro deslocamento para baixo dos punes inferiores (C) e a cavidade comea a ser preenchida. A velocidade de descida do puno (inclinao do segmento CD) muito alta, fazendo com que este rapidamente alcance o ponto final da primeira descida (D), que determina a espessura da camada de massa. No seu movimento de retrocesso (E), o sistema de alimentao dispe de um elemento, localizado em sua parte dianteira, chamado de nivelador, que retira a massa em excesso da cavidade. Uma vez preenchida a cavidade, o puno inferior desce at um segundo ponto (F), acomodando a massa para sua compactao (Figura 58). Neste instante inicia-se a descida da travessa. Na representao da variao da posio da travessa com o tempo pode-se distinguir trs segmentos: a primeira descida rpida (EG), um segundo momento de frenagem (GH), praticamente imperceptvel nesta forma de representao, e finalmente um segmento horizontal (HI), no qual a travessa fica apoiada diretamente sobre a massa. A seguir, inicia-se a primeira prensagem, aumentando a presso sobre a massa (JL) com a descida da travessa (M). Quando se completa a primeira prensagem, a presso diminui tanto no sistema hidrulico como na pea, sendo que a travessa se levanta ligeiramente devido ao efeito dos amortiguadores laterais (N). Neste momento se inicia o perodo de desaerao, no qual a travessa levanta e se mantm em uma posio mais alta para facilitar a evacuao do ar aprisionado no compacto.

Figura 57. Programa de compactao. Preenchimento do molde.

Figura 58. Programa de compactao. Compactao/extrao.

Depois do perodo de desaerao comea a segunda prensagem (O). O segmento de ascenso apresenta claramente duas regies distintas: uma primeira, na qual toda a presso necessria fornecida pelo sistema hidrulico (OP) e uma segunda em que o sistema multiplicador proporciona a presso necessria (PQ) para completar a segunda prensagem. Uma vez atingida a presso mxima programada para a segunda prensagem, diminui a presso no sistema hidrulico principal (QR) e sobe a travessa (ST), iniciandose a extrao da pea com a subida do puno inferior (UV).

Cermica Industrial, 6 (3) Maio/Junho, 2001

29

Neste caso a extrao da pea realizada em uma nica etapa, e o puno inferior sobe junto com a travessa, at que a pea compactada se encontre fora da cavidade. Quando a travessa volta sua posio inicial, inicia-se o ciclo seguinte, com o avano do sistema de alimentao e a retirada da pea compactada anteriormente. Na Tabela IV apresentada, para uma velocidade de prensagem de 17 batidas/min, a durao de cada uma das etapas do ciclo de prensagem.

Defeitos e Problemas Associados Prensagem Uniaxial


Alguns dos problemas e defeitos mais freqentes que aparecem ao longo do processo de fabricao de peas cermicas conformadas por prensagem uniaxial devidos a uma inadequada realizao desta operao so: Compacidade inadequada da pea Desgaste do molde por abraso Formao de trincas
Tabela IV. Durao das diferentes etapas da operao de prensagem.

Etapa de Prensagem Preenchimento da cavidade Descida do puno superior Primeira prensagem Perodo de desaerao Segunda prensagem Extrao Reposicionamento do puno superior Total

Durao (s) 1.338 0.394 0.320 0.955 0.278 0.77 0.75 3.437

% 39 12 9 28 8 2 2 100

Falta de uniformidade da compacidade no interior da pea e/ou entre peas i. Compacidade inadequada da pea. Este defeito pode estar relacionado a uma falta de controle na preparao da massa. A variao no teor de umidade da massa, provocada por alteraes nas condies de operao do secador atomizador ou granulador modifica sensivelmente a compacidade da pea prensada. ii. Desgaste do molde por abraso. Este problema provoca uma mudana progressiva nas dimenses da pea e um deterioramento de sua textura superficial. iii. Formao de trincas. O surgimento de trincas na pea prensada pode ter diferentes motivos. Os mais freqentes so: Desenho inadequado do molde, excesso de ar aprisionado durante a fase de compactao, excessiva expanso da pea durante sua extrao do molde, frico elevada entre a pea e a parede do molde durante a extrao, etc. Geralmente, as trincas comeam na bordas superiores da pea, ou durante a eliminao da carga (Figura 59-a), ou durante a extrao da pea do molde (58-b). No primeiro caso (59-a) a regio central da face superior da pea, que est em contato com o puno superior, se expande axialmente, enquanto este retirado. Por outro lado, nas bordas superiores, esta expanso est impedida pela frico entre as paredes da matriz e a superfcie da pea. Assim, so geradas tenses de trao nas bordas superiores da pea, que podem provocar o surgimento de trincas, se o valor destas tenses superar a resistncia mecnica do material naquela regio. A formao de trincas devido a este mecanismo, chamado de endcapping, pode ser evitada atravs de alguma ou algumas das seguintes aes:

Figura 59. Mecanismos de formao de trincas. (a) Formao de trincas durante a eliminao da carga; (b) Formao de trincas durante a extrao da pea.

30

Cermica Industrial, 6 (3) Maio/Junho, 2001

Reduo do coeficiente de frico do sistema pea/molde, atravs do emprego de um lubrificante adequado. Aumento da resistncia mecnica a verde da pea prensada, escolhendo natureza e proporo da fase ligante mais adequadas. Reduo da expanso de extrao. Retirada do puno superior sem a eliminao completa da carga, para evitar a expanso uniaxial da pea durante sua extrao. O segundo mecanismo de formao de trincas (59-b) tambm est relacionado com a expanso de extrao da pea. medida que a pea extrada do molde, sua seco aumenta de tamanho. Esta expanso provoca o surgimento de tenses de trao na pea, logo acima da borda superior da matriz, provocando a apario de trincas laminares (laminaes), quando o valor destas tenses supera o da resistncia mecnica do material. Para evitar o surgimento deste defeito deve-se aumentar a resistncia mecnica a verde da pea e reduzir ao mximo a expanso de extrao. O melhor modo de se conseguir isto uma seleo adequada da fase ligante. iv. Falta de uniformidade da compacidade no interior da pea ou entre peas. As variaes excessivas na compacidade no interior de uma pea causam deformaes e distores nas peas, inclusive quebra de peas durante a queima. Por outro lado, se estas alteraes so entre peas, provocam uma falta de uniformidade entre os produtos queimados. Uma das causas da variao de densidade no interior de uma pea a frico entre as partculas e entre estas e a matriz, conforme visto anteriormente. Entretanto, geralmente a principal causa deste tipo de defeitos um preenchimento no-uniforme das cavidades do molde. A regio da cavidade do molde que contiver mais massa no final da etapa de preenchimento ser a de maior compacidade aps a etapa de compactao. Se um molde contm diversas cavidades para obter diversas peas com apenas uma prensagem, uma falta de uniformidade no preenchimento provocar diferenas de compacidade entre as

peas. Para reduzir ou eliminar estes defeitos deve ser otimizado o programa de operao do preenchimento do molde e aumentada a fluidez da massa.

Prensagem Isosttica
Com a aplicao da presso em todas as direes da pea se consegue alcanar uma grande uniformidade na compacidade das peas, independente de sua forma, como pode ser comprovado na Figura 60. Geralmente, so empregados dois tipos de prensagem isosttica: a de molde mido e de molde seco. Tcnica do molde mido (Figura 61) A massa introduzida no interior de um molde flexvel e impermevel ao fludo pressurizado. Uma vez fechado, o molde submerso no lquido (geralmente gua) contido na cmara de presso. Na fase de compactao, o lquido, que pressurizado por uma bomba hidrulica, deforma o molde flexvel e transmite uniformemente a presso massa. Uma vez completo o ciclo de compactao, medida que reduzida a presso do lquido ocorre uma expanso tanto do molde como da pea, o que facilita a remoo desta. Ainda que qualquer fluido incompressvel possa ser empregado, o mais empregado a gua. O molde flexvel um elastmero, como o poliuretano. Sua flexibilidade e a espessura da parede so cuidadosamente selecionadas.

Figura 60. Distribuio da densidade aparente em peas obtidas por prensagem uniaxial e isosttica.

Figura 61. Prensagem isosttica. Tcnica do molde mido. Fases da operao.

Cermica Industrial, 6 (3) Maio/Junho, 2001

31

Em escala de laboratrio existem no mercado prensas capazes de alcanar presses da ordem de 1400 MPa. As prensas industriais, entretanto, no superam os 400 MPa. A etapa mais crtica da opera o continua a ser o preenchimento do molde. As principais vantagens desta tcnica so: a obteno de peas com uma distribuio de compacidade praticamente homognea, grande versatilidade de formas e baixo custo do molde. As principais desvantagens so: a excessiva durao do ciclo de prensagem, da ordem de minutos ou mesmo dezenas de minutos, a dificuldade de se automatizar a operao e o elevado custo de mo-de-obra. Tcnica do molde seco (Figura 62) Esta tcnica foi desenvolvida para aumentar a velocidade de produo da tcnica de molde mido. Basicamente, nesta tcnica, em vez de submergir o molde em um fluido, ele feito com canais internos por onde se faz circular o fluido pressurizado. A maior dificuldade do mtodo repousa no desenho do molde, que alm de ser mecanicamente resistente deve ser capaz de transmitir de maneira
Figura 62. Prensagem isosttica. Tcnica de molde seco. Fases de operao.

uniforme a presso massa. Uma vez obtido um desenho e construo de molde adequados, a operao pode ser automatizada e velocidades de at 1500 ciclo por hora podem ser atingidas.

32

Cermica Industrial, 6 (3) Maio/Junho, 2001

Vous aimerez peut-être aussi