Vous êtes sur la page 1sur 16

APONTAMENTOS ELEMENTARES ACERCA DA HERMENUTICA DE FRIEDRICH SCHLEIERMACHER

Prof. Andr Constantino Yazbek (UFLA)


1

Resumo: a partir de uma caracterizao sumria da histria da hermenutica, o artigo pretende lanar luzes sobre aspectos elementares do pensamento de Schleiermacher, bem como de sua contribuio para a hermenutica contempornea. Palavras-chave: Hermenutica, Compreenso, Alteridade.

Pensamento e expresso so ntima e essencialmente a mesma coisa (Friedrich Schleiermacher)

contempornea e, assim como a filosofia analtica, a fenomenologia e a semitica, se constitu atualmente no como uma disciplina particular, com limites e temas determinados, mas sim enquanto uma corrente ou tendncia que se ocupa de questes dos mais diferentes setores da existncia. Neste sentido, ela representa hoje uma larga ampliao de sua funo metdica original, posto que, nos sculos anteriores, se considerava a hermenutica uma metodologia destinada ao tratamento de textos da tradio histrica clssica e sagrada2. Assim sendo, tratava-se de, metodologicamente, enfrentar questes relacionadas com o correto acesso aos textos, com o modo adequado de interpret-los e, destarte, com a relao desses esforos de interpretao com outros mtodos.

hermenutica se encontra entre as principais correntes da chamada filosofia

Ora, se tais atividades, a comear pela exegese uma disciplina que se propunha a compreender um texto a partir de sua inteno e sobre o fundamento daquilo que ele significa , suscitaram um problema hermenutico, ou seja, um problema de interpretao, isto se deve ao fato de que toda a leitura de um texto se faz sempre no

Professor Adjunto de Filosofia do Departamento de Cincias Humanas da Universidade Federal de Lavras (UFLA) E-mail: acyzk@hotmail.com 2 Segundo a sumria introduo histrica de Karl-Otto Apel, O termo hermenutica assim como ontologia, sistema, entre outros um vocbulo grecizado, do sculo XVII, que ingressou sobretudo na teologia protestante, em substituio expresso humanstico-latina mais antiga ars interpretandi. Cf. APEL, Karl-Otto. Transformaes da Filosofia I: Filosofia Analtica, Semitica e Hermenutica. Traduo de Paulo Astor Soethe. So Paulo: Ed. Loyola, 2000. p. 328.
__________________________________________________________________________________________________ Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano V - Nmero V janeiro a dezembro de 2010

YAZBEK, Andr Constantino -2-

interior de uma comunidade, sob o fundo de uma tradio ou de uma corrente de pensamento vivo que traz consigo e desenvolve pressuposies e exigncias. Desse modo, a leitura dos mitos gregos na escola estica implica uma hermenutica que difere da interpretao rabnica da Tora; de mesmo modo, tambm a interpretao crist luz do acontecimento maior da cristandade, efetuada por parte da gerao apostlica, redundar em uma leitura distinta daquela dos rabinos.

Dito isso, percebe-se claramente que a exegese implica uma teoria do signo e da significao, como se pode notar em A Doutrina Crist de Santo Agostinho, por exemplo3. Se um texto pode comportar diversos sentidos um sentido histrico e outro espiritual, por exemplo , faz-se necessrio recorrer a uma noo de significao mais complexa que aquela dos signos ditos unvocos, que requerem antes uma lgica da argumentao. Portanto, o trabalho da interpretao nos revela um intento fundamental: o de vencer um distanciamento cultural e histrico e, com isso, aplainar o leitor para um texto que se configura como estrangeiro, de modo que se possa incorporar o seu sentido compreenso atual que um homem pode fazer de si mesmo4.

Um estmulo anlogo desenvolver um outro caminho para a doutrina da arte da compreenso e da interpretao: a hermenutica filolgica aparecer como um conjunto de instrumentos para as tentativas humansticas de redescobrir a literatura clssica que, enquanto material de formao, estava sempre presente, mas havia sido amoldada por completo ao mundo cristo. Em ambas as esferas da tradio da literatura dos clssicos Bblia , trata-se de jogar luzes sobre o sentido original dos textos.

Evidentemente, no se pode constituir nenhuma interpretao seno nos marcos dos modos de compreenso disponveis em uma poca dada: mito, alegoria, metfora, analogia, etc. Donde se sucede a vinculao ntima entre a interpretao no sentido preciso da exegese textual e a compreenso tomada em seu sentido amplo de inteligncia dos signos , j presente de certa forma em Aristteles5. Ora, a
A regra bsica para a interpretao dos textos sagrados, mais aceita pelos intelectuais cristos durante a Idade Mdia, era a de confrontar os textos de difcil compreenso com o todo da mensagem crist; e se por acaso o sentido oculto no aparecesse, dever-se-ia confront-los com os ensinamentos dos grandes pensadores do cristianismo. Como se sabe, esta forma de interpretao, fundada na doutrina patrstica, sofrer modificaes diante da reabilitao da filologia clssica. Cf. AGOSTINHO, Santo. A Doutrina crist. Traduo e notas de Nair de Assis Oliveira. So Paulo: Paulinas, 1991. 4 RICOEUR, Paul. Hermenutica y Estructuralismo. Traducion de Graziella Baravalle y Maria Teresa La Valle. Buenos Aires: Megpolis, 1975, p. 8. 5 Idem ibidem, p. 8.
__________________________________________________________________________________________________ Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano V - Nmero V janeiro a dezembro de 2010
3

APONTAMENTOS ELEMENTARES ACERCA DA HERMENUTICA DE FRIEDRICH SCHLEIERMACHER -3-

hermenutica acabar por romper os limites de uma tcnica destinada a especialistas, pois o que estar em jogo ser precisamente o problema geral da compreenso. parte o estagirita, portanto, onde se pode divisar a primeira e mais originria relao entre o conceito de interpretao e o de compreenso (que j vincula entre si os problemas tcnicos da exegese textual com os problemas mais gerais da significao6), com o desenvolvimento da filologia clssica e das cincias histricas, em fins do sculo XVIII e princpios do XIX, que se abrir o caminho para uma hermenutica geral. Assim, a partir do sculo XVIII, autores como John Semler e John Ernesti, por exemplo, reconheceram que, para se compreender adequadamente as Escrituras, seria preciso antes admitir a diversidade de seus autores e, por conseqncia, abandonar a unidade dogmtica do cnon. Desse modo, segundo Gadamer, a hermenutica principiou por se separar de todos os enquadramentos dogmticos, se liberando para se elevar ao significado universal de um organon histrico: a compreenso a partir do contexto do todo postulada j em Lutero, pois o conjunto das Escrituras que deve guiar a compreenso do individual requer agora necessariamente a restaurao histrica do contexto da vida a que pertencem os documentos. Sendo que j no h mais, desde ento, diferena alguma entre a interpretao de escritos sagrados e profanos, estamos em face de uma s hermenutica, que agora no se circunscreve nos limites de uma funo propedutica de toda historiografia, mas abarca, ela prpria, toda a atividade historiogrfica:

O contexto histrico universal, no qual mostram-se em seu significado verdadeiramente relativo os objetos individuais da investigao histrica, tanto os grandes como os pequenos, , ele prprio, um todo, a partir do qual pode-se compreender plenamente cada elemento individual em seu sentido; e ele, inversamente, s pode ser plenamente compreendido a partir desses elementos individuais: a histria universal , igualmente, o grande livro obscuro, a obra completa do esprito humano, composta nas lnguas do passado, cujo texto ter de ser entendido. A investigao histrica se compreende a si mesma 7 segundo o modelo da filologia, de que se serve.

Idem ibidem, p. 9. GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo: traos fundamentais de uma hermenutica filosfica. Traduo de Enio Paulo Giachini; reviso da traduo de Mrcia de S Cavalcante-Schuback. Petrpolis: Vozes, 2002, p. 278. Grife-se ainda que Gadamer acaba por resvalar naquilo que ser caracterizado por Schleiermacher como crculo hermenutico: toda compreenso do individual condicionada pela compreenso do todo e, inversamente, toda compreenso do todo s pode se configurar a partir do individual. No obstante, Schleiermacher aplicar o crculo tambm compreenso psicolgica: deve-se compreender cada formulao do pensamento como um momento vital no contexto total de seu autor.
7

__________________________________________________________________________________________________ Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano V - Nmero V janeiro a dezembro de 2010

YAZBEK, Andr Constantino -4-

Pois bem, ainda que se deva admitir que tal histria da compreenso tem estado acompanhada pela reflexo terica desde os tempos da filologia antiga, da perspectiva da contemporaneidade hermenutica, seu ponto de clivagem se encontra em Friedrich Schleiermacher e Wilhelm Dilthey. Portanto, se as reflexes da tradio pretendem servir arte da compreenso (do mesmo modo que a retrica serva arte de falar ou a potica arte de compor), agora a compreenso (Verstehen) enquanto tal que se converte em problema um problema cuja generalidade advm da considerao de que a compreenso se converteu em uma tarefa num sentido muito diverso do que at ento lha era conferida: ela j no mais uma doutrina da arte a servio da prxis do fillogo ou do telogo. Com Schleiermacher e Dilthey, o problema hermenutico se converte enfim em problema fundamentalmente filosfico. Nesta medida, retomando parcialmente a situao da hermenutica nos sculos XIX e XX, gostaria de partir sobretudo de alguns trechos selecionados dos Discursos Acadmicos pronunciados por Schleiermacher em 18298 para expor alguns apontamentos elementares de sua hermenutica. Tais discursos se apresentam sob a designao geral de Discursos Acadmicos [1829]: sobre o conceito de hermenutica, com referncias s indicaes de F. A. Wolf e ao compndio de Ast. Em seu conjunto, eles perfazem a tentativa de seu autor em fundar, diante de um pblico de intelectuais, a necessidade de um mtodo hermenutico geral. neste sentido que se deve compreender o dilogo encetado com Friedrich August Wolf e Friedrich Ast: o primeiro no acreditava na possibilidade de uma hermenutica geral, enquanto que o segundo oferecia j um exemplo de sua realizao. II.

No curso dos sculos XIX e XX, a partir do papel de uma disciplina auxiliar subordinada, a hermenutica desenvolveu-se progressivamente, atingindo a dignidade de um tipo filosfico de questionamento. parte a pliade de nomes que se ligam ao desenvolvimento da hermenutica contempornea, pode-se seguramente conferir especial destaque a Schleiermacher, que foi quem primeiro promoveu nas palavras de Paul Ricoeur a desregionalizao da visada hermenutica:

SCHLEIERMACHER, F. D. E. Discursos acadmicos (13 de agosto de 1829). In: Hermenutica: arte e tcnica de interpretao. Traduo e apresentao de Celso Reni Braida. Petrpolis: Vozes, 1999.
__________________________________________________________________________________________________ Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano V - Nmero V janeiro a dezembro de 2010

APONTAMENTOS ELEMENTARES ACERCA DA HERMENUTICA DE FRIEDRICH SCHLEIERMACHER -5-

Vejo a histria recente da hermenutica dominada por duas preocupaes. A primeira tende a ampliar progressivamente a visada da hermenutica, de tal modo que todas as hermenuticas regionais sejam includas numa hermenutica geral. Mas esse movimento de desregionalizao no pode ser levado a bom termo sem que, ao mesmo tempo, as preocupaes propriamente epistemolgicas da hermenutica, ou seja, seu esforo para constituir-se em saber de reputao cientfica, estejam subordinadas a preocupaes ontolgicas segundo as quais compreender deixa de aparecer como um simples modo de conhecer para tornar-se uma maneira de ser e de relacionar-se com os seres e com o ser. /.../ O verdadeiro movimento de desregionalizao comea com o esforo para se extrair um problema geral da atividade de interpretao cada vez engajada em textos diferentes. O discernimento desta problemtica central e unitria deve-se 9 obra de F. Schleiermacher.

Antes da obra de Schleiermacher, com vimos, divisa-se duas esferas de aplicao da hermenutica: de um lado, uma filologia dos textos clssicos; de outro, uma exegese dos textos sagrados (cada qual variando seu trabalho de interpretao conforme a diversidade dos textos). Os fillogos que foram os predecessores do hermeneuta alemo determinavam a hermenutica pelo contedo do que se devia compreender: Ast, com quem o autor dos Discursos dialoga durante toda a exposio, prope como objetivo de uma hermenutica universal alcanar a produo da unidade da vida grega e crist10 (o que no difere em absoluto daquilo que pensam os humanistas cristos). Schleiermacher, ao contrrio, j no buscar a unidade da hermenutica na unidade de contedo da tradio, mas sim na unidade de um procedimento que nem sequer diferenciado pelo modo como as idias foram transmitidas se por escrito ou oralmente, se numa lngua estranha ou na prpria. Em outros termos: Schleiermacher foi o primeiro a acentuar a genuna dimenso filosfica da hermenutica na medida em que salientou o problema da correta compreenso e interpretao no somente para os textos da tradio escrita, mas, sobretudo, em direo ampliao da tarefa hermenutica para todas as formas de comunicao, em especial o dilogo vivo: /.../ tenho que repetir outra vez que a hermenutica no deve estar limitada meramente s produes literrias; pois
9

RICOEUR, Paul. Interpretao e Ideologias. Traduo e apresentao de Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1990. p. 18-20. Note-se que Paul Ricoeur, ao vaticinar que o movimento de desregionalizao da hermenutica no pode ser levado a cabo sem que as suas preocupaes propriamente epistemolgicas estejam subordinadas a preocupaes ontolgicas, j aponta para aquilo que ser o desenvolvimento ulterior da hermenutica, realizado em especial na filosofia de Heidegger em Ser e Tempo, que no seno, grosso modo, a considerao do compreender no como um simples modo de conhecer, mas sim como uma maneira de ser e de relacionar-se com os seres e com o ser. Assim, Heidegger d um passo adiante em relao ao problema hermenutico passo preparado em parte por Dilthey e sua escola, em parte pela fenomenologia de Husserl quando faz recuar o problema da compreenso dimenso existencial do ser-a (Dasein). Trata-se agora, com a filosofia de Ser e Tempo, de uma compreenso original que antecede inclusive a dualidade entre o explicar e o compreender; e que, acima de tudo, dada com o prprio ser da existncia, uma vez que a existncia (Dasein) marcada pela compreenso do ser. 10 SCHLEIERMACHER, Discursos acadmicos (13 de agosto de 1829), op. cit., p.29.
__________________________________________________________________________________________________ Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano V - Nmero V janeiro a dezembro de 2010

YAZBEK, Andr Constantino -6-

eu me surpreendo seguidamente no curso de uma conversao [familiar] realizando operaes hermenuticas.11 a partir deste esforo de Schleiermacher em ampliar progressivamente a visada da hermenutica para que ento todas as hermenuticas regionais sejam includas em uma hermenutica geral que se pode ultrapassar efetivamente a localidade da linguagem escrita. Afinal, uma hermenutica geral exige que ns possamos nos postar para alm das aplicaes particulares referentes aos dois grandes ramos j mencionados da hermenutica dita tradicional, discernindo suas operaes comuns. Por conseguinte, devemos nos elevar no somente acima da particularidade do texto, mas tambm da particularidade das regras textuais nas quais se dispersam sobremaneira a arte de compreender. O movimento de desregionalizao, portanto, acaba por tornar-se um movimento de radicalizao, no qual a hermenutica se torna no somente geral, mas, sobretudo fundamental donde a aquisio de seu prprio status filosfico. Destarte, e em paralelo com sua atividade de telogo e tradutor, Schleiermacher consagra toda a sua maturidade elaborao de uma teoria da hermenutica que est na base da prpria hermenutica contempornea, que se considera uma teoria da compreenso. Ainda que Schleiermacher d sua hermenutica o nome de doutrina da arte qui envolto pelo sopro da tradio , deve-se entender o sentido sistemtico completamente novo que ele confere ao termo: trata-se de buscar a fundamentao terica do procedimento comum a telogos e fillogos, para ento, aqum de ambos os interesses, remontar a uma relao mais originria da compreenso do pensamento.12 Assim sendo, a hermenutica da compreenso rompe com os limites da hermenutica tradicional quer dizer, com os estreitos limites da prtica metodolgica hermenutica tradicional, que visa apenas estabelecer as regras de interpretao dos textos histricos e sagrados , e pretende se constituir como uma teoria da compreenso intersubjetiva, isso , dos processos de leitura que se desenrolam na esfera da comunicao entre sujeitos-conscincias. Trata-se mesmo de ultrapassar o nvel ordinrio da compreenso; trata-se de afirmar que, no limite, indiscutvel no a compreenso, mas sim o malentendido: a dificuldade de compreenso, a esfera do mal-entendido, j no tida como um momento ocasional, mas sim enquanto momento integrador e fundamental do
Idem ibidem, p. 33. Se esta arte [a hermenutica] uma coisa para a teologia crist e a mesma coisa para a cincia clssica da antigidade, ento, nenhuma nem outra constitui a sua essncia, mas esta qualquer coisa maior, da qual estas so apenas derivaes /.../; cada uma configurada de maneira especial como Organon para uma esfera determinada, para as quais, porm, deveria haver qualquer coisa de comum e de mais elevado. Cf. Idem ibidem, p. 29.
12

11

__________________________________________________________________________________________________ Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano V - Nmero V janeiro a dezembro de 2010

APONTAMENTOS ELEMENTARES ACERCA DA HERMENUTICA DE FRIEDRICH SCHLEIERMACHER -7-

problema geral da prpria compreenso. Nos termos de Apel, neste ponto introduz-se uma espcie de dvida cartesiana na doutrina da antiga ars interpretandi, isto , introduz-se a dvida onde antes subsistia o domnio da arte praticamente aplicada.13 Mas se assim o , ento a compreenso de um texto razo de ser da antiga hermenutica primeiramente a compreenso do produto expressivo de um sujeito; e isso de tal modo que Schleiermacher, em seus Discursos, afirma, peremptoriamente, fazer uso da prtica da hermenutica no somente no domnio da lngua materna ou estrangeira, no apenas no mbito de todo estudo filolgico ou teolgico, mas ainda, e sobretudo, no relacionamento imediato com os homens.14 Portanto, no se trata mais aqui de uma prtica circunscrita a um estudo filolgico apenas, nem mesmo de qualquer questo concernente teologia. Trata-se, isso sim, da considerao de que, enquanto compreenso de um texto, a hermenutica , acima de tudo, a compreenso de um fenmeno de linguagem objetivo que se define menos por seu autor, ou pelo fato de se tratar da lngua materna ou estrangeira, do que por sua situao na histria da lngua e da cultura. Em Schleiermacher, a hermenutica est voltada para a compreenso de tudo o que lingstico: o que se pressupe e o que se encontra em hermenutica apenas linguagem.15 Esta subordinao das regras particulares da exegese e da filologia problemtica geral do compreender, explicitada nos Discursos de Schleiermacher afinal, trata-se de discernir tambm o como, em um amigo, pode se dar a passagem de uma idia outra, ou ento de se questionar acerca das opinies, juzos e tendncias que fazem com que ele se expresse, sobre um assunto de discusso, deste modo e no de outro16 , constituir, para a histria da hermenutica, uma reviravolta anloga quela que fora operada pela filosofia kantiana com referncia s cincias da natureza: ao radicalizar o questionamento do compreender historicamente mediado da Bblia e dos autores clssicos, Schleiermacher juntamente com Dilthey, seu dileto discpulo se vincular pergunta kantiana acerca das condies de possibilidades e validade do conhecimento objetivo, transladando-a, no entanto, para o nvel de uma problemtica geral da

13 14

APEL, Transformaes da Filosofia I, op. cit., p. 331. SCHLEIERMACHER, Discursos acadmicos (13 de agosto de 1829), op. cit., p. 33 (grifo nosso). 15 Idem ibidem, p. 19. 16 Idem ibidem, p. 33.
__________________________________________________________________________________________________ Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano V - Nmero V janeiro a dezembro de 2010

YAZBEK, Andr Constantino -8-

compreenso. Assim, e mais uma vez segundo Apel17, o retroagir metdico em direo a um sujeito que ainda no compreende, sugerido em Schleiermacher, levar Dilthey ao discernimento de que, ao contrrio do que ocorre com o sujeito do conhecimento objetivo nas cincias naturais, o sujeito de compreender no pode ser apreendido enquanto uma conscincia pura (que determinaria as coisas-em-si como elementos passveis de afeco exterior, vale dizer, como se fossem fenmenos regulares), mas sim enquanto uma conscincia que determina as coisas-em-si como a vida (Leben) que se entende a si mesma de dentro, na vivncia (Erlebnis) e na expresso (Ausdruck) da vivncia18. exatamente por isso que Paul Ricoeur, desenvolvendo uma anlise anloga a de Apel, pde afirmar que a hermenutica vai aparecer como uma resposta global trazida grande lacuna do kantismo.19 Deve-se considerar ainda, como o faz Ricoeur, que se tratava tambm, e sobretudo, de revolucionar a concepo de sujeito do kantismo: ao ter se limitado busca das condies universais da objetividade na fsica e na tica, a filosofia kantiana s conseguiu evidenciar o esprito impessoal, quer dizer, portador das condies de possibilidade dos juzos universais. Sob este diapaso, o programa hermenutico de Schleiermacher ser portador de uma dupla marca: 1) a marca romntica, devida ao seu apelo a uma relao viva com o processo de criao; 2) e a marca crtica, explicitada em seu desejo de elaborar regras universalmente vlidas da compreenso.20 Seu propsito crtico, com efeito, estaria explicitado na seguinte divisa: h hermenutica onde houver no compreenso21. Isto : existe para cada um o estranho nos pensamentos e expresses de um outro.22 Desde ento se pode aquilatar com clareza o peso conferido prtica hermenutica: ao confessar a pratica hermenutica no domnio da lngua eu confesso que tenho essa prtica da hermenutica no domnio da lngua /.../ no relacionamento
17 18

APEL, Transformaes da Filosofia I, op. cit., p. 331-332. Pode-se, aqui, divisar o peso da influncia de Dilthey na filosofia heideggeriana de Ser e Tempo: Heidegger em Ser e Tempo est ligado justamente a essa concepo de Dilthey: de acordo com ela, a vida humana que inteligvel desde dentro, e na qual no se pode retroagir mais, j abrange desde sempre a separao sujeito-objeto cartesiano-kantiana e pode, portanto, ser interpretada a partir de sua prpria autocompreenso. Em sua hermenutica existencial, Heidegger substitui a vida que inteligvel no crculo hermenutico de vivncia e expresso pelo ser-a humano; neste, o ser em geral teria conquistado uma relao entre o Compreender e si mesmo. Essa abordagem permite-lhe renovar a pergunta platnico-aristotlica sobre o ser do ente /.../ enquanto pergunta sobre o sentido do ser, e sob o pressuposto de que existe um horizonte de entendimento para tal questo, qual seja, o prprio ser-a do ser humano, que sabe-ser em seu ser, e que com isso tambm entende desde sempre, e de maneira no-expressa (pr-ontolgica), o ser de todo ente restante. Cf. Idem ibidem. 19 RICOEUR, Interpretao e Ideologias, op. cit., p. 21. 20 Idem ibidem. 21 Schleiermacher apud Ricoeur, Idem ibidem. 22 SCHLEIERMACHER, Discursos acadmicos (13 de agosto de 1829), op. cit., p. 33.
__________________________________________________________________________________________________ Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano V - Nmero V janeiro a dezembro de 2010

APONTAMENTOS ELEMENTARES ACERCA DA HERMENUTICA DE FRIEDRICH SCHLEIERMACHER -9-

imediato com os homens23 , Schleiermacher confessa aquilo que no precisaria de confisso alguma, pois se evidencia cotidianamente (ainda que de modo no tematizado); est-se em meio aos homens, em relao inter-subjetiva com eles; o que significa, a todo momento, fazer hermenutica, quer dizer, esforarmo-nos por compreend-los, pois em todos eles, para cada um de ns, divisa-se o estranho, o nocompreendido: justamente porque cada alma no seu ser nico o no-ser dos outros, a incompreenso no se dissipar nunca inteiramente24. H hermenutica pelo simples fato de haver um mundo de intersubjetividades, de haverem vidas. Destarte, Schleiermacher pretende compreender cada pensamento ou expresso a partir do conjunto de um contexto vital do qual provm:
Pois a presena imediata do falante, a expresso viva que manifesta a participao de todo o seu ser espiritual, a maneira como ali os pensamentos se desenvolvem a partir da vida em comum, tudo isso estimula, muito mais do que o exame solitrio de um texto inteiramente isolado, a compreender uma seqncia de pensamentos simultaneamente como um momento da vida que irrompe e como uma ao conectada com muitas outras, mesmo aquelas de gneros 25 diferentes .

Nesta medida, o trecho acima bastante expressivo: a compreenso se move em todos os planos referentes inter-expressividade dos sujeitos (em ltima instncia, pode haver tambm uma compreenso dos gestos, dos atos, etc.), mas seu espao de ao fundamental a linguagem, que no seno o mdium de explicitao da vida em comum, posto que a compreenso em geral centrada nas expresses lingsticas orais ou escritas. Em poucas palavras, isso significa que toda a cena de desdobramento da inter-expressividade dos sujeitos, donde emana seu sentido e contexto vital, forosamente a linguagem entendida como expresso da individualizao da vida universal:
O ensinamento de Schleiermacher tem como pano de fundo a sua concepo metafsica da individualizao da vida universal. Desse modo, destaca-se o papel da linguagem, e isso numa forma que superou radicalmente a limitao erudita ao escrito. A fundamentao da compreenso feita por Schleiermacher sobre a base do dilogo e do entendimento inter-humano significou no seu conjunto um aprofundamento dos fundamentos da hermenutica, que no entanto acabou permitindo a edificao de um sistema cientfico com base

23 24

Idem ibidem. Idem ibidem, p. 46. 25 Idem ibidem, p. 34 (grifo nosso).


__________________________________________________________________________________________________ Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano V - Nmero V janeiro a dezembro de 2010

YAZBEK, Andr Constantino -10-

hermenutica. A hermenutica tornou-se base de todas as cincias 26 histricas do esprito e no s da teologia.

Portanto, o sentido normativo bsico de um texto, quer dizer, o elemento que originariamente confere sentido ao esforo hermenutico, encontra-se aqui em segundo plano: tendo-se em vista que um dos mais profundos impulsos da poca romntica foi a f no dilogo como uma fonte de verdade no-dogmtica, pode-se perfeitamente entender que a capacidade para o dilogo, isto , para a comunicao em geral, ocupasse um posto privilegiado nas preocupaes hermenuticas de Schleiermacher a experincia humana originria da capacidade para a amizade, para o dilogo e para a relao epistolar, constituir o ponto de partida do hermeneuta. Destarte, ao indicar expressamente que a arte da compreenso no necessria somente para o trato com os textos, mas sobretudo no trato da conversao, Schleiermacher acabar por expressar a convico de que a hermenutica mais do que um mtodo das cincias, ou de um grupo em particular de estudos eruditos. Ela designaria, antes de tudo, um elemento intrinsecamente ligado esfera da realidade humana (considerada do ponto de vista primordial de sua expressividade inter-subjetiva). Quer dizer: a hermenutica, em ltima instncia, a experincia de uma relao entre humanos por intermdio da linguagem. O que implica veremos a seguir na pr-existncia de algo em comum na relao lingstica entre interpretante e interpretado.27 III.

De acordo com Gadamer, o mtodo postulado por Schleiermacher denominado de hermenutica psicolgica pelo autor de Verdade e mtodo, uma vez que se fundamenta no postulado de que importa compreender um autor melhor do que ele prprio teria se compreendido , no seno uma frmula que, desde ento, tem sido repetida incessantemente, e em cujas interpretaes cambiantes caracteriza-se parte substancial da histria da hermenutica contempornea28. E o mesmo Gadamer tambm no deixar de notar e em seus Discursos o hermeneuta no faz seno confirm-lo o fato de que Schleiermacher no considera a tarefa da filologia e da exegese bblica, que consiste em compreender um texto composto em uma lngua estrangeira e procedente de uma poca

26

GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo II. Traduo de Enio Paulo Giachini; reviso da traduo de Mrcia de S Cavalcante-Schuback. Petrpolis: Vozes, 2002, p. 119-120. 27 SCHLEIERMACHER, Discursos acadmicos (13 de agosto de 1829), op. cit., p. 64. 28 Idem ibidem, p. 299.
__________________________________________________________________________________________________ Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano V - Nmero V janeiro a dezembro de 2010

APONTAMENTOS ELEMENTARES ACERCA DA HERMENUTICA DE FRIEDRICH SCHLEIERMACHER - 11 -

passada, mais problemtica do que qualquer outro compreender29: como vimos, o esforo da compreenso tem lugar cada vez que no se d uma compreenso imediata e, por conseqncia, a cada vez que se tem de contar com a possibilidade do malentendido a experincia da alteridade e da possibilidade do mal-entendido so universais. Desde o incio das consideraes de seus Discursos, portanto, Schleiermacher articula o exerccio da hermenutica ao surgimento (sempre presente) de uma esfera de estranheza em um momento qualquer dos discursos que o intrprete se prope a compreender a hermenutica, deste modo, consiste em um trabalho de dissipao de estranhezas.30 No entanto, ainda h mais a ser observado: claro est que a hermenutica no deve atuar apenas no domnio clssico outrora sua seara especfica , no sendo, portanto, um mero rganon filolgico deste domnio; claro est tambm que em todo lugar onde houver qualquer coisa de estranho, na expresso do pensamento pelo discurso /.../, h ali um problema que apenas pode se resolver com a ajuda de nossa teoria [hermenutica].31 No obstante, se h algo estranho a ser compreendido, dialeticamente deve-se considerar que a condio de possibilidade de compreender este algo reside justamente no fato de haver tambm pontos de contato para a compreenso:
[quando tudo fosse algo absolutamente estranho], a hermenutica no saberia entabular o seu trabalho. Do mesmo modo no caso oposto, a saber, quando nada fosse estranho entre aquele [que fala e aquele que ouve], ela no precisaria ser entabulada, antes a compreenso seria dada simultaneamente com a leitura e audio /.../. Na verdade, /.../ se o que para ser compreendido fosse completamente estranho quele que deve compreender, e no houvesse nada de comum entre ambos, ento, 32 no haveria ponto de contato com a compreenso.

Donde se segue, justamente, a dinmica conferida hermenutica por Schleiermacher: compreender o outro ao fim e ao cabo, disso que se trata implica de alguma forma em compreend-lo j desde sempre, em partilhar com ele algum ponto de contato, algo em comum que torne possvel a prpria compreenso. Nesta medida, h desde sempre um nvel ordinrio da compreenso; e precisamente com base neste nvel ordinrio que se deve promover a tarefa hermenutica de elevar as questes da linguagem cuja polissemia constitu o trao caracterstico at a exigncia de um trabalho de interpretao que se posta primeiramente no nvel mais banal da conversao. Assim, o
29 30

Idem ibidem, p. 195. Idem ibidem, pp. 25 ss. 31 Idem ibidem, p.31. 32 Idem ibidem.
__________________________________________________________________________________________________ Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano V - Nmero V janeiro a dezembro de 2010

YAZBEK, Andr Constantino -12-

manejo do contexto, que o complemento necessrio e inelutvel da polissemia da linguagem seja ela materna ou estrangeira , pe em jogo uma atividade de discernimento. Considerada deste modo, tal atividade ser uma atividade de interpretao: trata-se de reconhecer a mensagem relativamente unvoca que o locutor construiu, sempre apoiado sobre a base polissmica das lnguas naturais. Segundo Ricoeur, o discernimento se d a partir de uma permuta concreta de mensagens que, trocadas entre os interlocutores, tm por modelo o jogo da questo e da resposta; mas o que ocorre, observa ainda Ricoeur, que no mbito da hermenutica contempornea a escrita parece no mais preencher as condies de interpretao direta mediante o jogo da questo e da resposta, tal como se daria atravs do dilogo. 33 Neste momento,
So necessrias /.../ tcnicas especficas para se elevar ao nvel do discurso a cadeia dos sinais escritos e discernir a mensagem atravs das codificaes superpostas, prprias efetuao do discurso como 34 texto.

Tais tcnicas especficas, nas palavras de Schleiermacher,


no dependem absolutamente de que o discurso esteja fixado para os olhos atravs da escrita, mas ocorre sempre onde ns temos que apreender pensamentos ou encadeamentos de pensamentos atravs de 35 palavras.

Assim com elas tampouco se limitam aos casos em que a lngua uma lngua estrangeira,
mas tambm na prpria lngua e, note-se, inteiramente independente dos diversos dialetos nos quais ela eventualmente se decompe, ou de 36 particularidades que se encontram em um e no em outro.

Portanto, se no se deve limitar o trabalho hermenutico nem linguagem materna e nem tampouco quilo que est redigido em lngua estrangeira, porque estreiteza destas posies ambas identificadas pelo autor dos Discursos37 deve-se opor um conselho urgente para que possamos precisar o verdadeiro alcance da tarefa hermenutica: exercitar com zelo a interpretao das conversaes significativas38. Com efeito, trata-se aqui de distinguir o procedimento do compreender para dot-lo de
33 34

RICOEUR, Interpretao e Ideologias, op. cit., p. 20. Idem ibidem. 35 SCHLEIERMACHER, Discursos acadmicos (13 de agosto de 1829), op. cit., p. 33. 36 Idem ibidem, p. 33. 37 Idem ibidem, p. 32. 38 Idem ibidem, p. 34.
__________________________________________________________________________________________________ Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano V - Nmero V janeiro a dezembro de 2010

APONTAMENTOS ELEMENTARES ACERCA DA HERMENUTICA DE FRIEDRICH SCHLEIERMACHER - 13 -

autonomia suficiente: a hermenutica deve elevar-se ao status de um mtodo autnomo (pois o mal-entendido se produz por si mesmo, e a compreenso algo que temos de querer e de procurar em cada ponto39); em um esforo que se coaduna perfeitamente com a exigncia de libertar-se das proposies de tarefas redutoras, a partir das quais os predecessores de Schleiermacher Ast e Wolf haviam fixado a essncia da hermenutica: sob a batuta do autor dos Discursos, mesmo no conhecido, quer dizer, naquilo que ns familiar, de fato o estranho que se manifesta na lngua, quando uma ligao de palavras [renega-se a tornar-se clara].40 Mas se ainda assim o ponto de contato para a compreenso sempre possvel, se a tarefa da compreenso j se vincula desde sempre esfera inter-expressiva caso contrrio, no haveria mundo inter-subjetivo , porque est pressuposta a idia de que cada individualidade uma manifestao do viver total e que, por isso mesmo, cada qual traz em si um mnimo de cada um dos demais. Assim, ao pontuar a problemtica da compreenso no mbito da individualidade, surge para Schleiermacher a tarefa da hermenutica enquanto hermenutica universal: tanto o extremo da alteridade como o da familiaridade se do com a diferena relativa de toda individualidade presta-se contas, ento, tanto do carter provisrio quanto da infinidade da tarefa da compreenso.41 Compreender sempre mover-se em crculos.42 Enfim, a hermenutica geral na medida em que ela co-extensiva ao ato de compreender, no sendo, portanto, redutvel aos problemas de uma nica nocompreenso especfica: enquanto ato hermenutico por excelncia, a compreenso se aplica a todas as situaes humanas nas quais se requer a explicitao das intenes manifestas de uma outra conscincia. Postulada por Schleiermacher nesses termos, a extenso da tarefa hermenutica ao dilogo significativo mostra o quanto se

39

GADAMER, Verdade e Mtodo: traos fundamentais de uma hermenutica filosfica, op. cit., p. 289. 40 SCHLEIERMACHER, Discursos acadmicos (13 de agosto de 1829), op. cit., p. 45. 41 No que diz respeito compreenso, duas mximas opostas. 1) Compreendo tudo at o momento em que me choco com uma contradio ou com um sem-sentido; 2) No compreendo nada se no o reconheo e no posso constru-lo como necessrio. De acordo com essa ltima mxima, compreender uma tarefa infinita. Cf. SCHLEIERMACHER, F. D. E. Les aphorismes de 1805 et de 1809-1810. In: Hermneutique. Genve: Editions Labor et Fides, 1987, p. 48. 42 Tradicionalmente, a concepo de crculo hermenutico entende que o conhecimento anterior da obra fundamental compreenso de suas partes, assim como a compreenso adequada das partes fundamental para uma boa interpretao do todo. Nas palavras de Schleiermacher, Cada particular apenas pode ser compreendido por meio do todo e, portanto, toda explicao do particular pressupe j a compreenso do todo. Cf. SCHLEIERMACHER, Discursos acadmicos (13 de agosto de 1829), op. cit., p. 46-47.
__________________________________________________________________________________________________ Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano V - Nmero V janeiro a dezembro de 2010

YAZBEK, Andr Constantino -14-

transformou o sentido da estranheza presente na relao entre quem discursa e quem interpreta cuja superao a hermenutica deveria ser capaz de alcanar frente ao que at ento se havia proposto na tradio: em um sentido novo e universal, a estranheza doravante estar ligada indissoluvelmente com a individualidade do tu esfera do reconhecimento efetivo da alteridade , de sorte que os consensos fundamentados biblicamente, ou mesmo racionalmente, no formam mais o fio condutor dogmtico de toda a compreenso do texto. Destarte, Schleiermacher se atm a proporcionar reflexo hermenutica uma motivao fundamental, que situe o problema hermenutico em um horizonte at ento inaudito: a relao circular da tarefa hermenutica extrapola os limites estritos do texto e, estendendo-se linguagem em geral, concerne expresso de vida de seu autor. O que implica mais do que a mera transposio do problema hermenutico da compreenso daquilo que foi fixado por escrito para a compreenso do discurso em geral. Implica, isto sim, um deslocamento fundamental: o que deve ser compreendido no a literalidade das palavras e seu sentido objetivo, mas, ao fim e ao cabo, tambm a individualidade de quem fala, quer dizer, do prprio autor.43 E mais: deve-se conceber imediatamente a individualidade do autor transformando-se a si mesmo, concomitantemente, em outrem. Neste processo, cada qual evoca a alteridade de uma perspectiva alheia com a qual possa erguer-se em sua prpria perspectiva. No universo hermenutico de Schleiermacher, o verdadeiro problema da compreenso somente emerge quando, no esforo para se compreender um contedo, questiona-se acerca das opinies, juzos e tendncias que fazem com que ele [outrem] se expresse, sobre um assunto de discusso, deste modo e no de outro.44 Um questionamento hermenutico desta envergadura anuncia uma forma de reconhecimento da alteridade em sua radicalidade eminente com a conseqente afirmao da possibilidade efetiva de formao de consenso a partir deste reconhecimento e, em ltima instncia, significa uma renncia a um sentido comum. Aqui reside, de fato e de direito, a percepo da individualidade do tu, bem como a considerao de sua peculiaridade por parte do esforo da compreenso. Interpretante e interpretado, eu e outrem, se inter-relacionam a partir de uma comunidade compreensiva prvia e necessria expresso inter-subjetiva: a hermenutica postulada por Schleiermacher encontra sua garantia e a justa medida
Assim, paralelamente interpretao gramatical, ele [Schleiermacher] coloca a psicolgica (tcnica) e nesta que se encontra o que ele tem de mais prprio. /.../ A hermenutica abrange a arte da interpretao gramatical e psicolgica. , em ltima anlise, um comportamento divinatrio, um transferir-se para dentro da constituio completa do escritor, um conceber o decurso interno da feitura da obra, uma reformulao do ato criador. Cf. GADAMER, Verdade e Mtodo: traos fundamentais de uma hermenutica filosfica, op. cit., p. 291-292. 44 SCHLEIERMACHER, Discursos acadmicos (13 de agosto de 1829), op. cit., p. 33.
__________________________________________________________________________________________________ Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano V - Nmero V janeiro a dezembro de 2010
43

APONTAMENTOS ELEMENTARES ACERCA DA HERMENUTICA DE FRIEDRICH SCHLEIERMACHER - 15 -

de sua tarefa no fato de que cada esprito, em sua singularidade mesma, representa uma individuao da vida universal.45

45

STAROBINSKI, Jean. Avant-propos: LArt de Comprendre. In: SCHLEIERMACHER, F. D. E. Hermneutique. Genve: Editions Labor et Fides, 1987, p. 09.
__________________________________________________________________________________________________ Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano V - Nmero V janeiro a dezembro de 2010

YAZBEK, Andr Constantino -16-

Referncias: AGOSTINHO, Santo. A Doutrina crist. Traduo e notas de Nair de Assis Oliveira. So Paulo: Paulinas, 1991. APEL, Karl-Otto. Transformaes da Filosofia I: Filosofia Analtica, Semitica e Hermenutica. Traduo de Paulo Astor Soethe. So Paulo: Loyola, 2000. GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo: traos fundamentais de uma hermenutica filosfica. Traduo de Enio Paulo Giachini; reviso da traduo de Mrcia de S Cavalcante-Schuback. Petrpolis: Vozes, 2002. __________. Verdade e Mtodo II. Traduo de Enio Paulo Giachini; reviso da traduo de Mrcia de S Cavalcante-Schuback. Petrpolis: Vozes, 2002. RICOEUR, Paul. Hermenutica y Estructuralismo. Traducion de Graziella Baravalle y Maria Teresa La Valle. Buenos Aires: Megpolis, 1975. __________. Interpretao e Ideologias. Traduo e apresentao de Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1990. SCHLEIERMACHER, F. D. E. Discursos acadmicos (13 de agosto de 1829). In: Hermenutica: arte e tcnica de interpretao. Traduo e apresentao de Celso Reni Braida. Petrpolis: Vozes, 1999. __________. Les aphorismes de 1805 et de 1809-1810. In: Hermneutique. Genve: Editions Labor et Fides, 1987. STAROBINSKI, Jean. Avant-propos: LArt de Comprendre. In: SCHLEIERMACHER, F. D. E. Hermneutique. Genve: Editions Labor et Fides, 1987.

__________________________________________________________________________________________________ Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei - Ano V - Nmero V janeiro a dezembro de 2010

Vous aimerez peut-être aussi