Vous êtes sur la page 1sur 31

Manual para a ELABORAO DE TRABALHOS ACADMICOS

Diagramado por Andr Lus Negretto Florindo Rafael Aroni Tutoria de Educao a Distncia Leme SP

Importante

Nem todos os sites da internet so confiveis. Quando for solicitada pesquisa em sites de internet, para garantir a qualidade de sua aprendizagem, pesquise em sites de universidades, congressos,

associaes de classe, por exemplo, evitando sites como a Wikipdia,


que por no se saber ao certo quem so os autores de seus textos, pode no ser muito confivel, podendo levar os alunos a uma aprendizagem errada. Tambm, lembre-se: Google no fonte, ferramenta de busca, portanto no deve ser citado.

Formatao

A formatao bsica para elaborar um trabalho acadmico deve ser baseada nos princpios gerais da NBR 14724:2011. Os padres a serem seguidos so: PAPEL = A4 ESPAAMENTO ENTRE LINHAS = 1,5 cm em todo o trabalho TEXTO = Justificado em todo o trabalho, exceto para as referncias e notas de rodap, as quais devero estar alinhadas esquerda. Recomenda-se o uso de itlico, ao utilizar termos de origem estrangeira no decorrer do texto. FONTE = Arial, tamanho 12, exceto para citaes com mais de 3 linhas, notas de rodap, paginao e legendas de ilustraes e tabelas, recomenda-se tamanho 10. MARGENS = cabealho 3 cm; margem esquerda 3 cm; margem direita 2 cm e rodap 2 cm;

Capa

Elementos obrigatrios so apresentados na seguinte ordem: 1. Nome da instituio; 2. Nome do autor do trabalho; 3. Ttulo em letras maisculas e subttulo se houver em letras minsculas precedido de dois pontos; 4. Nmero de volumes se houver; 5. Local (Cidade/Unidade da Federao) onde se deposita o trabalho; e 6. Ano de depsito em algarismos arbicos.

Sumrio

uma listagem obrigatria das principais divises, sees e outras partes de um documento refletindo a organizao e a grafia da matria no texto. Suas partes devem ser acompanhadas do(s) respectivo(s) nmero(s) da(s) pgina(s). Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumrio completo do trabalho conforme a NBR 6027:2003.

OBSERVAO: No se deve confundir sumrio com ndice, listas ou resumo. Segundo a NBR 6027 (2003) o ndice uma lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critrio, que localiza e remete para as informaes contidas no texto, tais como datas, ilustraes, exemplos etc., na ordem de sua ocorrncia.

Sumrio

H algumas observaes para compor o sumrio: 1. Deve-se indicar o nmero dos captulos e respectivas pginas, bem como os ttulos das subsees e suas respectivas pginas; 2. Deve-se indicar o nmero e ttulo dos captulos e respectivas pginas, bem como os ttulos das subsees e suas respectivas pginas; 3. Para documentos em mais de um idioma, aconselha-se elaborar um sumrio para cada idioma inserindo-os em pginas separadas; 4. Utilizar algarismos arbicos e numerao progressiva para indicao dos captulos e suas subdivises; 5. A subdiviso dos captulos no deve interferir na sequncia normal dos captulos. Exemplo: Captulo 1 Administrao e suas origens 20 1.1 O conceito de administrao 25

Introduo

Elemento obrigatrio, onde o autor apresentar em linhas gerais os principais resultados obtidos na reflexo do corpo do texto, ou trabalho propriamente dito. Pode-se elaborar um breve resumo instigante dos captulos e subcaptulos. Conforme Traldi & Dias (2009), alguns autores defendem que a introduo deve conter quatro ideias bsicas, sobre as quais devem ser construdos quatro pargrafos principais, que respondam s seguintes indagraes: 1. Qual o tema trabalhado? 2. Por que este tema foi escolhido? 3. Para quem e de que forma o estudo oferecer contribuies? 4. Como o trabalho est estruturado? Quais os captulos e principais ideias?

Introduo

De acordo com Traldi & Dias (2009), as respostas a estas perguntas constituiro a sntese da introduo, uma vez que atravs delas o autor conseguir transmitir as informaes mais relevantes sobre o assunto, s justificativas que o levaram a se interessar pelo tema, os objetivos propostos no estudo e a maneira como o trabalho poder contribuir para a evoluo do conhecimento.

Desenvolvimento (Captulos)

a parte principal do trabalho acadmico e se caracteriza por possuir uma especifica composio. Deve retratar o conhecimento do tema, desenvolvido ao longo de uma vasta pesquisa, aprensentado em linguagem culta e tcnica, observadas as regras gramaticais vigentes (ver por exemplo: Decreto N. 6.583 de 29/09/2008 Promulga Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa).

Conforme Frana (2007) aponta a introduo tem por objetivo desenvolver a ideia principal, ao analisar e ressaltar os pormenores, discutindo hipteses divergentes e expondo a prpria hiptese a fim de demonstr-la. neste momento que o leitor tem acesso a completa percep do contedo.
Nesta etapa, o trabalho dividido em captulos e subcaptulos, que seguem uma sequncia lgica da definio do objeto de estudo e da metodologia escolhida, para a construo do referencial terico que fundamentar a anlise e a apresentao dos resultados.

Desenvolvimento (Captulos)

De acordo com Traldi & Dias (2009), cada captulo (seo primria) se deve iniciar em uma nova pgina conforme especifca a normatizao da ABNT, para redao de trabalho cientfico (NBR 6024:2005), podendo ser subdividido em sees secundrias, subcaptulos, os quais no obedecem esta regra. Os ttulos dos captulos devem ser redigidos em letras maisculas, enquanto os ttulos dos subcaptulos so escritos com maisculas somente na primeira letra, exceto para os nomes prprios. Existem cursos que seguem uma determinda estrutura lgica para organizar o desenvolvimento dos captulos, com a definio do objeto de estudos, a metodologia escolhida para a construo do referencial terico, etapas as quais iro fundamentar a anlise e apresentao dos resultados e concluses.

Consideraes Finais

Corresponde a parte final do trabalho, o ltimo elemento textual, onde o autor avalia os resultados obtidos, prope solues e aplicaes prticas. Constitui-se uma resposta a hipteses enunciadas na introduo. O pesquisador pode expor seu ponto de vista com base nos resultados que avaliou e interpretou (Frana, 2007). A concluso faz um fechamento dos captulos do trabalho, deve conter:

1. Comparao entre resultados e hipteses; 2. Realizar uma avaliao do caminho da pesquisa; 3. Sugestes para estudos futuros.
OBSERVAO: Na concluso no deve haver desenvolvimento de tema, citao e nota de rodap. A formatao a mesma utilizada em todo o trabalho: fonte Arial, tamanho 12, pargrafo de 1,25cm, entrelinhas de 1,5 cm e texto justificado.

CONSIDERAES FINAIS

Referncias Bibliogrficas

As referncias possuem NBR prpria que a 6023:2002. Trata-se de todos os materiais consultados para o desenvolvimento do trabalho. elemento obrigatrio que tem o objetivo de apresentar e orientar elementos que identificam documentos em diferentes suportes ou formatos utilizados para a elaborao de trabalhos acadmicos. Segundo Frana (2007): Referncia o um conjunto de elementos que permite a identificao de publicaes, no todo ou em parte. Devem ser listadas em ordem alfabtica de sobrenome e nome de autor, ttulo, local de pblicao, nome da editora e ano de publicao, para todos tipos de publicaes consultadas. Outra forma de elaborar a referncia bibliogrfica apresentar em ordem numrica crescente, as obras consultadas, obedecendo ordem de citao dos autores ao longo do corpo do texto.

Referncias Bibliogrficas

Quanto a formatao, em listas especficas deve ser: fonte arial, tamanho 12, entrelinhas simples, alinhas esquerda e separadas entre si por um espao simples em branco. Em notas de rodap a mesma formatao, porm em fonte menor. Alm do autor e do ttulo importante observar os demais elementos da referncia como:

Segundo Frana (2007): "Inicia-se a entrada pelo ltimo sobrenome do autor em letras maisculas, seguido dos prenomes".

AUTORIAS

PUBLICAES EM PARTES

DOCUMENTOS ELETRNICOS - INTERNET

Citaes

As citaes possuem NBR prpria que a 10520:2002. A citao uma meno, no texto, de uma informao colhida em documentos pesquisados. A sua funo consiste em sustentar o raciocnio do autor no decorrer do trabalho. Tem por: finalidade, exemplificar, esclarecer, confirmar, documentar, ilustrar e sustentar, etc.

Como definem Traldi & Dias (2001), as citaes so trechos de obras de outros autores inseridos ao longo do texto que conferem maior confiabilidade ao trabalho, esclarecendo ou complementando ao que est sendo apresentado.

Citaes

IMPORTANTE: Constitui plgio a apropriao de ideias alheias sem a indicao do autor e da fonte de onde foi retirada a informao referenciada, alm de denunciar desonestidade intelectual previsto no artigo 184 do Cdigo Penal sob pena de deteno de 3 meses a 1 ano.

Citaes

Todas as citaes que compem o trabalho devem seguir o sistema de chamada autor-data, no qual se descreve as informaes da obra anteriormente citao ou aps, por isso no se utiliza notas de rodap ou o sistema numrico, que permite correlacionar com as notas de rodap ou listas de referncias. As citaes podem ser diretas (textuais) ou indiretas (livres). As diretas consistem em uma transcrio exata de parte da obra do autor consultado. Quando at trs linhas so inseridas no texto, entre aspas. Exemplo: No Brasil, o estudo profissionalizante inibe o acesso universidade." (FERRAZ, 1995, p. 20).

Citaes

Quando mais de trs linhas, devem constituir um pargrafo independente, recuo 4 cm da margem esquerda, com tamanho de letra menor do que o utilizado no texto, recomenda-se tamanho 10, sem pargrafo e com espaamento simples entrelinhas, dispensando as aspas. Exemplo: Segundo Azevedo (2001, p. 31), resenha:
a apreciao crtica sobre determinada obra, a resenha visa incentivar a leitura do livro comentado. Trata-se, geralmente, de um texto curto para publicao em peridicos especializados. Seu tamanho ser determinado por quem o solicitar. Pode variar entre cinco mil (para jornais no especializados) e dez mil caracteres (para publicaes cientficas).

Citaes

As indiretas consistem no texto baseado na obra do autor consultado. Conhecida tambm como citao em sntese so livres de aspas, devendo traduzir com fidelidade o sentido do texto original. Exemplo: O futuro desenvolvimento da informao est cada dia mais dependente de um plano unificado de normalizao. (MARTINS, 1984). Se houver interrupes da citao seja curta ou longa deve-se utilizar supresses [...]. Se inserir novas palavras, utilizar as interpolaes, acrscimos ou comentrios [ ]. Tambm permitido utilizar recursos tipogrficos, desde que mencionados.

Citaes

Exemplos: De acordo com Oliveira Netto (2008, p. 44): "As fontes primrias englobam os livros que so objetos de nossa pesquisa e/ou os fenmenos reais que, atravs de mtodos e tcnicas adequados, sero transformados em textos [...]".

"A anlise interpretativa a terceira abordagem do texto com vistas sua interpretao, mediante a situao [de todas as] idias do autor." (SEVERINO, 2002, p. 56).

Referncia de Consulta
Manual para elaborao de trabalhos acadmicos: apresentao NBR 14724, disponvel em: http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html Frana, 2007. Traldi & Dias, 2009. Consultado em: 19.set.2011.

BONS ESTUDOS!!!

Vous aimerez peut-être aussi