Vous êtes sur la page 1sur 3

ARTRITE REUMATIDE clnica mdica.

. Doena crnica (auto-imune) de causa desconhecida, caracterizada principalmente por inflamao articular persistente, mas h casos em que outros rgos so comprometidos. Causa: defeitos genticos no sistema imune e a presena estmulos externos. Mais em mulheres (30 e 50 anos), tambm em homens e crianas. A persistncia dos estmulos ou a incapacidade do sistema imune em controlar a inflamao levam cronicidade da doena. Alteraes Encontradas Liberao de enzimas pela membrana sinovial destruio das estruturas articulares (cartilagem e ossos vizinhos) e juxta-articulares (tendes e ligamentos). Sintomas Incio da doena simtrica e aditiva. artrite

No incio: doena lenta e pouco agressiva, localizando-se inicialmente nas pequenas articulaes das mos. Existem formas agudas e rapidamente limitantes. Uma caracterstica marcante a rigidez matinal * Articulaes sensveis, quentes e inchadas. * Inflamao das articulaes algumas vezes afetando outros locais como pescoo, ombros, cotovelos, quadril, tornozelos e ps. * Fadiga, febres ocasionais e sensao geral de no se sentir bem. * Dor e rigidez que dura mais que 30 minutos pela manh ou aps longo descanso.

* Sintomas que duram por muitos anos. * Variabilidade dos sintomas entre as pessoas. Evolui progressivamente levando, com o passar do tempo, a grave incapacidade articular. (deformidade das articulaes).

Manifestaes clnicas extra-articulares: 1) Ndulos reumatides: localizados debaixo da pele principalmente em reas de apoio como cotovelos.

2) Comprometimento ocular: alterao mais freqente a inflamao das glndulas lacrimais diminuio da lgrima. Os olhos ficam irritados e com sensao de estarem com areia. Quando no tratados adequadamente, a crnea fica sujeita a eroso e infeco. 3) Manifestaes musculares: hipotrofia muscular. Melhora sua fora com exerccios. Avaliar uso de frmacos. 4) Sistema nervoso: formigamento ou queimao nas articulaes. 5) Afrouxamento ou destruio de ligamentos na coluna cervical: pode comprimir a medula, e levar a paralisia e mesmo a parada respiratria e morte.

6) Anemia leve: devido a perda sangnea pelo estmago pelo uso de antiinflamatrios. 7) Vasculite: depende da intensidade da leso, localizao e tamanho do vaso. Podem apresentar reas extensas de vasculite cutnea provocando lceras de difcil controle. Diagnstico da artrite reumatide Anlise dos sinais e sintomas (inicio e progresso). Exame fsico, principalmente nos reflexos, articulaes, pele e fora muscular. Presena de ndulos reumatides. Testes laboratoriais, sendo comum o teste para fator reumatide, um anticorpo presente em muitas pessoas com a doena.

Raio-x para determinar o nvel de destruio das articulaes. Ele no til nos estgios iniciais da artrite reumatide, antes que o dano sseo seja evidente, mas pode ser usado para monitorar o progresso da doena. Tratamento Clnico geral ou um reumatologista. Sendo este ltimo, especializado em artrite e outras doenas das articulaes, ossos e msculos. - Exerccios realizados moderadamente e com regularidade ajudam a fortalecer os msculos e ossos, diminuem a fadiga, aumentam a flexibilidade e promovem sensao de bem estar. - Uso de tala para apoio; - Informao sobre como conviver com a doena. Geralmente sofrem menos dor e tm menos problemas.

Vous aimerez peut-être aussi