Vous êtes sur la page 1sur 13

OKR Koroiva Engenharia Treinamento

TPICOS SOBRE CALOR E TEMPERATURA


1. NOES GERAIS
O que calor? Quando um corpo transfere energia para outro devido diferena de temperatura existente entre eles, observa-se o conceito de calor. Portanto essa energia s existe se estiver em movimento. Tal transferncia ocorre at que os corpos igualem suas temperaturas, chegando, ento, ao equilbrio trmico. Geladeiras ou regies geladas do planeta tem tanto a ver com o calor quanto fornos ou desertos: Quando tentamos pensar em alguma coisa que "no tem nada a ver com o calor" natural, por oposio, pensar em algo frio. Na realidade, quando se diz que um objeto est frio, porque est menos quente que o ambiente em sua volta, ou porque est menos quente do que a mo que tateia o objeto. A nossa pele o rgo que nos diz como nosso corpo est em termos de calor. O que a pele nos indica no temperatura, mas a direo e o fluxo do calor. Em outras palavras: se sentimos frio, o que nossa pele est nos dizendo que h calor saindo (direo) e quanto (fluxo). Quanto maior o fluxo de calor de dentro para fora, maior a sensao de frio. Quanto maior o fluxo de calor de fora para dentro, maior a sensao de quentura. O nosso corpo uma mquina que precisa conter uma certa quantidade de calor para funcionar bem. Nem mais, nem menos. Calor em excesso faz nosso crebro comportar-se erraticamente ou desligar o sistema numa reao de auto-proteo. Excesso de calor podem levar Intermao ou Insolao. Calor de menos ( o que chamamos frio) faz com que nosso crebro tenda a parar de funcionar. Calor de menos pode nos levar Hipotermia. Em ambos os casos, o resultado extremo a morte, pura e simples. Todas as coisas recebem e cedem calor o tempo todo. Quando esta troca equilibrada, se diz que elas esto em equilbrio trmico. Quando cedem mais do que recebem, ou vice-versa, porque esto mais quentes ou mais frias que seu ambiente. Entretanto para definirmos o quanto algo mais quente ou mais frio que outra, no podemos usar escalas do tipo: geladinho, frio, mais ou menos, morno, quente, pelando, um inferno, etc. Para isso introduziu-se no sculo XIX a idia de temperatura e escalas termomtricas.

(19) 3421-4067

http://koroiva.sites.uol.com.br

OKR Koroiva Engenharia Treinamento O que temperatura? Percebemos que o tato no confivel o suficiente para determinar a temperatura de um corpo quando tocamos numa maaneta de metal ou de madeira que na realidade esto mesma temperatura do ambiente mas podemos jurar que a maaneta de metal est mais fria O termmetro mais comum o termmetro de mercrio, baseado na dilatao do mercrio contido num recipiente de vidro (bulbo) ao qual se adapta uma haste de dimetro pequeno e constante. - A utilizao do termmetro para avaliao da temperatura de um sistema fundamenta-se no fato de que, aps algum tempo em contato, o sistema e o termmetro adquirem a mesma temperatura, isto , alcanam o equilbrio trmico. - O conjunto dos valores numricos que a temperatura pode assumir constitui uma escala termomtrica que estabelecida ao se graduar um termmetro. - Atualmente a escala mais usada a escala Celsius, que adota os valores 0 (zero) para o ponto do gelo e 100 (cem) para o ponto do vapor. O intervalo entre os pontos fixos dividido em cem partes. Cada uma dessas partes a unidade da escala, o grau Celsius, cujo smbolo C.
Anders Celsius Astrnomo, fsico e matemtico sueco, sucedeu seu pai como professor de astronomia em 1730. Fixou uma escala de medida de temperatura obtendo zero para o ponto de fuso do gelo e cem para o ponto de ebulio da gua. Desenvolveu tambm, vrios trabalhos no campo da Astronomia e Geocincia. Anders Celsius (1701-1744)

- Em alguns pases usa-se a escala Fahrenheit, que adota os valores 32 (trinta e dois) para o ponto do gelo e 212 (duzentos e doze) para o ponto do vapor. O intervalo dividido em 180 partes, cada uma das quais corresponde ao grau Fahrenheit, cujo smbolo F. - s vezes necessrio transformar uma indicao na escala Fahrenheit para a escala Celsius ou vice-versa. preciso utilizar as seguintes expresses: c = ( 5/9 ).( f - 32 ) --- de F para C f = 1,8.c + 32 --- de C para F - Pode-se usar, tambm, a expresso geral: c /5 = ( f - 32 )/9

(19) 3421-4067

http://koroiva.sites.uol.com.br

OKR Koroiva Engenharia Treinamento - A relao entre as variaes de temperatura expressas na escala Celsius (c) e na escala Fahrenheit (f) pode ser escrita como: c /5 = f/9 - A expresso que relaciona os valores da grandeza termomtrica com os respectivos valores da temperatura denominada funo termomtrica, que geralmente do primeiro grau. - As partculas constituintes de um gs esto em movimento desordenado. Esse movimento denominado agitao trmica. Assim, cada partcula constituinte do gs dotada de energia cintica prpria. A soma das energias cinticas individuais de todas as partculas constitui a energia trmica do gs. Quanto mais intensa a agitao trmica, maior ser a energia cintica de cada molcula e, em conseqncia, maior a temperatura. - O fato de haver um nmero maior ou menor de molculas altera a energia trmica total do corpo, mas se cada molcula continua com a mesma energia cintica mdia que possua, o grau de agitao o mesmo e, conseqentemente, a temperatura tambm a mesma. - A temperatura pode ser entendida como sendo uma medida do nvel energtico dos sistemas: dois corpos podem apresentar temperaturas iguais (mesmo nvel energtico), mas possuir energias trmicas totais diferentes. - O fsico William Thomson (lorde Kelvin) props que a temperatura mais baixa que pode existir corresponde a um estado trmico em que cessaria a agitao trmica. A esse limite inferior de temperatura, inatingvel na prtica, d-se o nome de zero absoluto, que corresponde temperatura de - 273,15 C (aproximadamente 273 C).
Lord Kelvin William Thomson, mais tarde Lord Kelvin, nasceu em Belfast, Irlanda. Comeou seus trabalhos sobre as leis de conservao e dissipao de energia. Patenteou 70 invenes. Foi agraciado com o ttulo de cavalheiro pela Rainha Victoria devido aos seus trabalhos sobre a mquina eltrica. Foi educado na Universidade de Glasgow e Universidade de Cambridge. William Thomson (1824-1907)

- A escala absoluta criada por Kelvin tem origem (zero) no zero absoluto e adota como unidade o kelvin (K), cuja extenso igual do grau Celsius (C). Assim, uma variao de temperatura de 1 C igual a uma variao de temperatura de 1 K. Ento, qualquer variao de temperatura na escala Celsius (c) numericamente igual variao de temperatura correspondente na escala Kelvin (T)

(19) 3421-4067

http://koroiva.sites.uol.com.br

OKR Koroiva Engenharia Treinamento c = T - As indicaes que se correspondem nas escalas Celsius (c) e Kelvin (T) no so iguais. O ponto de congelamento da gua (0 C) corresponde a 273 K, e o ponto de ebulio da gua (100 C) corresponde a 373 K. Portanto, a relao entre as duas escalas pode ser escrita da seguinte maneira: T = c + 273

2. MODOS DE TRANSFERNCIA DE CALOR


O calor pode ser transferido por trs processos distintos, sendo eles: Conduo trmica

Quando aquecemos a extremidade de uma barra metlica logo percebemos que o calor da chama se transfere de uma ponta outra da barra com muita rapidez Dizemos que o calor se transfere de um ponto ao outro por conduo trmica. Nesse processo, a energia transportada, de partcula a partcula, atravs de vibraes, sem que nenhuma delas seja deslocada. Definimos ento: Conduo trmica um processo de transporte de energia sem transporte de matria, que ocorre principalmente nos materiais slidos. Nos slidos, a vibrao das partculas em torno de uma posio de equilbrio favorece a transmisso de energia por conduo. O mesmo no ocorre nos lquidos e nos gases; por causa da liberdade de movimento das partculas a transmisso de calor por conduo no favorecida. A quantidade de calor por unidade de tempo que atravessa um condutor chama-se fluxo de calor () e calculada por:

Q t

(cal / s )

Consideremos, ento, o fluxo de calor atravs de uma barra, de comprimento l e seco transversal de rea A, cujas extremidades sejam mantidas s temperaturas Tq e Tf, sendo Tq>Tf. A experincia nos mostra que o fluxo de calor ao longo da barra :

Diretamente proporcional rea A;

(19) 3421-4067

http://koroiva.sites.uol.com.br

OKR Koroiva Engenharia Treinamento

Diretamente proporcional diferena de temperatura (Tq>Tf) Inversamente proporcional ao comprimento l.

(Tq Tf ) Q = kA l t

A constante k caracterstica do material que constitui a barra. Chama-se condutividade termomtrica do material e normalmente dada na unidade cal/s.cm.C. Os melhores condutores slidos so os metais. Abaixo uma tabela com alguns valores de condutividade: MATERIAL Prata Cobre Alumnio Ferro Ao Chumbo gua Ar Gelo Cermica Madeira Isopor Condutividade (cal/s.cm.C) 0,99 0,92 0,50 0,16 0,11 0,08 0,0015 0,00006 0,0022 0,0011 0,0002 0,000075

As panelas e chaleiras usadas em uma cozinha devem ser metlicas, para que o calor se propague rapidamente. Mas seus cabos devem ser de madeira ou plstico, maus condutores de calor, a fim de dificultar a chegada do calor at a mo de que segura o utenslio.

(19) 3421-4067

http://koroiva.sites.uol.com.br

OKR Koroiva Engenharia Treinamento Conveco trmica. Para entender a transferncia de calor por conveco trmica, vamos analisar o processo de aquecimento de um lquido, como a gua, por exemplo.

Ao colocar gua liquida dentro de um recipiente em contato com uma fonte de calor, observamos que as pores inferiores se aquecem em primeiro lugar e sobem (por se tornar menos denso); as superiores, mais frias (e mais densas), descem, por ao da gravidade. Essa movimentao dos lquidos, chamada de corrente de conveco, faz com que eles se aqueam como um todo. O mesmo acontece com os gases. Podemos definir ento: Conveco trmica o processo de transferncia de calor, atravs do transporte de matria, devido a uma diferena de densidade e a ao da gravidade.

O ar quente sobe (conveco)

O ar quente sobe (conveco)

Durante o dia o ar prximo superfcie da terra se aquece mais rpido do que o ar prximo a superfcie do mar. Ento o ar aquecido do continente sobe e o ar mais frio do mar se desloca na direo do continente, formando a brisa marinha. Durante a noite, o mar continua aquecido enquanto a terra logo se resfria, ocorre ento a brisa terrestre.

(19) 3421-4067

http://koroiva.sites.uol.com.br

OKR Koroiva Engenharia Treinamento Irradiao trmica muito bom ficar em volta de uma fogueira durante uma noite fria. Quando nos aproximamos do fogo, somos atingidos pela energia que ele nos transmite atravs de ondas de calor. Enquanto a conduo e a conveco somente ocorrem em meios materiais, a irradiao acontece tanto atravs de meios materiais quanto atravs do vcuo (ausncia de matria). Todo corpo um emissor de calor e essa emisso proporcional a sua temperatura. O principal emissor de calor para a terra o sol. Com sua temperatura de superfcie da ordem de 6000 K, ele emite calor luminoso (calor acompanhado de luz), alm de outras formas de ondas eletromagnticas. Em funo dessa perda ou ganho de calor por irradiao, que algumas aes so tomadas na pratica, como por exemplo o uso de estufas, o revestimento metlico interno das garrafas trmicas, a reduo de emisso de poluentes, etc.

3. CALORIMETRIA
As sensaes de frio ou quente que sentimos em nosso dia-a-dia esto relacionadas s trocas de energia entre nosso corpo e o meio ambiente. A sensao de quente esta relacionada ao ganho de energia" e a de frio a perda de energia pelo nosso corpo. Energia trmica e calor Voc j estudou que a matria pode existir em trs estados fsicos bem definidos: slido, lquido e gasoso. No ar, ou em qualquer outro gs, as molculas esto separadas umas das outras, sendo a fora de repulso maior que a fora de coeso entre elas. Por isso, os gases so dotados de expansibilidade e no tem forma e volume definidos e sim a forma e o volume dos recipientes onde esto contidos. Nos lquidos, as molculas encontram-se mais unidas do que nos gases, de modo que o movimento entre eles se torna menos livre. Os lquidos tm volume prprio e a forma dos recipientes que os contem. Nos slidos, cada molcula esta fortemente ligada s molculas vizinhas. Nesse estado fsico, a fora de coeso supera a fora de repulso. Dessa forma, as molculas quase no podem mover-se pelo corpo. Assim se explica por que os slidos tem forma e volume definidos. certo, ento, que se as molculas dos corpos no se encontram em repouso, mas animadas de movimentos desordenados ou vibratrios. desses movimentos

(19) 3421-4067

http://koroiva.sites.uol.com.br

OKR Koroiva Engenharia Treinamento das molculas ou partculas de um corpo que resulta a energia trmica, que pode ser definida como a energia cintica das molculas. A energia trmica de um corpo pode variar. Colocando-se um recipiente com gua no fogo, aumenta-se a agitao das molculas, isto , aumenta-se sua energia trmica. Colocando-se a gua no refrigerador diminui-se a agitao das molculas, isto , diminui-se sua energia trmica. Nos exemplos citados ocorre transferncia de energia trmica. A energia trmica passa do fogo para gua e da gua para o refrigerador. Esta energia trmica que passa de um corpo para outro se denomina calor. A quantidade de calor (Q) representa a quantidade de energia que trocada entre dois corpos em contato quando h diferena de temperatura entre eles. Somente no sculo XIX o calor passou a ser entendido como uma fonte de energia. Antes disso, ele era relacionado sua capacidade de elevar a temperatura da gua, sendo medido em caloria (cal) definida como: Caloria a quantidade de calor necessria para elevar a temperatura de 1g de gua de 14,5C para 15,5C Desde 1948, em virtude de o calor ser uma forma de energia, a unidade utilizada no Sistema Internacional de unidades (S.I.): Joule (J). Atualmente se define que a caloria a quantidade de calor correspondente a 4,186J. A seguir, apresentamos algumas unidades de calor utilizadas na prtica e suas relaes 1 cal = 4,186J 1J = 0,239 cal 1 Btu = 1055J = 252 cal 1 Cal = 1Kcal = 1000 cal = 4190J = 3,97Btu A "caloria"(Cal) utilizada pelos mdicos e nutricionistas , na realidade, a quilo caloria (Kcal), tambm chamada de grande caloria. A unidade Btu ainda continua sendo usada, principalmente no ramo de refrigerao. Quando um corpo recebe calor, este no fica armazenado no corpo como calor, mas sim na forma de energia trmica (energia cintica) e/ou na forma de energia de agregao de suas molculas (energia potencial). O mesmo acontece quando o corpo cede calor: ele perde energia cintica e/ou potencial. Portanto um corpo, ao ceder ou receber calor, pode sofrer uma variao de temperatura e/ou uma mudana no seu estado fsico. Assim definimos calor sensvel e calor latente: Calor sensvel a quantidade de calor cedida ou absorvida por um corpo, e acarreta, exclusivamente, uma variao de temperatura do corpo;

(19) 3421-4067

http://koroiva.sites.uol.com.br

OKR Koroiva Engenharia Treinamento Calor latente a quantidade de calor cedida ou absorvida por um corpo, e acarreta, exclusivamente, uma mudana no estado fsico do corpo. Calor sensvel No estudo do calor sensvel necessrio para produzir uma variao de temperatura num corpo de massa m. observamos que a quantidade de calor (Q): diretamente proporcional a massa m do corpo, para uma mesma variao de temperatura; diretamente proporcional variao de temperatura, mantendo se constante a massa m do corpo; Depende do tipo de material; uma mesma quantidade de calor, fornecida a dois corpos de mesma massa, mas constitudos de materiais diferentes, provoca variaes de temperaturas diferentes. Resumindo, podemos escrever:

Q = m.c.T
A constante c uma caracterstica do material e recebe o nome de calor especfico, sua unidade usual cal / g.C A tabela a Seguir apresenta o calor especfico de algumas substncias.

Calor latente Vimos que para aumentar a temperatura de urna substncia devemos fornecer calor a ela. Mas, se continuarmos o fornecimento de calor, observamos que a temperatura aumentar at atingir um determinado valor, no qual permanecer constante durante um certo tempo. Nessas condies, a substncia est mudando de fase. Se ela for slida passar a ser liquida; se ela for liquida passar a ser vapor. Experimentalmente, verifica-se a necessidade de urna quantidade de calor igual a 80 cal para fundir 1g de gelo a 0C e de uma quantidade de calor igual a 540

(19) 3421-4067

http://koroiva.sites.uol.com.br

OKR Koroiva Engenharia Treinamento cal para vaporizar 1 g de gua a 100C, nas condies normais de presso, nessas condies, definimos: Calor latente a quantidade de calor necessria para produzir uma mudana de fase em 1,0g de uma substncia pura. Calor de combusto Todos os organismos vivos necessitam de energia para sua sobrevivncia. No caso dos animais a principal fonte de energia a alimentao. atravs da alimentao que ingerimos a quantidade de energia necessria para a realizao de todas as nossas atividades dirias. O mesmo podemos dizer das mquinas. Para que possam realizar trabalho, elas necessitam de energia, cuja principal fonte o combustvel. Os combustveis, assim corno os alimentos, contm energia, que pode ser liberada e utilizada por outros mecanismos. A energia contida nos alimentos e nos combustveis pode ser obtida e medida atravs da queima (combusto). A combusto uma reao exotrmica (liberao de calor) de uma substncia com o oxignio. Assim, a queima de 1 g de uma determinada substncia libera uma quantidade de calor denominada calor de combusto A tabela seguinte apresenta o calor de combusto e alguns combustveis.

Dilatao Trmica Qualquer material slido com variao de temperatura acarreta na variao do comprimento, da rea e do volume. Um acrscimo da temperatura implica no afastamento das molculas enquanto uma diminuio da temperatura implica numa aproximao das molculas. Deste modo temos da fsica elementar as seguinte equaes:

(19) 3421-4067

http://koroiva.sites.uol.com.br

10

OKR Koroiva Engenharia Treinamento 1) Para dilatao linear de slidos

L = L0 .(1 + .T )
onde: L L0 comprimento final comprimento inicial coeficiente de dilatao linear variao da temperatura (T final T inicial)

2) Para dilatao superficial de slidos

A = A0 .(1 + .T )
onde: A A0 rea final rea inicial coeficiente de dilatao superficial (=2.) variao da temperatura (T final T inicial)

(19) 3421-4067

http://koroiva.sites.uol.com.br

11

OKR Koroiva Engenharia Treinamento

4. VAPOR SATURADO E VAPOR SUPERAQUECIDO


O termo temperatura de saturao designa a temperatura na qual ocorre a vaporizao a uma dada presso, e esta presso chamada de presso de saturao para a dada temperatura. Logo a presso de saturao da gua a 99,6C de 0,1MPa, e a temperatura de saturao da gua a 0,1MPa 99,6C. Deste modo, toda substncia pura segue o padro da curva abaixo:
Curva de presso de vapor

Presso

lquido vapor

Temperatura

Se uma substncia existe como lquido a temperatura e presso de saturao, ela chamada de lquido saturado. Se a temperatura do lquido mais baixa do que a temperatura de saturao para a presso existente, a substncia chamada de lquido sub-resfriado ou lquido comprimido (quando a presso for maior do que a presso de saturao). Se a substncia existe como vapor a temperatura e presso de saturao, ela chamada de vapor saturado. Se a temperatura do vapor maior do que a temperatura de saturao para a presso existente, a substncia chamada de vapor superaquecido. Na mudana de fase entre lquido-vapor ou vapor-lquido, que nada mais do que um ponto na curva de presso de vapor, existe a coexistncia de vapor saturado e liquido saturado. A razo entre a quantidade de massa de vapor pela massa total da substncia denominado ttulo (x), que varia de 0,0 a 1,0 conforme a quantidade de cada fase. Com isso podemos definir que: Titulo x = 0,0 0,0 < x < 1,0 x = 1,0 Descrio Liquido saturado Mudana de fase Vapor saturado

(19) 3421-4067

http://koroiva.sites.uol.com.br

12

OKR Koroiva Engenharia Treinamento

ANEXOS CURVA DE DILATAO CURVAS DE PRESSO DE VAPOR PARA GUA

(19) 3421-4067

http://koroiva.sites.uol.com.br

13

Vous aimerez peut-être aussi