Vous êtes sur la page 1sur 14

Quem foi o primeiro Papa?

Paulo Cristiano, do CACP

Todos sabem que o ttulo papa empregado para o supremo chefe da igreja catlica apostlica romana. Este termo vem do grego e significa pai. J em latim, formado pela juno da primeira slaba de duas palavras: pater patrum, que quer dizer pai dos pais. Mas o significado que os catlicos mais gostam de conferir : Petri apostoli potestatem accipiens, isto , aquele que recebe autoridade do apstolo Pedro. Segundo a doutrina catlica, o papa o sucessor de So Pedro no governo da Igreja Universal e o vigrio de Cristo na terra. Tem autoridade sobre todos os fiis e sobre toda a hierarquia da igreja. Alm da autoridade espiritual, exerce uma territorial (interrompida de 1870 a 1929), que, a partir de 1929, foi limitada ao Estado da cidade do Vaticano. infalvel quando fala em assuntos de f e moral (ex-cathedra). Alguns ttulos que o papa ostenta do uma amostra deste exagero, a saber: Bispo de Roma, Primaz da Itlia, Patriarca do Ocidente, Vigrio de Jesus Cristo, Servo dos Servos de Deus, Sumo Pontfice da Igreja Universal, Sucessor do Prncipe dos Apstolos, Soberano do Estado da Cidade do Vaticano, Arcebispo e Metropolita da Provncia Romana e Santo Padre. Durante a histria de sua existncia, o papado teve seus altos e baixos. Recentemente, o atual papa teve de pedir desculpas aos judeus por seu antecessor, o papa Pio XII, e se v em dificuldades com a questo do celibato. Apesar de toda esta imponncia de chefe de Estado, lder espiritual da maior parcela de cristos do mundo (1 bilho) e administrador de um imprio financeiro que a cada ano acumula bilhes de dlares, algumas perguntas precisam ser feitas. Existem provas bblicas e histricas que indiquem que o papa o sucessor do apstolo Pedro? Pedro foi o primeiro papa e gozou de supremacia sobre os demais apstolos? Teria Pedro fundado a igreja de Roma e transformado essa igreja na sede de seu trono episcopal? O alvo de nossa matria apresentar respostas adequadas a perguntas cruciais como essas, visto que a Internet est repleta de sites de cunho apologtico catlico com o intuito de refutar as verdades das Escrituras Sagradas apresentadas pelos evanglicos.

Tu s Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja Tu es Petrus et super hanc petram aedificabo ecclesiam meam

Esse trecho de Mateus 16.18 to especial para os fundamentos papais que foi escrito em enormes letras douradas na cpula da Baslica de So Pedro, em Roma. Destarte, ele a fonte mais importante de toda a dogmtica1 catlica. A expresso Tu es Petrus, carrega atrs de si uma procisso de outras heresias erigidas em cima das interpretaes de textos deslocados de seus respectivos contextos, interpretados de modo arbitrrio pelos telogos e doutores catlicos romanos. ele o genitor da infalibilidade papal, do poder temporal e dos demais desvios teolgicos, contradies e distores dessa igreja. Portanto, esclarecer luz
Pgina 1 de 14

da Bblia todo esse equvoco teolgico desestruturar a base em que se firma a eclesiologia2 catlica.

Os pilares do papado
A tese catlica se firma em trs questionveis pressupostos principais, a saber: - Cristo edificou a Igreja sobre Pedro, numa interpretao totalmente tendenciosa e arbitrria de Mateus 16:18-19. - Pedro fundou e dirigiu a Igreja de Roma, sendo martirizado nessa cidade. - A sucesso apostlica numa cadeia ininterrupta at nossos dias: de Pedro a Karol Wojtyla (Joo Paulo II). Outrossim, h ainda outros argumentos apresentados pelos catlicos romanos que se firmam nessa trilogia, mas, neste momento, analisaremos apenas os j mencionados.

Em que pedra a igreja est edificada?


O endereo eletrnico catlico www.lepanto.org.br, da Frente Universitria Lepanto, um site antiprotestante e, na pgina sobre a Igreja Catlica, que interpreta Mateus 16.18, traz a seguinte declarao: Esse ponto muito importante, pois a interpretao truncada dos protestantes quer admitir o absurdo de que Nosso Senhor no sabia se exprimir corretamente. Eles dizem que Cristo queria dizer: Simo, tu s pedra, mas no edificarei sobre ti a minha Igreja, por que no s pedra, seno sobre mim. Ora, uma contradio, pois Nosso Senhor alterou o nome de Simo para Kephas, deixando claro quem seria a pedra visvel de sua Igreja. Entendemos que essa declarao nada mais representa do que o ecoar das suposies romanas na tentativa de harmonizar o que no pode ser harmonizado. A princpio pode at impressionar, mas carece totalmente de fundamentos. Leiamos o versculo: Pois tambm eu te digo que tu s Pedro (Petrus), e sobre esta pedra (petra) edificarei a minha igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos cus; e tudo o que ligares na terra ser ligado nos cus, e tudo o que desligares na terra ser desligado nos cus (Mt 16.18,19). Jesus, ao proferir essa declarao, estava realmente afirmando que Ele prprio era a pedra sobre a qual sua Igreja seria edificada. Temos diversos motivos para esta interpretao. Vejamos:

Pgina 2 de 14

Petra versus Petros


Ao referir-se a Pedro, Jesus emprega o termo grego Petros, que significa um seixo, pedregulho. Ao referir-se edificao da Igreja, diz que ela seria edificada no sobre o Petros (Pedro), mas sobre a petra, um rochedo inabalvel. Ora, Jesus fez ntida diferena semasiolgica3 entre petra e Petros. Um substantivo feminino singular e est na terceira pessoa; o outro, masculino plural, e se encontra na segunda pessoa. Alm disso, o termo petra nunca usado na Bblia em relao a homem algum, somente em relao a Deus. Logo, tal verso nem de longe insinua alguma coisa sobre Roma, sucesso apostlica ou algo similar. Os catlicos conseguem ver o que no existe no texto.

Edificao sobre quem?


A declarao Tu s o Cristo, o filho do Deus vivo a chave para entendermos toda a problemtica. Jesus perguntou a todos, e no somente a Pedro, quem Ele era. Disse-lhes ele [Jesus]: E vs, quem dizeis que eu sou? (Mt 16.15). A ele Pedro foi revelado, em sua confisso, que Cristo era o Messias, o Filho de Deus, da a frase: Bem-aventurado s tu, Simo Barjonas, porque no foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que est nos cus. Pois tambm eu te digo que tu s Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja..., ou seja, a igreja est edificada sobre a confisso de que Ele (Jesus) era o Filho de Deus. A bem da verdade, a Igreja jamais poderia ser solidamente edificada sobre homem algum, nem mesmo Pedro, que, embora tenha sido um grande apstolo, foi, no entanto, falvel e passvel de erros, como demonstra, de maneira sobeja, o contexto imediato: Ele [Jesus], porm, voltando-se, disse a Pedro: Para trs de mim, Satans, que me serves de escndalo; porque no compreendes as coisas que so de Deus, mas s as que so dos homens (Mt 16.23), alm de outros escritos do Novo Testamento em que podemos perceber a inconstncia de Pedro (Mt 26.69-75).

Quem a pedra?
O significado de Petros e petra est em perfeita concordncia com o contexto doutrinrio e teolgico neotestamentrio. Sendo Petros um fragmento tirado da grande rocha, h de se ver uma conotao de todos os cristos como Petros, e isto descrito posteriormente pelo prprio Pedro: Vs tambm, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdcio santo, para oferecer sacrifcios espirituais agradveis a Deus por Jesus Cristo (1Pe 2.5). Por sua vez, todas as pedras vivas esto edificadas sobre a grande Petra, que Jesus: Assim que j no sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidados dos santos, e da famlia de Deus; edificados sobre o fundamento dos apstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo a principal pedra da esquina; no qual todo o edifcio, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor (Ef 2.19-21).

Pgina 3 de 14

Agora, comparemos o texto de Mateus 16.18 com o texto seguinte: Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabea do ngulo; pelo Senhor foi feito isto, e maravilhoso aos nossos olhos? Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos ser tirado, e ser dado a uma nao que d os seus frutos. E, quem cair sobre esta pedra, despedaar-se-; mas aquele sobre quem ela cair ser reduzido a p (Mt 21.42-44). Indubitavelmente, tanto em Mateus 16.18 quanto em 21.44, Jesus a pedra. Desde a poca dos salmistas, passando pelo profeta Isaas, a palavra proftica j anunciava o Messias como a pedra da esquina (Cf. Sl 118.22, Is 28.16). Igualmente, bom lembrar que na narrativa apresentada pelo evangelista Marcos omitida a frase de Cristo: Tu s Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja (Mc 8.27-30). Isto no de pouca relevncia, pois Marcos, por muito tempo, foi companheiro de Pedro (1Pe 5.13) e, segundo Eusbio4 , foi de Pedro que Marcos coletou informaes para redigir seu evangelho. Pedro, em nenhum momento, disse de si mesmo que era a rocha ou pedra da igreja, caso contrrio, Marcos teria confirmado o fato de modo enftico. Se porventura o dogma da superioridade de Pedro verdadeiro e de tamanha importncia, como ensina a Igreja Catlica, no parece praticamente inconcebvel que os registros de Marcos e de Lucas silenciem a respeito?

O que significa Kephas?


Kephas significa pedra ou Pedro? Joo nos d a resposta: ... Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu s Simo, filho de Joo, tu sers chamado Cefas (que quer dizer Pedro) (Jo 1.42). Fica claro que Cefas ou Kephas significa Pedro e no pedra. Para fazer jus coerncia e lgica catlica, Jesus deveria ter dito mais ou menos assim: Tu s Kephas e sobre esta kephas edificarei..., ou: Tu s Pedro e sobre este Pedro edificarei..., caso no houvesse nenhuma diferena.

Um acrscimo ao nome de Pedro


Teria Jesus mudado o nome de Simo Barjonas para Pedro ou apenas feito um acrscimo? Ora, quando se muda um nome faz-se necessariamente uma substituio. O nome anterior no mais mencionado, como nos casos de Abro para Abrao (Gn 17.5) e de Sarai para Sara (Gn 17.15). J no caso de Pedro, houve apenas um acrscimo, como bem atesta Lucas: Agora, pois, envia homens a Jope e manda chamar a Simo, que tem por sobrenome Pedro (At 10.5,18,32; 11.13). Podemos ver que se trata de um acrscimo no nome e no a mudana do mesmo, como querem os telogos do Vaticano. Alm disso, Pedro continuou sendo chamado de Simo (At 15.14) ou Simo Pedro (Jo 21.2-3,7), algo que, no mnimo, seria
Pgina 4 de 14

estranho se o antigo nome tivesse sido trocado. Querer ver nisto uma ligao da suposta supremacia de Pedro com relao ao papado, certamente, ir alm dos limites admissveis.

A quem pertencem as chaves?


Os catlicos insistem em alardear que a simbologia das chaves (v. 19) significa supremacia jurisdicional sobre todo o cristianismo. Conquanto, sabemos que a chave foi realmente outorgada a Pedro para abrir e fechar. Todavia, devemos salientar que foram as chaves do reino dos cus e no da Igreja que lhe foram concedidas. O reino dos cus no a Igreja. Antes, as chaves estavam nas mos dos fariseus, como lemos: Ai de vs, doutores da lei, que tirastes a chave da cincia; vs mesmos no entrastes, e impedistes os que entravam (Lc 11.52). Essas chaves representam a propagao do evangelho de arrependimento de pecados, pelo qual todos os cristos, e no Pedro apenas, podem abrir as portas dos cus para os pecadores que desejam ser salvos. Tanto que, em Mateus 18.18, Jesus confia as chaves tambm aos demais apstolos: Em verdade vos digo [digo a vocs e no somente a Pedro] que tudo o que ligares na terra ser ligado no cu, e tudo o que desligares na terra ser desligado no cu. Pedro, portanto, foi o primeiro a us-la por ocasio da festa de Pentecostes, quando quase trs mil almas foram salvas (At 2.14-41). Depois, a usou para pregar ao primeiro gentio, Cornlio (At 10.1-48). esta a chave que abre a porta, e ela no prerrogativa exclusiva do hierarca catlico romano. Ningum tem o poder (ou direito) de monopoliz-la, como querem os catlicos romanos. Certo site ortodoxo5 , comentando sobre o assunto em questo, disse com muita propriedade: Para a Igreja una e indivisa, a interpretao desta passagem do evangelho toda outra. Como disse Orgenes (fonte comum da Tradio patrstica da exegese), Jesus responde com estas palavras confisso de Pedro: este se torna a pedra sobre a qual ser fundada a Igreja porque exprimiu a f verdadeira na divindade de Cristo. E Orgenes comenta: Se ns dissermos tambm: Tu s o Cristo, Filho de Deus Vivo, ento tornamo-nos tambm em um Pedro [...] porque quem quer que seja que se una a Cristo torna-se pedra. Cristo daria as chaves do reino apenas a Pedro, enquanto as outras pessoas abenoadas no as poderiam receber? Pedro , ento, o primeiro crente, e se os outros o quiserem seguir podem imit-lo e receber tambm as mesmas chaves. Jesus, com as suas palavras relatadas no evangelho, sublinha o sentido da f como fundamento da Igreja, mais do que funda a Igreja sobre Pedro, como a Igreja Romana pretende. Tudo se resume, portanto, em saber se a f depende de Pedro, ou se Pedro depende da f [...] Por isso mesmo, So Cipriano de Cartago pde afirmar que a f de Pedro pertencia ao bispo de cada Igreja local, enquanto So Gregrio de Nissa escreveu que Jesus deu aos bispos, por intermdio de Pedro, as chaves das honras do cu. A sucesso de Pedro existe onde a f justa e ortodoxa preservada e no pode, ento, ser localizada geograficamente, nem monopolizada por uma s Igreja e tampouco por um s indivduo.
Pgina 5 de 14

Levando a teoria da primazia de Roma s ltimas consequncias, seramos obrigados a concluir que somente Roma possui essa f de Pedro e, neste caso, teramos o fim da Igreja una, santa, catlica e apostlica que proclamamos no Credo: atributos dados por Deus a todas as comunidades sacramentais centradas sobre a Eucaristia. Alm disso, afirma a Igreja de Roma que ela a Igreja fundada por Pedro e que essa fundao apostlica especial lhe d direito a um lugar soberano sobre todo o Universo. Ora, a verdade que, para alm do fato de no sabermos realmente se So Pedro foi o fundador dessa Igreja Local e o seu primeiro papa, temos conhecimento de que outras cidades ou outras localidades menores podiam, igualmente, atribuir a si mesmas essa distino, por terem sido fundadas por Pedro, Paulo, Joo, Andr ou outros apstolos. Assim, o Cnone do 6 Conclio de Nicia reconhece um prestgio excepcional s Igrejas de Alexandria, Antioquia e Roma, no pelo fato de terem sido fundadas por apstolos, mas porque eram na altura as cidades mais importantes do Imprio Romano e, sendo assim, deram origem a importantes igrejas locais...

Onde est a primazia de Pedro?


A lgica vaticana, insacivel em sua disposio em favorecer Pedro em detrimento dos demais apstolos, esquiva-se em seus conceitos teolgicos. Os catlicos procuram, a qualquer preo, encontrar nas Sagradas Escrituras um elo de ligao entre a primazia de Pedro e a alegada supremacia do papa. Os argumentos apresentados so quase sempre furtados de seus contextos a fim de fortalecer essa cadeia de fantasia teolgica. A pessoa que analisar o assunto pela tica papista tende a ficar impressionada com a avalanche de textos que colocam Pedro no topo da lista de exclusividade. primeira vista, a abundncia de uma aparente primazia tende a sustentar essa corrente. No entanto, confrontaremos os textos citados e veremos que no so to pujantes quanto parecem. A Pedro foi conferida com exclusividade a chave dos cus (Mt 16.19) Este argumento foi satisfatoriamente respondido anteriormente. A Pedro foi dado, por duas vezes, cuidar com exclusividade do rebanho de Cristo (Lc 22.31,32; Jo 21.15,17) Os catlicos frisam nesses textos as palavras confirmar e apascentar e vem nelas uma suposta primazia jurisdicional de Pedro. O engano deste argumento est em no mostrar que o apstolo Paulo tambm confirmava as igrejas (Cf. At 14.22; 15.32,41). Quanto ao apascentar, esta tambm no era uma exclusividade de Pedro, pois todos os bispos deveriam ter esta incumbncia (At. 20.28). Para sermos coerentes, deveramos dar este status de primazia aos demais, pois no s apascentavam como confirmavam as igrejas.

Pgina 6 de 14

Pedro foi o primeiro a pregar um sermo no dia de Pentecostes


(At 2.14)

Ora, Pedro, ao pregar na festa de Pentecostes, estava apenas fazendo uso das chaves para abrir a porta da salvao. Demais disso, algum tinha de tomar a palavra e coube a Pedro, que era o mais velho e intrpido. Mas, ao terminar a mensagem, ningum o teve por especial, antes se dirigiram a todos com a expresso: Que faremos vares irmos?. Dirigiram-se a toda a igreja e no apenas a Pedro (At 2.37).

Pedro foi o primeiro a evangelizar um gentio


(At 10.25)

Ao contrrio do que pensam os catlicos, o caso de Cornlio um contragolpe no argumento romanista, pois Pedro teve de dar explicaes perante a Igreja por ter se misturado e comido com um gentio. Raciocinemos, onde est a primazia de Pedro nesse episdio? Se a tivesse, porventura daria explicaes perante seus supostos comandados? Certamente que no! Mas Pedro teve de se explicar, porque no possua nenhum governo sobre os demais. No catlogo dos apstolos, o nome de Pedro sempre colocado em primeiro lugar (Mt 10.2-4, Mc 3.16-19, Lc 6.13-16, At 1.13)

bom frisarmos que este primeiro lugar na lista de nomes apenas de carter cronolgico e no funcional. Percebe-se que os quatro primeiros nomes da lista dos sinpticos so: Simo, Andr, Joo e Tiago, os primeiros a serem chamados para seguir o Mestre e, dentre eles, coube a Pedro ter uma prioridade cronolgica. Todavia, em outros textos, como, por exemplo, Glatas 2.9, seu nome no aparece em tal posio: E conhecendo Tiago, Cefas e Joo, que eram considerados como as colunas....

Pedro escolhe Matias para suceder Judas Iscariotes (At 1.15)

Pgina 7 de 14

Lendo cuidadosamente Atos 1.15-26, vemos que Pedro apenas exps o problema, qual seja, a falta de um sucessor para o cargo de Judas. No entanto, Matias foi eleito pela igreja por voto comum e no por deciso de Pedro: E, lanando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apstolos (v. 26).

O veredicto de Jesus
O fator agravante quanto inteno de tornar Pedro soberano entre os demais apstolos est nas palavras taxativas de Cristo o NICO Sumo Pastor, Chefe Supremo, Cabea e Fundamento da Igreja em no titubear e corrigir algumas precoces ambies de supremacia entre eles. Certa feita, tal idia foi sugerida ao Mestre que, no mesmo instante, a rechaou dizendo: ... Sabeis que os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridades sobre eles. No ser assim entre vs; antes, qualquer que entre vs quiser tornar-se grande, ser esse o que vos sirva; e qualquer que entre vs quiser ser o primeiro, ser vosso servo... (Mt 20.18-27). O prprio Pedro desfaz essa lenda ao dizer: ningum tenha domnio sobre o rebanho... (1Pe 5.1-3). No se pode ver a nenhum vestgio de superioridade, supremacia ou destaque sobre os demais, pois ele mesmo se igualava aos outros dizendo: ... que sou tambm presbtero com eles... Pedro jamais mandou. Pelo contrrio, foi mandado e obedeceu: Os apstolos, pois, que estavam em Jerusalm, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para l Pedro e Joo (At 8.14). E tudo isso faz jus s palavras de Jesus, que disse: No o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou (Jo 13.16).

Pedro esteve em Roma?


Embora a Bblia no diga nada a respeito, os catlicos insistem em dizer que o fato de o apstolo Pedro ter sido o fundador da igreja de Roma incontestvel. Atribuem, ainda, ao apstolo Pedro, um pontificado de 25 anos na capital do Imprio. E, conseqente (deduzem), ele tenha morrido ali. claro que estas ligaes, em princpio, so de valor inestimvel, pois, entrelaadas, robustecem a tese vaticana da primazia do papado. Contudo, h de se frisar que somente a chamada tradio vem em socorro das causas romanistas nestas horas e, mesmo assim, de maneira dbia. Pedro no pode ter sido papa durante 25 anos, pois foi martirizado no reinado do imperador Nero, por volta do ano 67 ou 68 d.C. Subtraindo 25 anos, retrocederemos ao ano 42 ou 43. Nessa poca, ainda no havia sido realizado o Conclio de Jerusalm (At 15), que ocorreu por volta do ano 48 ou 49 d.C., quando Pedro participou (mas no deveria, porque, segundo a tradio, nessa poca o apstolo estava em Roma). No entanto, ainda que Pedro, segundo a

Pgina 8 de 14

opinio catlica, tivesse participado do Conclio de Jerusalm, a assemblia fora presidida por Tiago (At 15.13-21). No ano 58 d.C., Paulo escreveu a epstola aos Romanos e, no captulo 16, mandou uma saudao para muitos irmos daquela cidade, mas Pedro sequer mencionado. Em 62 d.C., o apstolo Paulo chegou em Roma e foi visitado por muitos irmos (At 28.30,31), todavia, nesse perodo, no h nenhuma meno de Pedro. O apstolo Paulo escreveu quatro cartas de Roma: Efsios, Colossenses, Filemom (62 d.C.) e Filipenses (entre 67/68 d.C.), mas Pedro no mencionado em nenhuma delas. Se Pedro estava em Roma no ano 60 d.C., como se deve entender a revelao referida no livro de Atos, em que Jesus disse a Paulo: Importa que ds testemunho de mim tambm em Roma? (At 23.11). Se Pedro estava em Roma, no caberia a ele estar cumprindo esta funo? Onde se encontrava o suposto papa de Roma nessa ocasio? por estas e outras razes que no acreditamos que Pedro tenha fundado ou presidido a Igreja de Roma, como afirmam os catlicos.

O insustentvel suporte da tradio


A tradio um dos pilares nos quais se assenta a teologia romanista. O principal rgo da tradio a Patrstica, os escritos dos pais da Igreja. Essa tradio de relevante valor causa catlica, pois dela advm toda a lgica da sucesso apostlica. dela que extrada a m interpretao de Mateus 16.18, da primazia de Roma, da corrente sucessria de So Pedro, etc. Na verdade, as coisas so bem diferentes quando analisadas de maneira criteriosa. Dos inmeros pais da Igreja, somente 77 opinaram a respeito do assunto de Mateus 16.18, sendo que 44 reconheceram ser a f de Pedro a rocha. Os outros 16 julgaram ser o prprio Cristo e somente 17 concordaram com a tese vaticana. Nenhum deles afirmou a infalibilidade de Pedro e tampouco o tinham como papa. Exemplo disso Santo Agostinho que, em uma de suas obras,13 expressamente afirma que sempre, salvo uma vez, ele havia explicado as palavras sobre esta pedra no como se referissem pessoa de Pedro, mas sim a Cristo, cuja divindade Pedro havia reconhecido e proclamado. Diz certa fonte catlica14 que: Se a corrente da sucesso apostlica por alguma razo encontra-se interrompida, ento as ordenaes seguintes no so consideradas vlidas, e as missas e os mistrios, realizados por pessoas ilegalmente ordenadas, esto desprovidos da graa divina. Essa condio to sria que a ausncia de sucesso dos bispos em uma ou outra denominao crist despoja-a da qualidade de Igreja verdadeira, mesmo que o ensino dogmtico presente nela no esteja deturpado. Esse foi o entendimento da Igreja desde o seu incio. Finalizando...

Pgina 9 de 14

Procuramos no ser prolixos ao historiar sobre esta questo. Todos sabemos que o trono dos papas teve seus momentos de vacncia. Muitos papas conquistaram este ttulo por dinheiro; outros, considerados legtimos, foram condenados como hereges; e quantos, pela ganncia do cargo, foram envenenados por seus rivais. Houve tambm os nomeados por imperadores e, quando no, havia trs ou mais papas se excomungando mutuamente pela disputa da cadeira de So Pedro. Sem falar, claro, da poca negra da pornocracia (influncia das cortess no governo). No debalde que a obra literria clssica Divina comdia, de Dante Alighieri, coloca vrios papas no inferno. H, ainda, uma tremenda contradio nas muitas listas dos pontfices romanos expostos por historiadores catlicos, nas quais os nomes de tais sucessores aparecem trocados ou ausentes, sem consenso algum. No cremos que estes homens sejam os verdadeiros sucessores da ctedra de Pedro. A bem da verdade, essa tal sucesso ininterrupta e contnua dos papas totalmente arrebentada e falsa. por demais ultrajante, mesmo para uma mente mediana suportar tamanha incongruncia. Pelo que foi exposto, podemos considerar serenamente que Pedro nunca foi papa e tampouco o papa o vigrio de Cristo.

Biografia de Pedro

Cidade natal: nasceu em Betsaida, Galilia. Filiao: filho de Jonas e irmo do apstolo Andr, seu primeiro nome era Simo. Moradia: na poca de seu encontro com Cristo, morava em Cafarnaum, com a famlia da sua mulher (Lc 4,31-38). Profisso: pescador, trabalhava com o irmo e o pai. Qualidades: dinmico (Mt 17.4), fiel (Mt 26.33), sincero (Jo 21.17), ousado (Mt 14.28), humilde (Lc 5.8), entre tantas outras. Defeitos: ansioso (Mt 19.27), inconstante (Mt 14.30), precipitado (Mt 16.22), duvidoso (Mt 26.75) Fontes: Os quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e Joo), Atos dos Apstolos e as epstolas de Paulo. Ministrio: destacou-se entre os doze apstolos e foi a ele que Cristo apareceu pela primeira vez depois de ressuscitar. Cartas escritas: 1 e 2 epstolas que levam o seu nome.
Pgina 10 de 14

Viagens ministeriais: - Primeira viagem: de Jerusalm a Samaria (At 8.14-25). - Segunda viagem: de Jerusalm, atravs de Lida e Jope, at Cesaria (At 9.32; 11.2). - Terceira viagem: de Jerusalm a Antioquia (At 15.1-14; Gl 2.11). Pedro e Jesus: - Perto do mar da Galilia, chamado para seguir a Jesus (Mt 4.18,19). - Perto da Galilia, encontra a moeda do tributo na boca do peixe (Mt 17.24-27). - Na Galilia, anda sobre as guas do mar (Mt 14.28,29). - Em Jerusalm, na ltima Ceia, Jesus lava seus ps (Jo 13.6,7). - No Jardim do Getsmani, corta a orelha de Malco (Jo 18.10,11). - Em Jerusalm, no palcio do sumo sacerdote, nega o seu Senhor (Jo 18.25,27). - Em Jerusalm, sente remorso (Mt 26.75). - Joo e ele correm, apressados, para o tmulo vazio (Jo 20.3-8). - Junto ao mar da Galilia, aps a ressurreio, v o mestre e consolado (Jo 21.3-17). Momentos ministeriais marcantes: Em Jerusalm, profere seu maior discurso, quando ocorrem quase trs mil converses (At 2.41). - Em Jerusalm, cura um paraltico (At 3.6). - Em Jerusalm, profere dura sentena sobre Ananias e Safira (At 5. 1-11). - Em Lida, cura Enias de paralisia (At 9.34,35). - Em Jope, ressuscita Tabita, tambm chamada de Dorcas (At 9.36-41). - Em Jope, tem a viso do lenol descendo do cu (At 10.9-16). - Em Cesaria, prega na casa de Cornlio (At 10.23-48). - Em Jerusalm, libertado da priso por um anjo (At 12.3-10).

Pedro em Roma, segundo a tradio catlica romana


Todos os anos, milhares de peregrinos cristos vo para o Vaticano, o centro da cristandade catlica, para visitar a baslica que possui o nome do apstolo Pedro. dito aos visitantes que o tmulo de Pedro encontra-se nessa igreja.
Pgina 11 de 14

De acordo com uma antiga tradio, Pedro tornou-se mrtir em Roma durante as perseguies aos cristos por parte do imperador Nero, nos anos 60 A.D. Contudo, no temos a mnima idia de como ou quando ele chegou l e as evidncias, arqueolgicas e textuais, deste perodo em Roma so poucas datadas do segundo sculo A.D., to-somente. Clemente o primeiro a escrever sobre o sofrimento e o martrio de Pedro6, mas no nos d nenhum indicativo de que Pedro tenha trabalhado ou morrido em Roma. O bispo Incio de Antioquia, enviado a Roma e martirizado entre os anos 110 e 130 A.D., tambm no faz meno a Pedro como lder (bispo) da igreja em Roma. Os telogos catlicos romanos entendem que o texto de 1Pedro 5.12,13 o situa em Roma mas de maneira crptica; isto , descrevem o remetente da carta como o eleito na Babilnia, um cdigo do sculo 1 para Roma, o imprio opressor daqueles dias. Mas embora esta carta contenha o nome de Pedro, alguns acreditam que no tenha sido escrita por ele. Alm disso, a carta endereada aos cristos das provncias da sia menor romana, confirmando o relato de Paulo das atividades de Pedro no extremo Leste. No final do sculo 2, contudo, Pedro se junta a Paulo, de forma regular, como um dos fundadores da igreja em Roma. A inspirao para essa tradio parece vir do livro de Atos, que divide, de forma organizada, a descrio sobre como o evangelho foi espalhado de Jerusalm (o cenrio de Atos 1) at Roma (o cenrio do captulo final, Atos 28): uma seo de Pedro (Atos 1-12) seguida por uma seo de Paulo (Atos 13-28). Na mesma poca, o pai da igreja, Irineu (c. 185 A.D.), descreveu a igreja de Roma como a igreja maior, mais antiga e igreja universalmente conhecida, fundada e organizada em Roma pelos apstolos mais gloriosos: Pedro e Paulo.7 O presbtero (ancio da igreja) Gaio menciona dois monumentos em Roma dedicados a esses fundadores da igreja. Segundo Gaio, o monumento de Pedro encontra-se no Vaticano e o de Paulo, no Caminho de Ostiense (regio Sul de Roma, onde se encontra a Baslica de So Paulo fora dos muros)8. O termo usado por Gaio para monumento foi tropaion, que significa trofu pode referir-se tambm a um tmulo ou a um memorial erguido no local do sofrimento9. Assim, Gaio o escritor mais recente a situar o martrio de Pedro em Roma. No incio do sculo 3, o escritor cristo Tertuliano supe que os leitores saibam que Pedro foi crucificado e Paulo executado (provavelmente decapitado) durante as perseguies do imperador romano Nero10. Tertuliano interpreta a morte de Pedro como o cumprimento de Joo 21.18,19, no qual Jesus prediz: Quando for velho [Pedro], estender as mos e outra pessoa o vestir e o levar para onde voc no deseja ir. Jesus disse isso para indicar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus. A tradio, comum no meio cristo, de que Pedro fora crucificado de cabea para baixo vem de uma obra de 231 A.D: E, por fim, vindo a Roma, ele foi crucificado de cabea para baixo; pois havia pedido que sofresse daquela maneira.11 Jernimo, no sculo 4, acrescenta os motivos que levaram Pedro a fazer tal pedido: Ele recebeu em suas mos a coroa do martrio ao ser pregado na cruz com a cabea voltada para o cho e seus ps levantados para o alto, afirmando que ele era indigno de ser crucificado da mesma maneira que seu Senhor.12
Pgina 12 de 14

Segundo a pregao romana, o tmulo de Pedro encontra-se exatamente embaixo do altar consagrado da baslica e atrs do Nicho dos Plios, local onde as estolas litrgicas (plios) so deixadas durante a noite antes de serem entregues aos novos bispos. Escavadores modernos encontraram um nicho escondido nessa parede contendo os ossos de um homem envolvidos em um pano de prpura cara que, acreditam, possua cerca de 60 anos quando morreu. Em 1968, a igreja declarou que tais ossos eram os restos de So Pedro. importante esclarecer que todas estas informaes so contestadas por vrios estudiosos, devido ausncia de evidncias satisfatrias e suspeita de manipulao de informaes por parte da igreja romana. Todo o esforo de Roma em autenticar a presena de Pedro por l visa aglutinar argumentos que corroborariam para aceitao de seu papado em Roma, pois como poderia s-lo se jamais estivera l? Entretanto, ainda que houvesse consenso de que Pedro esteve em Roma e que l foi martirizado, isso ainda no seria o suficiente para alterar a avalanche de argumentos bblicos que se ope ao estabelecimento de seu papado. A dogmtica catlica depende da presena de Pedro em Roma, porm, esta suposta presena, se fosse confirmada, no tem a capacidade em si mesma de evidenciar que Pedro tenha iniciado a linha de sucesso apostlica, como quer a igreja romana.

Bibliografia:
Noites com os romanistas, M.H. Seymour, Edies Crists. Doze homens, uma misso, Aramis C. de Barros, Ed. Luz e Vida. O cristianismo atravs dos sculos, Earle E. Cairns, Ed. Vida Nova. Pedro nunca foi papa nem o papa vigrio de Cristo. Anbal P. Reis. Ed. Caminho de Damasco. Quem fundou sua Igreja, padre Alberto Luiz Gambarini, Ed. gape. Os papas, Aquiles Pintonello, Ed. Paulinas. A hierarquia, padre Jos Comblin, Ed. Paulus. Bible Review, fevereiro de 2004, artigo Peter in Rome

Notas:
1 Doutrina que afirma a existncia de certas verdades que se podem provar indiscutveis (No este o caso da dogmtica catlica, passvel de contestao). 2 Eclesiologia: estudo pertencente ou relativo Igreja, eclesial. 3 Semasiologia: estudo do sentido das palavras, que parte do significante para estudar o significado.
Pgina 13 de 14

4 Eusbio de Cesaria (265-339). Incentivado por Constantino, fez a narrao da primeira histria do cristianismo, coroando-a com sua imperial adeso a Cristo. 5 Publicado no site: clique aqui 6 Clemente 5.4. 7 Irineu, Against Heresies [Contra Heresias] 3.3,2. 8 Citado em Eusebius, History of the Church [A histria da Igreja] 2.25. 9 Veja Hans Georg Thmmel, Die Momorien fr Petrus und Paulus im Rom, Arbeiten zur Kirchengeschichte 76 [As memrias de Pedro e Paulo em Roma, uma obra sobre a histria da Igreja (Berlin: Wlater de Gruyter, 1999), p. 6,7. 10 Tertuliano, Scopiace 15.3. 11 Origen, Commentary on Genisis [Comentrio sobre Gnesis], relatado em History of Church [Histria da Igreja] de Eusbio 3.1.2. 12 Jernimo, Lives of Illustrious Men 1. 13 Livro 1, das Retrataes, cap 21 (Livro escrito no fim da sua vida, para retratar-se de seus escritos anteriores). 14 Publicado no site: http://www.fatheralexander.org/booklets/portuguese/priesthood_p.htm, sob o ttulo Colaboradores de Deus sobre o sacerdcio e a hierarquia eclesistica, escrito por Bispo Alexander Mileant e traduzido por Elga Drizul.

Pgina 14 de 14

Vous aimerez peut-être aussi