Vous êtes sur la page 1sur 43

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CESNORS FREDERICO WESTPHALEN CURSO DE AGRONOMIA

AGRICULTURA SUSTENTVEL ALTERNATIVA DE DESENVOLVIMENTO RURAL

Prof. Fernando Panno

DESENVOLVIMENTO RURAL X DESENVOLVIMENTO AGRCOLA MESMO SENTIDO DE: CRESCIMENTO ECONMICO x DESENVOLVIMENTO ECONMICO

Desenvolvimento Local
Definio de local/regional; Aes globais para atingir o local;

Desenvolvimento local/regional sustentvel

Um novo conceito de desenvolvimento

Promover o Desenvolvimento Local significa articular: a dinamizao do crescimento econmico o crescimento do capital humano o crescimento do capital social o uso sustentvel do capital natural

Desenvolvimento eficaz

O crescimento econmico necessrio mas no suficiente para assegurar o Desenvolvimento Local

Desenvolvimento local
O Desenvolvimento Local requer: o crescimento dos conhecimentos, habilidades e competncias da populao local (capital humano) o crescimento dos nveis de confiana, de cooperao, de organizao e de empoderamento da populao local (capital social) o uso sustentvel dos recursos naturais renovveis e no-renovveis (capital natural)

Os objetivos do Desenvolvimento Local so:


melhorar a qualidade de vida das pessoas (desenvolvimento humano) de todas as pessoas (desenvolvimento social) das pessoas que vivem hoje e daquelas que vivero amanh (desenvolvimento sustentvel)

AGRICULTURA E SUSTENTABILIDADE
Origens dos Conceitos

Sobre o conceito: - A palavra sustentabilidade tem forte conotao valorativa: reflete mais uma expresso dos desejos e valores de quem a exprime do que algo concreto, de aceitao geral. (Cunha et alii, 1994). Para Veiga (1995), a sustentabilidade uma idia relativa. Nunca se vai ter algo inteiramente sustentvel ou inteiramente insustentvel. Trata-se de uma sustentabilidade relativa com referncia a determinado perodo de tempo.

A idia de uma agricultura sustentvel revela, antes de tudo, a crescente insatisfao com o status quo da agricultura moderna. Indica o desejo social de sistemas produtivos que, simultaneamente, conservem os recursos naturais e forneam produtos mais saudveis, sem comprometer os nveis tecnolgicos j alcanados de segurana alimentar. Resulta de emergentes presses sociais por uma agricultura que no prejudique o meio ambiente e a sade.
( Ministrio do Meio Ambiente)

Considera-se como agricultura sustentvel aquela baseada na utilizao racional dos recursos naturais visando o atendimento das necessidades das geraes presentes e futuras (setor agropecurio e florestal).

UM DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA AGRICULTURA SUSTENTVEL REDUZIR OS INSUMOS INDUSTRIAIS PRESENTES NO PROCESSO DE PRODUO E INCORPORAR TECNOLOGIAS QUE SEJAM MAIS SAUDVEIS AO MEIO AMBIENTE, MANTENDO A PRODUTIVIDADE E REDUZINDO OS CUSTOS.

POR QUE PENSAR EM

AGRICULTURA SUSTENTVEL?

A constatao da insustentabilidade da agricultura tradicional leva-nos a discutir alternativas dentro do processo de desenvolvimento sustentvel para a produo agrcola. O desenvolvimento rural sustentvel um processo que busca qualidade de vida e um meio ambiente que contemple a participao social do produtor agrcola, especialmente do pequeno produtor. atravs do desenvolvimento rural sustentvel que podemos construir um desenvolvimento sustentvel para toda a populao

COMO DIZ JOS ELI DA VEIGA:

No h desenvolvimento urbano sem desenvolvimento rural e vice-versa.

AS DIFERENTES FACES DO

DESENVOLVIMENTO RURAL
SUSTENTVEL

Qual a estratgia para o desenvolvimento rural?


BASEADO EM TEXTO DE JOS ELI DA VEIGA

UM DEBATE NECESSRIO
- VEIGA, em seu estudo, abre um debate sobre o lugar do desenvolvimento rural dentro do contexto do desenvolvimento econmico (a necessidade da agricultura familiar no desenvolvimento rural). - Salienta ainda com seu debate no campo do desenvolvimento rural a diferena entre este e o desenvolvimento agrcola, buscando incentivar o desenvolvimento rural visando coibir o esvaziamento do campo e super populao urbana.

- Veiga viabiliza o desenvolvimento rural atravs de pluriatividades, com uma diversificao do emprego e das fontes de renda.

QUAIS AS CAUSAS DA INVIABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL?


Est uma verdade histrica: - A Agricultura Familiar recebe reas no ocupadas por grandes fazendas e por grandes culturas de exportao. - De modo geral, reas acidentadas, pouco frteis e destemperadas - Ficou sujeita ao poder do mercado, com regimes de preos sempre desfavorveis ao pequeno produtor; - O agricultor, utiliza tcnicas de cultivos tradicionais, necessitando de grande quantidade de terra para produzir, mas estas vo diminuindo devido as sucessveis fragmentaes pelas geraes.

- Falta de investimentos pblicos (gua potvel,


saneamento, educao, transporte, eletrificao, comunicao, lazer), faz-se entender o grande xodo ocorrido nos ltimos anos. Fator decisivo para essa expulsodo campo foi a REVOLUO VERDE, pela mecanizao da lavoura.

Esses fatores fizeram da agricultura familiar um empreendimento pouco atrativo, colocando os agricultores em grandes dificuldades.

MODELO DE DESENVOLVIMENTO PARA VIABILIZAR A AGRICULTURA FAMILIAR:


O acesso terra. Com uma distribuio coerente, pois a reforma agrria que segue coloca os agricultores em lotes insuficientes para o plantio, e os deslocam para regies distintas, obrigando-os a aprender novas tcnicas de plantio, sem condies adequadas. O governo aposta na REVOLUO VERDE como alternativa para aumentar a produtividade e rendimento agrcola, mas esta no serve para a agricultura familiar, pelo alto custo dos insumos e a baixa capitalizao da agricultura, que cobra a existncia de um sistema de crdito acessvel e de cobertura de riscos (ambientais e de mercado) que lhes d segurana. O modelo de REVOLUO VERDE tido como insustentvel sem um grande investimento pblico. - O estado acaba assumindo gastos com a poluio e degradao do meio ambiente e inviabilizando polticas de incentivo aos agricultores.

DESSE MODO...
A questo tecnolgica na sustentabilidade da agriculura uma questo chave a ser enfrentada: - Se o modelo tradicional incapaz de produzir o suficiente para alimentar a populao rural e entregar um excedente para a populao urbana, o modelo de REVOLUO VERDE se mostra invivel pelo seu custo e insustentabilidade ambiental, que modelo pode resolver a questo do produzir mais, com menos custos, conservando o meio ambiente e os recursos naturais? - A resposta est sendo debatida, a AGROECOLOGIA est sendo apontada como uma alternativa para a sustentabilidade da agricultura. Outra alternativa est na implantao dos transgnicos na chamada REVOLUO DUPLAMENTE VERDE.

O QUE A AGROECOLOGIA?

A sustentabilidade est diretamente relacionada com a agricultura quando se fala em agricultura ecolgica, que significa utilizar-se da natureza para produzir mas preservando-a sempre para continuar produzindo, ou seja, plantar sem comprometer o meio ambiente. a

AGROECOLOGIA

A agroecologia proporciona o conhecimento e a metodologia necessrios para desenvolver uma agricultura que ambientalmente consistente, altamente produtiva e economicamente vivel. (GLIESSMAN)

VANTAGENS DO PLANTIO AGROECOLGICO: - Possibilita a natural renovao do solo;

- Facilita a reciclagem de nutrientes do solo; - Utiliza racionalmente os recursos naturais; - Mantm a biodiversidade que importante para a formao do solo

EXEMPLO:

CAF ECOLGICO Plantado s sombras de rvores nas florestas, tem como maior vantagem competitiva a sua aceitao na exportao.

PLURIATIVIDADE
INCENTIVAR A COMBINAO DE

ATIVIDADES AGRCOLAS E NO
AGRCOLAS, COMO FORMA DE SE

GARANTIR NVEIS DE RENDA


COMPATVEIS, BEM COMO A FORA DE

TRABALHO FAMILIAR.

NOS PASES DESENVOLVIDOS A PLURIATIVIDADE

SE DEU PELO ALTO CRESCIMENTO DA


MECANIZAO NAS ATIVIDADES AGRCOLAS E

DA AUTOMAO DAS ATIVIDADES CRIATRIAS E


TAMBM AOS PROGRAMAS DE REDUO DAS

REAS CULTIVADAS E/OU EXTENSIFICAO DA


PRODUO AGROPECURIA

EM FUNO DISSO, APARECERAM TRS MUDANAS FUNDAMENTAIS NO MEIO RURAL:


As unidades familiares se individualizaram, enviando seu membros para buscarem fora outras atividades; Os membros das famlias reduzem seu tempo nas unidades de produo e buscam outras atividades, rurais ou urbanas, que lhes garante um rendimento maior; Crescem as atividades rurais (agroalimentares) e noagrcolas (industrializao do meio rural);

TURISMO RURAL;

TRABALHO NAS INDUSTRIAS E


AGROINDSTRIAS; CONFEITARIAS RURAIS;

CONDIES PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO AGROECOLGICO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL.


A gerao do conhecimento Agroecolgico: - Como vimos, a agroecologia pode se tornar uma alternativa valiosa para o desenvolvimento da agricultura familiar, mas o que impede o emplaque de tal modelo? Entre outros problemas, temos a necessidade de encontrar desenhos especficos de sistemas produtivos para a situao especfica de cada agroecossistema e de cada agricultor. Fixa-se a um problema, a pesquisa tecnolgica e uso do conhecimento no pode ser generalizado, pois cada agricultor tem suas caractersticas prprias, inviabilizando os pacotes tecnolgicos.

CONTINUAO DAS CONDIES...


O crdito para a transio agroecolgica:
- Mas, somente gerar conhecimento agroecolgico no basta para avanar o desenvolvimento local, sem recursos, no h novo sistema que resista. - A agroecologia no depende de insumos externos, mas necessita de um primeiro impulso, para os agricultores implantarem o sistema produtivo de maneira mais rpida e eficiente, pois somente com recursos prprios, certamente levaria muito tempo para engrenar. - O PRONAF no serve como referncia para esse tipo de sistema, pois seus agentes no entendem de agroecologia, e exigem a utilizao e compra de insumos providos da REVOLUO VERDE para liberar seus recursos. - Percebe-se que o incentivo inicial mnimo, podendo o agricultor caminhar s j na segunda safra, mas de grande importncia inicial.

CONTINUAO DAS CONDIES...


Beneficiamento da produo e Comercializao:
- Alm do crdito, outro problema enfrentado o acesso ao mercado. O controle das vendas nas mos de intermedirios desfavorecem os agricultores no preo do produto. - O sistema agroecolgico, tendo como caracterstica o cultivo de mais de uma espcie de cada produto (para saber qual espcie tem melhor resposta em cada propriedade), acabam prejudicando o agricultor, que v-se obrigado a colocar no mercado distintas variedades de produtos iguais.

A Valorizao do Trabalho da Agricultura Familiar:


- No adianta o deslumbro com o novo sistema agroecolgico (produo mais barata, com mais diversidade, maior produtividade), se o produto agrcola no for corretamente valorizado. A grande produo mais cara e menos produtiva que a familiar, mas permite um melhor lucro pela quantidade produzida e colocada no mercado, como essa concorrncia pode ser derrubada?

-Atravs da legislao que pode cobrar dos grandes produtores os custos de seus impactos ambientais, introduzindo na constituio conceitos de multifuncionalidade da agricultura, valorizando o papel da agricultura familiar na preservao do meio ambiente. - A valorizao do trabalho agrcola familiar de relevada importncia, pois alm de aumentar a renda das famlias do campo, contribui com a sustentabilidade do meio ambiente.

Apoio especial aos setores mais desfavorecidos:


- Para viabilizar a transio agroecolgica dos agricultores mais pobres e situados em regies com ecossistemas mais difceis, preciso pensar em suporte mais prolongado para esse pblico. - A implantao do sistema em regies como a semi-rida nordestina exige uma difuso maior de experimentaes tecnolgicas. Diante de uma situao em que o agricultor somente preocupa-se em no deixar sua famlia passar fome, fica difcil exigir dele um aprendizado coletivo e uma busca de solues adequadas. Restaurar as condies de cultivo nessas regies menos favorecidas exige uma maior ateno e um investimento maior e mais prolongado.

AGRICULTURA MODERNA
Sobre a Agricultura Moderna e seus impactos nos recursos naturais: baseada num determinado padro tecnolgico, insumos qumicos, vasta maquinaria e sementes melhoradas; Objetivo: vislumbra(va) lucros imediatos apoiados na utilizao intensiva e irracional dos recursos naturais; Como conseqncia causou insustentabilidade na agricultura.

SOBRE O RELATRIO BRUNDTLAND


1987 Comisso Mundial p/ o Meio Ambiente publica o relatrio face as preocupaes alarmantes com os danos ambientais. Lana o desafio do Desenvolvimento Sustentvel. No setor agropecurio, surge o debate da agricultura sustentvel, onde a Agricultura Orgnica se contrape a tradicional.

O DEBATE EM TORNO DO CONCEITO DE AGRIC. SUSTENTVEL (1996)


Divide-se em 2 grandes grupos: - os conservadores ligados s empresas produtoras de fertilizantes e agrotxicos. Defendem pequenos ajustes, tornando a tcnica + ou sustentveis (curto prazo); e as ONGs onde a agric. sustentvel uma possibilidade para eliminao total dos agroqumicos e a mudana do padro social, econmico e ambiental em todo sistema agroalimentar (longo prazo).

Definio da FAO e outros:


Agricultura sustentvel o manejo e a conservao da base de recursos naturais e a orientao da mudana tecnolgica e institucional, de maneira a assegurar a obteno e a satisfao continua das necessidades humanas para as geraes presentes e futuras. Tal desenvolvimento sustentvel resulta na conservao do solo, da gua e dos recursos genticos animais e vegetais, alm de no degradar o ambiente, ser tecnicamente apropriado, economicamente vivel e socialmente aceitvel.

Para Jlia Guivant h dois tipos de agricultura sustentvel

- Agricultura Orgnica: o qual tem por base gerar um sistema de produo sustentvel e integrado ao meio, do ponto de vista ambiental e scio-econmico;
- Agricultura de insumos reduzidos: a prioridade a questo econmica, tendo como objetivo bsico a reduo dos custos de produo, alcanado atravs da reduo parcial dos insumos modernos competitividade. (Admite-se insumos qumicos).

Viso dos Proprietrios de Empresas de Produtos Orgnicos


Composto na grande maioria por ex-produtores e que hoje tm foco na comercializao.
Preocupam-se com os conceitos norteadores da agricultura orgnica, a qual tem tomado rumos diferentes dos concebidos em sua implantao. nfase (da preocupao) na relao entre agricultura orgnica com a sociedade e o mercado capitalista. Na concepo destes, o mercado de produtos orgnicos caminha rumo a especializao visando maior direcionamento p/ o mercado, deixando em segundo plano a idia da propriedade auto-sustentvel.

Viso dos Proprietrios de Empresas de Produtos Orgnicos Ressaltam que a sustentabilidade econmica ocorrer, via soluo de problemas tcnicos e de economias de escala, permitindo competio no mercado convencional.

Atualmente no existe restrio de demanda, mas de oferta em prazos e tempo adequados, fato que tende a sofrer alteraes num futuro prximo.

Viso dos Proprietrios de Empresas de Produtos Orgnicos


Quanto aos custos verifica-se reduo significativa, dada a aplicao de conhecimentos j disponveis e a produo familiar que permite um sobretrabalho (comprometimento com a atividade) no muito diferente da convencional.
Quanto a sustentabilidade social, verifica-se que esta (orgnica) no determina a distribuio de renda, e chega at mesmo a economizar MO, visando atender aos preceitos da essncia econmica. Est poder incorrer no processo de alijamento dos que no tiverem capacidade de adaptao ao mercado.

Caractersticas dos Produtores Orgnicos


Utilizam conhecimentos prprios, criando prticas e tcnicas sustentveis padro tecnolgico desenvolvido por eles. A maioria dos produtores da agricultura orgnica so familiares e apresentam sustentabilidade em suas propriedades. Empreendimentos com policultivos. A idia de mecanizao e aquisio de insumos soa estranha queles que operam sob o conceito de sustentabilidade, a produo baseada no policultivo e no uso de critrios naturais e baixo uso de insumos estranhos propriedade.

Vous aimerez peut-être aussi