Vous êtes sur la page 1sur 20

Tipos de Materiais

Ligas Ferrosas Ligas No Ferrosas Polmeros Compsitos

Ligas Ferrosas
Ligas Ferrosas so aquelas aonde o ferro o constituinte principal. So extremamente versteis e a sua principal desvantagem a corroso.

Aos
Os aos so ligas ferro-carbono que podem conter concentraes apreciveis de outros elementos de liga. Alguns dos aos mais comuns so classificados de acordo com a sua concentrao de carbono, quais sejam, os tipos com baixo, mdio e elevado teor de carbono.

Ferro Fundido
Os ferros fundidos formam uma classe de ligas ferrosas que possui teores de carbono acima de 2,14%p, na prtica, a maioria dos ferros fundidos contm entre 3 e 4,5%C. Alguns ferros fundidos so muito frgeis, e a fundio a tcnica de fabricao mais conveniente.

Ligas No Ferrosa
Ligas no ferrosas so ligas onde o ferro no o elemento majoritrio. Suas caracterstica gerais em relao as ligas ferrosas so: Melhor Resistncia a corroso; Pior Resistncia mecnica;

Cobre
O cobre pode ser utilizado tanto na forma pura como combinado com outro metais de ligas. Suas principais propriedades so: baixa dureza, alta condutibilidade trmica, alta condutibilidade eltrica, etc. O cobre combinado com outro materiais forma ligas como, bronze, lato e cupronquel.

Alumnio
O Alumnio e suas ligas so caracterizados pela sua densidade relativamente baixa, condutividade eltrica e trmica elevada. A resistncia mecnica do alumnio pode ser aumentada atravs de deformao plstica a frio. Os principais elementos de ligas incluem cobre, magnsio, silcio, mangans e zinco. Em geral as ligas de alumnio so classificadas ou como fundidas ou como forjadas.

Magnsio
A caracterstica mais excepcional do magnsio sua densidade, que a mais baixa dentre os metais estruturais. Na temperatura ambiente o magnsio e suas ligas so difceis de serem deformados, quimicamente so relativamente instveis e suscetveis corroso em ambientes marinhos. Porm, a resistncia corroso ou oxidao razoavelmente boa em uma atmosfera normal Essas ligas tambm so classificadas como fundidas ou forjadas, e algumas delas so termicamente tratveis. O alumnio, o zinco, o mangans so os principais elementos de liga.

Titnio
O titnio um metal , pertencente a famlia de ligas leves. A temperatura de fuso do titnio puro bastante elevada. A excelente relao resistncia peso com a resistncia a corroso tornam o titnio de grande utilizao para diversas aplicaes crticas, como compressores, turbinas, vasos de presso e prteses ortopdicas.

Metais Refratrios
Os metais que possuem temperatura de fuso extremamente elevadas so classificados como metais refratrios. Neste grupo esto includos o nibio (Nb), o molibdnio (Mo), o tungstnio (W) e o tntalo (Ta). A ligao interatmica nesses metais extremamente forte, o que responsvel pelas temperaturas de fuso e, alm disso, pelos elevados mdulos de elasticidade e altas resistncias e durezas, tanto temperatura ambiente quanto a temperaturas elevadas.

Metais Nobres
Os metais nobres ou preciosos so um grupo de oito elementos que possuem algumas caractersticas fsicas em comum. Eles so caros (preciosos) e possuem propriedades superiores ou notveis (nobres), isto , de maneira caracterstica, eles so moles, dcteis e resistentes ao calor. Os metais nobres so prata, ouro, platina, paldio, rdio, rutnio, irdio e smio.

Ligas No Ferrosa Diversas


Niquel e suas ligas so altamente resistentes a corroso em meio a muitos ambientes. O chumbo, o estanho e suas ligas so moles e fracos, possuem baixa temperatura de fuso e bastante resistente a muitos ambientes corrosivos. O zinco no- ligado tambm um metal relativamente mole que possui baixa temperatura de fuso e temperatura de recristalizao subambiente. zircnio e as suas ligas so dcteis e possuem outras caractersticas mecnicas que so comparveis quelas das ligas de titnio e dos aos inoxidveis austenticos.

Polmeros
A palavra polmero origina-se do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetio). A matriaprima para a produo de um polmero o monmero, isto , uma molcula com uma (mono) unidade de repetio. Dependendo do tipo de monmero (estrutura qumica), do nmero mdio de meros por cadeia e do tipo de ligao covalente, pode-se dividir os polmeros em trs grandes classes: Plsticos, Borrachas e Fibras.

Plsticos
Certos plsticos se destacam por seu baixo preo e grande facilidade de processamento, possuem uma grande variedade de combinao de propriedades, o que incentiva seu uso em larga escala. So os chamados plsticos ou resinas commodities, materiais baratos e usados em aplicaes de baixo custo. So o equivalente aos aos de baixo carbono na siderurgia. Os principais plsticos commodities so: polietileno (PE), polipropileno (PP), poliestireno (PS) e o policloreto de vinila (PVC).

Borracha
As propriedades e aplicaes de alguns elastmeros mais comum iro depender do grau de vulcanizao e do fato de se utilizar ou no qualquer reforo. A borracha natural ainda utilizada em larga escala, pois ela possui uma combinao excepcional de propriedades desejveis. Contudo, o elastmero sinttico mais importante o SBR, usado predominantemente em pneus de automveis, reforados com negro de fumo. O NBR, que altamente resistente degradao e ao intumescimento, um outro elastmero sinttico comum.

Fibras
As fibras manufaturadas esto subdivididas em fibras artificiais e sintticas. Entende-se por fibra artificial aquela fabricada com polmero natural, como a celulose, por exemplo. Entende-se por fibra sinttica aquela produzida com matriasprimas simples, normalmente do petrleo, com as quais se sintetiza o polmero que ir compor a fibra.

Compsitos
Compsitos pode ser definido como um material heterogneo formado por dois ou mais constituintes distintos, classificados por fibras, contnuas ou no, de uma material resistente (reforo) e matriz. O objetivo de seu desenvolvimento combinar diferentes materiais para produzir um nico dispositivo com performance superior de seus componentes formadores

Fibras
A fibra o elemento que confere ao compsito suas caractersticas mecnicas (rigidez; resistncia ruptura). As fibras podem ser curtas de alguns centmetros que so injetadas no momento da moldagem da pea, ou longas e que so cortadas aps a fabricao da pea. Os tipos mais comuns de fibras so: de vidro, de aramida (kevlar), carbono, e boro.

Matrizes
As matrizes tm como funo principal, transferir as solicitaes mecnicas as fibras e proteg-las do ambiente externo So contnuas, envolvem o outro constituinte. As matrizes podem ser metlicas, polimricas e cermicas.

Vous aimerez peut-être aussi