Vous êtes sur la page 1sur 6

Gramtica sem decoreba

Primeiro, as aulas eram s teoria. Depois, redao, leitura e nenhum conceito. Mas hoje se sabe como ensinar a estrutura da lngua, de forma prtica, para que os alunos escrevam melhor
Iracy Paulina (novaescola@atleitor.com.br) Compartilhe

Envie por email Imprima

H anos se fala de uma concepo diferente do ensino de gramtica, mas pouca coisa mudou.O professor sabe que decorar regras e ler a gramtica (que deve ser usada s para consulta) no funcionam. Isso porque somente o estudo terico no leva ningum a falar, ler e escrever melhor.Como muitos educadores ainda no descobriram outra forma de abordar o tema, simplesmente o deixam de lado. O resultado que o contedo praticamente desapareceu da sala de aula. Essa parte da lngua foi relegada porque se acreditava que ela no dava competncia para redigir bem. "Nos anos 1990, essa idia comeou a ser questionada", observa Ktia Lomba Brakling, uma das autoras dos Parmetros Curriculares Nacionais de Lngua Portuguesa de 1 a 4 srie e de 5 a 8. "Tudo o que se v nos programas de leitura mostrou que esse mais um dos componentes a ser abordado quando se fala em reflexo sobre a lngua." Existe uma enorme dificuldade em inovar a didtica nesse campo. A constatao de Artur Gomes de Morais, do Centro de Estudos em Educao e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco, que fez uma pesquisa sobre o tema em 2002. Ele pretendia verificar o que se realizava em classe com as sries iniciais do Ensino Fundamental em relao s novas orientaes para o desenvolvimento do contedo. Foram entrevistadas 12 professoras de 3 e 4 srie da rede pblica municipal do Recife.Apesar de se esforarem, Morais verificou que elas mantinham um p na inovao e outro no convencional. O que chamam de gramtica contextualizada, em geral, so aulas sobre nomenclatura e classificaes, s que travestidas porque se baseiam em um texto.Ainda hoje estamos longe do desejvel,mas vm ocorrendo algumas inovaes. Um caminho interessante desvendar com a garotada a inteno do autor ao escolher determinada forma de escrever, como faz o professor Pern Rios, da Escola de Aplicao da Universidade Federal de Pernambuco (leia o quadro). Ana Silvia Moo Aparcio, da Universidade de Campinas, chegou a concluses semelhantes s de Morais em estudo feito com dez educadoras de 5 a 8 srie da rede pblica de Penpolis (SP).

"Elas diziam inovar nessa rea, mas privilegiavam a leitura e a escrita e os contedos vistos continuavam sendo as categorias tradicionais, como substantivos, adjetivos e preposies, usando o texto como pretexto."

Carta a um amigo
As atividades propostas em Lngua Portuguesa aos estudantes da Escola de Aplicao da Universidade Federal de Pernambuco procuram sempre aliar, de forma unificada e coerente, vrias reas da disciplina, como gramtica, leitura e produo textual. o que mostra o plano de aula desenvolvido pelo professor Pern Rios com uma turma de 8 srie. 1. Rios pediu que todos lessem uma carta de Carlos Drummond de Andrade a Joo Cabral de Melo Neto (publicada em Correspondncia de Cabral com Drummond e Bandeira) e discutiu sobre tipos de saudao e formato. Como uma carta pessoal, a linguagem afetiva predomina. 2. Em seguida, a turma leu e discutiu o poema Imitao da gua (publicado em Obra Completa de Joo Cabral de Melo Neto) e escreveu uma carta para Joo Cabral, comentando o poema. Todos podiam trat-lo como amigo (com linguagem afetiva) ou algum distante (empregando a linguagem formal). 3. Escolhida uma das cartas para ser analisada, foram destacadas referncia temporal, saudao e linguagem (pessoal afetiva). O professor sublinhou os marcadores de tempo, lugar e modo e pediu que a funo deles fosse apontada. Era necessrio analisar o peso de palavras como "cuidadosamente" no sentido buscado pelo aluno. "Poderamos retirar esse termo sem modificar o sentido?", questionou. 4. Como prxima atividade, Rios props a reescrita de alguns trechos. O marcador usado em uma determinada frase em destaque era o mais adequado para exprimir a inteno da autora? Ele poderia ser substitudo por outra palavra mais apropriada? Qual? 5. Rios explicou que os marcadores exprimem circunstncias e so chamados de advrbios. Depois, pediu a todos que conceituassem os advrbios. Para concluir, compararam com a definio do livro.

Mais que a classificao, preciso saber a funo


Apenas encontrar substantivos e pronomes em um conto no suficiente para ampliar o conhecimento da gramtica, segundo Irand Antunes, da Universidade Estadual do Cear. " preciso ir alm das definies para descobrir, por exemplo, a funo deles na introduo e na manuteno do tema ou do enredo", ela defende." Saber que indeterminado o sujeito de uma frase muito pouco. O importante compreender por qu, com que propsito discursivo, se

preferiu deix-lo assim."Portanto, diz Irand, necessrio ir alm da nomenclatura, das classificaes, da simples anlise sinttica de frases soltas para ver como as unidades da lngua funcionam na construo dos textos e que efeitos seus usos podem provocar na constituio do discurso. As pesquisas sobre o ensino de gramtica levam em conta que, para haver uma boa comunicao, a pessoa deve adequar a forma como se expressa situao comunicativa em que se encontra. "A questo no exatamente aprender as regras gramaticais, mas dominar tambm a lngua culta de uso real, aquela de fato usada pelas pessoas mais escolarizadas", aponta Morais. essencial que a garotada aprenda a importncia de falar e escrever de acordo com a variante lingstica prestigiada socialmente, que esperada em determinadas situaes sociais." Se o aprendiz a domina, poder compreender mais o que dito ou escrito pelas pessoas mais letradas. Ele vai entender o que foi escrito num tom mais formal, desfrutar de obras literrias, compreender melhor publicaes cientficas", explica Morais. Alm disso, o domnio da variante prestigiada permite que os jovens no sejam discriminados em certos contextos e lhes d uma ferramenta a mais para lutar por seus princpios e interesses como cidados. Dominando os saberes de como a lngua funciona, eles estaro aptos a distinguir, por exemplo, que palavras ou expresses sero adequadas ou no usar de acordo com a formalidade da situao ou com seus interlocutores. " o que a lingstica conceituou de competncia codemunicativa e que muitas escolas ainda no incorporaram. Ainda tendem a achar que se escreve e fala de um jeito s, como se no importassem o gnero textual e a situao comunicativa", diz Morais.

O tempo presente no artigo de opinio


A leitura de textos de variados gneros e a anlise da produo da meninada so a base das aulas de gramtica do professor Manuel Arajo, da EMEF Antonio Carlos de Andrade e Silva, em So Paulo. "No promovo apenas um simples estudo de regras, mas dou recursos para o entendimento de como o texto foi construdo." Acompanhe uma das atividades propostas s turmas de 8 srie. 1. Em duplas, os estudantes leram o artigo "Efeitos do trnsito", de Bruno Soerensen, publicado na Folha de S.Paulo, e procuram as palavras desconhecidas no dicionrio, verificando qual definio combinava melhor com o sentido. Se no conseguiam decidir, Arajo pedia que identificassem o provvel significado com base no contexto. 2. Para analisar a inteno do autor, Manuel discutiu o papel dos tempos verbais e props a comparao do artigo (com verbos no presente do indicativo) a um conto de Igncio de Loyola

Brando, A Descoberta da Escrita (texto narrativo, com verbos no pretrito), do livro O Homem do Furo na Mo. A tarefa era refletir sobre a predominncia do presente em gneros que expressam opinio. 3. Miguel pediu que cada aluno escrevesse um pequeno comentrio, defendendo suas idias sobre o impacto na sade das pessoas causado pelo trnsito. A estrutura do artigo de opinio deveria ser empregada. 4. Com base na produo, ele avaliou a turma e localizou dificuldades, como as de concordncia. Ele ps na lousa frases que apresentavam erros, como "Os carro perigoso para as pessoas". Em seguida, elas foram reescritas (leia abaixo) e analisadas para descobrir se havia diferenas de sentido entre elas. 5. Por fim, Manuel retomou o artigo "Efeitos do trnsito", mostrando que, optando pelo verbo no presente - que conferiu um tom de veracidade -, o autor pretendia causar um efeito: convencer o leitor de que o trnsito nocivo. Assim, a turma entendeu que o ato de escrever nunca aleatrio.

Desmontar textos para compreender os sentidos


Irand Antunes vai alm: segundo ela, boa parte dos equvocos que se cometem em classe poderia ser evitada ao fazer a distino entre o que so e o que no so regras gramaticais. Estas, segundo entende, so as regularidades, as normas que ajudam a entender como usar e combinar as unidades da lngua para produzir determinado efeito comunicativo. Nesse grupo, ela lista: a descrio de como empregar pronomes ou de como expressar exatamente o que se quer pelo uso da palavra adequada, no lugar certo, na posio certa ou como usar flexes verbais para indicar determinadas intenes, entre outras. Foi o que fez o professor Manuel Arajo, da EMEF Antonio Carlos de Andrada e Silva, em So Paulo (leia o quadro na prxima pgina) tendo Mais que a classificao, como material de trabalho um artigo de opinio e um conto. Os especialistas encampam a idia de que, para ensinar as regras gramaticais em situaes reais de uso, preciso o convvio reiterado com diferentes gneros e nveis de formalidade, mas com uma abordagem bem especfica."Precisamos desmontar esses textos para ver como seus sentidos foram construdos, articulados e expressos em uma unidade semntica mais ampla", afirma Irand. Com uma boa formao e um estudo constantes, possvel montar propostas eficientes baseadas em bons modelos de variados gneros. o que faz a professora Irene Tamaki Uematsu Harasawa (leia o quadro). Ela apresenta notcias e poemas, por exemplo, aos alunos do Colgio Sidarta, em Cotia, na Grande So Paulo, e os leva a refletir sobre por que o autor optou por determinadas construes sintticas e sobre que efeitos produziu no leitor.

Alm de oferecer modelos para anlise - em que se buscam as regularidades da lngua -, cabe ao educador tambm criar oportunidades para que o grupo escreva muito.Morais afirma que outra estratgia importante a reescrita, para que as produes fiquem adequados tanto do ponto de vista normativo (emprego da concordncia e ortografia) como em relao textualidade (estrutura e formato, escolha do vocabulrio). Para aproveitar bem cada uma dessas situaes, essencial estar preparado, j que muitas dvidas vo surgir."Ainda falta conhecimento gramatical aos responsveis pelas aulas de Lngua Portuguesa.O contedo est l, no livro, e o professor precisa se apropriar dele", entende Ktia Brakling.

Um grande desafio
Ensinar a gramtica de acordo com as novas orientaes um grande n para quem leciona Lngua Portuguesa. "As aulas de gramtica normativa, baseadas s em fatos da lngua-padro, no tm sentido para a garotada", admite Irene Tamaki Uematsu Harasawa, que leciona h 26 anos. H sete, ao ingressar no Colgio Sidarta, em Cotia, na Grande So Paulo, ela mergulhou em um novo jeito de desenvolver o contedo. Para dar conta do desafio, faz muitos cursos. "Quando o estudante estimulado a refletir sobre a lngua, ele vai longe. Precisamos saber responder s questes." Suas aulas para turmas de 6 srie se baseiam em diversos gneros e na anlise das escolhas lingsticas feitas pelo autor para construir os sentidos desejados. Ao apresentar o poema O Homem; as Viagens, de Carlos Drummond de Andrade (publicado no livro As Impurezas do Branco) ela instigou a turma, primeiro, a pensar na pontuao. "Por que o autor utilizou pontoe-vrgula no ttulo?" Um garoto respondeu que o ponto-e-vrgula uma pausa maior e daria a impresso de uma viagem que se alonga. Assim, os alunos analisaram as escolhas lingsticas do autor e concluram que so caractersticas da poesia. Como analisa produes de gneros variados, a turma de Irene percebe a grande variao de recursos. Para sistematizar os conceitos gramaticais, ela destaca algumas frases e, em vez de comear colocando as definio no quadro-negro - como fazia no passado -, d diversos exemplos e provoca os jovens para que construam o conceito. "Na etapa final, confrontamos as definies deles com a do livro." Com esse processo, os estudantes refletem sobre as possibilidades de uso de determinadas palavras e realizam diferentes atividades para sistematizar o conhecimento.

Estudar gramtica dentro das prticas de linguagem...


Ajuda a descobrir como a lngua funciona em situaes reais de uso. Aprimora a compreenso em situaes de leitura e amplia as possibilidades de uso da lngua

em situaes de escrita. Gnero Existe um nmero quase ilimitado de gneros, que variam em funo da poca, da cultura e dos propsitos comunicativos. Eles so caracterizados pelo contedo temtico e pela forma de composio. Vocativo o nome do termo sinttico que serve para nomear um interlocutor a quem se dirige a palavra. Advrbio de tempo: hoje, ontem, anteontem, amanh, atualmente, sempre, nunca, jamais, cedo, tarde, antes etc. de lugar: aqui, a, ali, c, l, acol, longe, perto, dentro, acima, abaixo, direita, esquerda etc. de modo: bem, mal, assim, depressa, devagar, rapidamente, lentamente, facilmente etc. Contexto A consulta ao dicionrio contribui para a perfeita compreenso e expresso de idias, opinies e sentimentos. Os diferentes significados que a palavra pode apresentar so dispostos em ordem numrica. Tambm so oferecidos sinnimos e exemplos de emprego da palavra. Tempos verbais O presente do indicativo pode tambm expressar processos habituais, regulares, ou aquilo que tem validade permanente. O pretrito perfeito simples exprime os processos verbais concludos e localizados num momento ou perodo definido do passado. Concordncia verbal: o verbo altera sua terminao para se adequar ao sujeito da frase. nominal: os adjetivos, artigos, pronomes e numerais alteram sua terminao para se adequarem ao substantivo a que se referem na frase. Reticncias (...) indicam uma interrupo da seqncia da frase, com conseqente suspenso da melodia. Ela pode se dar por motivos estilsticos. Ponto-e-vrgula(;) marca uma pausa mais longa que a vrgula, porm menor que o ponto. Emprega-se o ponto-e-vrgula, entre outras razes, para: separar oraes coordenadas que tenham uma certa extenso Separar oraes coordenadas que j venham quebradas por vrgula...

Vous aimerez peut-être aussi