Vous êtes sur la page 1sur 6

Portflio dos estudantes

Orientaes Gerais

1. Sobre o portflio

O portflio uma pasta que guarda amostras de um processo em andamento (MIRANDA, 2005, p. 41) e tem sua origem associada aos artistas plsticos, que julgavam suas obras e armazenavam em um nico espao, organizadas

cronologicamente, de modo a fornecer uma ideia de como se encontra o estado evolutivo de suas produes. Para exemplificar melhor, imagine uma pessoa que precisa de um emprego como artista grfico em uma empresa de renome. A fim de mostrar suas capacidades artsticas, rene os seus melhores trabalhos e apresenta companhia. Nesse sentido, o portflio se configura como o espao avaliativo e de registro das atividades desempenhadas no seu Curso. Alm de seu valor elementar de registro, destaca-se sua importncia pedaggica, uma vez que:

() consiste num procedimento de registros frequentes a respeito de um processo vivenciado ao longo de um perodo, determinado ou no. Nesse procedimento, os registros devem enfatizar, alm dos conhecimentos construdos, o caminho percorrido para essa construo, as dvidas, as reflexes prprias a respeito da(s) temtica(s) em questo, bem como sugestes e crticas (ROCHA & GOTTSCHALL, 2008, p. 187).

Muito mais que um simples depsito de documentos, trata-se de um espao para reflexo das experincias vividas, ou seja, um registro do rico caminho percorrido pelo processo de ensino-aprendizagem. Assim, alm de armazenar as produes ao longo de cada semestre, o portflio um mecanismo para que se possa refletir sobre a razo pela qual se estudou algum contedo e, tambm, discutir o que foi proveitoso e o que precisa ser melhorado. Sobre as caractersticas do documento a ser produzido, importante lembrar que ser universitrio , acima de tudo, buscar autonomia, que a liberdade para gerenciar seu prprio aprendizado. Por isso, muito importante que se construa com empenho o

portflio, porque permite que os alunos avaliem a qualidade de sua formao e reflitam sobre solues para as dificuldades encontradas. Isso se chama autoavaliao. O portflio possui diversas vantagens dentre elas: oferece aos alunos e professores uma oportunidade de refletir sobre o progresso dos estudantes; permite aos professores aproximar-se do trabalho dos alunos, no de uma maneira pontual e isolada, como acontece com as provas e exames, mas sim, no contexto de ensino, baseado em momentos de aprendizagens; permite aos alunos sentirem a aprendizagem institucional como algo prprio, onde ele tambm avalia e reflete o seu desenvolvimento; possibilita a identificao de questes relacionadas com o modo como os estudantes e educadores refletem acerca dos objetivos da aprendizagem e; oportuniza aos professores e alunos a reflexo sobre o desenvolvimento do estudante e suas mudanas ao longo do curso (VIEIRA, 2002).

2. Orientaes Gerais

2.1 Sobre Portflio Acadmico do UNIDESC

uma coleo organizada e devidamente planejada de trabalhos acadmicos produzidos por um aluno ao longo de sua graduao. Constitui na seleo e avaliao (reflexo) dos trabalhos mais significativos, de forma a propiciar uma viso abrangente e pormenorizada dos diferentes componentes curriculares do seu desenvolvimento (cognitivo, afetivo e profissional). O portflio dever conter: Capa constando a marca dgua de sua Espiral da Aprendizagem (Mandala do Curso); Sumrio (Tpicos e sub-tpicos Introduo, Desenvolvimento, ... e seus respectivos nmeros das pginas); Introduo (breve texto relatando o contedo principal desse trabalho): Breve apresentao pessoal; Linha do tempo do Educando; Sua concepo sobre o portflio; Como ser o processo de construo;

Desenvolvimento: Registros de aula(s), organizados cronologicamente; Seleo dos trabalhos mais significativos; Reflexo sobre cada trabalho.

Consideraes Finais Anlise sobre esta atividade de seleo e reflexo sobre o material escolhido;

Referncias Bibliogrficas; Anexo.


Observao Importante: Todo o trabalho deve ser desenvolvido nas Normas da ABNT, Seguindo as seguintes orientaes:

Portflio

uma

construo

contnua,

progressiva e dinmica, para que seu contedo possa ser melhorado, alterado e modificado continuamente. O aluno dever preencher diariamente um registro de aula, onde constar alm da identificao do componente curricular, o resumo da aula, pontos positivos e negativos, avaliao e comentrios por parte do aluno (Anexo A).

Tamanho do Papel A4 (21 cm x 29,7 cm). Fonte: Arial. Tamanho: 12. Citaes - com mais de 3 linhas e notas de rodap, utilizar fonte 10. Margens: 3 cm esquerda; o 2 cm direita; o 3 cm na parte superior; o 2 cm na parte inferior Espaamento - 1,5 para o texto. Para as citaes diretas com mais de 3 linhas, mantenha o espaamento simples e o recuo de 4 cm.

ANEXO A

Registro de aula(s)
Componente Curricular:____________________________________ Data: __/__/____ Professor: ______________________________________________________________
Tema da aula: ______________________________________________________________ Resumo da aula:
(Deve conter o objetivo da aula, os principais conceitos abordados, as caractersticas de maior relevncia para compreender os conceitos, exemplos etc)

Destaques da aula:
Pontos positivos Pontos negativos

Avaliao:
(Faa uma avaliao sucinta do professor, da aula, da turma e uma autoavaliao de seu trabalho)

Comentrios Livres sobre a aula:

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ROCHA, Paula. F. M. ; GOTTSCHALL, Luciana. M. Avaliando com base no portflio. In: RODRIGUES JUNIOR, J. F. (Coord). Avaliao do estudante universitrio: fundamentos e recursos. Braslia: SENAC, 2009, p. 187-195. VIEIRA, V. M. O. Portflio: uma proposta de avaliao como reconstruo de processo de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, So Paulo, n. 2, p. 149-153, 2002.

Vous aimerez peut-être aussi