Vous êtes sur la page 1sur 12

Memrias

Memrias

Memria primria (ou principal ou central) O computador possui dispositivos que permitem armazenar as instrues e os dados com que o processador vai trabalhar, bem como, os resultados intermdios e finais do processamento. A esses dispositivos d-se o nome de memrias. Comunicam directamente com o processador, esto perto dele e armazenam temporariamente (caso da RAM e CACHE) ou no (caso da ROM) pequenas quantidades de informao. Devido sua importncia fundamental, este tipo de memria foi designado de memria principal, central ou primria.

Memria RAM A sigla RAM deriva da expresso Random Access Memory, que significa memria de acesso aleatrio. Os dados armazenados nesta memria podem ser lidos, escritos e apagados pelo processador. Quando ligamos o computador inserida na RAM a informao de que o processador necessita para o seu funcionamento. nesta memria que esto armazenadas as instrues e os dados que o processador vai trabalhar e tem a caracterstica de ser voltil, isto , tem a necessidade de estar constantemente alimentada de corrente elctrica, assim quando o computador desliga, todo o contedo desta memria se perde. Quanto mais memria RAM um computador tiver, mais informaes ela pode guardar, o que traduz numa optimizao do seu funcionamento.

Memrias

Memrias

RESUMO: Memria de acesso aleatrio/livre ou directo; uma memria voltil, significa que o seu contedo apagado quando se desliga o computador; Nela podem ser feitas operaes de escrita e leitura de dados; onde os dados e as instrues que constituem um programa ficam armazenados.

Memrias

Memrias

Podemos classificar as memrias RAM, quanto sua forma fsica, nos seguintes tipos: SIMM (Single In-Line Memory Module) de 30 contactos Neste caso, os mdulos de memria so pequenas placas de circuito impresso com chips, estes mdulos so encaixados em sockets disponveis na placa me.

SIMM (Single In-Line Memory Module) de 72 contactos Caracterizam-se por apresentarem semelhanas fsicas com as memrias SIMM de 30 contactos, mas possuem 72 contactos electrnicos. Este tipo de memria foi usado nos computadores com microprocessadores 486 e nos primeiros Pentium.

Mdulo de memria RAM SIMM de 30 contactos Mdulo de memria RAM SIMM de 72 contactos
5 6

Memrias

Memrias

DIMM (Double In-Line Memory Module) de168 contactos Enquanto que nos mdulos SIMM de 30 e 72 contactos, estes so apenas de um lado, nos mdulos DIMM de 168 contactos so utilizados os dois lados do mdulo, o que justifica o seu nome, Double In-Line Memory Module. Estes mdulos so encaixados na motherboard nos locais com a referncia DIMM1, DIMM2 ou DIMM3. Fisicamente, h duas divises no encaixe da placa. Existem mdulos com 32 MByte, 64 MByte, 128 Mbyte e 512 MBytes. SODIMM (Small Out-Line DIMM) de 72, 144 e 200 contactos Estes mdulos so utilizados em portteis. Mdulos de 72 e 144 contactos podem ter 2MB at 256Mb de capacidade de armazenamento. Mdulos de 200 contactos podem ter 512 MB ou 1 GB de capacidade de armazenamento.

Mdulo de Memria RAM SODIMM de144 contactos Mdulo de memria RAM DIMM de168 contactos
7 8

Memrias

Memrias

DIMM (Double In-Line Memory Module) de184 contactos Contm mais 16 contactos que os mdulos de 168 contactos. Fisicamente, h apenas um diviso no encaixe da placa. A capacidade de armazenamento pode chegar aos 4 GBytes.

DIMM (Double In-Line Memory Module) de 240 contactos Mdulos de 240 contactos podem ter 512 MB, 1 GB, 2 GB de capacidade de armazenamento.

Mdulo de memria DIMM de 240 contactos Mdulo de memria DIMM de184 contactos
9 10

Memrias

Memrias

DRAM (RAM dinmica) Existem vrios tipos de RAM, em funo da sua tecnologia: DRAM (Dynamic RAM) - associada a mdulos SIMM; FPM RAM (Fast Page Mode RAM) associada a mdulos SIMM; EDO RAM (Extended Data Out RAM) associada a mdulos SIMM; BEDO RAM (Burst Extended Data RAM) - associada a mdulos SIMM; SDRAM (Sychronous Dynamic RAM) associada a mdulos SIMM ou DIMM ; VRAM (Vdeo RAM); DDR (Double Data Rate) - associada a mdulos DIMM ou SODIMM ; DDR 2 (Double Data Rate 2) DDR 3 a memria mais comum. Esse tipo de RAM a menos cara, apesar de ser a mais lenta. As DRAM tm tempos de acesso (leitura ou escrita) da ordem dos 80 a 150 s (nanossegundos - um bilionsimo de segundo) pelo computador. A lentido associada a esta memria devida ao processo refrescamento de memria, que mantm os dados armazenados durante o funcionamento e que se repete em curtos intervalos de tempo.

FPM RAM um dos mais antigos tipos de DRAM. Foi a primeira melhoria significativa na arquitectura das memrias. Foram utilizadas em computadores 386, 486 e nos primeiros computadores Pentium, em forma de SIMM de 30 ou 72 contactos e as mais comuns so as de 70 s.
12

11

Memrias

Memrias
SDRAM Tanto as memrias FPM como as memrias EDO so assncronas, isto , trabalham com o seu prprio ritmo, independentemente dos ciclos de relgio da placa me As memrias SDRAM, por sua vez, so capazes de trabalhar sincronizadas com os ciclos de relgio da placa-me, sem tempos de espera. Como necessrio que a memria SDRAM seja to rpida como a placa-me, encontramos no mercado verses com tempos de acesso entre 15 s e 6 s. O facto de funcionarem sincronizadas com os ciclos da motherboard torna-as muito mais rpidas que as suas antecessoras.

EDO RAM um tipo de DRAM que surgiu depois da tecnologia FPM RAM, com a vantagem de ter um tempo de acesso mais rpido que na tecnologia FPM - cerca de 60 s com os processadores nos primeiros Pentium. As memrias EDO no so, neste momento, utilizadas. Podem ser encontradas em computadores antigos, em mdulos de 72 contactos e, em alguns casos raros, em mdulos SIMM. Apenas as placas para processadores Pentium e algumas placas me para 486 com slots PCI aceitavam trabalhar com memrias EDO.

BEDO RAM Constituram uma evoluo das memrias EDO RAM, conseguindo-se obter tempos de acesso da ordem dos 50 s. A no compatibilidade com as EDO RAM foi a causa principal para que estas memrias no tivessem sido muito utilizadas.
13 14

VRAM Trata-se de uma memria de vdeo, que est fisicamente localizada nas placas de vdeo, e que independente da RAM do sistema.

Memrias

Memrias

DDR Tipo memria actualmente bastante utilizada. A sigla DDR vem de Double Data Rate e indica, justamente, a capacidade das memrias DDR transmitirem dados duas vezes por ciclo: uma transferncia no incio do ciclo de clock e uma segunda transferncia no final. Um mdulo DDR de 266 MHz, por exemplo, no trabalha a 266 MHz, mas sim a apenas 133 MHz; no entanto, como so feitas duas transferncias por ciclo de clock, o desempenho equivalente ao que seria alcanado por um mdulo de 266 MHz. Os mdulos de memria DDR2 no so compatveis com placas-me que trabalham com memria DDR. Embora os mdulos de memria de ambos os tipos (DDR e DDR2) paream iguais numa primeira vista (pois possuem o mesmo tamanho), na verdade, no so iguais. O tipo DDR tem 184 contactos, ao passo que, o tipo DDR2 tem 240 contactos. Alm disso, a local da diviso entre os contactos no mdulo DDR2 diferente dos mdulos de memria DDR, como mostra a imagem a seguir.

DDR 2 Como o prprio nome indica, a memria DDR2 uma evoluo da to utilizada memria DDR. Entre as suas principais caractersticas esto o menor consumo de energia elctrica, menor custo de produo e velocidades mais rpidas.
15 16

Memrias

Memrias

As velocidades das memrias Algumas velocidades para as memrias mais comuns:

Instalao de memrias num computador Exemplo de instalao de mdulos DIMM DDR ou DDR2 Forma de instalar um mdulo DIMM Para colocar a memria na motherboard, as patilhas brancas situadas nos 2 lados, tm de estar abertas para que a memria encaixe, depois de correctamente encaixada as patilhas fecham-se automaticamente. Forma de extrair um mdulo DIMM

Leitura de "PC2-3200" em relao memria de 400 MHz DDR2: O nmero 3200 indica a quantidade de MB por segundo que a memria capaz de trabalhar. Isso quer dizer que, no caso da memria de 400 MHz, sua velocidade de 3.200 MB ou 3.2 GB por segundo.

Para retirar o mdulo de memria, basta abrir as patilhas e a memria solta-se.


18

17

Memrias

Memrias

Memria ROM

A memria ROM armazenam os 3 tipos de programas: BIOS (Basic Input Output Sistem) POST (Power On Self Test) SETUP (configurao do sistema)
BIOS (Basic Input Output Sistem) conjunto de instrues de software que permite ao processador trabalhar com perifricos bsicos, como por exemplo a unidade de disquetes.

Enquanto que a memria RAM de leitura e escrita, a memria ROM apenas de leitura. A sigla ROM significa Read Only Memory, isto , memria apenas de leitura (s lida pela CPU). uma memria no voltil, significa que conserva os dados mesmo quando a corrente elctrica deixa de alimentar o sistema. As memria ROM tem como funo o armazenamento de instrues bsicas sobre o hardware do computador, tais como as rotinas de arranque, rotinas de teste de dispositivos de hardware e todas as instrues necessrias para que o processador reconhea e interaja correctamente com os dispositivos de entrada/sada.

POST (Power On Self Test) autoteste de inicializao, realizado sempre que o computador inicializado. Este autoteste executa as seguintes rotinas: Identifica a configurao instalada Inicializa todos os circuitos perifricos ligados placa me Inicializa o vdeo Testa o teclado Carrega o sistema operativo para a memria Entrega o controlo do microprocessador ao sistema operativo

19

20

Memrias

Memrias

SETUP (configurao do sistema) programa de configurao do hardware do computador. Essa configurao pode ser feita manualmente pelo utilizador atravs da escolha de vrias opes num interface prprio.

Existem, fundamentalmente, trs tipos de memrias ROM segundo a forma de gravao, que so as: PROM - (Programmable Read Only Memory) EPROM - (Erasable and Programmable ROM) EEPROM (Electrically EPROM PROM (Programmable ROM) Nas memrias PROM a informao pode ser gravada uma s vez atravs de um equipamento especial. A programao feita fundindo fusveis internos memria. Programvel aps o fabrico Uma vez programada no pode ser modificada EPROM (Erasable PROM) Nas EPROM pode-se gravar e apagar um nmero de vezes. A programao feita pela induo de cargas elctricas aos circuitos internos. A eliminao do programa faz-se expondo a memria a raios ultravioleta (UV). Contedo apagado e regravado raios ultravioletas

21

22

Memrias

Memrias

EEPROM (Electrically EPROM) As podem ser programadas electronicamente sem as retirar do seu local na placa-me. Apagvel electricamente

Memria CACHE O processador muito mais rpido do que a memria RAM. Isso faz com que fique subutilizado quando precisa enviar muitos dados consecutivamente. Ou seja, durante grande parte do tempo no processa nada, espera que a memria fique pronta para enviar novamente os dados. Para fazer com que o processador no fique subutilizado quando envia muitos dados para RAM, foi colocada uma memria mais rpida, chamada memria cache, do tipo SRAM (static RAM). Os dados so ento lidos da memria RAM e copiados para a memria cache. Estando esses dados na cache, o processador acede mais rapidamente a eles quando necessitar. Com a utilizao desta memria o computador fica mais rpido, pois no h tempos de espera ao receber ou enviar dados do processador para a RAM.

23

24

Memrias

Memrias
Memria secundria (auxiliar ou massa)

A memria cache encontrada em dois tipos (nveis): Memria cache L1 (Level 1 - Nvel 1) presente dentro do microprocessador ou cache interna. Memria cache L2 (Level 2 - Nvel 2) presente na placa-me ou dentro do processador, no caso de processadores recentes. Quando externa, a sua capacidade depende do chipset presente na placa-me.

Consiste nos dispositivos de armazenamento secundrio. Estas memrias caracterizam-se por uma grande capacidade de armazenamento cujo objectivo guardar a informao com um carcter mais duradouro. Exemplos, discos duros e bandas magnticas, cartes de memria, Pen Drives

Destinam-se a guardar os programas e a informao que os utilizadores necessitam de preservar para alm dos momentos em que decorrem as operaes de processamento. Como a memria RAM voltil torna-se evidente a necessidade de outro tipo de memrias que permitem guardar a informao para alm do momento em que se est a utilizar um programa.
25 26

Memrias

Memrias

As memrias secundrias resolvem o problema da volatilidade dos dados que se encontram na RAM Permitem armazenar grandes quantidades de informao (massa) e existem precisamente para que a informao com que se trabalha num computador possa ser guardada com um carcter mais duradouro. Exemplos:

Bandas Magnticas

Discos pticos (CD, DVD)

Discos pticos

Discos Rgidos
Drive de CD/DVD

Blu-Ray

HD-DVD

Disquetes
Drive de Disquetes

Pen Drive

27

28

Memrias

Memrias

Discos Rgidos O disco rgido (disco duro ou hard disk) um dispositivo magntico utilizado para o armazenamento de dados de um computador. Caractersticas mais gerais de um disco rgido: Normalmente encontra-se dentro do computador, fixo caixa. um dispositivo de leitura e escrita O modo de acesso aos dados directo As velocidades de acesso aos dados so muito rpidas Capacidades de armazenamento da ordem dos GB.

Um disco rgido consiste num conjunto de pratos metlicos sobrepostos. Cada prato tem duas faces revestidas de uma substncia magntica que permite a gravao de informao. Cada prato tem um brao, com duas cabeas de leitura e escrita, uma para cada face do prato, o que quer dizer que um disco com seis pratos tem doze faces e um total de doze cabeas. Todas as cabeas de leitura/escrita esto ligadas a um nico brao mecnico, pelo que no se podem movimentar sozinhas. Cada face do prato de um disco fica dividida em pistas concntricas e estas em sectores.

29

30

Memrias

Memrias

Toda a informao contida num DISCO RGIDO encontra-se gravada em PISTAS (Tracks), que so crculos concntricos localizados em cada face de um prato. Cada PISTA dividida em unidades ainda menores designadas por SECTORES (zonas onde se gravam os dados).

este formato em PISTAS e SECTORES que permite ao DRIVE DO DISCO RGIDO identificar os locais fsicos onde ler ou escrever os dados nas superfcies dos pratos.

Cada SECTOR pode armazenar 512 bytes de informao.

31

32

Memrias

Memrias
Conectores /Interfaces

O nmero de PISTAS e de SECTORES varia de DISCO RGIDO para DISCO RGIDO.

Para que um disco rgido troque informao com um computador necessrio: que se encontre ligado MOTHERBOARD (disco cabo motherboard) que o computador conhea a linguagem do disco rgido de modo a poder se comunicar com este ltimo. Essas questes so resolvidas pela INTERFACE que se utiliza. Actualmente os discos rgidos funcionam com base num dos seguintes tipos de interfaces: IDE (ATA) / EIDE Integrated Drive Electronics (Advanced Technology Atachment) ou Enhanced IDE SCSI Small Computers System Interface SATA (Serial ATA) Os discos rgidos possuem dois conectores: Um de alimentao Outro para troca de dados com o computador.
34

O disco rgido no deve ser desmontado, pois corre-se o risco de inutiliz-lo. Os discos so montados em ambientes limpos, pois uma pequena partcula de poeira poderia destruir a superfcie do disco.

33

Memrias

Memrias

O conector para troca de dados mais conhecido como INTERFACE. A interface mais comum ATA (Advanced Technology Atachment), enquanto que a interface SATA (Serial ATA) foi criada para substituir a ATA e o mais popular no mercado. Aps o lanamento do SATA, a interface ATA passou a ser chamada de PATA (Parallel ATA). Uma outra interface famosa a SCSI (Small Computer Systems Interface), mas mais voltada para o mercado de servidores de rede e computadores portteis.

O jumper mestre/escravo (master/slave) em discos rgidos ATA pode ser configurado de trs maneiras: Mestre: Significa que este o nico disco rgido que estar ligado ao cabo ou ser o primeiro disco rgido quando dois discos forem ligados ao cabo. Escravo: Significa que este o segundo disco rgido que estar ligado ao cabo. CS (Cable Select): Significa que, com a utilizao de um cabo especial, chamado CS, a configurao de quem ser o mestre e o escravo ser determinada pela posio do disco rgido no cabo e no pela configurao do jumper.

35

36

Memrias

Memrias

O padro Serial ATA introduziu um novo conector de alimentao, que muito diferente do conector padro utilizado por discos rgidos. Como o padro Serial ATA e para garantir compatibilidade, encontrar-se- discos rgidos Serial ATA com ambos os conectores de alimentao. Apenas se precisa de usar um deles, e no os dois ao mesmo tempo.

Motor dos pratos Actualmente, o motor dos pratos gira a 5.400 rpm (rotaes por minuto), 7.200 rpm ou at mesmo 10.000 rpm e 15.000 rpm, dependendo do modelo do disco rgido. Quanto maior for a velocidade de rotao do motor, maior ser a velocidade com que os dados podem ser lidos dos pratos.
37 38

Memrias

Memrias

Cabos DISCOS PTICOS CD COMPACT DISK, DISCO COMPACTO DVD DIGITAL VERSATILE DISK, DISCO DIGITAL VERSTIL Os CDs e DVDs so suportes de armazenamento amovveis (facilmente transportveis) Suportes pticos leitura e gravao atravs da tecnologia laser (feixes luminosos) A informao gravada nos discos pticos tem uma durabilidade e fiabilidade superior dos suportes magnticos. Unidades de CD-ROM (leitor/gravador) A unidade de CD-ROM (Compact Disc - Read-Only Memory) utiliza tecnologia ptica (laser) para leitura e gravao (caso seja gravador).

39

40

Memrias

Memrias

CDs Estrutura Os CDs utilizados nestas unidades podem ser de trs tipos: CD-ROM disco compacto que apenas permite a leitura dos dados contidos; CD-R (Compact Disk - Recordable) quando comprado vem vazio e pronto para que nele guardemos ficheiros, mas apenas uma vez. No pode ser regravado. Existem de 650 MB ou 74 minutos e de 700 MB ou 80 minutos; CD-RW (Compact Disk - Rewritable) so discos que permitem a leitura e a gravao como discos compactos. Existem, tambm, CD-RW de 650 MB e de 700 MB. O dispositivo que permite a leitura de CD-ROM designa-se por drive de CD-ROM e o dispositivo que possibilita a gravao em CD-R ou CD-RW designa-se por drive de CD-R/CDRW. Disposio das pistas num CD feita em espiral e no em circunferncias concntricas, como nos discos magnticos.

Estas unidades podem ser internas ou externas. Caso sejam internas podem ser ligadas ao conector IDE da motherboard ou a um conector SCSI. Se forem externas, podem ser ligadas porta paralela, a porta USB ou a uma porta SCSI externa.
Nota: 1 CD-ROM de 700 MB equivale aproximadamente a 500 disquetes (1 disquete = 1,44 MB)

41

42

Memrias

Memrias

Unidades DVD O DVD, sigla de Digital Versatile Disk, um disco do tamanho de um CD de msica, tem capacidade de armazenamento de dados vrias vezes superior a um compact disk tradicional. Isto significa 4,7 GB. Mas esta montanha de informao pode chegar a, aproximadamente, 17 GB (embora existam normas em estudos relativamente a DVD com maior capacidade), caso se usem as duas faces do DVD e o dual /layer (dupla camada) ou faixa dupla. Uma das maiores utilidades dos DVD e o armazenamento de filmes. possvel colocar num DVD at 4 horas de filmes, com elevada qualidade de som e imagem. Existem vrios tipos de DVD: DVD-ROM disco gravado de origem que apenas podem ser lidos; DVDR disco que pode ser gravado apenas uma vez; DVD-RAM discos que possibilitam a escrita e a leitura dos dados, concorrente ao DVD+RW; DVDRW disco que permite a regravao de dados.
43

Existem, actualmente, dois tipos de DVD: os single-sided (gravao de apenas uma face) e os dual-sided (gravao possvel nas duas faces). Os single-sided DVD permitem gravao de 4,7 GB e 8,5 GB, enquanto que os dual-sided DVD permitem gravao de 9,4 GB ate aos 17 GB. A Panasonic fabrica actualmente DVD-RAM que permitem a gravao ate 9,4 GBytes. Uma drive de DVD interna ou uma drive DVD-RAM interna tm exactamente o mesmo aspecto exterior que uma drive de CD-ROM interna. Tm o mesmo tamanho e so colocadas exactamente no mesmo stio de uma drive de CD-ROM. Para distinguir uma da outra existe o logtipo DVD na parte frontal. Existem, tambm, drives externas que se ligam ao computador atravs da porta paralela, porta USB ou porta FireWire.
Nota: 1 DVD de 4,7 GB equivale aproximadamente a 3400 disquetes (1 disquete = 1,44 MB)

44

Memrias

Montagem do CD/DVD Caixas espaosas possuem vrios locais para a instalao de drives. Caixas muito compactas possuem apenas um local para instalar o disco rgido, um para a drive de disquetes e um para a drive de CD-ROM. Tem de se escolher os locais correctos, levando em conta a melhor disposio de cabos e a melhor dissipao de calor. Por exemplo, ao utilizar uma caixa espaosa, deve-se deixar um espao livre entre o disco rgido e a drive de disquetes, assim facilitar a gerao do calor gerado pelo disco rgido. Se a caixa for muito compacta, provavelmente nem haver escolha. O aquecimento poder ser maior que o ideal. Nas torres, a drive de disquetes e de CD-ROM so introduzidos pela parte frontal, e a seguir aparafusados pelos esus furos laterais. A drive de CD-ROM utiliza trs cabos: cabo de alimentao, cabo flat e cabo de udio.
45

Vous aimerez peut-être aussi