Vous êtes sur la page 1sur 51

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I

2010 / 2011

Problemas de estrutura frsica

Docente: Snia Catarina Gomes Coelho

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

ndice

ndice ..................................................................................................................................... p. 2

Introduo ............................................................................................................................. p. 3

1 - Estruturas argumentais .................................................................................................... p. 6

2 - Construes passivas ..................................................................................................... p. 15

3 - Oraes relativas ............................................................................................................ p. 23

4 - Concordncia ................................................................................................................. p. 35

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

Introduo

Para a anlise dos casos problemticos que seguidamente se apresentam, a linguagem ser encarada na sua funo primria de sistema de comunicao, ou seja, enquanto sistema de transmisso de informao.

A produo de um ato verbal envolve opes a diferentes nveis: Semntico no qual se selecionam os conceitos e representaes de diferentes categorias, que constituem o contedo informativo da fala; Pragmtico selecionam-se os tipos de ao verbal; Lexical em que se selecionam as unidades lexicais; Sinttico escolhem-se as formas de combinao e ordenao das unidades lexicais; Fontico envolve a pronncia das palavras e a entoao das frases.

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

1 Estruturas argumentais
As unidades lexicais unem-se para exprimir uma preposio ou uma predicao (em certos autores), por meio da qual so veiculadas informaes. Ao elemento predicador, que pode ser um verbo, um nome, um adjetivo e, por vezes, um advrbio, cabe exprimir uma propriedade ou uma relao entre entidades.

(1) O Paulo calmo. (predicador)

(2) A Ana adormeceu. (predicador)

Para alm de um predicador, as frases necessitam de uma ou mais expresses que identificam as entidades a que se aplica uma propriedade ou entre as quais estabelecida uma relao. A estas expresses damos o nome de argumento. De uma forma simplificada, podemos considerar que o argumento externo aquele que se realiza geralmente como sujeito; os argumentos internos so os complementos do predicado.

Os predicados caracterizam-se por diversas propriedades e, de entre estas, importa-nos destacar a que diz respeito ao nmero de argumentos que os predicados admitem. Assim sendo, h cinco classes de predicados em funo do nmero de argumentos que exigem: Predicados de zero lugares: amanhecer, anoitecer, chover, escurecer (3) Amanheceu. Predicados unrios ou de um lugar: adormecer, danar, desmaiar, nadar, voar (4) O menino j adormeceu.

Predicados binrios ou de dois lugares: acreditar, amar, fazer, ler, vencer (5) Os aliados venceram as foras do Eixo. Predicados ternrios ou de trs lugares: colocar, dar, perguntar, dizer (6) A bibliotecria colocou os livros na estante.

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

Predicados quaternrios ou de quatro lugares: levar, passar, trazer (7) A Irene levou o dinheiro de casa para o banco.

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

1.2. Anlise das construes


1.2.1. Problemas relativos ao nmero de argumentos

Neste domnio, encontramos duas alteraes possveis: a supresso e a adio de argumentos.

1.2.1.1. Supresso de argumentos

Dirio de Lisboa, 24-11-1989, p. 10 Desta vez actuaram no Porto, espancando um jovem negro at ficar inconsciente, colocando posteriormente sobre uns carris da linha de comboio.

Neste caso foi suprimido o argumento do predicado verbal colocar, o que torna a frase claramente agramatical. O argumento em causa deve ser realizado atravs de um pronome cltico. Vejamos a verso corrigida:

Desta vez actuaram no Porto, espancando um jovem negro at ficar inconsciente e colocando-o posteriormente sobre uns carris da linha de comboio.

***

Europeu, 12-12-1988, p. 17 Quem no do Minho, mas permanece alguns tempos, dar-se- conta do religiosismo folclrico dos cristos minhotos ().

Neste exemplo, facilmente detetamos a supresso do segundo argumento do predicado permanecer, que um locativo. Assim:

Quem no do Minho, mas permanece a alguns tempos, dar-se- conta do religiosismo folclrico dos cristos minhotos ().

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

***

Europeu, 12-12-1988, p. 4 O nmero de casos de SIDA reportados pelo grupo de trabalho encarregado inferior realidade.

Mais uma vez temos um caso de supresso indevida, neste exemplo de um predicado adjetival encarregado. O argumento em causa tanto pode ser nominal como oracional, em qualquer dos casos introduzido pela preposio de:

O nmero de casos de SIDA reportados pelo grupo de trabalho encarregado da investigao desta doena (ou de investigar esta doena) inferior realidade.

1.2.1.2. Adio de argumentos

Nos textos que se seguem, os seus autores alteram a estrutura argumental de um predicado aumentando-lhe o nmero de argumentos. Estamos, portanto, perante um processo de inovao lingustica, independentemente da sua criao ter sido ou no consciente. Em muitos casos, a comunidade lingustica poder reconhecer a utilidade da inovao e adopt-la. Noutros, porm, a inovao rejeitada, sendo considerada como mero desvio.

Dirio de Notcias, 28-12-1988, p. 10 Segundo a oposio, a reviso constitucional necessria antes das eleies, para permitir que o novo Governo lidere o pas para uma democracia de facto.

O predicado liderar um predicado binrio. Parece evidente que o autor se est a deixar influenciar por predicados ternrios como conduzir e guiar, vejamos:

Segundo a oposio, a reviso constitucional necessria antes das eleies, para permitir que o novo Governo conduza o pas para uma democracia de facto.

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

*** O Jornal, 26-09-1986, p. 12 Se um trabalhador receber subsdio de refeio em dinheiro, descontar 11 por cento para a Previdncia (), o que no acontece no caso de se tratar de senhas de refeio no mesmo valor. () Quem capaz de explicar esta medida que favorece os tickets s notas do banco de Portugal. Neste caso, voltamos a encontrar um predicado binrio favorecer tomado como ternrio. Assim:

Quem capaz de explicar esta medida que favorece os tickets e desfavorece as notas do banco de Portugal. Ou Quem capaz de explicar esta medida que favorece os tickets em detrimento das notas do banco de Portugal.

1.2.2. Problemas relativos a preposies argumentais

O uso de preposies argumentais constitui uma rea bastante problemtica do portugus contemporneo, onde frequente a alterao das normas partilhadas pela generalidade da comunidade. A utilizao irregular de determinadas preposies com um dado predicado parece ter frequentemente origem na possibilidade de utilizar essas mesmas preposies com predicados que lhe so semelhantes ou de algum modo prximos. Importa tambm referir que esta uma rea em que difcil determinar a agramaticalidade de determinados usos. Nesse sentido, abordar-se-o apenas os casos relativamente incontroversos.

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

1.2.2.1. Supresso de preposio de argumentos

Expresso, 26-06-1986, p. 26 Vamos a caminho do centro da cidade (), onde numerosos aparelhos militares e o ostensivo dispositivo de segurana recordam o mais distrado que chegou a um territrio que est beira da guerra civil ().

O predicado verbal recordar est aqui combinado com trs argumentos no preposicionados, sendo os dois primeiros nominais e o terceiro oracional. A construo regular mais prxima da utilizada parece ser aquela em que o segundo dos argumentos reproduzidos funciona como um complemento indireto, sendo, por isso, precedido da preposio a. Vamos a caminho do centro da cidade (), onde numerosos aparelhos militares e o ostensivo dispositivo de segurana recordam ao mais distrado que chegou a um territrio que est beira da guerra civil ().

***

A anomalia que se segue decorre da supresso da preposio argumental de. Atentemos no seguinte par:

(9) O Lus convenceu-me de que devia alterar o meu regime alimentar. (10) (?) O Lus convenceu-me que devia alterar o meu regime alimentar.

Este tipo de supresso de preposies argumentais que acabmos de exemplificar encontra-se bastante difundido. Assim sendo, no se consideram as estruturas em causa mal formadas ou agramaticais, embora se prefira aquelas em que no houve supresso. Por conseguinte, pretende-se chamar a ateno para um tipo de estrutura em que existem duas normas em concorrncia utilizar ou suprimir a preposio ou seja, para uma rea de conflito ou mudana na lngua. A substituio de um argumento oracional por um pronome como isso constitui um teste simples que permite, em caso de dvida, verificar se o uso de uma preposio antes desse argumento adequado.

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

(11) O Lus convenceu-me de que devia alterar o meu regime alimentar. (12) O Lus convenceu-me disso. (13) *O Lus convenceu-me isso.

curioso que, em alguns casos, a presena da preposio causa mais estranheza aos falantes do que a sua ausncia. Entre os verbos que mais favorecem a supresso conta-se gostar.

(14) O Paulo gosta (de) que o elogiem.

Repare-se, no obstante, que os argumentos oracionais infinitivos de gostar, bem como os argumentos pronominais e nominais, so obrigatoriamente preposicionados:

(15) O Paulo gosta de ser elogiado. (16) *O Paulo gosta ser elogiado. (17) O Paulo gosta de elogios. (18) *O Paulo gosta elogios.

Sbado, 17-12-1988, p. 3 E o melhor ficar-nos por aqui, porque seno o senhor secretrio de Estado ainda nos convence que pagar impostos faz bem sade.

Convencer um predicado verbal ternrio, em que normal que o seu terceiro argumento seja introduzido pela preposio de. Na verso modificada impe-se ainda substituir a forma no flexionada do infinitivo ficar pela forma flexionada ficarmos.

E o melhor ficarmo-nos por aqui, porque seno o senhor secretrio de Estado ainda nos convence de que pagar impostos faz bem sade.

*** Pblico, 22-01-1991, p. 12 Quase ningum duvida que o principal conflito no Mdio Oriente uma disputa territorial entre dois povos: os israelitas e os palestinianos.

10

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

O verbo duvidar cada vez mais utilizado sem preposio no seu argumento oracional. Na verso alternativa do texto utiliza-se a forma preposicionada do segundo argumento do verbo duvidar.

Quase ningum duvida de que o principal conflito no Mdio Oriente uma disputa territorial entre dois povos: os israelitas e os palestinianos.

***

1.2.2.2. Adio de preposio a argumentos

Dirio Popular, 12-12-1986, p. 8 Fontes forenses por ns contactadas no perfilharam deste mesmo ponto de vista e reafirmaram que as autoridades conhecem casos de tortura e abuso de autoridade.

Neste excerto, o segundo argumento do verbo perfilhar ocorre irregularmente precedido da preposio de (deste mesmo ponto de vista). Com efeito, perfilhar um verbo transitivo, que seleciona dois argumentos no preposicionados. possvel que neste caso tenha havido interferncia de outros verbos de sentido prximo como partilhar ou comungar que admitem um argumento preposicionado do tipo do utilizado no texto. Eis a correo:

Fontes forenses por ns contactadas no perfilharam este mesmo ponto de vista e reafirmaram que as autoridades conhecem casos de tortura e abuso de autoridade.

***

Correio da Manh, 29-11-1988, p. 27 Em Tangil no h capacidade de alojamento (). Artur Agostinho referiu ainda que existem professores hospedados em Mono, que dista a 15 quilmetros.

Neste texto, a expresso a que foi indevidamente adicionada uma preposio 15 quilmetros, argumento do verbo distar. Este predicado verbal tem um sentido prximo do de expresses como situar-se, encontrar-se ou ficar e tem em comum com elas o facto de ser um

11

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

predicado ternrio que se combina com dois argumentos que designam pontos geogrficos e um terceiro que indica a distncia entre esses dois pontos. A diferena relevante que o argumento que designa a distncia no preposicionado se depender do verbo distar e preposicionado nos outros casos. A correo do texto em anlise passa, pois, pela supresso da preposio a. Explicitase, ainda, o argumento do verbo distar que est subentendido no texto original. Em Tangil no h capacidade de alojamento (). Artur Agostinho referiu ainda que existem professores hospedados em Mono, que dista quinze quilmetros desta povoao.

***

Independente, 24-02-1989, p. 21 fcil de idealizar que o trajecto que Cesrio Verde percorre num crepsculo de neblina em Lisboa, tal como apresentado no seu poema O Sentimento dum Ocidental. A estrutura apresentada neste texto apresenta claramente uma conjuno integrante que em excesso, visto que a sequncia que se lhe segue no uma orao, mas um sintagma nominal. Porm, mesmo suprimindo esta conjuno, a estrutura permanece anmala, em virtude de apresentar tambm uma preposio de depois do adjetivo fcil. A verso alternativa ser:

fcil idealizar o trajecto que Cesrio Verde percorre num crepsculo de neblina em Lisboa, tal como apresentado no seu poema O Sentimento dum Ocidental.

1.2.2.3. Substituio de preposio de argumentos

Expresso, 10-12-1988, p. 70 Desde as tradicionais mensagens polticas s expresses sexuais e ldicas, utilizando apenas texto ou conjugando o texto imagem, os graffitis so o meio de comunicao que mais se aproxima da democracia directa.

12

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

Este primeiro caso de substituio de preposio envolve a aplicao ao predicado verbal conjugar de um argumento precedido da preposio a. Esta combinao irregular parece resultar de uma contaminao por verbos de sentido prximo que admitem essa preposio, como sejam associar, juntar, ligar ou unir. Segue-se, ento, a verso alternativa, em que se substitui a preposio a por com:

Desde as tradicionais mensagens polticas s expresses sexuais e ldicas, utilizando apenas texto ou conjugando o texto com imagem, os graffiti so o meio de comunicao que mais se aproxima da democracia directa.

***

Correio da Manh, 29-11-1988, p. 21 Acabado o lauto almoo, o grupo rumou at Fronteira ().

Encontramos neste texto o predicado verbal rumar irregularmente combinado com um argumento introduzido pela preposio at. Com efeito, o argumento em causa expresso locativa que indica uma determinada direo ou orientao normalmente introduzido pela preposio para (ou a, nalguns casos), no sendo compatvel com a preposio usada no texto. Acabado o lauto almoo, o grupo rumou para Fronteira ().

***

Pblico, 08-09-1991, p. 26 UM JOVEM pirata informtico israelita teve acesso, durante a Guerra do Golfo, a informaes secretas contidas nos computadores do Pentgono (). O jovem poder no ser processado (), mas o Pentgono () estar com certeza muito interessado por saber como o jovem pirata fez para enganar os seus sistemas de segurana.

O argumento que agora introduzido por uma preposio inadequada est dependente do adjetivo interessado. A preposio que deve acompanhar o argumento em causa em e no

13

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

por. Neste excerto, sugerem-se ainda duas alteraes de ordem estilstica: a utilizao de uma construo com que na orao interrogativa indireta dependente do verbo saber e a substituio da expresso fazer para pela forma menos coloquial conseguir.

UM JOVEM pirata informtico israelita teve acesso, durante a Guerra do Golfo, a informaes secretas contidas nos computadores do Pentgono (). O jovem poder no ser processado (), mas o Pentgono () estar com certeza muito interessado em saber como que o jovem pirata conseguiu enganar os seus sistemas de segurana.

***

14

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

2 - Construes passivas

(1) Miguel ngelo pintou a Capela Sistina. (2) A Capela Sistina foi pintada por Miguel ngelo.

O primeiro dos exemplos ilustra uma frase ativa e o segundo a sua correspondente passiva. Isto significa que as duas frases so equivalentes do ponto de vista semntico. Na transformao da frase ativa para a passiva, a expresso que tem a funo de complemento direto na ativa tem a funo de sujeito na passiva; por outro lado, a expresso que tem a funo de sujeito na frase ativa aparece, na frase passiva, como agente da passiva. Acentue-se que a possibilidade de construo de pares de frases ativa/passiva limitada e depende crucialmente dos verbos, j que s os verbos transitivos admitem construo passiva.

2.1. Tipos de construes passivas Podemos identificar pelo menos dois tipos de construes passivas: (i) o particpio passado precedido ou no de uma forma do verbo ser; (ii) a forma verbal acompanhada de um pronome cltico se.

(3) A Capela Sistina foi pintada por Miguel ngelo. (4) Pintaram-se dez salas.

Estas construes designam-se respetivamente de passivas participiais e passivas de (pronome) cltico.

2.1.1. Construes passivas participiais Estas construes caracterizam-se pelo facto de o predicador verbal ser um particpio passado. Podem ocorrer de duas formas:

(5) A Capela Sistina foi pintada por Miguel ngelo. (6) A capela pintada por Miguel ngelo famosa no mundo inteiro.

15

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

No primeiro caso temos a forma flexionada do verbo ser acompanhada pelo particpio passado. Quanto estrutura de (6), no h nenhum verbo flexionado que acompanhe o particpio passado.

2.1.2. Construes passivas de cltico Construes em que o predicador verbal acompanhado de um elemento cltico se (normalmente designado de se passivo).

(7) Pintaram-se dez salas.

O que permite classificar este exemplo como passivo a concordncia entre o predicador verbal e o seu argumento no caso entre o verbo pintar e o sintagma nominal dez salas. Se colocarmos a expresso nominal no singular e passarmos o verbo para o singular, obtemos uma forma gramatical, ao passo que, se deixarmos o verbo no plural, geramos uma estrutura agramatical:

(8) Pintou-se uma sala. (9) *Pintaram-se uma sala.

Assim, uma caracterstica destas construes que o sujeito ocorre preferencialmente em posio ps-verbal. Outra sua caracterstica reside no facto de o argumento com a funo de agente ser sempre indeterminado.

16

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

2.2. Anlise das construes


2.2.1. Utilizao de argumentos preposicionados como sujeitos de passivas

2.2.1.1. Utilizao de argumentos preposicionados como sujeitos de passivas com supresso de preposio

Como vimos, o sujeito de uma frase passiva corresponde ao complemento direto da estrutura ativa equivalente (ou seja, a um argumento no preposicionado). Nos casos que se seguem para anlise no se verifica esta correspondncia. Com efeito, os sujeitos das frases passivas destes textos correspondem em estruturas ativas a complementos preposicionados.

Expresso, 24-06-1989, p. 1 O depoimento do ex-Chefe do Estado-Maior-General das Foras Armadas, general Lemos Ferreira, foi prescindido pelo advogado de Correia da Cunha (). Neste primeiro caso, tentou-se construir uma estrutura passiva do tipo participial e com o verbo auxiliar ser com um verbo com ela incompatvel: prescindir. No sentido que tem no texto, este verbo um predicado binrio cujo segundo argumento introduzido por uma preposio, pelo que em frases ativas em que ele seja predicador no existe qualquer expresso com a funo de complemento direto. Veja-se:

(10) O advogado prescindiu do depoimento da testemunha. (11) * O advogado prescindiu o depoimento da testemunha.

O verbo prescindir trata-se de um verbo no transitivo, por isso no pode funcionar como predicador de uma frase passiva. A correo deste exemplo permite duas hipteses:

1) Mantm-se a construo passiva, mas substitui-se o verbo por um transitivo: O depoimento do ex-Chefe do Estado-Maior-General das Foras Armadas, general Lemos Ferreira, foi dispensado pelo advogado de Correia da Cunha.

17

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

2) Ou recorre-se a uma construo ativa, o que permite manter o mesmo verbo:

O advogado de Correia da Cunha prescindiu do depoimento do ex-Chefe do Estado-Maior-General das Foras Armadas, general Lemos Ferreira.

***

O Jornal Ilustrado, 01-12-1988 Esta colaborao inter-hoteleira no impede entretanto que os clientes, mesmo conhecidos, sejam cobrados a partir de determinado montante (). Este caso apresenta um verbo ternrio cobrar. Vejamos uma frase ativa com este verbo, onde aparecem sublinhados os seus trs argumentos, realizados, respetivamente, como sujeito, complemento direto e complemento indireto:

(12) O Banco cobrou esta importncia ao Paulo indevidamente.

Na transformao para a passiva, teramos de usar como sujeito a expresso aqui usada como complemento direto.

(13) Esta importncia foi indevidamente cobrada ao Paulo pelo Banco.

Seria mal formada uma estrutura em que a funo de sujeito fosse desempenhada pelo terceiro argumento do verbo (ao Paulo), mesmo que usado sem a preposio que o antecede:

(14) *O Paulo foi indevidamente cobrado esta importncia pelo Banco.

Ora, exatamente esta situao que ocorre no exemplo em anlise. Vejamos a correo, sendo que a primeira hiptese envolve uma estrutura ativa e a segunda uma estrutura passiva:

Esta colaborao inter-hoteleira no impede, entretanto, que se cobre dinheiro aos clientes, mesmo conhecidos, a partir de um determinado montante.

18

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

Esta colaborao inter-hoteleira no impede, entretanto, que os clientes, mesmo conhecidos, sejam obrigados a pagar a partir de um determinado montante.

***

Pblico, 23-11-1993, p. 25 TRS OFICIAIS da polcia tailandesa foram recentemente ordenados por um general a cortarem o seu bigode.

O que se passa com o verbo ordenar que, com o sentido que tem no texto, ele se combina com um argumento preposicionado e com um complemento frsico, como se pode verificar no exemplo seguinte:

(15) O general ordenou aos recrutas que cortassem o bigode.

Assim sendo, no gramatical a construo passiva em que, semelhana do que acontece no texto apresentado, o argumento preposicionado do verbo (complemento indireto) usado como sujeito. Apresentam-se duas verses alternativas: na primeira, mantm-se o verbo ordenar e substitui-se a estrutura passiva por uma ativa; na segunda conserva-se a estrutura passiva e recorre-se a um verbo compatvel com ela instar.

Um general ordenou recentemente a trs oficiais da polcia tailandesa que cortassem o seu bigode.

TRS OFICIAIS da polcia tailandesa foram recentemente instados por um general a cortarem o seu bigode.

19

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

2.2.1.2. Utilizao de argumentos preposicionados como sujeitos de passivas sem supresso de preposio

Neste caso, a anomalia decorre da utilizao de um sintagma preposicional como sujeito. As estruturas apresentadas contm um elemento cltico se e parecem resultar de uma confuso entre diferentes construes. Uma primeira distino relevante para a compreenso destes casos a distino entre o cltico se apassivante e o pronome cltico se impessoal.

Cltico se apassivante Acompanha sempre formas de verbos transitivos, flexionados no singular ou no plural consoante o nmero gramatical do argumento com que concordam; (16) Comprou-se um livro. (17) Compraram-se vrios livros. Nestes dois casos o verbo

Pronome cltico se impessoal Indica a existncia de um sujeito indeterminado numa frase: (18) Naquela festa, cantou-se a noite inteira. Este cltico impessoal acompanha sempre formas verbais singulares; O verbo surge na terceira pessoa do singular, no concordando com qualquer expresso da frase; Pode surgir em frases tanto com verbos transitivos como em frases com verbos intransitivos.

concorda com a expresso que numa frase ativa se realiza como complemento direto.

Assim, se numa dada frase a forma verbal plural, ento s podemos estar perante um se passivo. Por outro lado, se a forma verbal intransitiva, ento s podemos estar perante um se impessoal. No que respeita aos casos em que a forma verbal transitiva e singular e o argumento tambm singular como em (16) comprou-se um livro admite-se duas possibilidades de anlise estrutural deste caso: como construo passiva (em que o argumento sujeito) e como construo impessoal (em que temos um sujeito indeterminado e o argumento complemento direto). Podemos, pois, dizer que estas frases so ambguas sintaticamente, mas no semanticamente, uma vez que a informao veiculada a mesma nas duas construes.

20

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

Pblico, 26-10-1993, p. 3 () a Espanha pretende que, ainda antes das adeses previstas para 1996, se avancem com as reformas institucionais.

O problema deste texto reside essencialmente no plural da forma verbal se avancem. Este verbo est a concordar em nmero com a expresso as reformas institucionais, precedida da preposio com. Assim sendo, esta estrutura est a ser tomada como se fosse uma construo passiva em que o sujeito (isto , a expresso com o verbo concorda) seria uma expresso preposicionada, o que tem sido totalmente rejeitado pelo portugus. A soluo mais simples para esta anomalia colocar o verbo no singular, transformando a estrutura numa construo impessoal. Vejamos:

A Espanha pretende que, ainda antes das adeses previstas para 1996, se avance com as reformas institucionais.

***

Expresso, 02-11-1991, p. 12 Ainda esto frescos os tumultos que agitaram as cidades de Birmingham, Cardiff, Oxford e Newcastle (). [Alguns] atriburam a quebra da ordem pblica ineficcia das escolas (). Para Lord Griffith, () perfeitamente claro que se tratavam de jovens cujo potencial no foi realizado.

A estrutura mal formada, neste caso, est dependente do verbo tratar-se, predicado unrio cujo nico argumento introduzido pela preposio de (sendo um verbo no transitivo). de notar que o cltico que acompanha o verbo indissocivel dele, estando presente em todas as construes, como acontece com predicados verbais como queixar-se, suicidarse Assim sendo, se o nico argumento deste verbo preposicionado, no pode existir, nas frases em que predicador, qualquer expresso lexical com a funo de sujeito. Por esta razo, o verbo tem de vir sempre no singular. Ora, no texto em anlise, o verbo tratar-se ocorre flexionado no plural, a concordar com o argumento preposicionado jovens. A correo

21

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

deste exemplo passa pela utilizao de uma forma singular do verbo, em virtude de o sujeito ser sempre nulo:

Ainda esto frescos os tumultos que agitaram as cidades de Birmingham, Cardiff, Oxford e Newcastle (). [Alguns] atriburam a quebra da ordem pblica ineficcia das escolas (). Para Lord Griffith, () perfeitamente claro que se tratava de jovens cujo potencial no foi realizado.

***

22

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

3 - Oraes relativas
3.1. Estrutura interna das oraes relativas

3.1.1. Movimento de constituintes relativos (movimento relativo)

Uma das caractersticas principais das oraes relativas consiste na presena de um pronome relativo como parte integrante do constituinte relativo. Este constituinte est associado a uma posio da frase relativa de que faz parte.

(1) O livro que o Paulo escreveu foi um sucesso.

Perante este exemplo apercebemo-nos de que o pronome relativo sofreu um movimento da sua posio base de complemento direto do verbo escrever para a posio cabea da frase relativa, junto do antecedente o livro. A posio de base encontra-se vazia.

3.1.2. Composio dos constituintes relativos

O constituinte relativo nem sempre formado apenas por um pronome relativo. Pode, assim, ser constitudo por: Por um pronome relativo e uma preposio ((2)As pessoas com quem conversmos j chegaram.); Por um pronome relativo e um nome ((3) Os realizadores cujos filmes o jri selecionou esto na sala.) Por um pronome relativo, um nome e uma preposio ((4)Os realizadores de cujos filmes o pblico gostou esto na sala.)

3.1.2. Funo sinttica dos constituintes relativos

J vimos que as oraes relativas so sempre introduzidas por um constituinte relativo que contm um pronome relativo, o qual pode vir ou no acompanhado de outros elementos e

23

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

movido para a cabea da frase relativa atravs do chamado movimento relativo. Esse constituinte pode desempenhar diferentes funes sintticas na frase relativa. Assim:

a) O constituinte relativo sujeito (logo, argumento no preposicionado) da orao relativa: (5) O mdico [que operou a Ana] formou-se no Porto. (antecedente: mdico)

b) O constituinte relativo complemento direto (logo, argumento no preposicionado) da orao relativa: (6) O ltimo filme [que eu vi] era do Fellini. (antecedente: filme)

c) O constituinte relativo complemento indireto (argumento preposicionado) da orao relativa: (7) O escritor [a quem foi atribudo o primeiro prmio] no compareceu cerimnia. (antecedente: escritor)

d) O constituinte relativo um complemento circunstancial da relativa: (8) No consigo lembrar-me da loja [onde comprei esta caneta]. (antecedente: loja)

24

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

3. 2. Anlise de construes
3.2.1. Problemas respeitantes a preposies de constituintes relativos

3.2.1.1. Supresso de preposio de constituinte relativo

Vimos que um pronome relativo pode estar associado a um constituinte preposicionado, caso em que, em geral, a preposio acompanha o pronome no movimento relativo. Vejamos um exemplo:

(9) O prdio [em que o Paulo vive] est a ser reconstrudo.

O predicador da frase relativa o verbo viver (com o valor de habitar), cujo segundo argumento requer a preposio em. Assim, se o segundo argumento sofre um movimento relativo, a preposio tambm deslocada, ficando a preceder o pronome relativo. Se, em vez disso, a preposio for abandonada na posio base, a construo completamente agramatical no portugus. Uma outra possibilidade a considerar o movimento do pronome relativo e supresso da preposio. Porm, a variante do portugus que adoptamos no integra regularmente esta estrutura:

(10) ?? O prdio [que o Paulo vive] est a ser reconstrudo.

claro que a aceitabilidade da supresso varia com os predicados utilizados. Por exemplo, o verbo gostar parece ser um dos favoritos para os adeptos da construo:

(11) ? O autor portugus [que eu mais gosto] o Ea. (12) O autor portugus [de que eu mais gosto] o Ea.

As construes que se seguem constituem exemplos de supresso de preposio no movimento relativo. muito possvel que no se aceite ou rejeite com a mesma convico todos os casos, dada a variao dos predicados envolvidos.

25

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

O Jornal Ilustrado, 31-03-1989, p. 35 Os temas que os portugueses gostam (neo-realismos, politiquices, pornografias) no quadram nos finos couchs cor-de-rosa de uma eurorevista assim.

Europeu, 09-01-1989, p. 3 Aguardam agora que uma nova legislao preencha essa lacuna e que () sejam aumentadas as penses que actualmente dispem.

Dirio de Lisboa, 05-01-1990, p. 2 Foram momentos embaraosos que o prprio Noriega acabou por pr fim, entregando-se s autoridades norte-americanas ().

Nos trs casos apresentados suprime-se uma preposio. Nos dois primeiros, a preposio suprimida de selecionada respetivamente pelos predicados verbais gostar e dispor e no ltimo a selecionada pelo predicado verbal pr fim. Correo:

Os temas de que os portugueses gostam (neo-realismos, politiquices, pornografias) no quadram nos finos couchs cor-de-rosa de uma eurorevista assim.

Aguardam agora que uma nova legislao preencha essa lacuna e que () sejam aumentadas as penses de que actualmente dispem.

26

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

Foram momentos embaraosos a que o prprio Noriega acabou por pr fim, entregando-se s autoridades norte-americanas ().

3.2.1.2. Adio de preposio ao constituinte relativo

Nesta seco encontram-se casos em que se adicionou injustificadamente uma preposio ou uma locuo prepositiva ao constituinte relativo.

Pblico, 10-10-1991, p. 6 O lder parlamentar no esgotou, ainda, a reflexo a que se imps depois dos resultados de domingo.

Correo:

O lder parlamentar no esgotou, ainda, a reflexo que se imps depois dos resultados de domingo.

***

Dirio Popular, 19-04-1986, p. 16 Quando estas imagens entraram nas nossas casas, recordaram-nos algo de que temos a tendncia de tomar como certo e natural; o papel que os professores desempenham sobriamente na vida dos nossos filhos. Neste exemplo, a frase relativa contm um predicado ter tendncia com um complemento oracional preposicionado, sendo a preposio deste complemento (de) adicionada, sem justificao, ao constituinte relativo.

Quando estas imagens entraram nas nossas casas, recordaram-nos algo que temos a tendncia de tomar como certo e natural; o papel que os professores desempenham sobriamente na vida dos nossos filhos.

27

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

3.2.2. Problemas respeitantes ao pronome relativo

3.2.2.1. Inadequao entre o pronome relativo e a sua posio de origem

A variedade das formas dos pronomes relativos tem diretamente a ver com propriedades da posio que estes ocupam. Assim, por exemplo, um pronome que desempenhe a funo sinttica de complemento direto no pode assumir a forma onde:

(13) *A ltima cidade onde eu visitei foi Barcelona.

No exemplo que se segue encontraremos esta inadequao entre o pronome relativo usado e a posio a partir da qual ele deslocado.

Dirio Popular, 01-06-1991, p. 11 O recenseamento () levou, por exemplo, a que fossem localizados dois ninhos nos arredores de Aveiro, local onde, segundo os ecologistas, h cinco anos que no era utilizado pelas cegonhas para se reproduzirem.

O desvio ocorrente neste texto resulta da incompatibilidade entre o pronome relativo onde e a funo sinttica que ele desempenha. Esta funo de sujeito da frase, pelo que o pronome relativo, fazendo parte de uma orao relativa com antecedente expresso, s pode ser que. Seguem-se duas verses alternativas: na primeira, substitui-se o pronome; na segunda, altera-se a frase relativa de modo a que o pronome original onde passe a estar associado a uma posio adequada, isto , de complemento circunstancial de lugar.

O recenseamento levou, por exemplo, a que fossem localizados dois ninhos nos arredores de Aveiro, local que, segundo os ecologistas, h cinco anos que no era utilizado pelas cegonhas para se reproduzirem.

O recenseamento levou, por exemplo, a que fossem localizados dois ninhos nos arredores de Aveiro, local onde, segundo os ecologistas, as cegonhas no se reproduziam h cinco anos.

28

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

3.2.2.2. Inadequao entre o pronome relativo e o seu antecedente

O caso que se segue envolve um constituinte relativo com a funo sinttica de complemento circunstancial de modo. Em estruturas deste tipo, a forma do pronome relativo varia de acordo com algumas caractersticas do antecedente. Comparem-se os seguintes exemplos, em que os antecedentes so, respetivamente, carinho e forma.

(14) impressionante o carinho com que/ *como esta enfermeira trata os seus doentes. (15) impressionante a forma como / *com que esta enfermeira trata os seus doentes.

Os dados apontam para um comportamento diferente de dois grupos de nomes. Uns, especficos no que respeita delimitao de uma qualidade carinho, interesse, desvelo, paixo, esprito , requerem um constituinte relativo com preposio e pronome relativo que. Outros, de significao vaga, no delimitando qualquer propriedade como forma, maneira, modo , requerem que o constituinte relativo tenha a forma como. Note-se, no entanto, que, se a orao relativa fizer parte de um complemento de modo, o pronome parece poder assumir quer a forma como quer a forma que (sem preposio):

(16) A seleo jogou da forma como a vimos jogar. (17) A seleo jogou da forma que a vimos jogar.

O Jornal, 28-04-1989, p. 6 Sou um admirador e apoiante activo da poltica social-democrata do prof. Cavaco Silva e do esprito de misso e patritico como vem servindo o pas.

Segue-se a verso alterada, em que, em conformidade com o que se exps anteriormente, se substitui a forma pronominal como por com que.

Sou um admirador e apoiante activo da poltica social-democrata do prof. Cavaco Silva e do esprito patritico e de misso com que vem servindo o pas.

29

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

3.2.3.1. Confuso por que / porque

Nesta subseco so objeto de anlise as oraes relativas introduzidas pela preposio por seguida do pronome relativo que como em vou explicar a razo por que faltei. Quanto s construes com porque que no so, em caso algum, construes relativas , a sua considerao resulta apenas de uma grande dificuldade que sentem muitos falantes em distinguir as oraes relativas introduzidas pela preposio por de trs outros tipos de construes, a saber: (i) oraes subordinadas causais introduzidas pela tradicionalmente chamada conjuno subordinativa causal porque como em: no saio de casa porque est a chover; (ii) oraes coordenadas explicativas introduzidas pela chamada conjuno coordenativa explicativa porque como em: ela deve estar contente, porque est a rir; e (iii) as oraes interrogativas (diretas e indiretas) introduzidas por porque e pela sequncia por que seguida de nome como em: porque saste? e por que motivo saste?, para as interrogativas diretas, e no sei porque saste e no sei por que motivo saste, para as interrogativas indiretas.

Oraes relativas (por que um constituinte relativo):

(18) O Paulo ansiava por uma mudana. (19) A mudana por que o Paulo ansiava ocorreu.

Em (19), o constituinte relativo movido a partir de uma posio argumental do verbo ansiar. Noutros casos, porm, o constituinte relativo com a mesma forma est associado a um complemento circunstancial de causa, como em (21):

(20) O Paulo foi para casa por alguma razo. (21) No sabemos a razo por que o Paulo foi para casa.

O antecedente do pronome relativo neste caso o nome razo, em vez do qual poderamos ter o nome motivo. Note-se que s este tipo de nomes pode ocorrer em oraes relativas em que a sequncia por que est associada a um complemento circunstancial de causa. Observe-se ainda que podemos construir frases equivalentes a (19) e (21) com o

30

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

pronome relativo o qual (ou uma das suas variantes flexionais) em vez do pronome relativo que:

(22) A mudana pela qual o Paulo ansiava ocorreu. (23) No sabemos a razo pela qual o Paulo foi para casa.

Importa ento acentuar que no existe nenhuma conveno ortogrfica que determine a justaposio da preposio por e do pronome relativo que.

Oraes subordinadas causais

Conjuno subordinativa causal: porque

(24) O Paulo foi para casa porque tem um trabalho para fazer.

Aqui a conjuno estabelece uma relao de causalidade entre duas oraes: [o Paulo] tem um trabalho para fazer a causa e o Paulo foi para casa o efeito. Neste caso (conjuno subordinativa causal), as expresses por e que escrevem-se como uma nica unidade porque.

Oraes interrogativas (diretas e indiretas)

Estas, ao contrrio das relativas e das subordinadas causais, podem envolver tanto uma unidade grfica porque como a sequncia por que. Importa aqui distinguir dois tipos de construes: (i) aquelas em que o constituinte interrogativo est associado a um argumento (introduzido pela preposio por) sem valor causal e (ii) aquelas em que o constituinte interrogativo est associado a um complemento circunstancial de causa. Comparem-se as frases:

(25) Por que ideias luta a Maria? (26) Por que motivo luta a Maria? (27) Porque luta a Maria? 31

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

Na frase (25) mandam as regras que por e que se mantenham separados, em virtude de por ser uma preposio argumental do verbo e de a expresso que ideais constituir a estrutura nominal desse argumento. Na frase (26) (com constituinte interrogativo de valor causal), as convenes tambm exigem que os dois elementos se mantenham separados porque temos um nome expresso (motivo). Em (27), o constituinte interrogativo tem um valor causal e no contm um nome expresso. Este tipo de construo sem dvida o mais problemtico no que respeita definio de uma norma minimamente estruturada. Temos, pois, de concluir que no h qualquer razo imperativa de carcter semntico ou sinttico para que em construes com as caractersticas de (27) se aplique a justaposio isto , se use porque em vez de por que. Haver talvez uma motivao de analogia com outras lnguas em que o constituinte interrogativo de causa realizado por uma unidade: latim cur e quare; francs pourquoi; italiano perch... Curiosamente, em tempos recentes, tem-se verificado em Portugal uma tendncia espontnea para a separao. Importa no confundir o constituinte interrogativo porque com a conjuno subordinativa causal porque.

3.2.3.2. Utilizao de porque como constituinte relativo

Nesta subseco exemplificam-se justaposies irregulares da preposio por e do pronome relativo que. Esta anomalia ocorre nos dois seguintes tipos de contextos: constituintes relativos com um valor causal, antecedidos pelo nome razo ou pelo nome motivo, e constituintes relativos sem valor causal correspondentes a argumentos de predicados verbais.

Dirio de Lisboa, 29-12-1989, p. 3 A razo porque em vsperas de Natal se enchem as livrarias de compradores indecisos at ao ltimo momento, no fcil de detectar.

32

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

O Jornal, 06-07-1990, p. 2 Quanto acusao de que no est esclarecido o motivo da demisso de Vtor Constncio de secretrio-geral do PS, fontes presidenciais revelaramnos que cabe a Constncio explicar os verdadeiros motivos porque se demitiu do partido.

Estes dois casos inserem-se no primeiro tipo (constituintes relativos com um valor causal, antecedidos pelo nome razo ou pelo nome motivo). A correo da irregularidade em causa envolve apenas a separao dos dois elementos. No primeiro texto h ainda uma vrgula que no se justifica.

A razo por que em vsperas de Natal se enchem as livrarias de compradores indecisos at ao ltimo momento no fcil de detectar.

Quanto acusao de que no est esclarecido o motivo da demisso de Vtor Constncio de secretrio-geral do PS, fontes presidenciais revelaramnos que cabe a Constncio explicar os verdadeiros motivos por que se demitiu do partido.

***

Seguem-se dois casos de ligao dos elementos por que no segundo tipo de contexto acima referido, isto , em constituintes relativos correspondentes a argumentos de predicados verbais. Os verbos que selecionam os argumentos introduzidos pela preposio por so passar e aspirar e lutar.

Pblico, 02-07-1991, p. 3 Se o nmero de alunos a realizar (...) as provas especficas de acesso ao ensino superior, fosse exactamente quatro mil, apenas entre 120 e 160 no encarariam de forma ansiosa a situao porque devero passar.

33

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

O Independente, 23-08-1991, p. 48 Refiro (...) a afirmao do carcter democrtico e pluralista do socialismo porque aspiram e lutam os comunistas portugueses.

Se o nmero de alunos a realizar as provas especficas de acesso ao ensino superior fosse exactamente quatro mil, apenas entre 120 e 160 no encarariam de forma ansiosa a situao por que devero passar.

Refiro a afirmao do carcter democrtico e pluralista do socialismo por que aspiram e lutam os comunistas portugueses.

34

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

4 - Concordncia
A concordncia entre duas expresses lingusticas consiste numa coincidncia de propriedades morfolgicas dessas expresses. Ora, acontece que esta concordncia nem sempre realizada pelos falantes, sendo frequentes as excees e at os desvios, com graus de aceitao bastante variveis. Rodrigues Lapa aponta trs motivos frequentes para situaes de ausncia de concordncia: um, que consiste em concordar as palavras no segundo a letra mas segundo a ideia; outro, segundo o qual a concordncia varia conforme a posio dos termos do discurso; e um terceiro que traduz o propsito de fazer a concordncia com o termo que mais interessa acentuar ou valorizar. Importa salientar que a ausncia de concordncia literal nem sempre fonte de agramaticalidade. Alis, verifica-se que concordncia uma rea da sintaxe da lngua portuguesa onde o falante tem muitas vezes a possibilidade de optar livremente entre formas distintas para uma mesma construo. o que acontece no exemplo que se segue:

(1) Impressionam-me o entusiasmo e a dedicao destes jovens. (2) Impressiona-me o entusiasmo e a dedicao destes jovens.

4.1. Ausncia de concordncia entre o verbo e o sujeito

Uma das regras de concordncia bsicas do portugus a que determina a concordncia entre o sujeito de uma frase e o verbo flexionado dessa mesma frase:

(3) Os tigres esto beira da extino. (4) *Os tigres est beira da extino.

A primeira das anomalias a focar envolve diretamente a questo da posio do sujeito. Na lngua portuguesa, as expresses com esta funo sinttica ocorrem tipicamente no incio da frase, imediatamente antes do verbo. No entanto, so bastante frequentes as estruturas em

35

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

que esta ordem no se verifica, antes aparecendo o sujeito a seguir ao verbo, quer adjacente a ele quer separado por diversas expresses. Veja-se:

(5) Telefonaram-lhe dois amigos ontem noite.

1 tipo: A ocorrncia dos sujeitos nesta posio atpica tende por vezes a originar o no reconhecimento da sua funo sinttica, que se traduz na ausncia da concordncia imposta pela sintaxe. Vejamos os casos:

O Independente, 24-08-1990, p. 3 Nem ao professor Salazar, que no teria grande simpatia por botes e discotecas (...), passaria pela cabea semelhantes prepotncias.

O Jornal Ilustrado, 12-05-1989, p. 20 Desta vez coube-nos em sorte trs novelas de Mateus Maria de Guadalupe (...) que conheceram a 1 edio em 1953.

Os sujeitos relevantes de cada um dos textos apresentados so: semelhantes prepotncias e trs novelas. Visto que estas expresses so plurais, os verbos a que elas esto associadas deveriam ser flexionadas nesse nmero gramatical.

Nem ao professor Salazar, que no teria grande simpatia por botes e discotecas (...), passariam pela cabea semelhantes prepotncias.

Desta vez couberam-nos em sorte trs novelas de Mateus Maria de Guadalupe (...) que conheceram a 1 edio em 1953.

36

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

Os seis casos que se seguem envolvem problemas de concordncia com sujeitos estruturalmente complexos. Em todos eles, a origem dos problemas prende-se, mais ou menos diretamente, com a presena no sujeito de complementos ou modificadores.

(6) A publicao destes decretos deu origem a um movimento de contestao. (7) *A publicao destes decretos deram origem a um movimento de contestao. Como podemos notar, a presena de uma expresso plural no modificador desses decretos no afeta o nmero gramatical do sujeito, que singular.

***

2 tipo:

Pblico, 09-02-1992, p. 47 um dos maiores ladres de carros da actualidade. Nos ltimos seis meses so de sua autoria o desaparecimento de 200 viaturas, uma das quais um carro-patrulha da polcia britnica.

Neste texto, encontramos um sujeito, em posio ps-verbal, com um ncleo singular e um complemento plural o desaparecimento de 200 viaturas. A forma do verbo ser usada no plural, ao contrrio do que seria de esperar neste contexto.

um dos maiores ladres de carros da actualidade. Nos ltimos seis meses de sua autoria o desaparecimento de 200 viaturas, uma das quais um carropatrulha da polcia britnica.

Jornal Ilustrado, 19-10-1990, p. 33 A primeira questo central que este procedimento levanta a de saber se admissvel (...) induzir o pblico a apreciar (...) um projecto que fase integrante de um outro mais vasto, cujos efeitos sobre a vida desse mesmo pblico completamente diferente.

37

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

Neste caso, o sujeito um constituinte relativo: cujos efeitos sobre a vida desse mesmo pblico. Estamos perante uma expresso de ncleo plural (efeitos), com a qual o verbo da orao relevante no concorda. Segue-se a verso corrigida, onde substitumos ainda a expresso fase integrante por parte integrante:

A primeira questo central que este procedimento levanta a de saber se admissvel (...) induzir o pblico a apreciar (...) um projecto que parte integrante de um outro mais vasto, cujos efeitos sobre a vida desse mesmo pblico so completamente diferentes.

Europeu, 06-02-1989, p. 4 Casos como este acontece em todas as zonas onde esto instaladas celuloses.

Neste texto, o verbo acontecer encontra-se no singular, concordando, aparentemente, com o pronome demonstrativo este, que ocorre no interior de um modificador: como este. A forma cannica , porm, a plural, em virtude de o ncleo do sujeito casos - ser plural.

Casos como este acontecem em todas as zonas onde esto instaladas celuloses.

***

3 tipo:

Nos textos que se seguem, os sujeitos contm um sintagma introduzido pela preposio com. Exemplo:

(8) O Paulo, com os seus colegas, organizou a festa de fim de curso. (9) ?? O Paulo, com os seus colegas, organizaram a festa de fim de curso.

38

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

Uma caracterstica fundamental das estruturas em discusso consiste no facto de o complemento circunstancial de companhia poder ocorrer depois do elemento verbal, desligado da expresso nominal a que semanticamente se associa.

(10) O Paulo organizou, com os seus colegas, a festa de fim de curso. (11) O Paulo organizou a festa de fim de curso, com os seus colegas.

Esta possibilidade de flutuao do constituinte , a nosso ver, demonstrativa do seu estatuto de aposto. Ora, a confirmar-se esse estatuto, parece-nos que a concordncia plural fica a carecer de qualquer motivao sinttica. Note-se que a liberdade de colocao acima evidenciada completamente inexistente no caso de se introduzir a concordncia plural, o que mostra bem o carcter excepcional desta possibilidade:

(12) *O Paulo organizaram, com os seus colegas, a festa de fim de curso. (13) *O Paulo organizaram a festa de fim de curso, com os seus colegas.

O Jornal, 31-10-1986, p. 7 O noivo, com um punhado de amigos, decidiram-se a resgat-la.

O noivo, com um punhado de amigos, decidiu-se a resgat-la.

***

4 tipo:

Regista-se agora um caso em que a ausncia de concordncia parece dever-se intercalao de uma expresso entre o sujeito e o verbo.

39

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

Pblico, 04-07-1991, p. 1 Mas a luta pelo poder que se trava no interior do Exrcito, entre outros factores, fazem com que este apaziguamento na guerra civil jugoslava no possa, no imediato, ser considerado mais do que um compasso de espera.

Mas a luta pelo poder que se trava no interior do Exrcito, entre outros factores, faz com que este apaziguamento na guerra civil jugoslava no possa, no imediato, ser considerado mais do que um compasso de espera.

***

5 tipo:

Nos textos que se seguem, encontramos a desempenhar a funo sinttica de sujeito expresses resultantes da coordenao copulativa de dois sintagmas nominais. Trata-se, portanto, de sujeitos compostos, que nem sempre so compatveis com a concordncia singular a que nestes textos aparecem associados.

Pblico, 03-11-1992, p. 2 Um grupo de populares e outro de ninjas tinha ocupado o hall. Exigiam a rendio de Ftima Roque () e de Norberto de Castro.

O Jornal, 30-10-1987, p. 12 Tanto o Alentejo dos agrrios como o Alentejo vermelho est a esbater-se.

Correo: Um grupo de populares e outro de ninjas tinham ocupado o hall. Exigiam a rendio de Ftima Roque () e de Norberto de Castro.

Tanto o Alentejo dos agrrios como o Alentejo vermelho esto a esbater-se. ***

40

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

6 tipo:

Neste tipo, verificam-se concordncias anmalas com sujeitos que contm nomes coletivos. Trata-se de nomes que permitem representar grupos de entidades, pelo que poderemos considerar que, do ponto de vista semntico, so expresses com um valor plural, no obstante o seu nmero gramatical ser singular. Por exemplo:

(14) um casal simptico / *simpticos (15) o casal francs / *franceses

O portugus atual impe que os predicadores concordantes com estas expresses sejam flexionados no singular e no no plural.

Pblico, 30-07-1991, p. 23 O casal que vivia no apartamento frente do de Jeff consideravam-no uma pessoa tmida e pacata.

Expresso, 26-06-1993, p. 6 A dupla de Night Shift e Splash voltam a escrever o argumento para Ron Howard.

Correo:

O casal que vivia no apartamento frente do de Jeff considerava-o uma pessoa tmida e pacata.

A dupla de Night Shift e Splash volta a escrever o argumento para Ron Howard.

***

41

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

4.2. Problemas de concordncia com sujeitos de estrutura de quantificao complexa

As construes que analisaremos nesta subseco envolvem sujeitos com uma estrutura complexa, do tipo dos que esto sublinhados nos exemplos seguintes:

(16) Reuniu-se na sala um milhar de congressistas. (17) J foi inspecionada uma dezena de empresas. (18) S metade dos alunos inscritos realizou a prova. (19) Um tero das provas foi corrigido em Lisboa. (20) A maioria dos deputados votou favoravelmente a proposta. (21) Uma parte das pessoas protestou contra as medidas tomadas pelo ministro. (22) Um troo da estrada est interrompido. (23) Aquele grupo de estudantes organizou uma festa de fim de curso.

Os sujeitos destas frases apresentam alguns aspetos em comum que importa destacar. Note-se, em primeiro lugar, que todos eles contm duas expresses que se encontram separadas pela preposio de. A primeira delas nos exemplos dados: milhar, dezena, metade, tero, maioria, parte, troo, grupo parece comportar-se como ncleo sinttico da construo, uma vez que, como podemos verificar pelos exemplos acima apresentados, ela que, em princpio, determina a concordncia com o verbo e com o predicativo do sujeito. O problema geral que as estruturas complexas das frases (16)-(23) colocam o da concordncia nem sempre se efetuar com o primeiro ncleo nominal, como, por razes de estrutura sinttica, se esperaria que acontecesse normalmente. Na verdade, verifica-se em muitos textos uma concordncia com o ncleo nominal mais encaixado, como nos exemplos a seguir:

(24) Reuniram-se na sala um milhar de congressistas. (25) J foram inspecionadas uma dezena de empresas. (26) S metade dos alunos inscritos realizaram a prova. (27) Um tero das provas foram corrigidas em Lisboa. (28) A maioria dos deputados votaram favoravelmente a proposta. (29) Uma parte das pessoas protestaram contra as medidas tomadas pelo ministro. (30) *Um troo da estrada est interrompida. (31) *Aquele grupo de estudantes organizaram uma festa de fim de curso. 42

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

Julgamos que, no que respeita gramaticalidade destas estruturas, importa distinguir diferentes casos. As frases (30) e (31) parecem-nos muito marginais ou mesmo totalmente agramaticais. J as restantes parecem-nos gozar da aceitao generalizada da comunidade lingustica, sendo, alis, consideradas como meras variantes nas diversas gramticas e estando documentadas em muitos autores consagrados. No podemos pois, nestes casos, falar de agramaticalidade. Interessa-nos, todavia, chamar a ateno para este tipo de estruturas, na medida em que correspondem a uma rea de hesitao por parte dos falantes e de concorrncia de duas regras alternativas: concordncia com o primeiro ncleo nominal do sujeito ou concordncia com o segundo ncleo.

Registamos, de seguida, casos em que os autores optaram por fazer concordar o verbo e eventuais expresses predicativas com o segundo ncleo nominal do sujeito, acompanhados por uma verso alternativa que deve ser entendida como uma mera variante estilstica da original.

Dirio de Lisboa, 06-11-1990, p. 12 Grande parte das detenes efectuadas pela polcia de Nova York relacionam-se com casos de droga.

Expresso, 06-03-1993, p. A24 O prprio Shopping Center das Amoreiras funcionou durante cinco anos sem ter qualquer licena. Neste momento, cerca de metade dos restaurantes deste centro comercial encontram-se em situao ilegal.

Dirio de Notcias, 16-03-1993 A CMARA dos Lordes condenou a prtica do sadomasoquismo, mesmo que as vtimas estejam de acordo com a iniciativa. () O julgamento suscitou protestos por parte da organizao de defesa dos direitos cvicos () Uma centena de pessoas manifestaram-se contra a deciso.

43

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

Verses alternativas:

Grande parte das detenes efectuadas pela polcia de Nova York relaciona-se com casos de droga.

O prprio Shopping Center das Amoreiras funcionou durante cinco anos sem ter qualquer licena. Neste momento, cerca de metade dos restaurantes deste centro comercial encontra-se em situao ilegal.

A CMARA dos Lordes condenou a prtica do sadomasoquismo, incluindo os casos em que as vtimas estejam de acordo com a iniciativa. () O julgamento suscitou protestos por parte da organizao de defesa dos direitos cvicos () Uma centena de pessoas manifestou-se contra a deciso.

Nos dois textos que se seguem, a expresso parte usada para delimitar partes de entidades, sendo portanto usada para medir e no para contar. Parecem-nos geralmente recusadas as estruturas em que a concordncia no feita com o nome parte, mas antes com o nome mais encaixado. Vejamos os casos.

Expresso, 06-03-1993, p. A23 A QUINTA-feira parecia ter comeado bem para o governador do Banco de Portugal (). No tinha uma agenda particularmente carregada parte do dia seria passado na tomada de posse do seu novo administrador ().

Pblico, 13-10-1993, p. 42 Com o terramoto de 1755, grande parte do Convento foi destrudo e submetido mais tarde a diversas obras de reconstruo ().

Propostas de soluo: 44

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

A QUINTA-feira parecia ter comeado bem para o governador do Banco de Portugal (). No tinha uma agenda particularmente carregada parte do dia seria passada na tomada de posse do seu novo administrador ().

Com o terramoto de 1755, grande parte do Convento foi destruda e submetida mais tarde a diversas obras de reconstruo ().

Os restantes casos desta subseco envolvem a combinao de formas verbais singulares com uma expresso com a estrutura n por cento de seguida de um nome plural, sendo sempre n um numeral tambm plural. A segunda frase do par que se segue ilustra a construo em causa:

(32)

a) Dez por cento das empresas faliram. b) ?? Dez por cento das empresas faliu.

A ajuizar pela quantidade de textos em que encontrmos a construo exemplificada em b), estamos perante um processo de concordncia ou melhor, discordncia - que muitos falantes sancionam. Parece-nos, todavia, que a construo a) ainda a preferida. Vejamos agora o que se passa quando o numeral da expresso percentual singular:

(33)

a) Um por cento das empresas faliu. b) Um por cento das empresas faliram.

Estes dados mostram que neste caso so admitidas quer as construes em que h concordncia (literal ou morfolgica) com o numeral inicial como em a) quer aquelas em que h concordncia com o ncleo nominal encaixado como em b). neste segundo caso, pode-se dizer que, de algum modo se est a fazer concordncia pelo sentido (ou silepse), uma vez que se assume que, em geral, um por cento corresponder a mais de uma entidade. Contudo, deve-se acentuar que a componente morfolgica fundamental, uma vez que a concordncia plural decorre nitidamente da presena de um nome plural no caso, empresas -

45

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

, no sendo suficiente o valor semntico de pluralidade. o que podemos ver atravs deste contraste de gramaticalidade:

(34)

a) Um por cento do rebanho recolheu ao curral. b) *Um por cento do rebanho recolheram ao curral. Observe-se ainda que, quando est envolvida concordncia em gnero o que

acontece se, em vez de um predicador verbal, usarmos como predicador um particpio verbal ou um adjetivo varivel em gnero -, parece ser o nome encaixado que fornece o valor naquele atributo. Vejamos:

(35)

a) Dois por cento das empresas esto falidas. b) ??Dois por cento das empresas esto falidos.

Para alm das questes de concordncia, a expresso n por cento de tem outros aspetos bastante curiosos. De facto, verifica-se, em primeiro lugar, que o numeral inicial tem sempre a forma masculina, ainda que o nome que nele ocorre seja do gnero feminino. Vejase:

(36)

a) Dois por cento das empresas faliram. b) *Duas por cento das empresas faliram.

Outra particularidade ocorre nas construes em que a expresso usada para referir uma parte de uma nica entidade, como nas frases que se seguem:

(37)

a) Cinquenta por cento do parque ardeu. b) ??Cinquenta por cento do parque arderam.

(38)

a) Mais de dez por cento da casa j foi pintada. b) ?? Mais de dez por cento da casa j foram pintados.

(39)

a) Trinta por cento da vida passada a dormir. b) ?? Trinta por cento da vida so passados a dormir.

46

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

Estas construes tm como especificidade, aparentemente, tornarem prefervel a concordncia da forma verbal ou dos predicativos com o nome singular que se segue expresso cento de. Vejamos agora os textos. Os dois ltimos tm a particularidade de registar num mesmo texto as duas formas de concordncia, indcio claro da hesitao dos falantes acerca da construo.

Expresso, 08-12-1990, p. 61-R S 52 por cento dos europeus sabe que a Terra d uma volta em torno do Sol em cada ano.

O Jornal da Economia, 30-08-1991, p. 5 Em 1990, por exemplo, 84 por cento dos que gozaram frias, fizeram-no de uma s vez. Destes, 57 por cento f-lo em Agosto ().

Dirio de Notcias, 26-12-1990, p. 12 Pelas suas contas, apenas 15 por cento dos clubes [de vdeo] possuem um bom nvel, enquanto 30 por cento apenas aceitvel.

Propostas:

S 52 por cento dos europeus sabem que a Terra d uma volta em torno do Sol em cada ano.

Em 1990, por exemplo, 84 por cento dos que gozaram frias fizeram-no de uma s vez. Destes, 57 por cento fizeram-no em Agosto ().

47

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

Pelas suas contas, apenas 15 por cento dos clubes [de vdeo] possuem um bom nvel, enquanto 30 por cento so apenas aceitveis.

4.3. Ausncia de concordncia entre o verbo e um pronome relativo sujeito

4.3.1. Problemas de concordncia com pronomes relativos antecedidos por uma estrutura de quantificao simples

Os problemas de concordncia que registamos nesta seco ocorrem em oraes relativas cujo sujeito um pronome relativo. Para compreender os casos analisados, importa verificar como feita a concordncia neste subtipo de oraes relativas.

(16) O rapaz que cumprimentou a Ana colega dela na Universidade. (17) Os rapazes que cumprimentaram a Ana so colegas dela na Universidade. (18) Os livros que so publicados por esta editora tm um preo muito acessvel. (19) As revistas que so publicadas por esta editora tm um preo muito acessvel.

O pronome relativo que sujeito das frases sublinhadas, o que, de acordo com a regra geral de concordncia sujeito-verbo em portugus nos permite dizer que com ele que o verbo da frase concorda. As frases acima apresentadas mostram que o verbo sensvel a variaes de gnero e nmero. O que podemos, ento, concluir que os valores de nmero e gnero recebidos pelo verbo so os do antecedente do pronome relativo. Atente-se na agramaticalidade das estruturas em que no respeitada esta concordncia:

(20) *O rapaz que cumprimentaram a Ana colega dela na Universidade. (21) *Os rapazes que cumprimentou a Ana so colegas dela na Universidade.

Pblico, 27-09-1991, p. 48 Cerca das 22h00 tudo estava aberto. (...) Considerando os largos que a cada um tinha cabido o do Seminrio ao PS e o do Liceu ao PSD , o maior

48

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

risco era dos sociais-democratas. Pela frente viam um enorme espao, pelo menos maior que o dos socialistas.

Neste texto, encontramos uma relativa com antecedente plural (largos) e verbo no singular (tinha).

Cerca das 22h00 tudo estava aberto. (...) Considerando os largos que a cada um tinham cabido o do Seminrio ao PS e o do Liceu ao PSD , o maior risco era dos sociais-democratas. Pela frente viam um enorme espao, pelo menos maior que o dos socialistas.

Pblico, 13-06-1994, p. 1 Numa eleio marcada pela absteno recorde de 64 por cento, os comunistas foram quem mais perderam.

Numa eleio marcada pela absteno recorde de 64 por cento, os comunistas foram quem mais perdeu.

4.2.2. Problemas de concordncia com pronomes relativos antecedidos por uma estrutura de quantificao complexa

Os exemplos de que nos ocuparemos nesta seco envolvem oraes relativas do tipo da contida na frase seguinte:

(22) Um dos advogados que estavam na sala saiu. O antecedente desta orao relativa uma expresso plural advogados incorporada por meio da preposio de no sintagma nominal que tem um como quantificador. Atentemos nos dois exemplos que se seguem:

49

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

(23) Um dos advogados que estavam na sala saiu. (24) Um dos advogados que estava na sala saiu.

A concordncia usada na frase (24) tem uma aceitao generalizada por parte dos falantes e de algumas gramticas e est documentada nos nossos melhores escritores. No entanto, por nossa parte, evitamos o seu uso, j que no a podemos deixar de considerar anormal no plano sinttico e ilgica no plano semntico. Na verdade, o que se quer significar com uma frase como (23) que, de entre um dado grupo de advogados houve um que saiu. Ora, esse conjunto de advogados designado na frase atravs da expresso advogados que estavam na sala. Ao fazermos a concordncia no singular, esse conjunto passa a ser designado pela expresso de sintaxe anmala advogados que estava na sala. A anomalia resulta de a concordncia do predicador da frase relativa no estar a ser feita com o pronome relativo ou o seu antecedente -, mas sim com o quantificador um, que um elemento exterior ao sintagma nominal que primariamente contm a construo relativa no caso, o sintagma nominal os advogados que estavam na sala. Como vimos no captulo respeitante s oraes relativas, a relativa restritiva que estavam na sala modifica a estrutura nominal plural advogados, que o seu antecedente. Significa isto que a frase nos informa de que estavam na sala em questo vrios advogados e no apenas um, pelo que, tanto na perspetiva sinttica como na semntica, s o uso do plural estavam se justifica. Vejamos, agora, um exemplo de uma relativa explicativa:

(25) Um dos advogados, que estava na sala, saiu.

Esta orao relativa est aposta expresso singular um dos advogados, podendo-se dizer que toda esta expresso funciona como antecedente. Decorre desta diferena estrutural que a situao descrita por esta frase muito diferente da descrita pela frase anterior. Com efeito, esta segunda frase, pressupondo embora que existem vrios advogados relacionados com a situao em causa, apenas nos informa da presena de um deles na sala, nada nos dizendo acerca dos restantes. O uso do singular , pois, o que plenamente se adequa sintaxe e semntica da estrutura.

Passemos aos casos registados, nos quais no foi realizada a concordncia que consideramos prefervel. Seguem-se as verses alternativas. 50

Apontamentos de Lngua Materna e Laboratrio de Comunicao I Snia Catarina Coelho

Pblico, 11-11-1991, p. 50 Expostos esto o alado do cinema Rex, que no chegou a ser construdo, os estudos para o den, para o Imprio e para o que seria a Cidade do Filme, em Cascais, um dos projectos que no passou do papel.

Pblico, 02-09-1991, p. 13 O Congresso dos Deputados do Povo , formalmente, o rgo mais poderoso do sistema constitucional sovitico, e tambm uma das instituies que mais polmica provoca.

Alternativas:

Expostos esto o alado do cinema Rex, que no chegou a ser construdo, os estudos para o den, para o Imprio e para o que seria a Cidade do Filme, em Cascais, um dos projectos que no passaram do papel.

O Congresso dos Deputados do Povo , formalmente, o rgo mais poderoso do sistema constitucional sovitico, e tambm uma das instituies que mais polmica provocam.

Apontamentos baseados em: Peres, Joo Andrade, Mia, Telmo (1995): reas Crticas da Lngua Portuguesa. 2 edio. Lisboa: Editorial Caminho.

51

Vous aimerez peut-être aussi