Vous êtes sur la page 1sur 3

VOC SABIA ?

CURIOSIDADES JUDAICAS
... que as leis judaicas podem ser violadas se a vida de algum estiver em risco? Caso algum esteja em perigo, todas as leis judaicas, com trs excees, so consideradas suspensas. As pessoas que no as violarem para salvar uma vida estaro cometendo um grave crime. As nicas trs excees so as situaes onde para salvar uma vida a pessoa deve matar, cometendo idolatria ou realizando atos sexuais ilcitos (bestialismo, incesto, etc) ... que a fofoca proibida dentro do judasmo? H um mandamento bblico que probe um judeu de fazer comentrios negativos (mesmo que verdadeiros) sobre uma terceira pessoa, a no ser que o seu interlocutor tenha uma real necessidade de receber esta informao. ... que experincias cientficas com animais so permitidas? De acordo com as leis da Tor, proibido praticar crueldade e causar dor a qualquer animal, a no ser em casos em que os animais causem problemas, por necessidades medicinais ou em qualquer outro caso de necessidade (real) de um ser humano. ... por que um erro de escrita torna todo um rolo da Tor imprprio? Quando Deus entregou a Tor a Moiss, esta continha exatamente uma letra para cada judeu vivo ento. Assim, se errarmos uma letra, estaremos simbolicamente esquecendo uma pessoa, e como todos os judeus so igualmente importantes, isto no pode acontecer. Da mesma maneira, nenhuma letra pode se juntar com a prxima, pois todos os judeus tm seu espao prprio, que no pode ser invadido por nenhum outro.

VERDADE QUE NO JUDASMO O LAR MAIS IMPORTANTE QUE A SINAGOGA?


Sim, decididamente. Se todos os templos israelitas tivessem de fechar, a vida religiosa judaica permaneceria intacta, por que o seu centro est no lar. Os judeus consideram o seu lar um santurio religioso. A famlia a fonte principal do seu culto, e seu ritual tanto se destina ao lar quanto sinagoga. A me, acendendo as velas de sbado - nas noites de sexta-feira; o pai, abenoando os filhos mesa de sbado; as dzias de ritos oportunos e significativos que acompanham a observncia de todo dia santo judaico; o pergaminho que, fixo no portal, proclama o amor a Deus (Mezuz) - tudo isto forma parte integrante do ritual e do cerimonial. A nossa religio essencialmente uma religio familiar.

EXISTE UM LIVRO COMPLETO DA LEI JUDAICA?


Nenhum livro incorpora todas as leis religiosas a que esto sujeitos os judeus. O mximo que se alcanou na compilao de um cdigo legal nico, representado pelo Shulhan Aruch, obra do sculo XVI de autoria de Jos Caro, repositrio das leis bsicas que hoje em dia guiam a maioria dos judeus ortodoxos no mundo ocidental. Mas embora estes aceitem a maior parte do Shulhan Aruch, ainda assim no o consideram o

corpo integral da lei judaica, soma de todos os cdigos aceitos, comentrios, emendas e responsas (respostas dos rabinos aos problemas suscitados pela experincia prtica) contidos numa biblioteca inteira de escritos judaicos. Outra obra de padro o Cdigo de Maimnides, que registra, sistemtica e logicamente, as opinies contraditrias do Talmud. Nem mesmo a Bblia pode ser considerada norma imutvel para a prtica religiosa. As leis bblicas relativas poligamia, cobrana de dzimos, escravido e a dezenas de outros assuntos, caducaram pela sua reinterpretao. Neste sentido, a lei rabnica e a Bblia no so idnticas.

AS CERIMNIAS DA SINAGOGA SO RESERVADAS EXCLUSIVAMENTE A JUDEUS?


Existe entre os no-judeus uma noo mais ou menos generalizada de que a sinagoga um lugar de mistrio - exclusivo e inacessvel a todos que no sejam fiis. Tal suposio, na verdade, completamente insustentvel. Qualquer pessoa pode entrar numa sinagoga e a qualquer tempo. Em muitas casas de orao judaicas, esto inscritas sobre os altares as palavras de Isaas: "A minha Casa ser uma Casa para todos os povos". At mesmo oraes genuinamente judaicas, o Kadish dos lamentos fnebres, por exemplo, tocam uma corda sensvel nos homens de todas as crenas: "Que o Pai da paz envie paz a todos que choram, e conforme os deserdados da sorte que vivem entre ns". Ningum, seja qual for o seu credo, precisa hesitar em penetrar numa sinagoga ou templo, para observar, estudar, meditar - ou, se assim quiser, para rezar.

CONVERSO
A converso ao judasmo composta das seguintes fases: Orientao rabnica - a pessoa que pretende converter-se ao judasmo deve procurar a orientao de um rabino. O rabino, por sua vez, ir entrevistar o candidato e orientar os seus estudos. Estudos Judaicos - aquele que pretende optar pelo judasmo precisa conhecer satisfatoriamente a f mosaica. Atravs da Internet, livros, fontes judaicas, artigos de jornais e revistas a pessoa que pretende converter-se poder se aprofundar nos principais temas judaicos. Crte Rabnica - constituda por, pelo menos, 3 (trs) rabinos ou estudiosos do judasmo a crte (ou "Beit Din") ir entrevistar o candidato e decidir se este est apto a se tornar um judeu. Se o candidato no for aprovado, dever retornar a fase anterior. Circunciso - especificamente no caso dos homens o "Brit-Mil" ou circunciso ser necessrio para o processo de converso. Se, por acaso, o homem nasceu sem o prepcio ou j realizou operao de fimose, haver a "Hatafat Dam Berit" que a confirmao da circunciso. Mikv - atravs do banho em uma piscina de gua natural e a recitao da beno especfica, na frente de duas testemunhas, a pessoa supera a ltima etapa do processo de converso.

Quo judeu um convertido?


Vrias pessoas discutem se uma pessoa convertida judia ou no. Existe uma grande discriminao contra um convertido, e vrias pessoas consideram-no um judeu de segunda categoria. Este sentimento errado. No Talmud inclusive h uma citao que diz que os convertidos so mais queridos por Deus do que aqueles judeus que estavam aos ps do Monte Sinai, pois no precisaram de troves e maravilhas para aceitarem a Tor. Mas a maior prova de que um convertido um verdadeiro judeu o Rei David. Este foi considerado o maior rei dos judeus e o messias dele descender. Mas

este grande rei era descendente de uma convertida, Ruth, a moabita, que converte-se (de acordo com um rito bem liberal, podemos dizer...) ao seguir sua sogra (Naomi, que era judia) para Israel. Se o messias descende de uma convertida, quem somos ns para julg-los no judeus?

CURIOSIDADES JUDACAS

"Abracadabra" vem do hebraico e significa "criarei ao falar" (Evra Kedabra)? Muito antes de Colombo (que talvez era judeu), o Talmud de Jerusalm (tratado de Avod Zar) j declarava que "o mundo redondo"? De 1892 a 1896, o judeu alemo Otto Lilienthal fez mais de 2000 vos tipo asa delta, muito antes dos irmos Wright ou Santos Dumont (falecendo no ltimo vo...)? Sigmud Freud era conhecido na sua cidade natal, Freiberg, como "Shloimele", pois esse o nome que seu pai, Yankl, lhe deu no seu Brit Mil? O Petrleo como fonte de iluminao foi descoberto em 1853 por um judeu galitsianer da cidade de Boryslaw chamado Avraham Schreiner (1820 - 1900)? Adam (Ado) foi criado como uma pessoa com a idade de 20 anos. A fruta proibida no era maa, mas sim figo. (H, no Talmud, outras opinies: uva ou ento trigo. Uma quarta opinio: o Etrog). Adam deu o nome (hebraico) para todas as espcies criadas. O homem que mais viveu na face da terra foi Metushelach (Matusalm). Ele viveu 969 anos e faleceu uma semana antes do dilvio. Yitschak foi o nico patriarca que nunca saiu de Israel. Pela sua santidade, por ter sido preparado para um sacrifcio, ele no podia sair de Israel. Por isso Avaraham mandou seu ajudante Eliezer procurar-lhe uma esposa. No Mearat Hamachpel esto enterrados quatro casais: Adam e Chava, Avraham e Sara, Yitschak e Rivka e Yaacov e Lea. Eliezer, o servo de Avraham, tinha uma filha e queria que Yitschak se casasse com ela. O ditado "As paredes tm ouvidos" aprendemos desta Parash quando Yaacov chama Rachel e La para conversar no campo. Iam Suf (mal traduzido como Mar Vermelho) foi dividido e aberto por D"us (atravs de Moshe e do auto-sacrifcio de Nachshon Ben Aminadav) no 7 dia de Pessach. Consta nos salmos que d"us abriu o mar em vrias partes. isto , em 12 partes - um "corredor" especial para cada tribo !!! A pizza foi elaborada pela primeira vez no perodo aps a destruio do segundo templo, quando os habitantes de Roma viram , surpresos, a mats shmur redonda feita a mo, na casa dos judeus capturados e exilados pelos Romanos. Para melhorar o seu gosto, resolveram ass-la com azeite e queijo, e assim tudo acabou em pizza.?... Lag Bamer tem o valor numrico da palavra Mosh, mostrando que o Rabi Shimon Bar Yochai chegou ao nvel de Mosh quando recebeu as Tbuas da Lei?

Vous aimerez peut-être aussi