Vous êtes sur la page 1sur 26

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN SETOR DE CINCIAS JURDICAS FACULDADE DE DIREITO DIREITO E SOCIDADE

O Estado-Nao em questo Ana Flvia dos Santos Nascimento Ana de Meiroz Luchtemberg Diogo Ronaldo Junior Cavalheiro Guilherme Prado de Carvalho Luiza Melech Rodrigo Joaquim Busnardo Sueli Satiko Guenca Kayo Thiago Moreira

CURITIBA 2011

1.Introduo terica. Conceitos bsicos.


Estado-nao.

Para compreendermos o que seria o Estado-Nao, ou Estado nacional como preferem alguns autores, devemos relembrar o conceito de nao. Para tanto, recorremos a um dos mais importantes juristas brasileiros: Paulo Bonavides. Em sua obra Cincia Poltica, fazendo o uso das palavras de Hauriou, o autor paraibano sintetiza o conceito de nao: A nao, segundo ele, um grupo humano no qual os indivduos se sentem mutuamente unidos, por laos tanto materiais como espirituais, bem como conscientes daquilo que os distingue dos indivduos componentes de outros grupos nacionais
(Bonavides, p. 96)

Nao, portanto, seria um grupo humano atrelado pelo conceito de idem sentire (mesmo sentimento), que comunga uma mesma tradio, histria, religio, lngua etc. So fatores, como menciona Aldo Bozzi, agregativos prjurdicos (idem), ou seja, fatores que conduzem a uma unio que culmina na constituio de bases nacionais sem que seja necessria a influncia (ou mesmo criao) de um Estado. Bonavides salienta que a propagao do principio das nacionalidades, a vocao dominante tem sido a de estabelecer o Estado sobre bases nacionais. Neste mesmo sentido podemos citar Francesco Rossolillo em sua contribuio para o Dicionrio de Poltica: "Normalmente a Nao concebida como um grupo de pessoas unidas por laos naturais e, portanto, eternos (...) e que, por causa destes laos, se torna a base necessria para a organizao do poder sob a forma do Estado nacional.(Bobbio, Matisse e Gianfranco, p. 796)

Assim, estaria plenamente correto asseverarmos que o Estado-Nao fruto da organizao de uma Nao sob a forma de um ordenamento estatal
(Bonavides, p. 104),

convertendo o Estado em organizao jurdica da nao.

(Idem).

Soberania

Mais uma vez recorremos ao sapiente jurista paraibano para explicar o que entendemos como sendo soberania: A soberania, que exprime o mais alto poder do Estado, a qualidade de poder supremo (suprema potestas), apresenta duas faces distintas: a interna e a externa. A soberania interna significa o imperium que o Estado tem sobre o territrio e a populao, bem como a superioridade do poder poltico frente aos demais poderes sociais, que lhe ficam sujeitos, de forma mediata ou imediata. A soberania externa a manifestao independente do poder do Estado perante outros Estados (Idem,
p. 139)

Logo soberania poderia ser traduzida em independncia com relao a fatores externos e em poder absoluto para o tratamento de demandas internas ao Estado. Cumpre ressaltar que a soberania externa seria o fruto de uma posio de igualdade existente entre os todos Estados, ao passo que a soberania interna seria decorrente da celebrao de um contrato social, atravs do qual a populao aliena a sua liberdade natural, concedendo ao Estado poder total (imperium) para que ele a proteja.

2.Globalizao
Histria. Conceito. Dimenses.

A globalizao como conhecemos hoje, uma enorme integrao entre os pases do mundo em vrias dimenses, fruto de um longo processo histrico iniciado poca das grandes navegaes e do mercantilismo. A explorao naval realizada pelos pases mais desenvolvidos do sculo XV Portugal e Espanha - possibilitou um intenso comrcio no s de mercadorias, mas tambm de pessoas, enriquecendo assim a economia e a cultura desses pases. Essas trocas mercantis facilitaram o contato entre diversas naes que estavam, ento, ligadas umas as outras pelo comrcio.

Dessa forma, deu-se o principio de um sistema econmico global. Aos poucos passa a existir na Europa uma mentalidade competitiva, gerando a necessidade de novos produtos, mais lucrativos que poderia aumentar o saldo positivo da balana comercial de cada pas (vender mais do que comprar, ou em outras palavras, exportar mais do que importar). Esse objetivo foi alcanado, j no sculo XVI com o metalismo, ou seja, busca por maiores quantidades de metais preciosos (ouro e prata), que representariam a riqueza do pas.

Algo que permanece igual e inalterado a soberania dos estados frente do modelo mercantilista, ao que parece ela at se fortalece medida que o domnio territorial e a riqueza aumentam. Essa expanso se concretiza em duas vertentes simultneas e contrapostas: a consolidao dos Estados nacionais e a eliminao gradual e progressiva das barreiras para a mobilidade de alguns de seus componentes: mo-de-obra, capital financeiro, tecnologia etc. (Fighera, p.108-115)

Com a consolidao dessa prtica comercial a sociedade se desenvolveu ao longo dos ltimos sculos. Houve vrias adaptaes, e por que no, evolues. O mercantilismo/metalismo foi substitudo pelo capitalismo, sistema econmico baseado no acmulo de capital financeiro, ou seja, com a inveno do papel-moeda, troca-se o metal pelo dinheiro. Essa transformao foi permeada por uma constante modernizao dos meios de produo, principal responsvel pela criao do capital circulante pela sociedade. Por exemplo, a inveno de mquinas agilizou a produo em larga escala de um bem material, e aumentou o lucro do empresrio ao diminuir seus gastos com mo-de-obra.

A globalizao atualmente se encaixa com perfeio no sistema capitalista, por permitir um alcance cada vez maior do comrcio, com rapidez e eficincia. Alterou-se, porm o campo poltico mundial, que hoje se caracteriza pelo enfraquecimento do poder nacional e uma forte influencia econmica nos

governos (Ponto

a ser tratado com mais detalhes, no tpico Declnio do Estado-Nao) .

Sendo

assim exposto sucintamente um breve histrico do processo de globalizao, faz-se necessria uma definio mais precisa sobre o termo.

Ulrich Beck, em sua obra O que globalizao?, prope uma distino entre globalismo, globalidade e globalizao.

Globalismo consiste em uma concepo de mercado mundial que substitui a poltica. Restringe a pluridimensionalidade da globalizao economia. Em outras palavras, sugere que os mbitos da ecologia, cultura, poltica e sociedade civil, independente de sua complexidade, sejam dirigidos como uma empresa. Trata-se da distino moderna entre economia e poltica. a ideologia do neoliberalismo.

Globalidade, por sua vez, significa estarmos vivendo, h tempos, numa sociedade mundial, que pode ser definida como uma diversidade sem unidade, ou seja, um conjunto de relaes sociais muitas vezes independentes poltica dos Estados nacionais, o que explica as formas de produo transnacionais, por exemplo. A globalidade faz com que acontecimentos tornem-se fenmenos delimitados espacialmente, em um eixo global-local.

Finalmente, a Globalizao consiste em processos nos quais Estados nacionais tm suas soberanias, fronteiras, territrios e identidades sob a interferncia de atores transnacionais. Esses processos produzem conexes e espaos transnacionais e sociais, que se misturam a culturas locais e elementos de outras.

A globalizao significa, tambm, a existncia de sociedade mundial sem Estado mundial e sem governo mundial (Beck, p. 33), em que no h poder hegemnico. essa pluridimensionalidade da globalizao que abrir espao poltica, afastando a ideologia de absteno poltica do globalismo.

Beck coloca que a globalizao irreversvel, por diversos motivos: a crescente ampliao geogrfica do comrcio internacional, a conexo dos mercados e o aumento do poder das empresas transnacionais; bem como a revoluo ininterrupta dos meios tecnolgicos de informao e comunicao; a exigncia imposta universalmente por direitos humanos; as correntes icnicas da indstria cultural, dentre outros.

A globalizao proporciona vida cotidiana o auxilio de redes de comunicao que ultrapassam fronteiras nacionais; a mdia, o consumo, e o turismo em circulao global, e a percepo de outras culturas e as contradies resultantes dessa convivncia.

Mas apesar de proporcionar o aprofundamento da integrao, as transformaes da globalizao visam atender principalmente aos pases desenvolvidos. Isso pode ser demonstrado, por exemplo, atravs da utilizao da matria prima e mo de obra de baixo custo dos pases subdesenvolvidos para a produo mercadorias e investimentos tecnolgicos, que chegam ao mercado com preos abusivos; neste ciclo vicioso de reteno de renda, a disparidade entre o mundo desenvolvido e o mundo em vias de desenvolvimento tem aumentado continuamente.

As diversas dimenses da globalizao (sendo elas a econmica, poltica, social, ambiental e cultural de acordo com as teorizaes de Liszt Vieira) no podem ser reduzidas, mas devem ser consideradas em relaes de interdependncia. Claro, que estas cinco dimenses apresentadas no so as nicas, mas sistematizam todas as outras, ajudando em um maior entendimento do fenmeno globalizante.

Na obra Globalizao econmica, poltica e direito, o professor Abili Lzaro Castro de Lima realiza uma analise detalhada sobre as cinco dimenses abordadas por Liszt Vieira no livro Globalizao e Cidadania. A que recebe maior importncia a econmica por sintetizar e possibilitar as outras

quatro, alm de justificar a existncia das mazelas sociais decorrentes da globalizao como um todo. (ser detalhada nos tpicos sobre transnacionais e
neoliberalismo)

A Globalizao social aquela que gera conexes no mbito social dos indivduos inseridos nesse contexto global. A comunicao instantnea facilitou o contato entre pessoas e empresas dos mais diversos pases, assim o mundo vem se unificando. H, porm consequncias negativas de tudo isso. Nesse ponto, criamos um paralelo com as teorizaes de outro socilogo.

Milton Santos, gegrafo e socilogo baiano, define a globalizao tal como ela , perversa e tirana. Para ele, a informao e a emergncia do dinheiro faz com que as pessoas se tornem vazias e vulnerveis a comportamentos que antes eram tidos como imorais. A informao apresentada desptica. Em uma passagem do livro Por uma outra globalizao, Milton escreve: [...] as novas condies tcnicas deveriam permitir a ampliao do conhecimento do planeta, dos objetos que o formam, das sociedades que o habitam e dos homens em sua realidade intrnseca. Todavia, nas condies atuais, as tcnicas da informao so principalmente utilizadas por um punhado de atores em funo de seus prprios interesses. [...] O que transmitido maioria da humanidade , de fato, uma informao manipulada que, em lugar de esclarecer, confunde. (p. 38-39).

Na viso de Liszt Vieira, as mazelas sociais so oriundas das desigualdades ocasionadas do desemprego, do empobrecimento e da fome do chamado Terceiro mundo. Essas desigualdades so inevitveis para pases em desenvolvimento, no havendo nenhum meio para erradic-las. A grande quantidade de informao para Liszt tambm gera esses problemas, na medida em que reduz a oferta de empregos produtivos e refora as tendncias de excluso social (op. cit, p.90).

Na esfera ambiental os impactos so os mais negativos possveis. So

eles frutos da produo industrial, da derrubada de florestas - tanto para adquirir matria-prima quanto para desocupar espaos utilizveis para a indstria ou para o pasto; pesca predatria, poluio ocasionada por resduos industriais, as emisses de gs carbnico, entre outros problemas que comprometem o ecossistema mundial.

Por fim, a globalizao cultural que estar presente no tema de outro seminrio, a mais evidente e maquilada, pois se faz presente nos meios de comunicao de maior visibilidade global: televiso, rdio, internet... Temos tambm a globalizao poltica que ser apresentada com mais detalhes no tpico declnio do Estado-nao.

Analisando a retrospectiva histrica desse fenmeno, bem como sua definio e principais efeitos sob o tratamento metodolgico do materialismo histrico, conclumos que a globalizao um fenmeno to antigo quanto o prprio capitalismo. Por isso, seus resultados, enquanto expresses do processo de desenvolvimento desse modo de produo, no apontam para a emancipao da humanidade da dominao de classe, mas a intensificam ao promover a hegemonia cultural e as percepes neoliberais em uma nova escala de concentrao econmica.

Uma vez irreversvel, e atingindo-nos no dia-a-dia das formas mais variadas, sendo elas positivas e negativas, a questo que se coloca sobre a globalizao como identificar e aproveitar as oportunidades que dela surgem e amenizar as disparidades internacionais, a destruio ambiental e os conflitos transculturais localizados.

3.Empresas Transnacionais
Surgimento.

A empresa transnacional muito mais antiga do que parece, surgiu

graas ao aparecimento de uma moeda internacionalmente aceita: o ouro. A empresa transnacional de hoje, remonta o modelo antigo da Companhia das ndias, com vrias diferenas claro. Surgiram efetivamente depois da Segunda Guerra Mundial, quando elas ultrapassaram as fronteiras dos pases ricos e se expandiram para os pases em desenvolvimento. A princpio, essas empresas se instalam nos pases em desenvolvimento, pois neles encontram mo-de-obra e matria prima baratas, alm de baixos tributos e fracos direitos trabalhistas.

preciso tomar cuidado para no confundir o conceito de empresa transnacional com o conceito de empresa multinacional, a transnacional uma empresa que possui matriz em algum pas geralmente em seu pas de origem e multinacional uma empresa que pertence a vrias naes. O nome transnacional tem relao com a empresa ir alm das fronteiras de sua nao para agir no mercado externo.

bom para um pas em desenvolvimento quando uma dessas empresas se instala em seu territrio, pois gera empregos, tributos, desenvolvimento, mas nem tudo nessa vida um mar de rosas, no podemos pensar que a instalao de uma empresa trs somente benefcios ao lugar aonde se instalou. Como a regio depende da empresa para manter a sua economia, a empresa transnacional tem a capacidade de limitar o poder decisrio daquele estado, o motivo simples, se o governo colocar algum empecilho para a empresa alcanar o planejado, como tributos, altos salrios para os trabalhadores, a empresa pode sair daquele pas e encontrar um com as condies que ela procura.

Sendo assim, espalhado pelo mundo, um produto pode ter vrias origens, pode ser projetado nos Estados Unidos, ter partes produzidas na China e no Vietnam, ser montado no Brasil e ir para o mercado consumidor da Itlia. Tudo isso com o objetivo de diminuir os custos e aumentar os lucros.

As empresas transnacionais acabam horizontalizando os espaos, integrando processos de pesquisa, produo, comercializao, entre outros. Apesar de esses processos serem divididos em vrios pases, se integram pois fazem parte de um processo para construo de um nico produto final global. Percebemos que a empresa transnacional est contribuindo para que as fronteiras nacionais percam seu valor e contribui para o declnio do Estadonao na medida em que transpassam os limites territoriais dos Estados. Na verdade essas empresas deixaram de ter centro, um corpo sem corao, tudo que ela busca o baixo custo de produo e mximo lucro de venda.

4.Diviso internacional do trabalho


Histria. Contextualizao. Fatores de sustentao.

A diviso internacional do trabalho, teve inicio no perodo colonial, prioritariamente entre metrpoles e colnias, aonde cada uma especializou-se em fornecer determinados tipos de produtos manufaturados, metais precioso, matria prima, entre outros.

A primeira ocorreu junto com a Primeira Revoluo Industrial, aonde o sistema de produo artesanal deu lugar ao sistema industrial, nesse momento o mundo esta dividido entre pases que fornecem matria prima e pases que fornecem produtos industrializados. A segunda foi depois da segunda Guerra Mundial, basicamente a diviso foi entre pases detentores de capital e pases em desenvolvimento, os pases que tinham capital comearam a financiar os pases em desenvolvimento.

A Terceira se ocorreu depois que a destruio causada pela segunda guerra mundial foi superara. As empresas dos pases industrializados estavam mais fortes e essa terceira diviso se deve a duas ocorrncias: A reestruturao das empresas junto com uma Revoluo Tecnolgica e ao aumento de investimentos das empresas no exterior.

O processo de produo dividido em vrias etapas, vulgo fordismo, mudou para a fragmentao e disperso do processo de produo entre diversas naes, principalmente na Segunda e na Terceira Diviso Internacional do Trabalho. O que as empresas buscam a forma mais eficiente para utilizar a mo-de-obra e as matrias primas existentes em todo o mundo.

As empresas transnacionais so os novos protagonistas do cenrio do mundo globalizado, elas sustentam seu poder em quatro fatores: o primeiro que as empresas podem escolher uma nao aonde seja mais fcil contratar mo de obra, ou seja, pases aonde h, geralmente, baixa proteo aos trabalhadores e baixos salrios. O segundo fator que elas podem repartir o trabalho por todo o mundo, desmembrando os produtos. O terceiro fator que essas empresas podem castigar os Estados, caso eles sejam caros ou desfavorveis a elas. O quarto que essas empresas podem distinguir o melhor lugar para cada tarefa, ou seja, escolher o lugar para cada tarefa aonde ela pague os menores impostos e os menores salrios. Vendo tudo isso, podemos notar que as empresas transnacionais tm certa autonomia em relao aos Estados, podendo assim at limitar a poltica destes.

5. Neoliberalismo
Panorama histrico. Teorias e defensores.

O neoliberalismo o instrumento de poltica econmica que possibilitou o processo da transnacionalizao da economia, por meio de medidas de oposio ao Estado de bem-estar social implementado aps a Segunda Guerra, o qual praticava a interveno econmica para garantir a defesa dos direito sociais.

Referente perspectiva histrica neoliberal, destacamos o estudo realizado por Perry Anderson no livro Um balano do neoliberalismo, onde o autor afasta a aplicao do termo neoliberalismo como sinnimo do liberalismo

econmico, eis que aquele possui estrutura diversa e tambm por ter sido produzido em outro contexto scio-econmico.

Os fundamentos da poltica neoliberal foram lanados na obra de Friedrich A. Hayek, no livro O Caminho da Servido, lanado em 1944. Neste mesmo ano foi realizada uma conferncia entre os pases aliados para a definio da nova ordem econmica que substituiria o protecionismo comercial anterior ao perodo das grandes guerras. Os acordos celebrados nesta ocasio foram denominados de acordos de Bretton Woods (nome da cidade sede do evento).

Em Globalizao econmica, poltica e direito, Abili Lzaro Castro de Lima faz citao Noam Chomsky (p. 19-20), quando este importante terico contestador da poltica neoliberal afirma que: os acordos de Bretton Woods instauraram, na nova ordem global, o denominado Consenso de Washington, que se consubstancia basicamente em trs medidas: 1) acabar com a inflao, 2) privatizar e 3) deixar o mercado regular a sociedade, atravs da reduo do papel do Estado, sendo os seus principais protagonistas as grandes corporaes internacionais, sobretudo as norte-americanas.

Estavam,

portanto,

lanadas

as

diretrizes

econmicas

para

desenvolvimento da economia global, as quais foram responsveis, no transcurso do sculo XX, pela reduo do poder estatal no gerenciamento da economia e pelo aumento do abismo entre os pases capitalistas onde tem sede as grandes corporaes que passaram a ditar as regras do jogo econmico.

Perry Anderson aduz que a fora do neoliberalismo se concretiza somente na dcada de 70, nos governos de Ronald Regan (Estados Unidos) e de Margaret Thatcher (Inglaterra), em razo da crise econmica que ameaava o sistema capitalista, conforme ensinamento da Professora Marilena Chau: ...quando o capitalismo conheceu, pela primeira vez, um tipo de situao

imprevisvel, isto , baixas taxas de crescimento econmico e altas taxas de inflao: a famosa estagflao.

No incio da dcada de 90, o neoliberalismo alcana a Amrica Latina pelo sucesso nas urnas de representantes polticos que defendiam esta ideologia, fortalecidos pelo enfraquecimento das idias socialistas aps a queda do muro de Berlim.

No Brasil, esse processo pode ser evidenciado no advento do Programa Nacional de Privatizao (Lei n 8.031/90), cuja orientao foi pelo abandono do intervencionismo, pelo foco na privatizao das empresas estatais exploradoras de atividade econmica, pela abertura ao capital privado e aumento do capital estrangeiro.

Porm, a presso das diretrizes fixadas no Consenso de Washington sobre a Amrica Latina foi muito anterior a perodo da redemocratizao pela qual passaram muitos dos pases da regio na dcada de 1990.

Em 1945 (um ano aps a estipulao do Consenso de Washington), o governo americano cria a Doutrina Monroe, segundo a qual seria legitima a interferncia dos Estados Unidos na poltica econmica dos pases latinoamericanos, em nome da manuteno da poltica neoliberal recm pactuada.

Na teorizao da obra de Noam Chomsky, O Lucro ou as Pessoas, podemos conferir a seguinte passagem: O presidente Wilson, famoso por seu idealismo e elevados princpios morais, admitiu secretamente que ao defender a Doutrina Monroe, os Estados Unidos levam em conta seus prprios interesses. Os interesses dos povos latino-americanos so meramente incidentais e no um problema nosso. Ele reconheceu que pode parecer que nos baseamos em puro egosmo, mas afirmou que a doutrina no tem motivos mais elevados ou generosos.

Quanto reviso histrica do neoliberalismo na Amrica Latina, ainda se faz necessrio destacar a ditadura chilena, que sob o punho de Pinochet vivenciou as prticas defendidas neste modelo econmico, como a privatizao dos bens pblicos, desemprego e represso sindical, em um contexto antidemocrtico.

Com relao a este ponto, Perry Anderson faz uma observao acerca da desvinculao do neoliberalismo da democracia, vislumbrado que no exemplo chileno, o regime autoritrio e conservador foram indispensveis prtica das condutas neoliberais e, ainda, porque em um regime democrtico a maioria poderia, se quisesse, impedir a livre iniciativa dos agentes econmicos no mercado. Teorias do Neoliberalismo Frederick August von Hayek foi um economista da Escola Austraca. Hayek fez contribuies para a Psicologia, a Teoria do Direito, a Economia e a Poltica. Escolheu a segunda e seu trabalho nesse campo foi notvel: Ganhou o Prmio de Cincias Econmicas em 1974. Segundo Hayek, uma economia um sistema complexo demais para ser desenvolvido por uma instituio central e deve progredir de forma espontnea, usando como instrumento o livre mercado

Suas idias assumem especial relevncia por servirem como um contraponto terico ideologia socialista, que recomendava um modelo econmico planificado.Foi um dos expositores da Escola Austraca de Economia e um dos mais conceituados tericos liberais do sculo XX.

Embora quando jovem tenha sido socialista, passou a acreditar no capitalismo aps ler a obra de Ludwig Von Mises. Em 1944, publicou O caminho da servido que pode ser considerado um Manifesto do Liberalismo onde apontava os problemas do socialismo observados na Alemanha Nazista e Gr-Bretanha.

No Livro, Hayek faz duras crticas ao modelo socialista e variaes, reforando a idia de que somente com a concorrncia, o livre comrcio e a no interveno do estado na economia, a real liberdade dos indivduos ser garantida. Hitler, Stalin, Mao so alguns governantes totalitrios que derramaram sangue de inocentes na experincia socialista. Partindo da idia de que Hayek considera as palavras nazismo, fascismo, nacional-socialismo como sinnimas - Hayek justifica tal considerao alegando que o elemento socialista foi
responsvel pela origem do totalitarismo. Ainda ressalta que na Alemanha, o nazismo foi influenciado diretamente pelas idias socialistas difundidas pelas massas. -

, entende-se

que o socialismo leva o homem a se tornar escravizado pelo Estado. A democracia atribui a cada homem o valor mximo; o socialismo faz de cada homem um mero agente, um simples nmero. (Hayek, p. 49)

Alm disso, o terico imputa, no socialismo, a culpa pelo rompimento do modelo liberalista dominante no sculo XIX onde o laissez-faire era tido como algo positivo e saudvel (Laissez-faire no liberalismo a expresso da livre concorrncia,
que por sua vez gerava a competio entre as pessoas. Hayek considera esta ltima como a melhor maneira de se guiar os esforos individuais.)

A teoria neoliberal fundamentada na pressuposio da existncia da ambio que fortalece a idia de individualidade presente no homem. Hayek acredita na plena liberdade econmica, esta objetivando o enriquecimento e o usufruto dos benefcios advindos do trabalho: Seria muito mais certo dizer que o dinheiro um dos maiores instrumentos de liberdade j inventados pelo homem. (Hayek, p. 110) A concorrncia tambm considerada um instrumento para o pleno exerccio da liberdade individual. Mas para que ela funcione de maneira eficaz preciso que sejam criados dispositivos legais que garantam a no interveno do estado por meio de mecanismos coercitivos. Com efeito, uma das principais justificativas da concorrncia que ela dispensa a necessidade de um "controle social consciente" e oferece aos indivduos a oportunidade de decidir se as perspectivas de determinada ocupao so suficientes para compensar as desvantagens e riscos que a acompanham.
(Hayek, p. 60)

Hayek indaga sobre as limitaes impostas s condies de trabalho por meio da legislao sob a tica da eficcia da concorrncia. Ele concorda que determinadas regulamentaes no mbito trabalhista plausvel na medida em que a vantagens sejam sempre maiores do que o custo com os servios sociais.

Por fim, ele ressalta que deve haver um equilibro entre a planificao e concorrncia pois ambos tomados nos extremos podem resultar em desastre. Portanto esses dois princpios devem ser combinados sempre buscando a primazia da concorrncia e no o contrrio.

Milton Friedman foi um dos economistas que se destacaram no sculo XX e um dos mais prestigiosos tericos do liberalismo econmico, alm de ser o principal defensor da Escola Monetarista e membro da Escola de Chicago. Friedman foi conselheiro de Augusto Pinochet, no governo chileno

No pice da Grande Depresso, Friedman finalizou seus estudos na Universidade Rutgers, se destacando nas disciplinas de Matemtica e Economia. Ele cursou o mestrado em Economia na Universidade de Chicago. nessa conjuntura que comea a se fixar na formao do pensamento de Friedman a noo de que a resoluo dos problemas de uma sociedade dada por um sistema de liberdade.

O seu posicionamento foi motivo de muitas discusses. No entanto, o conduziu liderana de uma doutrina de concepo econmica. Por suas concretizaes nos campos da anlise do consumo, da cronologia monetria e da teoria e manifestao da complexidade da poltica de estabilizao, recebeu o Prmio Nobel de Cincias do ano de 1976.

Friedman prefere recorrer ao sentido original do termo Liberalismo, onde se valoriza a real liberdade do homem. Tal preferncia oriunda pois a definio atual do termo tomada por uma concepo de um Estado

centralizador que tem como pr-requisitos a igualdade e o bem-estar em substituio liberdade.

Analisando o conceito mais estritamente, no livro Liberdade de eleger, o autor constri a idia de que a liberdade poltica est relacionada existncia da liberdade econmica, pois ambos so considerados mercados que so movidos por meio dos interesses individuais. No momento em que ocorre a interao e cooperao entre as pessoas sem a interveno de um centro deliberativo, a esfera econmica limita o poder da poltica. Friedman conclui ento que as duas liberdades devem se relacionar de modo que no sejam combinadas nas mos de uma pessoa, pois isso levaria tirania.

O liberal tem por finalidade a liberdade do indivduo e a partir dessa que preciso analisar as regulamentaes sociais. O problema principal da organizao social a coordenao econmica de um grande nmero de pessoas. Friedman observa que existem apenas dois modos de estruturar as atividades econmicas de vrias pessoas. Uma a gesto centralizada que envolve o uso da coero (por exemplo o Estado totalitrio), a outra a colaborao espontnea dos indivduos (nesse caso, o livre mercado).

Apesar de apoiar o livre mercado e a no interveno do estado na economia, Friedman ressalta a importncia deste se tratando de garantir a plena eficincia e segurana do jogo econmico. Nesse caso, o Estado deixa de ser um instrumento de coero e passa a ser um aparato legal para a criao e modificao de regras da economia, sendo tal arbitramento feito coletivamente.

No que se refere ao comrcio internacional, o autor considera que uma maior autonomia econmica promoveria uma maior harmonia entre as naes e o fortalecimento da globalizao. Ele comprova tal considerao, citando o perodo entre a guerra de Waterloo e a Primeira Grande Guerra: nota-se que tanto na Guerra de Waterloo e na Primeira Grande Guerra, os atritos foram

desencadeados devido extrema interveno e protecionismo das Naes.

Por fim, Friedman terminantemente contrrio aos direitos sociais, pois considera que esses agem de forma negativa aos indivduos estes perdendo o ttulo de cidados uma vez que usufrurem de tais benefcios. A idia defendida pelo autor para justificar a oposio aos referidos direitos serve como base para entender as consequncias negativas causadas pelo neoliberalismo e pela globalizao.

6. Declino do Estado-Nao
O projeto da modernidade fracassou. O universalismo de direitos proclamado pelos Iluministas, ao estabelecer um valor absoluto a suas ideias extremamente parciais, suprimiu o direitos das diversas minorias. Conceitos adaptados a um mundo de pases fechados no mais se sustentam. A sociedade tornou-se porosa e perdeu sua noo de autoconscincia coletiva com a escalada da individualizao. O projeto de Estado nacional, baseado na aliana entre economia de mercado, Estado de bem-estar social e democracia no mais existe. Tal processo de deteriorao do Estado-nao iniciou-se a partir da Segunda Guerra Mundial, em que houve a universalizao ou transnacionalizao da economia, implementada pelo processo de globalizao econmica fortalecido por teorias do neoliberalismo. Essa nova ordem global age de acordo com os interesses de grandes corporaes e coloca as pessoas em segundo plano.

Para Octavio Ianni, o Estado, antes definido por sua soberania, passou por mudanas radicais nos tempos da sociedade global, transformando-se em provncia desta.

No contexto da guerra fria, foram promovidas polticas nacionais de desenvolvimento econmico, favorecidas pela atuao do Fundo Monetrio Internacional (FMI) e do Banco Mundial, no sentido de introduo e incremento

da industrializao para substituio de importaes, alm de diversificao da economia e fortalecimento de centros decisrios internos. Porm, com as vitrias que o bloco capitalista foi conquistando, a industrializao substitutiva de importaes deu lugar industrializao voltada para exportao, o que foi intensificado pelo fato do neoliberalismo ter se tornado discurso da economia poltica mundial. Polticas nacionalistas mostraram-se obsoletas em face nova diviso internacional do trabalho. A transnacionalizao das empresas, cujo efeito a planetarizao dos circuitos de decises, debilita a possibilidade de estratgias nacionais, j que decises sobre o que produzir, o quanto, para quais mercados etc. so tomadas agora no mbito da empresa. Desde o sculo XX v-se que impossvel que qualquer projeto nacional, seja ele de carter capitalista, socialista ou misto, afirme sua soberania e promova desconexo do sistema mundial: revela-se, assim, a crescente preeminncia das determinaes globais sobre as nacionais, fato cuja principal consequncia que projetos nacionais s se tornam possveis se forem de encontro s determinaes e aos interesses externos. A unicidade tcnica que caracteriza o presente converte um territrio em mais eficiente e, dessa forma, mais competitivo no mbito internacional, e isso ilustra a necessidade por parte dos Estados em se reacomodar s demandas do sistema. Da justifica-se a afirmao da nao ter se tornado apenas uma provncia da totalidade histrica e geogrfica ampla, complexa e contraditria resultante da globalizao.

Eric

Hobsbawm

compartilha

dessa

viso

ao

apontar

transnacionalizao da economia como principal motivo da deteriorao do Estado-nao. Isso porque a atuao das empresas no limitada por fronteiras polticas como o so os Estados nacionais. At 1960, estes centralizavam a administrao pblica, detinham o conhecimento, o poder, a lei, o exrcito e promoviam intervenes na vida dos cidados, na economia e nos projetos polticos. Havia obedincia voluntria ao Estado, o que era essencial na sua capacidade de gerenciamento. Aps esse perodo, nota-se que tais funes foram perdidas para entidades supranacionais (empresas capitalistas), inclusive a mais importante, a de redistribuio de renda entre a populao atravs de servios de previdncia, sade e educao. Atualmente,

o Estado-nao tem se mostrado incapaz de atender as demandas que a sociedade civil dele espera, um dos motivos para o surgimento de movimentos fundamentalistas, nacionalistas, regionalistas e etnicistas, os quais mostram a desintegrao interna que vm sofrendo os pases em decorrncia da globalizao. Polticas neoliberais, explicitamente dirigidas contra o Estado, reforam a deteriorao deste e a afirmao da soberania como figura retrica.

O impacto da revoluo cientfico-tcnica na esfera da produo, da informao e do transporte transcende territrios sobre o qual o Estado exerce soberania. O que se v hoje a integrao regional e adaptao ao novo sistema, articulada por governos e empresas conforme as exigncias do capitalismo, como a integrao do bloco sovitico, desagregado, ao sistema capitalista; a abertura da China, Vietn e Cuba a empreendimentos transnacionais; e as integraes internacionais como o Mercado Comum do Sul (Mercosul). O aparelho estatal obrigado a reorganizar-se de acordo com o que manda o funcionamento mundial dos mercados, o que permite entender polticas como as de desestatizao, desregulamentao, privatizao e abertura de fronteiras. A nova diviso internacional do trabalho e da produo, envolvendo o fordismo, o toyotismo, a flexibilizao e a terceirizao, agilizados pelas tcnicas eletrnicas, ao globalizar o capital, tambm gera novas realidades nos mbitos lingsticos jurdicos-polticos, e religiosos. No socioculturais, mbito institucionais, tem-se a demogrficos, social,

mundializao das classes sociais, atravs de movimentos sociais cujas correntes de opinio ultrapassam fronteiras e se ampliam mundo afora.

Frente a questes globais, como o aquecimento global, fica difcil estabelecer quais so os problemas nacionais e quem deve decidir sobre o qu. Percebe-se, pois, que a noo de soberania tem sido relativizada, assim como a funo tradicional do Estado de promover a segurana, j que nenhum pas pode tomar decises que deixem de interferir na soberania de outro.

H autores, como Jean-Marie Guhenno, que so mais radicais e

afirmam no s o enfraquecimento progressivo do Estado-nao, mas tambm o seu fim. Para ele, a passagem de uma era em que a posse de terra representava poder para a idade industrial, em que as leis controlam o poder, significa a perda de sentido de palavras como democracia, poltica e liberdade. A nao, sendo o espao poltico onde h possibilidade de construo de democracia, alm de ser o lugar onde se vivencia histrias e alegrias comuns, necessita do Estado, cujas estruturas, contudo, so precrias. Atribui-se, nos tempos atuais, cada vez menos importncia ao territrio (agricultura d lugar a produtos novos), e o mundo fica mais abstrato e imaterial. Estando o territrio cada vez mais desvalorizado, Guhenno afirma que tambm a poltica morrer, j que ela a arte de governar uma coletividade de homens dentro de uma nao.

Hobsbawm coloca que, sob as presses geradas pela intensificao das prticas transnacionais e interaes globais, as funes reguladoras do Estado ficam dependentes de imperativos formulados por organizaes internacionais como o FMI e o Banco Mundial e pelas empresas transnacionais que exigem defesa aos seus interesses.

A soberania perde sentido no mundo globalizado. Deve-se agora compreend-la como uma faculdade dividida entre mltiplos agentes e limitada pela prpria natureza dessa pluralidade. Autores como Boaventura de Sousa Santos argumentam que a perda de soberania dos Estados-nao no foi acompanhada de aumento do poder transnacional na resoluo solidria de problemas globais, ou seja, destinadas ao bem coletivo

Consideraes finais.
A globalizao, termo banalmente usado para designar um fenmeno contemporneo que pe fim quilo que representavam as fronteiras territoriais (no sentido de poder) um processo bastante contraditrio. Talvez porque seja parte da realidade atual, cujo resultado final pode apenas ser imaginado. O

senso comum nos diz que a globalizao conecta, mas possibilita a dominao. Que integra as sociedades, mas tambm as sobrepuja. Esta definio meramente intuitiva no est errada, mas em nosso trabalho, com base nos textos indicados, pudemos nos aprofundar no assunto, capacitandonos para esmiu-lo com o objetivo de melhor compreend-lo.

Em primeiro lugar, observa-se que numa gerao anterior, a poltica social baseava-se na crena de que as naes podiam controlar as suas riquezas; agora, abre-se uma diviso entre Estado e economia (nas palavras de Richard Sennet). Isto significa que, somando as consequncias da bipolarizao mundial ao aprimoramento tecnolgico, a movimentao do capital adquire dinamicidade, e a velocidade com que se efetuam as trocas faz com que ele esteja um passo adiante de qualquer Estado, Governo, territrio que possa ter controle total sobre as suas viagens. Como consequncia, observa-se um desgaste da nao-estado, j que a ela se sobrepem foras transnacionais.

A ideia de globalizao, em seus primrdios, designa o carter indeterminado de autopropulso dos assuntos mundiais. A ausncia de determinadas fronteiras tambm remete sensao de universalidade, confuso que pode ser esclarecida a partir do momento em que se nota a insegurana trazida a princpio pela globalizao, uma vez que ela enfraquece os agentes ordenadores habituais, dando espao para ambivalncia, e no necessariamente ao consenso. Ainda, preciso ressaltar que , ainda que ela tenha ocasionado uma diviso de poderes (o poder do Estado e o poder do capital), estes poderes dispersos, em especial quele atrelado ao dinheiro, ainda podem fazer valer suas vontades, acarretando numa nova espcie de dominao, numa percepo diferente da coletividade percepo no necessariamente universal.

Retomando o surgimento da globalizao por meio da histria, percebese que na era do Grande Cisma, o cenrio global apresentava profundssimas

divergncias, de modo que, antes da soberania do Estado, priorizava-se preservar a sua capacidade de preservar a ordem, de forma que estes precisaram buscar cada vez mais sua prpria segurana, fazendo alianas e entregando pores cada vez maiores de sua soberania. importante lembrar que os trs pontos fundamentais para que um Estado seja soberano so a auto-suficincia militar, econmica e cultural, e que com a situao descrita acima este trip foi irremediavelmente quebrado, especialmente o da economia. Graas esta fragilidade adquirida das economias nacionais, os mercados financeiros globais passaram a impor suas leis e preceitos ao planeta. A globalizao nada mais que a extenso totalitria de sua lgica a todos os aspectos da vida. Assim, o Estado resta apenas com o poder de represso, tendo a sua base material destruda.

Com tal esfacelamento, a irrestrita liberdade necessria globalizao beneficiada, e, em ultima instncia o Estado submete-se aos interesses dela, utilizando seus esforos no sentido de destruir todo o que possa deter o livre movimento de capitais e restringir a liberdade de mercado.

A separao entre economia e poltica mais do que uma simples mudana na distribuio do poder social. Na verdade ela tambm muda a forma de uso do poder e novos interesses entram em cena. Segundo (o autor do texto) est cada vez mais difcil, talvez at mesmo impossvel, reunir questes sociais numa efetiva ao coletiva.

A dominao possui uma estratgia prpria: deixar a mxima liberdade de manobra quele que domina, e restringi-a ao mximo para o dominado. Se antes tal lgica era utilizada pelo governo, atualmente ela praticada pelos mercados e pelas empresas. Assim, na globalizao, o que opo livre para alguns, torna-se fardo para outros outros, alis, em nmero muito superior aos primeiros. Em suma, ocorre a concentrao de capitais, das finanas e a concentrao da liberdade em poucas mos.

Isto acarreta, claro, numa marginalizao, em especial nos pases considerados em desenvolvimento. Existem, atualmente, mais oportunidades de os ricos ganharem dinheiro rapidamente, devido tecnologia que permite movimentar largas somas de dinheiro mundo afora. Entretanto, ainda h os que argumentam que esta estufa na qual a riqueza cresce mais rpido permitiria uma melhor vida para todos afirmao que seria um ledo engano, se no se tratasse de uma demagogia capciosa.

O quadro que hoje se apresenta no fruto do mero acaso, no caminha para o progresso geral da humanidade e no essencialmente bemintencionado. Contudo, tambm no prudente refutar todos os recursos criados durante este ambivalente caminhar: antes disto, preciso refletir acerca das necessidades humanas, e trabalhar no sentido de reverter as injustias cometidas por aqueles que sobrepem coletividade seus interesses privados. A crena na virtude dos mecanismos de controle social sejam eles de cunho econmico ou poltico, necessria para a manuteno da ordem, mas o excesso dela reside no limite da alienao. A globalizao, portanto, antes de efusivamente apoiada ou vaziamente combatida, deve ser repensada em seus propsitos, para ento sim, poder servir ao homem.

Referencias:
ANDERSON, Perry. Um balano do neoliberalismo, in SADER, Emir & GENTILLI, Pablo (org.) et alli. Ps-neoliberalismo: as polticas sociais e o Estado democrtico. So Paulo: Paz e Terra, 1996. BAUMAN, Zygmunt. Globalizao: as consequncias humanas. Traduo de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1999. BECK, ULRICH. O que Globalizao? Equvocos do globalismo, respostas globalizao. Traduo: Andr Carone. So Paulo: Paz e Terra,1999.

BOBBIO, Norberto, MATTEUCCI Nicola e GIANFRANCO, Pasquino. Dicionrio de Poltica. 11 Edio. Editora UNB: Braslia, 1998. BONAVIDES, Paulo. Cincia Poltica. 10. Ed. So Paulo: Malheiros, 2000. CHAU, Marilena. Neoliberalismo e Universidade: Conferncia proferida na abertura do seminrio: A construo democrtica em questo, no dia 22 de abril de 1997, Anfiteatro de Histria da USP. CHESNAIS, Franois. A mundializao do capital. So Paulo: Xam, 1996. CHOMSKY, Noam. Profit over people: neoliberalism and global oder. New York: Seven Stories Press, 1999. FIGHERA, Delfina Trinca. Estado e Territrio. Relaes e globalizao. In: Territrio, globalizao e fragmentao. 3 ed. So Paulo: HUCITEC, 1996. HAYEK, Friedrich A. O Caminho da Servido. 5. Ed. Instituto Liberal, 1990. HIRST, Paul e THOMPSON, Grahame. Globalizao em questo. 4. Ed. Petrpolis: Vozes, 1998. LIMA, Abili Lzaro Castro de. Globalizao econmica, poltica e direito: anlise das mazelas no plano poltico-jurdico. Porto Alegre: Srgio Fabris, 2002, p. 121-202. Marx, Karl. O capital crtica da economia poltica. So Paulo: Nova Cultural (Os Economistas), vols. I V, 1985-86. SANTOS, Milton. Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal. 11. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. SANTOS, Milton, SOUZA, Maria Adlia A. de e SILVEIRA, Maria Laura (org.) Territrio: Globalizao e Fragmentao. 3. Ed. HUCITEC: So Paulo, 1996. SINGER, Paul. Um histrico da globalizao. In: Revista da Sociedade Brasileira de Economia Poltica, Vol. 1, n. 1, 1997. A origem e a implementao do neoliberalismo no mundo e no Brasil

<http://br.monografias.com/trabalhos915/origem-neoliberalismo-brasil/origem-neoliberalismo-

brasil2.shtml> [acesso em 31-10-2011] Os pases e a economia mundial <http://educacao.uol.com.br/geografia/divisao-internacionaldo-trabalho-os-paises-e-a-economia-mundial.jhtm> [acesso em 02-11-2011] Empresas Transnacionais e Internacionalizao da P&D: elementos de organizao industrial da economia da inovao <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010131572008000200010&script=sci_arttext> [acesso em 31-10-11]

Vous aimerez peut-être aussi