Vous êtes sur la page 1sur 106

INTRODUO

Introduo

INTRODUO
ASPERGILLUS E ASPERGILOSE
As micoses oportunistas tm aumentado substancialmente, podendo ser, o agente etiolgico responsvel, qualquer fungo saprfita ou comensal. Aspergilose um exemplo de micose oportunista provocada por fungos filamentosos, biquos e pertencentes ao gnero Aspergillus. A doena no Homem pode ocorrer por mecanismos no infecciosos como a inalao dos respectivos esporos do fungo. Indivduos atpicos e no atpicos desenvolvem reaces alrgicas aos antignios de esporos inalados (Richardson & Warnock, 2003). Infeces graves, como Aspergilose Invasiva (AI), surgem em grande maioria nos doentes imunodeprimidos, particularmente nos doentes com leucemia, com aplasia medular, nos submetidos a transplantao medular, nos receptores de rgos slidos e nos indivduos com tratamentos prolongados de quimioterapia ou base de corticosterides (Saballs-Radresa et al., 2000; Richardson & Warnock, 2003) em que, os esporos inalados podem entrar e germinar, originando hifas nos pulmes que tendem a invadir tambm outros tecidos ou rgos (O'Fel, 1997; Raja & Singh, 2006). Assim, a inalao de esporos de Aspergillus o modo habitual no desenvolvimento de infeces nos humanos, sendo o perodo de incubao desconhecido (Richardson & Warnock, 2003). Numa 1 fase, estes esporos, caracterizam-se por desenvolverem no Homem infeces que so predominantemente de origem pulmonar, isto se encontrarem condies locais e/ou gerais que favoream a sua implantao (O'Fel, 1997). A Aspergilose Pulmonar Invasiva (API) uma infeco oportunista, de prognstico reservado, ocorrendo principalmente em indivduos imunocomprometidos (Nourry et al., 2005) com maior
-3-

Introduo

incidncia nos doentes que recebem terapia imunossupressora. A inalao dos esporos biqios no ambiente hospitalar (Herbrecht et al., 2004) e sobretudo com concentraes mais elevadas durante obras, a consequente germinao j no hospedeiro, leva a que doentes susceptveis possam contrair facilmente aspergiloses pulmonares (Einsele et al., 1998). Na maioria dos casos de AI difcil determinar se a infeco foi adquirida dentro ou fora do estabelecimento hospitalar, sendo espordicos os casos descritos como associados a ambientes exteriores ao ambiente hospitalar. No entanto, parece provvel que alguns indivduos sejam colonizados antes da sua admisso no hospital e venham a desenvolver doena invasiva quando ficam neutropnicos (Richardson & Warnock, 2003). A capacidade de invaso dos esporos depende da virulncia do fungo, das defesas do hospedeiro e ainda da modalidade da exposio, em especial da quantidade de esporos inalados (O'Fel, 1997; Richardson & Warnock, 2003; Richardson, 2005b).

-4-

Introduo

1. Fungos do gnero Aspergillus


Dentro do gnero Aspergillus, a espcie com maior poder patognico o Aspergillus fumigatus (A. fumigatus) (Peixinho et al., 2003; Raja & Singh, 2006). Esta espcie, termotolerante, capaz de suportar temperaturas da ordem dos 55C (Latge, 1999), bem como de crescer a temperaturas que se aproximam do limite mximo encontrado em todos os eucariotas. Estas caractersticas sugerem que estes organismos apresentam mecanismos nicos de resistncia ao stress, podendo justificar a sua capacidade de adaptao ao crescimento em stress no hospedeiro (Bhabhra & Askew, 2005). O A. fumigatus o agente etiolgico responsvel por aproximadamente 90% das Aspergiloses Invasivas diagnosticadas (Latge, 1999; Araujo et al., 2005a). Porm, muitas outras espcies, incluindo Aspergillus flavus, Aspergillus niger, Aspergillus terreus e Aspergillus nidulans podem ser responsabilizadas pelo aparecimento de doena (Latge, 1999; Moragues et al., 2003). O A. fumigatus pode encontrar-se com relativa facilidade no solo, na gua, nos vegetais (Moragues et al., 2003), nos alimentos ou na matria orgnica em decomposio aerbia, no p e no ar exterior e interior das casas, incluindo os hospitais, (Richardson & Warnock, 2003; Herbrecht et al., 2004) o que justifica a fcil propagao dos seus condios atravs das correntes de ar (Raja & Singh, 2006).

1.1. Morfologia
Os fungos filamentosos do gnero Aspergillus pertencem famlia das Aspergillaceae e classe dos Ascomicetos (Sharma & Chwogule, 1998; Larone, 2002). Estes organismos apresentam um talo filamentoso constitudo por hifas septadas, com ramificaes dicotmicas fazendo ngulos de 45 (Sharma & Chwogule, 1998), mostrando
-5-

Introduo

estruturas de reproduo assexuada situadas no cimo de uma vescula terminal com forma varivel e que o prolongamento do conidiforo. A forma da vescula (esfrica, hemisfrica, alongada ou elptica) constitui uma caracterstica de identificao da respectiva espcie. Quanto cor, esta estrutura apresenta-se igual ao conidiforo ou incolor. O conjunto da vescula, das clulas conidiogneas tambm denominadas por filides, e, das cadeias de condios, designado por cabea aspergilar. Esta suportada por um conidiforo que em regra perpendicular clula p (Larone, 2002). As filides, que formam cadeias baspetas de esporos, designados de fialocondios, inserem-se na vescula e podem constituir uma ou mais sries (Larone, 2002). Nas espcies unisseriadas, os fialocondios so produzidos directamente pelas primeiras filides, como se verifica na espcie A. fumigatus. Nas espcies bisseriadas, as estruturas que constituem a 1 srie, denominadas por mtulas ou filides de 1 ordem, so estreis, sendo exemplo A. nidulans (Latge, 1999).

O fialocondio, separado da clula conidiognea por intermdio de um septo, apresenta uma forma varivel, podendo ir de esfrica a alongada, e ter dimenses que oscilam entre 2 e 5 m. Quanto sua cor, esta pode apresentar-se de clara a escura, sendo responsvel pela cor da colnia (Larone, 2002).

Relativamente ao aspecto macroscpico, as colnias apresentam uma superfcie de cor branca, na fase inicial de maturao. Dependendo das espcies, a sua cor pode evoluir para verde, amarelo, laranja, castanho ou preto. No seu verso, a colnia apresenta-se geralmente branca, dourada ou acastanhada. A textura da colnia surge algodoada, tornandose pulverulenta com a produo de esporos, os quais, podem apresentar rugosidade da parede, caracterstica igualmente importante na identificao de espcie (O'Fel, 1997; Larone, 2002).

-6-

Introduo

Figura 1 Aspecto macroscpico (A). Colnias de Aspergillus fumigatus em meio de Sabouraud Dextrose Agar, incubadas 5 dias a 25C. Aspecto microscpico (B). Cabeas aspergilares: conidiforos, vesculas, filides e fialocondios.

As espcies so ento identificadas de acordo com as diferenas morfolgicas observadas, quer macroscpicas quer microscpicas. As formas sexuadas destes fungos, pertencentes classe dos Ascomicetos, no so habitualmente encontradas a partir dos isolados clnicos (Latge, 1999).

Existem mais de 200 espcies dentro deste gnero, mas apenas cerca de 20 tm sido encontradas como causa de doena (Richardson & Warnock, 2003). No entanto, so mais frequentemente isoladas: A. niger, A. nidulans, A. terreus e, com maior predomnio nos pases temperados, a espcie A. fumigatus. As espcies A. flavus e A. niger so mais frequentes nos pases tropicais (O'Fel, 1997).

-7-

Introduo

1.2. Patognese
Hipersensibilidade, colonizao ou infeco Como foi referido, o agente etiolgico da aspergilose ubquo no meio ambiente e, a infeco, que pode ocorrer por inalao, massiva ou prolongada, ou por implantao dos esporos, depende grandemente de factores inerentes ao hospedeiro. A AI tem constitudo um problema grave em diversos grupos de doentes imunocomprometidos. Como grupos de risco incluem-se doentes com neoplasia hematolgica, em particular com leucemia aguda, receptores de stem cells, receptores de rgos slidos, doentes tratados com altas doses de corticosterides e indivduos com deficincias de neutrfilos, ao nvel do nmero ou da funo (Richardson & Warnock, 2003). Adicionalmente, outras causas podero predispor ao aparecimento da AI, tais como a diabetes, infeces por citomegalovrus (CMV), alcoolismo e a administrao parenteral de antibiticos (Raja & Singh, 2006). O aparecimento da infeco est assim facilitado por alguns factores predisponentes, os quais, podem ser divididos em factores gerais e em factores locais. Nos factores gerais incluem-se o nmero de esporos que so inalados e a diminuio dos mecanismos de defesa imunitria. A diminuio do nmero ou a alterao da funo dos macrfagos alveolares e/ou dos neutrfilos polimorfonucleares constitui uma influncia determinante nas formas invasivas (O'Fel, 1997). A nvel pulmonar, os macrfagos alveolares so capazes de fagocitar e destruir os condios inalados. Nas situaes em que os macrfagos apresentam uma capacidade reduzida de resposta na neutralizao do inculo, os esporos podem germinar ao nvel do tecido pulmonar (Bellocchio et al., 2005; Brooks et al., 2005). A utilizao de drogas citotxicas, imunodepressivas, de corticides, bem como de antibiticos, representa o factor mais frequentemente associado ao aparecimento da infeco

-8-

Introduo

(O'Fel, 1997; Stevens, 2002). Relativamente aos factores locais poderemos enumerar os factores anatmicos, nomeadamente a existncia de cavidades pulmonares preexistentes, que contribuem para o aparecimento do aspergiloma, e os factores de origem iatrognica, como cateteres e prteses de vlvula cardaca os quais podem constituir a porta de entrada do fungo no organismo humano (O'Fel, 1997; Latge, 1999). Tendo em conta os factores anatmicos, de referir que, nos pulmes, os condios intumescem e acabam por germinar originando hifas septadas e ramificadas em ngulo agudo. Estas hifas, recm formadas, tendem a desenvolver-se em cavidades preexistentes, resultando na formao de uma bola de fungos ou aspergiloma, que constitui uma massa acastanhada livre dentro das cavidades. As cavidades resultam em geral de tuberculose, bronquiectasia, enfartes antigos ou abcessos (Sharma & Chwogule, 1998; Latge, 1999). Os fungos do gnero Aspergillus apresentam tendncia a invadir os vasos sanguneos, sendo que, reas de hemorragia e enfarte so expostas s reaces tecidulares inflamatrias necrosantes (Cotran et al., 2000; Brooks et al., 2005). Durante o processo infeccioso verifica-se a fixao do fungo a protenas do hospedeiro (fibronectina, laminina, vibronectina e colagnio), o que, frequentemente, revelado por microleses da membrana basal. A adeso seguida da degradao destas molculas por proteases elaboradas pelo prprio fungo. De resto, estas exoproteases degradam as protenas plasmticas (fibrinognio) interferindo com a hemostase, justificando assim o aparecimento de fenmenos hemorrgicos (O'Fel, 1997; Rementeria et al., 2005). ainda de referir que as espcies de Aspergillus so caracterizadas por libertarem toxinas, em particular aflatoxinas, restrictocina e mitogilina, as quais podem ser importantes no desenvolvimento de doenas no Homem (Cotran et al., 2000; Rementeria et al., 2005). Recentemente, foi discutida uma possvel relao entre a produo de micotoxinas e a patogenicidade do fungo. Foi ainda verificada a existncia de micotoxinas com capacidade

-9-

Introduo

de alterar o sistema de defesa do hospedeiro, podendo a actividade imunossupressora resultante ajudar o fungo a invadir os tecidos e funcionar como um factor de virulncia (Kamei & Watanabe, 2005). As aflatoxinas, particularmente a B1, so micotoxinas responsabilizadas por efeitos carcinogneos a nvel heptico. A mitogilina e a restrictocina so ribotoxinas caracterizadas por inibirem a sntese de protenas pelas clulas do hospedeiro, atravs da degradao de RNA mensageiro (Lamy et al., 1991; Kamei & Watanabe, 2005). Sabe-se ainda que a mitogilina um forte indutor de imunoglobulina da classe E (IgE), podendo assim estar envolvida nas respostas alrgicas do hospedeiro ao Aspergillus (Cotran et al., 2000). Aspergillus fumigatus, causa principal de AI, para alm da colonizao saproftica nas cavidades preexistentes nos pulmes, , assim, considerado como um patognico oportunista importante. Este fungo tem sido referido como um importante causador de doenas alrgicas respiratrias, incluindo, de entre outras asma, aspergilose broncopulmonar alrgica e sinusite fngica alrgica (Kurup, 2005; Paoletti et al., 2005). At ao momento foram detectados e propostos 23 alergenos, classificados de Asp f1 a Asp f23; no entanto, nem todos foram aceites e reconhecidos como tal. A sua produo durante o crescimento fngico em situao de AI no certa. Porm, todos estes alergenos aparecem numa resposta imune activa de hipersensibilidade do tipo I, com produo de anticorpos de alta afinidade dos tipos IgG e IgE. Os indivduos imunocompetentes, regularmente afectados, apresentam elevados nveis destes anticorpos, e, embora estes no sejam sempre protectores contra uma infeco invasiva podem ser teis no diagnstico proposto (Rementeria et al., 2005). Reaces de hipersensibilidade do tipo III e do tipo IV so verificadas na alveolite alrgica por sensibilizao aos esporos de Aspergillus (Cotran et al., 2000). Na aspergilose broncopulmonar alrgica, verifica-se uma resposta imune do tipo I, III e IV (Kurup, 2005).

- 10 -

Introduo

1.3. Modo de transmisso


Fungos do gnero Aspergillus so biquos, saprfitas e presentes esporadicamente nas vias respiratrias de indivduos sos (Peixinho et al., 2003; del Palacio et al., 2003a). Apresentam assim distribuio universal, com a particularidade de se reproduzirem por intermdio de grandes quantidades de pequenos esporos, os quais so encontrados na atmosfera durante todo o ano e considerados como contaminantes comuns do laboratrio (Sharma & Chwogule, 1998; del Palacio et al., 2003a). Facilmente aerossolizados, pela sua pequena dimenso, os condios podem atingir os alvolos pulmonares (Raja & Singh, 2006). Assim, a principal via de penetrao dos esporos fngicos a via area (Richardson & Warnock, 2003), sendo o aparelho broncopulmonar mais susceptvel doena aspergilar (Greene, 2005). No entanto, existem casos de colonizao de determinados tecidos do hospedeiro por espcies de Aspergillus, as quais esto na origem de infeces localizadas, no invasivas. Estas espcies, penetrando por via area, podem afectar os seios nasais originando sinusites, ou, ainda, por inoculao directa, a crnea, o canal auditivo externo, as unhas, mais raramente a pele, e, por inoculao inadvertida, endocardites (O'Fel, 1997; Richardson & Warnock, 2003).

- 11 -

Introduo

2. Aspergiloses
A designao de aspergilose engloba um espectro de doenas consideradas como micoses provocadas por fungos do gnero Aspergillus. A doena foi confundida, durante muito tempo, com a infeco pulmonar apresentada por tratadores de pombos. A aspergilose , de entre as micoses pulmonares conhecidas, a mais frequente, representando um grupo de doenas que, sendo provocadas pelo mesmo agente etiolgico, tm uma patognese varivel (Peixinho et al., 2003). Actualmente, considerada como a segunda micose oportunista mais frequente, sendo que, a primeira, a candidose (Richardson, 2005b). Preferencialmente afecta os pulmes. Menos frequentes so as afeces ao nvel dos seios perinasais, do sistema nervoso central e do tubo digestivo, nomeadamente ao nvel do esfago. Apenas ocasionalmente afectam os olhos e o endocrdio. A invaso tecidular com carcter infeccioso observada em doentes imunodeprimidos, sobretudo nos doentes que apresentam uma neutropenia prolongada ou que receberam elevadas e continuadas doses de corticides, podendo tambm afectar os doentes que recebem transplante de rgos slidos (Klont et al., 2004). Verifica-se que doentes atpicos e no atpicos, quando expostos a uma inalao massiva de esporos de Aspergillus, como o exemplo dos trabalhadores do malte, podem apresentar reaces alrgicas de hipersensibilidade (Richardson & Warnock, 2003), doena resultante de mecanismos no infecciosos.

Existem vrios tipos de manifestaes clnicas que podem ser devidas a infeces por fungos do gnero Aspergillus, podendo tambm ocorrer situaes no infecciosas.

- 12 -

Introduo

2.1. Manifestaes clnicas a nvel pulmonar

2.1.1. Aspergiloma

Aspergiloma referido como o desenvolvimento do fungo in situ numa cavidade preexistente e em comunicao com a rvore respiratria superior, permitindo, por um lado, a chegada dos esporos, e, por outro, o arejamento da cavidade necessrio ao crescimento fngico, dando origem a quantidades abundantes de hifas e mesmo cabeas aspergilares (Figura 2) no espao pulmonar anormal (O'Fel, 1997; Richardson & Warnock, 2003; Greene, 2005; Hope et al., 2005a).

Figura 2 Cabeas aspergilares na cavidade pulmonar. Adaptado de Chandler et. al., (1980).

A ausncia de defesas ao nvel do local, nomeadamente macrfagos, permite o desenvolvimento da bola de fungos (O'Fel, 1997).

Manifestaes clnicas Alguns doentes so assintomticos, enquanto outros desenvolvem sintomatologia. As manifestaes clnicas podem ser vrias. Como principais, poderemos considerar as

- 13 -

Introduo

seguintes: hemoptises como sintoma mais comum, ocorrendo em cerca de 50% a 80% dos casos, tosse crnica, expectorao, febre, dispneia, astenia e emagrecimento (O'Fel, 1997; Richardson & Warnock, 2003). O exame radiolgico apresenta uma imagem caracterstica, a qual corresponde a uma imagem em guizo, com opacidade arredondada em torno de uma cavidade de bordos finos (O'Fel, 1997; Richardson & Warnock, 2003).

Evoluo e prognstico do aspergiloma Podem ser verificadas vrias situaes ao nvel da evoluo e do prognstico. O fungo pode morrer, verificando-se uma calcificao em 7 a 10% dos casos. Poder ocorrer uma estabilizao clnica e radiolgica, importante em 25% dos aspergilomas diagnosticados, sem vastas alteraes parenquimatosas. A complicao mais importante a hemoptise recidivante e abundante, constituindo sria ameaa vida (O'Fel, 1997; Latge, 1999). A maioria dos doentes apresentam episdios intermitentes de pequenas hemorragias sucessivas, mas, acima de 25% sofrem hemoptises graves e fatais (Richardson & Warnock, 2003; Hope et al., 2005a) Mais raramente, observada uma supurao broncopulmonar aguda ou crnica evolutiva conduzindo a uma insuficincia respiratria progressiva. A evoluo para API nos imunodeprimidos ou nos indivduos debilitados rara (O'Fel, 1997).

2.1.2. Aspergilose difusa invasiva ou septicmica A AI uma infeco sria nos doentes comprometidos imunologicamente (Becker et al., 2000; Sanguinetti et al., 2003).

- 14 -

Introduo

O agente mais comum A. fumigatus, mas, tambm, espcies como A. flavus, A. terreus e A. niger podem ser responsveis, sendo a doena causada pelas diferentes espcies de Aspergillus clinicamente indistinguvel (Hiltermann et al., 2003). Encontram-se bem estabelecidos os factores de risco para a AI, estando includos: uma infeco pulmonar subjacente; neutropenia prolongada; uma terapia imunossupressora; transplantao alognica de stem cells, Doena do Enxerto Contra Hospedeiro (DECH) e seu tratamento (Becker et al., 2000). Os doentes receptores de transplantao alognica de stem cells desenvolvem mais frequentemente doena disseminada, ao passo que, pessoas com doenas hematolgicas malignas desenvolvem normalmente doena pulmonar invasiva difusa (Richardson, 2005b). A AI corresponde ao desenvolvimento de formas aspergilares no parnquima pulmonar (Figura 3) de indivduos imunodeprimidos ou sujeitos a teraputicas extremamente agressivas pelo uso de corticides, antibiticos e drogas imunossupressoras, bem como nos casos de agranulocitose prolongada (O'Fel, 1997; Sharma & Chwogule, 1998; Raja & Singh, 2006).

Figura 3 Aspergillus fumigatus causando AI num pulmo humano. Caracterstica morfolgica da ramificao dicotmica em ngulo agudo das hifas no tecido. Adaptado de Chandler et. al., (1980).

- 15 -

Introduo

Manifestaes clnicas A AI pode ser dividida em duas entidades clnicas, no que respeita sua evoluo: a Aspergilose Pulmonar Invasiva clssica e a Aspergilose Pulmonar necrosante crnica, sendo esta ltima uma doena menos severa que est normalmente associada a indivduos com uma doena subjacente de menor gravidade (Hiltermann et al., 2003). A forma clssica, que ocorre em doentes severamente imunocomprometidos (com leucemia linfoctica, linfoma, receptores de transplantao de medula ssea, e principalmente em doentes com terapia corticide) (Richardson & Warnock, 2003), resulta da inalao massiva de esporos de fungos do gnero Aspergillus. A germinao dos condios pode afectar os pulmes e os seios perinasais, levando a doena invasiva sob a forma de processo pneumnico agudo com ou sem disseminao. Na imagem de Tomografia Computorizada (TC) apresentada na Figura 4, possvel visualizar as leses de um doente com aspergilose pulmonar. As leses assumem um aspecto idntico ao de situaes de pneumonia necrosante, com focos cinzentos, arredondados e bem delineados, apresentando bordos hemorrgicos, sendo muitas vezes denominadas de leses alvo (seta) (Cotran et al., 2000).

Figura 4 Tomografia Computorizada de um doente com Aspergilose Pulmonar (gentilmente cedida pelo Servio de Transplantao de Medula ssea do IPO Porto).

- 16 -

Introduo

A forma necrosante crnica da API ocorre em pessoas ocasionalmente imunodeprimidas, devido a uma doena pulmonar preexistente ou a debilidade no seu sistema imune causada por diabetes ou abuso do lcool, etc. (Hiltermann et al., 2003; Raja & Singh, 2006). Assim, a API apresenta-se como uma infeco progressiva, aguda e severa, de mau prognstico, podendo ser fatal, ocorrendo primariamente em doentes com elevado grau de imunocomprometimento (Hiltermann et al., 2003; Peixinho et al., 2003; Nourry et al., 2005). A maioria dos casos de AI ocorre entre receptores de transplantao medular alognica, normalmente em associao com DECH. Ao contrrio, em doentes submetidos a autotransplante, a AI rara, sendo a neutropenia o principal factor de risco (Bow, 2005; Richardson, 2005b).

Evoluo A evoluo frequente e rapidamente mortal, independentemente da doena primria subjacente, a menos que, seja diagnosticada numa fase inicial e tratada precocemente de modo eficaz. Nos indivduos que apresentam imunossupresso, o microrganismo difunde-se a partir do local primrio para os tecidos contguos, sem considerar os planos tecidulares. As hifas invadem o lmen e a parede dos vasos sanguneos, sendo responsveis por trombose, enfarte, necrose e hemorragias (Richardson & Warnock, 2003; Brooks et al., 2005). possvel uma disseminao do fungo a partir dos pulmes para o tracto gastrointestinal, os rins, o crebro, o fgado, ou outros rgos, originando abcessos e leses necrticas. Este tipo de infeco traduz-se num quadro clnico grave (O'Fel, 1997; Brooks et al., 2005). Como maior manifestao da doena temos o aparecimento de febre, a qual no responde ao protocolo teraputico antibacteriano usado (Sulahian et al., 2001), e, algumas vezes, tambm no responde terapia imposta com anfotericina B (Hiltermann et al., 2003).
- 17 -

Introduo

Outros sintomas podem ainda ser observados, tais como: tosse, dores e hemoptises, sendo que, a sua presena sugere invaso vascular pelos fungos (Brooks et al., 2005). A radiografia pode aparecer normal (Sulahian et al., 2001), ou, ainda, revelar leses nodulares ou infiltrados (Sharma & Chwogule, 1998; Hiltermann et al., 2003), sendo que a TC altamente sugestiva nos doentes neutropnicos quando detectada a presena do sinal de halo (Sulahian et al., 2001).

2.1.3. Bronquite aspergilar/Traqueobronquite

A traqueobronquite verifica-se muitas vezes em doentes com SIDA e, tambm, em receptores de transplante pulmonar (Richardson & Warnock, 2003). A bronquite aspergilar uma infeco rara, sendo caracterizada pelo

desenvolvimento do fungo sobre a parede dos brnquios espessados (O'Fel, 1997) ou pela formao de membranas ou lceras nas vias respiratrias (Sharma & Chwogule, 1998).

Manifestaes clnicas O doente, na expectorao, elimina fragmentos fngicos. O rolho de muco e a formao das membranas levam obstruo das vias respiratrias originando dificuldades respiratrias (Sharma & Chwogule, 1998), sendo que, alguns doentes apresentam tosse e febre (Richardson & Warnock, 2003). Aproximadamente 10% dos doentes com AI desenvolvem traqueobronquite isolada ou associada a pneumonia (Sharma & Chwogule, 1998).

- 18 -

Introduo

Evoluo Normalmente favorvel, sendo acelerada por aerossis mucolticos, e, sobretudo, por manobras de aspirao endoscpica, permitindo assim a extraco do rolho de muco ou a sua expulso ps-endoscpica (Richardson & Warnock, 2003). possvel nestas situaes acontecerem recidivas (O'Fel, 1997).

2.1.4. Superinfeco aspergilar de broncopneumopatias obstructivas crnicas

uma patologia vulgar verificada nos servios de pneumologia dos adultos e das crianas. Doentes com broncopneumopatias crnicas, nomeadamente bronquite crnica, asma severa, muco viscoso e graves perturbaes na eliminao das secrees, apresentam excelentes condies para contrarem infeco aspergilar. Nas secrees brnquicas destes doentes podemos encontrar fungos do gnero Aspergillus, de uma forma intermitente e em quantidades variveis (O'Fel, 1997). indispensvel assegurar, com regularidade, uma desinfeco rigorosa dos aparelhos de ventilao e dos aparelhos de aerossis, de forma a eliminar os fungos que eventualmente possam albergar (O'Fel, 1997).

2.1.5. Aspergilose alrgica

A aspergilose alrgica definida como um conjunto de manifestaes alrgicas provocadas pela inalao de esporos de Aspergillus, em que o desenvolvimento de anticorpos do tipo IgE, contra os antignios de superfcie dos condios, desencadeia acessos de asma imediatos em doentes atpicos por exposio subsequente (Richardson & Warnock, 2003).

- 19 -

Introduo

Em alguns indivduos os condios germinam e as hifas colonizam a rvore brnquica, sem invadirem o parnquima pulmonar, originando uma sintomatologia caracterstica de aspergilose broncopulmonar alrgica ou asma com eosinfilia pulmonar, tambm designada por doena de HINSON (O'Fel, 1997; Richardson & Warnock, 2003; Brooks et al., 2005).

Manifestaes clnicas Esta afeco, observada nos doentes afectados por asma brnquica ou por fibrose qustica com colonizao brnquica por Aspergillus, caracterizada por asma com dispneia contnua, febre, infiltrados pulmonares durveis resultando numa dilatao crnica das vias areas, hipereosinfilia tanto no sangue como na expectorao (O'Fel, 1997; Richardson & Warnock, 2003). Uma outra manifestao de aspergilose alrgica, que ocorre por aspirao massiva de esporos de Aspergillus, em indivduos no atpicos, a alveolite alrgica extrnseca (O'Fel, 1997; Sharma & Chwogule, 1998).

Evoluo A evoluo extremamente grave. Apresenta perodos febris recidivantes, acompanhados de exacerbao. As manifestaes de dispneia aparecem periodicamente. Verifica-se uma evoluo crnica, em que a destruio brnquica origina frequentemente obstruo prolongada, por rolhes de muco (doena pulmonar obstrutiva crnica). Esta forma de aspergilose apresenta um prognstico reservado, dada a progressiva perturbao da funo respiratria (O'Fel, 1997). O exame fsico, nos estdios agudos da doena, revela cianose e taquicardia (Sharma & Chwogule, 1998).

- 20 -

Introduo

2.2. Manifestaes clnicas extrapulmonares

Para alm das infeces ao nvel pulmonar, so ainda de referir outros tipos de infeco por Aspergillus spp., com localizao extra pulmonar. So elas, como mais frequentes, a aspergilose cutnea, otomicose, aspergilose sinusal, endocardite e aspergilose cerebral.

2.2.1. Aspergilose cutnea

A aspergilose cutnea definida como um conjunto de leses cutneas associadas a AI ou sistmica. Estas leses so caracterizadas por placas drmicas necrosantes, abcessos ou granulomas subcutneos e mculas ou ppulas drmicas apresentando erupo com tendncia supurativa (Richardson & Warnock, 2003; Hope et al., 2005a). Existem duas formas de aspergilose cutnea, primria e secundria, as quais foram descritas em doentes imunocomprometidos, nomeadamente em doentes oncolgicos (Richardson & Warnock, 2003; Mays et al., 2006). A infeco fngica primria, na pele, resulta de uma inoculao directa do fungo, manifestando-se pelo aparecimento de leses nas proximidades do local de insero de cateteres intravenosos ou mesmo no prprio local ou ainda em zonas de fissuras (Hope et al., 2005a). Para alm de espcies de Aspergillus, nesta forma de infeco podem estar implicadas espcies de Fusarium, Mucor e Rhizopus. A aspergilose cutnea secundria verifica-se a partir da infeco cutnea, por invaso de tecidos profundos, originando formas disseminadas em hospedeiros neutropnicos (Richardson & Warnock, 2003; Hope et al., 2005a). No entanto, em alguns doentes com sinusite fngica invasiva, poder haver uma extenso directa pele causando celulite fngica da face (Mays et al., 2006).

- 21 -

Introduo

2.2.2. Otomicose

A otomicose corresponde a uma infeco do pavilho auditivo externo (del Palacio et al., 2003a), sendo considerada uma infeco benigna que ocorre habitualmente como complicao de leses cutneas primrias (eczema, dermatite crnica irritativa) ou ainda por malformaes anatmicas. Tambm a utilizao de corticides e a aplicao tpica de antibiticos de largo espectro por perodos prolongados, favorece o aparecimento da infeco (O'Fel, 1997). Segundo OFel (1997), esta doena caracterizada por um rolho micelar localizado no pavilho auditivo externo e por vezes no tmpano. Clinicamente, a obstruo mecnica provoca alguns sintomas tais como prurido, surdez, dor localizada, zumbido e exsudado moderado. Apresenta com frequncia a possibilidade de recidivar.

2.2.3. Aspergilose sinusal

A aspergilose sinusal uma infeco que ocorre com alguma frequncia, sendo observada num contexto de imunodepresso, em doentes que possuem sinusites crnicas unilaterais (O'Fel, 1997). Podem ocorrer em adultos jovens imunocompetentes com recidivas de rinosinusite crnica, que no respondem terapia feita com antibiticos, anti-histamnicos ou corticosterides. Os doentes, muitas vezes, apresentam uma polipose nasal unilateral, com muco espesso amarelo-esverdeado e sinusite (Richardson & Warnock, 2003). Manifesta-se por leses granulomatosas crnicas, aspergilomas ou sinusite com invaso do palato, da rbita e da base do crnio, sendo devida a uma afectao dos seios perinasais por Aspergillus (Hope et al., 2005a).

- 22 -

Introduo

2.2.4. Endocardite

A endocardite fngica por vezes verificada nos doentes submetidos a cirurgia cardaca, ainda que tambm seja descrita como uma complicao do abuso de drogas parenterais. Os sinais clnicos, bem como os sintomas, so semelhantes aos da endocardite bacteriana. A doena pode ser abrupta ou insidiosa. Alguns dos sintomas como: febre, fadiga, perda de apetite e de peso, so comuns, embora inespecficos. Podem tambm ser observadas queixas cardacas em 50 a 90% dos doentes, bem como aumento de mau humor em 30%. Embolia com obstruo das artrias principais, particularmente as do crebro, ocorre em cerca de 80% dos casos (Richardson & Warnock, 2003).

2.2.5. Aspergilose cerebral

mais comum ocorrer uma aspergilose cerebral aps uma disseminao hematognea a partir de uma infeco pulmonar (Richardson & Warnock, 2003). O Sistema Nervoso Central (SNC) envolvido em 10 a 20% dos casos de aspergilose disseminada (Saballs-Radresa et al., 2000; Richardson & Warnock, 2003), mas a infeco cerebral raramente diagnosticada ante-morte. Esta forma de aspergilose apresenta elevada mortalidade nos doentes imunocomprometidos (Siddiqui et al., 2004). Nos doentes submetidos a transplante de stem cells, a infeco por Aspergillus uma causa comum de abcessos cerebrais (Richardson & Warnock, 2003), os quais, na maioria dos casos, tambm so devidos a disseminao hematognea (Hope et al., 2005a). A exibio de sinais clnicos e a taxa de progresso de aspergilose cerebral difere de doente para doente (Richardson & Warnock, 2003).

- 23 -

Introduo

2.3. Epidemiologia, controlo e tratamento da aspergilose


A pneumonia a manifestao clnica mais frequentemente provocada por este fungo oportunista, sendo descritas mltiplas formas de AI (Kontoyiannis et al., 2005). Os esporos das espcies de Aspergillus, ao serem inalados, podem ser depositados nos alvolos pulmonares. Num hospedeiro susceptvel, o condio pode germinar e originar uma hifa que, tambm ela, se pode desenvolver e invadir os tecidos pulmonares. Dependendo do estado imunitrio do hospedeiro, o crescimento fngico pode restringir-se s vias areas, invadir a membrana basal, ou invadir os vasos sanguneos causando hemorragia e finalmente disseminao (Mennink-Kersten et al., 2004). A AI, doena oportunista em hospedeiros imunossuprimidos, representa nestes doentes uma significativa ameaa de vida, com uma prevalncia varivel entre 0,5 e 25%. A amplitude de mortalidade reporta a valores que variam entre os 50 e os 100% (Lombardi et al., 2002), sendo estabelecida, aproximadamente, entre os 60 e os 80% nos doentes com leucemia aguda e em receptores de transplantao medular (Kontoyiannis et al., 2005). A elevada mortalidade torna necessrio e urgente adoptar mtodos mais aperfeioados de diagnstico (Wheat, 2003). Esta doena (AI) uma das complicaes infecciosas de maior gravidade nos doentes hematolgicos, com uma mortalidade da ordem dos 50% em doentes com leucemia ou linfoma, tratados com quimioterapia convencional, ultrapassando os 80% nos receptores de alotransplante de progenitores hematopoiticos (Maertens et al., 2002; Jarque et al., 2003; Bellocchio et al., 2005). necessria a mxima precauo relativamente aos indivduos que correm risco de desenvolver doena alrgica ou AI, no que se refere exposio aos condios das espcies de Aspergillus (Richardson & Warnock, 2003). As unidades de transplantao de medula ssea empregam, na sua maioria, sistemas de presso positiva com filtrao do ar por filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air), e,
- 24 -

Introduo

inclusivamente, praticam polticas de isolamento dos doentes, minimizando assim o risco de exposio aos condios de Aspergillus bem como a esporos de outros fungos (Richardson & Warnock, 2003). Doentes com risco de virem a adquirir AI podem efectuar profilaxia primria com anfotericina B ou itraconazol, um triazol com actividade contra espcies de Aspergillus (Saballs-Radresa et al., 2000; Kontoyiannis et al., 2005). A anfotericina B um antifngico de amplo espectro, activo contra fungos leveduriformes, dimorfos e diferentes gneros de fungos filamentosos, com uma eficcia demonstrada no tratamento das principais micoses sistmicas. Este antifngico ainda muito usado e considerado como a droga de eleio no tratamento dos doentes com AI (Raja & Singh, 2006). A resposta anfotericina B influenciada por parmetros como dose e velocidade de administrao, local da infeco, estado imunolgico do doente e susceptibilidade do agente infeccioso (Brooks et al., 2005). Estudos efectuados por Herbrecht e colaboradores (2002b), indicam que nos doentes com AI o tratamento inicial com voriconazol conduziu a melhores respostas, melhorou a sobrevivncia e resultou em efeitos secundrios menos severos do que a terapia standard feita com anfotericina B. Tambm Boyd e colaboradores (2004) referiram que o voriconazol a droga que melhor resulta no tratamento dos doentes com AI, e que, se no estiver contraindicado o seu uso, deve ser utilizada em substituio da anfotericina B. O voriconazol tambm uma alternativa apropriada s preparaes de anfotericina B para o tratamento emprico antifngico nos doentes com neutropenia e que apresentem febre persistente (Walsh et al., 2002). Apesar deste medicamento ser bem tolerado, leva ao aparecimento de reaces adversas, tais como, alteraes hepticas, reaces cutneas e distrbios de viso (Sambatakou et al., 2006), no sendo, no entanto, necessria a interrupo do tratamento (Alvarez-Lerma et al., 2005).

- 25 -

Introduo

As teraputicas actualmente disponveis para tratamento da AI tm uma eficcia ainda longe do desejvel. Como anteriormente foi referido, uma das principais causas que predispem para o aparecimento da AI o estado de imunodepresso ou de debilidade que os doentes apresentam na sequncia de algumas doenas do foro hematolgico (doenas malignas), bem como, dos seus tratamentos. Essas doenas (leucemias, linfomas, aplasia medular, entre outras) obrigam a que os doentes sejam submetidos, como modo de tratamento/cura, a transplantao de medula ssea.

- 26 -

Introduo

3. Transplantao de Progenitores Hematopoiticos


A transplantao de progenitores hematopoiticos, habitualmente, e por razes de ordem histrica, designada como transplantao de medula, pode ser de trs tipos considerando a fonte de stem-cells: alognica proveniente de indivduos da mesma espcie; singnica proveniente de gmeos univitelinos; autloga proveniente do mesmo indivduo (Hoffbrand & Pettit, 1993; Hoffbrand & Pettit, 2000). As stem-cells eram obtidas classicamente da medula ssea. Veio posteriormente a verificar-se que o sangue do cordo umbilical/placenta tambm rico nestas clulas, o que permitiu realizar, em 1988, a primeira transplantao recorrendo a esta fonte de progenitores hematopoiticos. Constatou-se, igualmente, que aps alguns tratamentos de quimioterapia, bem como nos tratamentos em que eram utilizados factores de crescimento hematopoiticos, o nmero de stem-cells circulantes aumentava, o que veio a possibilitar, nos ltimos anos, a sua utilizao como fonte para transplante (Hoffbrand & Pettit, 1993). Os progenitores hematopoiticos so tambm designados por stem-cells ou clulas estaminais. Estes enxertos so administrados por via endovenosa aps um regime de quimioterapia e/ou radioterapia que se designa por regime de condicionamento. Nos transplantes alognicos devido ao facto de estarmos perante um enxerto, que em geral rico em linfcitos T, este imunocompetente, o que leva necessidade de efectuar imunossupresso no perodo imediato aps o transplante, at que se estabelea a tolerncia imunolgica. A DECH resulta de no ocorrer tolerncia, levando a uma reaco imunolgica de enxerto contra hospedeiro (Hoffbrand & Pettit, 1993; Blume et al., 2004). Aps o transplante, verifica-se frequentemente uma situao de imunodeficincia grave, em parte devida, quer doena base, quer ao regime de condicionamento, quer teraputica profiltica da DECH, e quer aos casos em que ocorre DECH devido ao seu tratamento. Alm
- 27 -

Introduo

disso, a prpria DECH associa-se a um atraso na recuperao da imunidade. Todos estes factores contribuem para a imunodeficincia que ocorre aps o transplante, o que especialmente grave nos doentes com DECH sob teraputica imunossupressora. Em particular nestes doentes, o risco de infeces por agentes oportunistas pode ser grave e frequente (Marr et al., 2002; Bow, 2005). A transplantao alognica, mais vulgarmente utilizada nos casos de leucemia aguda ou leucemia mielide crnica, anemia aplstica e em certas doenas genticas, como, por exemplo, na talassemia major (Hoffbrand & Pettit, 1993; Blume et al., 2004). A transplantao medular autloga, frequentemente usada para o tratamento de linfomas malignos e em doentes seleccionados que apresentem alguns tumores slidos, leucemias agudas ou mieloma mltiplo (Hoffbrand & Pettit, 1993; Blume et al., 2004). No STMO (Servio de Transplantao de Medula ssea) do IPOFG (Instituto Portugus de Oncologia Francisco Gentil) do Porto, EPE (Empresa Pblica Empresarial), cerca de 2/3 dos alotransplantes so efectuados em doentes com leucemias agudas (linfides e mielides), leucemias mielide crnica e aplasia medular. As principais doenas com indicao para transplantao autloga so os linfomas de Hodgkin e no Hodgkin e o mieloma mltiplo. Em transplantao autloga as infeces fngicas invasivas so, na ausncia de outros factores de risco, muito raras.

- 28 -

Introduo

3.1. Possveis complicaes da transplantao de stem-cells


A preceder o transplante, muitos dos doentes so submetidos a quimoterapia agressiva, com longos perodos de neutropenia, o que conduz a um aumento do risco de infeces fngicas (Marr et al., 2002). Aps o tratamento verifica-se um perodo varivel de pancitopenia, nomeadamente de neutropenia grave. O aparecimento de pancitopenia verifica-se at que as stem-cells pluripotentes do dador, infundidas no receptor, colonizem a medula ssea e iniciem a proliferao e posterior diferenciao, para ento levarem produo de novos tipos celulares (eritrcitos, leuccitos e plaquetas maduras) (Hoffbrand & Pettit, 2000; Blume et al., 2004). No perodo ps-transplante, das importantes barreiras a ultrapassar, so, sem margem para qualquer dvida, as infeces. Como tentativas de preveno da infeco, incluem-se: uso de antibiticos e/ou de antifngicos como profilcticos, uso de ar filtrado (filtros do tipo HEPA) em fluxo laminar ou presso positiva e barreiras reversas (Bow, 2005). A utilizao precoce e emprica de antibiticos de uso sistmico nos quadros febrs outra forma usada para tratamento de infeces provveis. No entanto, a terapia prolongada com antibiticos, outro factor que pode facilitar o aparecimento de infeces fngicas. Nos doentes de alto risco recomendada profilaxia primria antifngica medicamentosa, em geral com um triazlico (Avivi et al., 2004).

As complicaes aps alotransplante, podem ser divididas em precoces ou tardias. As complicaes precoces, aparecem habitualmente antes do dia 100, e, nestas, podemos incluir a DECH aguda que tem como alvos principais a pele, o fgado e o intestino (Hoffbrand & Pettit, 1993; Hoffbrand & Pettit, 2000; Blume et al., 2004; Devine et al., 2005).

- 29 -

Introduo

O envolvimento de cada rgo classificado, segundo a sua gravidade, em estdios, de 0 (ausente) a 4 (o mais grave), que conduzem a uma classificao global da DECH aguda em graus de 0 (ausente) a IV (ver tabela 1) (Przepiorka et al., 1995). Nas complicaes precoces poderemos ainda incluir a falncia do enxerto, a cistite hemorrgica, a pneumonite intersticial, a doena heptica veno-oclusiva e as infeces provocadas por agentes oportunistas (bactrias, fungos e vrus) (Hoffbrand & Pettit, 1993).

Tabela 1: Estadiamento e graduao recomendada da DECH* aguda


Extenso envolvimento de rgo Fgado b) (bilirrubina mol/l 34,1 a 51,3

Pele

a)

Tubo digestivo c)

Estdio 1

Erupo < 25%

Diarreia > 500 ml/dia (280 a 555 ml/m) ou nusea persistente


d)

2 3

Erupo 25 a 50% Erupo > 50% Eritrodermia generalizada com formao de bolhas Estdio 1-2 Estdio 3 ou Estdio 4 ou

51,3 102,6 102,6 - 256,5

Diarreia > 1000 ml/dia Diarreia > 1500 ml/dia (>833 ml/m) Dor abdominal grave com ou sem leo

4 Grau e) I II III IV f)

> 256,5

Nenhuma Estdio 1 ou Estdio 2-3 ou Estdio 4

Nenhuma Estdio 1 Estdio 2-4 -

*Doena Enxerto Contra Hospedeiro Aguda Keystone. Adaptado de Przepiorka et al., (1995). Legenda: a) regra dos 9 ou mapa de queimados; b) bilirrubina total; desce 1 estdio se for documentada causa adicional de hiperbilirrubinmia; c) s adultos; na criana basear na superfcie corporal, no foi discutido nesta conferncia; desce 1 estdio se documentar causa adicional de diarreia, d) nusea persistente com documentao histolgica de Doena Enxerto Contra Hospedeiro no estmago ou duodeno e) critrio para estabelecer o grau baseado no grau mnimo de envolvimento por rgo necessrio para conferir aquele grau; f) Grau IV tambm pode incluir um menor envolvimento de rgo mas com uma diminuio extrema do Performance Status

- 30 -

Introduo

As complicaes tardias so as que habitualmente aparecem aps o dia 100. Neste tipo de complicaes inclui-se a DECH crnica com envolvimento principal da pele (esclerodermia, alteraes de pigmentao, alteraes liquenoides), das mucosas (sndrome seco, leses envolvendo a mucosa oral, m absoro), do fgado e pulmes (Hoffbrand & Pettit, 1993). Nas fases crnicas, as leses podem ter a forma de placas, evidenciar um aspecto firme, e, em alguns doentes, formar um quadro idntico a esclerodermia com contracturas e ulcerao (Hoffbrand & Pettit, 1993; Hoffbrand & Pettit, 2000). As membranas mucosas tambm podem ser afectadas com o aparecimento de leses semelhantes a lquen plano, tanto na boca como na faringe (Hoffbrand & Pettit, 2000). Nas complicaes tardias, poderemos ainda referir: o aparecimento de cataratas, infertilidade, leucoencefalopatia e neoplasia secundria (Hoffbrand & Pettit, 1993; Hoffbrand & Pettit, 2000; Blume et al., 2004).

O regime de condicionamento, a que so submetidos os doentes antes do transplante, conduz, por si s, ao aparecimento de efeitos colaterais que envolvem todos os tecidos com elevado ndice de replicao, nomeadamente as estruturas epiteliais, e alopcia total, embora que temporria. Tambm o surgimento de mucosite, com interrupo do efeito de barreira das mucosas, facilita a penetrao das bactrias na corrente sangunea (Hoffbrand & Pettit, 2000; Blume et al., 2004). Como consequncia da quimio e da radioterapia, pode verificar-se o aparecimento de uma grave complicao, ou seja, a chamada doena veno-oclusiva do fgado que pode aparecer com maior frequncia se existirem alteraes prvias da funo heptica (Hoffbrand & Pettit, 2000).

- 31 -

Introduo

O aparecimento de cistite hemorrgica pode ser devida ao tratamento, por aco dos metabolitos da ciclosfosfamida, ou a infeces virais como as provocadas por adenovrus, citomegalovrus ou poliomavrus (Hoffbrand & Pettit, 2000).

3.2. Doena Enxerto Contra Hospedeiro


Os principais factores de risco na DECH so: histocompatibilidade;

alossensibilizao do dador; dador idoso; receptor idoso; sexos diferentes (dador do sexo feminino principalmente se esteve grvida); a no existncia de profilaxia para DECH; infuso de leuccitos viveis do dador e a intensidade do protocolo de condicionamento (Hoffbrand & Pettit, 2000; Blume et al., 2004).

Na DECH, aguda e crnica, a funo heptica encontra-se alterada, situao que no se verifica nos casos de doena menos grave. Por exames histolgicos verificamos leso nas clulas epiteliais do ducto biliar, existncia de alteraes inflamatrias, ductopenia, bem como de colestase (Hoffbrand & Pettit, 2000; Blume et al., 2004). A DECH, no transplante alognico HLA-compatvel, pode ser prevenida por remoo completa, in vitro, dos linfcitos T da medula ssea do dador. No entanto, este processo pode ter efeitos adversos, nomeadamente, aumento da falncia do enxerto e recada da leucemia, entre outros. Normalmente, a preveno da DECH feita com ciclosporina, com ou sem metotrexato (Devine et al., 2005). Recentemente, tm sido utilizados, tanto na preveno como no tratamento, tacrolimus e micofenolato de mofetilo (Hoffbrand & Pettit, 2000; Blume et al., 2004). O tratamento inicial da DECH aguda de grau II ou superior efectuado com corticide em dose elevada.

- 32 -

Introduo

O risco de AI nos receptores de alotransplante, mais frequente nos doentes com DECH. Nos doentes submetidos a autotransplante, a AI no frequente (0,5 a 5%) (Richardson & Warnock, 2003) mas, quando a desenvolvem, aparece geralmente durante o perodo inicial de neutropenia. Assim, o conhecimento da fase de maior risco de desenvolvimento de AI de extrema utilidade para delinear estratgias de modo a preveni-la entre grupos diferentes de receptores de stem-cells, quer se encontrem no hospital quer na comunidade (Richardson, 2005b).

4. Diagnstico da aspergilose
A aspergilose referida como um problema grave, srio e muitas vezes fatal, em doentes com doenas hematolgicas que recebem quimioterapia ou nos submetidos a transplantao de medula ssea (Kawazu et al., 2003; Wheat, 2003; Suankratay et al., 2006). O diagnstico preciso da AI complicado e pode ser difcil de obter, uma vez que os sintomas clnicos so, muitas das vezes, semelhantes aos de outras infeces (Lombardi et al., 2002; Klont et al., 2004). O aparecimento de febre persistente, nico sinal de infeco, e, a existncia de sintomas inespecficos ou atenuados em resultado da medicao base de corticosterides, dificultam esse mesmo diagnstico (Walsh et al., 1999; Mennink-Kersten et al., 2004). Por outro lado, diagnsticos em que sejam utilizados procedimentos invasivos, nomeadamente, obteno de biopsias, podem estar contra-indicados ou serem de elevado risco nos doentes com um mau estado geral, com insuficincia respiratria ou que apresentem pancitopenia em especial trombocitopenia grave, entre outros sintomas (Herbrecht et al., 2002a; Jarque et al., 2003; Pazos & del Palacio, 2003).

- 33 -

Introduo

O diagnstico da AI continua a ser largamente apoiado nos achados clnicos e histopatolgicos. Porm, as limitaes apresentadas na definio dos sinais e sintomas clnicos e na obteno de dados histolgicos a partir de cortes de tecidos obtidos por biopsia, comprometem a sua utilizao como meios nicos na obteno do diagnstico, estimulando, por isso, o desenvolvimento de metodologias mais precisas e rpidas. O diagnstico micolgico, baseado na observao directa e no isolamento do agente a partir dos produtos patolgicos, ser de grande importncia para a identificao precisa do agente etiolgico e para a avaliao da susceptibilidade aos agentes antifngicos. Contudo, um dos problemas do exame cultural o da responsabilizao de fungos do gnero Aspergillus, isolados num laboratrio de micologia, como agente etiolgico da doena, dado o carcter contaminante e saprfita destes microrganismos (O'Fel, 1997; del Palacio et al., 2003a; del Palacio et al., 2003b). A dificuldade maior quando se trata de produtos habitualmente no estreis, como secrees respiratrias e em particular a expectorao. Considerando a fcil contaminao das amostras, recomendada uma elevada prudncia nos procedimentos de colheita, evitando as contaminaes e consequentemente os falsos positivos. Os dados obtidos a partir do exame cultural, devero ser acompanhados de resultados do examo histopatolgico (Hiltermann et al., 2003). No entanto, fungos como Fusarium spp. e Pseudallescheria boydii, aparecem idnticos nos cortes histopatolgicos, sendo o diagnstico diferencial, por cultura, de grande importncia para a instituio da teraputica, dado o facto de apresentarem uma sensibilidade anfotericina B inferior apresentada por Aspergillus (Hiltermann et al., 2003). Tambm, Herbrecht e colaboradores (2002a), referem que o diagnstico convencional da AI dependente da cultura e da observao histopatolgica dos tecidos envolvidos e que a avaliao microscpica e cultural da expectorao, bem como das amostras do Lavado BroncoAlveolar (LBA), apresentam insuficiente sensibilidade para fazer um diagnstico de certeza. Hiltermann e colaboradores

- 34 -

Introduo

(2003) referem ainda que a cultura de Aspergillus a partir de amostras de expectorao, difcil, verificando-se resultados positivos apenas em 8 a 34% dos casos. Todavia, o valor preditivo aumenta se obtivermos em amostras de expectorao, repetidas em dias consecutivos, culturas positivas (del Palacio et al., 2003a). Com base em estudos experimentais, del Palacio e colaboradores (2003a), referem que at 20% das culturas de amostras de expectorao podem ser falsos positivos em doentes submetidos a transplantao de medula ssea, sendo que, esta percentagem, ainda mais elevada em receptores de rgos slidos. O valor preditivo das culturas dependente dos factores de risco apresentados pelo doente. Porm, tambm referido por Perfect e colaboradores (2001) que, em doentes de alto risco, uma cultura positiva est associada a AI em 50 a 64% dos casos, ao passo que, nos doentes considerados de risco intermdio, a incidncia de AI desce para valores situados entre 8 e 28% conforme se representa na tabela 2. Nos receptores de transplantao de medula ssea, as culturas positivas de Aspergillus tm um valor preditivo muito elevado situando-se entre os 64 e os 80% (Perfect et al., 2001; del Palacio et al., 2003a).
Tabela 2: Percentagem (%) de risco de AI em doentes com culturas positivas de Aspergillus spp.
Risco alto Transplantao alognica de medula ssea Neutropenia Neoplasia maligna hematolgica Risco Intermdio Transplantao autloga de medula ssea Esterides VIH Transplantao de rgo slido Diabetes Doena pulmonar Neoplasia maligna no hematolgica 28% 20% 19% 17% 11% 9% 8% 64% 64% 50%

Adaptado de Perfect et al., (2001).

- 35 -

Introduo

Actualmente, o diagnstico muitas vezes baseado na descoberta clnica e radiolgica, que, no sendo especfico, leva a que sejam iniciadas terapias potencialmente txicas de um modo emprico, sem que, todavia, se consiga fazer o diagnstico com segurana (Wheat, 2003). No entanto, a obteno de imagens por tcnicas eficientes nem sempre permite uma diferenciao adequada dos agentes etiolgicos envolvidos neste tipo de sintomatologia (Lombardi et al., 2002). Segundo Pazos & del Palcio (2003), as tcnicas radiolgicas complementam o diagnstico, ainda que nem sempre se detectem leses nodulares na radiografia simples do trax e somente seja visivel o sinal de halo na Tomografia Axial Computorizada (TAC). Tcnicas de diagnstico rpido, recentemente introduzidas, tm-se mostrado vantajosas na obteno de um diagnstico precoce. Desse grupo de tcnicas, fazem parte a Tomografia Computorizada de Alta Resoluo (TCAR) e a deteco do fungo por mtodos no culturais baseados quer na deteco de antignios fngicos em circulao (Maertens et al., 2002) quer na de cidos Nucleicos (AN) (Pazos et al., 2005). Estas tcnicas, ao permitirem a presuno do diagnstico precoce de AI, possibilitam a implementao de estratgias teraputicas (Pazos et al., 2005). Dada a diversidade de opinies relativamente ao diagnstico correcto, e, para que este seja eficaz evitando a elevada mortalidade de doentes, cuja incidncia depende da doena primria (del Palacio et al., 2003a) necessrio que se descubram urgentemente mtodos mais aperfeioados de diagnstico.

No desenvolvimento da aspergilose, parecem estar implicados no s factores que so inerentes ao hospedeiro, como o seu estado imunolgico, mas tambm, os que so inerentes virulncia do prprio fungo. Estes factores de virulncia parecem ser vrios (Rementeria et al., 2005). Entre as molculas e os genes que se relacionaram com esta

- 36 -

Introduo

virulncia, encontram-se componentes da parede celular, como galactomanano (GM), produzido pelo Aspergillus durante a fase de crescimento celular (Klont et al., 2004; Morelle et al., 2005; Suankratay et al., 2006), (1-3)-glucano, galactomanoprotenas e enzimas como a quitina sintetase (Rementeria et al., 2005). O GM, polissacardeo importante da parede celular, tem sido detectado nas paredes da hifa e nos condios de Aspergillus fumigatus (Morelle et al., 2005; Rementeria et al., 2005). Este exoantignio, detectado nos sobrenadantes de culturas destes fungos, produzido durante a invaso dos tecidos. A deteco de antignio GM circulante, mostrou-se uma ferramenta til e sensvel para o diagnstico da infeco por Aspergillus, em doentes hematolgicos com alto risco de AI (Sulahian et al., 2001; Centeno-Lima et al., 2002). Assim, a possibilidade de se detectar com rapidez o antignio GM para Aspergillus gerou grandes expectativas na obteno de um diagnstico precoce e de uma mais rpida e eficaz interveno teraputica (Jarque et al., 2003). Embora a sua concentrao possa variar, considerado o marcador de diagnstico mais til nos doentes com AI, podendo ser detectado no soro, na urina e no Lquido CefaloRaquidiano (LCR), entre outros (del Palacio et al., 2003a; Rementeria et al., 2005). Jarque e colaboradores (2003), realizaram um estudo prospectivo, de Fevereiro a Setembro de 2002, em doentes adultos que foram internados na Unidade de Hematologia do Hospital Universitrio de La Fe, em Valncia, para receberem quimioterapia intensiva e/ou transplantao de progenitores hematopoiticos. Deste estudo, onde foi efectuada a deteco do antignio GM, ressalta que a positividade, frente a este antignio, permitiu antecipar o diagnstico da AI em 2 a 17 dias relativamente ao aparecimento de leses radiolgicas, e de 2 a 15 dias em relao ao exame micolgico. No entanto, poder, segundo estes autores, reverter-se de especial importncia o estudo da cintica da antigenemia na valorizao da resposta teraputica.

- 37 -

Introduo

A deteco do antignio fngico circulante GM correntemente considerada como um mtodo indirecto adequado no diagnstico provvel (Centeno-Lima et al., 2002; Maertens et al., 2004), bem como, na escolha da respectiva teraputica da AI (Stevens, 2002).

A determinao da antigenemia para A. fumigatus nos doentes que apresentam imunossupresso, continua a ser um factor fundamental quer na deteco quer no processo de tratamento da doena.

Existem vrios mtodos que nos permitem fazer um diagnstico de AI varivel no tempo, considerando a rapidez de identificao, bem como, varivel no que respeita a valores de sensibilidade e consequentemente de especificidade. Nestes mtodos, poderemos referir: o exame microscpico, directo, ou histopatolgico, o exame cultural de amostras de produtos patolgicos, a hemocultura, bem como outros tipos de diagnstico sendo disto exemplo a TC do Torx, o diagnstico serolgico quer com deteco de anticorpos quer com a deteco de antignio, e, ainda, as tcnicas de Biologia Molecular.

4.1. Tcnicas microbiolgicas/histopatolgicas


4.1.1. Produtos patolgicos

Expectoraes, aspirados, lavados broncoalveolares, biopsias de entre as quais a transbronquial pulmonar, fluidos corporais como sangue, urina, LCR, constituem amostras que podem ser utilizadas na deteco precoce da aspergilose (Stevens, 2002; Kawazu et al., 2003).

- 38 -

Introduo

A Biopsia transbronquial pulmonar muito dificilmente pode ser realizada, devido ao aparecimento de trombocitopenia e/ou coagulopatia, comuns entre os doentes

imunossuprimidos. A lavagem broncoalveolar apresenta menos riscos mostrando utilidade no diagnstico da API (Kawazu et al., 2003). No entanto, tambm os lavados broncoalveolares so pouco utilizados em doentes neutropnicos, devido hipoxia sangunea, trombocitopenia e mau estado geral que habitualmente os acompanha (del Palacio et al., 2003b). A obteno de biopsias atravs de agulhas guiadas por processos radiolgicos traduzse num bom diagnstico, normalmente desprovido de complicaes, se bem que podemos obter falsos negativos se no forem encontrados os tecidos invadidos pelo miclio (del Palacio et al., 2003a). O uso de hemoculturas, no diagnstico da aspergilose, no apresenta muito valor, uma vez que, o isolamento de Aspergillus a partir do sangue raro (Kontoyiannis et al., 2000).

4.1.2. Exame directo

Exame a fresco e histopatolgico

De entre os mtodos de confiana utilizados para o diagnstico de AI, temos o exame histopatolgico de seces de tecidos corados (Richardson & Warnock, 2003). efectuado aps biopsia, aps exrese cirrgica ou por necrose, em que o exame dos tecidos obtidos e corados por Gomori-Grocott ou por PAS, permite, a visualizao de filamentos septados com ramificaes em ngulo agudo (Cotran et al., 2000; del Palacio et al., 2003a) sem que se possa afirmar qual a espcie em causa (O'Fel, 1997).

- 39 -

Introduo

Como j foi referido anteriormente, no exame histopatolgico, possvel verificar, nos casos de alterao patolgica do pulmo, a formao da bola de fungos. Do ponto de vista histopatolgico, a bola de fungos consiste numa massa esfrica de elementos hifais septados, ramificados e entrelaados (del Palacio et al., 2003b). Tais estruturas, podem tambm ser visualizadas em exames radiolgicos como estruturas esfricas expansivas que se movimentam no interior da cavidade, conforme o doente muda de posio (Sharma & Chwogule, 1998). A observao por exame directo com KOH, calcoflor ou colorao de um esfregao pela tcnica de Gram, permite um diagnstico presuntivo e rpido (del Palacio et al., 2003a). Esta observao confirma a presena de um fungo no produto patolgico, que venha a ser isolado nos meios de cultura.

4.1.3. Exame cultural As espcies de Aspergillus crescem habitualmente em poucos dias, na maioria dos meios de cultura e temperatura ambiente (Brooks et al., 2005). O isolamento de Aspergillus atravs de cultura, em meio de Czapeck, um mtodo de deteco da possvel infeco, permite a identificao da espcie infectante, bem como a realizao de testes de sensibilidade in vitro aos compostos antifngicas. Embora as espcies de Aspergillus sejam nutricionalmente pouco exigentes, deveremos utilizar meios de cultura sem cicloheximida sempre que se suspeite de infeco por fungos deste gnero, j que esta inibe o seu crescimento, (del Palacio et al., 2003a). As espcies de Aspergillus patognicas para o Homem so capazes de crescer rapidamente a 37C e, algumas espcies, toleram temperaturas acima dos 50C. No entanto, a incubao dos meios de cultura deve ser realizada a uma temperatura compreendida entre os 25 e os 37C, por um perodo de, ou at, quatro semanas, e, se possvel, utilizando tubos
- 40 -

Introduo

em vez de placas, uma vez que a desidratao nestas maior do que a que se verifica nos tubos (del Palacio et al., 2003a; Bhabhra & Askew, 2005).

Embora culturas do LBA sejam especficas e permitam a determinao das espcies, o exame cultural no o mais indicado pelo facto de apresentar uma sensibilidade insuficiente (Ascioglu et al., 2002; Kawazu et al., 2003). Estudos realizados por del Palcio e colaboradores (2003a) referem que nas amostras obtidas por broncoscopia (aspirados, LBA), a positividade se situa aproximadamente em 50% (del Palacio et al., 2003a). No entanto, se utilizados lavados broncoalveolares e biopsias de tecidos, os resultados podem ser melhorados, mas raramente devem ser utilizados em doentes hematolgicos (leucemias, linfomas, transplantao de medula ssea, autloga e alogenica, entre outros), devido natureza invasiva do processo e gravidade do seu estado (Latge, 1999; Pazos & del Palacio, 2003). Tcnicas microbiolgicas/micolgicas tradicionais, visando a observao directa e a cultura da expectorao, tm uma baixa sensibilidade (15 a 20%) (Pazos & del Palacio, 2003). Assim, e devido ao facto das culturas apresentarem uma baixa sensibilidade no diagnstico de AI, o aparecimento de uma nica cultura positiva resulta num diagnstico pouco provvel. Por outro lado, o aparecimento de culturas de espcies de Aspergillus nem sempre refletem doena invasiva, uma vez que, pode ocorrer colonizao em doentes imunocomprometidos, e resultados falsos positivos provenientes de contaminao ambiental, so, ocasionalmente, um problema (Ascioglu et al., 2002).

Um resultado elucidativo de uma hemocultura positiva para Aspergillus spp. difcil em virtude da aspergilemia ser rara e por motivo de pseudofungemias ocorrerem em doentes que apresentam risco de AI (Kontoyiannis et al., 2000). A aspergilemia interpretada como

- 41 -

Introduo

uma situao de excepo, com valores que oscilam entre 0,5 e 2% das fungemias, sendo uma consequncia da invaso dos tecidos pelo fungo. As aspergilemias so mais frequentes nas endocardites causadas por espcies de Aspergillus. Pensa-se que apenas 10% das aspergilemias correspondam a situaes de verdadeiras aspergiloses, enquanto que 90% das fungemias no significativas (pseudoaspergilemias) sejam devidas a contaminaes (del Palacio et al., 2003a). Nos doentes com doena hematolgica do foro oncolgico, e, nos que apresentam elevado risco de virem a desenvolver AI, a existncia de hemoculturas positivas para espcies de Aspergillus associadas a provvel ou verdadeira aspergilemia, aparecem tardiamente, por vezes apenas um dia antes da morte, ou ento, so evidenciadas por autpsia (Kontoyiannis et al., 2000; del Palacio et al., 2003a). Hemoculturas positivas para espcies de Aspergillus, sempre foram consideradas como contaminaes em doentes com tumores slidos ou com doenas hematolgicas malignas, quando colhidas nas proximidades da morte. O isolamento de A. terreus, a partir de hemoculturas, a causa comum de verdadeira aspergilemia, talvez por esta espcie ser mais resistente teraputica antifngica (Kontoyiannis et al., 2000).

4.2. Outros tipos de diagnstico


4.2.1. Tomografia Computorizada do Trax

As imagens podem ser muito teis para fazer um diagnstico precoce em doentes com aspergilose. Uma radiografia precoce mostra-nos, forosamente, um tpico infiltrado, o qual, pode contudo, ser compatvel com uma variedade de causas infecciosas ou no infecciosas (Stevens, 2002). No entanto, a radiografia, devido ao facto de ser um mtodo auxiliar de diagnstico de baixa sensibilidade e especificidade, e, de expr o doente a
- 42 -

Introduo

radiaes sucessivas para a avaliao do seu estado evolutivo, impe a necessidade da utilizao de mtodos mais sensveis e mais especficos (Greene, 2005). Os achados imagiolgicos iniciais, obtidos por TC, so de grande utilidade na identificao de estratgias de diagnstico e teraputicas adicionais. A probabilidade de que um achado particular esteja associado com uma infeco especfica depende principalmente da probabilidade pr-teste. O sinal de halo e o sinal de ar crescente so dos poucos, altamente sugestivos de AI. O sinal de halo definido como um permetro de opacidade em vidro despolido que rodeia o ndulo pulmonar; o sinal de ar crescente definido como um ndulo que contm uma bolsa de gs em meia lua que rodeia um sequestro de pulmo desvitalizado (Maertens et al., 2002; Stevens, 2002; Greene, 2005). Uma TC pode reduzir o tempo necessrio para o diagnstico, de 6 dias para 1 dia e, assim, obter-se uma melhor resposta para a terapia (Stevens, 2002). A TC um exame essencial para a suspeita precoce de diagnstico de AI, em virtude de apresentar uma maior sensibilidade e especificidade relativamente radiografia, permitindo iniciar, mais precocemente, uma teraputica antifngica apropriada (Greene, 2005).

4.2.2. Diagnstico serolgico com deteco de anticorpos

uma tcnica til no diagnstico do aspergiloma e da aspergilose alrgica, sendo positiva em mais de 80% dos casos (Brooks et al., 2005). No entanto, esta deteco tem uma utilidade reduzida no que se refere ao diagnstico da Aspergilose Invasiva, uma vez que apresenta uma baixa sensibilidade (del Palacio et al., 2003a) devido deficiente resposta imune produzida por estes doentes (Centeno-Lima et al., 2002).

- 43 -

Introduo

4.2.3. Diagnstico serolgico com deteco de antignio

Desde h cerca de 20 anos que se reconhece que doentes com AI apresentam antignios no seu soro. Ainda que a espcie A. fumigatus possua mais de 100 diferentes antignios, protenas ou glicoprotenas com capacidade de ligao a anticorpos (Latge, 1999), os de maior utilidade para o diagnstico da AI so o GM, principal exoantignio, presente no soro e libertado durante o crescimento fngico ao nvel dos tecidos e o (1-3)-D-glucano (Latge, 1999; del Palacio et al., 2003a; Tarrats & de la Bellacasa, 2003; Klont et al., 2004). Este ltimo um polissacardeo existente na parede celular de fungos como Aspergillus, leveduras do gnero Candida e Pneumocystis jiroveci (del Palacio et al., 2003a), donde, a sua presena no sangue e fluidos normalmente estreis, pode ser considerada como um marcador de infeces fngicas invasivas (Pazos et al., 2005) . A deteco do (1-3)--D-glucano apresenta uma sensibilidade de aproximadamente 90%, uma especificidade que ronda os 100%, valor preditivo positivo de 59% e negativo na ordem dos 97%, com uma eficcia global de 85%. Nesta determinao, a presena de falsos positivos est associada a doentes hemodialisados com aparelhos possuidores de membranas de celulose, em tratamento com albumina, imunoglobulinas, sulfamidas e anticancerosos (del Palacio et al., 2003a; Pazos et al., 2005). Actualmente, a experincia clnico-micolgica, em associao com esta prova, apresenta um valor limitado, sendo necessrios estudos prospectivos com populaes divididas por factores de risco (del Palacio et al., 2003a). Tambm, em estudos realizados por Kawazu e colaboradores (2004), se refere que os resultados positivos, obtidos com o teste de (1-3)--D-glucano utilizando um ensaio cintico, tendem a ocorrer mais tardiamente j no decurso dos sinais clnicos. Este ensaio veio demonstrar uma sensibilidade de 55% e uma especificidade de 98%, o que parece ser uma limitao para o diagnstico de AI, embora apresente uma elevada sensibilidade e especificidade para a candidose.
- 44 -

Introduo

A deteco do GM e de DNA no soro ou no LBA, ajuda na confirmao do diagnstico da AI (Herbrecht et al., 2004). Segundo Wheat (2003), a tcnica Platelia Aspergillus, na deteco da antigenemia para Aspergillus galactomanano, permite aos clnicos tomarem decises relativamente teraputica a instituir, sua reduo ou substituio com vista a uma melhoria do estado clnico dos doentes. A deteco em circulao de marcadores de AI pode ser til, no s, para efectuar o diagnstico, mas tambm para avaliar da eficcia teraputica por diminuio dos nveis de GM (Ascioglu et al., 2002; Jarque et al., 2003; Pazos et al., 2005). A deteco do GM especialmente til em doentes que recebem tratamentos com base em corticosterides, em doentes neutropnicos ou quando coexistem condies que mascaram o diagnstico de AI sendo, por isso, uma tcnica til no seu diagnstico (Maertens et al., 2002; del Palacio et al., 2003a; Upton et al., 2005). O GM foi detectado em primeiro lugar, atravs de uma tcnica baseada numa reaco de aglutinao com partculas de ltex recobertas de um anticorpo monoclonal (Acm) de rato EBA-2, dirigido contra o galactomanano de Aspergillus (Pastorex Aspergillus). Estas partculas reagem com o antignio polissacardico de Aspergillus por aglutinao visvel a olho n. Com um limite de deteco de 15 ng/ml de galactomanano, esta tcnica veio a revelar-se pouco sensvel, no sendo por isso actualmente utilizada Bio-Rad PastorexAspergillus (del Palacio et al., 2003a). O teste PlateliaAspergillus Bio-Rad utiliza um Acm de rato EBA-2 e reconhece as cadeias laterais de 1-5-D-galactofuranosdeo das molculas de GM (Tarrats & de la Bellacasa, 2003). Embora utilizando o mesmo Acm da tcnica de aglutinao, apresenta uma sensibilidade superior, com um limite de deteco de 0,5 a 1 ng/ml de GM. Por outro lado, e para alm da sua sensibilidade, de notar que este mtodo tem uma grande reprodutibilidade

- 45 -

Introduo

quando se comparam resultados obtidos em laboratrios diferentes (del Palacio et al., 2003a). Uma vez aceite a determinao do GM como um critrio de diagnstico de primeira ordem, de primordial importncia conhecer as causas associadas ao aparecimento de falsos positivos (Ascioglu et al., 2002; Jarque et al., 2003). Uma das causas apontadas a reactividade apresentada com antibiticos (Buchheidt & Hummel, 2005). Recentemente, foram descritos falsos positivos em doentes com neutropenia febril persistente, tratados com piperacilina-tazobactam (Jarque et al., 2003; Husain et al., 2004). Ao que parece, alguns lotes deste antibitico esto associados a reaces positivas, quando efectuados testes de pesquisa referentes ao GM (Aubry et al., 2006), surgindo uma forte reaco cruzada entre eles. A confirmar-se, este fenmeno pode ter relevncia clnica, uma vez que, a piperacilinatazobactam um dos antibiticos mais usados no tratamento emprico da febre em pacientes neutropnicos (Jarque et al., 2003). A taxa de falsos positivos com o Kit Platelia Aspergillus oscila entre 8 e 14% e tem sido observada em receptores de transplantao de medula ssea, doentes neutropnicos, crianas com doena oncolgica hematolgica, neonatos, e, na rejeio crnica ou na DECH aps transplantao alognica de medula ssea. Outras causas indicadas como estando na origem de falsos positivos em doentes neutropnicos so, a colonizao massiva do tubo digestivo por Aspergillus, infeces por outros fungos como Paecilomyces variotii, Penicillium spp., Alternaria spp., Candida spp., bacteriemia por bactrias Gram positivas e Gram negativas que libertem na corrente sangunea exoantignios e que originem reaces cruzadas com o Acm utilizado pelo Kit Platelia Aspergillus Bio-Rad (del Palacio et al., 2003a; Husain et al., 2004). Apesar de tudo, preciso clarificar o significado dos falsos positivos, e, para isso, fundamental entender clinicamente os doentes e realizar tcnicas de PCR quantitativa do DNA do Aspergillus (del Palacio et al., 2003a). A deteco em

- 46 -

Introduo

circulao do DNA do Aspergillus na primeira amostra de soro positiva para o antignio GM pode ajudar no diagnstico de AI nos doentes hematolgicos. Num diagnstico de emergncia, a determinao por PCR em tempo-real, na mesma amostra, permite encurtar o tempo de resposta e ajudar na deciso clnica (Millon et al., 2005). A mesma posio j partilhada por Kawazu et al., (2003), em estudos realizados com amostras de lavados brnquicos, de doentes com suspeita de AI. Ainda que se desconheam as causas, a existncia de falsos negativos, na pesquisa de GM, poderia ser devida, entre outros factores, a, encapsulao do processo infeccioso que impediria a libertao de GM nos lquidos orgnicos, grau de angioinvaso que poderia ser menor em doentes no neutropnicos, com formao de imunocomplexos que impeam a deteco de GM em doentes com anticorpos frente a Aspergillus (del Palacio et al., 2003a; Herbrecht et al., 2005). Tem-se tambm especulado que, com o tratamento prvio antifngico, haveria supresso na produo de GM pelo fungo o que tambm contribuiria para o aparecimento de falsos negativos (del Palacio et al., 2003a). Nos doentes com AI, o GM pode ser detectado no soro, na urina, no LCR, no lquido do pericrdio e no LBA, estando ainda por definir neste ltimo, o valor de cut-off, de modo a podermos diferenciar entre infeco e colonizao (del Palacio et al., 2003a). Sendo o GM um hidrato de carbono solvel na gua, pode ser detectado nos fludos anteriormente referidos, quando obtidos a partir de doentes que manifestem suspeitas ou AI (Klont et al., 2004; Maertens et al., 2004). O aparecimento de GM no soro est normalmente associado com invaso tecidular, e, consequentemente, com AI (Maertens et al., 2004). Estas concentraes so oscilantes, no se conhecendo exactamente qual a sua cintica. Sabe-se no entanto que, para um estudo mais sensvel, so necessrias duas amostras de soro do doente por semana. Alguns autores propem que sejam feitas colheitas aos doentes em dias alternados ou at mesmo dirias,

- 47 -

Introduo

uma vez que no conhecido com exactido o perfil de libertao do GM em todos os doentes. A maioria dos estudos realizados correspondem a doentes neutropnicos de alto risco, com uma neutropenia profunda e prolongada, bem como a receptores de transplantao de medula ssea (del Palacio et al., 2003a). Esta tcnica reveste-se de grande interesse e importncia, uma vez que, no sendo invasiva, til, permitindo um diagnstico precoce, antecipando-se sintomatologia clnica, s imagens radiolgicas e ao tratamento emprico antifngico (Pazos & del Palacio, 2003). Assim, a antecipao do diagnstico pode contribuir para melhorar a utilizao das restantes provas de diagnstico e dos recursos teraputicos (Jarque et al., 2003).

tcnica

Platelia

Aspergillus

Bio-Rad

baseia-se

numa

reaco

imunoenzimtica de tipo sandwich, realizada em um tempo, em microplaca, permitindo a determinao semi-quantitativa do antignio circulante GM em soros humanos. So considerados como negativos, quanto presena de GM, valores de ndice <1,0 ng/ml encontrados no soro. Valores compreendidos entre 1,0 e 1,5 ng/ml so considerados como intermdios, e 1,5 ng/ml, so considerados como positivos. Existem algumas recomendaes no que se refere aos ttulos que sejam >1,0 ng/ml nomeadamente, o controlo do resultado, aconselhando a repetio do teste na mesma amostra e numa outra colhida do mesmo doente. Com este controlo, possvel a eliminao de qualquer dvida quanto a uma falsa positividade devida a contaminao do soro ocorrida aps colheita (Platelia Aspergillus Bio-Rad). A existncia de duas colheitas sucessivas, positivas, indica a presena de GM no soro do doente, sendo um indicador de AI (Platelia Aspergillus Bio-Rad). Relativamente a esta tcnica, poderemos constatar que a deteco prospectiva de GM no soro, por ser um mtodo no invasivo e sensvel, de extrema utilidade para estabelecer o

- 48 -

Introduo

diagnstico precoce de AI em doentes hematolgicos de elevado risco (Stevens, 2002; Pazos & del Palacio, 2003). Este tipo de doentes deve ser submetido a colheitas bissemanais, sendo que, estas devem ser mantidas inclusivamente durante o tratamento antifngico, tendo por isso valor de prognstico. Quando a existncia de antigenemia para Aspergillus se confirma, deve ser realizada uma TCAR do trax e, se possvel, uma broncoscopia. A instaurao de uma teraputica emprica, baseada nas informaes fornecidas pelos exames anteriores, permite reduzir o nmero de doentes que necessitam de tratamento antifngico, assim como possveis efeitos secundrios e os respectivos custos (del Palacio et al., 2003a).

4.2.4. Diagnstico da Aspergilose Invasiva por tcnicas de Biologia Molecular

Na ltima dcada desenvolveram-se tcnicas para a deteco de DNA de Aspergillus, atravs da reaco em cadeia da polimerase (PCR). Esta tcnica, outro marcador biolgico possvel para o diagnstico da AI (del Palacio et al., 2003a; Millon et al., 2005). Todavia, ainda que seja possvel a deteco do DNA fngico na maioria das amostras clnicas, as que so provenientes do tracto respiratrio apresentam problemas para o seu estudo com tcnicas de Biologia Molecular (PCR), uma vez que difcil distinguir o portador assintomtico ou transitrio de Aspergillus spp. daquele que apresenta realmente uma AI (Kawazu et al., 2003; del Palacio et al., 2003a). Esta situao, deveras problemtica, pela elevada frequncia de resultados positivos, devida distribuio ubqua de Aspergillus (Kawazu et al., 2003). de notar que 25% da populao saudvel apresenta PCR positivo para Aspergillus em amostras do tracto respiratrio, o que, segundo del Palcio e colaboradores (2003a), poder ser solucionado se se fizer a quantificao da carga fngica mediante a realizao de PCR em tempo-real. A sensibilidade, no que se refere determinao do DNA por tcnicas de PCR, enorme, sendo aproximadamente vinte vezes mais sensvel do que a cultura. Por este
- 49 -

Introduo

mtodo, pode detectar-se de 1 a 10 fg de DNA fngico ou de 1 a 5 unidades formadoras de colnias/ml. Estas tcnicas de Biologia Molecular que utilizam PCR podem ser muito teis no diagnstico precoce, bem como, na ajuda da monitorizao do tratamento antifngico (del Palacio et al., 2003a; Liu et al., 2005). Como resposta favorvel ao tratamento, verifica-se que doentes com AI apresentam um menor nmero de amostras com PCR positivos, ao contrrio dos doentes cuja resposta ao tratamento desfavorvel (del Palacio et al., 2003a). A quantificao da carga fngica, com a realizao de PCR no sangue perifrico, pode no entanto ser uma mais valia no sentido de solucionar o problema da elevada frequncia de casos positivos (Kawazu et al., 2003; del Palacio et al., 2003a; Millon et al., 2005). A amostra ideal o sangue (total, soro, plasma), preferencialmente o sangue total sem anticoagulante, j que a sensibilidade na tcnica de PCR efectuada no plasma menor. Se utilizarmos sangue total de doentes com AI declarada, a sensibilidade da tcnica, quando so estudadas duas ou mais amostras, sobe para 100% (del Palacio et al., 2003a). O consenso internacional que define Infeco Fngica Invasiva (IFI) nos doentes oncohematolgicos no inclui a tcnica de PCR como um instrumento de diagnstico, em virtude de resultados no concordantes serem devidos necessidade de standardizao (Ascioglu et al., 2002; Kawazu et al., 2004; Millon et al., 2005). Tambm Hope e colaboradores (2005b) referem que embora existam inmeros esforos dirigidos para a deteco do DNA de Apergillus spp., a falta de tcnicas standardizadas bem como o pouco conhecimento da cintica e libertao do DNA, continuam a impedir a aplicabilidade desta tcnica em larga escala. Scotter e colaboradores (2005) demonstraram tambm que a PCR muito sensvel para o diagnstico de AI mas que se encontra associada a um nmero

- 50 -

Introduo

moderado de falsos positivos, e que, o mtodo de deteco do GM exibe baixa sensibilidade mas uma elevada especificidade. Num estudo efectuado por Millon e colaboradores (2005) foi detectado em circulao DNA de Aspergillus por tcnica de PCR em tempo-real a partir de doentes hematolgicos que apresentavam uma primeira amostra GM positivo. Neste estudo, verificaram que PCR positivos, na primeira amostra de soro GM positivo proveniente de doentes com risco de AI, estava associado a um mau prognstico. Os sinais clnicos e radiolgicos, tambm associados a um mau prognstico, tm sido referidos, e, aparecem em mdia nos seis dias seguintes ao primeiro resultado de GM, em mais de metade dos doentes. Resultados de PCR positivos podem reforar a tomada de deciso para o incio da teraputica, bem como, a sua suspenso no caso de AI no se confirmar. Resultados negativos podem reforar a deciso de adiar a teraputica ou mesmo a sua suspenso. No entanto, estes devem ser interpretados com alguma precauo. A concluso deste estudo sugere que a realizao do PCR em tempo-real, logo que a primeira anlise de GM seja positiva, pode ter interesse, no melhora o diagnstico de AI, mas pode ajudar na tomada de deciso em doentes hematolgicos com risco de IFI.

4.3. Estudo comparativo dos 3 mtodos (glucanos; GM; PCR)


Kawazu e colaboradores, em (2004), realizaram estudos comparativos usando a deteco de GM, glucanos e a PCR. Deste estudo concluram que a PCR em tempo-real, para o DNA de Aspergillus em amostras clnicas, apresentava elevada sensibilidade in vitro, da ordem dos 79%, tendo verificado valores de sensibilidade de 58% para a deteco do GM e de 67% para os -D-Glucanos (BDG). Como problemas, surgiram a falta de reprodutibilidade dos resultados intra e interlaboratoriais e o facto de o diagnstico por PCR ser baseado numa tcnica demorada, complicada e com custos cerca de seis vezes superiores

- 51 -

Introduo

aos verificados, relativamente utilizao da deteco antignica por qualquer um dos mtodos usados. Porm, deste estudo, ressalta ainda, que na deteco do GM, quando utilizado um valor de cut-off mais baixo (ndice 0,6), a obteno de dois resultados positivos, consecutivos, permite considerar este teste com perfil excelente para o diagnstico de AI em doentes hematolgicos de alto risco. Em amostras utilizadas para a pesquisa de BDG tem-se verificado a presena de falsos positivos associados a doentes sujeitos a hemodilise, by-passes cardiopulmonares, tratamentos com imunoglobulinas e exposio a gaze que contm glucanos. de referir que a prpria exposio ambiental aos BDG pode tambm comprometer a especificidade do mtodo (Hope et al., 2005b). Costa e colaboradores (2002), verificaram que a deteco do GM era mais sensvel do que a PCR em tempo-real para estabelecer o diagnstico da AI (52% vs. 45% respectivamente), havendo ainda outros autores como Sanguinetti e colaboradores (2003) que descrevem uma sensibilidade maior na deteco do GM relativamente tcnica de PCR em tempo-real (100% vs. 90% respectivamente) no diagnstico da API. No certo que a deteco do DNA seja mais sensvel do que a deteco do GM no diagnstico da AI (del Palacio et al., 2003a). Tambm Palomares e colaboradores (2005) concluram, aps um estudo realizado em 31 doentes, com elevado risco de aspergilose e com grande probabilidade de apresentarem AI, que nenhum dos soros dos doentes apresentaram PCR positivos no obstante terem usado um mtodo com uma sensibilidade abaixo de 5 clulas conidiais e que, dos doentes estudados, 11 apresentavam reaces positivas na deteco do antignio GM (14 episdios). Dois doentes apresentavam probabilidade de infeco clnica com sinais pulmonares radiolgicos, culturas microbiolgicas positivas e deteco de GM positiva (em duas ou mais

- 52 -

Introduo

amostras consecutivas com valores superiores a 1 ng/ml). Assim, o GM positivo, antecipa o aparecimento de sinais clnicos de infeco. Pouco se conhece ainda, relativamente origem e cintica da determinao do DNA fngico no sangue. Porm, tem-se sugerido que a resposta do hospedeiro ao fungo impediria a libertao de DNA, desde o local onde ocorre a infeco at corrente sangunea, quando o grau de angioinvaso menor. Tambm se desconhece como circula na corrente sangunea, como se efectua a sua metabolizao e como desaparece no sangue, tudo isto, bastante importante para que se possa estabelecer a altura ideal de obteno das amostras para o estudo do DNA (del Palacio et al., 2003a). Buchheidt & Hummel (2005) corroboram este desconhecimento, acrescentando que a taxa de sensibilidade baixa significativamente quando o doente se encontra exposto a tratamento antifngico e que a reduo da mortalidade e/ou a taxa de morbilidade, usando a tcnica de PCR, no efectiva e no se conhece a relao custo-benefcio na utilizao deste mtodo.

- 53 -

OBJECTIVOS DO TRABALHO

Objectivos do Trabalho

OBJECTIVOS DO TRABALHO
Estudos prvios sugerem que a deteco de antignio GM no sangue permite uma suspeita de aspergilose em doentes alotransplantados, mais precocemente. Foi nosso objectivo investigar se esta nova metodologia pode contribuir para reduzir a morbilidade e mortalidade nos doentes com suspeita de aspergilose. importante referir que, em mdia, no Instituto Portugus de Oncologia Francisco Gentil do Porto EPE, surgem de 3 a 5 doentes por ano com suspeita de aspergilose, constituindo um subgrupo, dentro dos alotransplantados, com elevada mortalidade. Tudo isto porque o diagnstico actual (micolgico) demasiadamente demorado, de aproximadamente 4 semanas e de baixa sensibilidade. precisamente no grupo de doentes alotransplantados, aquele em que se torna importante um diagnstico precoce de aspergilose, uma vez que, esta uma complicao relativamente frequente e a mortalidade elevada. S mediante um diagnstico muito precoce e uma rpida e adequada teraputica se poder reduzir a mortalidade destes doentes alotransplantados.

Neste contexto, os objectivos deste trabalho foram:

1 Determinao semi-quantitativa de antignio circulante GM em amostras de soro humano de doentes alotransplantados.

2 Correlacionar os valores obtidos no follow-up e verificar se a deteco prvia de antignio circulante teve como consequncia uma diminuio da morbilidade e consequentemente da mortalidade.

- 57 -

Objectivos do Trabalho

3 Validar o mtodo de deteco de antignio GM como avaliao precoce do risco de desenvolvimento de AI em doentes alotransplantados

- 58 -

MATERIAL E MTODOS

Material e Mtodo

MATERIAL E MTODOS
1. Caracterizao da amostra estudada
O estudo foi efectuado em 16 doentes com diferentes tipos de patologias do foro hemato-oncolgico, os quais, foram submetidos a alotransplante no Instituto Portugus de Oncologia Francisco Gentil do Porto Empresa Pblica Empresarial. Todos os doentes envolvidos neste estudo foram atempada e devidamente informados sobre os objectivos do estudo, dando o seu consentimento com vista sua participao no mesmo. A escolha dos doentes foi feita tendo como base o tipo de transplante, nomeadamente alotransplante, em virtude destes apresentarem maior risco de infeces fngicas invasivas. Todos os dados clnicos, referentes aos doentes, foram obtidos recorrendo consulta do seu processo clnico existente no Servio de Transplantao de Medula ssea. Os doentes foram submetidos a regime de condicionamento que dependia da patologia base e da sua condio fsica. Na maior parte dos doentes foram usados regimes baseados na associao do Bussulfano e Ciclofosfamida (12 doentes, 75%) a que foi associado, nos que foram submetidos a alotransplante no aparentado, AntiTimcito Globulina (ATG). Em trs doentes (18,75%) o regime de condicionamento foi Fludarabina mais Bussulfano. Num doente (6,25%) com anemia de Fanconi, que efectuou um alotransplante a partir de dador no aparentado, foi usado um regime exclusivamente imunossupressor que consistiu na associao de Fludarabina, Ciclofosfamida e ATG.

- 61 -

Material e Mtodo

Na tabela 3 esto representados em detalhe os regimes de condicionamento utilizados.

Tabela 3 Regime de condicionamento

Regime de condicionamento Bu12Cy2ATG Bu16Cy2 BuCy2ATG BuCyMelf FluBu6 BuCyMelfATG FluCyATG Total

Frequncia 1 8 1 1 3 1 1 16

Percentagem 6,25 50,00 6,25 6,25 18,75 6,25 6,25 100,00

Legenda: Bu Bussulfano, Cy Ciclofosfamida, Melf Melfalan, MelfATG Melfalan + AntiTimcito Globulina, Flu Fludarabina.

Dos 16 doentes que incluram o estudo, 9 eram do sexo masculino (56,25%) e 7 do sexo feminino (43,75%), com idade mediana de 35 anos (mnima 11 e mxima 55), distribudos segundo os seguintes escales etrios: dos 11 aos 19 anos 2 doentes (12,5%), dos 20 aos 29 anos 5 doentes (31,25%), dos 30 aos 39 anos 3 doentes (18,75%), dos 40 aos 49 anos 4 doentes (25%) e dos 50 aos 59 foram includos 2 doentes (12,5%).

- 62 -

Material e Mtodo

Dos doentes que incluram o estudo, 15 (93,75%) tinham patologia hematolgica maligna e 1 doente (6,25%) apresentava anemia de Fanconi. A distribuio dos doentes em relao ao tipo de diagnstico representada na tabela 4.

Tabela 4 Tipo de diagnstico

Tipo de diagnstico Leucemia mielide aguda Leucemia mielide crnica Linfoma no Hodgkin Leucemia linfide aguda Anemia de Fanconi Total

Frequncia 7 3 4 1 1 16

Percentagem 43,75 18,75 25,00 6,25 6,25 100,00

- 63 -

Material e Mtodo

Na tabela 5 feita a representao do diagnstico relativamente fase da doena no transplante. No transplante, a maioria dos doentes apresentava-se em 1 remisso completa. Os 8 doentes, com linfoma no Hodgkin ou com leucemia aguda, apresentavam-se em 1 remisso completa, dos quais 2 tinham doena molecular. Em 2 remisso completa encontravam-se 4 doentes. Todos os doentes com leucemia mielide crnica, ou sejam 3, foram transplantados em 1 fase crnica. O doente com anemia de Fanconi tinha apenas efectuado tratamento de suporte.

Tabela 5 Diagnsticos/fase da doena no transplante Diagnsticos Fase da doena LMA RC1: 6 RC2: 1 LLA RC1: 1 LMC FC1: 3 LNH RC1: 1 RC2: 3 An. Fanconi N.A.: 1

Legenda: LMA: leucemia mielide aguda; LLA: Leucemia linfide aguda; LMC: leucemia mielide crnica; LNH: linfoma no Hodgkin; An.: anemia; RC1: 1 remisso completa, RC2: 2 remisso completa, FC: 1 fase crnica; N.A.: no aplicvel.

No que respeita fonte de progenitores hematopoiticos utilizada, foi, em 14 doentes (87,50%), o sangue perifrico, num dos doentes (6,25%) o sangue de cordo umbilical e noutro doente (6,25%) a medula ssea.

Relativamente ao grau de parentesco existente entre o dador e o receptor do transplante, verificou-se que em 12 dos doentes (75%) submetidos a transplantao, a provenincia foi de um dador aparentado (irmo), enquanto que 4 dos doentes (25%) receberam um transplante de um dador no aparentado.
- 64 -

Material e Mtodo

2. Recolha das amostras de soro


Foram respeitados alguns requisitos na colheita, no tratamento e na conservao das amostras segundo o Kit Platelia Aspergillus Bio-Rad. Protocolo de colheita usado: - Recolher uma amostra de sangue segundo os procedimentos habituais, para tubo seco e rotulado incluindo a data. - Deixar que o cogulo se forme completamente antes da centrifugao. - Conservar os tubos bem fechados. - Limitar ao mximo a exposio ao ar livre, dos soros, tubos, pontas, etc. uma vez que a presena frequente de esporos de Aspergillus no meio ambiente, em particular na poeira do ar, leva ao aparecimento de falsos positivos (sensibilidade do teste - 1ng de GM/ml). - Retirar aps centrifugao o soro e conserv-lo em tubo fechado. - As amostras devem ser conservadas temperatura de +2 a 8 C, se o teste for efectuado nas 24 horas seguintes. - Caso no seja possvel efectuar o teste no prazo de 24 horas, ou se for necessrio transportar as amostras, estas devero ser conservadas por congelamento temperatura de 20 C ou inferior. - Os soros no devem ser contaminados. Estes devero ser acondicionados e conservados em tubos hermeticamente fechados. - No descomplementar os soros.

O material biolgico analisado consistiu em amostras de soro, obtidas em todos os doentes envolvidos no estudo. A obteno foi feita segundo o esquema apresentado: uma

- 65 -

Material e Mtodo

primeira efectuada antes do alotransplante, aps o que se seguiu um follow-up com colheitas efectuadas bissemanalmente, durante, aproximadamente, 12 semanas. Nos doentes em que no foi possvel respeitar as datas estipuladas para a realizao das colheitas, por terem recebido alta e passarem ao regime ambulatrio, estas foram efectuadas sempre que o doente se dirigiu consulta externa.

3. Deteco antignica
Existem actualmente no mercado 3 mtodos (GM, -D- Glucanos e PCR) utilizados para o diagnstico precoce de infeco fngica invasiva no soro de doentes com predisposio, sendo deles o antignio GM, quando positivo, o recomendado como critrio de diagnstico microbiolgico pela European Organization for Research and Treatment of Cancer (EORTC), Invasive Fungal Infections Cooperative Group (IFICG), National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID) e Mycoses Study Group (MSG) para o diagnstico da AI (Ascioglu et al., 2002; Cordonnier, 2004). Recentemente a Food and Drug Administration (FDA) aprovou a utilizao do teste Platelia Aspergillus, nos EE.UU. (del Palacio et al., 2003a; Mennink-Kersten et al., 2004).

3.1. Determinao de galactomanano no soro


A deteco do antignio GM, um exoantignio de Aspergillus, pode ser efectuada nos fluidos, atravs do kit Platelia Aspergillus Bio-Rad com a referncia 62797. Este mtodo detecta quantidades mnimas de antignio, da ordem de 1ng/ml de GM, numa amostra de soro. Segundo estudos prvios, a deteco por este mtodo, de resultados positivos em duas amostras consecutivas de soro, considerada uma forte indicao para o diagnstico de AI.
- 66 -

Material e Mtodo

utilizado Acm de rato EBA-2, dirigido contra o antignio GM de Aspergillus. A utilizao deste anticorpo tem como finalidade, no s a sensibilizao dos poos da microplaca e captao do antignio GM, mas tambm a deteco do antignio fixado na microplaca sensibilizada (Acm ligado peroxidase). Este teste tem como limiar de positividade, o valor fixado em 1ng de GM por ml de soro testado. Segundo as indicaes do fabricante, a realizao tcnica compreende vrias etapas:

1 Tratamento do soro pelo calor, na presena de EDTA, tendo como objectivos a dissociao de complexos e a precipitao das protenas sricas que, eventualmente, possam interferir no decorrer da reaco imunoenzimtica.

2 Incubao simultnea, do soro e do conjugado, nos poos da microplaca j sensibilizada com o Acm do antignio GM. Na presena de antignio GM, verifica-se a formao de um complexo do tipo Acm-galactomananoAcm/peroxidase.

3 Revelao, aps lavagem, dos complexos Acm-galactomanano-Acm que se formam por adio do substrato.

4 Leitura da reaco a 450/620nm, aps um perodo de incubao de 30 minutos temperatura ambiente (18-30C), sendo efectuada a paragem da reaco por meio de cido sulfrico 1,5N.

- 67 -

Material e Mtodo

Para se encontrar o valor do ndice em cada soro ensaiado, teremos que calcular o quociente entre a DO (densidade ptica) da amostra e o valor limiar. Este valor permite limitar as variaes de DO interensaios e interlaboratrios, devido a diferentes condies de realizao da reaco imunoenzimtica, nomeadamente a temperatura, o modo de lavagem, entre outras.

Na figura 5 feita a representao esquemtica da reaco da Tcnica Platelia Aspergillus ELISA.

Figura 5 Esquema da reaco da tcnica Platelia Aspergillus ELISA. Adaptado de MenninkKersten et al., (2004).

Para que o ensaio seja validado devem ser cumpridos os seguintes critrios: 0,3 VS 0,8 ndice (R5) >2,0 ndice (R3) <0,5

- 68 -

Material e Mtodo

VS ou valor do cut-off (mdia das DO dos poos que contm o calibrador R4) R5 Soro controlo positivo R3 Soro controlo negativo

Na interpretao dos resultados, devero ser considerados como positivos, relativamente presena de antignio GM, os valores que apresentam um ndice 1,5 ng/ml em duas amostras consecutivas, referentes ao mesmo doente. Valores de ndice <1,0 ng/ml so considerados como negativos relativamente presena de antignio GM. Valores compreendidos entre 1,0 e 1,5 ng/ml so considerados como intermdios em relao concentrao de antignio GM, sendo recomendado fazer nova avaliao simultnea na mesma amostra e noutra amostra recente.

Desvantagens/inconvenientes

Alm do problema da interpretao dos valores intermdios, temos ainda a considerar que a sensibilidade deste teste (1ng de GM/ml soro) e a presena frequente no ar ambiente (poeiras do ar) de esporos de Aspergillus obriga a que seja necessrio evitar qualquer contaminao, com a finalidade de reduzir o aparecimento de falsos positivos.

De salientar que PlateliaAspergillus Bio-Rad um mtodo de diagnstico noinvasivo, que pode ser utilizado na deteco rpida e especifica de AI quando usado em associao com outros mtodos de diagnstico. Porm, mais recentemente, j no decurso do trabalho experimental, foi lanado um teste, PlateliaAspergillus EIA Bio-Rad, com a referncia 62796 cujo princpio igual ao anterior PlateliaAspergillus Bio-Rad, variando apenas no que respeita ao valor do ndice

- 69 -

Material e Mtodo

de deteco do antignio GM 0,5 ng/ml. Tambm a FDA aprovou o valor do cut-off de 0,5 ng/ml como valor a considerar como positivo na avaliao das amostras de soros.

Vantagens do novo Kit

Permite detectar valores de GM no soro 0,5 ng/ml, sendo a sua sensibilidade superior do anterior. Na interpretao dos resultados, so considerados como valores de antignio GM positivos os soros que apresentem ndice 0,5 ng/ml, sendo que, valores de ndice <0,5 ng/ml, so considerados como negativos para o mesmo antignio. Por outro lado, este novo teste permite tambm, aps tratamento do soro, fazer a separao do sobrenadante e proceder sua avaliao at 48h aps o tratamento, desde que devidamente acondicionado temperatura de 2 8C.

- 70 -

RESULTADOS

Resultados

RESULTADOS

Antignio galactomanano no soro


Neste estudo foram analisadas 219 amostras de soro para pesquisa de antignio GM, pelo Kit Platelia Aspergillus Bio-Rad, correspondentes a 16 doentes a submeter a transplante medular alognico. Para cada doente foi feita uma colheita inicial prtransplante, seguindo-se, sempre que possvel, um follow-up de 12 semanas em que as colheitas foram realizadas bissemanalmente. Para um dos doentes foi prolongado o tempo de acompanhamento em virtude de, no decurso do estudo, se ter verificado o aparecimento de sinais clnicos indicadores de infeco fngica (possvel aspergilose). Na tabela 6 feita a representao dos resultados para cada doente.

- 73 -

Resultados

Tabela 6 Valores de antignio GM determinados nos soros dos doentes intervenientes no estudo
Doentes Colheitas D1
Pr-transplante 1 Colh/1 Sem 0,25 1,18 0,30 0,38 0,67 0,28 0,57 0,52 0,63 0,55 -

b)

D2
0,22 0,27 0,17 0,22 0,18 0,14 0,22 0,29 0,20 0,24 0,40 -

D3
0,46 0,29 0,21 0,17 0,27 0,16 0,15 0,15 0,17 0,21 0,22 0,43 0,25 -

D4
0,19 0,22 0,12 0,11 0,17 0,13 0,15 0,16 0,26 0,23 0,16 0,17 -

D5
0,77 0,13 0,24 0,15 0,27 0,15 0,15 0,21 0,18 0,17 0,16 0,22 0,17 0,23 0,16 0,18 0,16 0,16 0,16 -

D6
0,17 0,24 0,18 0,14 0,19 0,16 0,13 0,20 0,22 0,16 0,19 0,19 0,18 0,20 0,18 0,32 0,34 0,34 0,24 0,37 0,38 -

D7
0,15 0,15 0,14 0,20 0,16 0,22 0,23 1,11 0,39 0,47 0,19 0,23 0,24 0,22 0,10 -

D8
0,26 0,25 0,31 0,40 0,25 -

D9
0,36 0,30 0,54 0,57 0,19 0,30 0,32 0,16 0,29 0,50 0,01 0,28 0,23 0,10 0,10 0,13 0,16 0,12 -

D10
0,41 0,50 0,30 0,27 0,20 0,16 0,16 0,21 0,19 0,13 0,13 -

D11
0,10 0,16 0,15 3,05 0,36 0,52 0,08 0,12 -

D12
0,19 0,85 0,20 0,88 0,92 0,12 0,18 0,10 0,18 0,40 -

D13
0,26 0,30 0,51 0,18 0,33 1,77 1,30 0,63 0,46 0,63 0,24 0,33 0,93 1,64 0,94 0,60 0,38 0,34 1,60 1,61 0,79 1,54 1,49 1,66

D14
0,27 0,14 0,15 0,21 0,35 0,14 0,16 0,14 0,20 0,23 0,14 0,17 -

D15
0,20 0,19 0,12 0,15 0,17 0,50 0,36 0,35 0,22 0,24 0,12 0,18 0,10 0,16 0,52 0,25 0,37 -

D16
0,27 0,22 0,14 0,30 0,08 0,09 0,13 0,13 0,36 0,27 0,28 0,55 0,39 0,33 -

a)

2 Colh/1 Sem 1 Colh/2 Sem 2 Colh/2 Sem 1 Colh/3 Sem 2 Colh/3 Sem 1 Colh/4 Sem 2 Colh/4 Sem 1 Colh/5 Sem 2 Colh/5 Sem 1 Colh/6 Sem 2 Colh/6 Sem 1 Colh/7 Sem 2 Colh/7 Sem 1 Colh/8 Sem 2 Colh/8 Sem 1 Colh/9 Sem 2 Colh/9 Sem 1 Colh/10 Sem 2 Colh/10 Sem 1 Colh/11 Sem 2 Colh/11 Sem 1 Colh/12 Sem 2 Colh/12 Sem 1 Colh/13 Sem 2 Colh/13 Sem 1 Colh/14 Sem 2 Colh/14 Sem 1 Colh/15 Sem 2 Colh/15 Sem 1 Colh/16 Sem 2 Colh/16 Sem 1 Colh/17 Sem 2 Colh/17 Sem 1 Colh/18 Sem 2 Colh/18 Sem

(-) determinado. Legenda: a) Colh/Sem Colheita/Semana, b)D (1 a 16) n de doentes, (-) no determinado.

- 74 -

Resultados

A figura 6 representa a disperso dos valores de GM referentes s 219 amostras de soro, correspondentes aos 16 doentes

Indice

1,5

D1

D2

D3

D4

D5

D6

D7

D8

D9

D10 D11 D12 D13 D14 D15 D16

Nmero de doente s

Figura 6 Diagrama de disperso das determinaes efectuadas nos 16 doentes (D1-D16).

Na interpretao dos resultados foram usados os valores indicados no Kit Platelia Aspergillus Bio-Rad, em que se considera como ndice positivo valores 1,5 ng/ml e em que valores de ndice 1,0 ng/ml e 1,5 ng/ml so considerados como intermdios para a presena de antignio GM, sendo negativos os que foram <1,0 ng/ml.

Por anlise da figura 6, podemos observar que apenas em 2 doentes (D11 e D13) foram detectados valores > 1,5 ng/ml. Para os doentes D1 e D7 foram encontrados valores intermdios (1,18 e 1,11 ng/ml respectivamente). Tratando-se de valores de ndice isolados, que no se vieram a confirmar quando comparados com o valor obtido na amostra de soro subsequente, foram interpretados

- 75 -

Resultados

como falsos positivos, podendo ser devidos a uma contaminao do soro aps colheita ou a uma possvel teraputica instituda ao doente. Situao semelhante foi verificada no doente D11, com um valor de 3,05 ng/ml. No doente D13 verificou-se o aparecimento de duas amostras com valores de ndice >1,0 ng/ml nomeadamente, a primeira com um valor de 1,77 ng/ml referente 2 colheita da 4 semana e a outra com um valor de 1,30 ng/ml referente 1 colheita da 5 semana. Ainda neste doente, foi encontrado um valor de 1,64 ng/ml na 9 semana referente 2 colheita, embora tendo aparecido isoladamente. Na 12 semana foi-lhe detectada uma infeco que se supunha ser devida a Aspergillus, e por esse facto continuou-se com a sua avaliao. Foram obtidos valores de ndice 1,5 ng/ml em vrias determinaes, nomeadamente, na 16 semana, na 17 e na 18 semanas, sendo que, nesta ltima, na 1 colheita, apresentava um ndice intermdio de 1,49 ng/ml. Todos os outros doentes avaliados apresentaram, durante o estudo, valores de ndice negativo ou seja <1,0 ng/ml, quanto presena de antignio GM.

Como anteriormente se referiu, o valor de antignio GM foi tambm determinado com um Kit PlateliaAspergillus EIA Bio-Rad (com um valor de ndice 0,5 ng/ml) em 3 doentes, sendo que, um deles j apresentava valores de ndice positivos para o GM (valor de ndice 1,5 ng/ml). Para o novo valor de ndice, um dos doentes apresentou valores positivos e os outros dois negativos. Os resultados da determinao, usando o novo Kit e considerando o valor de ndice 0,5 ng/ml, so representados na tabela 7.

- 76 -

Resultados

Tabela 7 Valores de antignio GM em 3 doentes, considerando o valor de ndice 0,5 ng/ml

Doentes Colheitas D13


1 Colh/6 Sem

b)

D15

D16
0,27 -

a)

2 Colh/6 Sem 1 Colh/7 Sem 2 Colh/7 Sem 1 Colh/8 Sem 2 Colh/8 Sem 1 Colh/9 Sem 2 Colh/9 Sem 1 Colh/10 Sem 2 Colh/10 Sem 1 Colh/11 Sem 2 Colh/11 Sem 1 Colh/12 Sem 2 Colh 12 Sem 1 Colh/13 Sem 2 Colh/13 Sem 1 Colh/14 Sem 2 Colh/14 Sem 1 Colh/15 Sem 2 Colh/15 Sem 1 Colh/16 Sem 2 Colh/16 Sem 1 Colh/17 Sem 2 Colh/17 Sem 1 Colh/18 Sem 2 Colh/18 Sem 0,81 0,51 0,52 0,28 1,64 0,99 0,51 1,16 1,22 1,29 0,18 0,20 0,26 0,21 0,18 0,17 -

0,27 -

Legenda: a) Colh/ Sem Colheita /Semana,b) doentes D13, D15, D16, (-) no determinado.

Os resultados so concordantes com os valores obtidos com a metodologia anterior. Assim, o doente que registava valores positivos (D13), apresenta, com este novo Kit, valores > 0,5 ng/ml em quase todas as amostras. Os outros dois doentes, para os quais se tinham obtido valores negativos, continuam a apresentar valores negativos, < 0,5 ng/ml.
- 77 -

Resultados

Procedeu-se representao da evoluo da antigenemia para dois doentes (um caso em que encontramos valores de ndice negativo e outro em que houve valores de ndice positivo) quer para valores de ndice 1,5 ng/ml quer para valores > 0,5 ng/ml. Na figura 7, representada a cintica referente ao doente (D15) que apresentava como patologia Linfoma no Hodgkin e em que foram verificados valores de ndice de antignio GM negativos para um valor de ndice 1,5 ng/ml. Para este mesmo doente e com o objectivo de se confirmar a concordncia dos resultados, fez-se a avaliao de algumas amostras de soro, com um Kit PlateliaAspergillus EIA Bio-Rad com um valor de ndice 0,5 ng/ml.

1,5

Indce

1,0

0,5

0 0 20 40 Di as 60 80

Figura 7 Estudo comparativo da cintica do antignio GM (em algumas amostras) no doente com Linfoma no Hodgkin. (-----) valor das determinaes para um valor de ndice 1,5 ng/ml. (-----) valor das determinaes para um valor de ndice 0,5 ng/ml.

- 78 -

Resultados

Pela interpretao da figura possvel verificar que todos os valores ficam situados abaixo da linha de corte (valor de ndice 0,5 ng/ml). Na figura, ainda possvel verificar que para as diferentes sensibilidades, as mesmas amostras apresentam valores de ndice negativos. Durante o perodo de avaliao deste doente, quer para o valor de ndice 1,5 ng/ml quer para o valor de ndice 0,5 ng/ml (onde se verificou uma descida do valor considerado como valor de corte traduzindo-se assim numa maior sensibilidade), todos os valores tm ndice negativo para o antignio GM. O doente D13 apresentou um valor de antigenemia considerado como negativo, durante o perodo pr-transplante, verificando-se durante o seu follow-up momentos em que esse valor foi positivo. Assim, e como podemos constatar por observao da figura 8, vinte dias aps o transplante temos o aparecimento do primeiro pico com um valor de 1,77 ng/ml. Na colheita seguinte, obtida com um intervalo de 4 dias, foi encontrado um valor de ndice de 1,30 ng/ml a que se seguiram vrias amostras (seis amostras) consideradas com valores de ndice negativos. Passados 56 dias do transplante volta a apresentar um valor de ndice positivo (o que, segundo a tcnica Platelia Aspergillus Bio-Rad, no valido como sendo indicador de AI, em virtude de no haver duas amostras positivas consecutivas). Aos 103 e 105 dias aps o transplante, foi verificado o aparecimento de duas amostras consecutivas positivas. Aconteceu ainda que, at ao final do follow-up deste doente (mais prolongado do que os restantes em virtude de lhe ter sido diagnosticada IFI), foram verificados mais dois valores de ndice superiores ao valor considerado como positivo para o antignio GM, nomeadamente aos 112 e 119 dias aps transplante. No entanto, de notar que aos 116 dias este doente apresentou um valor de ndice de 1,49 ng/ml, considerado como um valor intermdio.

- 79 -

Resultados

Este doente foi avaliado por um novo Kit PlateliaAspergillus EIA Bio-Rad com uma maior sensibilidade 0,5 ng/ml, limite a partir do qual j considerado como ndice positivo de antignio GM. Esta avaliao incidiu durante o perodo em que voltou a apresentar sinais clnicos sugestivos de aspergilose e que coincidiu com o momento em que tambm foram feitas as avaliaes para a sensibilidade de 1,5 ng/ml.

Na figura 8, representada a comparao da cintica entre as duas sensibilidades, relativa antigenemia do GM neste doente, a partir do 68 dia aps o transplante de medula.

1,5

Indce

1,0

0,5

0 -4

20

44

68 Dias

92

116

Figura 8 Comparao da cintica relativa antigenemia do GM, entre duas sensibilidades diferentes (em algumas amostras) num doente com diagnstico de IFI. A comparao foi realizada a partir do 68dia aps o transplante. (-----) valor das determinaes para um valor de ndice 1,5 ng/ml. (-----) valor das determinaes para um valor de ndice 0,5 ng/ml.

- 80 -

Resultados

Para um valor de cut-off mais baixo (valor de ndice 0,5 ng/ml) bem visvel, por interpretao da figura, que todos os valores referentes a este doente, excepto um, (correspondente aos 81 dias aps o transplante) so positivos para o antignio GM. Podemos verificar que utilizando o novo Kit PlateliaAspergillus EIA Bio-Rad com uma sensibilidade 0,5 ng/ml, apenas uma amostra (de um n = 10) no foi positiva, enquanto que pelo mtodo anterior (valor de ndice 1,5 ng/ml) encontramos apenas 4 valores positivos e um intermdio (1,49 ng/ml).

- 81 -

DISCUSSO

Discusso

DISCUSSO
A Aspergilose Invasiva permanece como uma causa significativa de morbilidade e de mortalidade em doentes imunocomprometidos (Pazos et al., 2005; Aubry et al., 2006), em parte devido dificuldade de distinguir o doente infectado do colonizado, mas, tambm, por haver dificuldade na deteco precoce da doena. O diagnstico de AI obriga o clnico a uma mudana de estratgia, pois, quando se diagnostica com certeza, ela apresenta um pior prognstico devido eficcia limitada das drogas antifngicas correntemente utilizadas neste contexto. Estudos microbiolgicos tradicionais apresentam muito baixa sensibilidade e s aparecem como positivos em AI avanada. Por outro lado, culturas positivas no discriminam entre colonizao, contaminao e AI (Pazos et al., 2005). Nos anos mais recentes, o aparecimento de mtodos que possibilitam a deteco na circulao, de componentes celulares da parede do fungo (BDG e GM) e de DNA genmico do mesmo, veio facilitar o diagnstico mais precoce de AI (Pazos et al., 2005). A deteco do antignio GM circulante no soro, mediante o teste Platelia Aspergillus Bio-Rad, para o diagnstico de AI em doentes hematolgicos com neutropenia prolongada, tem-se revelado extremamente til (Verweij et al., 1997; Moragues et al., 2003; Aubry et al., 2006). Este teste dotado de elevada sensibilidade e especificidade (Sulahian et al., 2001; Ascioglu et al., 2002; Maertens et al., 2004). Segundo estudos prospectivos recentes, relativos tcnica PlateliaAspergillus, para um valor de cut-off 1,5 ng/ml os valores da sensibilidade e da especificidade (numa amostra constituda por doentes submetidos a alotransplante de medula), foram, respectivamente, de 94,4% e de 98,6%, sendo que, para uma amostra de doentes do foro

- 85 -

Discusso

hemato-oncolgico, os valores da sensibilidade e da especificidade encontrados foram de 64,5% e de 94,8% (Erjavec & Verweij, 2002). Tambm, para o mesmo mtodo, e segundo estudos referidos pelo prprio Kit PlateliaAspergillus EIA Bio-Rad, em que foi utilizado um valor de cut-off 0,5 ng/ml (tendo em conta o aparecimento de duas amostras com valores 0,5 ng/ml numa populao constituda por doentes submetidos a transplantao medular e por doentes do foro hemato-oncolgico) verificou-se uma sensibilidade de 92,1% e uma especificidade de 97,5%. Apesar da sua elevada sensibilidade e especificidade, apresenta, por vezes, variaes considerveis nos resultados. A variabilidade de resultados multifactorial e est longe de ser entendida. Vrias causas podem justificar essas diferenas. Estas causas podem ser inerentes: 1) ao prprio fungo (crescimento, libertao varivel de antignio); 2) ao hospedeiro (condies subjacentes - como o nvel de imunossupresso, clearence renal, etabolismo heptico localizao e extenso da doena fngica, tratamento antifngico, idade, critrios de diagnstico de AI, prevalncia da infeco); 3) ao mtodo (ELISA, obteno das amostras dos doentes e sua conservao, procedimentos de pr tratamento da amostra, definio dos resultados positivos, cut-off e ainda a experincia laboratorial). No entanto, e em muitos pases, este teste usado como rotina no controlo dos doentes com elevado risco de AI (Mennink-Kersten et al., 2004), o que, como j foi referido anteriormente, levou aprovao do mtodo pela FDA (Ascioglu et al., 2002; Musher et al., 2004). O antignio circulante pode ser detectado em estados precoces de infeco, permitindo fazer uma possvel monitorizao prospectiva no soro ou no plasma (MenninkKersten et al., 2004). A antecipao do diagnstico poder contribuir para melhorar a compreenso dos restantes exames utilizados no diagnstico bem como das respectivas teraputicas. Assim, o estudo da cintica da antigenemia pode ser extremamente til na

- 86 -

Discusso

valorizao da eficcia teraputica (Jarque et al., 2003). Por outro lado, o desenvolvimento de uma tcnica imunoenzimtica de tipo Sandwich (ELISA) para a deteco do GM, com um limiar de 0,5 a 1,0 ng/ml, foi um importante avano no diagnstico da aspergilose, principalmente em doentes neutropnicos e em doentes submetidos a transplantao alognica (Aubry et al., 2006). Como doentes de alto risco, incluem-se os portadores de leucemias mielides agudas, sndromes mielodisplsicos e os receptores de transplantao de stemcells, particularmente os de dadores no aparentados, e os que foram tratados por DECH (Mennink-Kersten et al., 2004). Neste trabalho, os doentes que integraram o estudo (n = 16) caracterizavam-se por apresentarem diversos tipos de patologias do foro hemato-oncolgico e em todos eles foram detectados valores de ndice de GM negativos no perodo pr-transplante. Isto sugere que, durante o perodo que antecedeu o transplante, os valores de GM circulante no sangue no eram significativos, de modo a serem considerados como um sinal de alerta para a eventualidade de estes doentes poderem vir a contrair uma infeco por Aspergillus spp. aps transplantao medular. Na avaliao das amostras dos doentes, durante o perodo de aproximadamente 12 semanas, verificou-se que o doente D1 apresentava um valor de ndice de GM compreendido entre 1,0 e 1,5 ng/ml. Este valor foi obtido em apenas uma amostra, podendo ser interpretado como um falso positivo uma vez que o mtodo s considera como indicador de AI o aparecimento de valores de ndice de GM 1,5 ng/ml em duas amostras sucessivas. O aparecimento de falsos positivos, pode ser atribudo a causas alimentares (alimentos contaminados com esporos de Aspergillus spp.) que levam passagem do antignio GM para a corrente sangunea (Moragues et al., 2003; Aubry et al., 2006), podendo acontecer sempre que estejamos em presena de doentes com disfuno da barreira intestinal (Herbrecht et al., 2002a). Outras causas, tais como: transplantao medular

- 87 -

Discusso

(Ansorg et al., 1997), terapia com piperacilina/tazobactam (Aubry et al., 2006) ou colonizao gastrointestinal por Aspergillus ou outros fungos (Moragues et al., 2003) podem ser responsveis pela positividade. Para alm do j referido, o aparecimento de falsos positivos pode ainda dever-se a uma reactividade cruzada do Acm com antignios de outros microrganismos (Moragues et al., 2003; del Palacio et al., 2003a). Porm, sabe-se hoje que os nveis de antignio GM aumentam, podendo mesmo ser positivos aps a administrao, como j foi referido, de piperacilina/tazobactam (Bart-Delabesse et al., 2005; Tanriover et al., 2005; Machetti et al., 2006) e que tais nveis no esto relacionados com o aparecimento de AI. Reaces cruzadas tm sido demonstradas num nmero elevado de casos com o uso dos antibiticos lactmicos (Bart-Delabesse et al., 2005). Tambm Aubry e colaboradores (2006) referem que existe uma forte e significativa relao entre drogas como a amoxicilina e piperacilina, administradas por via intravenosa, no aparecimento de falsos positivos. Refere-se neste estudo, que, os nveis de GM devero ser monitorizados antes da administrao de antibiticos -lactmicos, aquando do tratamento, aos doentes com risco de aspergilose, e que, a avaliao dos resultados das determinaes de GM, deve ser feita com extrema precauo nos doentes tratados por via intravenosa com amoxicilina isolada ou com a associao piperacilina/tazobactam. ainda sugerido, por estes autores, que qualquer teste positivo num doente sem sinais clnicos de AI deve ser confirmado, fazendo-se um follow-up duas vezes por semana devendo este ir at pelo menos cinco dias aps a cessao da terapia. Por tudo o que se refere, no doente D1, o valor de ndice de GM (1,18 ng/ml) no dever ter como causas a contaminao da amostra na fase de colheita nem a teraputica instituda ao doente, existindo porm uma forte suspeio de que este valor possa ter causas alimentares, uma vez que alguns dos alimentos que estiveram na base da sua dieta, durante o perodo que antecedeu esta colheita, foram muitas das vezes, cereais e farinhas lcteas, alimentos estes que o prprio mtodo Platelia Aspergillus Bio-Rad, considera como

- 88 -

Discusso

possveis responsveis pelo aparecimento de falsos positivos. Tambm, neste doente, possvel observar um decrscimo do valor de ndice da 1 colheita aps o transplante, para a 2 colheita da 2 semana (de 1,18 ng/ml para 0,30 ng/ml). Este decrscimo poder ser explicado pelo facto de neste doente e durante este perodo, ter sido impossvel manter alimentao oral. O doente D7 apresentou um valor de ndice de 1,11 ng/ml na amostra correspondente 2 colheita da 4 semana aps o transplante, mas no revelou quaisquer sinais clnicos que sugerissem AI. Porm, aquando da realizao desta colheita, o doente j se encontrava em ambulatrio h 10 dias. Nesta altura, o doente no se encontrava submetido a teraputica com antibiticos que pudessem interferir com a metodologia que estava a ser utilizada na monitorizao da antigenemia, da que o aparecimento de apenas um valor de ndice 1,0 ng/ml deva ser interpretado como um falso positivo. O aparecimento deste falso positivo, poder ser subjacente a causas de ordem alimentar, j que este doente apresentou, durante a fase de tratamento, alguma dificuldade em seguir a dieta alimentar que lhe havia sido recomendada (Herbrecht et al., 2002a). Observou-se no doente D11 o aparecimento de um nico pico correspondente a um valor de antigenemia de 3,05 ng/ml. possvel verificar, por avaliao do processo clnico do doente, que a nvel alimentar nada justifica o aparecimento de tal valor, verificando-se apenas a nvel teraputico a administrao de piperacilina/tazobactam. No entanto, a administrao de piperacilina/tazobactam, um dos antibiticos mais usados no tratamento emprico da febre em doentes neutropnicos (Jarque et al., 2003) anterior em alguns dias (sensivelmente uma semana) data do aparecimento deste valor (3,05 ng/ml). Isto poderia sugerir um falso positivo (Blahova et al., 1995). Tambm, segundo o kit Platelia Aspergillus Bio-Rad a administrao deste antibitico -lactmico pode explicar o aparecimento de falsos positivos. Mas, o aparecimento de valores de ndice de GM

- 89 -

Discusso

considerados como negativos, em amostra colhidas quer anteriormente quer posteriormente que apresentou o valor de 3,05 ng/ml, no contribuiu para justificar a

piperacilina/tazobactam como responsvel pelo aparecimento deste falso positivo, a menos que pudessemos ter uma contaminao ao nvel do respectivo lote do antibitico (piperacilina/tazobactam) administrado naquele dia ao doente. Na realidade, o antibitico proveniente da farmcia hospitalar, e que foi utilizado no tratamento do doente, pode no corresponder sempre ao mesmo lote. Valores positivos para o antignio GM foram j referidos em alguns lotes de piperacilina/tazobactam (Ansorg et al., 1997). Uma outra causa, que pode tambm estar subjacente a este elevado valor de ndice de GM, uma possvel contaminao da amostra durante a fase de colheita. Relativamente aos restantes doentes, apenas em um, o D13, se verificaram valores de ndice para antignio GM >1,5 ng/ml, inicialmente em duas amostras de soro consecutivas o que, segundo a tcnica Platelia Aspergillus Bio-Rad com sensibilidade 1,5 ng/ml, indicador de AI. Porm, este doente veio a revelar sinais clnicos de infeco fngica alguns dias aps a deteco do antignio GM positivo nestas duas amostras. Foi-lhe ento instituda teraputica antifngica, que resultou numa diminuio dos valores de antigenemia, sendo que estes vieram para valores considerados como negativos por um perodo sensivelmente igual a um ms. No entanto, veio a verificar-se posteriormente um novo pico, relativamente ao qual no foi possvel fazer uma interpretao correcta, j que no se obtiveram colheitas nas duas semanas seguintes. At ao final do follow-up de todos os doentes, o D13, apresentou valores de ndice de GM negativos para um valor de cut-off 1,5 ng/ml. De salientar, que este doente veio a manifestar novamente sinais clnicos de IFI durante a 12 semana aps o transplante, razo pela qual, lhe foi feito um follow-up por um perodo de tempo mais prolongado relativamente aos outros doentes intervenientes no estudo. Durante este perodo, foi apenas possvel efectuar a 1 colheita na 13 semana, que apresentou um

- 90 -

Discusso

valor de antigenemia negativo. Aps um intervalo nas colheitas, correspondente a aproximadamente trs semanas, seguiu-se um novo perodo de follow-up por mais trs semanas. Com o Kit Platelia Aspergillus Bio-Rad com um valor de ndice 1,5 ng/ml, os valores de ndice encontrados foram positivos em todas as amostras com excepo para uma. De referir que quando algumas destas amostras (obtidas desde a 11 semana, 2 colheita, e at ao fim do estudo, n = 10) foram avaliadas com um Kit PlateliaAspergillus EIA Bio-Rad com um valor de ndice 0,5 ng/ml, os valores de ndice de antignio GM foram todos >0,5 ng/ml, excepo do valor encontrado na amostra correspondente 1 colheita da 13 semana o que se explica pelo tratamento antifngico agressivo ento administrado. Estes resultados indicam que o doente apresentou antignio circulante durante esse perodo, sendo estes valores apoiados nos sinais clnicos que veio a manifestar. Este doente acabou por falecer com AI refractria teraputica. Nos restantes doentes no foi verificada a presena de valores de ndice de antignio GM positivo, sendo os valores de ndice encontrados para o antignio todos <1,0 ng/ml, quando utilizado um valor de cut-off 1,5 ng/ml, e <0,5 ng/ml, para os doentes em que o valor foi determinado utilizando o Kit com um cut-off 0,5 ng/ml. A escassez da amostra no nos permitiu tirar concluses mais consistentes. No futuro, ser de esperar que com o acumular da experincia neste tipo de tcnicas, permita aos clnicos, intervenes teraputicas mais precocemente dirigidas. Os resultados obtidos com a cintica do GM circulante conjuntamente com estudos de outros antignios ou de AN do prprio fungo, constituiro certamente, um processo de deteco mais precoce e fivel na identificao da doena.

- 91 -

CONCLUSES

Concluses

CONCLUSES
Apesar deste mtodo apresentar algumas desvantagens, j anteriormente referidas, hoje um dos mais utilizados na tentativa do diagnstico precoce de AI. Porm, o facto do valor de cut-off ser agora 0,5 ng/ml, vai permitir encontrar valores de ndice positivos mais baixos e assim alertar mais precocemente para possveis casos de AI, o que se poder revelar como uma mais valia. No obstante, ao baixar o valor de corte poderemos estar a aumentar o nmero de falsos positivos, havendo por isso necessidade de confrontar os valores obtidos com os sinais clnicos apresentados pelo doente. No nosso estudo, e, para um valor de cut-off 1,5 ng/ml, o valor da sensibilidade foi de 100%, enquanto que a especificidade foi de 98,6%. No nos foi possvel avaliar a sensibilidade nem a especificidade para o cut-off 0,5 ng/ml, uma vez que o nmero de determinaes efectuadas foi muito baixo comparativamente ao total da amostra (n = 219). De referir, o facto de o mtodo em que se utiliza um valor de cut-off 0,5 ng/ml, permitir a execuo da tcnica em dois dias, sendo isto uma enorme vantagem, uma vez que possvel efectuar o tratamento dos soros num dia e realizar a tcnica ELISA no dia seguinte, desde que os sobrenadantes sejam conservados por refrigerao. Importa, no entanto, considerar que os resultados obtidos neste trabalho devem ser entendidos como preliminares, principalmente porque, quanto mais amplos forem, quer a amostras de doentes quer o tempo de estudo e investigao, mais seguras podero ser as concluses. Em estudos futuros, importante ser que estas condicionantes sejam necessariamente observadas.

- 95 -

Concluses

Deveremos ainda salientar que os doentes que apresentam neutropenias e/ou imunossupresso, independentemente das causas que as originam, so doentes de elevado risco de AI. Da que seja extremamente pertinente a avaliao destes doentes, por rotina, relativamente antigenemia para Aspergillus spp.. Esta avaliao dever incidir em duas colheitas semanais, com vista a aumentar a deteco precoce de antignio GM nestes doentes de alto risco, bem como, e sempre que possvel, associar esta tcnica PlateliaAspergillus EIA Bio-Rad com um valor de ndice 0,5 ng/ml a um outro mtodo de diagnstico, cuja valorizao ter que ser validada por futuros estudos prospectivos (glucanos e PCR).

- 96 -

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA
Alvarez-Lerma, F., J. M. Nicolas-Arfelis, J. C. Rodriguez-Borregan, J. Diaz-Reganon, M. Sa-Borges, F. Garcia-Lopez and A. Allepuz-Palau (2005). "Clinical use and tolerability of voriconazole in the treatment of fungal infections in critically ill patients." J Chemother 17(4): 417-27. Ansorg, R., R. van den Boom and P. M. Rath (1997). "Detection of Aspergillus galactomannan antigen in foods and antibiotics." Mycoses 40(9-10): 353-7. Araujo, R., C. Pina-Vaz and A. G. Rodrigues (2005a). "Surveillance of airborne Aspergillus in a Portuguese University Hospital." Mycoses 48(suppl 2): 45. Ascioglu, S., J. H. Rex, B. de Pauw, J. E. Bennett, J. Bille, F. Crokaert, D. W. Denning, J. P. Donnelly, J. E. Edwards, Z. Erjavec, D. Fiere, O. Lortholary, J. Maertens, J. F. Meis, T. F. Patterson, J. Ritter, D. Selleslag, P. M. Shah, D. A. Stevens and T. J. Walsh (2002). "Defining opportunistic invasive fungal infections in immunocompromised patients with cancer and hematopoietic stem cell transplants: an international consensus." Clin Infect Dis. 34(1): 7 - 14. Aubry, A., R. Porcher, J. Bottero, S. Touratier, T. Leblanc, B. Brethon, P. Rousselot, E. Raffoux, J. Menotti, F. Derouin, P. Ribaud and A. Sulahian (2006). "Occurrence and kinetics of false-positive Aspergillus galactomannan test results following treatment with beta-lactam antibiotics in patients with hematological disorders." J Clin Microbiol 44(2): 389-94. Avivi, I., I. Oren, N. Haddad, J. M. Rowe and E. J. Dann (2004). "Stem cell transplantation post invasive fungal infection is a feasible task." Am J Hematol 75(1): 6-11. Bart-Delabesse, E., M. Basile, A. Al Jijakli, D. Souville, F. Gay, B. Philippe, P. Bossi, M. Danis, J. P. Vernant and A. Datry (2005). "Detection of Aspergillus galactomannan antigenemia to determine biological and clinical implications of beta-lactam treatments." J Clin Microbiol 43(10): 5214-20. Becker, M. J., S. de Marie, D. Willemse, H. A. Verbrugh and I. A. Bakker-Woudenberg (2000). "Quantitative galactomannan detection is superior to PCR in diagnosing and monitoring invasive pulmonary aspergillosis in an experimental rat model." J Clin Microbiol 38(4): 1434-8. Bellocchio, S., S. Bozza, C. Montagnoli, K. Perruccio, R. Gaziano, L. Pitzurra and L. Romani (2005). "Immunity to Aspergillus fumigatus: the basis for immunotherapy and vaccination." Med Mycol 43 Suppl 1: S181-8. Bhabhra, R. and D. S. Askew (2005). "Thermotolerance and virulence of Aspergillus fumigatus: role of the fungal nucleolus." Med Mycol 43 Suppl 1: S87-93.
- 99 -

Bibliografia

Blahova, J., M. Hupkova and V. Krcmery, Sr. (1995). "[The effectiveness of so-called potentiated penicillins (augmentin and tazobactam) in vitro]." Cas Lek Cesk 134(17): 558-61. Blume, K. G., S. J. Forman and F. R. Appelbaum (2004). Thomas' Hematopoietic Cell Transplantation, 3th Edition. Oxoford, Blackwell Publishing. Bow, E. J. (2005). "Long-term antifungal prophylaxis in high-risk hematopoietic stem cell transplant recipients." Med Mycol 43 Suppl 1: S277-87. Boyd, A. E., S. Modi, S. J. Howard, C. B. Moore, B. G. Keevil and D. W. Denning (2004). "Adverse reactions to voriconazole." Clin Infect Dis 39(8): 1241-4. Brooks, G. F., J. S. Butel and S. A. Morse (2005). Jawetz, Melnick e Adelberg Microbiologia Mdica, 22 Edio. Rio de Janeiro, McGraw-Hill Interamericana do Brazil Ltda. Buchheidt, D. and M. Hummel (2005). "Aspergillus polymerase chain reaction (PCR) diagnosis." Med Mycol 43 Suppl 1: S139-45. Centeno-Lima, S., J. M. de Lacerda, J. A. do Carmo, M. Abecasis, C. Casimiro and F. Exposto (2002). "Follow-up of anti-Aspergillus IgG and IgA antibodies in bone marrow transplanted patients with invasive aspergillosis." J Clin Lab Anal 16(3): 156-62. Chandler, F. W., W. Kaplan and L. Ajello (1980). Histopathology of Mycotic Diseases. Lochem, Wolfe Medical Publications, Ltd. Cordonnier, C. (2004). "Fungal infections: current diagnosis and treatment." Hematol J 5 Suppl 3: S59-62. Costa, C., J. M. Costa, C. Desterke, F. Botterel, C. Cordonnier and S. Bretagne (2002). "Real-time PCR coupled with automated DNA extraction and detection of galactomannan antigen in serum by enzyme-linked immunosorbent assay for diagnosis of invasive aspergillosis." J Clin Microbiol 40(6): 2224-7. Cotran, R. S., V. Kumar and T. Collins (2000). Robbins Patologia estrutural e funcional, 6 Edio. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan S.A. del Palacio, A., M. S. Cuetara and J. Ponton (2003a). "[Laboratory diagnosis of invasive aspergillosis]." Rev Iberoam Micol 20(3): 90-8. del Palacio, A., M. S. Cuetara and J. Ponton (2003b). "[Invasive aspergillosis]." Rev Iberoam Micol 20(3): 77-8. Devine, S. M., R. A. Brown, V. Mathews, K. Trinkaus, H. Khoury, D. Adkins, R. Vij, D. Sempek, T. Graubert, M. Tomasson, L. T. Goodnough and J. F. DiPersio (2005). "Reduced risk of acute GVHD following mobilization of HLA-identical sibling donors with GM-CSF alone." Bone Marrow Transplantation 36: 531-538.
- 100 -

Bibliografia

Einsele, H., K. Quabeck, K. D. Muller, H. Hebart, I. Rothenhofer, J. Loffler and U. W. Schaefer (1998). "Prediction of invasive pulmonary aspergillosis from colonisation of lower respiratory tract before marrow transplantation." Lancet 352(9138): 1443. Erjavec, Z. and P. E. Verweij (2002). "Recent progress in the diagnosis of fungal infectionsn in the immunocompromised host." Drug Resist Updat. 5(1): 3 - 10. Greene, R. (2005). "The radiological spectrum of pulmonary aspergillosis." Med Mycol 43 Suppl 1: S147-54. Herbrecht, R., D. W. Denning, T. F. Patterson, J. E. Bennett, R. E. Greene, J. W. Oestmann, W. V. Kern, K. A. Marr, P. Ribaud, O. Lortholary, R. Sylvester, R. H. Rubin, J. R. Wingard, P. Stark, C. Durand, D. Caillot, E. Thiel, P. H. Chandrasekar, M. R. Hodges, H. T. Schlamm, P. F. Troke and B. de Pauw (2002b). "Voriconazole versus amphotericin B for primary therapy of invasive aspergillosis." N Engl J Med 347(6): 408-15. Herbrecht, R., V. Letscher-Bru, C. Oprea, B. Lioure, J. Waller, F. Campos, O. Villard, K. L. Liu, S. Natarajan-Ame, P. Lutz, P. Dufour, J. P. Bergerat and E. Candolfi (2002a). "Aspergillus galactomannan detection in the diagnosis of invasive aspergillosis in cancer patients." J Clin Oncol 20(7): 1898-906. Herbrecht, R., A. Moghaddam, L. Mahmal, S. Natarajan-Ame, L. M. Fornecker and V. Letscher-Bru (2005). "Invasive aspergillosis in the hematologic and immunologic patient: new findings and key questions in leukemia." Med Mycol 43 Suppl 1: S23942. Herbrecht, R., S. Natarajan-Ame, V. Letscher-Bru and M. Canuet (2004). "Invasive pulmonary aspergillosis." Semin Respir Crit Care Med 25(2): 191-202. Hiltermann, T. J., R. G. Bredius, B. J. Gesink-vd Veer, B. Corrin, K. F. Rabe and J. J. Brahim (2003). "Bilateral cavitary pulmonary consolidations in a patient undergoing allogeneic bone marrow transplantation for acute leukemia." Chest 123(3): 929-34. Hoffbrand, A. V. and J. E. Pettit (1993). Aplastic Anaemia and BMT. Essential Haematology, 3th Edition. A. V. Hoffbrand. London, Blackwell Science Ltd: 121140. Hoffbrand, A. V. and J. E. Pettit (2000). Atlas Colorido de Hematologia Clnica, 3 Edio. So Paulo, Manole Ltda. Hope, W. W., T. J. Walsh and D. W. Denning (2005a). "The invasive and saprophytic syndromes due to Aspergillus spp." Med Mycol 43(suppl 1): S207-S238. Hope, W. W., T. J. Walsh and D. W. Denning (2005b). "Laboratory diagnosis of invasive aspergillosis." Lancet Infect Dis 5(10): 609-22.

- 101 -

Bibliografia

Husain, S., E. J. Kwak, A. Obman, M. M. Wagener, S. Kusne, J. E. Stout, K. R. McCurry and N. Singh (2004). "Prospective assessment of Platelia Aspergillus galactomannan antigen for the diagnosis of invasive aspergillosis in lung transplant recipients." Am J Transplant 4(5): 796-802. Jarque, I., R. Andreu, M. Salavert, D. Gomez, J. Peman, M. Gobernado and M. A. Sanz (2003). "[Value of Aspergillus galactomannan antigen detection in the diagnosis and follow-up of invasive aspergillosis in hematological patients]." Rev Iberoam Micol 20(3): 116-8. Kamei, K. and A. Watanabe (2005). "Aspergillus mycotoxins and their effect on the host." Med Mycol 43 Suppl 1: S95-9. Kawazu, M., Y. Kanda, S. Goyama, M. Takeshita, Y. Nannya, M. Niino, Y. Komeno, T. Nakamoto, M. Kurokawa, S. Tsujino, S. Ogawa, K. Aoki, S. Chiba, T. Motokura, N. Ohishi and H. Hirai (2003). "Rapid diagnosis of invasive pulmonary aspergillosis by quantitative polymerase chain reaction using bronchial lavage fluid." Am J Hematol 72(1): 27-30. Kawazu, M., Y. Kanda, Y. Nannya, K. Aoki, M. Kurokawa, S. Chiba, T. Motokura, H. Hirai and S. Ogawa (2004). "Prospective comparison of the diagnostic potential of realtime PCR, double-sandwich enzyme-linked immunosorbent assay for galactomannan, and a (1-->3)-beta-D-glucan test in weekly screening for invasive aspergillosis in patients with hematological disorders." J Clin Microbiol 42(6): 273341. Klont, R. R., M. A. Mennink-Kersten and P. E. Verweij (2004). "Utility of Aspergillus antigen detection in specimens other than serum specimens." Clin Infect Dis 39(10): 1467-74. Kontoyiannis, D. P., M. Boktour, H. Hanna, H. A. Torres, R. Hachem and Raad, II (2005). "Itraconazole added to a lipid formulation of amphotericin B does not improve outcome of primary treatment of invasive aspergillosis." Cancer 103(11): 2334-7. Kontoyiannis, D. P., D. Sumoza, J. Tarrand, G. P. Bodey, R. Storey and Raad, II (2000). "Significance of aspergillemia in patients with cancer: a 10-year study." Clin Infect Dis 31(1): 188-9. Kurup, V. P. (2005). "Aspergillus antigens: which are important?" Med Mycol 43 Suppl 1: S189-96. Lamy, B., M. Moutaouakil, J. P. Latge and J. Davies (1991). "Secretion of a potential virulence factor, a fungal ribonucleotoxin, during human aspergillosis infections." Mol Microbiol. 5(7): 1811-1815. Larone, D. H. (2002). Medically Important Fungi A guide to identification. Washington, ASM Press. Latge, J. P. (1999). "Aspergillus fumigatus and aspergillosis." Clin Microbiol Rev 12(2): 310-50.
- 102 -

Bibliografia

Liu, J. Q., L. M. Feng, H. Song, H. T. Meng, J. Jin and W. B. Qian (2005). "[Detection of Aspergillus infection in blood of malignant hematopoietic tumor patients by two-step polymerase chain reaction]." Zhonghua Nei Ke Za Zhi 44(10): 726-9. Lombardi, G., C. Farina, S. Andreoni, D. D'Antonio, E. Faggi, E. Manso and A. Mazzoni (2002). "Multicenter evaluation of an enzyme immunoassay (Platelia Aspergillus) for the detection of Aspergillus antigen in serum." Mycopathologia 155(3): 129-33. Machetti, M., M. J. Majabo, E. Furfaro, N. Solari, A. Novelli, F. Cafiero and C. Viscoli (2006). "Kinetics of galactomannan in surgical patients receiving perioperative piperacillin/tazobactam prophylaxis." J Antimicrob Chemother 58(4): 806-10. Maertens, J., K. Theunissen, E. Verbeken, K. Lagrou, J. Verhaegen, M. Boogaerts and J. V. Eldere (2004). "Prospective clinical evaluation of lower cut-offs for galactomannan detection in adult neutropenic cancer patients and haematological stem cell transplant recipients." Br J Haematol 126(6): 852-60. Maertens, J., J. Van Eldere, J. Verhaegen, E. Verbeken, J. Verschakelen and M. Boogaerts (2002). "Use of circulating galactomannan screening for early diagnosis of invasive aspergillosis in allogeneic stem cell transplant recipients." J Infect Dis 186(9): 1297306. Marr, K. A., R. A. Carter, M. Boeckh, P. Martin and L. Corey (2002). "Invasive aspergillosis in allogeneic stem cell transplant recipients: changes in epidemiology and risk factors." Blood 100(13): 4358-4366. Mays, S. R., M. A. Bogle and G. P. Bodey (2006). "Cutaneous fungal infections in the oncology patient: recognition and management." Am J Clin Dermatol 7(1): 31-43. Mennink-Kersten, M. A., J. P. Donnelly and P. E. Verweij (2004). "Detection of circulating galactomannan for the diagnosis and management of invasive aspergillosis." Lancet Infect Dis 4(6): 349-57. Millon, L., R. Piarroux, E. Deconinck, C. E. Bulabois, F. Grenouillet, P. Rohrlich, J. M. Costa and S. Bretagne (2005). "Use of real-time PCR to process the first galactomannan-positive serum sample in diagnosing invasive aspergillosis." J Clin Microbiol 43(10): 5097-101. Moragues, M. D., E. Amutio, J. C. Garcia-Ruiz and J. Ponton (2003). "[Usefulness of galactomannan detection in the diagnosis and follow-up of hematological patients with invasive aspergillosis]." Rev Iberoam Micol 20(3): 103-10. Morelle, W., M. Bernard, J. P. Debeaupuis, M. Buitrago, M. Tabouret and J. P. Latge (2005). "Galactomannoproteins of Aspergillus fumigatus." Eukaryot Cell 4(7): 130816. Musher, B., D. Fredricks, W. Leisenring, S. A. Balajee, C. Smith and K. A. Marr (2004). "Aspergillus galactomannan enzyme immunoassay and quantitative PCR for diagnosis of invasive aspergillosis with bronchoalveolar lavage fluid." J Clin Microbiol 42(12): 5517-22.

- 103 -

Bibliografia

Nourry, L., F. Gagnadoux, M. Pierrot, A. L. Gourdier, A. Mercat and J. L. Racineux (2005). "[Invasive pulmonary aspergillosis complicating septic shock]." Rev Mal Respir 22(5 Pt 1): 806-10. O'Fel, A. (1997). Parasitologie Mycologie. Saint-Maur, Format Utile. Palomares, J. C., M. Ramirez, A. Aller, M. J. Torres, C. Castro, E. Jean-Paule, J. Aznar and E. Nartin-Mazuelos (2005). "Comparison between PCR and detection of antigen in whole blood samples for early diagnosis of invasive Aspergillosis " Mycoses 48(suppl 2): 82. Paoletti, M., C. Rydholm, E. U. Schwier, M. J. Anderson, G. Szakacs, F. Lutzoni, J. P. Debeaupuis, J. P. Latge, D. W. Denning and P. S. Dyer (2005). "Evidence for sexuality in the opportunistic fungal pathogen Aspergillus fumigatus." Curr Biol 15(13): 1242-8. Pazos, C. and A. del Palacio (2003). "[Early diagnosis of invasive aspergillosis in neutropenic patients with bi-weekly serial screening of circulating galactomannan by Platelia Aspergillus]." Rev Iberoam Micol 20(3): 99-102. Pazos, C., J. Ponton and A. Del Palacio (2005). "Contribution of (1->3)-beta-D-glucan chromogenic assay to diagnosis and therapeutic monitoring of invasive aspergillosis in neutropenic adult patients: a comparison with serial screening for circulating galactomannan." J Clin Microbiol 43(1): 299-305. Peixinho, P., T. Sabino, C. Duarte, T. Cruz and N. Braganca (2003). "[Invasive pulmonary aspergillosis]." Acta Med Port 16(2): 97-9. Perfect, J. R., G. M. Cox, J. Y. Lee, C. A. Kauffman, L. de Repentigny, S. W. Chapman, V. A. Morrison, P. Pappas, J. W. Hiemenz and D. A. Stevens (2001). "The impact of culture isolation of Aspergillus species: a hospital-based survey of aspergillosis." Clinical Infectious Diseases 33: 1824-1833. Przepiorka, D., D. Weisdorf, P. Martin, H. G. Klingemann, P. Beatty, J. Hows and E. D. Thomas (1995). "1994 Consensus Conference on Acute GVHD Grading." Bone Marrow Transplantation 15(6): 825 - 28. Raja, N. S. and N. N. Singh (2006). "Disseminated invasive aspergillosis in an apparently immunocompetent host." J Microbiol Immunol Infect 39(1): 73-7. Rementeria, A., N. Lopez-Molina, A. Ludwig, A. B. Vivanco, J. Bikandi, J. Ponton and J. Garaizar (2005). "Genes and molecules involved in Aspergillus fumigatus virulence." Rev Iberoam Micol 22(1): 1-23. Richardson, M. D. (2005b). "Changing patterns and trends in systemic fungal infections." J Antimicrob Chemother 56 Suppl 1: i5-i11. Richardson, M. D. and D. W. Warnock (2003). Fungal Infection Diagnosis and Management, 3th edition. Victoria, Blackwell Publishing Asia Pty Ltd.

- 104 -

Bibliografia

Saballs-Radresa, P., J. L. Lopez-Colomes, J. Gimeno-Cobos and H. Knobel (2000). "[Invasive aspergillosis: treatment]." Rev Iberoam Micol 17(3): S93-6. Sambatakou, H., B. Dupont, H. Lode and D. W. Denning (2006). "Voriconazole treatment for subacute invasive and chronic pulmonary aspergillosis." Am J Med. 119(6): 527.e17-24. Sanguinetti, M., B. Posteraro, L. Pagano, G. Pagliari, L. Fianchi, L. Mele, M. La Sorda, A. Franco and G. Fadda (2003). "Comparison of real-time PCR, conventional PCR, and galactomannan antigen detection by enzyme-linked immunosorbent assay using bronchoalveolar lavage fluid samples from hematology patients for diagnosis of invasive pulmonary aspergillosis." J Clin Microbiol 41(8): 3922-5. Scotter, J. M., P. Campbell, T. P. Anderson, D. R. Murdoch, S. T. Chambers and W. N. Patton (2005). "Comparison of PCR-ELISA and galactomannan detection for the diagnosis of invasive aspergillosis." Pathology 37(3): 246-53. Sharma, O. P. and R. Chwogule (1998). "Many faces of pulmonary aspergillosis." Eur Respir J 12(3): 705-15. Siddiqui, A. A., A. A. Shah and S. H. Bashir (2004). "Craniocerebral aspergillosis of sinonasal origin in immunocompetent patients: clinical spectrum and outcome in 25 cases." Neurosurgery 55(3): 602-613. Stevens, D. A. (2002). "Diagnosis of fungal infections: current status." J Antimicrob Chemother 49 Suppl 1: 11-9. Suankratay, C., P. Kanitcharaskul and K. Arunyingmongkol (2006). "Galactomannan antigenemia for the diagnosis of invasive aspergillosis in neutropenic patients with hematological disorders." J Med Assoc Thai 89(11): 1851-8. Sulahian, A., F. Boutboul, P. Ribaud, T. Leblanc, C. Lacroix and F. Derouin (2001). "Value of antigen detection using an enzyme immunoassay in the diagnosis and prediction of invasive aspergillosis in two adult and pediatric hematology units during a 4-year prospective study." Cancer 91(2): 311-8. Tanriover, M. D., G. Metan, B. Altun, G. Hascelik and O. Uzun (2005). "False positivity for Aspergillus antigenemia related to the administration of piperacillin/tazobactam." Eur J Intern Med 16(7): 489-91. Tarrats, M. R. and J. P. de la Bellacasa (2003). "Deteccin de antgeno galactomanano de Aspergillus en el trasplante alognico de progenitores hematopoyticos." Rev Iberoam Micol 20: 111-115. Upton, A., A. Gugel, W. Leisenring, A. Limaye, B. Alexander, R. Hayden and K. A. Marr (2005). "Reproducibility of low galactomannan enzyme immunoassay index values tested in multiple laboratories." J Clin Microbiol 43(9): 4796-800.

- 105 -

Bibliografia

Verweij, P. E., E. C. Dompeling, J. P. Donnelly, A. V. Schattenberg and J. F. Meis (1997). "Serial monitoring of Aspergillus antigen in the early diagnosis of invasive aspergillosis. Preliminary investigations with two examples." Infection 25(2): 86-9. Walsh, T. J., R. W. Finberg, C. Arndt, J. Hiemenz, C. Schwartz, D. Bodensteiner, P. Pappas, N. Seibel, R. N. Greenberg, S. Dummer, M. Schuster and J. S. Holcenberg (1999). "Liposomal amphotericin B for empirical therapy in patients with persistent fever and neutropenia. National Institute of Allergy and Infectious Diseases Mycoses Study Group." N Engl J Med 340(10): 764-71. Walsh, T. J., P. Pappas, D. J. Winston, H. M. Lazarus, F. Petersen, J. Raffalli, S. Yanovich, P. Stiff, R. Greenberg, G. Donowitz, M. Schuster, A. Reboli, J. Wingard, C. Arndt, J. Reinhardt, S. Hadley, R. Finberg, M. Laverdiere, J. Perfect, G. Garber, G. Fioritoni, E. Anaissie and J. Lee (2002). "Voriconazole compared with liposomal amphotericin B for empirical antifungal therapy in patients with neutropenia and persistent fever." N Engl J Med 346(4): 225-34. Wheat, L. J. (2003). "Rapid diagnosis of invasive aspergillosis by antigen detection." Transpl Infect Dis 5(4): 158-66.

- 106 -

Vous aimerez peut-être aussi