Vous êtes sur la page 1sur 36

Biologia da Conservao

Dr. Gisele Lobo Hajdu Departamento de Gentica Email: glhajdu@uerj.br

O que biologia da conservao? a CINCIA da ESCASSEZ e da DIVERSIDADE

Biologia da Conservao
Usa princpios da: 1) Ecologia, 2) Gentica de Populaes, 3) Biologia de Populaes e, 4) Sistemtica e taxonomia para descrever a diversidade biolgica e formas de conservao desta.

Biologia da Conservao
Tambm emprega: 1) economia e direito (leis), 2) conceitos filosficos, 3) dados antropolgicos e, 4) dados sociolgicos. Para entender os efeitos da atividade humana na diversidade de espcies e habitats (Dan Simberloff).

Biologia da Conservao
NO ambientalismo. NO ativismo poltico sobre a economia global. NO uma religio. muito difcil divorciar esses temas da biologia da conservao.

Quem so os Conservacionistas?
Um conservacionista uma pessoa que advoga ou pratica o uso sensato e cuidadoso das reservas naturais. Engenheiros florestais que usam prudentemente as rvores e fazendeiros que praticam o uso sbio do solo e da gua so conservacionistas.

Preservacionistas
Um preservacionista advoga a autorizao para que algumas terras e criaturas existam sem interferncia humana. A maioria das pessoas aceita a idia que conservao envolve demarcar uma certa quantidade de terras como parques e manter certas espcies sem utiliz-las.

Ambientalistas
Um ambientalista algum que se preocupa com o impacto das pessoas na qualidade ambiental. A poluio do ar e da gua; a superpopulao humana e o uso inapropriado das reservas so preocupaes urgentes. Existe uma grande sobreposio de pontos de vista entre ambientalistas e conservacionistas.

Ecologistas
Tradicionalmente, um ecologista um cientista que estuda as relaes entre os organismos e seus ambientes. Freqentemente, a palavra ecologista utilizada na imprensa popular como sinnimo para ambientalista, visto que muitos ecologistas fornecem as bases cientficas para o movimento ambientalista.

Origens da Biologia da Conservao


As origens da biologia da conservao podem ser conectadas com as origens das crenas religiosas e filosficas. Em muitas religies, pessoas so vistas em conexo fsica e espiritual com as plantas e animais. Exemplos: Taonistas, Xintostas, Hindus, Budistas, e filosofias nativas da frica, Amrica e Polinsia.

Origens da Biologia da Conservao


Entretanto, os europeus acreditavam nas filosofias Cristo-Judaica onde Deus instruiu Ado e Eva para: Sede fecundos e tornai-vos muitos e enchei a Terra, e sujeitai-a; e tende em sujeio toda a criatura vivente que se move na Terra (Gnesis)

Origens da Biologia da Conservao


Assim, as pessoas prosseguiram e converteram a natureza em posses o mais rpido possvel. Esse ponto de vista justifica quase todo o uso das terras e implica que deixar terras improdutivas um uso indevido do presente de Deus, o que era considerado estpido, diablico e um desperdcio.

Origens da Biologia da Conservao


Essa viso antropocntrica (centrada no homem) da natureza levou a explorao e degradao de vastos recursos naturais em regies colonizadas por europeus. As riquezas e benefcios foram usurpados pelos poderes nas colnias, enquanto as necessidades dos no-europeus era ignorada.

Origens da Biologia da Conservao


Alguns cientistas observadores, especialmente aqueles trabalhando em pequenas ilhas, perceberam que a proteo das matas era necessria para prevenir a eroso dos solos, manter o suprimento de madeira, e prevenir a escassez de alimentos. Mudanas dramticas nos nmeros da vida selvagem levaram a fundao de diversas sociedades de preservao.

Histria da Biologia da Conservao


Um incontvel nmero de espcies foi prematuramente extinto, ciclos hidrolgicos e qumicos foram desequilibrados, bilhes de toneladas de solo superficial foram perdidos, a diversidade gentica foi erodida, e o clima do planeta foi perturbado.

Histria da Biologia da Conservao


Em todos os locais onde os humanos se estabeleceram, a destruio ambiental tem sido a regra. Muitas, se no todas, as sociedades humanas deixaram um impacto destrutivo permanente no mundo natural. O dramtico aumento da humanidade nos ltimos dois sculos alterou todos os ecossistemas naturais do planeta.

Histria da Biologia da Conservao


Na Europa, esforos de conservao eram dedicados ao manejo privado de terras e organismos com fim de entretenimento e manuteno de terras particulares de nobres. Similarmente, na sia, esforos de conservao eram orientados para diverso e restritos a terras de abastados proprietrios.

Na America os esforos de conservao podem ser classificados em trs movimentos filosficos: 1) tica Conservacionista Transcendentalista ou Romntica, 2) tica Conservacionista de Reserva Utilitria, e 3) tica da Terra ou tica Ecolgico-Evolutiva da Terra.

1) tica Conservacionista Transcendentalista


No meio do sculo dezenove Ralph Waldo Emerson, Henry David Thoreau, e John Muir escreveram palavras eloqentes sobre as maravilhas da natureza em uma linguagem mstica, quase religiosa. Seus escritos convenceram vrias pessoas da necessidade de salvar lugares selvagens, independente do fato desses locais serem ou no economicamente explorveis.

2) tica Conservacionista de Reserva Utilitria


Gifford Pinchot, Teddy Roosevelt, e outros reconheceram que seria em nosso prprio interesse a proteo de ao menos algumas pores do mundo natural. Contudo, suas motivaes para que se fizesse isso eram que a humanidade obteria "recursos naturais" importantes da terra.

2) tica Conservacionista de Reserva Utilitria


Diferentemente dos conservacionistas filosficos, que esperam proteger as reas naturais por suas qualidades, Pinchot e os utilitarianos esperam proteger as reas naturais pelo que elas podero fazer por ns.

3) tica da Terra de Aldo Leopold


A tica da Terra de Aldo Leopold , de vrias formas, a sntese das duas ticas anteriores. Falta, principalmente, o tom quase-religioso de Thoreau e Muir, e falta a abordagem estritamente utilitria de Pinchot. Fundamentalmente, a tica da terra reconhece que ns obtemos benefcios da natureza, mas a conectividades dos sistemas ecolgicos torna difcil, se no impossivel, identificar apenas componentes teis.

Histria da Biologia da Conservao


A primeira e a terceira das ticas so amplamente aceitas nos crculos conservacionistas, mas apenas a segunda tem sido persuasiva para aqueles ainda no dedicados a conservao. Como resultado, os esforos conservacionistas esto predominantemente preocupados com:

Histria da Biologia da Conservao


1) Conservao de terras: determinar reas de terras para proteo e divertimento pblico 2) Conservao da vida selvagem: manejo de populaes animais para prover oportunidades para caa, pesca, e observao.

Histria da Biologia da Conservao


Interessantemente, os esforos conservacionistas, ao menos at o incio dos anos 1960, eram quase inteiramente direcionados conservao biolgica. Nos anos 1950 e especialmente nos 1960, essas preocupaes se ampliaram em preocupaes mais gerais sobre poluio e populao (Rachel Carson, com seu trabalho Silent Spring; e Paul Ehrlich, com The Population Bomb).

Histria da Biologia da Conservao


Os bilogos acadmicos estavam pouco envolvidos em fornecer conselhos aos administradores de recursos encarregados na proteo de espcies ameaadas ou no manejo de reas de proteo e reservas naturais. Administradores de recursos eram treinados principalmente em departamentos de engenharia florestal, engenharia de recursos naturais, e de manejo da vida selvagem.

Histria da Biologia da Conservao


Conseqentemente, Departamentos de Manejo da Vida Selvagem freqentemente tinham pouco contato com colegas fazendo pesquisa bsica em ecologia, biologia evolutiva, e sistemtica. Os gerentes de Departamentos de Manejo da Vida Selvagem cuidavam de etapas prticas para reduzir fatores que levavam as espcies extino ou para transportar espcies para refgios seguros.

Histria da Biologia da Conservao


Os administradores da vida selvagem tradicionalmente operaram de forma prtica com o objetivo de fornecer reservas recreativas para pessoas, incluindo nmeros sustentveis de espcies aproveitveis pelo homem, especialmente aves e mamferos.

Histria da Biologia da Conservao


A Biologia da Conservao surgiu porque nenhuma das tradicionais disciplinas aplicadas eram amplas o suficiente para enderear presses crticas perda de diversidade biolgica. No final dos anos 1970 e incio dos 1980, Michael Soul e outros comearam a descrever a necessidade de um campo de estudo de biologia da conservao.

Histria da Biologia da Conservao


A Biologia da Conservao complementa as disciplinas aplicadas e fornece uma abordagem terica mais geral para a proteo da diversidade biolgica. O campo da Biologia da Conservao a resposta da comunidade cientfica crise da biodiversidade.

Histria da Biologia da Conservao


Foi a exploso de teorias e dados de estudos de 1) Ecologia de comunidades e 2) Biogeografia de ilhas que realmente fez a disciplina de Biologia da Conservao sobrepor as tradicionais disciplinas de cincias puras.

Histria da Biologia da Conservao


A Biologia da Conservao apresenta caractersticas pouco comuns, nem sempre encontradas em outras cincias, j que requer uma abordagem multidisciplinar. Ela reconhece a necessidade da integrao dos no-bilogos (economistas, socilogos, cientistas polticos ) para a conservao de espcies.

Alguns trabalhos influentes em conservao


Leopold, A. (1933) Game Management Dasmann, R. (1959). Environmental Conservation Ehrenfeld, D. (1970). Biological Conservation Soul. M., and Wilcox, B. (1980) Conservation Biology: An evolutionary perspective Frankel, O.H. and Soul, M. (1981). Conservation and Evolution Wilson, E.O. (1993). The Diversity of Life

Como podemos ajudar? Siga o mantra ambientalista: Reduza, Re-use, Recicle

Vous aimerez peut-être aussi