Vous êtes sur la page 1sur 5

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS EM

1.

O texto a seguir foi dividido em partes e posto fora de ordem. Alm disso, foi acrescentada uma parte que no pertence a esse excerto. Numere as partes do conto de l a 8, ( ( ( ( ( ( ( ( )"Quem observasse Aurlia naquele momento, )Era uma expresso fria, pausada, inflexvel, )no deixaria de notar a nova fisionomia que tomara )Operava-se nela uma revoluo. O princpio vital da mulher abandonava seu foco natural, o corao, )que jaspeava sua beleza, dando-lhe quase a gelidez da esttua. )para concentrar-se no crebro, onde residem as faculdades especulativas do homem." )Mas no lampejo de seus grandes olhos pardos brilhavam irradiaes da inteligncia. )o seu belo semblante e que influa em toda a sua pessoa.
ALENCAR, Jos de. Senhora. So Paulo: DCL, 2005. p. 14.

A ordem seqencial que, adequadamente, reconstitui o texto : ( )15378463 a -------. (b l-4 -7 -8 -3 ) -2 -5 -6 . (c 4 -3 -5 -7 . ) -1 -2 -8 -6 (d 5 -76 -2 - . ) -1 - -8 -43 (e l-5 -6 -8 -3 ) -2 -7 -4 .

2 Leia com ateno o trecho a seguir: . O processo de envelhecimento e a velhice preocupam os homens desde as primeiras civilizaes. Porm, foi no sculo XX que essas questes passaram a ser investigadas com maior entusiasmo. Constitui-se ento as duas disciplinas voltadas a esses estudos, a Gerontologia e a Geriatria. A primeira voltada aos estudos da velhice, do envelhecimento e dos idosos, e a segunda, uma especialidade mdica, centrada no tratamento das doenas dos idosos e da velhice. Esses estudos vm se intensificando em todo o mundo, no apenas pelo simples interesse de alguns pesquisadores em desvendar os processos relacionados ao envelhecimento, mas tambm pelo aumento do nmero de idosos nas ltimas dcadas. Esse aumento resultado do crescimento econmico, das melhorias da rea da sade e das descobertas no setor farmacutico. Surge uma nova viso sobre a ltima fase da vida, na qual se lana a idia de que possvel ter uma velhice com mais sade, maior insero na sociedade e com mais prazer. Lanado em junho deste ano, durante o 13 Congresso da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, o Tratado de geriatria e gerontologia traz, em mais de mil pginas, uma coletnea de artigos que abordam todas essas questes ligadas velhice, produzidos por quase 200 especialistas no tema, em suas diferentes reas de atuao. So mdicos, psiclogos, educadores, socilogos, antroplogos, pessoas de diversas formaes que se renem nessa obra com um objetivo comum: orientar os profissionais da rea no estudo, na pesquisa e no atendimento ao idoso.
O trecho em questo faz parte de uma resenha. O posicionamento do autor do texto em relao ao livro resenhado favorvel ou no? Observe: I. "Esses estudos vm se intensificando em todo o mundo." II. "Esses estudos intensificam-se em todo o mundo." Por que podemos afirmar que foi mais apropriado o uso da primeira na resenha? a) Porque a resenha um gnero literrio que valoriza a poeticidade do que se diz. b) Porque a resenha um gnero no literrio que valoriza a clareza do que se diz. c) Porque a resenha um gnero literrio e narrativo em que a linguagem deve ser muito clara. d) Porque a resenha um gnero literrio e narrativo em que a linguagem deve ser, principalmente, potica. e) Porque a resenha um gnero no literrio e narrativo que valoriza principalmente as opinies negativas do enunciador.
PALLONE, Simone. Resenha, Comcincia: revista eletrnica de jornalismo cientfico. Disponvel em: <www.comciencia.br/resenhas/envelhecimento/tratado.htm>. Acesso em: 11 mar. 2008.

3. Leia com ateno o poema a seguir: No dispersar no entregar os pontos permanecer unidos uns contra os outros

os outros com os inimigos os aliados comuns para facilitar os confrontos.

VOGT, Carlos. Guerra solidria. Comcincia:revista eletrnica de jornalismo cientfico. Disponvel em:<http://www.comciencia.br/comcienciasextion=8&id=213&edicao=20>. Acesso em: 12 mar. 2008.

Pelo contexto podemos identificar o ttulo do poema entre os apresentados a seguir: a) Guerra solidria. b) Os pontos da costura. 4. Observe a resposta a seguir:
As idias aparecem do nada. Ou seja, voc tem que prestar ateno ao que acontece ao seu redor. Comigo funciona muito assim, sabe... Neste caso especfico, o da prxima novela, eu estava na feira, olhando o vendedor de pastel. Ele um chins mais ou menos da minha idade... A ele gritou para um velhinho que ficava no canto, um chins tambm: "Sai da frente, velho chato!". E eu que pensava que na cultura chinesa os velhos fossem respeitados! Cara, na hora me veio a idia de fazer uma novela sobre esse assunto, o tratamento aos idosos...

c) As rvores frutferas. d) O sonho de Rebeca. e) Cinema estelar.

A pergunta mais adequada a essa resposta : a) Por que voc gosta tanto de pastel de feira? b) Faz trs anos que voc no trabalha como ator. O que voc esteve fazendo nesse perodo? c) Como surgiu a idia da prxima novela das oito? d) Quanto tempo levou para voc ter a idia do seu novo filme? e) Como se chama o seu novo show de televiso?

5. Releia o trecho a seguir de Os Lusadas:


Mas um velho, de aspeito venerando, Que ficava nas praias, entre a gente, Postos em ns os olhos, meneando Trs vezes a cabea, descontente, A voz pesada um pouco alevantando, Que ns no mar ouvimos claramente, Cum saber s de experincias feito, Tais palavras tirou do experto peito: - glria de mandar, v cobia Desta vaidade, a quem chamamos Fama! fraudulento gosto, que se atia Ca aura popular, que honra se chama! Que castigo tamanho e que justia Fazes no peito vo que muito te ama! Que mortes, que perigos, que tormentas, Que crueldades neles exprimentas!

CAMES, Lus Vs de. Os Lusadas. Encontrado em <http://www.doniiniopubuco.gov.br/download/texto/bvOOl 62,pdf>. Acesso em: 30 de abril de 2008.

O velho do Restelo no uma personagem histrica no texto de Cames; portanto, ela aparece no texto com um carter simblico. O fato de ele ter idade avanada , por exemplo, um smbolo que representa:
a) a sabedoria.

b) a loucura.

c) a ganncia.

d) o convvio social.

e) a morte.

6. Leia atentamente o trecho a seguir: Sempre adotei a doutrina Ditada pelo rifo, De ver-se a cara do homem Mas no ver-se o corao, Entre a palavra e a obra H enorme distino.
BARROS, Leandro Gomes de. As proezas de um namorado mo fino. Disponvel em: <http://www.dominio publico. gov.br/download/ iexto/jpOOOO 14.pdf>. Acesso em: 2 maio 2008.

Sobre a literatura de cordel, afirma-se: I. Predominam versos em redondilha maior. II. A estrutura dos versos das estrofes a, b, c, b, d, b. III. Aborda sempre temas ligados ao desenvolvimento da boa moral. IV. expresso da cultura popular brasileira. Esto corretas: a) Somente I, II e IV. b) Somente I, II e III. c) Somente I, III e IV.

d) Somente II, III e IV.

e) Todas.

Leia agora uma nova estrofe do poema de cordel que estamos estudando: Z-pitada era um rapaz Que em tempos idos havia Amava muito uma moa O pai dela no queria...

O desastre um diabo Que persegue a simpatia.


Disponvel em: <http://www,doimmopub!ico.gov.br/download/texto/jp000014.pdf>.Acesso em: 2 maio 2008.

Se eu considerar o termo "uma" em "Amava muito uma moa" como artigo indefinido, ento o sentido aproximado do verso passa a ser: a) Amava muito uma certa moa. b) Amava muito uma nica moa. c) Amava muito todas as moas. d) Amava muito aquela moa especfica. e) Amava muito uma moa muito especial. 8. lcool, crescimento e pobreza O lavrador de Ribeiro Preto recebe em mdia R$ 2,50 por tonelada de cana cortada. Nos anos 1980, esse trabalhador cortava cinco toneladas de cana por dia. A mecanizao da colheita o obrigou a ser mais produtivo. O corta-cana derruba agora oito toneladas por dia. O trabalhador deve cortar a cana rente ao cho, encurvado. Usa roupas mal-ajambradas, quentes, que lhe cobrem o corpo, para que no seja lanhado pelas folhas da planta. O excesso de trabalho causa a birola: tontu-ra, desmaio, cibra, convulso. A fim de agentar dores e cansao, esse trabalhador toma drogas e solues de glicose, quando no farinha mesmo. Tem aumentado o nmero de mortes por exausto nos canaviais. O setor da cana produz hoje uns 3,5% do PIB. Exporta US$ 8 bilhes. Gera toda a energia eltrica que consome e ainda vende excedentes. A indstria de So Paulo contrata cientistas e engenheiros para desenvolver mquinas e equipamentos mais eficientes para as usinas de lcool. As pesquisas, privada e pblica, na rea agrcola (cana, laranja, eucalipto etc.) desenvolvem a bioqumica e a gentica no pas. (Adaptado de: FREIRE, Vincius Torres. Folha de S. Paulo, 11 mar, 2007.).
LCOOL

: o MUNDO DE OLHO eu NOSSA TECNOLOGIA

- Ah, fico meio encabulado em ter de comer com a mo diante de tanta gente! Confrontando-se as informaes do texto com as da charge acima, conclui-se que:
a) b)

si. c)

a charge contradiz o texto ao mostrar que o Brasil possu tecnologia avanada no setor agrcola. a charge e o texto abordam, a respeito da cana-de-acar brasileira, duas realidades distintas e sem relao entre

o texto e a charge consideram a agricultura brasileira avanada, do ponto de vista tecnolgico. d) a charge mostra o cotidiano do trabalhador, e o texto defende o fim da mecanizao da produo da cana-deacar no setor sucroalcooleiro. e) o texto mostra disparidades na agricultura brasileira, na qual convivem alta tecnologia e condies precrias de trabalho, que a charge ironiza. 9. Leia com ateno o texto:
[Em Portugal], voc poder ter alguns probleminhas se entrar numa loja de roupas desconhecendo certas sutilezas da lngua. Por exemplo, no adianta pedir para ver os ternos pea para ver os fatos. Palet casaco. Meias so pegas. Suter camisola mas no se assuste, porque calcinhas femininas so cuecas. (No uma delcia?) (Ruy Castro. Viaje Bem. Ano VIII, n 3, 78.) O texto destaca a diferena entre o portugus do Brasil e o de Portugal quanto (A) ao vocabulrio. (B) derivao. (C) pronncia. (D) ao gnero. (E) sintaxe.

10. As dimenses continentais do Brasil so objeto de reflexes expressas em diferentes linguagens. Esse tema aparece no seguinte poema: (....) Que tem se o quinhentos ris meridional Que importa que uns falem mole descansado Vira cinco tostes do Rio pro Norte? Que os cariocas arranhem os erres na garganta Junto formamos este assombro de misrias e grandezas, Que os capixabas e paroaras escancarem as vogais? Brasil, nome de vegetal! (....)
(Mrio de Andrade. Poesias completas. 6. ed. So Paulo: Martins Editora, 1980.)

O texto potico ora reproduzido trata das diferenas brasileiras no mbito (A) tnico e religioso. (B) lingstico e econmico.
11.

(C) racial e folclrico. (D) histrico e geogrfico. (E) literrio e popular.

A situao abordada na tira torna explcita a contradio entre a (A) relaes pessoais e o avano tecnolgico. (B) inteligncia empresarial e a ignorncia dos cidados. (C) incluso digital e a modernizao das empresas. (D) economia neoliberal e a reduzida atuao do Estado. (E) revoluo informtica e a excluso digital. 12. O termo (ou expresso) destacado que est empregado em seu sentido prprio, denotativo ocorre em (A) (....) de lao e de n De gibeira o jil Dessa vida, cumprida a sol (....)
(Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos. setembro de 1992.)

(B) Protegendo os inocentes que Deus, sbio demais, pe cenrios diferentes nas impresses digitais.
(Maria N. S. Carvalho. Evangelho da Trova. /s.n.b.)

(C) O dicionrio-padro da lngua e os dicionrios unilnges so os tipos mais comuns de dicionrios. Em nossos dias, eles se tornaram um objeto de consumo obrigatrio para as naes civilizadas e desenvolvidas.
(Maria T. Camargo Biderman. O dicionrio-padro da lngua. Alfa (28), 2743, 1974 Supl.)

(D)

(E) Humorismo a arte de fazer ccegas no raciocnio dos outros. H duas espcies de humorismo: o trgico e o cmico. O trgico o que

no consegue fazer rir; o cmico o que verdadeiramente trgico para se fazer.


(Leon Eliachar. www.mercadolivre.com.br. acessado em julho de 2005.

Vous aimerez peut-être aussi