Vous êtes sur la page 1sur 3

Escola Bsica Frei Andr da Veiga Cincias Naturais 9 ano Nome: Data:

Turma:

N:

1. Classifica as seguintes afirmaes em verdadeiras (V) ou falsas (F). Durante uma relao sexual, o esperma no contacta com: V F os canais deferentes. V F o orifcio vaginal. V F os epiddimos. V F as trompas de Falpio. V F o tero.

2. Com as opes

assexuada informao gentica clula-ovo sexuada dois progenitores gmetas

complete correctamente a frase:

Na espcie humana a reproduo __________________________ , ou seja, h a interveno de __________________________ . Da unio dos __________________________ feminino e masculino resulta uma __________________________ que contm a __________________________ presente nesses gmetas, responsvel pela originalidade do novo ser em desenvolvimento.

3. Responde s seguintes questes. O sistema genital do homem no totalmente independente do sistema urinrio. A uretra um rgo que se relaciona com: o sistema urinrio, porque permite a excreo da... ____________________________________________ o sistema reprodutor, ao possibilitar a libertao de ... ____________________________________________

4. Com as opes

do corpo amarelo ovcito folicular ejaculao progesterona ovulao

complete correctamente a frase:

A libertao do __________________________ denomina-se __________________________ e separa a fase __________________________ da fase __________________________ , responsvel pela mxima concentrao da hormona __________________________ .

5. Com as opes

sistema reprodutor gmetas sexuada dois progenitores dimorfismo fcil relaes sexuais

complete correctamente a frase:

Na espcie humana a reproduo __________________________ : a formao de um novo indivduo requer a interveno de __________________________ que, no seu __________________________ , produzem __________________________ que se unem, formando o ovo. Na nossa espcie __________________________ distinguir o sexo masculino do feminino, dizendo-se que h __________________________ sexual.

6. Indica, com uma cruz, a resposta correcta. Os folculos ovricos...

existem em nmero limitado e esto presentes nos ovrios desde o nascimento da mulher. so os locais onde ocorre a fecundao. formam-se mensalmente, desde a puberdade. deixam de se formar aps a menopausa.

7. Indica, com uma cruz, a resposta correcta. A sexualidade...

faz parte do nosso ser desde o momento em que nascemos. inicia-se quando atingimos a idade adulta. inicia-se com a primeira relao sexual. Nenhuma das anteriores.

8. Responde s seguintes questes. Observa a figura. Identifica o processo representado. ____________________________________________ Como se designam as vacas produzidas pelo processo representado. ____________________________________________

9. Classifica as seguintes afirmaes em verdadeiras (V) ou falsas (F). Observa a figura com ateno. V F Na figura est representado um gmeta feminino. V F A estrura D permite a mobilidade do gmeta. V F Na estrutura B est contido o material gentico que, caso ocorra fecundao, vai fazer parte do ovo. V F A extremidade da estrutura A - o acrossoma - importante para a penetrao no ovcito, tornando possvel a fecundao. V F O gmeta possui dimenses que possibilitam a sua visualizao a olho n.

Vous aimerez peut-être aussi