Vous êtes sur la page 1sur 4

Das vagas nas prises erguidas no oeste paulista.

Kleber Augusto GABRIEL1

RESUMO: H tempos que se tm notcias sobre os diversos estabelecimentos prisionais na regio oeste do estado de So Paulo, sempre se levando em conta os habitantes destas cadeias, at porque o prprio Estado quem distribui estas populaes, atravs de critrios que vo desde a periculosidade, at mesmo a tipificao criminal. Neste estudo, pretende-se mostrar alguns aspectos sediciosos destes critrios de alocao, em nenhum momento sendo desfavorvel ou no a estas polticas. Expressas aqui estaro apenas informaes pblicas e, perceptveis a qualquer cidado, que as busque nos registros oficiais, como nos stios eletrnicos dos Governos dos Estados de So Paulo e Rio de Janeiro. Palavras-chave: Lotao. Vagas. Penitencirias. Estabelecimentos Prisionais.

INTRODUO

Roberto Lyra disse certa feita que o Direito Penal o rosto do Direito, no qual se manifesta toda a individualidade de um povo, seu pensar e seu sentir, seu corao e suas paixes, sua cultura e sua rudeza. No Direito Penal em sntese, espelha-se a alma de um povo. Pode-se dizer, sem sombra de dvida, que onde houver agrupamentos sociais o Direito Penal estar presente. No toa que o ponto de partida da histria da pena coincide com o inicio da historia da humanidade. Da a mxima: Ubi societas, ibi crimen, ou seja, ONDE EXISTE SOCIEDADE, H CRIME. A forma de distribuio populacional carcerria nos Estabelecimentos Prisionais poltica do Estado. Atravs de aspectos singulares, inclinados resoluo de conflitos, internos e ou externos, de combate a criminalidade, move-se ou isola-se elementos humanos, em muito bem delineado mapa criminal. Isto no tarefa fcil, pelo contrrio, uma das mais complexas atividades do ramo da Segurana Pblica e da Administrao Penitenciria, que manter custodiado a quem se teve tanto trabalho para capturar. Ou se no deu trabalho para Policia, no mnimo vitimou a sociedade, evidentemente. Mas entre tantos fatores que intriga alguns observadores, a questo das localidades onde se detm os encarcerados, uma dvida perturbadora. Quando se v surgirem pontos como porque se mantm determinado nmero reduzido de detentos em um Estabelecimento Prisional de determinada cidade, enquanto em outro Estabelecimento o nmero exorbitante, isso chama os estudiosos reflexo. No h que se negar que em algumas Penitencirias, existe certo alvio na lotao. J outras, qui todas outras, amargam uma stil lotao, a qual os Governos diuturnamente trabalham para resolver.

Discente do 1 ano do curso de Direito das Faculdades Integradas Antonio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente. Email: arco.real@hotmail.com. Bolsista integral do Programa Escola da Famlia do Governo do Estado de So Paulo.

H de se ressaltar o trabalho destes administradores que dia aps dia lutam para buscar melhorias para a vida dos custodiados e de seus familiares, possibilitando a reeducao e sua possvel reintegrao social. Em dados divulgados recentemente, o Estado de So Paulo mantm presos hoje, mais de 150 mil indivduos. Isso significa um tero dos prisioneiros do Brasil. Mas somente o nmero de encarcerados, no o principal problema. Dificuldades como a questo das chamadas Faces Criminosas, que pelo que se sabe, na atualidade, existe pelo menos uma muito poderosa, consolidada dentro e fora dos Presdios, tambm tornam os trabalhos incrivelmente complexos. O receio do terror, frente violncia contra Autoridades, Policiais, alm de outros Funcionrios do Sistema Prisional, o temor por ondas de rebeldias e motins, faz com que o Estado tome medidas certas e enrgicas, dentre elas, isolamento de lideranas criminosas, corte de benefcios de forma legal, entre outros atos de desagravo. Entre estes atos citados, um comum a transferncia de presos para outra localidade, que geralmente acaba sendo inspita para este. Lembrando que isso se faz necessrio para o bem da sociedade e, principalmente, para o prprio indivduo, que necessita de tratamento penal. Isso, no deixa de ser uma forma de punio, pois no mnimo seus possveis Advogados se vem obrigados a aumentar seus honorrios, os quais muitas vezes nem sempre so recebidos em sua integralidade. Os aspectos psicolgicos dessas transferncias so terrivelmente agressivos para todos os envolvidos. Mas friso que o foco deste trabalho esta na alocao dos presos.

DESENVOLVIMENTO

No dia 22 de Julho de 2011, a Secretaria da Administrao Penitenciria, noticiou em seu sitio na internet os seguintes nmeros, dos quais fiz uma pequena tabela regional do oeste paulista, com percentual aproximado: Estabelecimento localizado em: Dracena Marab Paulista Pres. Prudente Pres. Venceslau I Pres. Venceslau II Capacidade Populao Percentuais

768 768 630 725 1248

1196 1214 886 615 802

56% a mais da capacidade 58% a mais da capacidade 41% a mais da capacidade Sobram 15% das Vagas Sobram 36% das Vagas

Qual a leitura desta? Simples: onde h prisioneiros de menor potencial ofensivo para a sociedade, a cadeia mais lotada. Onde os prisioneiros ditos mais perigosos, as vagas sobram. Isso se faz necessrio. Presos perigosos do muito trabalho para o Estado. Riscos de fugas, resgates, rebelies, etc. Com menos

populao, o Estabelecimento se torna um pouco mais fcil de ser vigiado. Apenas um pouco mais fcil, no muito! Este fato nos faz lembrar o afamado jurista alemo Gnter Jakobs, que defendeu a existncia de uma espcie de Direito Penal diferenciado, o qual denominou Direito Penal do Inimigo. Segundo o mesmo, o Estado por vezes, elenca seus inimigos e os trata de forma diferente das outras pessoas. como se o Estado, prevendo alguma espcie de perigo para a sociedade, tenta deter os possveis criminosos, antes que cause danos. O tal Direito Penal do Inimigo de Jakobs prega a vulgarizao do Direito Penal. Vai mais longe que isso. Fala sobre tornar o possvel criminoso em uma espcie de no pessoa. Os presos menos perigosos esto em cadeias mais lotadas. Os mais perigosos, em cadeias menos habitadas. Esta singularidade nos chama e deveria chamar mais ainda reflexo, os prprios apenados. J que existem as faces com seus integrantes, que se tornam inimigos do Estado e da sociedade, fica a questo do por qu, que os prisioneiros de menor potencial ofensivo e estes so maioria devem sofrer as penrias de uma possvel lotao, que geralmente implica em brigas e discusses sobre quem ira dormir na cama ou quem ira repousar em cima de um vaso sanitrio. Os prprios prisioneiros deveriam ser chamados a reflexo de seu papel nesta histria, e isso possvel.

CONCLUSO

A soluo para estes problemas uma s: conhecimento indistinto sobre o papel de cada pessoa envolvida na questo, ou seja, desde os Agentes do Estado aos prisioneiros, enfim, a sociedade em sua integralidade. Os operadores do Direito, principalmente os entusiastas do chamado Penalismo, muitas vezes no conhecem certas realidades e peculiaridades destas questes. Deveriam conhec-las. J os acadmicos necessitam compreender melhor a realidade que os cerca, pois nesta regio oeste do Estado de So Paulo, est concentrada praticamente a mesma populao prisional total do Estado do Rio de Janeiro, ou seja, quase 38 mil presos. E isso h tempos. Fica aqui uma certeza para longa data: existiro muitos clientes aqui em nossas portas. Por muito tempo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ESTEFAM, Andr. Direito Penal n1 Parte Geral.1 ed, 2 tiragem, 2010. Saraiva. So Paulo. 490 pg.

GOMES, Luiz Flvio. Direito Penal do Inimigo. Artigo. http://www.revistajuridicaunicoc.com.br/midia/arquivos/ArquivoID_47.pdf Secretrio Sr. Lourival Gomes. Stio eletrnico: www.sap.sp.gov.br Secretaria da Administrao Penitenciria do Estado de So Paulo. Secretrio Sr. Cesar Rubens Monteiro de Carvalho. Stio eletrnico: www.rj.gov.br/web/seap - Secretaria da Administrao Penitenciria do Estado do Rio de Janeiro.. FACULDADES INTEGRADAS ANTONIO EUFRSIO DE TOLEDO. Normalizao de apresentao de monografias e trabalhos de concluso de curso. 2007 Presidente Prudente, 2007, 110p.

Vous aimerez peut-être aussi