Vous êtes sur la page 1sur 6

CAPTULO 1- A VIOLNCIA ESCOLAR 1.

1- Caractersticas Gerais As noticias de violncia escolar aparecem com mais freqncia na mdia mostrando que as escolas so pegas de surpresa com os fatos e no sabem como agir. As transformaes que a sociedade vem sofrendo, influenciam a composio da famlia e deturpam os valores, ocasionando distrbios comportamentais perceptveis e na maioria das vezes apoiados pelos pais. A violncia hoje uma das principais preocupaes da sociedade. Ela atinge a vida e a integridade fsica das pessoas. um produto de modelos de desenvolvimento que tem suas razes na histria. Violncia pode ser considerada uma reao conseqente a um sentimento de ameaa ou de falncia da capacidade psquica em suportar o conjunto de presses internas e externas a que est submetida LEVISKY (1995) apud DIAS;ZENAIDE(2003) O aumento da indisciplina social tem chegado cada vez com mais intensidade s salas de aula vitimando todos que se ope ao ser que apresenta comportamento descontrolado. A formao da sociedade influencia significamente na educao, o conjunto de problemas sociais da realidade brasileira atinge cada vez a populao, discriminao social e racial, a pobreza, o analfabetismo, desequilbrios ecolgicos e etc. so exemplos de problemas que se revelam na educao e se tem mostrado atravs dos ndices cada vez maiores de evaso escolar, afetando o desenvolvimento scio-cultural do aluno. O problema se agrava a cada dia, pois os prprios pais no conseguem impor limites aos filhos, permitem muitas vezes sem se dar conta o avano da mentalidade violenta, dando apoio, percebendo apenas quando se tornam vtima, quando isso acontece no sabem como agir, sendo mais fcil transferir essa responsabilidade para a escola, ocasionando problemas na aprendizagem, objeto de estudo dessa monografia. O presente trabalho se justifica pela gravidade e rapidez com que a violncia escolar se alastra nas escolas da nossa sociedade, e se acredita que com o estudo do tema, poder ser

identificado o perfil recente dos agressores, facilitando a elaborao de estratgias para os educando e para os pais diminurem os fenmenos que incentivam a prtica de tais atos. No transcorrer desse estudo bibliogrfico, os captulos enfatizaro o papel do estado, da famlia e da escola, mostrando que dever de todos garantir a criana o direito a uma educao baseada na paz e no respeito ao prximo, evitando a indisciplina no somente na escola mas em toda a sociedade, que o exerccio da cidadania. 1. 1.1- Conceitos de Violncia escolar na educao infantil necessrio fazermos a definio de violncia para uma maior compreenso da violncia escolar. uma transgresso da ordem e das regras da vida em sociedade. o atentado direto, fsico contra a pessoa cuja vida, sade e integridade fsica ou liberdade individual correm perigo a partir da ao de outros. Neste sentido Aida Monteiro se expressa " entendemos a violncia, enquanto ausncia e desrespeito aos direitos do outro"[1]. A autora realizou em uma escola, buscou-se perceber a concepo de violncia dada pelo corpo docente e discente da instituio. Para o corpo discente " violncia representa agresso fsica, simbolizada pelo estupro, brigas em famlia e tambm a falta de respeito entre as pessoas ". Enquanto que para o corpo docente " a violncia, enquanto descumprimento das leis e da falta de condies materiais da populao, associando a violncia misria, excluso social e ao desrespeito ao cidado" . Ao analisarmos a diferena entre crime, violncia e agressividade, conseguimos distingui-los como sendo a agressividade o comportamento adaptativo intenso, ou seja, o indivduo que vtima de violncia constante apresenta dificuldade de se relacionar com o prximo e de estabelecer limites porque estes s vezes no foram construdos no mbito familiar. O sujeito agressivo no tido como violento e sim tem atitudes agressivas para se defender. Ele possui "os padres de educao contrrios s normas de convivncia e respeito para com o outro ." ABRAMOVAY ; RUA ( 2002) A construo da paz vem se apresentando em diversas reas e mostra que o impulso agressivo to inerente natureza humana quanto o impulso amoroso; portanto necessria a canalizao daquele para fins construtivos, ou seja, a indignao aceita porm deve ser utilizada de uma maneira produtiva.

Podemos classificar o crime como uma tipificao social uma rotulao atribuda a algum que fez o que reprovamos. " No reprovamos o ato porque criminoso. criminoso porque o reprovamos"(mile Durkheim). 1. 1.1.1- Tipos de violncia na educao infantil que as crianas socializam-se com as outras e descobrem como controlar seus impulsos, pensar alm do aqui e agora, e tornarem-se capazes de refletir sobre as conseqncias de suas aes, a partir do respeito ao sentimento e s opinies dos outros, considerados com etnias, crenas e culturais diferentes. Tudo que uma criana demonstra na escola so reflexos da vivencia do seu cotidiano. A violncia que as crianas e os adolescentes exercem, antes de tudo, a que seu meio exerce sobre eles COLOMBIER et al.(1989). Alguns professores no sabem lidar com as crianas mais difceis, que desenvolvem um repertrio de comportamento inaceitvel por motivos diversos e acaba sendo isolada pelo grupo onde deveria estar inserido, o que acaba gerando a indisciplina em sala de aula, motivando a prtica de atos violentos. neste contexto que destacamos os tipos de violncia praticados dentro da escola.

Violncia fsica - "Brigar , bater, matar, suicidar, estuprar, roubar, assaltar, tiroteio,

espancar, pancadaria, neguinho sangrando, Ter guerra com algum, andar armado e, tambm participar das atividades das guangues " ABRAMOVAY et al. (1999)

Violncia contra o patrimnio - a violncia praticada contra a parte fsica da escola. "

contra a prpria construo que se voltam os pr-adolescentes e os adolescentes , obrigados que so a passar neste local oito ou nove horas por dia." COLOMBIER et al. (1989)

Violncia domstica - a violncia praticada por familiares ou pessoas ligadas Violncia simblica - a violncia que a escola exerce sobre o aluno quando o anula

diretamente ao convvio dirio do adolescente.

da capacidade de pensar e o torna um ser capaz somente de reproduzir. " A violncia simblica a mais difcil de ser percebida ... porque exercida pela sociedade quando esta no capaz de encaminhar seus jovens ao mercado de trabalho, quando no lhes oferece oportunidades para o desenvolvimento da criatividade e de atividades de lazer; quando as escolas impem contedos destitudos de interesse e de significado para a vida dos alunos;

ou quando os professores se recusam a proporcionar explicaes suficientes , abandonando os estudantes sua prpria sorte , desvalorizando-os com palavras e atitudes de desmerecimento". (ABRAMOVAY ; RUA , 2002, p.335) a violncia simblica tambm pode ser contra o professor quando este agredido em seu trabalho pela indiferena e desinteresse do aluno. ABRAMOVAY ; RUA ( 2002)

Os fatores que levam uma criana ou um adolescente a praticar atos violentos so inmeros, a seguir, abordaremos os que consideramos os mais delitivos e relevantes. A situao de carncia absoluta de condies bsicas de sobrevivncia tende a embrutecer os indivduos, assim, a pobreza seria geradora de personalidades desruptivas, consideramos a desigualdade social um fator relevante " A partir desse ... de estar numa posio secundria na sociedade e de possuir menos possibilidades de trabalho, estudo e consumo, porque alm de serem pobres se sentem maltratados, vistos como diferentes e inferiores. Por essa razo, as percepes que tm sobre os jovens endinheirados so muito violentas e repletas de dio..." ABRAMOVAY et al. (1999) uma forma de castigar sociedade que no lhe d oportunidades. A influncia de grupos de referncia de valores, crenas e formas de comportamento seria tambm uma motivao do jovem para cometer crimes. " o motivo pelo qual os jovens...aderem s gangues a busca de respostas para suas necessidades humanas bsicas, como o sentimento de pertencimento, uma maior identidade, autoestima e proteo, e a gangue parece ser uma soluo para os seus problemas a curto prazo" ABRAMOVAY et al. (1999) Assim, o infrator se sente protegido por um grupo no qual tem confiana. " Valores como solidariedade, humildade, companheirismo, respeito, tolerncia so pouco estimulados nas prticas de convivncia social, quer seja na famlia, na escola, no trabalho ou em locais de lazer. A inexistncia dessas prticas do lugar ao individualismo, lei do mais forte, necessidade de se levar vantagem em tudo, e da a brutalidade e a intolerncia", (MONTEIRO,2003) a influncia das guangues que se aliam ao fracasso da famlia e da escola. A educao tolerante e permissiva no leva a tica na famlia. Os pais educam seus filhos e estes crescem achando que podem tudo.

dentro das gangues ou das quadrilhas como se refere Alba Zaluar que os jovens provam sua audcia, desafiam o medo da morte e da priso. uma subcultura criminosa marcada pela atuao masculina (ZALUAR, 1992, p.27). O indivduo enfrenta uma grande oferta de oportunidades: o uso de drogas, uso de bebidas alcolicas, uso da arma de fogo aliada a inexistncia do controle da polcia, da famlia e comunidade tornam o indivduo motivado a concluir o ato delitivo. " Carncias afetivas e causas scio-econmicas ou culturais certamente a se misturam, para desembocar nestas atitudes" . (COLOMBIER,1989,p.35) . " A Disponibilidade de armas de fogo e as mudanas que isso impe s comunidades conflituosas, contribuindo para o aumento do carter mortal dos conflitos nas escolas " ABRAMOVAY ; RUA . (2002, p.73) " a falta de policiamento agrava a situao na medida em que a polcia pode ser sinnimo de segurana e ordem" ABRAMOVAY ; RUA ( 2002, p.337)

A presena do adulto d a criana condies de segurana fsica e emocional que a levam a explorar mais o ambiente e, portanto a aprender; A interao humana envolve tambm a afetividade, a emoo e a imposio de limites como elementos bsicos; Diversas teorias a cerca da questo da imposio de limites na educao infantil vem sendo redescobertas na atualidade, assim, cada vez mais a educao est sendo pautada por limites, em contraposio s teorias que at pouco tempo pregavam uma liberdade total para as crianas. Os especialistas em educao infantil que impor limites uma questo tamanho familiar que exige dos adultos alguns requisitos bsicos: a pacincia, a consistncia, coerncia, firmeza e outros. Se uma criana deixa de receber esta orientao, total ou parcial, por ser abandonada, por viver num meio hostil ou numa famlia incapaz de estabelecer de estabelecer seus limites, estaremos diante de algum com grande potencial de indisciplina na infncia, na adolescncia e na vida adulta.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graas - Violncia nas escolas. Ed.Unesco, doaes institucionais. ABRAMOVAY, Miriam ; et alli - Guangues , galeras, chegados e rappers. RJ, Ed. Garamond , 1999. COLOMBIER,Claire; MANGEL,Gilbert; PERDRIAULT,Marguerite . A violncia na escola. So Paulo, Ed.Summus,1989. GUIMARES, Eloisa. Escola, Galeras e Narcotrfico. Ed. UFRJ. SILVA,Aida Maria Monteiro. EDUCAO E VIOLNCIA: qual o papel da escola? SILVA,Aida Maria Monteiro. A VIOLNCIA NA ESCOLA : A PERCEPO DOS ALUNOS E PROFESSORES ZALUAR, Alba (org). Violncia e educao. So Paulo, Cortez editora, 1992

Vous aimerez peut-être aussi